Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Praias da Costa da Caparica a "morrer"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    a linha de praia de Troia a Sines continua a ser a mais bela e longa (+ de 50km de praia segundo sei) de Portugal
    nessa linha há verdadeiros paraísos de fazer corar de inveja qualquer praia no mundo.
    experimentem em ir a aberta nova andarem pelo areal 200 ou 300m e falamos
    Sou da margem sul e lamento não conhecer bem essa zona, mas este ano quero alterar isso.
    O verão que chegue rápido.

    Comentário


      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
      a linha de praia de Troia a Sines continua a ser a mais bela e longa (+ de 50km de praia segundo sei) de Portugal
      nessa linha há verdadeiros paraísos de fazer corar de inveja qualquer praia no mundo.
      experimentem em ir a aberta nova andarem pelo areal 200 ou 300m e falamos

      Sem dúvida, eu costumava ir correr uns km pelo areal fora sem ver nenhuma viva alma. Um paraíso sem dúvida! E que se mantenha assim!

      PS: São cerca de 65km de areal até Sines.

      Comentário


        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
        Sem dúvida, eu costumava ir correr uns km pelo areal fora sem ver nenhuma viva alma. Um paraíso sem dúvida! E que se mantenha assim!

        PS: São cerca de 65km de areal até Sines.
        tens razão, não sei se será até o maior areal Europeu.
        Tem kms e kms seguidos sem acesso de carro, o que torna algumas zonas verdadeiramente selvagens.
        Felizmente aquela costa resistiu à massificação como o Algarve

        Comentário


          sobre a Costa, acho as melhores praias da zona de Lisboa, mas há uns 15 anos que deixei de fazer praia na zona de Lisboa, ou fico-me pela piscina, ou vou para casa de praia dos sogros na Comporta
          acima de tudo irrita-me o trânsito de ir e voltar para Costa, as praias da linha detesto, o Guincho... enfim não sou praticante de kite ou windsurf
          O Meco e Alfarim também são boas opções à Costa, mas o trânsito...

          Comentário


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            tens razão, não sei se será até o maior areal Europeu.
            Tem kms e kms seguidos sem acesso de carro, o que torna algumas zonas verdadeiramente selvagens.
            Felizmente aquela costa resistiu à massificação como o Algarve
            Menor populacao litoral, água mais fria, maior ondulacao, o clima é também pior, mesmo no verao. Nao deixa de ser um excelente local para quem gosta do género.

            Comentário


              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              tens razão, não sei se será até o maior areal Europeu.
              Tem kms e kms seguidos sem acesso de carro, o que torna algumas zonas verdadeiramente selvagens.
              Felizmente aquela costa resistiu à massificação como o Algarve
              Pronto, vir a este tópico está a deixar-me deprimida... não ponho o pé nessas praias há demasiado tempo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Menor populacao litoral, água mais fria, maior ondulacao, o clima é também pior, mesmo no verao. Nao deixa de ser um excelente local para quem gosta do género.
                sim a tudo, mas ondas na zona da Comporta?
                O clima é quente, começa a "piorar" de Sines para baixo, a água é mais fria é verdade

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  sobre a Costa, acho as melhores praias da zona de Lisboa, mas há uns 15 anos que deixei de fazer praia na zona de Lisboa, ou fico-me pela piscina, ou vou para casa de praia dos sogros na Comporta
                  acima de tudo irrita-me o trânsito de ir e voltar para Costa, as praias da linha detesto, o Guincho... enfim não sou praticante de kite ou windsurf
                  O Meco e Alfarim também são boas opções à Costa, mas o trânsito...
                  Detesto piscinas por isso valorizo tanto a proximidade da costa. Depois de um dia de trabalho de m... sair e ir lá dar um rápido mergulho, não há melhor.

