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    #91
    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
    É um trabalho monótono, muito desgastante, em que estamos o dia inteiro a respirar limalha de ferro”, explicou ao Correio da Manhã Diamantino Lopes, maquinista e dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU).

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/e...-conducao.html

    Coitados dos seguranças de parques de estacionamento enterrados que passam o dia a respirar CO...

    A FENPROF é ainda mais "ambiciosa" quando no outro dia, reclamou para os professores que o stress devia ser uma doença profissional no caso deles. A vida dos outros é sempre mais simples...
    Porra, queres ver que descobriram uma máquina do tempo e andam a operar comboios de 1890?

    Comentário


      #92
      já andei em alguns metros 100% automatizados.

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        #93
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        OK, então não sabes do que falas. Eu também uso muito o train simulator , e sei bem e dito por quem sabe, que os simuladores não transmitem nem 10 % da experiencia real de condução de um comboio.
        OK. Mas preferia isso do metro a comboios ou ser condutor da rede expressos - de longe.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
          o grande problema aqui é que se tentou por várias vezes baixar os ordenados inflacionados para valores menos pornográficos, de modo a melhorar a saúde destas empresas, mas isto sempre esbarrou no TC, e a única maneira possível de baixar um pouco a factura foi cortar nestas regalias.

          no entanto agora volta-se à total irresponsabilidade e demência - empresas com dívidas monstruosas onde é impossível cortar custos, e one ainda por cima se aumentam esses custos agora!
          O grande problema na minha opinião não está aí.
          O problema essencial está na "visão" pública do serviço de transportes, uma empresa privada não vai investir em crescimento de linhas, troca de equipamento, aposta tecnológica, etc., se não houver lucro ou acesso a crédito - e que este possa ser pago.
          No domínio público normalmente as instruções são de "avançar e logo se vê".
          Entende-se aumentar uma linha até cascos de rolha e faz-se, ser rentável ou não, é para segundo plano (muitas vezes é o dar votos).

          Reparem na qualidade do Metro de Lisboa e depois passem em Londres, e vejam a qualidade das carruagens, estações, etc. (já não falo da extensão, como é óbvio).

          Por outro lado o baixar ordenados deve acontecer como sucedeu para os restantes FP, na mesma medida, numa empresa privada também não chegas lá e é cortar e pronto.
          Ainda para mais quando a decisão/erro dos salários elevados foram das várias administrações/Estado, que são os mesmos Gestores/Administradores que ganham bem mais e numa empresa destas, havia notícias que tinham aumentado o seu vencimento na casa dos dois digitos percentuais...
          Editado pela última vez por Valium; 10 December 2015, 11:55.

          Comentário


            #95
            diseram-me que os funcionarios dos tribunais andam de graça, sempre andaram
            desde os juizes aos secretarios, sem precisarem de justificar qualquer deslocação

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por lll Ver Post
              diseram-me que os funcionarios dos tribunais andam de graça, sempre andaram
              desde os juizes aos secretarios, sem precisarem de justificar qualquer deslocação
              Mostravam o cartão de "funcionário judicial", não me recordo o nome, tal com os agentes de autoridade.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Tambem não tinha motor....é puxado por cabos.....assim como os funiculares da nazaré por exemplo, em que o condutor só lá está para caso haja algum problema salvo erro.

                Um metropolinato é facilimo de automatizar mas nem por isso significa que é de condução " carrega somente aqui e ele faz tudo ".
                Viste o link?

                Como é óbvio uma metropolitano manual exige atencao do condutor, mas isso acontece para todas as profissoes.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  O grande problema na minha opinião não está aí.
                  O problema essencial está na "visão" pública do serviço de transportes, uma empresa privada não vai investir em crescimento de linhas, troca de equipamento, aposta tecnológica, etc., se não houver lucro ou acesso a crédito - e que este possa ser pago.
                  No domínio público normalmente as instruções são de "avançar e logo se vê".
                  Entende-se aumentar uma linha até cascos de rolha e faz-se, ser rentável ou não, é para segundo plano (muitas vezes é o dar votos).

                  Reparem na qualidade do Metro de Lisboa e depois passem em Londres, e vejam a qualidade das carruagens, estações, etc. (já não falo da extensão, como é óbvio).

