Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não separei o lixo. Vou ser multado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
    Uma pessoa aqui de casa foi "pôr" o lixo no contentor e foi abordada por 2 técnicos dos serviços municipais que lhe disseram que andavam a fazer uma acção de sensibilização para informar as pessoas da obrigatoriedade de separar o lixo e que ao não o fazer pode ser multada. Ficaram com os dados (nome, morada e telefone) e disseram que entrariam em contacto posteriormente com a avaliação do lixo.

    O saco do lixo continha lixo "doméstico" (lembro-me que tinha latas de refrigerante e provavelmente embalagens de iogurte de plástico).

    Será que vamos ser multados? Conhecem alguma situação idêntica?
    Disseste funcionários municipais? Verdadeiros? Dar assim morada e telefone... A mim foi o que me chamou logo a atenção no teu post... quanto ao resto, não fazia ideia desse tipo de "sensibilização".

    Comentário


      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
      Eu já presenciei em Berlin dezenas de cidadãos do 1º Mundo (diferente do nosso claro) a recolher garrafas de vidro e plástico nas ruas. Qualquer demagogo que vá lá presencia o mesmo.

      A diferença é que os demagogos de lá têm retorno com esse plástico e vidro recolhido, os demagogos de cá vêm alguns faturar milhões à custa dessa recolha.
      Também podes recolher vidro e vais entregar a uma empresa; também te pagam ao quilo. E papel, e sucata, é uma questão de teres iniciativa, juntas umas boas quantidades e fazes uns trocos; dá é trabalho, não é só reclamar e cuspir para o ar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
        Eu já presenciei em Berlin dezenas de cidadãos do 1º Mundo (diferente do nosso claro) a recolher garrafas de vidro e plástico nas ruas. Qualquer demagogo que vá lá presencia o mesmo.

        A diferença é que os demagogos de lá têm retorno com esse plástico e vidro recolhido, os demagogos de cá vêm alguns faturar milhões à custa dessa recolha.
        portugal nao è em nada diferente a um pais de 1 mundo, Portugal é sim um país de 1 mundo e tenho muito orgulho em dizer isso em qualquer sitio e hora, tem sim é uma socieadade mal preparada para lidar com certas formalidades, lamentavelmente não posso discutir como funciona o lixo em Portugal mas de certo que o problema não esta na separação mas talvez outros aspetos será que estou errado?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Neste momento em alguns bairros de Lisboa são entregues pelos serviços municipais 3 sacos diferentes, preto, azul e amarelo, com dias para depois serem recolhidos.
          Creio que não custa muito acertar nos sacos e deixar cada um nos seus dias (o preto é para o lixo doméstico e tem recolha diária), para além de só deixar lixo após as 20h (quando vim para cá fui alertado por uma pessoa que lavava as ruas para essa situação).

          Poderá, eventualmente, estar alguma coisa em regulamento municipal, no entanto, só dava dados após identificação do "fiscal" e em caso de dúvida com a PSP ou PM.
          Então e o verde?

          Comentário


            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
            Também podes recolher vidro e vais entregar a uma empresa; também te pagam ao quilo. E papel, e sucata, é uma questão de teres iniciativa, juntas umas boas quantidades e fazes uns trocos; dá é trabalho, não é só reclamar e cuspir para o ar.
            Quanto pagam pelo kg de vidro?

            Sabes quanto pagam pelo depósito de uma garrafa de meio litro de cerveja em Berlin?
            0,50€ daí ser uma actividade que atrai muita gente e que permite que muitos vivam exclusivamente disso.

            Comentário


              Na minha casa, todo o lixo é reciclado e vai para os contentores respetivos. Desde há muitos anos. Além disso, vivo na Maia, concelho que mais sensibilizou a população para isso e como resultado é o que recicla mais lixo.


              No entanto continua a haver muitas pessoas que desconhecem serviços que as C. Municipais tem, nomeademente a recolha de eletrodomésticos avariados ou outros objetos, tipo móveis, etc, etc. E gratuitamente. Basta ligar e marcar a hora da recolha.

              Este ato que cada um pode fazer em casa não é um favor que se faz às empresas de reciclagem mas sim um dever civico.

              E quem não o faz e ainda não tem crianças em casa, espere até as ter porque depois já começa a fazer quando o pequeno começar a chatear com a reciclagem.

