Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"A idolatria absurda das 40 horas de trabalho semanal"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    Por exemplo, os professores não trabalham mais de 40 horas por semana?
    Pode te espantar, mas eu acho que aqui na Holanda nao. Acho isso mesmo incrivel.

    Em termos de investigaçao cientifica, inclusive, vejo gente a conseguir PhDs com 40 horas semanais

    Comentário


      #92
      Sou sincero eu não me importava ter pessoal que fosse mais produtivo em 30 horas do que em 40 mas em esta economia e da maneira como funciona não vejo isso acontecer. Engraçado que em algumas instituições públicas o horário de abertura é as 9:00 mas só estão prontos a atender as 9:15 a estes sim acho deviam ter um horário de mais de 40 horas é porque não receber um relógio suíço como prenda

      Comentário


        #93
        Tendo em conta todo o progresso tecnológico que fizemos ate hoje, acho errado trabalharmos tantas horas por dia. Em vez de termos mais tempo para nós/família/amigos, cada vez se trabalha mais.

        Mas, a reduzir, que seja uma redução para todos.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
          Sou sincero eu não me importava ter pessoal que fosse mais produtivo em 30 horas do que em 40 mas em esta economia e da maneira como funciona não vejo isso acontecer. Engraçado que em algumas instituições públicas o horário de abertura é as 9:00 mas só estão prontos a atender as 9:15 a estes sim acho deviam ter um horário de mais de 40 horas é porque não receber um relógio suíço como prenda
          Na FP, tal como em algumas empresas, há o chamado horário flexível de trabalho, e as pessoas podem entrar até às 9:30 horas.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            Idolatria da treta, conheço vigilantes a trabalhar 12h por dia e sempre de pé e ninguem QUER SABER DISSO e agora há pessoal a queixar-se de 40h semanais? E muitos deles com a peida sentada numa secretária??????

            Epá vão-se ***** sabem lá o que é trabalho?
            Essa lógica de comparar com quem está em condições péssimas levou à "chinezisação" do trabalho. Deve comparar com quem está melhor ou com quem está pior? Vamos comparar com a mão de obra escrava já agora? Esses é que sabem o que é trabalho, lá esses que trabalham 12h por dia não trabalham 16 e ainda são pagos, sabem lá o que é trabalho!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
              Sou sincero eu não me importava ter pessoal que fosse mais produtivo em 30 horas do que em 40 mas em esta economia e da maneira como funciona não vejo isso acontecer. Engraçado que em algumas instituições públicas o horário de abertura é as 9:00 mas só estão prontos a atender as 9:15 a estes sim acho deviam ter um horário de mais de 40 horas é porque não receber um relógio suíço como prenda
              quando tive de ir à segurança social tive sempre o privilégio de assistir este espectáculo:

              1) cidadãos chegam à fila a partir das 6:30 da manhã (!)
              2) SS abre às 9:00
              3) funcionários vão À VEZ tomar o pequeno almoço. É lindo como o pequeno almoço é considerado parte do horário de trabalho.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                Na FP, tal como em algumas empresas, há o chamado horário flexível de trabalho, e as pessoas podem entrar até às 9:30 horas.
                O contribuinte esse é quem paga.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                  3) funcionários vão À VEZ tomar o pequeno almoço. É lindo como o pequeno almoço é considerado parte do horário de trabalho.
                  Isso agora não interessa nada...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                    Na FP, tal como em algumas empresas, há o chamado horário flexível de trabalho, e as pessoas podem entrar até às 9:30 horas.
                    durante alguns anos passei pelo castigo e provação de ter como clientes alguns gabinetes da FP e (além de ter testemunhado por diversas vezes a qualidade dos quadros) convivi muito de perto com o "horário flexível". Nunca uma reunião começava a horas - atrasos de pelo menos meia hora porque havia sempre alguém que precisou de ir à pastelaria. Quanto a reuniões depois de almoço, então era uma festa - atrasos de uma hora, em que chegavam em bandos e na galhofa, como se tivessem saído de um casamento.

                    nunca, em muitos anos de carreira, em vários países, e em varíadissimos clientes, vi um ambiente tão pouco profissional e deprimente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                      Tendo em conta todo o progresso tecnológico que fizemos ate hoje, acho errado trabalharmos tantas horas por dia. Em vez de termos mais tempo para nós/família/amigos, cada vez se trabalha mais.