                  Por outro lado o baixar ordenados deve acontecer como sucedeu para os restantes FP, na mesma medida, numa empresa privada também não chegas lá e é cortar e pronto.
                  Ainda para mais quando a decisão/erro dos salários elevados foram das várias administrações/Estado, que são os mesmos Gestores/Administradores que ganham bem mais e numa empresa destas, havia notícias que tinham aumentado o seu vencimento na casa dos dois digitos percentuais...
                  Em termos de preco/qualidade deve andar ela por ela.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                    Não. Mas não é nada de outro mundo.
                    E dá certamente para automatizar.
                    Claro que dá para automatizar. Aliás há casos em que automatizam mas mantêm o maquinista e/ou caso em que não automatizam, não o fazem somente por custos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                      OK. Mas preferia isso do metro a comboios ou ser condutor da rede expressos - de longe.
                      São coisas diferentes. Um condutor de autocarro tem também muita responsabilidade porque se fizer disparates, não há cá sistemas automáticos para alem do ABS e ESP.

                      Já num comboio é preciso muito mais conhecimentos e técnicas mas em caso de erro, em linhas minimamente modernas, o sistema automaticamente evita acidentes, como aliás com certeza sabes. Mas pensa lá, se formos por aí, coitados dos condutores de camiões internacionais...aí é que é uma vida dura de facto.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Em termos de preco/qualidade deve andar ela por ela.
                        As carruagens (e estações) pareceram-me bem piores (conservação, idade, etc) que as usadas por cá, fazem-me lembrar as nossas "antigas" com bancos mais atuais.
                        Por cá foi tudo remodelado há pouco tempo.
                        Editado pela última vez por Valium; 10 December 2015, 14:34.

                        Comentário


                          Os senhores que se seguem....

                          http://www.noticiasaominuto.com/econ...-da-rede-geral

                          Segundo o responsável, é "injusto" os reformados da STCP, bem como os seus cônjuges e filhos menores, não terem de novo o passe quando o PS pretende que o Governo reponha a utilização de transporte ferroviário sem custos para os trabalhadores, familiares e reformados do setor ferroviário.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                            Os senhores que se seguem....

                            http://www.noticiasaominuto.com/econ...-da-rede-geral

                            Segundo o responsável, é "injusto" os reformados da STCP, bem como os seus cônjuges e filhos menores, não terem de novo o passe quando o PS pretende que o Governo reponha a utilização de transporte ferroviário sem custos para os trabalhadores, familiares e reformados do setor ferroviário.

                            AHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHHAHA

                            é tudo a querer comer!!!!!!!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              São coisas diferentes. Um condutor de autocarro tem também muita responsabilidade porque se fizer disparates, não há cá sistemas automáticos para alem do ABS e ESP.

                              Já num comboio é preciso muito mais conhecimentos e técnicas mas em caso de erro, em linhas minimamente modernas, o sistema automaticamente evita acidentes, como aliás com certeza sabes. Mas pensa lá, se formos por aí, coitados dos condutores de camiões internacionais...aí é que é uma vida dura de facto.
                              Podes crer. Aqui tem uma pequena empresa que faz para a suiça e frança...
                              E só são dois ou três condutores.
                              Se eu fui uma vez como passageiro e bati mal, nem imagino o que seja fazer isso regularmente

                              Comentário


                                O valor anual das viagens pagas em concessões não tem valor significativo, nenhum no orçamento da empresa.


                                Estamos a discutir coisas insignificantes, do género da abolição dos feriados que se veio a verificar que não ajudaram nada à economia.



                                E é a velha azia do Publico Vs privado.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Mostravam o cartão de "funcionário judicial", não me recordo o nome, tal com os agentes de autoridade.
                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                  diseram-me que os funcionarios dos tribunais andam de graça, sempre andaram
                                  desde os juizes aos secretarios, sem precisarem de justificar qualquer deslocação

                                  E já agora, qual é o direito destes funcionários judiciais andarem de borla quando os próprios funcionários e familiares tem que pagar? Onde está a justiça?

                                  Comentário


                                    É dinheiro que deixa de entrar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      E já agora, qual é o direito destes funcionários judiciais andarem de borla quando os próprios funcionários e familiares tem que pagar? Onde está a justiça?
                                      Juízes.
                                      Os funcionários julgo que não.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        está no site do IEFP e noutros.
                                        podes ser, tenta.
                                        apresentas lá um projeto.
                                        tem mtos programas.
                                        tem empresas que recebem apoios para ir para ali ou alem , etc
                                        beneficios,
                                        tanta coisa
                                        Eu estou a pensar criar uma empresa e por isso tenho algum conhecimento sobre o assunto.
                                        Dizes "tanta coisa" e te garanto que é tanta coisa sobre nada. O IEFP em termos de ajuda só poderás ter em casos de contratação, nada mais.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Portugal 2020

                                          Feder

                                          Proder

                                          PDR2020

                                          Andamos há cerca de 30 anos nisto, muitos deles a fundo perdido*... nunca deste conta? A sério?

