Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais são os vossos planos para a reforma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    O plano são 20 a 25 mil anuais (com a inflação equivalente).
    Mas dos 50 até que idade?
    Esse montante anual estará dependente do numero de anos, certo?

    Explica lá melhor o plano? É viver após os 50 anos do dinheiro amealhado até aos 50 anos e já não necessitar de ter uma reforma, é isso?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      O plano são 20 a 25 mil anuais (com a inflação equivalente).
      Mesmo assim é muita pasta para aguentar 30 anos até aos 80, dá 600 mil nessa altura a fazer contas com 20 mil. Nope, vai ser muito difícil ter tal quantia.

      Comentário


        #63
        Não consigo mentalizar-me que a reforma também me vem bater à porta um dia destes,(leia-se daqui a uns anos)
        Não me vejo sentado à espera da morte,nem me vejo em frente duma televisão ou dum pc.
        Preciso de meter na cabeça que vou deixar de conseguir fazer coisas que agora faço na boa.
        Envelhecer é o menos,agora perder faculdades é que assusta,ficar dependente de outros é um pesadelo que me assalta de vez em quando.
        Com respeito a rendimentos nessa altura,acho que não preciso de me preocupar,privo-me agora de luxos para ter uma vida linear até ao fim.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Mesmo assim é muita pasta para aguentar 30 anos até aos 80, dá 600 mil nessa altura a fazer contas com 20 mil. Nope, vai ser muito difícil ter tal quantia.
          Repara que quando amealhares uma boa quantia, não vais gastar logo tudo. Ou seja, ao mesmo tempo que podes gastar parte do capital, também tens rendimentos do capital restante, que amortecem a descida num todo.

          Os meus cálculos vou fazê-los até aos 100 anos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Repara que quando amealhares uma boa quantia, não vais gastar logo tudo. Ou seja, ao mesmo tempo que podes gastar parte do capital, também tens rendimentos do capital restante, que amortecem a descida num todo.

            Os meus cálculos vou fazê-los até aos 100 anos.
            Isso é verdade.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Repara que quando amealhares uma boa quantia, não vais gastar logo tudo. Ou seja, ao mesmo tempo que podes gastar parte do capital, também tens rendimentos do capital restante, que amortecem a descida num todo.

              Os meus cálculos vou fazê-los até aos 100 anos.
              Só tendo alguma sorte em investimentos de risco é que se consegue ter rendimentos do capital. Grande parte dos rendimentos do capital serve para o capital nao desvalorizar com a inflaccao. E há medida que o tempo passa, deixas de estar tao exposto ao risco.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Mesmo assim é muita pasta para aguentar 30 anos até aos 80, dá 600 mil nessa altura a fazer contas com 20 mil. Nope, vai ser muito difícil ter tal quantia.

                Mas não precisas de ter tal quantia, o que precisas é de fontes de rendimento passivos que te dêem X ao ano, independentemente do que dinheiro que está por trás. Estamos a falar de PPRs, poupanças, juros, dividendos, rendas, investimentos em negócios, etc. Significa que podes estar a dormir ou de férias nas Caraíbas e o dinheiro continua a chegar à tua conta bancária.

                Neste momento tenho cerca de 5k anuais de rendimento passivo, ou seja, sem eu fazer nada (ou fazendo muito pouco), 5k ano estão "assegurados", tenho de encontrar a fonte dos outros 15/20 (se possível mais) até aos 50. Depois, é independente de viveres até aos 55 ou aos 100, rendimento passivo é isso mesmo, rendimento passivo.

                A ideia que muita gente tem é que reforma significa esperar pela morte, não fazer nenhum, plantar umas alfaces no quintal de manhã e jogar dominó de tarde na tasca com os outros velhotes. A minha ideia de reforma é completamente diferente. É apenas deixar de ter um emprego 8-5 e começar a investir mais em pequenos negócios, passar mais tempo com a família, passar mais tempo na praia a surfar, etc. Eu sei que preciso de me reformar aos 50 para ainda poder aproveitar ao máximo o que mais gosto de fazer na vida, se só o fizer aos 60/65 chapéu... aí sim, é só esperar pela morte cheio de dores nos ossos.

