Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não separei o lixo. Vou ser multado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    Eu não penso nisso, até porque trabalho numa área que explora muito mais além do ambiente. Mas ao contrário de ti não dou o ar de bom samaritano da minha rua só porque separo os resíduos recicláveis.



    A poluição produzida por esses resíduos não é um problema global desde que a tua rua esteja limpa....



    Um vídeo cheio de floreados que não representa em nada a realidade industrial na China. Meia dúzia de operários a trabalhar numa unidade dessas dimensões? Queres atirar areia aos olhos?

    Aquelas imagens de cidades cobertas por uma atmosfera cinzenta e irrespirável são montagens de certeza.
    Onde isto já vai...poluição, smog, exploração laboral. Nada a ver com as baboseiras do teu primeiro post. Continua. Ainda bem que não andaste para jusante - redução dos resíduos na origem -, tinhas aí pano para mangas na demagogia.

    Eu apenas acho que é um dever cívico separar os resíduos recicláveis, expliquei o porquê e dei-me ao trabalho de apresentar factos. Não sou nem melhor nem pior que os outros; agora, não deixo de separar ou contribuir para um ambiente mais saudável porque causa poluição na China (dizes tu, quando estás preguiçoso para levar os resíduos ao ecoponto), ou porque alguém tem lucro com o negócio dos resíduos.

    Over and out.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
      Aproveito este post para colocar uma questão: já ouvi mais que uma vez que se um cidadão retirar um cartão de um ecoponto de reciclagem estará a cometer um crime, pois a partir do momento que entra lá dentro é propriedade privada. É verdade ou mito?
      Penso que seja verdade, uma vez que esses ecopontos são propriedade privada. Se deixares o carro estacionado com os vidros abertos não dá o direito a quem for de retirar bens só porque deixaste os vidros abertos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
        Onde isto já vai...poluição, smog, exploração laboral. Nada a ver com as baboseiras do teu primeiro post. Continua. Ainda bem que não andaste para jusante - redução dos resíduos na origem -, tinhas aí pano para mangas na demagogia.

        Eu apenas acho que é um dever cívico separar os resíduos recicláveis, expliquei o porquê e dei-me ao trabalho de apresentar factos. Não sou nem melhor nem pior que os outros; agora, não deixo de separar ou contribuir para um ambiente mais saudável porque causa poluição na China (dizes tu, quando estás preguiçoso para levar os resíduos ao ecoponto), ou porque alguém tem lucro com o negócio dos resíduos.

        Over and out.
        Tu achas que é um dever cívico, eu acho que é um dever de quem lucra com os meus resíduos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Se quisessem o meu lixo para o analisar eu chamava a polícia e apresentava queixa por invasão à privacidade.

          Comentário


            Eu não faço reciclagem/separação do lixo e nem sequer tenho caixote em casa.

            Conforme vou consumindo os objectos/alimentos/etc, tudo o que já não interessa (lixo) vou atirando para a rua, detrito a detrito, através das janelas do meu triplex num 69º andar.

            Tudo em prol
            dos postos de trabalho, claro.


            Comentário


              Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
              Onde isto já vai...poluição, smog, exploração laboral. Nada a ver com as baboseiras do teu primeiro post. Continua. Ainda bem que não andaste para jusante - redução dos resíduos na origem -, tinhas aí pano para mangas na demagogia.

              Eu apenas acho que é um dever cívico separar os resíduos recicláveis, expliquei o porquê e dei-me ao trabalho de apresentar factos. Não sou nem melhor nem pior que os outros; agora, não deixo de separar ou contribuir para um ambiente mais saudável porque causa poluição na China (dizes tu, quando estás preguiçoso para levar os resíduos ao ecoponto), ou porque alguém tem lucro com o negócio dos resíduos.

              Over and out.
              Se alguém lucra, e muito, com este negócio... porque é um negócio, antes de ser algo de bom para o ambiente como rezam as "estórias" com que somos brindados, então o trabalho deve e tem de ser deles!