                      Mas, a reduzir, que seja uma redução para todos.
                      Mais tempo por dia leva a mais problemas sociais, podes ter mais pessoas com tempo livre para contestar o statuos quo, etc

                      Comentário


                        E trabalhar 60 Horas por semana sem qualquer compensação por parte da empresa? Alguém quer?
                        Tomara eu e os meus colegas lá da empresa trabalharmos só 40. Era muito bom.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                          Na FP, tal como em algumas empresas, há o chamado horário flexível de trabalho, e as pessoas podem entrar até às 9:30 horas.
                          Eu no privado também tenho horário flexível, entro às 7.30h, o almoço é meia hora para comer, e no fim do dia saio quando calha....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            Essa lógica de comparar com quem está em condições péssimas levou à "chinezisação" do trabalho. Deve comparar com quem está melhor ou com quem está pior? Vamos comparar com a mão de obra escrava já agora? Esses é que sabem o que é trabalho, lá esses que trabalham 12h por dia não trabalham 16 e ainda são pagos, sabem lá o que é trabalho!
                            Ser vigilante não é trabalhar. É estar...[emoji3]

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                              Eu no privado também tenho horário flexível, entro às 7.30h, o almoço é meia hora para comer, e no fim do dia saio quando calha....
                              O problema é que muitos têm este tipo de conversa, em que "se queixam mas com orgulho".
                              Isto acontece devido não a quem trabalha e a quem é directamente afectado, mas por falta completa de planeamento, cumprimento de planos e definição de objectivos.
                              Cada um (exceptuando serviços de atendimento ao público) deveria ter um planeamento semanal feito à medida do horario de trabalho.
                              No final tinha que estar cumprido, trabalhasse 40h, 10h ou 60h, 2 dias ou 6 dias.
                              Mas cada vez mais se trabalha na óptica da indefinição e do "logo se vê".

                              Comentário


                                O tópico é utilíssimo. O horário de trabalho molda as nossas vidas ao longo de 40 anos ou mais. Agora, neste forum(carros), é complicado(quase impossível) debater.

                                Sobre o texto que abriu o tópico, colocado pelo PeLeve, tenho a acrescentar o seguinte a isto

                                "O actual Governo alterou o horário de trabalho na função pública das 35 para as 40 horas semanais. Já com a troika ausente do nosso país, resiste em repor o horário anterior, alegando que este alargamento aumenta a produtividade, reduz custos (por exemplo, no pagamento das horas extraordinárias) e acaba por ser uma medida justa, já que equipara o horário de trabalho do sector público ao do sector privado."

                                Em relação a "equiparar o horário de trabalho dos sector público ao do privado", não é verdade.
                                A lei que aumentou o horário de trabalho na função pública estabelece um horário fixo de 40 horas ao contrário do sector privado que pode ir até às 40 horas. Há inúmeras empresas e sectores no privado que praticam um horário inferior às 40 horas semanais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                  O problema é que muitos têm este tipo de conversa, em que "se queixam mas com orgulho".
                                  Isto acontece devido não a quem trabalha e a quem é directamente afectado, mas por falta completa de planeamento, cumprimento de planos e definição de objectivos.
                                  Cada um (exceptuando serviços de atendimento ao público) deveria ter um planeamento semanal feito à medida do horario de trabalho.
                                  No final tinha que estar cumprido, trabalhasse 40h, 10h ou 60h, 2 dias ou 6 dias.
                                  Mas cada vez mais se trabalha na óptica da indefinição e do "logo se vê".
                                  Em Portugal estar no escritório muitas horas ainda é símbolo de status social. Quer dizer que é uma pessoa importante na empresa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    Há uma grande diferença entre trabalhar para o nosso sonho, para a nossa criação...e trabalhar para outros para ter dinheiro ao fim do mes.
                                    Isto. Tomara os patrões não terem que pagar ordenados

                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    Essa lógica de comparar com quem está em condições péssimas levou à "chinezisação" do trabalho. Deve comparar com quem está melhor ou com quem está pior? Vamos comparar com a mão de obra escrava já agora? Esses é que sabem o que é trabalho, lá esses que trabalham 12h por dia não trabalham 16 e ainda são pagos, sabem lá o que é trabalho!
                                    Os chineses trabalham por uma tijela de arroz e cá não há-de faltar muito para se chegar ao mesmo

                                    Comentário


                                      Que tal esta proposta:

                                      35h semanais, mas... trabalham 4h depois das 18h. O privado trabalha até às 18h e depois fica com tempo para tratar das suas coisas no sistema público. Assim ninguém tem que faltar ao trabalho para nada, quer na FP, quer no privado.

