Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como enriquecer um curriculum?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
    [...]se não estiver a contratar eu paço os pontos principais do currículo para uma folha EXCEL [...]

    tenta não ter erros ortográficos, que fica sempre mau
    Boa sugestão!

    Comentário


      #32
      Oops, cometi um erro. Ainda bem que não estou a escrever o meu currículo.

      Comentário


        #33
        Tirando a parte académica, em que naturalmente conta a média e o número de anos que demoras a tirar o curso - já agora, se vais terminar o curso com 29 anos é bom que tenhas uma explicação convincente para dar nas entrevistas - da minha experiência em processos de recrutamento, os seguintes pontos são valorizados:

        - voluntariado: participar no banco alimentar contra a fome, bombeiros, distribuir refeições aos sem abrigo,..
        - associativismo: pertencer ou ter pertencido a uma associação de estudantes, à associação académica da universidade, ao núcleo de estudantes do curso, mas também à associação cultural e recreativa, à banda filámonica, à direcção do clube de futebol da terra, ...
        - desporto: praticar ou ter praticado desportos, de preferência colectivos - futebol, rugby, andebol, ...
        - ter trabalhado nas férias, por exemplo ter tido um emprego nas férias de verão.
        - ter viajado

        Comentário


          #34
          Acima de tudo valoriza-se também a postura da pessoa. É impossível realmente fazer uma predição em relação ao desempenho de alguém com base numa entrevista de 15-30 minutos, mas normalmente esta é feita para verificar a veracidade do currículo, mas também para se ver se é uma pessoa que pode trazer algo à empresa. Quando digo trazer algo não me refiro a tentar contratar alguém que vai ser uma chefia, mesmo o empregado mais raso, se demonstrar empenho, está a oferecer algo à organização.

          Também vou tentar perceber como é a sua interação com os seus colegas, ou seja, é uma pessoa cessível que sempre trabalhou em grupo e o sabe fazer? Ou é uma pessoa que gosta e quer fazer tudo sozinha? Depois tem outros fatores que dependem da posição que se procura preencher.

          Realmente acabar o curso com 29 anos é um mau sinal. Tens muita experiência a trabalhar entre os 18-26?

          Comentário


            #35
            Pontos valorizados nas minhas entrevistas (IT): saber trabalhar na funcao a que me candidato (75%), saber manter uma conversa (15%), o resto é tudo um pouco acessório. Fonte: umas 20 entrevistas nos últimos 10 anos.

            Acredito que para outras funcoes existam outros requisitos. Mas quando se trabalha em funcoes muito técnicas/especializadas, na minha opiniao, o que interessa sao exactamente esses conhecimentos.

            Para primeiro emprego, basta ter um curso numa universidade pública reconhecida, num curso com alguma saída, que os empregos aparecem.

            Comentário


              #36
              Sim, para tarefas mais especializadas o recrutador deve até ver se traz alguém da área para poder verificar o nível de conhecimento do candidato. Por exemplo, se está a recrutar um médico é bem melhor que me faça acompanhar de um médico para ao menos saber o que perguntar para ver se o candidato sabe o que tem de fazer (nunca recrutei um médico, mas era o que faria).

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                Acima de tudo valoriza-se também a postura da pessoa. É impossível realmente fazer uma predição em relação ao desempenho de alguém com base numa entrevista de 15-30 minutos, mas normalmente esta é feita para verificar a veracidade do currículo, mas também para se ver se é uma pessoa que pode trazer algo à empresa. Quando digo trazer algo não me refiro a tentar contratar alguém que vai ser uma chefia, mesmo o empregado mais raso, se demonstrar empenho, está a oferecer algo à organização.

                Também vou tentar perceber como é a sua interação com os seus colegas, ou seja, é uma pessoa cessível que sempre trabalhou em grupo e o sabe fazer? Ou é uma pessoa que gosta e quer fazer tudo sozinha? Depois tem outros fatores que dependem da posição que se procura preencher.

                Realmente acabar o curso com 29 anos é um mau sinal. Tens muita experiência a trabalhar entre os 18-26?
                Porquê?

                Já contratei recém licenciados na casa dos 40, e correu bem.

                Colocando a pergunta de outra forma, o que é que um candidato recém licenciado tem de vantagem sobre um recém licenciado com mais idade?

                Comentário


                  #38
                  Não é mau no sentido de ser mau porque acabaste tarde, tem a ver com o que fizeste até então.