              Comentário


                Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                portugal nao è em nada diferente a um pais de 1 mundo, Portugal é sim um país de 1 mundo e tenho muito orgulho em dizer isso em qualquer sitio e hora, tem sim é uma socieadade mal preparada para lidar com certas formalidades, lamentavelmente não posso discutir como funciona o lixo em Portugal mas de certo que o problema não esta na separação mas talvez outros aspetos será que estou errado?
                O maior problema reside nos contornos promíscuos do negócio da reciclagem em Portugal.

                Comentário


                  O melhor exemplo que já vi foi o seguinte: não há recolha de lixo, contentores nauseabundos pelas ruas, taxas de isto de aquilo, nada disso. Cada um pega nas tralhas que tem e vai levar ao centro de recolha lá do sítio que tem três depósitos gigantes, onde estão em permanência 2 ou 3 funcionários que asseguram que para o depósito de lixo doméstico não vão frigoríficos, por exemplo, entre outras funções. Esses três depósitos estão reservados a três tipos de lixo: electrodomésticos, lixo comum( latas, garrafas, papel, restos de comida, etc.) e roupa.

                  Nada mais. A empresa que gere a rede, pública, envia o material, que é posteriormente separado em locais específicos, por funcionários da entidade gestora de resíduos, privada.

                  Isto num país terceiro-mundista que só está no top5 da qualidade da vida.

                  Mas nós é que somos sempre espertos...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                    Quanto pagam pelo kg de vidro?

                    Sabes quanto pagam pelo depósito de uma garrafa de meio litro de cerveja em Berlin?
                    0,50€ daí ser uma actividade que atrai muita gente e que permite que muitos vivam exclusivamente disso.
                    Terás que perguntar, mas creio que o vidro andará por volta dos 10€/tonelada no mercado. Fazes as contas para uma garrafa.

                    No caso do vidro, por ex, Os SMAUT's recebem, quase 40€/ton da Sociedade Ponto Verde e alegam ter custos de 47€/ton pela recolha e encaminhamento para reciclagem. Pelo que recebem 40€ da SPV, mais 10€ das empresas para quem encaminham os resíduos, o que lhes cobrirá os custos.

                    A indústria de reciclagem (e não estou a falar das empresas de recolha de resíduos, é mesmo a transformação dos resíduos em novos materiais para uso) necessita de investimentos avultados em maquinaria, na ordem dos milhões de euros, pelo que é natural que esteja na mão de grandes grupos económicos, que são quem tem capital para tais investimentos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Greenomatic Ver Post
                      O melhor exemplo que já vi foi o seguinte: não há recolha de lixo, contentores nauseabundos pelas ruas, taxas de isto de aquilo, nada disso. Cada um pega nas tralhas que tem e vai levar ao centro de recolha lá do sítio que tem três depósitos gigantes, onde estão em permanência 2 ou 3 funcionários que asseguram que para o depósito de lixo doméstico não vão frigoríficos, por exemplo, entre outras funções. Esses três depósitos estão reservados a três tipos de lixo: electrodomésticos, lixo comum( latas, garrafas, papel, restos de comida, etc.) e roupa.

                      Nada mais. A empresa que gere a rede, pública, envia o material, que é posteriormente separado em locais específicos, por funcionários da entidade gestora de resíduos, privada.

                      Isto num país terceiro-mundista que só está no top5 da qualidade da vida.

                      Mas nós é que somos sempre espertos...
                      Também existe cá...chamam-se Ecocentros.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                        Terás que perguntar, mas creio que o vidro andará por volta dos 10€/tonelada no mercado. Fazes as contas para uma garrafa.
                        Respondeste a um post meu que coloquei uma notícia que claramente não leste. A notícia é sobre pessoas que recolhem garrafas na rua, não negoceiam toneladas. Ainda assim com não precisam de recolher 1 tonelada para fazer 10€.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post

                          E quem não o faz e ainda não tem crianças em casa, espere até as ter porque depois já começa a fazer quando o pequeno começar a chatear com a reciclagem.
                          Por cá, o mais pequeno já sabe que o papel é no azul, o verde é para o vidro, e o amarelo para o plástico... Será trabalho infantil??

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                            Então e o verde?
                            O verde não fazem a recolha por sacos (possivelmente pelo peso, estamos a falar de bairros históricos, onde as viaturas não passam em todas as ruas, sendo os serviços municipais que levam os sacos - à mão ou em caixotes - até às viaturas), há vários pequenos "vidrões" no bairro.

