Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
    Não. A adiantada mental é que disse que ia poupar 20 a 30 milhões com o corte de turmas. Ora, foram (ou vão ser) cortadas 370 turmas, que custariam 370*80500€=29.785.000€.

    É tudo lucro. Repito. Ainda bem (para o Governo) que há gente que acredita nas contas deles.
    Nem tinha reparado que escreveste isto sobre aquela senhora, mas é até capaz de ser um elogio para aquela personagem. Já disse tantas barbaridades em apenas 2 semanas que é quase criminoso como é que uma pessoa deste nível chega a um cargo destes.
    Percebe-se também como é que as contas do Estado chegaram ao ponto que chegaram, ao longo dos anos personagens destas (que nem sabem somar 2+2) é que chegaram a estes cargos e no fim é o que se vê.

    Comentário


      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
      Da parte que vi do Prós e Contras, houve uma frase que me ficou na retina: "Não é por falar mais alto que tem mais razão". Disse a Nilza de Sena à Secretária de Estado. Claro que houve logo urros da plateia.

      BTW, bem gira a Nilza.
      Bem interessante;)
      Mas ia mal preparada de início disse algumas bacoradas (ou é mesmo o que pensa), melhorou ao longo do debate. Não sei se recebeu informações de "fora".

      Comentário


        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
        Não fui eu que disse que 30€ davam para pagar os livros. A tua Sec. Estado é que falou que cerca de metade da poupança dava para pagar livros para todos, gastando 12 M€. Eu só disse que, ou não sabe fazer contas ou está a contar com um ovo bem grande (60% de desconto nos livros) no cu da galinha.

        Ouvi entretanto que já houve editoras a mandá-la procurar caridade noutro lado.

        E é com estas tiradas demagógicas que ganha a opinião pública.




        Mas quem é que disse que a qualidade de ensino se mede pelas notas. Se estás a falar em resultados públicos depreendo isso, pois não conheço publicação de outros resultados.

        Uma escola é muito mais que isso. E se fores para fora das grandes cidades, é mesmo MUITO mais que isso.
        Estava a achar estranho a tua for. A de colocar as coisas... Pronto obrigado por teres explicado e boa continuação " não discuto com filiados em partidos com agendas escondidas. Isso é no tópico da crise. Inté mais ver.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Será assim tão óbvio? O ministério da educação tem a tutela directa dos exemplos que dei, o que é que já fez de óbvio para eliminar esses custos duplicados?

          Com isto não estou a defender que o deva fazer, mas sim a trazer para a discussão que a redundância já existe dentro de portas (dentro do próprio ministério da educação), que nada é feito (pode haver motivos para isso), e que agora decidem mexer em algo fora de portas.

          Eu até acho redundante existir mais do que uma universidade pública em cada capital de distrito, quanto mais faculdades ou cursos redundantes. E o "ataque" é já directo ao privados?

          A sério que ainda não consegui perceber o real objectivo e principalmente as reais vantagens (financeiras ou não).
          Não estou a entender... É só contrariar que queres?

          Comentário


            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
            Qual é o critério que usam então? Não me digas que escolhem à sorte ou melhor ainda que ficam com os alunos que por norma ninguém quer?

            Se quiseres comprovo-te com um caso concreto de um aluno que morava a 500 metros da escola, estudava nessa escola no 9º ano e no 10º mandaram-no para uma escola que ficava a 4 km de casa.
            Cá em Braga não tenho duvidas nenhumas que a Escola Carlos Amarante seleciona alunos.
            Isto é falso, qualquer tone pode estudar na Carlos Amarante, há desde arruaceiros a bons alunos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
              Não estou a entender... É só contrariar que queres?
              É normal, quando olhamos em frente não vemos o que está nos pés...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                Isto é falso, qualquer tone pode estudar na Carlos Amarante, há desde arruaceiros a bons alunos.
                Então não é, eu nem estudei lá nem nada. Também não vivi em braga quase 5 anos, já que sabes tanto da minha vida. A Carlos Amarante não descrimina inscrições, descrimina alunos dentro da sala de aula. Chegava-se ao ponto de permitirem a certos alunos estarem a trabalhar de portátil nas aulas de matemática e não permitirem uma calculadora gráfica a outros, vê lá tu.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  É normal, quando olhamos em frente não vemos o que está nos pés...
                  Desculpa lá mas tu contradizer no teu próprio post. Dá-me a entender que é mesmo só contrariar que queres.
                  Se há serviços duplicados em que 1 deles está as moscas, que nao é o caso das urgências é porque está a mais e tem de ser fé há do.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                    Desculpa lá mas tu contradizer no teu próprio post. Dá-me a entender que é mesmo só contrariar que queres.
                    Se há serviços duplicados em que 1 deles está as moscas, que nao é o caso das urgências é porque está a mais e tem de ser fé há do.
                    Alguma das escolas em causa está às moscas?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Alguma das escolas em causa está às moscas?
                      Diz que sim...