                  Ou seja, se chegar alguém ao pé de mim e disser "Bem, comecei a minha Licenciatura tarde, mas apenas o fiz porque não tinha dinheiro na altura e resolvi trabalhar" fico bem contente e parece-me uma boa contratação. Mas (e isto é opinião pessoal, não sei se é o que se verifica) normalmente indica que a pessoa esteve sem fazer nada durante esse tempo todo. Tenho currículos de pessoal que iniciou formação superior à 10 anos e...ainda continua em formação superior (no 3º ou 4º ano normalmente)! Indicam-me (essas pessoas) que andaram a dormir, têm falta de empenho e se pudessem, continuariam no bem-bom.

                  A única coisa de ser mau não é acabar a licenciatura tarde, mas sim o que (normalmente) acabar a licenciatura tarde indica. Tenho um "amigo" meu que está no 2º ano (de 5!) à cerca de 8 anos, nunca teve um trabalho na sua vida e está agora a fazer Erasmus. Se me dessem o currículo dele eu iria sempre pensar que ele não teve empenho nem vontade e ia, consequentemente, achar que ele seria uma má contratação.

                  Por mim até contratava um recém-licenciado de 65 anos que tinha começado o curso aos 60, tinha demonstrado empenho comó caraças!

                  Comentário


                    #39
                    Nesse sentido, sim claro. Naturalmente depende da ocupação antes e durante o curso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                      Bom dia.

                      Grande parte do meu dia é ver currículos que me são entregues. Em primeiro lugar há que se ter a noção que a empresa só olhará para o currículo QUANDO precisar de contratar. Ou seja, podes entregar o currículo agora, ou amanhã, mas só se estiver à procura de alguém é que irei verdadeiramente ver os currículos, se não estiver a contratar eu paço os pontos principais do currículo para uma folha EXCEL e basicamente arquivo-o (separo os meus por Nível de Ensino, Ano e Zona) até ser necessário alguém com um certo nível de educação e depois vou à procura de candidatos.

                      Aconselho, como tinha o Pastis dito, a utilizares o Europass. Aconselho-te também a não fazeres testamentos, currículos como eu já vi, com mais de 50 páginas em que enfiam as notas das disciplinas que tiveram, uma a uma, em cada ano de Universidade. Mete como tabela, mas o que me vai interessar mesmo é a Média Final, o Nível de Graduação, Línguas Faladas e Experiência anterior. Varia de recrutador para recrutador, mas normalmente é isso que se procura para preparar a entrevista.

                      A entrevista é outra história e essa vai mesmo depender de pessoa para pessoa.

                      Voltando ao currículo, tenta não ter erros ortográficos, que fica sempre mau. E acima de tudo, não mintas. Não metas que sabes falar "un poquito de espaniol" se não sabes falar espanhol. Mentiras em currículos são, 90% das vezes, apanhadas na entrevista.
                      Ahhhh doce ironia!!! :D

                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Boa sugestão!

                      Cheguei tarde!!!

                      O meu conselho é pôr coisas que fizeste com os respectivos resultados.

                      Exemplo: participei no projecto do lançamento da marca X onde me foi pedido isto e aquilo. Os resultados foram aumento de vendas em X% e mais isto e aquilo.
                      Editado pela última vez por PDCouto; 22 October 2015, 15:41.

                      Comentário


                        #41
                        Entschuldigung, freunde, meinen Portugiesisch ist nicht gut. Oder meinen Deutsch.

                        Comentário


                          #42
                          Grammar nazis... ☺

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                            Voltando ao currículo, tenta não ter erros ortográficos, que fica sempre mau. E acima de tudo, não mintas. Não metas que sabes falar "un poquito de espaniol" se não sabes falar espanhol. Mentiras em currículos são, 90% das vezes, apanhadas na entrevista.
                            Verdade. No meu currículo tenho Inglês fluente e Espanhol avançado, no meu trabalho actual quando fui à entrevista adivinha as duas línguas em que fui entrevistado. Isto porque eles estavam à procura de um gajo que não fosse apenas competente tecnicamente mas também com à vontade nessas duas línguas para fazer face às formações e trabalhos em vários países da Europa, mas maioritariamente em Espanha. E curiosamente mais tarde contaram-me que um dos candidatos que ficou pelo caminho foi para lá "faliare espanhuelo"

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Fetal Ver Post

                              Realmente acabar o curso com 29 anos é um mau sinal. Tens muita experiência a trabalhar entre os 18-26?
                              o problema não se trata propriamente de acabar o curso quase com 30 anos, mas sim ter experiência associada, ou seja tendo em paralelo tido trabalhos, estágios na área ou derivados, e quando termina o curso tem um bom currículo para se candidatarem, agora andarem a mama dos pais até aos 30 anos e acabar o curso sem nunca terem trabalhado em seja o que for, não possuindo currículo alguns ai sim a probabilidade de arranjarem emprego sem bases é um bocado complicado face a outros que podem até já estar dentro de empresas e em progressão de carreira...

