Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luxemburgo/suica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Deixem la isso, o meu irmao esta há uns 5 anos em frança e ele era um calhau daqueles grandes, cá em portugal nem o 7º ano fez e foi para lá, aprendeu frances e as vezes quando fala comigo, diz algumas coisas em frances (eu tive frances na escola e sei algumas coisas), ainda no outro dia disse algo do genero "il faut" qualquer coisa que, para quem nao sabe, quer dizer "é preciso" ou "é necessário", aquilo já lhe sai naturalmente. E quando diz cartao (tipo multibanco) diz carta, porque lá deve ser "carte", entre outras coisas.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Tem 61 anos (e daí, o que é que isso quer dizer?), provavelmente escreveu "Luxemburgo" durante 57 e só nos últimos 4 anos é que se desaprendeu a escrever o nome do país?? Faz lembrar a história do "François" que já não se lembrava como se dizia ancinho após algum tempo em França, mas quando ele lhe bateu em cheio na testa de repente ocorreu-lhe!!

      Além do mais, ele deu-me razão e logo a seguir volta a escrever da mesma forma - não entendo. Mas pronto, não vou fazer disto uma guerra. Só acho muito esquisito os nossos queridos emigrantes em 5% do seu tempo de vida total desaprenderem de repente a escrever e a falar na sua língua materna de sempre - onde viveram 95% do tempo. Mas isto sou eu, que sou fundamentalista.
      Por acaso no meu caso como estou rodeado de 4 línguas aqui as vezes à confusão mesmo dentro da cabeça, claro que penso sempre antes de falar e não gosto desse hábito que os François teimam em fazer.
      Falo Português com a minha namorada e alguns amigos aqui, falo Inglês com os colegas de trabalho, ando a apreender Norueguês, tenho alguns amigos que falam Espanhol que apesar de não falar correcto percebo uns 80%, isto tudo e principalmente porque não levei com estas línguas (expecto Português) desde pequeno faz um pouco de confusão e aposto que não sou o único a ter estes bloqueios.

      PS: Os nomes dos países que falaste, mais correctos do que metes-te é impossível
      Mas já agora sempre que falas de Portugal escreves (Republica Portuguesa)?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
        Deixem la isso, o meu irmao esta há uns 5 anos em frança e ele era um calhau daqueles grandes, cá em portugal nem o 7º ano fez e foi para lá, aprendeu frances e as vezes quando fala comigo, diz algumas coisas em frances (eu tive frances na escola e sei algumas coisas), ainda no outro dia disse algo do genero "il faut" qualquer coisa que, para quem nao sabe, quer dizer "é preciso" ou "é necessário", aquilo já lhe sai naturalmente. E quando diz cartao (tipo multibanco) diz carta, porque lá deve ser "carte", entre outras coisas.
        Conheco pessoas que estao há 5 anos em Dublin e nunca lhes acontece isso.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
          Por acaso no meu caso como estou rodeado de 4 línguas aqui as vezes à confusão mesmo dentro da cabeça, claro que penso sempre antes de falar e não gosto desse hábito que os François teimam em fazer.
          Falo Português com a minha namorada e alguns amigos aqui, falo Inglês com os colegas de trabalho, ando a apreender Norueguês, tenho alguns amigos que falam Espanhol que apesar de não falar correcto percebo uns 80%, isto tudo e principalmente porque não levei com estas línguas (expecto Português) desde pequeno faz um pouco de confusão e aposto que não sou o único a ter estes bloqueios.

          PS: Os nomes dos países que falaste, mais correctos do que metes-te é impossível
          Mas já agora sempre que falas de Portugal escreves (Republica Portuguesa)?

          Era só para realçar a ironia! Fui à Wikipedia ver.

          Comentário


            #65
            Deveríamos estar a falar do tópico em questão e não de pequenos erros ortográficos, é por isso que Portugal com a mentalidade de certas pessoas não avança.
            Eu trabalho aqui a 10 anos e 98 por cento dos meus clientes são luxembourgueses, sabem o que quer dizer isso??
            Pois eu digo: pouco a pouco falo cada vez mais francês, e pouco luxembourgues porque sou obrigado, sera que entendem isso??
            Raramente tenho oportunidade de falar português, e dai começo cada vez mais a misturar as línguas.
            Tenho por hábito misturar o francês com o pouco de luxembourgues que sei, gosto do português, mas começo a misturar mais cada ano que passa.

            Comentário


              #66
              Deixem de discutir erros e vamos ao que realmente importa!