                Os planos podem sair todos furados, mas é mais provável correr mal sem planeamento do que com planeamento.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Pedir por pedir, é tempo de arranjar uma companheira. Parecendo q não: ajuda a passar o tempo...
                  O problema é que depois fica sem o dinheiro amealhado durante anos pois a mulheres dão cada vez mais despesa, e se se divorciar com filhos vai ficar sem uma boa quantia na pensão que vai ter que pagar a ex

                  e antes que respondam ironicamente riam-se um bocado com este vid
                  https://www.youtube.com/watch?v=LrH1Y7Jf59E
                  passem para a parte 5:09
                  Editado pela última vez por Vicious; 25 July 2014, 16:34.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Mas não precisas de ter tal quantia, o que precisas é de fontes de rendimento passivos que te dêem X ao ano, independentemente do que dinheiro que está por trás. Estamos a falar de PPRs, poupanças, juros, dividendos, rendas, investimentos em negócios, etc. Significa que podes estar a dormir ou de férias nas Caraíbas e o dinheiro continua a chegar à tua conta bancária.

                    Neste momento tenho cerca de 5k anuais de rendimento passivo, ou seja, sem eu fazer nada (ou fazendo muito pouco), 5k ano estão "assegurados", tenho de encontrar a fonte dos outros 15/20 (se possível mais) até aos 50. Depois, é independente de viveres até aos 55 ou aos 100, rendimento passivo é isso mesmo, rendimento passivo.

                    A ideia que muita gente tem é que reforma significa esperar pela morte, não fazer nenhum, plantar umas alfaces no quintal de manhã e jogar dominó de tarde na tasca com os outros velhotes. A minha ideia de reforma é completamente diferente. É apenas deixar de ter um emprego 8-5 e começar a investir mais em pequenos negócios, passar mais tempo com a família, passar mais tempo na praia a surfar, etc. Eu sei que preciso de me reformar aos 50 para ainda poder aproveitar ao máximo o que mais gosto de fazer na vida, se só o fizer aos 60/65 chapéu... aí sim, é só esperar pela morte cheio de dores nos ossos.

                    Os planos podem sair todos furados, mas é mais provável correr mal sem planeamento do que com planeamento.
                    Passar de 5K anuais de rendimento passivo para 20K é um grande salto...não se consegue assim de um momento para o outro.
                    Se não é indescrição quantos anos te faltam para os 50?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                      Passar de 5K anuais de rendimento passivo para 20K é um grande salto...não se consegue assim de um momento para o outro.
                      Se não é indescrição quantos anos te faltam para os 50?
                      18 anos. Mas só a partir de um determinado momento é que rendimento começa a gerar rendimento. O início é sempre mais lento.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Só tendo alguma sorte em investimentos de risco é que se consegue ter rendimentos do capital. Grande parte dos rendimentos do capital serve para o capital nao desvalorizar com a inflaccao. E há medida que o tempo passa, deixas de estar tao exposto ao risco.
                        A inflação anda nos 0,3%. Tenho rendimentos brutos médios próximo dos 5% e mesmo tirando impostos e inflação, da algo líquido acima dos 3%.

                        Comentário


                          #72
                          Um plano porreiro para a reforma é tentar manter a sanidade mental.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Um plano porreiro para a reforma é tentar manter a sanidade mental.
                            Dificil nos dias que correm...

                            Comentário


                              #74
                              Rasec

                              O que consideras investimentos com rendimento passivo? São ETF's? Participações minoritárias em sociedades em que recebes dividendos? São juros de depósitos? Enfim, em que tipo de activos retiras os 5.000 anuais actualmente?

                              Comentário


                                #75
                                Tenho um PPR, que a empresa também comparticipa e poupo o que posso! Mas não tenho grandes planos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                  Rasec

                                  O que consideras investimentos com rendimento passivo? São ETF's? Participações minoritárias em sociedades em que recebes dividendos? São juros de depósitos? Enfim, em que tipo de activos retiras os 5.000 anuais actualmente?

