Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O peixe que comemos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    Sabem como é que isso muda? Quando se começar a deixar o recado no pingo doce e continente a dizer que só se compra peixe se for apanhado no nosso mar e se a carne for portuguesa, principalmente carne dos açores.
    Com o leite, batatas e cebolas a mesma coisa.
    O governo nessa matéria não pode interferir, mas nós consumidores podemos. Só se vende se houver procura.
    Mas os supermercados vendem peixe capturado em alto mar e carne de vaca que passou a vida ao ar livre a pastar apenas erva natural.
    Agora a diferença é que o robalo de alto mar custa 30€/kg e o de aquicultura custa 7€/kg e o bife da vazia normal custa 10€/kg e o da vaquinha que andou a pastar erva natural custa 30€/kg. As batatas que não levaram quimicos absolutamente nenhuns custam 2€/kg e as outras custam 0,30€/kg.

    O pior é quando um gajo se habitua a comer os produtos naturais. Eu tenho a sorte de ter um quintal enorme e tenho 2 galinhas para produção de ovos e um galo e planto as minhas próprias batatas. Quando como ovos ou batatas do supermercado vomito-me todo. É que não tem nada a ver o sabor. Mas nada mesmo. Até já experimentei uma vez provar ovos biológicos no supermercado e vão-se lixar. O ovo biológico é redondinho, com uma cor alaranjada, perfeitinho. Como é que isso é possível? Eu não acredito nem nessa porcaria dos "biológicos". Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Mas os supermercados vendem peixe capturado em alto mar e carne de vaca que passou a vida ao ar livre a pastar apenas erva natural.
      Agora a diferença é que o robalo de alto mar custa 30€/kg e o de aquicultura custa 7€/kg e o bife da vazia normal custa 10€/kg e o da vaquinha que andou a pastar erva natural custa 30€/kg. As batatas que não levaram quimicos absolutamente nenhuns custam 2€/kg e as outras custam 0,30€/kg.

      O pior é quando um gajo se habitua a comer os produtos naturais. Eu tenho a sorte de ter um quintal enorme e tenho 2 galinhas para produção de ovos e um galo e planto as minhas próprias batatas. Quando como ovos ou batatas do supermercado vomito-me todo. É que não tem nada a ver o sabor. Mas nada mesmo. Até já experimentei uma vez provar ovos biológicos no supermercado e vão-se lixar. O ovo biológico é redondinho, com uma cor alaranjada, perfeitinho. Como é que isso é possível? Eu não acredito nem nessa porcaria dos "biológicos". Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.
      Desculpa que te diga, mas há anos que como ovos caseiros, e são iguais a muitos que compro em supermercado. Volta e meia há um ou outro mais claro, mas de resto em aspecto são iguais.

      Nota-se sim quando abres o ovo, os caseiros e frescos ficam com a clara muito mais agrupada ao pé da gema e os outros não espalham-se todos.
      A cor da gema também é mais intensa nos caseiros.

      Comentário


        #93
        Também como ovos "da horta" e são bonitos, passavam por ovos de compra (por fora) têm é a gema muito mais vívida. A clara ser mais ou menos consistente depende se são + ou - frescos (recentes).

        Sobre o documentário.... um bom trabalho jornalístico. Só queria acrescentar um comentário algo maldoso. É sempre interessante ver ministros corruptos e boas regras da saude serem ultrapassadas em países nórdicos e por motivos gananciosos.

        Afinal o cliché dos países do sul trapaceiros e mafiosos em oposição aos imaculados nórdicos não passa disso: um cliché...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Também como ovos "da horta" e são bonitos, passavam por ovos de compra (por fora) têm é a gema muito mais vívida. A clara ser mais ou menos consistente depende se são + ou - frescos (recentes).

          Sobre o documentário.... um bom trabalho jornalístico. Só queria acrescentar um comentário algo maldoso. É sempre interessante ver ministros corruptos e boas regras da saude serem ultrapassadas em países nórdicos e por motivos gananciosos.

          Afinal o cliché dos países do sul trapaceiros e mafiosos em oposição aos imaculados nórdicos não passa disso: um cliché...
          Não, não é um cliché.

