Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    A reforma dos velhotes por estes lados mal dá para comer, quanto mais para a mensalidade do ginásio e de passe do autocarro...
    Por norma, quem tem 20 anos tem sempre a solução para tudo. Mesmo que não saiba o tamanho do bitaite que está a mandar.

    Comentário


      #62
      Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos

      Primeiro: o exercício físico é feito ao longo da vida; Durante toda a vida. Não vamos estar à espera de ser-mos velhos e ter-mos a reforma para começar a treinar.

      Segundo: quem me vem com desculpa que nao tem tempo ou dinheiro pra fazer exercicio, entao nem vale a pena falar mais. É a desculpa mais estúpida e de gente sem vontade de fazer nada, que existe. Todos temos 20minutos por dia e - vou-te dar uma novidade fantástica - NAO precisas de pagar para fazeres exercício, vê lá

      Terceiro: esse pensamento/comportamento de vitima é muito comum aos fracos.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Sim, até porque há fardos e fardos.

        Existem fardos relativamente temporários que podem evoluir favoravelmente. Ou existem fardos relativamente leves, como um filho ter de ir visitar os pais a um lar. Mas quando os filhos têm de suportar toda a vida normal caseira dos pais, porque não existem serviços nem dinheiro para externalizar essa ajuda, o fardo torna-se pesado.

        Imagino adultos trabalhadores com filhos ao encargo, onde têm de pagar mensalidade para ter os filhos na creche enquanto trabalham, terem ainda de disporem de tempo para cuidarem dos pais a tempo inteiro. Isto simplesmente não é possível. E não se vai abandonar os filhos para acudir aos pais.

        Conheço um caso que caminha para algo deste género. Os velhotes estão a ficar sem autonomia e a solução para suportar o fardo será "pesada". Os filhos todos trabalham e todos têm filhos para sustentar. Não podem dispor de tempo nem dinheiro para suportar o "fardo" dos pais. E das duas uma, ou os pais têm dinheiro para aguentar um lar uns tempos ou serviços domiciliário, ou vão ficar numa situação muito delicada.
        Dizer isto em Portugal é uma heresia, mas não são os filhos que têm de preparar a velhice dos pais, são os pais que têm de preparar a própria velhice. Se os filhos puderem ajudar, óptimo, mas não têm de cancelar a própria vida para tomar conta dos pais.

        Em países germânicos nota-se uma atitude muito mais proactiva dos séniores em relação à sua velhice.

        As gerações mais velhas são de um egoísmo atroz no que toca a isto, visto que eles próprios, na generalidade, nunca tiveram de tomar conta dos pais no passado (esperança média de vida muito mais baixa).

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
          Primeiro: o exercício físico é feito ao longo da vida; Durante toda a vida. Não vamos estar à espera de ser-mos velhos e ter-mos a reforma para começar a treinar.

          Segundo: quem me vem com desculpa que nao tem tempo ou dinheiro pra fazer exercicio, entao nem vale a pena falar mais. É a desculpa mais estúpida e de gente sem vontade de fazer nada, que existe. Todos temos 20minutos por dia e - vou-te dar uma novidade fantástica - NAO precisas de pagar para fazeres exercício, vê lá

          Terceiro: esse pensamento/comportamento de vitima é muito comum aos fracos.
          Claro que o exercício é de graça. A maioria dos velhotes que conheço trabalham na agricultura de subsistência até não conseguirem mais. Alguns ainda cavam vinha o dia todo.

          nem precisam de ginásio, vê lá...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Claro que o exercício é de graça. A maioria dos velhotes que conheço trabalham na agricultura de subsistência até não conseguirem mais. Alguns ainda cavam vinha o dia todo.

            nem precisam de ginásio, vê lá...
            não estão a levar a coisa ao extremo? desporto só faz bem a todos e é gratis a nossa sociedade portuguesa è que ainda vive no seculo passado em certos aspetos só não vê quem é cego claro que isso não te impede desenvolveres um cancro, mas creio que se faz compreender bem a ideia que se quer transmitir. faz uma visita a outros países com uma mentalidade um pouco diferente da nossa em certos aspetos e vê como as coisas são diferentes.
            Editado pela última vez por paulo3ooo; 18 February 2014, 10:00.