                                      Comentário


                                        O aumento das horas de trabalho não se vai traduzir na redução do tempo que se tem para a família (tanto dá para o privado como para o público)?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                          quando tive de ir à segurança social tive sempre o privilégio de assistir este espectáculo:

                                          1) cidadãos chegam à fila a partir das 6:30 da manhã (!)
                                          2) SS abre às 9:00
                                          3) funcionários vão À VEZ tomar o pequeno almoço. É lindo como o pequeno almoço é considerado parte do horário de trabalho.

                                          Isso sim, deveria ser controlado e bem! É uma verdadeira praga da cultura tuga.

                                          E aqui é que está o busílis da questão e mais uma vez: horas de trabalho vs produtividade. É absurdo estarem dezenas de pessoas à espera para serem atendidas e as madames e os senhores irem, de carteiras debaixo do braço, tomar o café "porque, ai, senão não funciono". Qual o tempo de pausa que está na lei? 10 min? Arranjem uma máquina de café para o posto de trabalho e afoguem-se nele.

                                          Eu própria ficava incrédula, quando trabalhei num sítio onde as madames marcavam uma série de entrevistas para as 10h. As madames saíam às 10h para tomar o café e voltavam às 10h30. Até prepararem a papelada, tirarem os casacos, arranjarem uma caneta... Ou seja, atrasava tudo, ficavam lá depois do horário do trabalho. Pudera.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                            O aumento das horas de trabalho não se vai traduzir na redução do tempo que se tem para a família (tanto dá para o privado como para o público)?
                                            Vai. Mas muita gente está-se marimbando para a família e para outra coisa que se chama VIVER.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                              A lei que aumentou o horário de trabalho na função pública estabelece um horário fixo de 40 horas ao contrário do sector privado que pode ir até às 40 horas. Há inúmeras empresas e sectores no privado que praticam um horário inferior às 40 horas semanais.
                                              Quantas empresas 0,1 % do tecido empresarial?

                                              Eu pessoalmente não conheço nenhuma.

                                              Alem do horário de trabalho tambem devia existir convergência nos descontos para a seg social, valores e idades de reforma, bem como ADSE, agora se os funcionários públicos estão descontentes façam como o pessoal do privado procurem melhor...

                                              um pouco off topic:
                                              Em relação a guerra patrões/empregados tive uma conversa com um empregado de uma empresa a uns anos muito engraçada:

                                              Empregado em conversa com outro coloega - O patrão está novamente de férias.

                                              Perguntei-lhe:
                                              - Quantos dias de ferias por ano tira o vosso patrão e quantos tiram voces? quando voces vão para casa o patrão já foi a muito tempo ou ainda aqui fica umas horas?

                                              Como é óbvio não obtive resposta.

                                              Eu não sou patrão, nem conheço o patrão do gajo, mas também sei que nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

                                              Comentário


                                                Mais um tópico spin-off do da "crise/política"...

                                                Dois comentários.

                                                Nota-se bastante tensão neste tópico. A nossa sociedade está uma verdadeira panela de pressão.
                                                O tema sempre foi polémico, patrões a dizer que os empregados não fazem nenhum e empregados a chamar chupistas aos patrões sempre se ouviu. Mas penso que há 10 anos atrás seria menos extremado... a crise trouxe-nos isto e deixa-me apreensivo e algo triste.

                                                O tema em si é um quase não-assunto. A eficiência da FP é um caso tão complexo e grave que o horário de trabalho pouco mais é que uma medida moralizadora. Praticamente uma pequena "treta".

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                  Quantas empresas 0,1 % do tecido empresarial?

                                                  Eu pessoalmente não conheço nenhuma.