                            Pessoalmente também faço a separação de todo o tipo de vidro, colocando depois no vidrão.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                              Respondeste a um post meu que coloquei uma notícia que claramente não leste. A notícia é sobre pessoas que recolhem garrafas na rua, não negoceiam toneladas. Ainda assim com não precisam de recolher 1 tonelada para fazer 10€.
                              Tens razão, não tinha lido, mas agora que li terás que me explicar quão dignificante será ter pensionistas pobres, desempregados e toxicodependentes a lutarem por uma garrafa de vidro. Por que é disso que a notícia trata.

                              E se saíres cá para fora, também em Portugal há centenas de pessoas a vasculharem e pilharem ecopontos para entregarem e receberem dinheiro nas empresas de recolha de resíduos. Afinal também somos 1.º mundo, que raio.

                              Agora os valores são mais baixos, sim, mas também a notícia fala de um reformado com 700 euros mensais que roça o limiar da pobreza; em Portugal falaremos de reformas de 200 euros. É tudo uma questão de relativizar. 50 cêntimos por uma garrafa de vidro corresponderá a 10 cêntimos em Portugal, está certo.

                              Comentário


                                Se quisessem o meu lixo para o analisar eu chamava a polícia e apresentava queixa por invasão à privacidade.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                  Tens razão, não tinha lido, mas agora que li terás que me explicar quão dignificante será ter pensionistas pobres, desempregados e toxicodependentes a lutarem por uma garrafa de vidro. Por que é disso que a notícia trata.
                                  Eu nunca disse que era exemplo, até porque foi resposta a um post que denegria a imagem e a cultura nacional, daí o exemplo de um país de 1º mundo.

                                  Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                  E se saíres cá para fora, também em Portugal há centenas de pessoas a vasculharem e pilharem ecopontos para entregarem e receberem dinheiro nas empresas de recolha de resíduos. Afinal também somos 1.º mundo, que raio.

                                  Agora os valores são mais baixos, sim, mas também a notícia fala de um reformado com 700 euros mensais que roça o limiar da pobreza; em Portugal falaremos de reformas de 200 euros. É tudo uma questão de relativizar. 50 cêntimos por uma garrafa de vidro corresponderá a 10 cêntimos em Portugal, está certo.
                                  Ou seja, quem em Portugal se dedicar a essa actividade tem de recolher 5x mais para ter o mesmo rendimento de um alemão. Não me digas que os chineses compram plástico premiam à Alemanha

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                    Eu nunca disse que era exemplo, até porque foi resposta a um post que denegria a imagem e a cultura nacional, daí o exemplo de um país de 1º mundo.



                                    Ou seja, quem em Portugal se dedicar a essa actividade tem de recolher 5x mais para ter o mesmo rendimento de um alemão. Não me digas que os chineses compram plástico premiam à Alemanha
                                    Ou és muito ingénuo ou fazes-te, já te disse que não faço ideia de quanto pagam por uma garrafa de vidro, e creio que não é isso que se discute.

                                    O que quis frisar, e não te interessa relevar, já que a tua "conversa de café" é facilmente desmontável, é que essa recolha que falas na Alemanha é pouco dignificante, e também existe em Portugal. Agora que há (grandes) diferenças entre o rendimento de um alemão e de um português, há, e que se reflectem em vários aspectos, incluindo o preço de bens e serviços. Se não percebes, lamento, mas não vou desenhar.

                                    Comentário


                                      Epá eu no post anterior estava a palhaçar com a questão,mas agora a sério,separo as garrafas e as pilhas o resto vai tudo junto.
                                      Apanho os cócós dos cães se fizerem no passeio,se fizerem num canteiro serve de estrume.Não os deixo fazer xixis nos pneus dos carros mas eles arranjam um poste qualquer para inaugurar todos os dias.
                                      Não deito lixo para o chão,mas por vezes vai a beata.
                                      E faço isto porque entendo que o devo fazer,nunca por imposição de A,B ou C,nasci livre e vou continuar livre,quer nas minhas ações quer nas minhas ideias.
                                      Não aturo modas nem moralidades espremidas á pressão só porque sim.
                                      Se querem ajudar o ambiente que parem de devastar florestas e que fechem fabriquetas e industrias conhecidamente nocivas,que não destruam a vida nos rios e mares com descargas de merd@s e por aí fora.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                        Apanho os cócós dos cães se fizerem no passeio,
                                        sobre isto. Acham que vale a pena fazer queixa á câmara ou outra entidade que num bairro novo as pessoas deixam os cães aliviarem se em tudo quanto é sitio? ainda por cima quando o dito bairro tem mais do que canteiros e áreas com terra suficientes para os bixos
                                        É que falar com as pessoas uma a uma não me parece prático, ainda por cima maior parte das vezes só vejo os resultados e não os culpados.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                          Ou és muito ingénuo ou fazes-te, já te disse que não faço ideia de quanto pagam por uma garrafa de vidro, e creio que não é isso que se discute.
                                          Aqui quem é muito ingénuo és tu. Já tinha postado 1 ou 2 páginas antes este link, mas ainda assim só lês o que te interessa.
                                          Em Portugal e resto dos países Europeus mascara-se os números da reciclagem com as exportações de resíduos para a China. Estamos a falar de um negócio de milhões, com contornos ainda mais promíscuos porque salvamos o Planeta na nossa "terrinha" sem se saber em que condições são reciclados na terrina dos outros.
                                          Mas ficamos bem na fotografia porque cumprimos o nosso dever de separar o lixinho. Até as criancinhas aprendem a separar ante de dizerem "mamã" e "papá".

