Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preços de viagens de autocarros Europa e catástrofe

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Já fiz uma vez Viseu-Liége de autocarro quando fui estudante de Erasmus, e jurei para nunca mais.
    Mas eu tenho o problema de não conseguir dormir com barulho, daí não ter voltado a repetir, mas há pessoal que vai na boa e dorme como se estivesse em casa.

    O autocarro ia cheio de emigrantes para a Bélgica e Alemanha, mas também alguns turistas estrangeiros de "pé-descalço".

    Experimentei o autocarro porque me levava quase da porta de casa até ao destino directamente, e era mais barato.
    Quando ia de avião tinha que ir de autocarro até ao Porto, depois taxi ou metro. Ou então ia de carro e tinha que deixar o carro a pagar parque ou num sitio qualquer sem segurança. Indo de autocarro deixava o carro em casa na garagem.
    Ou seja, era entre estas hipóteses:

    24 horas de autocarro (sem ter que andar com as tralhas às costas em todas as ligações)
    1:30 de autocarro + 30 min metro + 2 horas de espera + 3 horas (se for directo, senão no minimo 6 horas) + 1:30 comboio

    Ah, e isto foi no tempo em que não havia low-cost. Mas andar a comprar bilhetes low-cost na net ainda há muita gente que não o faz.

    O que é certo é que mesmo com as low-cost continua muita gente a viajar de autocarro ou em carrinhas (um meio de transporte que só recentemente soube que existia, era um mundo desconhecido para mim ).

    O ideal era que tivessemos um comboio em condições que nos ligasse à Europa. Mas os nossos governantes só sabem o que se passa em Lisboa, e só pensam (pensavam) no TVG Lisboa-Madrid.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
      Não percebo a campanha contra a aviação mas mesmo que incluas esses dados, a mortalidade por acidente aéreo será sempre um tímido ensaio comparada com a mortalidade rodoviária.

      não é campanha nenhuma, eu sou fã da aviação, adoro qualquer tipo de aviões, incusive os históricos. Mas não é por isso que concordo com as comparações de segurança entre avião e outros meios de transporte. Um avião de vai do ponto A até o ponto B sem nenhuma variável imprevisível, a não ser as condições meteorológicas e alguma possível avaria. O tráfego é controlado por profissionais especializados, as condições são teoricamente perfeitas, as pessoas que os operam são técnicos altamente qualificados! Tens alguma coisa parecida com isso nos meios de transporte terrestres? (comboio excluído)? Andar de carro nunca é igual de um dia para o outro, e os condutores vão do mais qualificado até ao mais azelha que confunde os pedais e acelera em vez de travar. Daí eu não achar minimamente justo que se diga categoricamente que um avião é mais seguro que um carro, baseado em estatísticas, pois isso é simplesmente impossível de afirmar.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

        O ideal era que tivessemos um comboio em condições que nos ligasse à Europa.
        Precisamente.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
          Com certeza.

          Só é pena acidentes de avião e de autocarro não acontecerem com a mesma frequência. Sei bem onde se corre maior risco.

          Pudesse um autocarro circular com o mesmo à vontade e num ambiente restrito como o da aviação (sobretudo em normas de segurança) e verias como era extremamente seguro andar de autocarro. mas deixaria de ser barato.

          Ainda assim, por mais que tentem provar o contrário, viajar de autocarro é das formas mais seguras de se fazer de forma terrestre e ainda mais se pensarmos em termos rodoviários.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            O ideal era que tivessemos um comboio em condições que nos ligasse à Europa. Mas os nossos governantes só sabem o que se passa em Lisboa, e só pensam (pensavam) no TVG Lisboa-Madrid.
            Pouco mais terias que ligações internacionais apartir das duas principais cidades para Espanha (vá, uma apartir de Faro também não seria mau...) e daí para o resto da Europa. Poderias depois ter mais uma ou outra paragem em ambas mas não te iludas que nunca se irá ter TGV em "todas as capelinhas", se assim fôr, a palavra e o conceito TGV perdem todo e qualquer sentido.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              24 horas de autocarro (sem ter que andar com as tralhas às costas em todas as ligações)
              1:30 de autocarro + 30 min metro + 2 horas de espera + 3 horas (se for directo, senão no minimo 6 horas) + 1:30 comboio

              Ah, e isto foi no tempo em que não havia low-cost. Mas andar a comprar bilhetes low-cost na net ainda há muita gente que não o faz.