                  Aliás eu chamo à minha casa da Caparica o anexo. Aquilo fica tão perto que de certa forma funciona como o anexo do apartamento na zona do Marquês. O anexo que lhe proporciona jardim e praia.
                  Editado pela última vez por Jbranco; 08 March 2016, 11:50.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    É muito variável, no caso que citaste estou-me a referir a horas de maior transito, do género retorno da praia por volta das 20 horas em época alta.

                    Mas como digo é variável. Por exemplo em Junho/Julho, de manhã, demoro cerca de 20 minutos entre Caparica e a Praça de Espanha.

                    E sim, fora da hora de ponta demoro cerca de 10 ou 15 minutos entre Caparica e Amoreiras ou Praça de Espanha.
                    Ah isso sim, meia hora à vontade. Eu moro ao pé da praia, mas percebo quem se diz não perceber as pessoas que ficam montes de tempo no trânsito para sair da praia e depois no acesso à ponte.

                    Mesmo que seja "só" meia hora, é uma meia hora chata de pára arranca. Meia hora que é muito mais agradável de se fazer em AE sem trânsito.

                    Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                    Ah, assim sim, vale a pena. Agora passar uma hora no transito para regressar da praia, para mim, é inconcebível.
                    Concordo, mas para muitos não há alternativa... Ou há mas não lhes interessa.


                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Entretanto já estão com essa preocupação de refazer as dunas:

                    Confere. Estas últimas alterações às praias de São João foram mesmo muito bem vindas e posso confirmar * que pelo menos até ver as praias têm um bom areal. Vamos ver quantos invernos isto aguenta...

                    * mesmo de inverno gosto de ir dar uma volta à praia a correr (ou andar) com ou sem a companhia da cadela.


                    Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                    Ótimo! Esse tipo de passadiço permite a fixação da flora dunar (que contribui para a fixação da duna, em altura e coesão do solo dunar.) Aqueles paus ao alto servem para fixar a areia carregada pelo vento.
                    Fica apenas a faltar demolir o que for necessário (aquele elefante branco na foto, por exemplo) de modo a que a zona dunar esteja quase ininterruptamente ligada ao pinhal subsequente, pois se assim não fizerem, toda a sedimentação dunar fica em risco.
                    No fundo é necessário areia em 3 zonas para que uma praia com erosão se mantenha: areia na praia, areia nas dunas e areia nos pinhais, areia que se reveza entre estes espaços, permitindo que a praia seja fornecida de areia (pelo stock dunar e do pinhal) quando a maré está a levar areia.
                    É isto, assino por baixo.


                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    tens razão, não sei se será até o maior areal Europeu.
                    Tem kms e kms seguidos sem acesso de carro, o que torna algumas zonas verdadeiramente selvagens.
                    Felizmente aquela costa resistiu à massificação como o Algarve
                    Normal ter resistido, sendo uma das principais razões a temperatura da água. Hoje em dia já não é tão certo mas um dos fatores que fez do Algarve o que é (para nós e para os estrangeiros) foi/é a temperatura amena da água do mar.

                    A Comporta tem esse problema. Água fria. Esse e os mosquitos.

                    A água fria é um problema geral de toda a costa atlântica, embora ainda pior no Norte.

                    Dito isto não deixa de ser verdade o que dizes, é incrível termos acesso a uns 70/80km da capital tantos kms de praia em estado selvagem.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      sim a tudo, mas ondas na zona da Comporta?
                      O clima é quente, começa a "piorar" de Sines para baixo, a água é mais fria é verdade
                      Lembro-me bem de ter de vestir uma camisola de manga comprida á noite quando passava férias em Melides.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        ...
                        Dito isto não deixa de ser verdade o que dizes, é incrível termos acesso a uns 70/80km da capital tantos kms de praia em estado selvagem.
                        Também não é assim tão estranho, o pessoal queixa-se do excesso de pessoas na praia, mas gosta de ter alguém por perto (alguns até bastante perto).
                        É uma questão de segurança, dos bens, se acontece alguma coisa na água, etc.
                        Acabam também por preferir ter algum apoio de praia, bar, wc, etc..

                        Onde há poucas pessoas não compensa haver negócio, não havendo, não aparecem mais.

