Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regresso das benesses na CP e afins para familiares, aposentados...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Eu disse "tudo". É uma limpeza vertical, não apenas de topo.

    A não ser que não te importes de pagar dos teus impostos para o regabofe completo.
    Eu até não me importava.... Se os serviços funcionassem e servissem a população decentemente...

    Comentário


      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
      Eu até não me importava.... Se os serviços funcionassem e servissem a população decentemente...
      No meio de tantas greves, deve dar para aproveitar alguma coisa.

      Comentário


        Originalmente Colocado por air Ver Post
        No meio de tantas greves, deve dar para aproveitar alguma coisa.
        E nos dias que não há greves (metro, TAP, carris, barcos) funciona decente? Achas que serve o público como deve? Se houvesse uma boa gestão era uma boa ajuda....

        Comentário


          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
          E nos dias que não há greves (metro, TAP, carris, barcos) funciona decente? Achas que serve o público como deve? Se houvesse uma boa gestão era uma boa ajuda....
          Estava a ser irónico.

          Como disse, limpeza total.

          Comentário


            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Estava a ser irónico.

            Como disse, limpeza total.
            Sorry não percebi.

            Concordo com isso, limpeza e reiniciar o sistema

            Comentário


              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
              Eu não estou a justificar, simplesmente há coisas que não têm justificação... o que me faz confusão é pro lado pra onde a população se indigna... nunca se indignam contra quem causa o buraco....

              E sinceramente, ganhar cerca de 1000eur num trabalho de folgas rotativas e turnos não acho nada de mais...
              Para os pobres de espírito ganhar 1000€ é de rico, ganhar milhões é de herói..

              Originalmente Colocado por Peste Ver Post
              As 1000 famílias que mandam nisto tudo (e não pagam impostos)
              12 Dezembro 2015, 12:30 por Elisabete Miranda

              Depois de ter passado sete anos à frente da Direcção-geral dos Impostos mergulhado num silêncio sepulcral, José Azevedo Pereira concedeu uma entrevista à SIC-Notícias (a segunda no espaço de poucos meses) que vale a pena ouvir.
              Entre o muito que não diz mas insinua, e as conclusões que consente que se tirem sobre a manipulação política a que o Fisco terá sido sujeito durante o último Governo, há uma informação que deixou cair sem ambiguidade: em 2014, quando saiu da Autoridade Tributária, uma equipa especial por si chefiada tinha identificado cerca de 1.000 famílias ricas – os chamados "high net worth individuais" – que, por definição, acumulavam 25 milhões de euros de património ou, alternativamente, recebiam 5 milhões de euros de rendimento por ano.

              Ora, "em qualquer país que leva os impostos a sério", este grupo de privilegiados garante habitualmente cerca de 25% da receita do IRS do ano (palavras de Azevedo Pereira). Por cá, os nossos multimilionários apenas asseguravam 0,5% do total de imposto pessoal. Ou seja, (conclusão nossa), como estamos em Portugal, onde estas coisas da igualdade perante a lei e a equidade tributária são aplicadas com alguma flexibilidade, os "multimilionários" pagam 500 vezes menos do que seria suposto.

              Sem nunca se querer comprometer muito, Azevedo Pereira descreve que, em Portugal como no resto do mundo, estamos perante grupos de cidadãos que têm acesso fácil aos decisores políticos e grande capacidade de influenciar a feitura das leis. Mas se, como assinala e bem, este não é um fenómeno exclusivamente nacional, e lá por fora os ricos sempre vão pagando mais impostos, presume-se que em Portugal a permeabilidade dos nossos governantes e deputados tem sido bem maior (conclusão nossa).

              A situação não é uma fatalidade, pode remediar-se "desde que haja vontade política", sendo certo que o grupo de funcionários do Fisco que estava a trabalhar neste tema até 2014 foi entretanto desmantelado (palavras de Azevedo Pereira).

              Citando apenas meia dúzia de números elucidativos, e sem quebrar qualquer dever de confidencialidade, o antigo director-geral dos impostos prestou um importante serviço público. Só é pena que tenha demorado oito anos a começar a falar e que, oito anos depois, a Autoridade Tributária continue a ser uma estrutura opaca, que silencia informação estatística fundamental para se fazerem debates informados, e que subtrai do conhecimento geral todas as valiosas interpretações que adopta. Não é só o acesso privilegiado de um punhado de contribuintes ao poder que distorce a democracia e desvia milhões dos cofres públicos. A falta de transparência das instituições públicas também.