            Comentário


              #66
              Passar 50 anos a sofrer num ginásio para usufruir de meia-dúzia de anos melhorzitos na velhice??
              É pá, mas não compensa mais passar 50 anos na borga e no fim meia-dúzia de anos de sofrimento?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                não estão a levar a coisa ao extremo? desporto só faz bem a todos e é gratis a nossa sociedade portuguesa è que ainda vive no seculo passado em certos aspetos só não vê quem é cego claro que isso não te impede desenvolveres um cancro, mas creio que se faz compreender bem a ideia que se quer transmitir. faz uma visita a outros países com uma mentalidade um pouco diferente da nossa em certos aspetos e vê como as coisas são diferentes.
                claro que as coisas nos outros países são diferentes...a começar no valor da reforma...daí o exercício que praticarem também ser diferente.

                Comentário


                  #68
                  Exacto, porque eu faço exercício graças à reforma que vou receber daqui a 30 anos...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                    Exacto, porque eu faço exercício graças à reforma que vou receber daqui a 30 anos...
                    Tu fazes exercício regrado se tiveres oportunidade e meios para tal. Mandar para o ar que só não faz exercício quem quer é porque desconhece a realidade.

                    Conheço pessoal que se levanta às 6h da manhã para trabalhar na agricultura e muitas vezes à meia noite ainda anda a trabalhar. Entretanto os filhos já estão crescidos e torna-se mais fácil gerir o tempo, mas o trabalho é sempre muito. Os filhos sim, ainda fazem algum exercício, mas os pais não têm tempo para isso.

                    O exercício que falas deve ser para aqueles que trabalham das 9 à 17 e depois vão ao ginásio ou correr no parque.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      claro que as coisas nos outros países são diferentes...a começar no valor da reforma...daí o exercício que praticarem também ser diferente.
                      podes desenvolver
                      quanto as reformas em Portugal não posso discutir mas posso te dizer que no país onde resido quem não trabalhar ( descontar) vai ter uma reforma de miséria naturalmente que esses indivíduos são uma minoria.
                      Editado pela última vez por paulo3ooo; 18 February 2014, 17:55.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                        Primeiro: o exercício físico é feito ao longo da vida; Durante toda a vida. Não vamos estar à espera de ser-mos velhos e ter-mos a reforma para começar a treinar.

                        Segundo: quem me vem com desculpa que nao tem tempo ou dinheiro pra fazer exercicio, entao nem vale a pena falar mais. É a desculpa mais estúpida e de gente sem vontade de fazer nada, que existe. Todos temos 20minutos por dia e - vou-te dar uma novidade fantástica - NAO precisas de pagar para fazeres exercício, vê lá

                        Terceiro: esse pensamento/comportamento de vitima é muito comum aos fracos.
                        Dizes e muito bem que o desporto é muito importante.

                        Mas o desporto não te vai impedir de teres doenças, sejas tu novo ou velho. Pode ajudar...mas impedir? Esquece isso

                        Portanto o que tu disseste é um puro absurdo. Secalhar o casal até fazia desporto quando era mais novo. Em que te baseias para poderes dizer que NÃO o faziam?

                        Pois...não te baseias em nada. Por isso, antes de dizeres coisas sem sentido, podes tentar pensar duas vezes. É que também é preciso treinar a mente, às vezes

                        Comentário


                          #72
                          Infelizmente, na sociedade actual existem varios problemas que levam a que estes casos cada vez nos cheguem mais à tona..

                          A crise financeira e a crise de valores, são a base de toda esta desresponsabilização dos familiares mais velhos..

                          É incrivel a quantidade de pessoas idosas que são abandonadas nas camas dos hospitais/cuidados continuados ou então vão para casa e a família toda empurra sempre todos os cuidados para um único filho/filha que tem que suportar toda a assistência aos idosos e depois ficam de todo.. se calhar não imaginam a quantidade de cuidadores que estão com síndrome de exaustão completo, não aguentam mais e estão prestes a rebentar.. porque ,mais nenhum filho quis saber, porque o estado já não ajuda como ajudava antes, porque não podem trabalhar porque têm que ficar em casa a cuidar dos velhotes e não podem ganhar dinheiro nem ter a vida com liberdade que tinham antes, porque está tudo caro, porque cuidar de idosos pode ser muito pesado a nível físico e a nível psicologico e só quem cuida sabe daquilo que estou a falar (não, não estou a falar daquilo que vêem quando vão visitar os avós ao domingo..viver e cuidar de idosos com dependência é muito complicado) e tudo junto funciona como um preparado quimico explosivo pronto a rebentar em tantas famílias por esse Portugal fora..