              O que se passa é que a primeira etapa deste negócio de milhões... onde alguns boys enchem os bolsos, é feita por quem paga para tal! O cidadão. Pode fazer sentido para ti... eles agradecem e o que fazes valida o dinheiro que eles gastam no marketing.

              Uns acreditam, outros são realistas.

              Over and out!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                Eu não faço reciclagem/separação do lixo e nem sequer tenho caixote em casa.

                Conforme vou consumindo os objectos/alimentos/etc, tudo o que já não interessa (lixo) vou atirando para a rua, detrito a detrito, através das janelas do meu triplex num 69º andar.

                Tudo em prol
                dos postos de trabalho, claro.


                Gozas, mas eu de vez em quando vejo sacos do lixo a ser atirados pela janela, para evitarem descer escadas

                Comentário


                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                  Quanto pagam pelo kg de vidro?

                  Sabes quanto pagam pelo depósito de uma garrafa de meio litro de cerveja em Berlin?
                  0,50€ daí ser uma actividade que atrai muita gente e que permite que muitos vivam exclusivamente disso.
                  E sabes o porquê de uma garrafa vazia valer 0,50€??

                  Em Portugal, chama-se vasilhame... pois é, na enorme Alemanha, paga-se vasilhame em todas as garrafas plasticas e de vidro... e ao levar à reciclagem, recebes um talão que podes descontar na próxima compra do supermercado...

                  Por isso, a Alemanha não é grande exemplo na reciclagem, pois a moda do vasilhame já passou por Portugal até aos anos 90/2000.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                    E sabes o porquê de uma garrafa vazia valer 0,50€??

                    Em Portugal, chama-se vasilhame... pois é, na enorme Alemanha, paga-se vasilhame em todas as garrafas plasticas e de vidro... e ao levar à reciclagem, recebes um talão que podes descontar na próxima compra do supermercado...

                    Por isso, a Alemanha não é grande exemplo na reciclagem, pois a moda do vasilhame já passou por Portugal até aos anos 90/2000.
                    Antes pelo contrario, a Alemanha só demonstra ser um grande exemplo no que respeita á reciclagem e respeito pelo ambiente

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                      E sabes o porquê de uma garrafa vazia valer 0,50€??

                      Em Portugal, chama-se vasilhame... pois é, na enorme Alemanha, paga-se vasilhame em todas as garrafas plasticas e de vidro... e ao levar à reciclagem, recebes um talão que podes descontar na próxima compra do supermercado...

                      Por isso, a Alemanha não é grande exemplo na reciclagem, pois a moda do vasilhame já passou por Portugal até aos anos 90/2000.
                      Deves estar a tentar dar-me um atestado de incompetência, não?

                      Vasilhame é o recipiente onde é depositado o líquido ou sólido, quer seja uma garrafa, um frasco, um balde, etc..

                      O valor do vasilhame que é o que provavelmente te referes é outra coisa. A grande vantagem do valor do vasilhame é precisamente não deitar fora o vasilhame pelo seu valor.

                      Erradamente abandonamos o valor do vasilhame (se calhar dá muito trabalho) e tornamos as embalagens de vidro descartáveis. Mas quando compras uma cerveja por exemplo, pagas a embalagem e posteriormente essa embalagem que colocas no vidrão vai dar lucro a uma empresa que reutiliza o vidro que tu pagaste e gentilmente cedeste a troco de "0".

                      Se fores como o "Agent" que atira janela fora essa embalagem vai valer "0", na Alemanha vale 0.50€

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                        Se alguém lucra, e muito, com este negócio... porque é um negócio, antes de ser algo de bom para o ambiente como rezam as "estórias" com que somos brindados, então o trabalho deve e tem de ser deles!