              Já percebi porque há tantas fundações...

              Comentário


                Concordo com tudo o que escreve, menos com isto:
                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                Porque o problema não são os juros. O problema, e isso sabe-se desde o início, é a operação não consegue gerar dinheiro suficiente para amortizar a dívida.
                Porque:

                Imaginem que eu era Ministra dos Transportes

                Posted on December 12, 2015

                Imaginem que eu sou Ministra num país imaginário e tenho a responsabilidade – e o poder – sobre empresas de transportes, metropolitano, autocarros e comboios. E decido não pagar os investimentos em infra estruturas, apesar dos contribuintes me terem entregue dinheiro para esse fim, mas digo aos gestores públicos dessas empresas «vão financiar-se na Banca». Claro que tenho também uns amigos na Banca ou, bem, a Banca sou eu também, e quero ganhar dinheiro emprestando-o e recebendo juros, sem fazer nada. Nada, não é bem assim. De algum lado tem que vir o dinheiro para remunerar esses juros. Quando a dívida dessas empresas é impagável começo a dizer que o problema são os trabalhadores ganharem 1300 ou 1600 euros. E aí começo a cortar nos salários, aumentar o preço dos transportes e diminuir a frequência desses transportes e faço chegar aos media notícias inverosímeis sobre as «regalias» dos trabalhadores e que confundem massa salarial paga em espécie com privilégios. Todas as mercadorias ficam entretanto mais caras para o conjunto da sociedade, incluindo as empresas porque transportar bens e pessoas fica mais caro, mais lento, mais difícil. Assim já tenho dinheiro para esses investimentos mas também para pagar o extra, o lucro da Banca.

                Não há, alegadamente, nenhuma relação entre esta história inventada, num país que não existe, e a situação da Carris, Metro e CP. Até porque em Portugal políticos e sector Bancário não se misturam – a cada um o seu lugar. Em Portugal a história é completamente diferente. Em 2009 o Governo Sócrates diminui o valor que entregava às empresas. O Tribunal de Contas publicou um relatório, público, arrasador, onde dizia que as empresas não podiam continuar com esse valor baixíssimo de capitais públicos e investimento e a ir cada vez mais ao sector financeiro encontrar dinheiro, até porque ia sair mais caro já que na Banca paga-se não só o investimento mas o juro, que por sua vez vai ser dividido em remuneração dos seus accionistas – os mesmos quem em 2008 faliram a nível mundial numa crise que classificaram como de «todos nós». O salário hoje dos trabalhadores CP, por exemplo, não representa mais de 130 milhões de euros mas a dívida desta são 4, 1 mil milhões. 93% das receitas da CP são hoje para remunerar a Banca. O Metro passa a cada 6 minutos e não 3, como era e a pressão sobre os trabalhadores é permanente. Na Carris conduz-se 15 horas por dia, am alguns turnos/casos – é até caírem para o lado em esgotamento. Há ainda o caso dos portos, que eram públicos e foram subconcessionados, e onde os estivadores chegam a fazer 80 a 100 horas semanais para garantir a renda fixa da subconcessão privada de uma área pública. Um país a andar, a passo acelerado, rumo ao abismo.


                Comentário


                  que salganhada, especialmente porque se ignora o fundamental: a razão porque o Governo não pagou o investimento em infra-estruturas e mandou as empresas públicas financiarem-se na banca, é pura e simplesmente porque o Estado não tem receita suficiente para sustentar um metro de 3 em 3 minutos com uma montanha de funcionários bem untados em regalias e subsídios absurdos, e ainda por cima em constante expansão da linha.

                  o grande problema português é quererem ter um Estado social e um número de serviços públicos para os quais não há receita suficiente. E depois como o dinheiro não chega, recorre-se a endividamento.

                  estar aqui a discutir se esta dívida está nas empresas públicas ou está no Estado, é completamente indiferente, porque de uma forma ou doutra, tem de ser paga (e com muitos juros) pelos impostos dos contribuintes.

                  Comentário


                    As pessoas pensam que podem dar 1 euro e comprar produtos que valem 10.

                    Só mesmo nas empresas imaginárias.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      As pessoas pensam que podem dar 1 euro e comprar produtos que valem 10.