                                  Neste momento tenho juros, dividendos e rendas de imobiliário (a maior parte vem daí). Conto começar a investir em pequenos negócios nos próximos 2 anos, numa fase inicial mais pelo gozo da coisa do que pelo retorno. Além disso tenho uma boa parte em ações que podem gerar cash flow se necessário, mas não geram rendimento passivo no imediato (rendem % de crescimento face à inflação que é quase a mesma coisa no longo prazo). O mesmo com PPRs em fundos de longo prazo dos quais só posso mexer no dinheiro sem penalização depois dos 50 num deles e 55 no outro. Não estou a contar com estas duas coisas. Tudo o que ganho em dividendos reinvisto em mais dividendos. O mesmo com os juros, revertem sempre para outras poupanças.

                                  Atenção, eu não sou exemplo para ninguém. Sou um desleixado de primeira com as minhas contas e comecei tarde (só por volta dos 27/28) a pensar no futuro e no que queria para a vida! Para piorar sou um gastador que gosta de comer bem e de viajar, não ajuda a poupar.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    18 anos. Mas só a partir de um determinado momento é que rendimento começa a gerar rendimento. O início é sempre mais lento.
                                    18 anos ainda te falta um bocado. Vais bem lançado.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Neste momento tenho juros, dividendos e rendas de imobiliário (a maior parte vem daí). Conto começar a investir em pequenos negócios nos próximos 2 anos, numa fase inicial mais pelo gozo da coisa do que pelo retorno. Além disso tenho uma boa parte em ações que podem gerar cash flow se necessário, mas não geram rendimento passivo no imediato (rendem % de crescimento face à inflação que é quase a mesma coisa no longo prazo). O mesmo com PPRs em fundos de longo prazo dos quais só posso mexer no dinheiro sem penalização depois dos 50 num deles e 55 no outro. Não estou a contar com estas duas coisas. Tudo o que ganho em dividendos reinvisto em mais dividendos. O mesmo com os juros, revertem sempre para outras poupanças.

                                      Atenção, eu não sou exemplo para ninguém. Sou um desleixado de primeira com as minhas contas e comecei tarde (só por volta dos 27/28) a pensar no futuro e no que queria para a vida! Para piorar sou um gastador que gosta de comer bem e de viajar, não ajuda a poupar.
                                      Estás a trabalhar cá ou no estrangeiro?
                                      Esses PPR's que falas não são cá em Portugal ou são? Penso que cá sem penalização só após os 60 anos...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Podes não ser um exemplo, mas eu considero que importante conhecer o caminho que outros, neste caso tu, trilharam ou estão a trilhar. É uma boa forma de abrir horizontes. Obrigado pela tua partilha!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Continuar a trabalhar, já que até gosto do que faço.
                                          Continuar os negócios. Não tenho o minimo desejo de me reformar.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Rases, não sei se já conheces o blog do Mr money mustache, mas é um bom ponto de partida para quem se quer reformar cedo.

                                            Pessoalmente, sempre tentei gastar menos do que ganho, e dirigir esse excedente para produtos de poupança.
                                            Durante alguns anos, esses produtos eram os tradicionais depósitos a prazo e certificados de aforro.

                                            Ha uns 6 ou 7 anos, comecei a interessar me mais por negocios e pelos mercados financeiros e aos poucos passei a investir em produtos com maior risco, mas que a longo prazo me poderiam oferecer maiores retornos.
                                            Atualmente tenho a maior parte das poupanças em ações e etfs.

                                            A verdade é que em Portugal praticamente não existe formação em finanças pessoais, e muita gente é demasiado conservadora com as suas poupanças, muitas vezes indo de encontro as propostas dos gestores de conta, que mais servem para cumprir objetivos do que atender as necessidades dos clientes.

                                            Eu tenho agora 31 e estou a criar condições para não precisar de trabalhar até à idade da reforma. Possivelmente daqui a alguns anos, vou tirar umas longas férias, viajar com a mulher e as filhas, e depois voltar ao trabalho, sem grande stress. Nessa altura já não trabalhar por necessidade, mas para poder aumentar os rendimentos passivos e melhorar a garagem.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post
                                              Rases, não sei se já conheces o blog do Mr money mustache, mas é um bom ponto de partida para quem se quer reformar cedo.

