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    o fado português habitual, por causa de uns chupistas que não duvido há por aí, vão-se lesar inúmeras outras instituições que fazem realmente serviço público e imensas famílias e alunos



    há que nivelar por baixo para os que ainda conseguirem pagar se destaquem numa €lit€

    Comentário


      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
      Não conheço a realidade de Coimbra, mas no debate de segunda estava o director de um colégio católico privado de Coimbra, que fez a sua intervenção e acabou dizendo que no caso da escola dele só a 10km é que existe oferta publica e que portanto, bla bla.
      Depois disso a sec. de estado responde dizendo que não quer falar de casos particulares mas diz directamente a este director que o caso da escola dele é um dos mais redundantes e que existem escolas a bem menos que 10 km.

      Até aqui tudo bem, cada um diz o que quer quer, acreditas em quem quiseres, mas muito para lá do que cada um disse é a forma como cada um reage às declarações de um e de outro, é aqui que se percebe quem está a dizer a verdade e a mentir, pois o director da escola privada depois de ouvir o que ouviu, podia ripostar mas meteu o rabinho entre as pernas não teve resposta e nunca mais disse nada de jeito o debate todo.

      O representante dos privados ainda ensaiou umas quantas frases assertivas apesar de lhe faltar argumentação (porque não existe) para rebater a questão das redundâncias.
      A deputada do PSD mais valia ter ficado em casa... Só disse asneiras.
      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
      Coimbra:

      Colégio Bissaya Barreto
      Colégio Apostólico da Imaculada Conceição
      Colégio São Martinho
      Colégio de São José
      Colégio da Rainha Stª Isabel
      Colégio de S. Teotónio

      Não sei se me esqueci de algum
      Descobri um site onde dá para ver a localização das escolas: https://www.portaldasescolas.pt/port...01_escolas/240

      No exemplo do concelho de Coimbra, e para o 3º ciclo, existem 16 escolas públicas e 9 escolas privadas. Agora seria interessante saber quantas destas 9 são financiadas, e das 16 públicas quantas conseguiriam absorver os alunos, e até mesmo entre as 16, perceber se há ou não redundâncias.

      Bem vistas as coisas, não sei se as 9 escolas privadas serão do mesmo dono, mas as 16 públicas são do mesmo dono, e provavelmente elas próprias serão redundantes. Um exemplo gritante é a Escola Avelar Brotero e a D. Maria que estão literalmente lado a lado e são ambas do Estado. O que foi feito para reduzir esta redundância? É por isso que ainda não percebi bem este objectivo de acabar com redundâncias público-privadas, se as redundâncias públicas serão bem maiores.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Descobri um site onde dá para ver a localização das escolas: https://www.portaldasescolas.pt/port...01_escolas/240

        No exemplo do concelho de Coimbra, e para o 3º ciclo, existem 16 escolas públicas e 9 escolas privadas. Agora seria interessante saber quantas destas 9 são financiadas, e das 16 públicas quantas conseguiriam absorver os alunos, e até mesmo entre as 16, perceber se há ou não redundâncias.

        Bem vistas as coisas, não sei se as 9 escolas privadas serão do mesmo dono, mas as 16 públicas são do mesmo dono, e provavelmente elas próprias serão redundantes. Um exemplo gritante é a Escola Avelar Brotero e a D. Maria que estão literalmente lado a lado e são ambas do Estado. O que foi feito para reduzir esta redundância? É por isso que ainda não percebi bem este objectivo de acabar com redundâncias público-privadas, se as redundâncias públicas serão bem maiores.
        Eu acho é que tu ainda não percebeste o conceito de redundância.
        Não diz respeito à proximidade física das escolas, aliás não diz só respeito à proximidade, tomando o exemplo que deste, a Escola Avelar Brotero e a D. Maria que estão literalmente lado a lado mas se ambas estão lotadas não há redundância.
        Se os alunos de ambas "cabiam" numa só escola então uma delas tem de fechar. Aliás, para quem tem memória curta o estado na legislatura anterior, fez uma série de fechos de escolas publicas, principalmente primárias, criou centros escolares onde reuniu os alunos de escolas redundantes e de outras não tanto redundantes, mas já o fez com as suas proprias escolas, porque não haveria de fazer com as privadas subsidiadas?