                        O que se passa é que a primeira etapa deste negócio de milhões... onde alguns boys enchem os bolsos, é feita por quem paga para tal! O cidadão. Pode fazer sentido para ti... eles agradecem e o que fazes valida o dinheiro que eles gastam no marketing.

                        Uns acreditam, outros são realistas.

                        Over and out!
                        Se tivesses tido o trabalho de ler os posts anteriores, terias reparado certamente que uma correta separação dos resíduos é essencial para que estes sejam reciclados. Se os juntares com o indiferenciado, a probabilidade de eles terem que ser aterrados aumenta exponencialmente, dado o elevado grau de contaminação. Mas há que bater nos empresários, não é? Esses exploradores do povo.

                        Provavelmente, a tua sugestão seria ter um trabalhador ao teu lado para pegar na embalagem de iogurte que acabaste de beber e levá-la ao ecoponto, certo?

                        E já sei que há gente que ganha dinheiro com isto, que os SMAUT's são depositários de boys (incluindo do PCP), que pagamos taxas elevadas, que os chineses são explorados, que têm que usar máscaras de gás por causa do smog da minha embalagem de leite,etc., mas são tudo subterfúgios para uma triste e escassa consciência ambiental.

                        Over e fora.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                          Se tivesses tido o trabalho de ler os posts anteriores, terias reparado certamente que uma correta separação dos resíduos é essencial para que estes sejam reciclados. Se os juntares com o indiferenciado, a probabilidade de eles terem que ser aterrados aumenta exponencialmente, dado o elevado grau de contaminação. Mas há que bater nos empresários, não é? Esses exploradores do povo.

                          Provavelmente, a tua sugestão seria ter um trabalhador ao teu lado para pegar na embalagem de iogurte que acabaste de beber e levá-la ao ecoponto, certo?

                          E já sei que há gente que ganha dinheiro com isto, que os SMAUT's são depositários de boys (incluindo do PCP), que pagamos taxas elevadas, que os chineses são explorados, que têm que usar máscaras de gás por causa do smog da minha embalagem de leite,etc., mas são tudo subterfúgios para uma triste e escassa consciência ambiental.

                          Over e fora.

                          Tens um umbigo muito grande que não te deixa olhar em redor. Se juntar resíduos orgânicos com recicláveis e estes forem parar um aterro em território nacional, então sou mau. Se separar os resíduos recicláveis e os exportar para irem poluir para outro lado, então sou fixe e consciente.

                          Que interessa se os meus resíduos poluem lá na China, quando tenho a minha rua limpa? É esta a tua consciência ambiental

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                            Over e fora.


                            Tudo o que se aproveita!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post

                              Se fores como o "Agent" que atira janela fora essa embalagem vai valer "0", na Alemanha vale 0.50€
                              Atirando de 69º andar, deve sobrar pouco...

                              Interessante escolha de andar para morar...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                Tens um umbigo muito grande que não te deixa olhar em redor. Se juntar resíduos orgânicos com recicláveis e estes forem parar um aterro em território nacional, então sou mau. Se separar os resíduos recicláveis e os exportar para irem poluir para outro lado, então sou fixe e consciente.

                                Que interessa se os meus resíduos poluem lá na China, quando tenho a minha rua limpa? É esta a tua consciência ambiental
                                Outra vez arroz? Siga.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post


                                  Tudo o que se aproveita!
                                  Já tinha idade para ter juízo e responder a alguém useiro e vezeiro em destilar propaganda, nunca respondendo a factos. Erro meu, sorry.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                    Se tivesses tido o trabalho de ler os posts anteriores, terias reparado certamente que uma correta separação dos resíduos é essencial para que estes sejam reciclados. Se os juntares com o indiferenciado, a probabilidade de eles terem que ser aterrados aumenta exponencialmente, dado o elevado grau de contaminação. Mas há que bater nos empresários, não é? Esses exploradores do povo.
                                    Não estou contra os empresários, muito antes pelo contrario.
                                    Agora não aceito é ser obrigado a fazer o seu trabalho a ainda lhes dar a matéria-prima de borla sem ter qualquer tipo de retorno ou recompensa...
                                    Por mim, o sistema do vasilhame era bem-vindo novamente e ai seriamos nós a ter o proveito directo do nosso trabalho de defesa do meio ambiente