                                          É difícil encontrar uma empresa de tamanho considerável que não tenha recebido, em alguma fase, apoios.

                                          *agora chama-se "não reembolsável".

                                          Não que eu seja contra os apoios, muito pelo contrário. Mas as coisas são o que são.
                                          Vocsa, eu referi-me a apoios à criação de empresas. Coisas efectivas e que funcionem realmente, não há nada.
                                          As campanhas que referiste são para empresas já existentes, e não abrangem todas as actividades. Por exemplo, o sector dos transportes.
                                          Além disso, isso de ser reembolsável tem muito que se lhe diga. Às vezes parece que são programas feitos apenas à medida de algumas empresas, tais são as condicionantes destes programas.
                                          Para te dar um exemplo, trabalho numa empresa de engenharia metalo-mecânica que fatura anualmente valores na ordem dos 50 milhões de euros e que emprega mais de 300 pessoas. Desses programas acima sabes em quantos é que participamos? nenhum.
                                          Por isso continuo a dizer, fala-se muito, ouve-se muito, mas as pessoas não conhecem as coisas com profundidade.

                                          Comentário


                                            jomaso, os apoios do IEFP são pouco mais que uma treta.

                                            Se realmente te queres estabelecer, até tens apoios. O P2020 tem um quadro destinado a "projectos gerais de investimento" que teoricamente se destina a qualquer ramo de actividade. Os apoios não são "à tripa forra" como foram no passado, mas são melhores que nada. Muito melhor que recorrer à banca por exemplo. O ideal seria recorreres a alguém dentro do assunto, dado que o tema é algo hermético... e há bons profissionais no ramo.

                                            Atenção que os apoios não são apenas para empresas que já existem, a partir do momento que crias a empresa és elegível desde que apresentes um projecto enquadrável. Alguns ramos de actividade... sim e não. Por um lado está escrito que todos têm apoio. No entanto este quadro está algo politizado, no sentido que os nossos políticos definiram ramos mais importantes... por assim dizer.

                                            Não é fácil, mas faz-se.
                                            Aconselho-te a pelo menos verificares o que existe para o teu caso.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                              Eu estou a pensar criar uma empresa e por isso tenho algum conhecimento sobre o assunto.
                                              Dizes "tanta coisa" e te garanto que é tanta coisa sobre nada. O IEFP em termos de ajuda só poderás ter em casos de contratação, nada mais.
                                              Fui uma vez apanhar uma seca ao IEFP sobre isso e tinham muitas medidas, estão no site, etc.
                                              Se funciona na prática não sei porque nunca me meti nisso.
                                              Mas existe, foi o que disse.

                                              Comentário


                                                Também estou escandalizada, agora as irmãs solteiras vão poder andar de comboio sem pagar (haverá assim tantas?) e dar tanto ou mais prejuízo do que os gestores públicos (nomeados pelos governos), por exemplo:

                                                CP, Carris e Docapesca aumentaram “escandalosamente” salários de gestores em 2009

                                                Administradores aumentados 65%

                                                Tantos conteúdos de lazer na CP que até cansam (148 mil euros pelo fornecimento de conteúdos de cultura e lazer para o site cp.pt e cpkids.cp.pt. Sim, a CP tem um site para crianças que custou mais de 120 mil euros)

                                                CP: Apita o comboio, lá vai a gastar
                                                (a publicidade da CP nos festivais de Verão vai custar 75 mil euros.)

                                                CP compra pins de ouro e de prata

                                                Quanto aos vencimentos dos maquinistas da cp são a vergonha que se pode constatar num país onde os governos nomeiam diversos "especialistas" sem as habilitações necessárias a ganhar 6000 €:










                                                Fonte

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Peste Ver Post

                                                  (....)

                                                  Quanto aos vencimentos dos maquinistas da cp são a vergonha que se pode constatar num país onde os governos nomeiam diversos "especialistas" sem as habilitações necessárias a ganhar 6000 €:
                                                  e quantas horas trabalham esses senhores?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                    e quantas horas trabalham esses senhores?
                                                    Não há horário de trabalho para esses senhores, aparecem quando querem e trabalham noutras empresas e escritórios de advogados.