                      Só mesmo nas empresas imaginárias.
                      As pessoas continuam convictas que o passe de 40eur mensais é mais que suficiente para pagar todas as despesas do metro, carris e afins

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                        As pessoas continuam convictas que o passe de 40eur mensais é mais que suficiente para pagar todas as despesas do metro, carris e afins
                        E muitas mais estão convencidas que as dívidas gigantescas das empresas de transportes se devem principalmente (ou exclusivamente) aos salários acima da média.

                        Deve ser... É como o Metro do Porto, antes de começar a operar já tinha dívidas astronómicas pois no seu balanço, além da construção da infraestrutura, até lá caiu o custo dos arranjos paisagísticos dos locais onde passou (Matosinhos ficou bem mais bonito, por acaso). Agora é baixar os ordenados da malta de lá até se perceber que nem assim aquela dívida é pagável pelas receitas da operação...

                        edit: acho que os juros da divida emitida pelo estado são bem inferiores aos cobrados às empresas públicas, mesmo tendo garantia do estado. O estado mandou sempre as empresas financiarem-se na banca principalmente para compor o défice das contas públicas. Agora que essa maquilhagem acabou, haveria que tentar reduzir esta dívida histórica, aumentando o capital das empresas para pagar a dívida e cortar nos juros pagos.
                        Editado pela última vez por jnv; 12 December 2015, 21:55.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          O pessoal adora falar do que não sabe...

                          A maior parte do pessoal não sabe o que é trabalhar por turnos, pensam que todos trabalham de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h...

                          Esta mesma malta, deveria ficar contente por trabalhar aos fins de semana e ganhar o ordenado mínimo.

                          E para terminar, esquecem-se de que o pacote salarial engloba mais qualquer coisa que apenas uma retribuição pela actividade que se faz. Se assim fosse, treinavam-se uns macacos e pagava-se em fruta, saia muito mais barato.
                          Pois, porque em portugal não há privados a ganhar 500 euros por mês a trabalhar em supermercados, lojas de centros comerciais, etc etc, e tudo por turnos........é tudo 9h18h então não....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Pois, porque em portugal não há privados a ganhar 500 euros por mês a trabalhar em supermercados, lojas de centros comerciais, etc etc, e tudo por turnos........é tudo 9h18h então não....
                            Da mesma maneira que os há no estado... ou achas que todos os funcionários públicos ganham acima de 1000eur?

                            Agora que é que tal mal? Vamos pela mesquinhez? Se eu não ganho ele também não pode ganhar? Vamos acreditar em tudo o que o CM escreve e os funcionários é que são culpados da dívida? Isso é pra mentes muito pequeninas....

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jnv Ver Post
                              E muitas mais estão convencidas que as dívidas gigantescas das empresas de transportes se devem principalmente (ou exclusivamente) aos salários acima da média.

                              Deve ser... É como o Metro do Porto, antes de começar a operar já tinha dívidas astronómicas pois no seu balanço, além da construção da infraestrutura, até lá caiu o custo dos arranjos paisagísticos dos locais onde passou (Matosinhos ficou bem mais bonito, por acaso). Agora é baixar os ordenados da malta de lá até se perceber que nem assim aquela dívida é pagável pelas receitas da operação...

                              edit: acho que os juros da divida emitida pelo estado são bem inferiores aos cobrados às empresas públicas, mesmo tendo garantia do estado. O estado mandou sempre as empresas financiarem-se na banca principalmente para compor o défice das contas públicas. Agora que essa maquilhagem acabou, haveria que tentar reduzir esta dívida histórica, aumentando o capital das empresas para pagar a dívida e cortar nos juros pagos.


                              Partilha connosco o que sabes sobre esta matéria. Será muito bem vindo esse conhecimento.

                              Já percebemos que há quem pense que é pelos salários, também já percebemos que há quem pense que é pelos astronómicos custos indirectos, e directos da construção.

                              Agora dá-nos a conhecer as restantes.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                Da mesma maneira que os há no estado... ou achas que todos os funcionários públicos ganham acima de 1000eur?

                                Agora que é que tal mal? Vamos pela mesquinhez? Se eu não ganho ele também não pode ganhar? Vamos acreditar em tudo o que o CM escreve e os funcionários é que são culpados da dívida? Isso é pra mentes muito pequeninas....
                                Claro que também os há no estado, inclusive a recibos verdes, nem todos fazem parte do grupo de bons ordenados e trabalho reduzido.

                                Claro que quem aceita os " tachos " não tem culpa nenhuma, o sistema é que distribui mal.

