Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Praias da Costa da Caparica a "morrer"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Quando vou para os lados da Caparica normalmente vou para São João e nunca tive a menor dificuldade em estacionar. Sair do estacionamento ao fim do dia e nos fins-de-semana é que por vezes se torna mais demorado.

    Apenas como praia prefiro as da Caparica às de Sesimbra ou às de Cascais.
    Um pouco em época alta, é muito pouco para Fim-de-Semana.

    Sair da zona ou encontrar lugar de estacionamento, fora o Smog da Ponte, a principal ameaça à zona é a pressão demográfica e o caos da construção em toda a área Jbranco.

    Comentário


      #92
      Já agora, se quiserem ir para Sul, sem atravessar para Troia: Figueirinha, Galapos e Galapinhos (não é tanga, chamam-se mesmo assim).

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
        Lembra-te que sobre um mesmo tema, duas pessoas podem ter uma opinião diferente. Mas olha, tu falaste na praia grande e essa por exemplo já não gosto assim muito ...
        O problema das praias de Sintra não é a opinião de cada um, o problema é o sol só descobrir já depois do meio dia.

        O problema do Guincho não é a opinião de cada um, o problema do Guincho é a ventania. O vento é tão frequente que eu tenho lá perto uma moradia a que dei o nome sugestivo de "Monte dos Vendavais".

        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
        Um pouco em época alta, é muito pouco para Fim-de-Semana.

        Sair da zona ou encontrar lugar de estacionamento, fora o Smog da Ponte, a principal ameaça à zona é a pressão demográfica e o caos da construção em toda a área Jbranco.
        É isso. O mal da Caparica não é a praia, o mal é o que a rodeia...
        Editado pela última vez por Jbranco; 07 March 2016, 16:52.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          O problema das praias de sintra não é a opinião de cada um, o problema é o sol só descobrir já depois do meio dia.

          O problema do Guincho não é a opinião de cada um, o problema do Guincho é a ventania. O vento é tão frequente que eu tenho lá perto uma moradia a que dei o nome sugestivo de "Monte dos Vendavais".

          Sabes, entre a praia pequena e a praia grande há um restaurante ... chamado "Nortada"


          Isto é mesmo assim Acredita em mim: Para nós que somos do norte ... as praias de Sintra são tropicais! Cá em cima, há dias na praia de Leça que o rugido do vento não te deixa falar com o vizinho da toalha do lado

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            O problema das praias de Sintra não é a opinião de cada um, o problema é o sol só descobrir já depois do meio dia.

            O problema do Guincho não é a opinião de cada um, o problema do Guincho é a ventania. O vento é tão frequente que eu tenho lá perto uma moradia a que dei o nome sugestivo de "Monte dos Vendavais".


            O mal da Caparica não é a praia, o mal é o que a rodeia...


            Ups ... novo quote, nem tinha lido sorry ... sabes, isso aqui também é muito frequente: É a bruma matinal. Então se for uma enseada tipo São Martinho do Porto por vezes aquilo só limpa ao final do dia

            Se vais numa só de Sol é um pouco chato ter de gramar com brumas e nevoeiros. Mas agora, recuando no tempo, não me recordo de brumas a mais no Guincho do que as que tenho por aqui. Em sentido oposto, na Roca, isso sim - é vulgarissimo estar-se no Guincho ao Sol e a ver nuvens em cima do cabo.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
              Sabes, entre a praia pequena e a praia grande há um restaurante ... chamado "Nortada"


              Isto é mesmo assim Acredita em mim: Para nós que somos do norte ... as praias de Sintra são tropicais! Cá em cima, há dias na praia de Leça que o rugido do vento não te deixa falar com o vizinho da toalha do lado
              Que exagero!!!
              Morei no Porto 6 anos. Parte deles precisamente em Leça (onde ainda vou frequentemente) e o vento não tem nada que ver com o do Guincho. O vento do Guincho é comparável ao do Cabedelo em Viana do Castelo. É um vento que tem uma forte componente térmica. Não é uma "simples" nortada. E de ventos percebo eu bastante, desde que em 2004 comecei a fazer kitesurf.