                                              Pessoalmente, sempre tentei gastar menos do que ganho, e dirigir esse excedente para produtos de poupança.
                                              Durante alguns anos, esses produtos eram os tradicionais depósitos a prazo e certificados de aforro.

                                              Ha uns 6 ou 7 anos, comecei a interessar me mais por negocios e pelos mercados financeiros e aos poucos passei a investir em produtos com maior risco, mas que a longo prazo me poderiam oferecer maiores retornos.
                                              Atualmente tenho a maior parte das poupanças em ações e etfs.

                                              A verdade é que em Portugal praticamente não existe formação em finanças pessoais, e muita gente é demasiado conservadora com as suas poupanças, muitas vezes indo de encontro as propostas dos gestores de conta, que mais servem para cumprir objetivos do que atender as necessidades dos clientes.

                                              Eu tenho agora 31 e estou a criar condições para não precisar de trabalhar até à idade da reforma. Possivelmente daqui a alguns anos, vou tirar umas longas férias, viajar com a mulher e as filhas, e depois voltar ao trabalho, sem grande stress. Nessa altura já não trabalhar por necessidade, mas para poder aumentar os rendimentos passivos e melhorar a garagem.

                                              Nunca tinha ouvido falar (fui agora dar uma olhada e não é para mim, não concordo com quase nada do que ele diz ). Há uns milhares de blogs do género e é impossível segui-los a todos. Gosto deste mas não sigo à letra: Retire By 40. As recomendações destes tipos são para ser seguidas com uma pitada de sal

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Nunca tinha ouvido falar (fui agora dar uma olhada e não é para mim, não concordo com quase nada do que ele diz ). Há uns milhares de blogs do género e é impossível segui-los a todos. Gosto deste mas não sigo à letra: Retire By 40. As recomendações destes tipos são para ser seguidas com uma pitada de sal
                                                O retire by 40 não conhecia. Aliás, o outro nem sei bem como conheci, devo ter sido enviado para ele por outro blog e fui acompanhado, pois também eu penso que o importante na vida são as pessoas que nos rodeiam e as experiencias/recordações que guardamos, independentemente do $$ que temos.

                                                Não sou seguidor fiel, nem ponho em prática 1/10 do que ele diz, mas é importante saber caso algum dia me visse numa situação de aperto financeiro. Contudo, é interessante a perspetiva de que a "reforma" em si não é uma coisa fechada, de poderes ter momentos de atividade profissional, ou de desenvolveres um hobby que te possa trazer rendimento e viveres sem a preocupação do $$.
                                                Certamente que existem outras abordagens, mas como disse, eu não ando à procura delas, mas por vezes encontro-as. A mais radical que conheço é o blog do Early retirement extreme.

                                                Tu estás no país certo para conseguir o early retirement sem grandes sacrifícios. Por cá é mais complicado.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Nem por isso. O rendimento é mesmo do trabalho. Apenas tenho uma boa disciplina financeira e claro, um rendimento razoável. Tenho também outros rendimentos mas são capitalizados, nem penso neles.

                                                  Penso que o que é importante é perceber que sem disciplina financeira tanto faz ganhar muito ou pouco porque no final a conta vai estar sempre a zeros.
                                                  As contas nao batem certo. Se os rendimentos são de trabalho, e não fugires ao fisco, deixando 11% para a segurança social e 4x isso para poupança, vão 55% do salário bruto. Se ganhasses muito, o resto ia para IRS. Ou vives vida de pobre ou os outros rendimentos são significativos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Como FP que sou cada vez tenho menos confiança no sistema. Chato é o meu total de descontos superar o meu vencimento líquido, e provavelmente nunca terei uma reforma generosa como a generalidade dos FP´s tiveram até hoje.

                                                    Sempre tive uma boa relação com o dinheiro. Sempre fiz poupanças mensais e tenho algumas aplicações de baixo risco. Sou o típico investidor conservador. Conto aos 45 anos ter a minha casa paga, e nesse momento ficar mais folgado para poupanças maiores.

