Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não separei o lixo. Vou ser multado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    Quem ganham milhões com a reciclagem?

    A notícia é de 2007 mas sei por fonte credível que todas as semanas continuam a ser exportados dos portos nacionais contentores de plástico para a China.

    Resíduos exportados para a China salvam metas nacionais de reciclagem - PÚBLICO
    Neste caso... o lucro tem impacto, mas não é na tua vida, na minha ou de outro... dizem que é na economia!



    Mas deve ser na economia deles!

    Querem lucrar com a reciclagem e ainda querem que EU lhes prepare a "papinha"? Com os impostos que eu pago mais as taxas que eu pago?

    No mesmo sentido, aumentará para 53% a recolha seletiva de resíduos urbanos, fazendo com que cada cidadão passe a reciclar 47 quilos de lixo anualmente.

    Governo destina 320 milhões de euros para aumentar reciclagem de resíduos urbanos até 2020 :: Mantenha-se Atualizado :: Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia :: Governo de Portugal
    Lamento, mas não vejo impacto nenhum dos impostos que pago! Quer dizer, em termos de retorno via desenvolvimento na minha área. As ruas estão esburacadas, a PSP não funciona (não têm meios, dizem), as oras que são feitas são de cosmética, para enganar saloios, etc.

    Vou já reciclar... para contribuir para outros encherem os bolsos.

    Depois vemos notícias destas, para enganar quem gosta de ser enganado:

    A não ser que contem os cidadãos que reciclam... como funcionários que pagam para tal!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rc Ver Post
      Nínguem te obriga a fazer reciclagem, mas os sacos para o lixo (indiferenciado) são pagos.
      Logo, se não separares o lixo, vais ter muitos mais sacos para meter no lixo e vai-te sair caro.
      Na suíça a taxa do preço dos sacos esta anexada aos custos do tratamento do lixo é de salientar contudo que eventuais abusos (dependente da quantidade) podem ser punidos por lei dependendo da situação em causa isso se descobrirem culpado o que em muitas situações descobrem é um sistema muito bem organizado regularizado e sobretudo respeitado por todos .

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
        Eu quase nunca separo o lixo por vários motivos:

        - Pago taxa para o tratamento de lixo
        - A separação do lixo "rouba" centenas de empregos nos centros de triagem (todo o lixo doméstico é submetido a triagem)
        - As empresas de reciclagem faturam milhões e curiosamente pertencem todas a amigos de governantes influentes
        - Na minha zona o camião que faz a recolha da reciclagem mistura os 3 contentores (papel, vidro, plástico)
        Uma vez confrontei uma prof. minha com esse facto, ela é engenheira química mas com especialidade em ambiente. Bem a mulher passou-se, perguntou-me se já tinha feito x e y cadeiras e mandou-me "ir estudar". Tau!!! É tabu falar disso...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
          Mito.

          As fileiras provenientes da reciclagem são sujeitas a triagem, os RSU não são.
          Os senhores da valorsul são mentirosos e não sabem usar o Paint para fazer desenhos (as restantes empresas Valnor, Valor ambiente, etc.. também o devem ser)


          Comentário


            #95
            A Galp factura milhões e continua-se a comprar gasolina, a Brisa factura, ... e isto da reciclagem até tem algum impacto no nosso dia a dia.

            Porra... digam que não reciclam por não saberem, pelo Ecoponto estar longe, por terem um unha encravada.. agora essa desculpa do não reciclo porque eles ganham dinheiro com isso?

            Comentário


              #96
              Estou-me cagan**....

              Ainda ontem deitei no lixo dezenas de garrafas de vidro no contentor...

              O lindo ecoponto verde estava ao lado, mas já as tinha acondicionado, ia tirar uma por uma para fazer o trabalho deles?

              Só me faltava....

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                A Galp factura milhões e continua-se a comprar gasolina, a Brisa factura, ... e isto da reciclagem até tem algum impacto no nosso dia a dia.

                Porra... digam que não reciclam por não saberem, pelo Ecoponto estar longe, por terem um unha encravada.. agora essa desculpa do não reciclo porque eles ganham dinheiro com isso?
                Mas eu se não tiver carro não pago taxas, ao contrário do lixo que pago mensalmente mesmo que não produza lixo.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                  Mas eu se não tiver carro não pago taxas, ao contrário do lixo que pago mensalmente mesmo que não produza lixo.
                  Conheces alguém que não produza lixo?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                    Conheces alguém que não produza lixo?
                    É "juridicamente" possível...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                      A Galp factura milhões e continua-se a comprar gasolina, a Brisa factura, ... e isto da reciclagem até tem algum impacto no nosso dia a dia.