              Este tópico vem mesmo a calhar, pois integrado no meu Mestrado tive uma oferta para fazer estágio durante seis meses na Cidade do Luxembourg. Devo ser dos poucos portugueses que não tem qualquer família, amigos ou conhecidos no Lux Por isso, já fiz alguma pesquisa que me deu algumas luzes sobre o pa´sNão falo qualquer francês ou alemão, por isso deverei comunicar-me mais em inglês fora do trabalho também. Em relação ao alojamento é a principal preocupação, face aos valores astronómicos de um quarto estou a ponderar viver na Alemanha ou França e vir de transportes para a Cidade.

              Face ao conhecimento e experiência de alguns membros, gostaria de saber o que pensam. Obrigado.

              Comentário


                #67
                Podes alugar um quarto por cima de um café, fica por 500 euros por mês no Luxemburgo, ou então na Alemanha na cidade de Trier que é junto a fronteira, uma cidade linda com um comércio enorme, custa te uns 250 euros e vens e vais de comboio todos os dias ver preço CFL, podes também ficar na cidade de metz ou thionville na França pagaras uns 300 euros ou menos, e como ultima sugestão tens a cidade de arlon e Bastone na Bélgica que também tem comboio direto para a cidade do luxembourgo, aliás todos eles tem.
                Podes comprar o passe que te ficará por menos de 100 euros para poderes ir de comboio sempre que quiseres durante um mês.
                Qual a área em que estudas??

                Comentário


                  #68
                  Obrigado MRF, não sabia que havia essa categoria de quartos. Vou ponderar viver em Trier e já adquiri os horários pela net, e o autocarro pára mesmo perto do trabalho. Permite-me o melhor dos dois mundos: ordenado luxemburguês, custo de vida alemão.

                  Alguma sugestão relevante estejam à vontade.

                  Estudo Mestrado na área da Engenharia na Dinamarca, mas tenho background de Gestão

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                    Deveríamos estar a falar do tópico em questão e não de pequenos erros ortográficos, é por isso que Portugal com a mentalidade de certas pessoas não avança.
                    Eu trabalho aqui a 10 anos e 98 por cento dos meus clientes são luxembourgueses, sabem o que quer dizer isso??
                    Pois eu digo: pouco a pouco falo cada vez mais francês, e pouco luxembourgues porque sou obrigado, sera que entendem isso??
                    Raramente tenho oportunidade de falar português, e dai começo cada vez mais a misturar as línguas.
                    Tenho por hábito misturar o francês com o pouco de luxembourgues que sei, gosto do português, mas começo a misturar mais cada ano que passa.
                    Eu e os meus amigos portugueses aqui só falamos ingles no trabalho. Tenho oportunidade de falar portugues quase todos os dias quando telefono para casa ou quando saio com pessoal amigo. É como te digo, nunca tive problemas em misturar ingles com portugues.

                    Comentário


                      #70
                      Sim e tens o comboio também direto todos os dias a todas as horas, Trier é uma cidade muito bonita e com muito comércio, vou lá sempre as compras, fica a 40 km da minha casa.
                      viver em Trier é muito mais barato que no Luxembourg, e tem muito mais vida e turismo, o natal é formidável em Trier, penso que será a melhor opção, claro as pessoas alemãs são mais frias, e disciplinadas, mas corretas também, caso queiras mais vilas ou aldeia junto a fronteira do Luxembourg do lado alemão e com autocarro direto diz me que posso te dar mais endereços, abraços.
                      Com os teus estudos, sem trabalhares aqui podes ganhar muitíssimos bem a vida, talvez cinco vezes mais que ganharias em Portugal.

                      Comentário


                        #71
                        Obrigado, irei ponderar bastante Trier pois tem as características que procuro.

                        Eu adoro a Dinamarca que também tem bastante atrativos e não só económicos. Só irei mesmo para o Luxemburgo temporariamente para valorização profissional/académica e por ser a melhor proposta de estágio que recebi em termos de empresa/desafio/condições.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                          Deveríamos estar a falar do tópico em questão e não de pequenos erros ortográficos, é por isso que Portugal com a mentalidade de certas pessoas não avança.
                          Eu trabalho aqui a 10 anos e 98 por cento dos meus clientes são luxembourgueses, sabem o que quer dizer isso??
                          Pois eu digo: pouco a pouco falo cada vez mais francês, e pouco luxembourgues porque sou obrigado, sera que entendem isso??
                          Raramente tenho oportunidade de falar português, e dai começo cada vez mais a misturar as línguas.
                          Tenho por hábito misturar o francês com o pouco de luxembourgues que sei, gosto do português, mas começo a misturar mais cada ano que passa.
                          Podia até aceitar esse argumento, mas quando vejo o resto do texto todo escrito em Português correcto e só o "luxembourgues" é que aparece sempre assim, só posso concluir que é mesmo "mania", desculpem lá! E dizer: "ai, falo com pessoas de outras línguas e agora já só consigo escrever "luxembourgues"" não é dizer muito bem de si próprio.