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                      Já tinha idade para ter juízo e responder a alguém useiro e vezeiro em destilar propaganda, nunca respondendo a factos. Erro meu, sorry.
                                      Já neste, nada se aproveita, apenas provocas!

                                      Os factos não te interessam... pois apenas demonstras fé no que fazes.

                                      Facto é que a reciclagem é um negócio! Outro facto é que eu não participo de um negócio, como parte laboral, quando já pago para que seja feito.

                                      De resto... mentes! Mas podes vir aqui, e desafio-te para tal, provar que não mentes e citar-me a fazer propaganda.

                                      Neste tópico, digo o que faço e porque o faço. Não concordas? Não compreendes? Não entendes? Não consegues?

                                      Tenho pena.

                                      Agora quando é que vais cumprir com a tua palavra?

                                      jpcfc
                                      Over e fora.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                        Já neste, nada se aproveita, apenas provocas!

                                        Os factos não te interessam... pois apenas demonstras fé no que fazes.

                                        Facto é que a reciclagem é um negócio! Outro facto é que eu não participo de um negócio, como parte laboral, quando já pago para que seja feito.

                                        De resto... mentes! Mas podes vir aqui, e desafio-te para tal, provar que não mentes e citar-me a fazer propaganda.

                                        Neste tópico, digo o que faço e porque o faço. Não concordas? Não compreendes? Não entendes? Não consegues?

                                        Tenho pena.

                                        Agora quando é que vais cumprir com a tua palavra?
                                        Entre os milhentos posts teus no tópico da crise, é só escolher, há vários.

                                        De resto, permite-me parafrasear-te, porque me revejo:

                                        Neste tópico, digo o que faço e porque o faço. Não concordas? Não compreendes? Não entendes? Não consegues?

                                        Tenho pena.


                                        Inté

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                          Entre os milhentos posts teus no tópico da crise, é só escolher, há vários.

                                          De resto, permite-me parafrasear-te, porque me revejo:

                                          Neste tópico, digo o que faço e porque o faço. Não concordas? Não compreendes? Não entendes? Não consegues?

                                          Tenho pena.


                                          Inté
                                          Pois...

                                          Inté
                                          É desta?



                                          Citar-me é que... pois!



                                          Deves ter-me confundido com outro.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                                            Uma pessoa aqui de casa foi "pôr" o lixo no contentor e foi abordada por 2 técnicos dos serviços municipais que lhe disseram que andavam a fazer uma acção de sensibilização para informar as pessoas da obrigatoriedade de separar o lixo e que ao não o fazer pode ser multada. Ficaram com os dados (nome, morada e telefone) e disseram que entrariam em contacto posteriormente com a avaliação do lixo.

                                            O saco do lixo continha lixo "doméstico" (lembro-me que tinha latas de refrigerante e provavelmente embalagens de iogurte de plástico).

                                            Será que vamos ser multados? Conhecem alguma situação idêntica?

                                            Na minha interpretação da lei (e salvo melhor opinião), a não separação na origem dos resíduos sólidos produzidos,
                                            constitui uma contra-ordenação ambiental leve.