              O que é certo é que mesmo com as low-cost continua muita gente a viajar de autocarro ou em carrinhas (um meio de transporte que só recentemente soube que existia, era um mundo desconhecido para mim ).
              É uma questão de hábito nalguns casos e más experiências noutros.

              Eu tenho na familha pessoas que usam esse meio para França ( umas reformados outras quase) e todas já viajaram de avião.
              Por azar, essas pessoas viagem normalmente nos picos da confusão e todas já tiveram problemas com malas na portela sem qq exepção. Umas malas apareceram alguns dias depois outras não. Com a agravante do Aeroporto estar a 200km da "base"...

              Por regra, isso só acontece 1 vez. Apartir daí a pessoa cria anticorpos e evita andar de avião.
              Há tb o stress do Aeroporto, dos cancelamentos de voos, das greves, o check-in, encontrar a porta, andar, andar, andar. Não ter a certeza que é a porta certa, a falta de ar no avião, as dores de cabeça etc etc...

              A opçao das carrinha já existe há muito tempo e tem grandes vantagens apesar de um pouco mais onerosa:

              1) porta-a-porta
              2) cria-se um relação de amizade com o "dono" da carrinha que depois até pode trazer e levar cargas ( queijos, vinhos, chouriças ) à borla.
              3) dão o jeito para tranportar móveis ou electrodomésticos.


              Eu fiz 2 ou 3x a viagem no tempo em que não havia low cost mas hoje seria impensável.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Pouco mais terias que ligações internacionais apartir das duas principais cidades para Espanha (vá, uma apartir de Faro também não seria mau...) e daí para o resto da Europa. Poderias depois ter mais uma ou outra paragem em ambas mas não te iludas que nunca se irá ter TGV em "todas as capelinhas", se assim fôr, a palavra e o conceito TGV perdem todo e qualquer sentido.
                Sim, não estava a contar com mais do que isso. O comboio sairia de Lisboa, podia parar em Coimbra e na Guarda. Em Coimbra podia apanhar pessoas vindas do norte litoral. Na Guarda apanhava pessoas da beira baixa, beira alta e trás-os-montes.
                Por mim devia haver uma linha de alta velocidade Lisboa-Porto, e outra Coimbra ou Aveiro - ligar algures à rede de alta velocidade Espanhola.
                Ou seja, a linha de alta velocidade Lisboa-Porto, serviria não só para as viagens internas como para a ligação internacional, porque dessa sairia a ligação a Espanha, saindo de Coimbra ou Aveiro. Isto acho que era razoável e já devia existir. Agora fazer uma linha de alta velocidade a atravessar o "deserto".

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  A opçao das carrinha já existe há muito tempo e tem grandes vantagens apesar de um pouco mais onerosa:

                  1) porta-a-porta
                  2) cria-se um relação de amizade com o "dono" da carrinha que depois até pode trazer e levar cargas ( queijos, vinhos, chouriças ) à borla.
                  3) dão o jeito para tranportar móveis ou electrodomésticos.
                  Ou o Porsche Cayenne da Suíça, como vi este Verão...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Agora fazer uma linha de alta velocidade a atravessar o "deserto".
                    No caso de Lisboa, é tão somente a opção mais sensata !

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      No caso de Lisboa, é tão somente a opção mais sensata !
                      Ligar a Madrid? Quantas pessoas viajam regularmente Lisboa-Madrid vs Lisboa-Porto? Ou Lisboa-Madrid vs Norte do país-centro da Europa?
                      Não tenho dúvidas que Lisboa-Madrid deve ser muito menos do que as outras duas. Agora para quem está em Lisboa e ignora o resto do país pode-lhe parecer o contrário...