                                          Resíduos exportados para a China salvam metas nacionais de reciclagem - PÚBLICO

                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                          O que quis frisar, e não te interessa relevar, já que a tua "conversa de café" é facilmente desmontável, é que essa recolha que falas na Alemanha é pouco dignificante, e também existe em Portugal. Agora que há (grandes) diferenças entre o rendimento de um alemão e de um português, há, e que se reflectem em vários aspectos, incluindo o preço de bens e serviços. Se não percebes, lamento, mas não vou desenhar.
                                          Achas mesmo que os Chineses pagam mais pelos resíduos da Alemanha que os Portugueses, ou de outro país, só porque os bens e serviços nesse país são mais caros?

                                          Comentário


                                            E já agora fica mais alguma informação sobre reciclagem de metais, neste caso aço proveniente de navios de carga e cruzeiro.

                                            Palminhas à reciclagem

                                            World's biggest ship graveyard - where huge tankers and cruise liners are scrapped on the shorefront and workers toil for £2 a day | Mail Online

                                            Comentário


                                              Lixo electrónico exportado para a China

                                              Comentário


                                                Falar do que não sabes da asneira. Os resíduos vão para a china e outros países por duas razões fundamentais:

                                                1- não temos capacidade de reciclagem no nosso país

                                                2- pagam mais

                                                Mas continua a debitar vulgaridades, já dei demasiado para esse peditório.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                  Falar do que não sabes da asneira. Os resíduos vão para a china e outros países por duas razões fundamentais:

                                                  1- não temos capacidade de reciclagem no nosso país
                                                  E a China e os outros países de 3º Mundo têm essas condições e capacidade. Basta ver os exemplos que postei.

                                                  Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                  2- pagam mais

                                                  Mas continua a debitar vulgaridades, já dei demasiado para esse peditório.
                                                  Nem interessa saber em que condições o fazem, desde que tu cumpras o teu papel de bom samaritano e separes os teus resíduos. Eliminas o problema na tua rua e passas a batata quente a outro. Assim já dormes melhor....

                                                  Comentário


                                                    Para servir de informação, por exemplo a VALORSUL em 2011 movimentou 60 milhões de euros, teve resultados operacionais de 14.5 milhões de euros, o que representou um lucro de cerca de 10 milhões de euros.

                                                    E isto não inclui os valores das taxas de saneamento pagas pelos munícipes ás autarquias...

                                                    Já que querem "obrigar" os munícipes a fazer o trabalho deles, bem que podiam utilizar os lucros para baixar o valor que pagamos de taxas de recolha e tratamento de resíduos, de forma a nos compensar pelas centenas de funcionários que assim deixam de precisar para fazer a triagem e aumentar os lucros.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                      E a China e os outros países de 3º Mundo têm essas condições e capacidade. Basta ver os exemplos que postei.



                                                      Nem interessa saber em que condições o fazem, desde que tu cumpras o teu papel de bom samaritano e separes os teus resíduos. Eliminas o problema na tua rua e passas a batata quente a outro. Assim já dormes melhor....
                                                      Misturas as coisas para ver se acertas alguma? Quando compras o teu iphone ou tablet também estás preocupado com a exploração laboral na Índia, China ou Paquistão? Ou ficas na cama a pensar nos trabalhadores explorados enquanto ouves música no teu Mp3?