                      Comentário


                        claro que há duplicações

                        agora o que podemos ter também é uma escola publica com 300 alunos e uma privada com mil, porque quase todos preferem a privada porque a acham melhor

                        então a solução, sem que se saiba sequer se é mais barata, é fechar a melhor escola, privada, porque a publica, pior, mas supremo argumento, argumento máximo, virtude sublime, é publica e ao pé dessa excelsa qualidade todas as outras qualidades empalidecem

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                          Então não é, eu nem estudei lá nem nada. Também não vivi em braga quase 5 anos, já que sabes tanto da minha vida. A Carlos Amarante não descrimina inscrições, descrimina alunos dentro da sala de aula. Chegava-se ao ponto de permitirem a certos alunos estarem a trabalhar de portátil nas aulas de matemática e não permitirem uma calculadora gráfica a outros, vê lá tu.
                          Não sei se és um clone do paulofer, mas respondo a ti na mesma.
                          Em momento algum disse que sabia algo da tua vida, não sei nem quero saber. Pareces-me frustrado.
                          Eu também estudei lá, recentemente, tive muito bons e maus professores, tive muito bons e muito maus colegas, havia desde bons a maus alunos, há de tudo.
                          O que dizes não faz com que a escola Carlos Amarante selecione os alunos. É uma escola como as outras de braga, que a meu ver, exige um pouco mais dos alunos, e isso revê-se nas notas dos exames.
                          Discrimina alunos dentro da sala de aula? É uma escola ou um professor que faz isso?

                          Tambem me ri com o teu comentário do BMW há uns posts atrás, é que eu chegava a pé e tinha tratamento igual, como é óbvio.

                          Se o teu objetivo é dizer que há maus professores na Carlos Amarante, há sim, eu tive alguns, mas também há excelentes..

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                            Não sei se és um clone do paulofer, mas respondo a ti na mesma.
                            Em momento algum disse que sabia algo da tua vida, não sei nem quero saber. Pareces-me frustrado.
                            Eu também estudei lá, recentemente, tive muito bons e maus professores, tive muito bons e muito maus colegas, havia desde bons a maus alunos, há de tudo.
                            O que dizes não faz com que a escola Carlos Amarante selecione os alunos. É uma escola como as outras de braga, que a meu ver, exige um pouco mais dos alunos, e isso revê-se nas notas dos exames.
                            Discrimina alunos dentro da sala de aula? É uma escola ou um professor que faz isso?

                            Tambem me ri com o teu comentário do BMW há uns posts atrás, é que eu chegava a pé e tinha tratamento igual, como é óbvio.

                            Se o teu objetivo é dizer que há maus professores na Carlos Amarante, há sim, eu tive alguns, mas também há excelentes..
                            Clone de quem? Não sou clone de ninguém, nem preciso de o ser. Sempre tive boas notas, fossem em Ermesinde, Braga ou Porto, pelo que não estou frustrado com nada. Já conclui o ensino secundário há uns anos, pelo que a realidade que eu vivi possa eventualmente ter mudado.

                            Agora te digo que a experiencia que relato é verdadeira, e mais acrescento: tive a pior professora de português de todo o meu percurso académico nessa escola. Tive, também, péssimos professores de ed. Física, matemática e Biologia. Pensando bem, não há 1 professor que eu lembre como "bom" nessa escola.

                            Não ha selecção de alunos antes, mas podes acreditar que conheci muitos casos em que havia selecção dentro da sala de aula. Um exemplo que dou, apenas mais um, foi numa aula de matemática em que um dos "pobretanas" queria tirar uma dúvida e a professora simplesmente ignorou-o a aula toda, prestando apenas atenção cuidadosa aos 6 que se sentavam perto da sua mesa, seleccionados para aquela posição no inicio do ano lectivo.