                      Para mim seria muito mais prioritário uma linha de alta velocidade Lisboa-Porto, a seguir a linha (Coimbra ou Aveiro)-Espanha, e muito lá para trás Lisboa-Madrid.

                      Comentário


                        se houvesse guito a linha que faria mais sentido era a seguinte:

                        Vigo - Porto - Lisboa - Madrid

                        Comentário


                          Falei da minha experiência de Autocarro (24 horas) quando estava em Erasmus, mas estava-me a esquecer da minha experiência quando tinha 4/5 anos nos anos 70, que eram 3 dias de autocarro. Sim, 3 dias, conseguem imaginar o que são 3 dias de viagem com a famelga toda no autocarro completamente atolhado de carga quase até ao teto. Nesse tempo os meus pais eram emigrantes e tanto viajaram de avião como comboio como autocarro. Acho que chegaram a vir de autocarro por causa de trazer mais tralhas. E lembro-me apenas de uma imagem dessa viagem, a de um outro autocarro acidentado no fundo de uma ravina. Fiquei com essa imagem na minha mente até hoje, a pensar no que teria acontecido aquelas pessoas. Estava um aparato enorme no local. Se não fosse esse acidente provavelmente nem me lembrava que alguma vez tinha feito tal viagem em criança.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Ligar a Madrid? Quantas pessoas viajam regularmente Lisboa-Madrid vs Lisboa-Porto? Ou Lisboa-Madrid vs Norte do país-centro da Europa?
                            Não tenho dúvidas que Lisboa-Madrid deve ser muito menos do que as outras duas. Agora para quem está em Lisboa e ignora o resto do país pode-lhe parecer o contrário...

                            Para mim seria muito mais prioritário uma linha de alta velocidade Lisboa-Porto, a seguir a linha (Coimbra ou Aveiro)-Espanha, e muito lá para trás Lisboa-Madrid.
                            Não tem muito interesse económico... Madrid não é um cidade muito "mercadora" como Barcelona por ex. Sei que existem muitos mais voos de LX -> Barça do que Madrid.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                              se houvesse guito a linha que faria mais sentido era a seguinte:

                              Vigo - Porto - Lisboa - Madrid
                              A ligação Vigo-Porto foi reactivada há pouco tempo depois de muita pressão das "gentes do norte" e é altamente deficitária. Imagino uma ligação de alta-velocidade. E Liboa-Madrid seria o mesmo. Tem que se ver para onde as pessoas viajam. E as pessoas viajam mais entre Lisboa e Porto, e entre (norte e centro de Portugal)-(centro da europa).
                              Editado pela última vez por XlPower; 21 October 2014, 14:06.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Não tem muito interesse económico... Madrid não é um cidade muito "mercadora" como Barcelona por ex. Sei que existem muitos mais voos de LX -> Barça do que Madrid.
                                Pois, mas os gajos que nos governaram nunca devem ter tido acesso a esses dados. Faz-lhes um favor e envia isso para o ministro das obras públicas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Não tem muito interesse económico... Madrid não é um cidade muito "mercadora" como Barcelona por ex. Sei que existem muitos mais voos de LX -> Barça do que Madrid.
                                  Madrid é capital. Ponto. Unir as capitais em comboio de alta velocidade é altamente aliciante, ainda mais numa rede Europeia. Depois, não esquecer que Madrid já se liga em alta velocidade a Barcelona. É tentar obter o máximo com o menor dos investimentos e integrar bem todas as linhas numa rede eficiente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Pois, mas os gajos que nos governaram nunca devem ter tido acesso a esses dados. Faz-lhes um favor e envia isso para o ministro das obras públicas.
                                    Eu até enviava mas onde é que fica esse ministério?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Madrid é capital. Ponto. Unir as capitais em comboio de alta velocidade é altamente aliciante, ainda mais numa rede Europeia. Depois, não esquecer que Madrid já se liga em alta velocidade a Barcelona. É tentar obter o máximo com o menor dos investimentos e integrar bem todas as linhas numa rede eficiente.
                                      Claro, o que interessa é a capital, o resto que se lixe, por isso é que se desertificou grande parte do país...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Eu até enviava mas onde é que fica esse ministério?
                                        Epá, que esquisito, eu tenho culpa que passem a vida a criar, renomear e fundir ministérios e outros organismos do estado? Um gajo perde o fio à meada.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Claro, o que interessa é a capital, o resto que se lixe, por isso é que se desertificou grande parte do país...
                                          Se quiseres, podes ter um TGV a fazer o regional e a parar em tudo o que é estação e apeadeiro e mesmo assim haverá sempre quem vá ficar de fora. A questão é que apartir do momento que se o faça, deixa de fazer sentido o conceito de "alta velocidade". Seja o material circulante ou a via, com elevados custos de aquisição e manutenção.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Se quiseres, podes ter um TGV a fazer o regional e a parar em tudo o que é estação e apeadeiro e mesmo assim haverá sempre quem vá ficar de fora. A questão é que apartir do momento que se o faça, deixa de fazer sentido o conceito de "alta velocidade". Seja o material circulante ou a via, com elevados custos de aquisição e manutenção.
                                            Mas quem é que disse isso? Se eu defendi que só devia parar em 2 sitios.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Ligar a Madrid? Quantas pessoas viajam regularmente Lisboa-Madrid vs Lisboa-Porto? Ou Lisboa-Madrid vs Norte do país-centro da Europa?
                                              Não tenho dúvidas que Lisboa-Madrid deve ser muito menos do que as outras duas. Agora para quem está em Lisboa e ignora o resto do país pode-lhe parecer o contrário...