              Olha aqui: http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=31&sty=m_spot
              Neste momento no Guincho estão 26 nós com rajadas de 31!!!!! Em Leça (na Sacor) estão 17 nós com rajadas de 24.
              Para quem não tem noção do que estes valores indicam, acima de 20 nós já é muito difícil estar-se na praia (muita areia pelo ar...). Com 31 nós vai tudo pelo ar!
              Editado pela última vez por Sweden; 07 March 2016, 17:00.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                Que exagero!!!
                Morei no Porto 6 anos. Parte deles precisamente em Leça (onde ainda vou frequentemente) e o vento não tem nada que ver com o do Guincho. O vento do Guincho é comparável ao do Cabedelo em Viana do Castelo. É um vento que tem uma forte componente térmica. Não é uma "simples" nortada. E de ventos percebo eu bastante, desde que em 2004 comecei a fazer kitesurf.

                Exagero nada! Guincho, cabedelo, leça, acrescenta aí a costa nova em Aveiro, paramos em Espinho etc etc , ... em tudo que é praia "lisa" o vento acelera a seu bel prazer



                sabes, talvez a maior diferença visual entre uma praia do Sul e uma praia do Norte sejam os cata ventos. Dá logo para dizer se é uma daqui de cima, ou uma de lá de baixo.


                PS também faço kite. Aprendi exactamente na Costa Nova. E no Guincho, dia sem kites no ar ... nem dia será sequer ;-)

                Comentário


                  #98
                  Outra treta para concessão na praia e aborrecimento legal em certas praias de Verão.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                    Exagero nada! Guincho, cabedelo, leça, acrescenta aí a costa nova em Aveiro, paramos em Espinho etc etc , ... em tudo que é praia "lisa" o vento acelera a seu bel prazer

                    ...
                    Se estás a comparar com a tua experiência mais a norte ok, não te esqueças que a maioria está habituada a temperaturas na casa dos 35~40º, água nos 20º e vento fraco.
                    Para a maior parte do pessoal da zona de Lx, a água no Guincho e para cima já é "fria" e o Guincho é muito ventoso (na maioria dos dias, quando está bom é 5 estrelas).

                    Comentário


                      E eu a pensar que a areia estava de novo a desaparecer da Costa e o problema, afinal, é o de falta de acessos e outros quejandos...

                      Comentário


                        Eu adoro o carácter natural das praias da Costa, tirando as praias mesmo na cidade da Costa da Caparica, essas detesto. Também não gosto das praias da Linha do Estoril, devido à proximidade com a marginal e com as construções e também alguma mitralhada.

                        Aprecio mesmo o carácter natural e puro das praias da Costa. Adoro todo aquele imenso areal até ao Meco, fazer longas caminhadas por essas praias é do melhor que há. Lisboa é a única capital Europeia que tem algo assim relativamente perto da cidade, e é algo único.

                        Para mim uma das piores coisas que podiam fazer era destruírem todas as dunas com construções, mas provavelmente um dia isso vai acontecer porque são quilómetros de praias com enorme potencial turístico, eu penso que os interesses imobiliários e dos €€s se irão sobrepor aos interesses da natureza, como quase sempre acontece no nosso Mundo.
                        Editado pela última vez por Fabulous; 07 March 2016, 19:20.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                          Vai reclamar com o ministério do Ambiente, porque se fosse por vontade do presidente da Junta já muito estava feito
                          O Tó Neves andou anos a fio de mãos atadas... muito fez ele.