                            Conheci casos muito semelhantes no colégio D Diogo de Sousa, mas aí chegou ao extremo de um conhecido não ter aparecido a exame nacional por indicação dos professores e ter tido 18 de nota no mesmo.

                            Já agora tic TAC, em que ano(s) estudaste lá? Eu tive até 2010.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                              Estava a achar estranho a tua for. A de colocar as coisas... Pronto obrigado por teres explicado e boa continuação " não discuto com filiados em partidos com agendas escondidas. Isso é no tópico da crise. Inté mais ver.
                              Não tenho partido político nem tenciono. Tanto malho num como no outro. Mas confesso que esta me tira do sério pelo conteúdo e pela forma.

                              Já tu parece que admiras muito a senhora.

                              Comentário


                                Como Professor da escola pública, claro que gotei da secretário do estado, bem preparada que não deixou nada por dizer, muito menos por responder!!! Foi de longe a mais eficiente e prática, embora o Daniel Oliveira também ajudasse!

                                Concerteza que era necessário tomar essas medidas pois em 2012-2013 ficaram sem colocação cerca de 30.000 Professores, nem todos contratados, como a deputada Nilza, erradamente disse, nas suas bacuradas!!!!! E Coimbra, tal como foi referido no programa, é REDUNDÂNCIA MÁXIMA, onde o escândalo é evidente à frente de todos...


                                .

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                                  Clone de quem? Não sou clone de ninguém, nem preciso de o ser. Sempre tive boas notas, fossem em Ermesinde, Braga ou Porto, pelo que não estou frustrado com nada. Já conclui o ensino secundário há uns anos, pelo que a realidade que eu vivi possa eventualmente ter mudado.

                                  Agora te digo que a experiencia que relato é verdadeira, e mais acrescento: tive a pior professora de português de todo o meu percurso académico nessa escola. Tive, também, péssimos professores de ed. Física, matemática e Biologia. Pensando bem, não há 1 professor que eu lembre como "bom" nessa escola.

                                  Não ha selecção de alunos antes, mas podes acreditar que conheci muitos casos em que havia selecção dentro da sala de aula. Um exemplo que dou, apenas mais um, foi numa aula de matemática em que um dos "pobretanas" queria tirar uma dúvida e a professora simplesmente ignorou-o a aula toda, prestando apenas atenção cuidadosa aos 6 que se sentavam perto da sua mesa, seleccionados para aquela posição no inicio do ano lectivo.

                                  Conheci casos muito semelhantes no colégio D Diogo de Sousa, mas aí chegou ao extremo de um conhecido não ter aparecido a exame nacional por indicação dos professores e ter tido 18 de nota no mesmo.

                                  Já agora tic TAC, em que ano(s) estudaste lá? Eu tive até 2010.
                                  Estudei lá recentemente, depois disso
                                  nao senti nada do que disseste, a não ser a professora de português ser realmente fraca, era a Isabel Pizarro, mas ela reconhecia que o que tinha de dar para quem queria seguir um curso ciência-tecnológico não fazia sentido nenhum..

                                  Isso dos professores pode acontecer em qualquer escola.
                                  Tive excelentes profs a ed Fisica, um deles é treinador da selecção nacional de futsal.
                                  a biologia,opção que nem devia ter escolhido, tive um prof médio.. Que aumentava as notas a quem queria medicina ahah
                                  No 10 e 11 a matemática tive a Helena Figueiredo, péssima, depois tive a Prof Engracia, que é bem melhor, embora também tivesse preferências.

                                  Isto acontece em muitas escolas, há bons e maus profissionais em qualquer ramo.

                                  nao podes julgar uma escola pelo tua experiência ter sido menos boa, é a melhor pública de Braga.

                                  Isso do exame nacional é muito esquisito ;)

                                  Comentário


                                    Mas pelos vistos Coimbra vai continuar com redundância. Há muita pressão por esses lados. Talvez de uma família de santos....
                                    O ministério ainda não entregou à AEEP a lista dos colégios que serão afectadas, mas indicou que o maior impacto se fará sentir na Região Norte, acrescentou Queirós e Melo.
                                    https://www.publico.pt/sociedade/not...732274?frm=pop

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                      Isto é falso, qualquer tone pode estudar na Carlos Amarante, há desde arruaceiros a bons alunos.
                                      E quando é que eu disse que qualquer Tone não podia estudar na Carlos Amarante?