                          Quanto ao exercício ou à prevenção/promoção da saúde, podemos dizer que há de tudo. Aqueles que tudo fizeram para ter saude para sempre e de repende têm um AVC ou partem uma perna numa queda, como aqueles que sempre abusaram da comida,bebida e vida sedentária e depois sofre as consequências.

                          Mas cada vez se vê menos responsabilização. Antes as famílias tinham elos de ligação mais fortes e sentimento de pertença e de responsabilidade pela vida dos pais. Hoje, perdeu-se muito esse valor humano. cada vez há menos tempo para os outros, toda a gente trabalha muito, tem pouco tempo e despender tempo com velhos dá trabalho e por vezes custa dinheiro.

                          A sorte de muita gente são as IPSS que por vezes fazem o trabalho de muitas famílias, mas mesmo assim já muitas familias abdicam dessa ajuda por questões monetárias, mesmo sendo pouco e dependente do IRS, por vezes esse pouco que pagariam, dá para meter a comida na mesa..

                          Antes de virem com ironias, lirismos e afins, só para avisar que falo do que sei, porque trabalho diariamente com estes casos..

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                            podes desenvolver
                            quanto as reformas em Portugal não posso discutir mas posso te dizer que no país onde resido quem não trabalhar ( descontar) vai ter uma reforma de miséria naturalmente que esses indivíduos são uma minoria.
                            Referes-te a reforma miserável de cerca de 930€ na suíça?

                            ou aos 260€ de Portugal?

                            repara que a grande diferença que notei em ambos os países em compras essenciais, foi nos frescos alimentícios, tipo carnes e legumes. Tudo o resto era a preços idênticos ou inferiores a Portugal.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Referes-te a reforma miserável de cerca de 930€ na suíça?

                              ou aos 260€ de Portugal?

                              repara que a grande diferença que notei em ambos os países em compras essenciais, foi nos frescos alimentícios, tipo carnes e legumes. Tudo o resto era a preços idênticos ou inferiores a Portugal.
                              Achas realmente que podes viver com 930 euros na suíça? por-favor eu nem sequer comento este comentário. preços indenticos ou inferiores o que? estou em choque...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                Achas realmente que podes viver com 930 euros na suíça? por-favor eu nem sequer comento este comentário. preços indenticos ou inferiores o que?
                                E com 260 em Portugal, podes?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  E com 260 em Portugal, podes?
                                  Não é esse o tema, porque è que outros países apesar de terem seus problemas não tem este problema cronicos com os idosos?
                                  Editado pela última vez por paulo3ooo; 18 February 2014, 18:51.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Dizes e muito bem que o desporto é muito importante.

                                    Mas o desporto não te vai impedir de teres doenças, sejas tu novo ou velho. Pode ajudar...mas impedir? Esquece isso

                                    Portanto o que tu disseste é um puro absurdo. Secalhar o casal até fazia desporto quando era mais novo. Em que te baseias para poderes dizer que NÃO o faziam?

                                    Pois...não te baseias em nada. Por isso, antes de dizeres coisas sem sentido, podes tentar pensar duas vezes. É que também é preciso treinar a mente, às vezes
                                    A serio que há assim tanta gente deste género? Não tenho paciência para isto... O culpado fui eu que vim cá comentar.

                                    Eu disse:
                                    Se tivessem dedicado algum do seu tempo ao exercício físico, podiam ter uma velhice com qualidade, sem depender de ninguém e ainda, quem sabe, andariam por cá felizes.
                                    Em letra garrafal que assim és capaz de ler melhor para não dizeres coisas sem sentido, podes tentar pensar duas vezes. É que também é preciso treinar a mente, às vezes.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      E com 260 em Portugal, podes?
                                      Em Portugal com 260 € que é um valor perto do mínimo é uma reforma de pessoas que pelo valor que recebem nunca tiveram um emprego, ou um salário fixo, diria que 99,9% das pessoas que têm reformas deste valor nunca tiveram um ordenado, nem nunca viveram com mais que 260€. Por isso acredito que quem recebe valores desta ordem vive e muitos deles ainda poupam.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                        A serio que há assim tanta gente deste género? Não tenho paciência para isto... O culpado fui eu que vim cá comentar.

                                        Eu disse:

                                        Em letra garrafal que assim és capaz de ler melhor para não dizeres coisas sem sentido, podes tentar pensar duas vezes. É que também é preciso treinar a mente, às vezes.
                                        É pena que só tenhas metido em letra garrafal aquilo que te interessa.