                                            Vejamos:

                                            Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de Junho
                                            Artigo 67.º
                                            Contra -ordenações ambientais
                                            1 -
                                            2 -
                                            3 — Constitui contra -ordenação ambiental leve, punível
                                            nos termos da Lei n.º 50/2006, de 29 de Agosto, alterada
                                            pela Lei n.º 89/2009, de 31 de Agosto, e rectificada pela
                                            Declaração de Rectificação n.º 70/2009, de 1 de Outubro,
                                            a prática dos seguintes actos:
                                            a) A não separação, na origem, dos resíduos produzidos,
                                            de forma a promover preferencialmente a sua valorização,
                                            em violação do disposto no n.º 4 do artigo 7.º;
                                            b)
                                            c)
                                            d)
                                            e)
                                            f)
                                            g)
                                            4 -
                                            5 -

                                            Lei n.º 89/2009, de 31 de Agosto
                                            Artigo 22.º
                                            [...]
                                            1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
                                            2 — Às contra -ordenações leves correspondem as
                                            seguintes coimas:
                                            a) Se praticadas por pessoas singulares, de € 200 a
                                            € 1000 em caso de negligência e de € 400 a € 2000 em
                                            caso de dolo;
                                            b) Se praticadas por pessoas colectivas, de € 3000 a
                                            € 13 000 em caso de negligência e de € 6000 a € 22 500
                                            em caso de dolo.
                                            3 — Às contra -ordenações graves correspondem as
                                            seguintes coimas:
                                            a) Se praticadas por pessoas singulares, de € 2000 a
                                            € 10 000 em caso de negligência e de € 6000 a € 20 000
                                            em caso de dolo;
                                            b) Se praticadas por pessoas colectivas, de € 15 000
                                            a € 30 000 em caso de negligência e de € 30 000 a
                                            € 48 000 em caso de dolo.
                                            4 — Às contra -ordenações muito graves correspondem
                                            as seguintes coimas:
                                            a) Se praticadas por pessoas singulares, de € 20 000
                                            a € 30 000 em caso de negligência e de € 30 000 a
                                            € 37 500 em caso de dolo;
                                            b) Se praticadas por pessoas colectivas, de € 38 500
                                            a € 70 000 em caso de negligência e de € 200 000 a
                                            € 2 500 000 em caso de dolo.

                                            ATENÇÃO: O que escrevi, não dispensa a consulta do Diário da República.
                                            Editado pela última vez por European; 18 February 2014, 15:52.

                                            Comentário


                                              Venho só dizer que já em 2007 / 08 fui "multado" (leia-se um acréscimo de 25% na taxa de RSU) no Funchal (eu e o resto dos condóminos do prédio onde vivia), porque se não me falha a memória mais de 25% do lixo indiferenciado era diferenciável (eu até separava, mas havia malta no prédio que não e levaram todos por tabela). De referir que o prédio (penso que todos os prédios recentes no Funchal têm) tem uma casa do lixo com recipientes fornecidos pelas entidades responsáveis pela recolha, e depois do lixo colocado no recipiente ele passa a ser dessas entidades.

                                              Comentário


                                                Muito bem, então posso ser multado, por não fazer o trabalho que compete a uma EMPRESA PRIVADA.

                                                E são os senhores da Valorsul, que me vão multar, por eu não fazer o trabalho deles?

                                                Ou são alguns fiscais municipais?

                                                É que se forem os fiscais municipais, , tenho aqui muitas fotografias do ano passado, com os ecopontos a deitar por fora, com queixas formalizadas na respectiva divisão, sem reposta até à data.

                                                Posso ser eu a autuá-los?
                                                Editado pela última vez por MetalKing; 18 February 2014, 16:50.

                                                Comentário


                                                  Atenção que ao juntarem o papel com o lixo normal, podem fazer com que o papel fique "sujo" e não seja possível a reciclagem. Depois queixem-se das árvores e que o papel tá caro...

                                                  Quanto à separação, faço à imenso tempo e vou continuar a fazer (pelo menos enquanto tiver o Ecoponto perto). Não me vai cair nada com isso.

                                                  PS: quantas vezes é que esta discussão já passou aqui.