        Comentário


          Recentemente uma deputada do BE foi visitar uma escola pública em Taveiro, concelho de Coimbra.
          Afirmou que estava sub-aproveitava e que o Colégio de S.Martinho lhe roubava estudantes.
          Ora, em linha recta até podem ficar relativamente perto um do outro, mas como os alunos não voam, têm de se deslocar de alguma maneiro para a escola. E, não conhecendo bem, parece-me que a oferta de transporte público para lá é reduzida e a escola fica bastante fora de mão.

          Como é que os alunos da Freguesia de S. Martinho do Bispo se podem deslocar para lá? A pé não dá, transportes praticamente inexistentes. Têm de ser os papás a leva-los à escola e depois andar para trás para irem trabalhar para a cidade?

          Há vários factores que têm de ser ponderados, dos 2 lados da barricada.

          Comentário


            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
            Eu acho é que tu ainda não percebeste o conceito de redundância.
            Não diz respeito à proximidade física das escolas, aliás não diz só respeito à proximidade, tomando o exemplo que deste, a Escola Avelar Brotero e a D. Maria que estão literalmente lado a lado mas se ambas estão lotadas não há redundância.
            Se os alunos de ambas "cabiam" numa só escola então uma delas tem de fechar. Aliás, para quem tem memória curta o estado na legislatura anterior, fez uma série de fechos de escolas publicas, principalmente primárias, criou centros escolares onde reuniu os alunos de escolas redundantes e de outras não tanto redundantes, mas já o fez com as suas proprias escolas, porque não haveria de fazer com as privadas subsidiadas?
            Para mim, redundância não se reduz aos espaços, abrange tudo, serviços também.

            Por exemplo, a Universidade de Coimbra tem crescido, nomeadamente nos espaço físicos (e também alguns serviços), mas no essencial, a estrutura de funcionamento é a mesma. Continua a existir um único reitor e uma única secretaria geral.

            Nessas duas escolas, lado a lado, mesmo que lotadas, o que impede que seja usada apenas uma secretaria evitando a redundância de duas secretarias? É um mero exemplo, mas a redundância está longe de se reduzir aos espaços físicos e à sua capacidade.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Para mim, redundância não se reduz aos espaços, abrange tudo, serviços também.

              Por exemplo, a Universidade de Coimbra tem crescido, nomeadamente nos espaço físicos (e também alguns serviços), mas no essencial, a estrutura de funcionamento é a mesma. Continua a existir um único reitor e uma única secretaria geral.

              Nessas duas escolas, lado a lado, mesmo que lotadas, o que impede que seja usada apenas uma secretaria evitando a redundância de duas secretarias? É um mero exemplo, mas a redundância está longe de se reduzir aos espaços físicos e à sua capacidade.
              Olha que até já pode ser assim que funciona, nos agrupamentos escolares (várias escolas) pelo menos nas que conheço a secretaria é na sede de agrupamento.

              Comentário


                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                Olha que até já pode ser assim que funciona, nos agrupamentos escolares (várias escolas) pelo menos nas que conheço a secretaria é na sede de agrupamento.
                Óptimo, é isso que se quer.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                  Não conheço a realidade de Coimbra, mas no debate de segunda estava o director de um colégio católico privado de Coimbra, que fez a sua intervenção e acabou dizendo que no caso da escola dele só a 10km é que existe oferta publica e que portanto, bla bla.
                  Depois disso a sec. de estado responde dizendo que não quer falar de casos particulares mas diz directamente a este director que o caso da escola dele é um dos mais redundantes e que existem escolas a bem menos que 10 km.

                  Até aqui tudo bem, cada um diz o que quer quer, acreditas em quem quiseres, mas muito para lá do que cada um disse é a forma como cada um reage às declarações de um e de outro, é aqui que se percebe quem está a dizer a verdade e a mentir, pois o director da escola privada depois de ouvir o que ouviu, podia ripostar mas meteu o rabinho entre as pernas não teve resposta e nunca mais disse nada de jeito o debate todo.