                          (Já sei que me vão cair todos em cima mas, olhem , é o que eu penso )
                          Editado pela última vez por LinoMarques; 03 August 2014, 12:00.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Podia até aceitar esse argumento, mas quando vejo o resto do texto todo escrito em Português correcto e só o "luxembourgues" é que aparece sempre assim, só posso concluir que é mesmo "mania", desculpem lá! E dizer: "ai, falo com pessoas de outras línguas e agora já só consigo escrever "luxembourgues"" não é dizer muito bem de si próprio.

                            (Já sei que me vão cair todos em cima mas, olhem , é o que eu penso )

                            Olha eu ontem estava aqui a defender o pessoal e depois tive que levar com uns "avecs" a armar um "escarcel " na caixa do continente. Pareceu-me castigo... lembrei-me logo do tópico.

                            Já faz parte do verão!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por jguerreiro Ver Post
                              Obrigado MRF, não sabia que havia essa categoria de quartos. Vou ponderar viver em Trier e já adquiri os horários pela net, e o autocarro pára mesmo perto do trabalho. Permite-me o melhor dos dois mundos: ordenado luxemburguês, custo de vida alemão.

                              Alguma sugestão relevante estejam à vontade.

                              Estudo Mestrado na área da Engenharia na Dinamarca, mas tenho background de Gestão

                              Se não for indiscrição, posso saber qual a área da tua engenharia?

                              (Podes responder por PM se achares melhor...)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Olha eu ontem estava aqui a defender o pessoal e depois tive que levar com uns "avecs" a armar um "escarcel " na caixa do continente. Pareceu-me castigo... lembrei-me logo do tópico.

                                Já faz parte do verão!

                                Não te esqueças que esses a quem tu chamas avecs, tem melhor qualidade de vida que tu é muitos milhões de portugueses em Portugal, e que muitos deles só encontraram no estrangeiro a oportunidade que não encontraram em Portugal, assim como eu sou um deles, infelizmente tive de sair dessa pobreza, sabes cada dia que vejo o telejornal dai, só vejo miséria e pobreza, em Portugal.
                                De Portugal desde o ano de 2003 já saíram mais de 1 milhão de portugueses, penso que o número reflete bem o que eu digo, é normal com o passar dos anos pouco a pouco se misture certas palavras de outra língua, só aqui temos 3 línguas oficias e mais o português dá para imaginar um pouco a situação.
                                Nesse pais como trabalhador ganhava uns míseros 800 euros, aqui como empresário ganho 28 000 euros ao mês, por isso não me importo de ser avec e ter a qualidade de vida e dignidade que tenho, do que viver ao sol e praia e contar os trocos todos os dia até para beber café.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                  ganhava uns míseros 800 euros, aqui como empresário ganho 28 000 euros ao mês

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                    É o espírito com que muito pessoal vem de fora, após algum tempo: aqui o tio rico vai visitar os pobres miseráveis lá à terrinha...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      É o espírito com que muito pessoal vem de fora, após algum tempo: aqui o tio rico vai visitar os pobres miseráveis lá à terrinha...
                                      A maioria dos avecs que conheço têm pior qualidade de vida do que eu. Mesmo financeiramente contam-se pelos dedos os que vivem melhor.

                                      A vida de emigrante não é tão cor de rosa como fazem crer, mesmo financeiramente. Alguns nem conseguem poupar para vir de férias.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                        Não te esqueças que esses a quem tu chamas avecs, tem melhor qualidade de vida que tu é muitos milhões de portugueses em Portugal, e que muitos deles só encontraram no estrangeiro a oportunidade que não encontraram em Portugal, assim como eu sou um deles, infelizmente tive de sair dessa pobreza, sabes cada dia que vejo o telejornal dai, só vejo miséria e pobreza, em Portugal.
                                        De Portugal desde o ano de 2003 já saíram mais de 1 milhão de portugueses, penso que o número reflete bem o que eu digo, é normal com o passar dos anos pouco a pouco se misture certas palavras de outra língua, só aqui temos 3 línguas oficias e mais o português dá para imaginar um pouco a situação.
                                        Nesse pais como trabalhador ganhava uns míseros 800 euros, aqui como empresário ganho 28 000 euros ao mês, por isso não me importo de ser avec e ter a qualidade de vida e dignidade que tenho, do que viver ao sol e praia e contar os trocos todos os dia até para beber café.