                        Depois há sempre a praia ou o bar da "moda", para o "sunset" e cenas assim (a Costa até tem vendido bem este conceito, principalmente na zona da S. João).

                        Comentário


                          A comporta não me convence. Quando a prioridade é a praia vou para a Costa. Quando a prioridade é a qualidade de vida vou para Cascais. Quando a prioridade é a qualidade de vida, as praias, e não estou condicionado pela distancia, vou para o Algarve.

                          edit: Mas não há mar de que goste mais do que do da Caparica. Água fria... Ondas... Fico feliz.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 08 March 2016, 11:53.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Detesto piscinas por isso valorizo tanto a proximidade da costa. Depois de um dia de trabalho de m... sair e ir lá dar um rápido mergulho, não há melhor.

                            Aliás eu chamo à minha casa da Caparica o anexo. Aquilo fica tão perto que de certa forma funciona como o anexo do apartamento na zona do Marquês. O anexo que lhe proporciona jardim e praia.
                            prefiro a piscina do que meter-me 1h para cada lado para a Costa

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Lembro-me bem de ter de vestir uma camisola de manga comprida á noite quando passava férias em Melides.
                              pode acontecer mas não é regra na Comporta

                              a parte dos mosquitos irrita muita gente, eu não lhes ligo nenhuma

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                A comporta não me convence. Quando a prioridade é a praia vou para a Costa. Quando a prioridade é a qualidade de vida vou para Cascais. Quando a prioridade é a qualidade de vida, as praias, e não estou condicionado pela distancia, vou para o Algarve.

                                edit: Mas não há mar de que goste mais do que do da Caparica. Água fria... Ondas... Fico feliz.
                                a Comporta não vou e volto no mesmo dia, vou sexta à noite e volto Domingo depois do jantar ou 2ª feira cedo...
                                agora não adoro passar férias em Agosto na Comporta (idem para o Algarve)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                  prefiro a piscina do que meter-me 1h para cada lado para a Costa
                                  Como já várias vezes escrevi, durante a semana demoro metade desse tempo (ou até menos) na viagem de ida e volta. O segredo encontra-se em chegar à ponte antes das 17:30. E é tão bom ir ao mar no fim de um dia de trabalho.

                                  edit: Ah! E até há lá uma rua com o nome de um meu antepassado: Mestre Salvador Catita. É muita ligação afetiva... Aquele mar faz parte do meu ADN... E naquele mar que os meninos aprendem a ser homens.
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 08 March 2016, 12:32.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Menor populacao litoral, água mais fria, maior ondulacao, o clima é também pior, mesmo no verao. Nao deixa de ser um excelente local para quem gosta do género.

                                    Maior ondulação que a Caparica tenho sérias dúvidas, as praias são quase sempre muito ventosas.

                                    Na minha opinião a melhor zona sem ondas serão as praias da Arrábida.

                                    Comentário


                                      Grande parte da minha infância foi passada na Costa, no parque de campismo da GNR em que num pulinho estava na praia. Fui muito feliz lá... Para mim a Costa tem as melhores praias da periferia (Lisboa - Sintra - E o lado de lá). Mas para mim são as mais longes... Já ponderámos comprar lá uma casa para férias, mas o local está abandonado, velho e muito mal frequentado.

                                      Contudo, sendo eu de Sintra, vou às de Sintra... Que, na minha opinião, são melhores que a linha de Cascais (pelo tipo de pessoas e viagem que faço até à praia, estacionamento...). Adoro de Cascais/Carcavelos mas não necessariamente para fazer praia.


                                      Enfim, não me falem em praia que estou a morrer de saudades...
                                      Editado pela última vez por NaoInteressa; 08 March 2016, 12:40.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Menor populacao litoral, água mais fria, maior ondulacao, o clima é também pior, mesmo no verao. Nao deixa de ser um excelente local para quem gosta do género.