                  O representante dos privados ainda ensaiou umas quantas frases assertivas apesar de lhe faltar argumentação (porque não existe) para rebater a questão das redundâncias.
                  A deputada do PSD mais valia ter ficado em casa... Só disse asneiras.
                  Fds... Mais uma mentira metida pela Sec. Estado?

                  Ou será que ouviste mal? Não me digas que logo no debate em que formaste opinião, foste enganado

                  É só consultar: http://www.dgeec.mec.pt/np4/43/

                  Comentário


                    Boas.


                    Engraçado que os gastos do estado pelos vistos só contam e indignam qdo se refere aos funcionários públicos, pq de resto, pode-se resgatar bancos para pagar os devaneios dos banqueiros, pode-se resgatar países para pagar devaneios dos políticos, e pode-se distribuir dinheiro pelos privados ao abrigo de um qq direito de escolha!


                    Nada contra financiamento de escolas em locais onde o estado não assegure educação, fora isso, se os pais querem melhor....paguem do seu bolso na integra!

                    É bom ver a coerência de muitos portugueses!!!!!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                      Fds... Mais uma mentira metida pela Sec. Estado?

                      Ou será que ouviste mal? Não me digas que logo no debate em que formaste opinião, foste enganado

                      É só consultar: http://www.dgeec.mec.pt/np4/43/
                      Já te disse que não discuto com pessoas de partidos políticos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                        Boas.


                        Engraçado que os gastos do estado pelos vistos só contam e indignam qdo se refere aos funcionários públicos, pq de resto, pode-se resgatar bancos para pagar os devaneios dos banqueiros, pode-se resgatar países para pagar devaneios dos políticos, e pode-se distribuir dinheiro pelos privados ao abrigo de um qq direito de escolha!


                        Nada contra financiamento de escolas em locais onde o estado não assegure educação, fora isso, se os pais querem melhor....paguem do seu bolso na integra!

                        É bom ver a coerência de muitos portugueses!!!!!
                        pois, já disseram aí, quando o corte lhes toca já é mal feito... já se pode gastar.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Descobri um site onde dá para ver a localização das escolas: https://www.portaldasescolas.pt/port...01_escolas/240

                          No exemplo do concelho de Coimbra, e para o 3º ciclo, existem 16 escolas públicas e 9 escolas privadas. Agora seria interessante saber quantas destas 9 são financiadas, e das 16 públicas quantas conseguiriam absorver os alunos, e até mesmo entre as 16, perceber se há ou não redundâncias.

                          Bem vistas as coisas, não sei se as 9 escolas privadas serão do mesmo dono, mas as 16 públicas são do mesmo dono, e provavelmente elas próprias serão redundantes. Um exemplo gritante é a Escola Avelar Brotero e a D. Maria que estão literalmente lado a lado e são ambas do Estado. O que foi feito para reduzir esta redundância? É por isso que ainda não percebi bem este objectivo de acabar com redundâncias público-privadas, se as redundâncias públicas serão bem maiores.
                          O site tem alguns erros, pelo menos em Braga tem de certeza. Não refere todas as escolas que têm 3ºciclo. No espaço de 2/3km no centro da cidade há 6 escolas, no site 2 não aparecem, algumas aparecem apenas como secundárias. Ainda vão descobrir que há redundâncias e que se calhar é isso que faz aumentar os custos...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                            O site tem alguns erros, pelo menos em Braga tem de certeza. Não refere todas as escolas que têm 3ºciclo. No espaço de 2/3km no centro da cidade há 6 escolas, no site 2 não aparecem, algumas aparecem apenas como secundárias. Ainda vão descobrir que há redundâncias e que se calhar é isso que faz aumentar os custos...
                            Tens de actualizar a página. Deve ser algum bug, às vezes escolher só as privadas ou só as públicas ajuda a fazer o refresh.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                              Já te disse que não discuto com pessoas de partidos políticos.