                                        Ora, 800€ dá cerca de dois ordenados minimos, um pouco menos.

                                        Depreendo pelo discurso que todos os teus funcionarios ganham mais de dois ordenados minimos aí no Lux, estou certo?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por point Ver Post
                                          Ora, 800€ dá cerca de dois ordenados minimos, um pouco menos.

                                          Depreendo pelo discurso que todos os teus funcionarios ganham mais de dois ordenados minimos aí no Lux, estou certo?
                                          Dois salários mínimos é a média em portugal. Ele deve pagar uns quatro salários mínimos pelo menos, para o pessoal viver melhor e vir de férias.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Estive há cerca de 3 anos 15 dias em Trier por motivos profissionais e tb fiquei a conhecer a cidade do Luxemburgo.

                                            Esta é uma cidade mto bonita, que parece mto virada para os serviços financeiros. De todo o modo tb funciona lá o TJCE - Tribunal da Comunidade Europeia - que só tradutores ocupam 2 edificios adjacentes. Não surpreende o custo de vida muito elevado.

                                            Fiz a viagem entre os dois locais de comboio. Paisagem bonita. Duração talvez mais de 30 minutos. Não me lembro bem.

                                            Trier é uma boa cidade. Creio que o rally da Alemanha está lá centrado. Povo Alemão, pela minha experiência, simpático e acolhedor. Há vários restaurantes e bares.

                                            Pode tornar-se uma experiência muito interessante.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                              Não te esqueças que esses a quem tu chamas avecs, tem melhor qualidade de vida que tu é muitos milhões de portugueses em Portugal, e que muitos deles só encontraram no estrangeiro a oportunidade que não encontraram em Portugal, assim como eu sou um deles, infelizmente tive de sair dessa pobreza, sabes cada dia que vejo o telejornal dai, só vejo miséria e pobreza, em Portugal.
                                              De Portugal desde o ano de 2003 já saíram mais de 1 milhão de portugueses, penso que o número reflete bem o que eu digo, é normal com o passar dos anos pouco a pouco se misture certas palavras de outra língua, só aqui temos 3 línguas oficias e mais o português dá para imaginar um pouco a situação.
                                              Nesse pais como trabalhador ganhava uns míseros 800 euros, aqui como empresário ganho 28 000 euros ao mês, por isso não me importo de ser avec e ter a qualidade de vida e dignidade que tenho, do que viver ao sol e praia e contar os trocos todos os dia até para beber café.
                                              Generalizar nunca deu bom resultado.

                                              Isso da qualidade de vida é muito subjectivo e tem muito que se lhe diga, eu por exemplo se tivesse que ir viver para o Luxemburgo iria ser difícil de dizer que tinha qualidade de vida, isto por uma razão muito simples, adoro o mar e o sol, logo por mais dinheiro que ganhasse por ai, nunca ia ter uma boa qualidade de vida.

                                              Depois existem muitos portugueses que tiveram que emigrar e que, por uma razão ou outra, infelizmente, nunca conseguiram um trabalho digno, com um salário adequado ao pais em que estão para que possam sequer equacionar falar em qualidade de vida.

                                              Claro que existem muitos casos bem sucedidos, e ainda bem, mas nao vamos alinhar pela bitola de dizer que quem esta em Portugal tem menos qualidade de vida do que quem esta no estrangeiro.

                                              Quanto ao misturar palavras, eu acho que é possível sair uma ou outra palavra em francês de vez em quando, mas nao vamos cair em exageros, depois de 1 hora a falar so português e sem necessidade de voltar ao francês, consegue-se falar português sem algum problema, basta haver vontade ( atenção que falo de emigrantes que estejam ha meia dúzia de anos no estrangeiro e nao filhos de emigrantes). Depois existem os casos de portugueses que aqui em familia so falam português e em Portugal tentam so falar francês

                                              ps: Aos "Linos" deste forum peço desculpa pelos erros cometidos, mas com teclado azerty fica difícil escrever português correcto, para alem de ja demorar o dobro do tempo a corrigir alguns dos erros que o corrector ortografico detecta e permite corrigir.
                                              Editado pela última vez por BmwE90; 03 August 2014, 18:18.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Azerty, a maior maldição de países francófonos!



                                                Quando sairem de portugal, não se equeçam de levar teclados portugueses, ainda são os melhores que existem para se adaptarem a uma grande variedade de línguas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                  Ora, 800€ dá cerca de dois ordenados minimos, um pouco menos.