                                                    Eu entendo que há trabalhos mais exigentes que outros e não me incomoda nada que algumas profissões, justificado na medicina, possam trabalhar menos horas e menos anos, pelo imenso desgaste físico e psicológico que causam, mas não concordo nada que gestores públicos, boys e políticos se reformem com 12 anos ou pouco mais, de trabalho.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                      e quantas horas trabalham esses senhores?
                                                      os maquinistas trabalham em regime de escala e o periodo de trabalho nao pode ser inferior a seis horas, nem superior a dez horas, em cada dia, na média de oito horas diárias e quarenta horas semanais aferida por períodos de referência de oito semanas.
                                                      se o periodo de trabalho exceder as 10 horas, sao consideradas horas extraordinarias
                                                      Editado pela última vez por jnv; 10 December 2015, 20:37.

                                                      Comentário


                                                        Até 2008, uma das pessoas que trabalhava no mesmo local onde estava na altura era uma senhora com 40 e tal anos, solteira.

                                                        Porque o (falecido) pai tinha sido funcionário da CP, essa senhora tinha direito por ser solteira, e enquanto o fosse, a uma reforma mensal de cerca de 250 euros. E apesar de dela não necessitar, até por ganhar milhares de euros por mês.
                                                        Um benefício dado a filhas solteiras de antigos funcionários. Ao bom estilo grego.

                                                        Desde 2009 - ano da crise - não mantenho contacto com tal pessoa. Pergunto-me se tal benefício terá sido cortado.

                                                        Comentário


                                                          Já vieram dizer que o privado tem é inveja?

                                                          Cambada,........a viverem à grande com o meu suor.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                            Também estou escandalizada, agora as irmãs solteiras vão poder andar de comboio sem pagar (haverá assim tantas?) e dar tanto ou mais prejuízo do que os gestores públicos (nomeados pelos governos), por exemplo:

                                                            CP, Carris e Docapesca aumentaram “escandalosamente” salários de gestores em 2009

                                                            Administradores aumentados 65%

                                                            Tantos conteúdos de lazer na CP que até cansam (148 mil euros pelo fornecimento de conteúdos de cultura e lazer para o site cp.pt e cpkids.cp.pt. Sim, a CP tem um site para crianças que custou mais de 120 mil euros)

                                                            CP: Apita o comboio, lá vai a gastar
                                                            (a publicidade da CP nos festivais de Verão vai custar 75 mil euros.)

                                                            CP compra pins de ouro e de prata

                                                            Quanto aos vencimentos dos maquinistas da cp são a vergonha que se pode constatar num país onde os governos nomeiam diversos "especialistas" sem as habilitações necessárias a ganhar 6000 €:










                                                            Fonte
                                                            Eu não acredito que isso sejam salários normais de maquinistas.

                                                            Comentário


                                                              contemplai, amiguinhos, contemplai, o absurdo, a pornografia, o regabofe das empresas públicas!!!!



                                                              Salário de 2500 euros por 3 horas de condução

                                                              Os maquinistas do Metropolitano de Lisboa recebem, em média, cerca de 2500 euros ilíquidos mensais por três horas diárias de condução de passageiros. Trata-se da classe profissional mais numerosa na empresa Metro de Lisboa, que paga ordenados acima dos mil euros a todos os seus trabalhadores, apurou o Correio da Manhã.



                                                              O facto de trabalharem no subsolo é uma das principais razões, de acordo com fontes do sector, para o valor dos salários pagos pelo Metropolitano de Lisboa, dos mais elevados nos transportes públicos e bastante acima da média nacional, que se situa nos 804 euros por mês.

                                                              Com efeito, o leque salarial ilíquido das 57 categorias varia entre os mil e os três mil e quinhentos euros, já que aos salários base tem de se somar uma componente variável, que vai desde os subsídios de alimentação até ao de turno, passando por prémios de assiduidade e de desempenho.

                                                              Os horários de trabalho semanal variam, entre as 22h30 (enfermeiros) e as 39 horas (serralheiros, mecânicos), embora a média se situe nas 36 horas.

                                                              Os maquinistas constituem, entre os cerca de 1700 trabalhadores da empresa, a classe profissional mais numerosa, com 270 profissionais, sendo também uma das que aufere os salários mais elevados, segundo o um estudo realizado pelo Metro.

                                                              Recebem, para além do salário base, subsídios de trabalho nocturno, subsídio de turno e subsídio de agente único (ao substituírem a antiga categoria de factor, responsável pela abertura e fecho das portas), entre outros.

                                                              Com uma média etária em torno dos 40 anos e com pelo menos o 9.º ano, os maquinistas do metro transportam passageiros, no máximo, três horas por dia. Ou seja, metade do tempo de um maquinista da CP ou da Carris.

                                                              O tempo restante do turno diário – de sete horas e meia, em virtude de terem um regime de folgas de quatro dias de trabalho e dois de paragem – é dedicado a manobras ou a levar comboios para manutenção ou reparação.