                              infelizmente a 2 opção nos dias que correm é muito comum, mas também ter um currículo muito vasto também não é bom, pois conheço muitos casos de amigos meus que tiveram de fazer currículos mais pequenos e reduzir na escolaridade para conseguirem alguma coisa, por incrível que pareça...

                              estamos mesmo na precariedade, se sabemos pouco, não querem, se sabemos muito não querem, pois tem medo de vir a ser ultrapassados pelos novatos, logo tem de ser meio termo, isto é uma anedota...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                o problema não se trata propriamente de acabar o curso quase com 30 anos, mas sim ter experiência associada, ou seja tendo em paralelo tido trabalhos, estágios na área ou derivados, e quando termina o curso tem um bom currículo para se candidatarem, agora andarem a mama dos pais até aos 30 anos e acabar o curso sem nunca terem trabalhado em seja o que for, não possuindo currículo alguns ai sim a probabilidade de arranjarem emprego sem bases é um bocado complicado face a outros que podem até já estar dentro de empresas e em progressão de carreira...

                                infelizmente a 2 opção nos dias que correm é muito comum, mas também ter um currículo muito vasto também não é bom, pois conheço muitos casos de amigos meus que tiveram de fazer currículos mais pequenos e reduzir na escolaridade para conseguirem alguma coisa, por incrível que pareça...

                                estamos mesmo na precariedade, se sabemos pouco, não querem, se sabemos muito não querem, pois tem medo de vir a ser ultrapassados pelos novatos, logo tem de ser meio termo, isto é uma anedota...
                                Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                Acima de tudo valoriza-se também a postura da pessoa. É impossível realmente fazer uma predição em relação ao desempenho de alguém com base numa entrevista de 15-30 minutos, mas normalmente esta é feita para verificar a veracidade do currículo, mas também para se ver se é uma pessoa que pode trazer algo à empresa. Quando digo trazer algo não me refiro a tentar contratar alguém que vai ser uma chefia, mesmo o empregado mais raso, se demonstrar empenho, está a oferecer algo à organização.

                                Também vou tentar perceber como é a sua interação com os seus colegas, ou seja, é uma pessoa cessível que sempre trabalhou em grupo e o sabe fazer? Ou é uma pessoa que gosta e quer fazer tudo sozinha? Depois tem outros fatores que dependem da posição que se procura preencher.

                                Realmente acabar o curso com 29 anos é um mau sinal. Tens muita experiência a trabalhar entre os 18-26?

                                Trabalho desde os meus 17 anos e parei aos 26 quando entrei para a universidade. Apesar de não ser na area especifica de gestão de empresas, trabalhei como administrativo bastante tempo e na area fabril/produção.

                                Alem disso muito do trabalho que fiz não foi apenas em portugal, estive igualmente uns anos na suiça e falo frances, ingles e claro portugues.