                              Nem eu. Só pretendo evitar que haja pessoas mal informadas. E tu comes o que quiseres. Se quiseres comer tudo o que a Sec. Estado diz, à vontade. Mas não debites mentiras num fórum público.

                              Estava a comentar com alguém que viu o debate todo e em quem confio. E o caso do CAIC foi mais ou menos o seguinte:

                              - O diretor do CAIC disse uma ou duas coisas incómodas.
                              - A Sec. Estado desfolhou umas folhas que tinha e disse algo do género "Eu não quero falar de casos particulares, mas o senhor vai perder turmas. Ai vai, vai". Isto com ar de gozona

                              Portanto, não foi a Sec. de Estado que mentiu, foste tu.
                              Editado pela última vez por AdolfoSDias; 19 May 2016, 11:16.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                pois, já disseram aí, quando o corte lhes toca já é mal feito... já se pode gastar.
                                O que tu ainda não atingiste é que o dinheiro vai ser gasto na mesma e acontecendo isto qual é mesmo a vantagem de mudar?
                                Ainda ninguém conseguiu dizer e muito menos provar que com estas mudanças se vai gastar menos. se tu queres um Estado eficiente e que gaste menos quem te garante que com estas medidas isso vai acontecer?
                                Até agora só a secretária de Estado é que tentou vender a teoria do custo menor, mas para azar dela sempre que o tentou fazer mentiu descaradamente como no caso da entrevista à TVI com o custo menor de 26mil euros e usou argumentos falaciosos como no caso do prós e contras em que disse que os custos baixaram no público com os cortes na educação e que por isso o custo por aluno ficava mais barato do que na altura do estudo do tribunal de contas, esqueceu-se foi do pormenor que desde aí os Colégios tiveram um corte de 30%, (não foi só no público) e pior ainda, os cortes aos funcionários públicos estão a ser integralmente repostos elevando novamente os custos.

                                Volto a repetir, se o problema são os custos que os apresentem, é só fazer contas de somar, não me parece muito complicado. Num governo com milhares de pessoas não há uma que consiga fazer isto? Ou será que não há interesse?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post


                                  Nem eu. Só pretendo evitar que haja pessoas mal informadas. E tu comes o que quiseres. Se quiseres comer tudo o que a Sec. Estado diz, à vontade. Mas não debites mentiras num fórum público.

                                  Estava a comentar com alguém que viu o debate todo e em quem confio. E o caso do CAIC foi mais ou menos o seguinte:

                                  - O diretor do CAIC disse uma ou duas coisas incómodas.
                                  - A Sec. Estado desfolhou umas folhas que tinha e disse algo do género "Eu não quero falar de casos particulares, mas o senhor vai perder turmas. Ai vai, vai". Isto com ar de gozona

                                  Portanto, não foi a Sec. de Estado que mentiu, foste tu.
                                  Caro membro de num partido politico da oposição.

                                  O Programa está gravado, é só consultar e não foi isso que a senhora disse.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                    O que tu ainda não atingiste é que o dinheiro vai ser gasto na mesma e acontecendo isto qual é mesmo a vantagem de mudar?
                                    Ainda ninguém conseguiu dizer e muito menos provar que com estas mudanças se vai gastar menos. se tu queres um Estado eficiente e que gaste menos quem te garante que com estas medidas isso vai acontecer?
                                    Até agora só a secretária de Estado é que tentou vender a teoria do custo menor, mas para azar dela sempre que o tentou fazer mentiu descaradamente como no caso da entrevista à TVI com o custo menor de 26mil euros e usou argumentos falaciosos como no caso do prós e contras em que disse que os custos baixaram no público com os cortes na educação e que por isso o custo por aluno ficava mais barato do que na altura do estudo do tribunal de contas, esqueceu-se foi do pormenor que desde aí os Colégios tiveram um corte de 30%, (não foi só no público) e pior ainda, os cortes aos funcionários públicos estão a ser integralmente repostos elevando novamente os custos.