                                        O que tu disseste foi isto:

                                        Se tivessem dedicado algum do seu tempo ao exercício físico, podiam ter uma velhice com qualidade,
                                        Se quiseres ponho em "garrafal".

                                        Comentário


                                          #80
                                          Ai tu cortas metade da minha frase e eu é que só meto o que me apetece??

                                          Tas bom para jornalista...

                                          Enfim, i'm out.

                                          Comentário


                                            #81
                                            lol o gajo só abuso no que quis dizer ...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Este fórum é uma tristeza!
                                              Até num tema destes conseguem arranjar tricas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                                Achas realmente que podes viver com 930 euros na suíça? por-favor eu nem sequer comento este comentário. preços indenticos ou inferiores o que? estou em choque...
                                                Compras de supermercado em geral, por exemplo.

                                                em choque esta quem recebe 260€ em Portugal...

                                                Mas podemos começar por comparar preços de coisas concretas, que tal?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                  Em Portugal com 260 € que é um valor perto do mínimo é uma reforma de pessoas que pelo valor que recebem nunca tiveram um emprego, ou um salário fixo, diria que 99,9% das pessoas que têm reformas deste valor nunca tiveram um ordenado, nem nunca viveram com mais que 260€. Por isso acredito que quem recebe valores desta ordem vive e muitos deles ainda poupam.
                                                  esquece lá isso. A partir do momento que a pessoa perde autonomia e fica dependente, os 260€ não lhe servem de nada. Terá sempre de ser um fardo para terceiros. A não ser que conheças lares a esse preço, o que duvido muito.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                    Em Portugal com 260 € que é um valor perto do mínimo é uma reforma de pessoas que pelo valor que recebem nunca tiveram um emprego, ou um salário fixo, diria que 99,9% das pessoas que têm reformas deste valor nunca tiveram um ordenado, nem nunca viveram com mais que 260€. Por isso acredito que quem recebe valores desta ordem vive e muitos deles ainda poupam.

                                                    Poupam ??!!

                                                    Se pouparem só se for na medicação..

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                      Em Portugal com 260 € que é um valor perto do mínimo é uma reforma de pessoas que pelo valor que recebem nunca tiveram um emprego, ou um salário fixo, diria que 99,9% das pessoas que têm reformas deste valor nunca tiveram um ordenado, nem nunca viveram com mais que 260€. Por isso acredito que quem recebe valores desta ordem vive e muitos deles ainda poupam.
                                                      Claro que poupam! Gastam 100€ em medicamentos, 150€ na renda e 9€ em transportes por mês. Ao todo são 259€. Se se abstiverem de comer, ainda sobra 1€ (UM EURO INTEIRO!) por mês!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Claro que poupam! Gastam 100€ em medicamentos, 150€ na renda e 9€ em transportes por mês. Ao todo são 259€. Se se abstiverem de comer, ainda sobra 1€ (UM EURO INTEIRO!) por mês!

                                                        Percebo o que tu dizes,
                                                        Há casos como os que citas? Obviamente que há muitos certamente, principalmente nas grandes cidades.

                                                        Mas te garanto que aqui pela aldeia (e se correres as aldeias do país arranjas dezenas ou centenas de milhares de pessoas que vivem assim) arranjo-te provavelmente dezenas de casos em que as pensões não chegam nem aos 260€ e te garanto que poupam dinheiro todos os meses.

                                                        Têm a sua casita, o seu quintal e os seus animais e diria que a reforma fazem dela um extra que serve para poupar ou para em caso de doença suportar esses custos.

                                                        E como disse e repito quem tem essas pensões nunca viveu com valores dessa ordem, muitos deles nem sequer lá perto, porque nunca tiveram um salário, ou seja viveram 65 anos sem nunca ter um ordenado digno desse nome, tão simples quanto isso, sempre viveram com pouco e a fazer do pouco muito.

                                                        E tanto poupam que muitos deles são os tais que aparecem frequentemente burlados na TV porque têm as poupanças debaixo do colchão.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                          Percebo o que tu dizes,
                                                          Há casos como os que citas? Obviamente que há muitos certamente, principalmente nas grandes cidades.