                                                    De resto, é tentar preservar-me o mais possível e contar que a família que constituí me acompanhe muitos e bons anos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                      As contas nao batem certo. Se os rendimentos são de trabalho, e não fugires ao fisco, deixando 11% para a segurança social e 4x isso para poupança, vão 55% do salário bruto. Se ganhasses muito, o resto ia para IRS. Ou vives vida de pobre ou os outros rendimentos são significativos.
                                                      Olha que há casos em que dá fazer isso sem fugir ao fisco. No caso de trabalhadores independentes no regime simplificado, por ex.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                        Não consigo mentalizar-me que a reforma também me vem bater à porta um dia destes,(leia-se daqui a uns anos)
                                                        Não me vejo sentado à espera da morte,nem me vejo em frente duma televisão ou dum pc.
                                                        Preciso de meter na cabeça que vou deixar de conseguir fazer coisas que agora faço na boa.
                                                        Envelhecer é o menos,agora perder faculdades é que assusta,ficar dependente de outros é um pesadelo que me assalta de vez em quando.
                                                        Com respeito a rendimentos nessa altura,acho que não preciso de me preocupar,privo-me agora de luxos para ter uma vida linear até ao fim.
                                                        Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                                        Continuar a trabalhar, já que até gosto do que faço.
                                                        Continuar os negócios. Não tenho o minimo desejo de me reformar.
                                                        É isto. Basicamente.

                                                        Quando se faz o que se gosta, a ideia de "reforma" é poder
                                                        continuar a trabalhar numa base mais descontraída.

                                                        O problema são as faculdades que se vão perdendo, no meu
                                                        caso a visão.

                                                        Não me consigo ver a chegar aos 65 (ou seja lá qual for a
                                                        idade da reforma), e deixar de ter projectos, de ter ideias,
                                                        de estudar, de criar, etc.

                                                        Penso que a ideia de reforma é algo que ocorre como uma
                                                        ideia de fuga por parte de quem trabalha no que não gosta.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                          As contas nao batem certo. Se os rendimentos são de trabalho, e não fugires ao fisco, deixando 11% para a segurança social e 4x isso para poupança, vão 55% do salário bruto. Se ganhasses muito, o resto ia para IRS. Ou vives vida de pobre ou os outros rendimentos são significativos.
                                                          Claro que não podem bater certo. Não tens os dados todos. Mas o escalão mais alto de IRS é inferior a 45% e já estamos a falar de salários acima de 25000€.

                                                          Mas uma coisa garanto. É mesmo o que eu disse e não fujo ao fisco. E ainda tenho crédito habitação. Há quem chame o que eu faço de engenharia financeira ou lá o que isso queira dizer.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Um plano porreiro para a reforma é tentar manter a sanidade mental.
                                                            E quanto é que isso custa?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Tópico deveras interessante.

                                                              Eu sempre tive intenções de tentar conseguir "retirar-me" do trabalho bem antes dos 65 anos. Isto dito por alguém que começou a trabalhar há 2 anos pode parecer um bocado estranho, mas desde cedo soube que a vida é demasiado curta e importante para a desperdiçar a trabalhar.
                                                              Há quem me diga que se conseguir este meu objectivo que rapidamente me vou saturar, que não vou ter objectivos e por isso a vida será monótona, etc...
                                                              Eu não vejo as coisas por esse prisma, até porque há tanta coisa para fazer e descobrir, tenho hobbies que não tenho tempo para os fazer e outras tantas coisas nas quais gostaria de me iniciar mas não dá para tudo, quer por falta de tempo quer de dinheiro.

                                                              Um dos primeiros objectivos já o concretizei, que é trabalhar por conta própria, não ter horários nem obrigações já me transmite uma liberdade e qualidade de vida que antes não tinha.
                                                              O próximo passo passará por amealhar algum e investir esse fundo de forma racional e ponderada para que a tal "reforma antecipada" seja possível.
                                                              Neste momento estou muito verde no que aos passos a fazer diz respeito, mas vou começar a estudar a situação.
                                                              Aos 25 anos penso que é uma boa altura para ponderar isso. Neste momento tenho a sorte de conseguir juntar algum dinheiro ao fim do mês (40℅ do rendimento liquido) pelo que estou no bom caminho, falta saber onde o investir.

                                                              Cumps

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X