                                                      Não podemos culpar as empresas que exportam resíduos para esses países, elas têm que assegurar que o destino final é adequado, isto é, cumpre a legislação do seu país para a valorização de resíduos. E a realidade, nesses países, e para os resíduos que conheço é esta:



                                                      Falo do que sei, não do que ouvi falar.

                                                      Comentário


                                                        Aquilo que muita gente vê na factura da água, como disse e bem o jpcfc, é referente ao lixo indeferenciado/doméstico, em que o levantamento e transporte está a cargo das Câmaras Municipais.

                                                        A reciclagem, como já referi, está a cargo de empresas que se dedicam só a essa actividade. Também se paga taxa pela reciclagem, mas essa não vem descriminada na factura da água.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                          Misturas as coisas para ver se acertas alguma? Quando compras o teu iphone ou tablet também estás preocupado com a exploração laboral na Índia, China ou Paquistão? Ou ficas na cama a pensar nos trabalhadores explorados enquanto ouves música no teu Mp3?
                                                          Eu não penso nisso, até porque trabalho numa área que explora muito mais além do ambiente. Mas ao contrário de ti não dou o ar de bom samaritano da minha rua só porque separo os resíduos recicláveis.

                                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                          Não podemos culpar as empresas que exportam resíduos para esses países, elas têm que assegurar que o destino final é adequado, isto é, cumpre a legislação do seu país para a valorização de resíduos.
                                                          A poluição produzida por esses resíduos não é um problema global desde que a tua rua esteja limpa....

                                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                          E a realidade, nesses países, e para os resíduos que conheço é esta:

                                                          Falo do que sei, não do que ouvi falar.
                                                          Um vídeo cheio de floreados que não representa em nada a realidade industrial na China. Meia dúzia de operários a trabalhar numa unidade dessas dimensões? Queres atirar areia aos olhos?

                                                          Aquelas imagens de cidades cobertas por uma atmosfera cinzenta e irrespirável são montagens de certeza.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                            Eu já presenciei em Berlin dezenas de cidadãos do 1º Mundo (diferente do nosso claro) a recolher garrafas de vidro e plástico nas ruas. Qualquer demagogo que vá lá presencia o mesmo.

                                                            A diferença é que os demagogos de lá têm retorno com esse plástico e vidro recolhido, os demagogos de cá vêm alguns faturar milhões à custa dessa recolha.

                                                            Aproveito este post para colocar uma questão: já ouvi mais que uma vez que se um cidadão retirar um cartão de um ecoponto de reciclagem estará a cometer um crime, pois a partir do momento que entra lá dentro é propriedade privada. É verdade ou mito?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                              Relativamente à taxa de RSU que se paga não sei mesmo como é que a mesma é distribuída. Eu pago-a aos SMAS e não directamente aos operadores e nem sei como é que a coisa funciona em termos de financiamento.

                                                              Do ponto de vista de cidadão não sentes nenhuma responsabilidade?
                                                              Sinto e aplico. Não deito lixo para o chão, a minha filha nunca o fez... sempre foi assim educada.

                                                              Tento ser cumpridor e cívico... apesar de não concordar com certa legislação, respeito-a. Pago os impostos, isto é... actualmente presto-me a ser roubado.

                                                              Tento não incomodar os outros, exijo o mesmo em relação a mim. Não estaciono em rampas, nem passadeiras, nem lugares reservados aos mais diversos casos, etc. Tento cumprir o código, porque faz sentido... é preciso haver regras.

                                                              Cumpro com o meu trabalho para que o país progrida, apesar de roubado e de ter um Estado/Governo a fazer tudo contra quem realmente trabalha!

                                                              Pago um IMI... que é um castigo por ter a distinta lata de ser proprietário. Já pago taxas "verdes" quando tenho de comprar pneus, pago imposto sobre outro imposto se comprar carro, pago seguro e imposto sobre esse valor, pago imposto sobre a gasolina, pago para poder circular, pago para poder estacionar, pago um castigo por ser proprietário do carro.

                                                              Por fim... pago um valor exorbitante pela água, luz e gás. Pago impostos sobre esses valores... pior, pago taxas absurdas, estúpidas e abusivas nessas facturas.

                                                              Não reciclo... acho que eles devem fazer, também, alguma coisa, levando em conta o que pago!

                                                              E, repito, sim, sinto e tenho responsabilidade. Muita!


                                                              P.S.

                                                              O lixo aqui em casa vai sempre separado. A minha esposa e a minha filha fazem questão e são elas que tratam disso.
                                                              Editado pela última vez por DarkVeill; 18 February 2014, 13:30.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X