                                                          Mas te garanto que aqui pela aldeia (e se correres as aldeias do país arranjas dezenas ou centenas de milhares de pessoas que vivem assim) arranjo-te provavelmente dezenas de casos em que as pensões não chegam nem aos 260€ e te garanto que poupam dinheiro todos os meses.

                                                          Têm a sua casita, o seu quintal e os seus animais e diria que a reforma fazem dela um extra que serve para poupar ou para em caso de doença suportar esses custos.

                                                          E como disse e repito quem tem essas pensões nunca viveu com valores dessa ordem, muitos deles nem sequer lá perto, porque nunca tiveram um salário, ou seja viveram 65 anos sem nunca ter um ordenado digno desse nome, tão simples quanto isso, sempre viveram com pouco e a fazer do pouco muito.

                                                          E tanto poupam que muitos deles são os tais que aparecem frequentemente burlados na TV porque têm as poupanças debaixo do colchão.
                                                          Têm reformas baixas porque nunca descontaram, pois como dizes não tinham ordenado. Ora esse dinheiro que não descontaram, nalguns casos serviu para fazer um pé de meia. É como se estivessem a descontar para um plano de reforma alternativo.

                                                          Agora à casos e casos:
                                                          - alguns, o que "tiravam da terra" dava-lhes para sobreviver e pouco mais. Sempre viveram mal e assim continuam.
                                                          - outros porém, aqueles que têm mais terras, animais, etc, também nunca descontaram, ao longo do tempo criaram uma boa conta bancária e agora vão para a segurança social queixarem-se que a reforma que recebem é muito baixa. Desses não tenho pena nenhuma, pois nunca contribuíram com nada, nunca pagaram impostos, etc.
                                                          - depois à aqueles empresários que andam de ferrari, mas que nas finanças declaram o ordenado mínimo. E depois é vê-los a dizer que a pensão que ganham não dá para pagar a água da piscina e que os funcionários públicos, que nunca se puderam escapar aos descontos, têm uma pensão mais alta que a deles.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Compras de supermercado em geral, por exemplo.

                                                            em choque esta quem recebe 260€ em Portugal...

                                                            Mas podemos começar por comparar preços de coisas concretas, que tal?

                                                            Quem recebe 260 euros não teve tempo no passado para tratar da sua vida? temos que responsabilizar o estado de tudo no meu ponto de vista a esse nível é quase impossível, naturalmente que não quero generalizar a situação.

                                                            Eu dou-te umas dicas como se vive aqui

                                                            pode sim existir uma pequena lista de produtos ao mesmo preço ou preço inferior como em comparação com quaisquer outros países do mundo mas achas que podes viver de isso? ainda não esquecendo o diferencial de custos de acordo com as estações do ano, esquece morres a fome ou com uma boa intoxicação. e digo isto sem margem para erro para comeres saudavelmente sem problemas conta com cerca de 500 euros pessoa.

                                                            Os impostos na suíça não são há altos ? correto, mas aqui existe sobre-dosagem de impostos, é quando a coisa muda de figura

                                                            O sistema de saúde na suíça funciona bem e não estão atolados ? sim. mas caso fores ao doutor seja la porque for os primeiros custos que podem ir ate cerca de 2000e com a tua saúde são pagos do teu bolso mais o pagamento da respetiva caixa mensalmente que não é comparticipada por ninguém a não ser por ti e não é nada barata.

                                                            O mecânico rasca da esquina custa-te no mínimo cerca de 60-70 euros a hora.

                                                            Na suíça ganha-se bem? eu diria ganha-se para viver e teres uma vida com tudo, mas já esteve muito melhor.

                                                            sabes o que fazem os alguns reformados com 900 e tal euros aqui? emigram para fora porque aqui dentro não se consegue viver com isso.
                                                            Editado pela última vez por paulo3ooo; 20 February 2014, 22:48.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Então é quem recebe 900€ na suíça também não teve tempo de tratar da vida? Se na suíça fogem com 900€ imagina aqui com 260€...

                                                              quanto a 500€ de alimentação, por exemplo esta semana o peito de frango esta a 12chf ou 10€ o kg, dá para 50kg de carne para um mês. Em pt para comprares esta carne gastas o orçamento todo e tem de ser comprada a bom preco. E em Portugal até consigo gastar mais de 1000€ por mês em alimentação.

                                                              depois falas em mecânico rasca da esquina. Mas conheces alguém em pt que viva com a pensão mínima e tenha carro? Esquece lá isso...e na suíça não há transportes públicos? Pois...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X