                                                  Depreendo pelo discurso que todos os teus funcionarios ganham mais de dois ordenados minimos aí no Lux, estou certo?

                                                  Os meus funcionários ganham de acordo com a tabela salarial, mais 500 euros ao mês, porque tem bom desempenho e lutam pelo negocio, no natal costumo dar um prêmio monetário de acordo com os lucros que consiga ter anualmente.
                                                  A vida aqui também é difícil pois trabalhando com luxembourgueses, tem mentalidade alemã, devo ser sempre exemplar e verdadeiro para não ter dissabores.
                                                  Não sou da aldeia, por acaso venho de portalegre uma bonita cidade, mas está a apodrecer e empobrecer mais cada vês que a visito é pena, o centro da cidade está todo em ruínas.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                    Os meus funcionários ganham de acordo com a tabela salarial, mais 500 euros ao mês, porque tem bom desempenho e lutam pelo negocio, no natal costumo dar um prêmio monetário de acordo com os lucros que consiga ter anualmente.
                                                    A vida aqui também é difícil pois trabalhando com luxembourgueses, tem mentalidade alemã, devo ser sempre exemplar e verdadeiro para não ter dissabores.
                                                    Não sou da aldeia, por acaso venho de portalegre uma bonita cidade, mas está a apodrecer e empobrecer mais cada vês que a visito é pena, o centro da cidade está todo em ruínas.
                                                    E essa tabela salarial cumpre o que eu disse acima ou nem por isso?

                                                    Anyway, se é uma empresa com tabela salarial, perdi o interesse.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                      Não te esqueças que esses a quem tu chamas avecs, tem melhor qualidade de vida que tu é muitos milhões de portugueses em Portugal, e que muitos deles só encontraram no estrangeiro a oportunidade que não encontraram em Portugal, assim como eu sou um deles, infelizmente tive de sair dessa pobreza, sabes cada dia que vejo o telejornal dai, só vejo miséria e pobreza, em Portugal...
                                                      Companheiro de fórum, longe de mim de chamar "Avec" com maldade. Foi por brincadeira.

                                                      Tenho família em França, eu próprio já estive uma temporada larga em Paris. Tenho a maior admiração por quem sai e com sorte sairei também em breve!

                                                      E devíamos ser mais unidos, sem dúvida.


                                                      PS: Disseste que eras de Portalegre, estive hoje em Castelo de Vide, Portagem e Marvão, terras que visito sempre que posso e que gosto muito

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                        Azerty, a maior maldição de países francófonos!



                                                        Quando sairem de portugal, não se equeçam de levar teclados portugueses, ainda são os melhores que existem para se adaptarem a uma grande variedade de línguas.
                                                        Eu passado uma semana estava para comprar um teclado PT-PT porque já não me aguentava com o britanico lol, então como programador... por sorte lá me arranjaram um na empresa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ironsmith Ver Post
                                                          Eu passado uma semana estava para comprar um teclado PT-PT porque já não me aguentava com o britanico lol, então como programador... por sorte lá me arranjaram um na empresa.
                                                          O teclado ingles é melhor para programar que o portugues.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                            E essa tabela salarial cumpre o que eu disse acima ou nem por isso?

                                                            Anyway, se é uma empresa com tabela salarial, perdi o interesse.

                                                            Tenho o valor que devo pagar por convenção colectiva deste sector e pago o respectivo, mas em relação a pagamentos suplementares, pago prêmios de produção e prontidão pelo trabalho que peço diariamente.
                                                            Os suplementos que pago, variam conforme estes parâmetros e prefiro dar parte de lucros ao final do ano que dar esse dinheiro para o estado.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por ECMNPT Ver Post
                                                              Ola, sim e verdade o que acabas de dizer...os chamados chiqos espertos...mas atencao que a uma parte para ca o governo tomou medidas para evitar essa situacoes e acabar com os parasitas...eu quando cheguei aqui o meu futuro patrao Luxembourgues me disse o seguinte....meu amigo o sr quer trabalho ou emprego?...se for trabalho esta contratado,para emprego o melhor e voltar para Portugal..(eu tinha na altura 2010 a idade de 57 anos) em Portugal estava morto,aqui desde que a pessoa tenha capacidade de trabalhar,eles nao olham para a idade.
                                                              O inglês só e obrigatório no ensino clássico , e o sistema de ensino luxemburguês não e dos melhores , prova disso e que fazem modificações todos os anos ,o ensino não e igual para todos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X