                          Comentário


                            A morrer e já não é de agora. Sempre frequentei a Fonte da Telha e noto que o mar tem avançado imenso, nota-se que há menos areal.
                            Sair de lá à tarde continua a mesma coisa: filas de horas.
                            Mas uma coisa que me aborrece imenso nessa praia é o constante crescimento de construção ilegal que tem roubado quase todo o estacionamento. Começam com uma vedação, em dois anos já têm paredes em tijolo e piscina. Ora bem... Espero que aquilo venha tudo abaixo com o novo plano para aquela zona.
                            As da Costa para onde vou, no que diz respeito ao areal e mar, são muito parecidas à Fonte da Telha.
                            As da Arrábida têm outro ambiente mas o estacionamento é caótico, faz-me lembrar a luta que existe nos centros comerciais, por um lugar. A maior parte das praias são muito pequenas e a água geralmente é gélida.

                            Mas ainda em relação à Costa, já ouvi falar numa recuperação dos acessos.

                            Comentário


                              Porque não fazem nada e para fazer è preciso dinheiro !

                              Comentário


                                Praias da Costa da Caparica a "morrer"

                                Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                Nas dunas existe muito espaço para criar Resorts...quem conhece o local sabe que existe mt espaço, pode é ser zona protegida...
                                Opa essa do campismo por ex...enfim...a estrada para as praias...as construções...tudo mt feio..
                                Estradas mais largas, ciclovias, transportes, estrada alcatroada, parques estacionamento maiores, construir parque de diversos, escorregas, aqua show...
                                O Caminho será: INVESTIR INVESTIR INVESTIR!!
                                Turismo + estrangeiros = Prosperidade, Emprego e Dinheiro.
                                Tens noção da complexidade burocrática que é a zona da freguesia da Costa?

                                A Arriba Fóssil da Costa é, acho, da responsabilidade do ICNF. Depois a zona entre a arriba e Costa cidade é terreno baldio e salvo erro responsabilidade da RAN, depois para outras zonas temos outras entidades como a APA e, presumo, a própria autarquia.

                                Enfim, uma confusão que não ajuda nada a fazer crescer a Costa no bom sentido.

                                PS: Na zona de Sto António até São João tens uma ciclovia e uma avenida com duas faixas de cada lado.


                                Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                                Eh pah ... sem querer incendiar tudo ... para mim a pergunta será outra: Porque raio é que alguém faz praia na costa da Caparica?
                                No meu caso porque ando 10m a pé e estou com o pé da praia [emoji12]

                                O carro fica na garagem [emoji3]

                                Praia essa que na minha opinião é a melhor praia da Costa, pelo menos em termos de confusão, ou neste caso falta dela. Até mesmo em Agosto ao fim‑de‑semana é possível ter algum espaço. Claro que isto só é possível porque o parque mais próximo é pago e bem, mas para quem está a pé não é problema [emoji12]


                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Eu escrevi durante a semana após o trabalho. Nesses dias, desde que consiga chegar à ponte antes das 17:30, o trajeto faz-se bem. E voltar por volta das 20:00 também é relativamente rápido, cerca de 30 minutos até à zona do Marquês.
                                Sinceramente exceto durante Julho e Agosto (e mesmo nesses meses nos últimos dois verões foi mais fraco porque não foram meses assim tão fortes em dias de calor à séria) não tenho problemas de trânsito no eixo IC20-Pte 25/04-Eixo NS-Marquês, mas também é verdade que costuma ser já mais fora de horas (depois das 20h). Ou então utilizam-se alternativas ao IC20 se o mesmo estiver completamente parado como as horas de ponta do verão.

                                Sem trânsito a essas horas (20h durante a semana) faço sem problemas Costa cidade Marquês em 10m. Mas se calhar sou eu que sou acelera [emoji3]

                                Mesmo com muita calma faz-se facilmente em 15m.


                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                A minha boa recordação desse parque de campismo tem a ver com uma noite em que dormi lá numa roulote com uma namorada e dei 5

                                Hoje para dar 5 na mesma noite se calhar nem com a Diana Chaves
                                Ganhaste [emoji28]

                                Já agora em que parque em concreto isso se passou? Isto aqui na zona há tantos parques de campismo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                  Eu adoro o carácter natural das praias da Costa, tirando as praias mesmo na cidade da Costa da Caparica, essas detesto. Também não gosto das praias da Linha do Estoril, devido à proximidade com a marginal e com as construções e também alguma mitralhada.