                                Agora, não é uma questão de mesquenhez. É uma questão de um país sem dinheiro para mordomias desnecessárias.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Claro que também os há no estado, inclusive a recibos verdes, nem todos fazem parte do grupo de bons ordenados e trabalho reduzido.

                                  Claro que quem aceita os " tachos " não tem culpa nenhuma, o sistema é que distribui mal.

                                  Agora, não é uma questão de mesquenhez. É uma questão de um país sem dinheiro para mordomias desnecessárias.
                                  E a que chamas mordomias desnecessárias? A um subsídio de um trabalhador que faz as suas 8h diárias de trabalho, ou a subsídios chorudos mais carro pago, despesas pagas, férias pagas juntamente com prêmios de administradores que fazem gestões ruinosas?

                                  Comentário


                                    Pergunta básica: e porque é que a CP, Metro e afins não tinham dinheiro para as infraestruturas? Porque foram mal geridas, quer seja por salários, subsídios ou por outros itens.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                      Pergunta básica: e porque é que a CP, Metro e afins não tinham dinheiro para as infraestruturas? Porque foram mal geridas, quer seja por salários, subsídios ou por outros itens.

                                      e também porque se tem esta ideia de que os serviços públicos de transportes têm de servir todos os lugarejos e toda a população, sem se ter em conta se o País tem condições para isso ou não.

                                      a esquerda sempre achou que o Estado social total se cria por decreto. Faz-se uma lei a dizer que a saúde e a educação são totalmente gratuitas e que os transportes públicos têm de servir toda a população, e depois acham que magicamente aparece o dinheiro para sustentar tudo isto.

                                      para quem não saiba, a Irlanda, que desde os anos 90 até a crise teve um crescimento brutal (e que está a ter agora de novo) nem metro tem na capital.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        O que é que o facto de trabalhar por turnos tem a ver com estas benesses para o trabalhador?
                                        Eu sempre trabalhei por turnos e apenas tenho o subsidio de turno como beneficio, porque carga de água um FP tem que ter mais do que esse subsidio?
                                        Então é assim, coloca-te na posição de ganhar o salário mínimo nacional afastado de casa (outro tipo de exemplo), se calhar era algo que te agradaria...



                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                        E agora tu estás a fazer generalizações. Há imensa gente a trabalhar por turnos, quer na industria, no comercio, quer nos serviços, muita gente mesmo.

                                        Pergunta aos seguranças, aos técnicos de manutenção, aos informáticos, aos padeiros, pasteleiros, empregados na restauração, serviços em hotéis, em centros comerciais etc etc, que subsídios têm.
                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                        DeCeIi, para tentares esvaziar o foco do meu post, precisaste de alargar o âmbito de tal forma que te desfocaste por completo.

                                        Eu comentei especificamente o sector dos transportes que está na posse do Estado (Metro, CP e Transtejo) e particularmente o Metro, e tu falaste do sistema todo.

                                        Fizeste-me lembrar o palmelão Octávio!
                                        E deves pensar que não há jotinhas, larajinhas e rosinhas e de outras cores políticas a minarem o sector dos transportes... Que inocência!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jnv Ver Post
                                          E muitas mais estão convencidas que as dívidas gigantescas das empresas de transportes se devem principalmente (ou exclusivamente) aos salários acima da média.

                                          Deve ser... É como o Metro do Porto, antes de começar a operar já tinha dívidas astronómicas pois no seu balanço, além da construção da infraestrutura, até lá caiu o custo dos arranjos paisagísticos dos locais onde passou (Matosinhos ficou bem mais bonito, por acaso). Agora é baixar os ordenados da malta de lá até se perceber que nem assim aquela dívida é pagável pelas receitas da operação...

                                          edit: acho que os juros da divida emitida pelo estado são bem inferiores aos cobrados às empresas públicas, mesmo tendo garantia do estado. O estado mandou sempre as empresas financiarem-se na banca principalmente para compor o défice das contas públicas. Agora que essa maquilhagem acabou, haveria que tentar reduzir esta dívida histórica, aumentando o capital das empresas para pagar a dívida e cortar nos juros pagos.
                                          Eu assisti, in loco, à forma como se procedem derrapagens nessa obra... É, foi, vergonhoso!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            E deves pensar que não há jotinhas, larajinhas e rosinhas e de outras cores políticas a minarem o sector dos transportes... Que inocência!

                                            Oh, DeCeIi, achas mesmo que o inocente aqui, sou eu?..