                      Porra... digam que não reciclam por não saberem, pelo Ecoponto estar longe, por terem um unha encravada.. agora essa desculpa do não reciclo porque eles ganham dinheiro com isso?
                      Acho que não leste bem o que já aqui foi dito.

                      Eu já pago MUITO... para que eles façam a reciclagem. Não sou eu que tenho de a fazer. Aliás... não vejo real retorno do que pago, quanto mais trabalhar para eles... além disso!

                      A GALP... não uso, não directamente. Meto gasolina "low cost", mas esse teu exemplo não faz sentido:

                      - Tu contribuis com que passo para a produção de gasolina?

                      É que neste contexto... além de pagar, querem que eu faça o trabalho primordial? Pois...

                      Olha... que usem o dinheiro que me sai do bolso para a taxa de difusão. Porque esse é-me roubado. Eu não ouço rádio, é coisa que abomino... e a tv é paga a um operador de cabo.

                      Comentário


                        Na semana passada liguei três vezes para dar conta de uma fuga numa conduta. O meu vizinho fez o mesmo duas.

                        Foram desperdiçados dezenas de metros cúbicos de água e ninguém se importou com o ambiente.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                          Conheces alguém que não produza lixo?
                          Se estiver 1 ou 2 meses ausente do país não vou produzir lixo e ainda assim pagar a taxa na conta da água

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                            Os senhores da valorsul são mentirosos e não sabem usar o Paint para fazer desenhos (as restantes empresas Valnor, Valor ambiente, etc.. também o devem ser)




                            Não está ali mentira nenhuma. O desenho pode é ser pouco claro.. mas tudo tem explicação:

                            A ValorSul trabalha com 3 fontes de resíduos - recolha selectiva, recolha de orgânicos e recolha indiferenciada.

                            Na sua estrutura tem vários processos que dão aqueles "produtos".. mas as fontes e os processos não se misturam e algum são exclusivos para o um tipo de resíduo.

                            Resumindo:

                            - O que é recolhido em recolha selectiva -> Triagem de materiais recicláveis -> destino recicláveis;

                            - A recolha de orgânicos que também são recolhidos selectivamente (há uns anos estava-se com o projecto junto de grandes produtores - restaurantes,.. - hoje em dia não sei como está) da te origem ao composto.

                            - O que é recolha indiferenciada -> aterro, "energia", valorização de escórias (é um sub-produto da queima de resíduos) agregado,.. não sofre nenhum triagem.


                            Alias pensa no seguinte... se o lixo fosse todo sujeito a triagem para que raio é que eram definidas metas de reciclagem? Teoricamente a existir triagem a mesma devia estar perto dos 100% não?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                              Acho que não leste bem o que já aqui foi dito.

                              Eu já pago MUITO... para que eles façam a reciclagem. Não sou eu que tenho de a fazer. Aliás... não vejo real retorno do que pago, quanto mais trabalhar para eles... além disso!

                              A GALP... não uso, não directamente. Meto gasolina "low cost", mas esse teu exemplo não faz sentido:

                              - Tu contribuis com que passo para a produção de gasolina?

                              É que neste contexto... além de pagar, querem que eu faça o trabalho primordial? Pois...

                              Olha... que usem o dinheiro que me sai do bolso para a taxa de difusão. Porque esse é-me roubado. Eu não ouço rádio, é coisa que abomino... e a tv é paga a um operador de cabo.

                              Relativamente à taxa de RSU que se paga não sei mesmo como é que a mesma é distribuída. Eu pago-a aos SMAS e não directamente aos operadores e nem sei como é que a coisa funciona em termos de financiamento.

                              Do ponto de vista de cidadão não sentes nenhuma responsabilidade?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Greenomatic Ver Post
                                Estou-me cagan**....

                                Ainda ontem deitei no lixo dezenas de garrafas de vidro no contentor...

                                O lindo ecoponto verde estava ao lado, mas já as tinha acondicionado, ia tirar uma por uma para fazer o trabalho deles?

                                Só me faltava....
                                Melhor ainda.. separavas logo em casa.