                                  Aprecio mesmo o carácter natural e puro das praias da Costa. Adoro todo aquele imenso areal até ao Meco, fazer longas caminhadas por essas praias é do melhor que há. Lisboa é a única capital Europeia que tem algo assim relativamente perto da cidade, e é algo único.

                                  Para mim uma das piores coisas que podiam fazer era destruírem todas as dunas com construções, mas provavelmente um dia isso vai acontecer porque são quilómetros de praias com enorme potencial turístico, eu penso que os interesses imobiliários e dos €€s se irão sobrepor aos interesses da natureza, como quase sempre acontece no nosso Mundo.
                                  Nesse aspecto sou da mesma opinião que tu, moro na margem sul há pouco tempo mas posso dizer que já tive dias perfeitos de praia, tem é que se conhecer os melhores spots Quando se faz essas caminhadas tem é que se ter cuidado com aquele pessoal que tem um pico ao azedo e que costumam andar lá tipo enguias carecas, se é que me faço entender .
                                  Penso que de uma forma geral o planeamento urbanístico da Costa está mal feito, a estrada que atravessa a costa devia ser toda como a que vem da zona do Inatel, duas ou três faixas de cada lado e rotunda grande nas saídas. A estrada de acesso à praia do rei e princesa que dá seguimento a todas as restantes deve receber milhares de pessoas no verão, no entanto está toda em terra batida e sempre esburacada nunca percebi porque não existe intervenção aí, quando nas praias do barbas se gasta milhões a renovar o areal Enfim o que vale é que com o pcp finalmente no governo as coisas vão mudar

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                    Desces um bocadinho e tens As praias de Setubal, Arrábida, Tróia e Sesimbra.
                                    a linha de praia de Troia a Sines continua a ser a mais bela e longa (+ de 50km de praia segundo sei) de Portugal
                                    nessa linha há verdadeiros paraísos de fazer corar de inveja qualquer praia no mundo.
                                    experimentem em ir a aberta nova andarem pelo areal 200 ou 300m e falamos

                                    Comentário


                                      gostava de saber a opinião do Costa sobre a Costa

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        experimentem em ir a aberta nova andarem pelo areal 200 ou 300m e falamos
                                        Essa praia é linda e praticamente deserta! Fiz lá uns dias de praia maravilhosos, quando se dormia na tenda, em qualquer duna 😊

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                          Essa praia é linda e praticamente deserta! Fiz lá uns dias de praia maravilhosos, quando se dormia na tenda, em qualquer duna [emoji4]
                                          No ano passado em pleno 1 de Setembro, estavam no máximo 50 pessoas na praia. Andei uns 200/300m a sul e estava numa praia completamente deserta de areia branca e água transparente. Linda! Até nudismo fiz, coisa que há uns 15/20 anos não fazia lol

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                            No ano passado em pleno 1 de Setembro, estavam no máximo 50 pessoas na praia. Andei uns 200/300m a sul e estava numa praia completamente deserta de areia branca e água transparente. Linda! Até nudismo fiz, coisa que há uns 15/20 anos não fazia lol
                                            Essa zona é muito calma mesmo. Há por aí uma outra praia, penso que um pouco mais acima, que chamam de "lixeira", mas que (pelo menos na altura), lixo tinha zero, era mesmo só o nome. Que belas praias! E que saudades do verão...