                                            Aquelas empresas chupam-nos os recursos até ao tutano recorrendo ás práticas mais selvagens de uma greve, remuneram-se com valores e rubricas a que tu e a maioria dos contribuintes jamais terá, e o inocente aqui sou eu!!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              Oh, DeCeIi, achas mesmo que o inocente aqui, sou eu?..

                                              Aquelas empresas chupam-nos os recursos até ao tutano recorrendo ás práticas mais selvagens de uma greve, remuneram-se com valores e rubricas a que tu e a maioria dos contribuintes jamais terá, e o inocente aqui sou eu!!!
                                              Mas acredita que não é a operação comercial que nos suga os impostos, como querem insistentemente fazer crer. Tal como na função pública.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Mas acredita que não é a operação comercial que nos suga os impostos, como querem insistentemente fazer crer. Tal como na função pública.

                                                Não é a operação comercia?, então é o que?

                                                Qual é o core business dessas empresas? Só o custo de posse delas, já nos suga, gora soma-lhe uma conta de exploração sempre negativa, e uma destruição de valor diária e bem objectiva, praticada pelos sindicatos, e uma gestão sem objectivos nem estratégia pelos inúmeros boys e ex.politicos e temos a tempestade perfeita.

                                                Por isso é que eu afirmo. PRIVATIZEM-NAS TODAS!!!

                                                Comentário


                                                  A propósito de privatizar, este artigo é excelente, do melhor que HM já fez.



                                                  Os transportes de borla, já!

                                                  A Coluna,

                                                  Esta Coluna de Alterne, sente-se visivelmente emocionada com os direitos que o povo português já recuperou desde que o PCP formou o Governo do PS. E não pode, por isso, deixar de pedir – que digo? – exigir uma estátua num local não menos importante do que o Marquês de Pombal, ou vá lá, o Areeiro, para o Dr, António Costa. Viva a República!

                                                  Houve as reversões nos transportes, e eu aplaudi. Estão a decorrer as negociações na TAP para ficarmos com 51% da companhia que assim volta a ser de bandeira (ou de 51% da bandeira, que é a parte vermelha) e eu rejubilei! Está a ser discutido o aumento do salário mínimo e eu pulei de alegria. Foram prometidos aumentos para os pensionistas e para os funcionários públicos e quase dei em doido. O professor Centeno salvou a catástrofe que o Governo anterior deixou com umas cativações para o final do mês de dezembro, uma coisa que chega a representar, dizem, 0,1% de não sei quê, mas sem a qual o país ia pelo cano, e eu dei graças por termos tais cachimónias no Executivo.

                                                  Ao mesmo tempo, a coligação de direita acho que acabou e isso é mais uma vitória do Dr. Costa, enquanto as SCUT vão voltar a ser de borla, o que está ao nível de um oásis no deserto.

                                                  Mas aquilo que me fez exigir a estátua em lugar de relevo para o senhor primeiro-ministro foi, acima de tudo, a reposição do direito adquirido mais injustamente roubado aos trabalhadores: a possibilidade de os familiares dos funcionários da CP terem viagens de borla.

                                                  Eu exulto! Exulto porque presumo que tal medida seja extensiva aos administradores da CP e a quem os nomeia, como é óbvio. E, sendo assim, deve ser igualmente extensível a todos os acionistas que salvo erro deve ser uma empresa que tem por acionistas muita gente entre os quais eu – refiro-me aos contribuintes!

                                                  Por isso mesmo, é de exaltar a ideia de andar de borla na CP – e pergunto legitimamente – por que não no Metro, na Carris, na STCP e em todas as que foram e serão revertidas para o Estado? E mesmo nas privadas? Sim, que querem os privados senão fazer dinheiro e lucros e isso tudo senão à custa da nossa necessidade de nos deslocarmos? Já pensaram no pobre trabalhador que para ir trabalhar ainda tem de pagar o transporte?

                                                  É por isso, e desta forma simples, que eu compreendo o passo de gigante dado com a possibilidade de os familiares dos empregados da CP poderem, de novo, utilizar de graça os comboios. Mas não fiquemos apenas pelo que nos tinha sido tirado. Há novos tempos, a necessitar de novos direitos.

                                                  Todos os transportes devem ser gratuitos para todos os familiares de todos os trabalhadores.

                                                  Eu penso que Dr. António Costa compreende isto. E por isso merece uma estátua!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                    Não é a operação comercia?, então é o que?