                                Comentário


                                  Já aqui li pérolas que enfim... Mas vamos lá esclarecer algumas questões:

                                  - A separação do lixo "rouba" centenas de empregos nos centros de triagem (todo o lixo doméstico é submetido a triagem)
                                  Os RSU não criam emprego coisa nenhuma, ou são submetidos a tratamento mecânico e biológico, ou são depositados directamente em aterro...
                                  Os recicláveis, esses sim, criam emprego, visto que dependem de um centro de triagem com intervenção humana.

                                  - Na minha zona o camião que faz a recolha da reciclagem mistura os 3 contentores (papel, vidro, plástico)
                                  A velha história que já ouvi falar inúmeras vezes. Se repararem bem, mas mesmo bem, um camião de recolha de reciclagem apenas LEVANTA um tipo de material. A ideia que as pessoas têm é que o camião que se desloca ao ecoponto, levanta os 3 em simultâneo, nada mais errado, mas pronto.

                                  Seria como no resto do mundo, onde o lixo é separado nas lixeiras, criando assim emprego.
                                  Lixeiras?

                                  Depois, se precisarem de ecopontos junto de casa, não contactem as camâras municipais nem os municipios, pois estes não têm papel directo sobre a reciclagem, contactem a empresa (que pode ser privada ou semi-pública) responsável pelo tratamento e valorização de resíduos da vossa área de residência, no caso de Lisboa é Valorsul e da Margem Sul é a Amarsul (dando dois pequenos exemplos), visto que são eles os responsáveis pela reciclagem de determinados municipios.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    a história que já ouvi falar inúmeras vezes. Se repararem bem, mas mesmo bem, um camião de recolha de reciclagem apenas LEVANTA um tipo de material. A ideia que as pessoas têm é que o camião que se desloca ao ecoponto, levanta os 3 em simultâneo, nada mais errado, mas pronto.
                                    Tenho ecoponto a 20 metros de minha casa e já presenciei várias vezes a colocar os 3 materiais no mesmo camião tudo misturado. Pode ser mito na tua terra, mas aqui não é mito nenhum.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                      Tenho ecoponto a 20 metros de minha casa e já presenciei várias vezes a colocar os 3 materiais no mesmo camião tudo misturado. Pode ser mito na tua terra, mas aqui não é mito nenhum.
                                      viste dentro do camião se estava realmente tudo misturado? Ou só viste o camião a pegar nos três ecopontos e despejar lá dentro?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        viste dentro do camião se estava realmente tudo misturado? Ou só viste o camião a pegar nos três ecopontos e despejar lá dentro?
                                        Já respondi anteriormente que já presenciei de uma janela do prédio o depósito do camião e que vai tudo misturado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                          Tenho ecoponto a 20 metros de minha casa e já presenciei várias vezes a colocar os 3 materiais no mesmo camião tudo misturado. Pode ser mito na tua terra, mas aqui não é mito nenhum.
                                          mesmo que metam no mesmo sitio, como são apenas 3 tipos de materiais é muito mais fácil separar.

                                          Eu tenho algumas das reservas mostradas aqui. também me faz confusão pagar impostos e mesmo assim ter de doar mão de obra a uma empresa para que esta tenha mais lucros.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            mesmo que metam no mesmo sitio, como são apenas 3 tipos de materiais é muito mais fácil separar.
                                            Mas não faz sentido estar a separar esses materiais de depois são misturados.

                                            Comentário


                                              Não separo nada.

                                              Pago 20€ de taxas na conta da água... Quem o recebe que o venha separar!

                                              Comentário


                                                Eu também não separo, existe tanta gente sem trabalho ou a viver de rendimentos sociais que o podem fazer por mim. Eu já pago na factura da água a dita recolha, portanto, se a pago, eles que o recolham e separem.
                                                Editado pela última vez por OFFICER; 18 February 2014, 09:21.

                                                Comentário


                                                  e já agora multar a camara por não recolher o lixo, isso é que era serviço.

                                                  em casa fazemos a separação do lixo, mas como muitas vezes o ecoponto está cheio, coloco tudo no contentor do lixo "normal". gostava que mais jeito fizesse isso, tenho o ecoponto mais perto de casa sempre cheio de sacos no chão

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    Hum...deixa ca ver..invés de estar 3 ou 4 gatos pingados nas centrais de recolha de resíduos a fazer a separação, poderiam estar...20 ou 30. Será isto?