                                        Acho que o decisivo é mesmo a água mais fria e o clima nao ser tao ameno como no Algarve. O Algarve tem clima mais quente mesmo no Inverno.
                                        Vento tem, mas nao tanto como na Caparica ou em outras praias viradas ao atlantico mais a norte. E o o mesmo se pode dizer das ondas.

                                        No Algarve há praias que se podem considerar perfeitas. Perto disso na costa Oeste só algumas ate Setubal e Sesimbra inclusivé. Daí para cima, vento frio, ondas e agua fria vão sempre sendo cada vez piores.

                                        Comentário


                                          Eu sendo da zona do Dafundo, mas presentemente morando em Viseu, só tenho a dizer que adoro as praias da Costa. Vento e agua fria? Venham para Aveiro que ai sim, é agua fria e o vento horrível.
                                          Saudades dos meses de Setembro e Junho na bela Costa da Caparica.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            ...
                                            edit: Mas não há mar de que goste mais do que do da Caparica. Água fria... Ondas... Fico feliz.
                                            Por acaso o mar sem ondas também me faz um pouco de confusão, mesmo que seja para dar apenas uns mergulhos. Acho que é do hábito e sempre ter andado por praias com ondulação.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Se estás a comparar com a tua experiência mais a norte ok, não te esqueças que a maioria está habituada a temperaturas na casa dos 35~40º, água nos 20º e vento fraco.
                                              Para a maior parte do pessoal da zona de Lx, a água no Guincho e para cima já é "fria" e o Guincho é muito ventoso (na maioria dos dias, quando está bom é 5 estrelas).

                                              Desculpa não ter continuado, mas ontem tive um fim de tarde stressante qb!!!

                                              Sabes, por acaso já tinha mencionado antes, se quando fores ao Guincho estiver Nortada, vai até às Azenhas do Mar ou às Maças.


                                              Eu vou só contar um episódio da minha vida pessoal que ocorreu exactamente na primeira vez que fui à praia das Maças. Eu não simpatizo muito com a praia grande, que nesse dia estava cheia de gente, e numa de "descobrir mais" rumei para cima e surgiu uma pequena enseada com ar cinco estrelas e quase sem ninguém.

                                              Eu recordo-me de pensar "será que é uma praia privada do Lawrence, do Penha Longa ou qq outro daqui do burgo?" A sério ... tão vazia e uma praia à beira tão cheia?!? Bem, mesmo assim fui dar uma espreitadela ... e assim que descobri que era pública fiquei fã até hoje! Minipraiazinha deliciosa!

                                              Ligeiramente mais acima, tens as Azenhas do Mar. Também bem protegidinha ... é mesmo escolher entre uma e outra.


                                              enfim ... uma mini história ... gostos são mesmo gostos: Mais acima tem a Aguda e o Magoito e essas por exemplo já não gosto tanto

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por flybomb Ver Post
                                                Eu sendo da zona do Dafundo, mas presentemente morando em Viseu, só tenho a dizer que adoro as praias da Costa. Vento e agua fria? Venham para Aveiro que ai sim, é agua fria e o vento horrível.
                                                Saudades dos meses de Setembro e Junho na bela Costa da Caparica.
                                                Costa Nova também conheço (os meus pais têm lá casa de férias) bem, apesar de não ir há uns bons 2 ou 3 anos.
                                                Em Agosto teres dias de 22º é considerado um excelente dia de Verão
                                                Julho costuma ser melhor, mas as nortadas e nevoeiro até meio do dia, deixaram-me de atrair

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  sim a tudo, mas ondas na zona da Comporta?
                                                  O clima é quente, começa a "piorar" de Sines para baixo, a água é mais fria é verdade
                                                  A norte de Sines, Costa de Santo Andre, Melides, Aberta Nova, etc. as noites são frias e húmidas, e os dias de Agosto geralmente com vento norte, moderado a forte a partir da tarde.

                                                  Não há praias como essas no nosso pais, que conheço como a palma da mão desde Sines à Comporta. Muitos kms feitos de mota e jipe pela praia nos tempos em que isso não era um crime punido.