                                                              “É um trabalho monótono, muito desgastante, em que estamos o dia inteiro a respirar limalha de ferro”, explicou ao Correio da Manhã Diamantino Lopes, maquinista e dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU). É frequente, por isso, os maquinistas não continuarem a trabalhar no subsolo depois dos 55 anos, dado sofrerem de problemas de saúde, relacionados com a visão e audição.

                                                              As cinco greves feitas pelos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, assim como as próximas do dia 7 e 9 de Novembro, foram convocadas face à recusa do conselho de administração em aceitar prolongamento do actual Acordo de Empresa. O documento, com cerca de 30 anos, termina em Dezembro do próximo ano, mas os sindicatos pretendem que se estenda até 2011. Neste momento a administração do Metro encontra-se numa fase de transição, uma vez que o actual conselho, liderado por Mineiro Aires, já terminou o seu mandato mas o próximo, presidido por Joaquim Reis, ainda não tomou posse. Ao todo, são oito os sindicatos envolvidos nas negociações com a empresa, entre os quais os sindicatos dos Electricistas do Metropolitano e o dos Quadros Técnicos de Desenho. APONTAMENTOS PASSAGEIROS O Metropolitano de Lisboa transporta diariamente perto de meio milhão de passageiros para 48 destinos possíveis de quatro linhas subterrâneas com uma extensão total de 35,6 quilómetros. CARRUAGENS No final de 2005 o Metro de Lisboa tinha 338 carruagens em operação que circulam com um intervalo médio de dez minutos, variando ao longo do dia e nas várias linhas do serviço.

                                                              Os comboios iniciam marcha às 6h30 e só param de madrugada, à 01h00. O nível salarial do Metropolitano de Lisboa é o segundo mais elevado da Europa. Só os funcionários do sistema subterrâneo de comboios de Viena de Áustria ganham mais do que os trabalhadores do Metro da capital portuguesa.

                                                              A categoria de factor desapareceu em 1995, a função destes trabalhadores era abrir e fechar as portas do comboio a cada paragem. A tarefa foi assumida pelos maquinistas que para isso recebem um subsídio que varia entre 317 euros e 475,50 euros mensais.

                                                              Os maquinistas do Metro de Lisboa trabalham três horas diárias, em dois turnos, no mesmo dia. Cada dia de trabalho está dividido em dois períodos “que não podem exceder as três horas seguidas por motivos de segurança”, explica um comunicado da FESTRU em reacção à notícia publicada pelo CM. Os maquinistas do metropolitano cumprem, ainda, “no resto de cada período, as manobras com o material circulante nos términos e nos parques”, lê-se no comunicado. O sindicato sublinha que o que está em causa é a existência do acordo da empresa.



                                                              http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/e...-conducao.html


                                                              Maquinistas ganham até quatro mil euros

                                                              Os maquinistas da CP, que ontem cumpriu mais um dia de greve, recebem entre mil e quatro mil euros, de acordo com um documento do Governo a que o Correio da Manhã teve acesso. Estes valores dizem respeito a salários ilíquidos e que incluem o ordenado- base, diuturnidades, subsídios de escala e trabalho extraordinário ou nocturno e em dia de descanso.

                                                              A empresa ferroviária paga ordenados-base ilíquidos aos maquinistas a partir dos 548 euros e até 2575, que corresponde à função de inspector-chefe de condução.

                                                              No entanto, de acordo com o documento governamental, aos salários acrescem subsídios diversos que, por exemplo, podem fazer duplicar o salário bruto mensal. As diuturnidades, que visam distinguir os trabalhadores com mais anos de casa, variam entre os 45, 40 euros e os 113,50 euros.

                                                              Já as verbas de compensação do trabalho em horário nocturno variam entre os 18,95 euros e os 279 euros. O Correio da Manhã tentou contactar por várias vezes o Sindicato dos Maquinistas, de modo a obter uma reacção a estes números do Governo, mas, até à hora de fecho desta edição, não foi possível. Entretanto, a CP manteve ontem a circulação de comboios um pouco acima dos serviços mínimos,de acordo com fonte da empresa. A greve às horas extraordinárias vai manter-se até ao final do mês.




                                                              http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/e...mil-euros.html


                                                              este Natal, quando andarem a contar os trocos para dar presentes à Família, lembrem-se e reflictam uns minutos nestes privilegiados, que levam todo o fruto do vosso trabalho, graças ao terrorismo social dos sindicatos!


                                                              um Santo Natal para todos

                                                              Comentário

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