                                    Volto a repetir, se o problema são os custos que os apresentem, é só fazer contas de somar, não me parece muito complicado. Num governo com milhares de pessoas não há uma que consiga fazer isto? Ou será que não há interesse?
                                    http://www.dn.pt/sociedade/interior/...o-5176990.html

                                    Algumas duvidas para serem esclarecidas.

                                    Esperemos pela publicação do estudo, mas desconfio que não vão gostar nada...

                                    Comentário


                                      Mas também vos digo uma coisa.
                                      Isto serve para nos entreter em saudáveis () discussões, porque pelas dicas que já se mandou o não vai entrar pela porta, entrará pela janela.
                                      Os colégios perdem a mama esquerda dos putos maiores, para ganharem a mama direita das creches.

                                      E aí todo o povo ficará novamente feliz!

                                      É por isso que penso que as opiniões à direita devem aguardar serenamente enquanto o osso lhes é devolvido.
                                      Ossos tenrinhos dos putos novinhos, e dinheiro a jorrar. A ordem restaurada.

                                      Aliás, quero ver nessa hora o que dirá a oposição.

                                      Na minha opinião é essa a cara da hipocrisia! Gritar pelo lobo constantemente e alimentá-lo!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post


                                        .
                                        - A Sec. Estado desfolhou umas folhas que tinha e disse algo do género "Eu não quero falar de casos particulares, mas o senhor vai perder turmas. Ai vai, vai". Isto com ar de gozona

                                        .
                                        Desfolhou indicia folhas. Era escusada a repetição. Mas desfolhou ou folheou? É que desfolhar significa arrancar as folhas. Será que foi isso que a Sra. fez? Devia estar irritada!

                                        Se calhar querias dizer que alguém a desflorou, aí sim, fica justificado o "ar de gozona"!

                                        Desculpa a brincadeira, mas é para desanuviar o ambiente...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                          http://www.dn.pt/sociedade/interior/...o-5176990.html

                                          Algumas duvidas para serem esclarecidas.

                                          Esperemos pela publicação do estudo, mas desconfio que não vão gostar nada...
                                          Este ano, o Instituto de Gestão Financeira de Educação fez as contas e concluiu que transferir uma turma do ensino privado para uma escola pública custaria cerca de 54 mil euros anuais, segundo informações avançadas pelo ministério de Tiago Brandão Rodrigues. Este valor é o custo médio da contratação de dois docentes e parte do pressuposto de que a escola tem capacidade para receber a turma. Este ano, o Estado está a pagar às escolas com contrato de associação 80.500 euros por cada turma.
                                          Basta olhar para estas contas para ver como são brilhantes. Basta contratar 2 professores por cada turma transferida e o assunto está resolvido. É só rir, ou como quem diz, mandar areia para os olhos...

                                          Mas fico curioso em saber contas sérias, se entre os milhares de FP, existir algum com capacidade para o fazer.

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                                            Os argumentos da direita/escolas privadas com contrato, foram apenas acertados para quem se aproveita destes esquemas. Todas as outras pessoas que assistiram ao debate sem partidarismo ou filhos nas ditas escolas perceberam claramente onde residia a razão..

                                            É que não há nenhum argumento válido para se aguentar a tese dos colégios. A não ser que fazer os outros de parvos sirva como argumento..
                                            Editado pela última vez por sgarcsa; 19 May 2016, 11:38. Razão: falta uma letra..

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                                              Desfolhou porque quem faz um filho... Fá-lo por gosto!

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                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Basta olhar para estas contas para ver como são brilhantes. Basta contratar 2 professores por cada turma transferida e o assunto está resolvido. É só rir, ou como quem diz, mandar areia para os olhos...

                                                Mas fico curioso em saber contas sérias, se entre os milhares de FP, existir algum com capacidade para o fazer.
                                                A carga horária para o 3º ciclo ronda os 1500 minutos. O que equivale a 25 horas. Ou seja não dá dois, mas dá para aí 2,3 profs... isto contas feitas tipo FP...

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                                                  Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                                  Os argumentos da direita/escolas privadas com contrato, foram apenas acertados para quem se aproveita destes esquemas. Todas as outras pessoas que assistiram ao debate sem partidarismo ou filhos nas ditas escolas perceberam claramente onde residia a razão..