                                                    Eu também não separo, existe tanta gente sem trabalho ou a viver de rendimentos sociais que o podem fazer por mim. Eu já pago na factura da água a dita recolha, portanto, se a pago, eles que o recolham e separem.
                                                    eu nem sequer vou discutir uma avaliação tão simplista da coisa. bem isto também è uma conversa de café não se esperava outra coisa, i'm out good luck

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                      Eu quase nunca separo o lixo por vários motivos:

                                                      - Pago taxa para o tratamento de lixo
                                                      - A separação do lixo "rouba" centenas de empregos nos centros de triagem (todo o lixo doméstico é submetido a triagem)
                                                      - As empresas de reciclagem faturam milhões e curiosamente pertencem todas a amigos de governantes influentes
                                                      - Na minha zona o camião que faz a recolha da reciclagem mistura os 3 contentores (papel, vidro, plástico)
                                                      Muitos mitos e frases feitas que não encontram eco na realidade. Creio que deverias fazer um visita a um centro de triagem de um SMAUT, abrias um bocado os horizontes.

                                                      - A taxa paga é para recolha e tratamento do lixo indiferenciado, e também para a colocação, manutenção e recolha de ecopontos onde estão os materiais recicláveis. O lixo orgânico não é separado, se estiver muito contaminado tem que ser depositado em aterro; se estiver conforme é valorizado (compostagem). E a contaminação existe porque tem papel, plásticos, ferro, etc., que as pessoas não separam. Convém pensar que se, por ex, não separarem o papel/cartão e colocarem junto do lixo indiferenciado, ele não irá ser reciclado...está demasiado contaminado; mesmo para queima, será difícil, dado os altos teores de humidade com que fica; nos outros materiais é idêntico. E basta pensar quanto tempo demora um vidro a ser absorvido pela Mãe Natureza: séculos.

                                                      - Contrariamente ao que se pensa, os resíduos dos ecopontos têm que ser separados, já que há diferentes tipos de plásticos, metais e papéis, que não são tratados nos mesmos centros de reciclagem, e que por isso têm que ser triados para rentabilizar a sua venda. Há trabalho nos centros de triagem, bastante. Infelizmente, a maioria destes são municipalizados, o que leva a que sua eficiência seja muito reduzida.

                                                      - As empresas de reciclagem existem para dar lucro, como as outras. É um sector que emprega muitos milhares de trabalhadores e gera muitas receitas para o Estado e, já agora, para os seus accionistas.

                                                      - Mito. Os resíduos recicláveis, se separados e não contaminados, têm alto preço no mercado; não é do interesse dos Sistemas que isso aconteça.

                                                      Quanto à multa por não separação dos resíduos, não existe, poderá existir alguma orientação municipal, mas nunca ouvi falar do tal. Mas devia haver, para bem do futuro dos nossos filhos.

                                                      Abr

                                                      Comentário


                                                        Num país evoluído e de 1º mundo a realidade é bem diferente da nossa aqui na parvónia.

                                                        Pensioners in Berlin Collecting Deposit Bottles to Supplement Income - SPIEGEL ONLINE

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                          - As empresas de reciclagem existem para dar lucro, como as outras. É um sector que emprega muitos milhares de trabalhadores e gera muitas receitas para o Estado e, já agora, para os seus accionistas.

                                                          quanto te pagam pelo cartão, vidro e plástico que lá depositas?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                            Num país evoluído e de 1º mundo a realidade é bem diferente da nossa aqui na parvónia.

                                                            Pensioners in Berlin Collecting Deposit Bottles to Supplement Income - SPIEGEL ONLINE
                                                            Sera tenho que confirmar que na Alemanha podendo o sistema ser diferente do vosso sim também se separa o lixo! uma pergunta onde é que vocês vão buscar tantas coisa? é demagogia? vocês estão andar para frente mas parece que se esforçam para querer ficar para traz.
                                                            Editado pela última vez por paulo3ooo; 18 February 2014, 09:52.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                                              Sera tenho que confirmar que na Alemanha podendo o sistema ser diferente do vosso sim também se separa o lixo! uma pergunta onde é que vocês vão buscar tantas coisa? é demagogia?
                                                              Eu já presenciei em Berlin dezenas de cidadãos do 1º Mundo (diferente do nosso claro) a recolher garrafas de vidro e plástico nas ruas. Qualquer demagogo que vá lá presencia o mesmo.

                                                              A diferença é que os demagogos de lá têm retorno com esse plástico e vidro recolhido, os demagogos de cá vêm alguns faturar milhões à custa dessa recolha.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X