                                              Para mim seria muito mais prioritário uma linha de alta velocidade Lisboa-Porto, a seguir a linha (Coimbra ou Aveiro)-Espanha, e muito lá para trás Lisboa-Madrid.
                                              O tempo Lisboa - Porto de 2h35 minutos esta aceitavel.

                                              O problema e que temos poucos alfas e a linha de comboio nao vai de aeroporto a aeroporto ( que pode ser complementado com autocarros com via dedicada).,

                                              Se compararmos com a Suica onde ha comboio do Aeroporto de Zurique ate Aeroporto de Genebra.

                                              Mas ha varias diferencas:

                                              1 - Ultimo alfa Lisboa Porto e as 20. Ou seja 2h40 entre Oriente e Campanha so ate as 20.
                                              Aqui na Suica ate as 22 e ao fim de semana sao 24 horas: Eu vou sexta a Bern(Equivalente a Porto - Coimbra) janta disco e volto as 3 da manha. Nenhum problema.

                                              2 - Ha um passe mensal/anual para todos os transportes (autocarro, metro alfa ics etc). Em Prtugal o alfa e pago viagem a viagem.

                                              Isto faz 1 diferenca enorme na mobilidade.

                                              Esqueci-me do Ponto mais importante:
                                              Porto Lisboa em 2h40 faz-se 1 vez por hora.

                                              Na Suica Zurique Genebra sao 2x/hora diretos 2 e nao directos. Basicaente temos um comboio de 15 em 15 minutos.

                                              Portanto horario alargado, frequencia e passe mensal seria estrategia..
                                              Editado pela última vez por Superfast; 21 October 2014, 15:44.

                                              Comentário


                                                Autocarros em mau estado, horários esticados. Crise trava denúncias dos condutores

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Correcto, como podes ver eu estava falar de aviação vs bus mas agora o tópico inclui a ferrovia. Como podes ver nos ultimos posts ha 1 esforço enorme nos proximos 16 anos para a ferrovia alta velocidade.

                                                  E em 2016 abre o maior tunel ferroviario do mundo aqui na Suiça. Ou seja ligar a Alemanha a Itália ou França a Itália dá 1 passo enorme com o Gotthard Tunnel e em 2019 com o Tunel na zona italiana da Suiça.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X