                                                    Qual é o core business dessas empresas? Só o custo de posse delas, já nos suga, gora soma-lhe uma conta de exploração sempre negativa, e uma destruição de valor diária e bem objectiva, praticada pelos sindicatos, e uma gestão sem objectivos nem estratégia pelos inúmeros boys e ex.politicos e temos a tempestade perfeita.

                                                    Por isso é que eu afirmo. PRIVATIZEM-NAS TODAS!!!

                                                    é incrível que quando se anda a discutir de que o Estado não pagou a expansão da linha, ninguém faça a pergunta óbvia: porque é que se fez a expansão da linha sequer?!

                                                    como é que numa empresa completamente deficitária, com uma força de trabalho completamente sobreremunerada e inflacionada, ainda se faz expansão da linha e se gasta dinheiro em nova infraestrutura!

                                                    especialmente quando se sabe perfeitamente que isto NÃO é investimento, porque o valor criado por esta expansão nunca vai cobrir os seus custos.

                                                    e tem graça que mal o governo soviete chegou ao poder começaram logo a aparecer na CS uns projectos socialistas que estavam congelados para fazer a linha de metro chegar a alcântara, algês, campo de ourique, etc... será que não há qualquer vergonha na cara?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                      é incrível que quando se anda a discutir de que o Estado não pagou a expansão da linha, ninguém faça a pergunta óbvia: porque é que se fez a expansão da linha sequer?!

                                                      como é que numa empresa completamente deficitária, com uma força de trabalho completamente sobreremunerada e inflacionada, ainda se faz expansão da linha e se gasta dinheiro em nova infraestrutura!

                                                      especialmente quando se sabe perfeitamente que isto NÃO é investimento, porque o valor criado por esta expansão nunca vai cobrir os seus custos.

                                                      e tem graça que mal o governo soviete chegou ao poder começaram logo a aparecer na CS uns projectos socialistas que estavam congelados para fazer a linha de metro chegar a alcântara, algês, campo de ourique, etc... será que não há qualquer vergonha na cara?

                                                      E a cultura social existente neste País, é a que o Estado deve providenciar tudo, a começar por um emprego para todos os tugas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                        é incrível que quando se anda a discutir de que o Estado não pagou a expansão da linha, ninguém faça a pergunta óbvia: porque é que se fez a expansão da linha sequer?!

                                                        como é que numa empresa completamente deficitária, com uma força de trabalho completamente sobreremunerada e inflacionada, ainda se faz expansão da linha e se gasta dinheiro em nova infraestrutura!

                                                        especialmente quando se sabe perfeitamente que isto NÃO é investimento, porque o valor criado por esta expansão nunca vai cobrir os seus custos.

                                                        e tem graça que mal o governo soviete chegou ao poder começaram logo a aparecer na CS uns projectos socialistas que estavam congelados para fazer a linha de metro chegar a alcântara, algês, campo de ourique, etc... será que não há qualquer vergonha na cara?
                                                        Fez-se a expansão porque interessou aos parceiros das obras públicas...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                          Fez-se a expansão porque interessou aos parceiros das obras públicas...

                                                          ora bem! Porque a loucura keynesiana acha que o caminho é passar a vida a construir mamarrachos que não fazem falta!

                                                          lança-se a obra, dá-se alimento aos amigalhaços patos-bravo da construção, aos amigalhaços da banca que emprestam o dinheiro, enquanto se está a construir o desemprego baixa (com os empregos temporários), o PIB sobe (com o dinheiro que entra na economia devido a esses empregos temporários), o político no fim vai inaugurar a nova linha do metro, ou a nova autoestrada paralela, ou o novo estádio de futebol, ou o novo aeroporto, ou a nova ponte, ou o novo TGV, e depois?

                                                          depois começa a realidade. A obra acaba, os empregos temporários acabam. O dinheiro extra na economia dos empregos temporários acaba também. O desemprego volta a aumentar. Voltámos então à posição inicial? Não! Estamos muito piores, porque embora os indicadores económico-sociais sejam de facto os mesmos, agora ainda há uma dívida enorme para pagar, porque a obra não foi um investimento - construir coisas desnecessárias nunca gera um retorno de valor que compense o dinheiro que se gastou.

                                                          é o velho problema da esquerda abre-fecha buracos.

                                                          e esta é a nossa triste história de décadas de mau "investimento" público em obras desnecessárias e faraónicas.

                                                          Comentário


                                                            Like!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X