                                                  Comentário


                                                    Só para rematar, a situação que relatei dos ecopontos se encontrarem sistematicamente a deitar por fora, prende-se com uma única razão, existe um único ecoponto, para uma urbanização com 12 prédios, com cerca de 12 fracções por prédio, e a recolha é efectuada apenas de 15 em 15 dias, quando ao fim de uma semana, já estão cheios.

                                                    Já reportei a situação ao departamento municipal respectivo e já levei o caso à Assembleia Municipal, através de um familiar.

                                                    O que foi feito? NADA.

                                                    Comentário


                                                      Quem não separa o lixo não é bom cidadão.

                                                      Devia ser multado em 1000€, seviciado por dois funcionários camarários de raça negra (não sei porquê), e ainda sujeito ao corte do dedo mindinho.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Atenção que ao juntarem o papel com o lixo normal, podem fazer com que o papel fique "sujo" e não seja possível a reciclagem. Depois queixem-se das árvores e que o papel tá caro...

                                                        Quanto à separação, faço à imenso tempo e vou continuar a fazer (pelo menos enquanto tiver o Ecoponto perto). Não me vai cair nada com isso.

                                                        PS: quantas vezes é que esta discussão já passou aqui.
                                                        Se querem que as pessoas façam parte do trabalho... então que baixem tarifas, taxas, etc.

                                                        Para já, esse discurso não passa de marketing. E como já o disse, resulta para quem acredita nisso, não resulta para quem acredita na realidade.

                                                        A reciclagem não passa de um negócio, para já. Bem rentável, pelos vistos dá a ganhar milhões. Pena é que não seja a quem faz a primeira triagem.

                                                        O lixo que sai daqui de casa vai separado, não por mim, e infelizmente... as taxas e tarifas só aumentam.

                                                        Já agora:

                                                        Depois queixem-se das árvores e que o papel tá caro...

                                                        Quanto à separação, faço à imenso tempo e vou continuar a fazer (pelo menos enquanto tiver o Ecoponto perto). Não me vai cair nada com isso.
                                                        E se o Ecoponto sair dai para mais longe? Já não te importas com as árvores? Já te vai cair alguma coisa?

                                                        Editado pela última vez por DarkVeill; 18 February 2014, 17:07.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                          Só para rematar, a situação que relatei dos ecopontos se encontrarem sistematicamente a deitar por fora, prende-se com uma única razão, existe um único ecoponto, para uma urbanização com 12 prédios, com cerca de 12 fracções por prédio, e a recolha é efectuada apenas de 15 em 15 dias, quando ao fim de uma semana, já estão cheios.

                                                          Já reportei a situação ao departamento municipal respectivo e já levei o caso à Assembleia Municipal, através de um familiar.

                                                          O que foi feito? NADA.
                                                          Tente aqui:

                                                          O meu Ecoponto - GEOTA / Sociedade Ponto Verde

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por European Ver Post
                                                            Quem faz a recolha é a CM

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                              Se querem que as pessoas façam parte do trabalho... então que baixem tarifas, taxas, etc.

                                                              Para já, esse discurso não passa de marketing. E como já o disse, resulta para quem acredita nisso, não resulta para quem acredita na realidade.

                                                              A reciclagem não passa de um negócio, para já. Bem rentável, pelos vistos dá a ganhar milhões. Pena é que não seja a quem faz a primeira triagem.

                                                              O lixo que sai daqui de casa vai separado,,, não por mim, e infelizmente... as taxas e tarifas só aumentam.

                                                              Já agora:



                                                              E se o Ecoponto sair dai para mais longe? Já não te importas com as árvores? Já te vai cair alguma coisa?

                                                              Já pensaste que as tarifas não são mais altas porque as pessoas separam? Eu não sei se sim ou não...

                                                              Se o ecoponto sair para mais longe, gasto mais borracha das sapatilhas para ir colocar as coisas, e lá se vai a poupança das árvores...

                                                              PS: A do ecoponto longe era mesmo longe

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X