                                            Comentário


                                              Falar das belas tardes passadas na costa e sentir o frio desta manhã é uma tortura!
                                              Mas subscrevo o que foi dito, é maravilhoso encontrar praias praticamente desertas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                experimentem em ir a aberta nova andarem pelo areal 200 ou 300m e falamos




                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                Andei uns 200/300m a sul e estava numa praia completamente deserta de areia branca e água transparente. Linda! Até nudismo fiz, coisa que há uns 15/20 anos não fazia lol

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                  Sinceramente exceto durante Julho e Agosto (e mesmo nesses meses nos últimos dois verões foi mais fraco porque não foram meses assim tão fortes em dias de calor à séria) não tenho problemas de trânsito no eixo IC20-Pte 25/04-Eixo NS-Marquês, mas também é verdade que costuma ser já mais fora de horas (depois das 20h). Ou então utilizam-se alternativas ao IC20 se o mesmo estiver completamente parado como as horas de ponta do verão.

                                                  Sem trânsito a essas horas (20h durante a semana) faço sem problemas Costa cidade Marquês em 10m. Mas se calhar sou eu que sou acelera
                                                  É muito variável, no caso que citaste estou-me a referir a horas de maior transito, do género retorno da praia por volta das 20 horas em época alta.

                                                  Mas como digo é variável. Por exemplo em Junho/Julho, de manhã, demoro cerca de 20 minutos entre Caparica e a Praça de Espanha.

                                                  E sim, fora da hora de ponta demoro cerca de 10 ou 15 minutos entre Caparica e Amoreiras ou Praça de Espanha.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                                    Não sei nem faço ideia mas responde-me a isto sff:
                                                    Para criar ciclovias, alcatroar os caminhos de terra, plantar árvores, relva, criar acessos bonitos, é preciso consultar várias entidades????????

                                                    Tenho a ideia que não é aconselhável fazer qualquer alteração estrutural nas zonas dunares da caparica. Creio ser uma das praias que é previsível sofrer com a erosão costeira e ficar sem areal. Caso diminuam as dunas e eventuais pinhais, então, a erosão será ainda mais rápida.

                                                    Percebo perfeitamente a visão do Thunderbydawn (para quem é do Porto), a romaria Lx-Caparica simplesmente parece-nos surreal, tal o trânsito envolvido e a falta de calma (que se pretende numa praia).

                                                    Na caparica podiam é fazer disto, já que não danifica a zona dunar e até contribui para a sua sedimentação:
                                                    praia-de-laderca-1.jpg.
                                                    maxresdefault.jpg

                                                    Praias de Qualidade? Isto sim:
                                                    172A6357-2.jpg

                                                    Comentário


                                                      Entretanto já estão com essa preocupação de refazer as dunas:

                                                      Comentário


                                                        Se as DUNAS falassem....uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          É muito variável, no caso que citaste estou-me a referir a horas de maior transito, do género retorno da praia por volta das 20 horas em época alta.

                                                          Mas como digo é variável. Por exemplo em Junho/Julho, de manhã, demoro cerca de 20 minutos entre Caparica e a Praça de Espanha.

                                                          E sim, fora da hora de ponta demoro cerca de 10 ou 15 minutos entre Caparica e Amoreiras ou Praça de Espanha.
                                                          Ah, assim sim, vale a pena. Agora passar uma hora no transito para regressar da praia, para mim, é inconcebível.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                                                            Se as DUNAS falassem....uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
                                                            Que o diga um amigo meu que numa noite de aperto foi lá fazer um nr 2 e deixou lá os boxers.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Entretanto já estão com essa preocupação de refazer as dunas:

                                                              Ótimo! Esse tipo de passadiço permite a fixação da flora dunar (que contribui para a fixação da duna, em altura e coesão do solo dunar.) Aqueles paus ao alto servem para fixar a areia carregada pelo vento.
                                                              Fica apenas a faltar demolir o que for necessário (aquele elefante branco na foto, por exemplo) de modo a que a zona dunar esteja quase ininterruptamente ligada ao pinhal subsequente, pois se assim não fizerem, toda a sedimentação dunar fica em risco.
                                                              No fundo é necessário areia em 3 zonas para que uma praia com erosão se mantenha: areia na praia, areia nas dunas e areia nos pinhais, areia que se reveza entre estes espaços, permitindo que a praia seja fornecida de areia (pelo stock dunar e do pinhal) quando a maré está a levar areia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X