                                                  Mas não ha bela sem senão, e o clima, nada tem a ver com o Algarve.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Lembro-me bem de ter de vestir uma camisola de manga comprida á noite quando passava férias em Melides.
                                                    É muito rara a noite nessa costa que permita calção, chinelo e T shirt. Sempre (ou quase) calças e casaco.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                      É muito rara a noite nessa costa que permita calção, chinelo e T shirt. Sempre (ou quase) calças e casaco.
                                                      Já há alguns anos, que em Milfontes dava para passar assim umas noites.
                                                      Fico com sensação que tem vindo a piorar, mas já não vou lá com a assiduidade anual com que o fazia.

                                                      Comentário


                                                        Estou a ver que é só princesas por aqui!

                                                        Bonito é ir à praia em Moledo! Que até arrepia os pelos do...

                                                        Ou ir a banhos na praia de Mira, para além da água de qualidade e sempre fresquinha, levar com a ondulação no corpo até dá anos de vida contam-se pelos dedos das mãos os dia de bandeira verde....

                                                        Fora de brincadeiras, temos um país maravilhoso. Temos uma costa soberba, para todos os gostos, areia, pedra, falésia, pedra, de tudo. Depois temos serras, planicie, montanha, um interior fabuloso.

                                                        Por vezes é preciso sair, apreciar o que há lá fora e depois conseguir valorizar melhor o nosso.

                                                        Comentário


                                                          @vocsa, essa é uma das razões porque tenho um profundo respeito pela malta do norte. Aquele mar é para homens de barba rija e mulheres de fibra.

                                                          E nem é preciso ir muito para norte, até na Figueira já encontrei mar em que nem louco arriscaria entrar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            @vocsa, essa é uma das razões porque tenho um profundo respeito pela malta do norte. Aquele mar é para homens de barba rija e mulheres de fibra.

                                                            E nem é preciso ir muito para norte, até na Figueira já encontrei mar em que nem louco arriscaria entrar.
                                                            E pronto, a Figueira, a minha praia.

                                                            Eu costumo fazer praia em Quiaios, a praia mais a norte da Figueira e já por cima da Serra da Boa-Viagem. É qualquer coisa de energizante levar com a água gelada e com a ondulação no corpo. A principio custa, mas depois vicía, um pouco como os desportos mais duros. E ir pela manhã, com a neblina da serra?

                                                            Sinceramente quando vou ao algarve (muito raro!) venho sempre algo desconsolado. Se é para fazer "piscina" tipo sopa vou para o rio, no Zêzere*, algures perdido no portugal interior, com água azul de ver o fundo.

                                                            *Ou o rio Alva, simplesmente fabuloso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              @vocsa, essa é uma das razões porque tenho um profundo respeito pela malta do norte. Aquele mar é para homens de barba rija e mulheres de fibra.

                                                              E nem é preciso ir muito para norte, até na Figueira já encontrei mar em que nem louco arriscaria entrar.

                                                              Vou aproveitar a tua intervenção para falar da Figueira da Foz

                                                              Principalmente para o clã feminino: deve ser a praia do país inteiro que deixa o Bronze mais bonito. E não é fruto do acaso: o alto teor de iodo encarrega-se de contribuir. E tem uma vantagem xxl: Num único fim de semana sai-se de lá com um bronze absolutamente espectacular.


                                                              Falando de mar, apesar do mesmo ter "engolido" quase toda a praia de Buarcos nos anos 90, a sul da Serra da Boa Viagem o mesmo ainda costuma ser mais ou menos bem comportadinho ... mas na primeira praia a norte da mesma, a da Murtinheira .... catano!!! Essa é que é mesmo pra pessoal de barba muito rija.

                                                              P.S. atenção que não estou a brincar: Se vierem para norte e não tiverem grande à vontade com o mar, uma das praias mesmo a evitar é a da Murtinheira e a que fica contigua: Quiaios.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X