                                                  É que não há nenhum argumento válido para se aguentar a tese dos colégios. A não ser que fazer os outros de parvos sirva como argumento..
                                                  A tese da liberdade de escolha também concordo que não. Mas nem tudo é tão simples como possa parecer.

                                                  Eu se fosse a esses colégios processava o Estado com base em investimento feito no âmbito dos contratos celebrados e expectativas goradas. Este é um assunto muito sensível porque são responsabilidades do Estado que foram assumidas por privados e que agora o Estado se quer apenas descartar. Imaginem o Estado, por falta de capacidade, dar um cheque-saúde a alguém para ir fazer uma cirurgia a um hospital privado e este pedir o dobro do preço ou então não a faz. Na educação vai acontecer o mesmo, quando o Estado necessitar, vão ser os privados a fazer o preço e não o contrário como acontece agora.

                                                  Eu diria que este é um assunto muito sensível e que se eu fosse PM, mais facilmente olhava para a Fundações privadas patrocinadas por fundos públicos, e que eventualmente trazem pouca ou nenhuma mais valia para a sociedade, ao contrário dos Colégios privados, que melhor ou pior, prestam um serviço directo e útil à sociedade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                    Caro membro de num partido politico da oposição.

                                                    O Programa está gravado, é só consultar e não foi isso que a senhora disse.
                                                    Ok. Mas então é ainda pior. O meu amigo mentiu (por ter ouvido mal?), mas a Sec. Estado também mentiu (mais uma vez).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Na educação vai acontecer o mesmo, quando o Estado necessitar, vão ser os privados a fazer o preço e não o contrário como acontece agora.
                                                      Não me parece que o número de alunos vá aumentar nos próximos anos...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                                        Os argumentos da direita/escolas privadas com contrato, foram apenas acertados para quem se aproveita destes esquemas. Todas as outras pessoas que assistiram ao debate sem partidarismo ou filhos nas ditas escolas perceberam claramente onde residia a razão..

                                                        É que não há nenhum argumento válido para se aguentar a tese dos colégios. A não ser que fazer os outros de parvos sirva como argumento..
                                                        Se têm tanta razão, porque mentem?

                                                        Comentário


                                                          Sinceramente, não tenho conhecimento de causa para saber quem tem razão. Mas pelo que ouvi, e até pelas posições dos dois lados, claramente se percebia que de um lado ficavam rapidamente sem argumentos, recorrendo sempre a que os alunos mereciam tudo e que este tipo de ensino era do melhor..
                                                          A Assunção Cristas até estranho o PS querer acabar com esta maminha, disse que antigamente também concordavam com estes acordos. Mas argumentos válidos, poucos.

                                                          Se há necessidade, muito bem, façam esses contratos. Agora quando não há necessidade, é claro que não devem ser renovados..

                                                          Comentário


                                                            A partir do momento que uma escola privada è financiada por dinheiro dos contribuintes de privada não tem nada... a não ser chupismo... esquema tipico para roubar dinheiro ao país.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Basta olhar para estas contas para ver como são brilhantes. Basta contratar 2 professores por cada turma transferida e o assunto está resolvido. É só rir, ou como quem diz, mandar areia para os olhos...

                                                              Mas fico curioso em saber contas sérias, se entre os milhares de FP, existir algum com capacidade para o fazer.
                                                              Originalmente Colocado por bmotorenwerke Ver Post
                                                              A carga horária para o 3º ciclo ronda os 1500 minutos. O que equivale a 25 horas. Ou seja não dá dois, mas dá para aí 2,3 profs... isto contas feitas tipo FP...
                                                              Mas vocês têm noção que há professoras nas escolas publicas com horário reduzido ou mesmo 0 (sim ZERO) por não terem alunos??? E depois estão a pagar a uma empresa para dar aulas?????
                                                              É que as contas de "jornal" podem ser simplórios mas para bom entendedor meia palavra basta.

                                                              Comentário

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