          São apanhados num esquema de corrupção já são os piores do mundo e equiparados aos países do Sul? Haja bom senso e acima de tudo coerência. Nem 8 nem 80.
          Tal como os outros são humanos e também erram.
          E claro que também gostam muito de dinheiro

          Quem acredita que não existe corrupção nesses países é que certamente é bastante ingénuo. Não existem sociedades perfeitas.

          Nós nadamos em corrupção. Estes meninos brincam à corrupção.

          Comentário


            #95
            ShakesBeer, eu sei que existem diferenças entre as duas sociedades. Aliás enormes.

            Agora eu não considero aquilo propriamente um esquema de corrupção.

            Quando o Salmão de Bergen é apregoado por cá em campanhas do governo da Noruega (sim aquela sra já cá esteve) e quando este é alimentado com rações com compostos ilegais... isso não é propriamente corrupção. Vai bem além disso.

            Reparem que para além da ração ser produzida com base em pescado do báltico (que ja ninguem come) usam uma substancia da Monsanto que é um pesticida. Pesticida esse cujas quantidades são aferidas e controladas nos vegetais... mas no peixe não... porque supostamente o peixe não contém essa substancia*.

            Chamas a isto corrupção? Isto tem muitos nomes. Corrupção não é.

            Corrupção é a sra ministra fazer parte do negócio, e isso sim é comparável ao que se faz cá. Promiscuidade. Aos montes nos países do sul, eu já nem ligo, infelizmente.

            Os nórdicos nisto da segurança alimentar conseguiram por-se a nível do Vietnam. É obra.


            * E a dra que fez o estudo sobre o impacto desta substancia na saúde humana perdeu o emprego... nível: Mafia....

            Afinal quem são os meninos aqui?
            Editado pela última vez por Vocsa; 29 March 2016, 16:49.

            Comentário


              #96
              Tens razão. Quando me referi a corrupção estava só focado na parte da ministra que é sem dúvida corrupção da pura e dura. Uma cabr* essa tipa.

              É interessante que o tal investigador norueguês afirma que antes desta ministra a indústria não era assim.
              Dá a entender que foi uma máquina muito oleada para colocar lá esta espécie de ser humano e criar todo este esquema degradante.

              Quanto à contaminação do peixe e da ração.. é mesmo nojento. Nem tenho adjetivos. É desumano.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.
                Tens que te informar, porque deve estar a faltar algo na alimentação das galinhas, e é por isso que não conseguem produzir bem a casca do ovo. Se não me engano acho que basta pores areia lá no galinheiro.

                Comentário


                  #98
                  Na perspectiva que me toca a mim, digo que no melhor pano caiu a nódoa. Porque, bem ou mal, preconceito ou não, eu nunca comi Panga. Simplesmente não confiava no peixe de aquicultura daquela zona da ásia. Assim como não compro o camarão vannei.

                  Agora confiava cegamente nos Noruegueses... sempre comprei Bacalhau e Salmão deles. Essa é a grande desilusão que tenho mesmo.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Desculpa que te diga, mas há anos que como ovos caseiros, e são iguais a muitos que compro em supermercado. Volta e meia há um ou outro mais claro, mas de resto em aspecto são iguais.

                    Nota-se sim quando abres o ovo, os caseiros e frescos ficam com a clara muito mais agrupada ao pé da gema e os outros não espalham-se todos.
                    A cor da gema também é mais intensa nos caseiros.
                    Isso depende da ração/milho que dás às galinhas. De nada serve teres galinhas "biológicas" se lhes vais dar milho comprado numa loja. E se as galinhas estiverem presas num galinheiro, isso altera (e muito) o sabor dos ovos.

                    As minhas galinhas têm um terreno de 2500 m2 onde andam à vontade, livres e têm uma capoeira onde pernoitam (sempre com a porta aberta, nunca estão aprisionadas) e só comem comida que eu próprio produzo, livre de quaisquer porcarias (milho caseiro, ervas, sementes, etc.). A diferença de sabor nos ovos nota-se e muito.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X