                                Apessar de não ser diretamente ligado ao curso que estou a fazer, tenho 10 anos de trabalho no corpo e demonstro que sair da minha area de conforto não me mete qualquer medo, coisa que não se encontra num recem licenciado de 23/24 anitos. Acho que esta é a mais valia.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                  Verdade. No meu currículo tenho Inglês fluente e Espanhol avançado, no meu trabalho actual quando fui à entrevista adivinha as duas línguas em que fui entrevistado. Isto porque eles estavam à procura de um gajo que não fosse apenas competente tecnicamente mas também com à vontade nessas duas línguas para fazer face às formações e trabalhos em vários países da Europa, mas maioritariamente em Espanha. E curiosamente mais tarde contaram-me que um dos candidatos que ficou pelo caminho foi para lá "faliare espanhuelo"
                                  Fioda-se!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu tb fui entrevistado em língua estrangeira e foi uma vantagem pq na verdade, existiam candidatos mais habilitados no resto. Mas já o disse aqui várias vezes:falar fluentemente uma 2a língua para além do inglês obrigatório é uma vantagem tremenda.
                                    Falr alemao, frances, espanhol, pode ser bom mas falar chinês ou árabe, pode garantir salários estratosférico para qq área de formação... Vale a pena apostar em línguas bem cedo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Curiosamente todos os candidatos afirmam fazer voluntariado (fica bem) mas será que fazem mesmo?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                        Curiosamente todos os candidatos afirmam fazer voluntariado (fica bem) mas será que fazem mesmo?
                                        E será que interessa assim tanto? Que tipo de emprego existe onde o critério de desempate é o fazer ou nao voluntariado?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          E será que interessa assim tanto? Que tipo de emprego existe onde o critério de desempate é o fazer ou nao voluntariado?
                                          Também acho que não interessa para nada e não passa de uma moda do Linkedin. Pode surgir em conversa durante uma entrevista "e o que faz nos seus tempos livres? Faço voluntariado no sítio tal" mas para o currículo em si vale zero.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Sim é só mesmo para acrescentar algo mais
                                            Ou estou a ponderar acrescentar algo do género como hobbie: ir a entrevistas de emprego e oferecerem o ordando mínimo e trabalhar mais horas que o normal...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Aproveitando o tópico...

                                              Qual é o curriculo mais apreciado pelos recrutadores? Tenho um feito em europass mas já não sei do ficheiro, quero fazer outro e estava a pensar usar o Canva

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                Aproveitando o tópico...

                                                Qual é o curriculo mais apreciado pelos recrutadores? Tenho um feito em europass mas já não sei do ficheiro, quero fazer outro e estava a pensar usar o Canva
                                                Europass é cocó, isso sao manias de Portugal.

                                                Se o CV tiver informacao relevante para a posicao a que te candidatas, vai ser apreciado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Europass é cocó, isso sao manias de Portugal.

                                                  Se o CV tiver informacao relevante para a posicao a que te candidatas, vai ser apreciado.
                                                  Dai a pergunta, qual o mais apreciado?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                    Aproveitando o tópico...

                                                    Qual é o curriculo mais apreciado pelos recrutadores? Tenho um feito em europass mas já não sei do ficheiro, quero fazer outro e estava a pensar usar o Canva
                                                    De uma página e adaptado a cada destinatário/vaga.

                                                    Esquece o europass. É um no meio de muitos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                      Dai a pergunta, qual o mais apreciado?
                                                      O meu não é europass, mas é semelhante. Tirei do MS Office e alterei um pouco.
                                                      Penso que está legível e tem só o essencial. Ainda assim está com 4 páginas.
                                                      Contudo, na minha área, estou a ver-me um pouco à rasca. Estou a pensar seriamente em procurar algo na Galiza. É uma zona que me atrai e penso que relativamente a museus e espaços turísticos, tem muito mais a oferecer.
                                                      É que a quase totalidade dos espaços turísticos e museológicos são do estado, o que faz com que só através de concurso público se consiga entrar.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        O meu não é europass, mas é semelhante. Tirei do MS Office e alterei um pouco.
                                                        Penso que está legível e tem só o essencial. Ainda assim está com 4 páginas.
                                                        Contudo, na minha área, estou a ver-me um pouco à rasca. Estou a pensar seriamente em procurar algo na Galiza. É uma zona que me atrai e penso que relativamente a museus e espaços turísticos, tem muito mais a oferecer.
                                                        É que a quase totalidade dos espaços turísticos e museológicos são do estado, o que faz com que só através de concurso público se consiga entrar.
                                                        O meu é mesmo muito pobre, uma página até aprece muito.

                                                        O Canva tem lá muitos exemplos para todos os gostos

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                          Dai a pergunta, qual o mais apreciado?
                                                          Nenhum em concreto, basta estar bem feito e com a informacao relevante para a posicao.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            O melhor CV é aquele q é fácil de ler e fácil de perceber os trunfos do candidato.
                                                            Deve ser cronológico: formação mais relevante primeiro, emprego actual primeiro.

                                                            Se colecionas isqueiros ou pacotes de açúcar: coloca.
                                                            Eu acho muita graça a hobbies engraçados.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Eu usei esta app para elaborar o meu, usei o concept. Acho que é simples, facil leitura mas claro depende um pouco da area também

                                                              https://zety.com/resume-templates-c#1

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X