                                                  Alem do horário de trabalho tambem devia existir convergência nos descontos para a seg social, valores e idades de reforma, bem como ADSE, agora se os funcionários públicos estão descontentes façam como o pessoal do privado procurem melhor...

                                                  um pouco off topic:
                                                  Em relação a guerra patrões/empregados tive uma conversa com um empregado de uma empresa a uns anos muito engraçada:

                                                  Empregado em conversa com outro coloega - O patrão está novamente de férias.

                                                  Perguntei-lhe:
                                                  - Quantos dias de ferias por ano tira o vosso patrão e quantos tiram voces? quando voces vão para casa o patrão já foi a muito tempo ou ainda aqui fica umas horas?

                                                  Como é óbvio não obtive resposta.

                                                  Eu não sou patrão, nem conheço o patrão do gajo, mas também sei que nem tanto ao mar, nem tanto a terra.
                                                  Duas pequenas notas - os descontos para a ADSE passaram a ser facultativos e quem entrou para a FP depois de 2004/2005 desconta para a SS e as regalias (22 dias de férias, por ex) são semelhantes às dos privados.
                                                  A idade da reforma entre a FP e os Privados também é semelhante, se bem que havia muitos trabalhadores do sector privado (banca e seguros, por ex) a reformarem-se antes dos 60 anos.
                                                  Editado pela última vez por Joana1984; 06 May 2015, 11:28.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                    (...)
                                                    Eu pessoalmente não conheço nenhuma.(...)
                                                    Eu trabalho 39h/semana... Incha!!!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                      Isto. Tomara os patrões não terem que pagar ordenados



                                                      Os chineses trabalham por uma tijela de arroz e cá não há-de faltar muito para se chegar ao mesmo
                                                      Aqui no nosso país também já se trabalhou em troca de comida. Não é do meu tempo, mas do tempo dos meus pais e avós, e não seria só arroz certamente, mas a comida era a sua única recompensa pelo trabalho. Eram os caseiros ou os criados.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por HoneyBFly Ver Post
                                                        Vai. Mas muita gente está-se marimbando para a família e para outra coisa que se chama VIVER.
                                                        Porque não dizes logo quero dinheiro com pouco trabalho e ponto final...
                                                        é isto que se trata e nada mais.
                                                        quero dinheiro mas quero trabalhar o menos possível por ele e menos horas possíveis por dia é isto que querem não é?

                                                        que se faça reduzimos o salário para metade e o horário de trabalho para metade ok já tens mais tempo para a família e para viver a tua vida.
                                                        Editado pela última vez por singularidade; 06 May 2015, 12:43.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                          O aumento das horas de trabalho não se vai traduzir na redução do tempo que se tem para a família (tanto dá para o privado como para o público)?
                                                          NÃO porque muitas vezes vão para o ginásio ou cabeleireiro.

                                                          Comentário


                                                            Não faço ideia do que é a realidade de cada um, só sei da minha e da que me rodeia.
                                                            Horários de 40h/semana; 8h/dia, numa área gigantesca como a Metropolitana de Lisboa.
                                                            São, diariamente 8+1 no trabalho + 2 de deslocação.11 horas
                                                            Chegada sexta-feira já são 55horas no lombo.

                                                            Lamento se algum governo decidir aumentar o limite.
                                                            Lamentarei ainda mais se a CRP mudar e deixar de impor que exista um limite.

                                                            Lamento

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                              Não faço ideia do que é a realidade de cada um, só sei da minha e da que me rodeia.
                                                              Horários de 40h/semana; 8h/dia, numa área gigantesca como a Metropolitana de Lisboa.
                                                              São, diariamente 8+1 no trabalho + 2 de deslocação.11 horas
                                                              Chegada sexta-feira já são 55horas no lombo.

                                                              Lamento se algum governo decidir aumentar o limite.
                                                              Lamentarei ainda mais se a CRP mudar e deixar de impor que exista um limite.

                                                              Lamento
                                                              Alguma vez saíste de Lisboa e tens a noção que há um mundo de cidades com mais do dobro do tamanho em esse mundo fora? E que 8 horas de trabalho è absolutamente normal.
                                                              eu fico estúpido com o que leio.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X