                                      O quê que dizer que a Carlos Amarante seleciona alunos tem a ver com qualquer tone lá estudar, ou haver arruaceiros (os piores que conheci lá até eram filhos de boa gente...). O que não faltava até era pessoal a ser suspenso durante o ano. Numa escola com 2 ou 3 mil alunos, era o que faltava não haver de tudo.
                                      Como já disse atrás hoje em dia não sei o nível que atinge isto, mas no passado não tenho duvidas nenhumas que selecionavam alunos, a escola estava completamente lotada e davam-se a esses luxos. Hoje nem sei se a escola está lotada, provavelmente não.
                                      E até te digo mais, faziam uma coisa que eu me lembre nunca vi em mais lado nenhum do país (embora admita que possa existir), fazer turmas só com repetentes. Ou seja, juntavam os supostos maus alunos todos num molho, para não incomodar o resto do pessoal!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por prius Ver Post
                                        Como Professor da escola pública, claro que gotei da secretário do estado, bem preparada que não deixou nada por dizer, muito menos por responder!!! Foi de longe a mais eficiente e prática, embora o Daniel Oliveira também ajudasse!

                                        Concerteza que era necessário tomar essas medidas pois em 2012-2013 ficaram sem colocação cerca de 30.000 Professores, nem todos contratados, como a deputada Nilza, erradamente disse, nas suas bacuradas!!!!! E Coimbra, tal como foi referido no programa, é REDUNDÂNCIA MÁXIMA, onde o escândalo é evidente à frente de todos...


                                        .
                                        Mas porque é que um professor da pública vale mais que um do privado?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por prius Ver Post
                                          Como Professor da escola pública, claro que gotei da secretário do estado, bem preparada que não deixou nada por dizer, muito menos por responder!!! Foi de longe a mais eficiente e prática, embora o Daniel Oliveira também ajudasse!

                                          Concerteza que era necessário tomar essas medidas pois em 2012-2013 ficaram sem colocação cerca de 30.000 Professores, nem todos contratados, como a deputada Nilza, erradamente disse, nas suas bacuradas!!!!! E Coimbra, tal como foi referido no programa, é REDUNDÂNCIA MÁXIMA, onde o escândalo é evidente à frente de todos...


                                          .
                                          Que redundâncias existem em Coimbra?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                            E quando é que eu disse que qualquer Tone não podia estudar na Carlos Amarante?

                                            O quê que dizer que a Carlos Amarante seleciona alunos tem a ver com qualquer tone lá estudar, ou haver arruaceiros (os piores que conheci lá até eram filhos de boa gente...). O que não faltava até era pessoal a ser suspenso durante o ano. Numa escola com 2 ou 3 mil alunos, era o que faltava não haver de tudo.
                                            Como já disse atrás hoje em dia não sei o nível que atinge isto, mas no passado não tenho duvidas nenhumas que selecionavam alunos, a escola estava completamente lotada e davam-se a esses luxos. Hoje nem sei se a escola está lotada, provavelmente não.
                                            E até te digo mais, faziam uma coisa que eu me lembre nunca vi em mais lado nenhum do país (embora admita que possa existir), fazer turmas só com repetentes. Ou seja, juntavam os supostos maus alunos todos num molho, para não incomodar o resto do pessoal!

                                            FAZIAM, verdade.. Tenho conhecidos que lá andaram nesse tempo, turma A e B dos bons alunos, e depois dos burritos.. Hoje em dia isso não acontece.
                                            Hoje em dia, não selecionam os alunos e há turmas mistas, com tudo um pouco.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                              Mas pelos vistos Coimbra vai continuar com redundância. Há muita pressão por esses lados. Talvez de uma família de santos....

                                              https://www.publico.pt/sociedade/not...732274?frm=pop
                                              grupo GPS?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                FAZIAM, verdade.. Tenho conhecidos que lá andaram nesse tempo, turma A e B dos bons alunos, e depois dos burritos.. Hoje em dia isso não acontece.
                                                Hoje em dia, não selecionam os alunos e há turmas mistas, com tudo um pouco.
                                                Hoje provavelmente não têm alunos suficientes para as condições que têm, foi uma das bafejadas com os milhões da parque escolar. Mas não tenho duvidas que se tiverem alunos a mais em determinado ano, fazem como qualquer escola seja pública ou privada, escolhem os melhores e os que à partida dão menos problemas. Mesmo não selecionando, ainda é a escola mais "selecta" da cidade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                  Hoje provavelmente não têm alunos suficientes para as condições que têm, foi uma das bafejadas com os milhões da parque escolar. Mas não tenho duvidas que se tiverem alunos a mais em determinado ano, fazem como qualquer escola seja pública ou privada, escolhem os melhores e os que à partida dão menos problemas. Mesmo não selecionando, ainda é a escola mais "selecta" da cidade.
                                                  Sim, ainda é a melhor, queres tu dizer. Isso é bom e não percebo como ficas incomodado com isso.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                    Sim, ainda é a melhor, queres tu dizer. Isso é bom e não percebo como ficas incomodado com isso.
                                                    Não fico nada incomodado...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Que redundâncias existem em Coimbra?
                                                      Não conheço a realidade de Coimbra, mas no debate de segunda estava o director de um colégio católico privado de Coimbra, que fez a sua intervenção e acabou dizendo que no caso da escola dele só a 10km é que existe oferta publica e que portanto, bla bla.
                                                      Depois disso a sec. de estado responde dizendo que não quer falar de casos particulares mas diz directamente a este director que o caso da escola dele é um dos mais redundantes e que existem escolas a bem menos que 10 km.

                                                      Até aqui tudo bem, cada um diz o que quer quer, acreditas em quem quiseres, mas muito para lá do que cada um disse é a forma como cada um reage às declarações de um e de outro, é aqui que se percebe quem está a dizer a verdade e a mentir, pois o director da escola privada depois de ouvir o que ouviu, podia ripostar mas meteu o rabinho entre as pernas não teve resposta e nunca mais disse nada de jeito o debate todo.

                                                      O representante dos privados ainda ensaiou umas quantas frases assertivas apesar de lhe faltar argumentação (porque não existe) para rebater a questão das redundâncias.
                                                      A deputada do PSD mais valia ter ficado em casa... Só disse asneiras.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Que redundâncias existem em Coimbra?
                                                        Coimbra:

                                                        Colégio Bissaya Barreto
                                                        Colégio Apostólico da Imaculada Conceição
                                                        Colégio São Martinho
                                                        Colégio de São José
                                                        Colégio da Rainha Stª Isabel
                                                        Colégio de S. Teotónio

                                                        Não sei se me esqueci de algum

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                          A sério que acreditas mesmo nisto que escreveste?
                                                          Achas mesmo que o Estado vai poupar algum dinheiro com esta medida?
                                                          Que serviços é que já estão pagos? Se houver mais alunos, vai haver mais custos e no fim o máximo que acontece é o dinheiro em vez de ir ter às mão de professores e funcionários de entidades privadas ao serviço público, vai ter à mão de professores e funcionários públicos.

                                                          Falta apenas saber quantos cêntimos a mais ou a menos vão ser gastos com esta brincadeira. Porque acreditar que se vai poupar 12milhões com esta medida (que é o valor que dizem vai custar os livros), nem para anedota serve... nem com as contas da incompetente da secretária de Estado, que numa semana dizia que cada turma custava menos 26mil euros e na semana seguinte já não só achava que talvez ficasse mais barato... e ficava mais barato porque os professores e funcionário tiveram cortes nos salários, cortes esses que este ano vão ser repostos a 100%! Simplesmente surreal.

                                                          Se viste o debate também viste que a maior parte dos colégios nem sequer empresas privadas são... são apenas e só cooperativas de ensino sem qualquer interesse financeiro ou objectivo de lucro.

                                                          Por fim, cada vez tenho menos duvidas que esta é apenas e só uma questão de politiquice e nada mais, e mais uma vez aqui é ouvir a forma como fala a secretária de estado, é simplesmente aberrante. (Não deve durar lá muito tempo, pelo menos se nas reuniões mantém aquele tom de arrogância)
                                                          Não podes estar a falar a sério neste ponto a bold.
                                                          Até os verdadeiros colégios (os que vivem do seu negócio) geridos por "ordens" visam o lucro.
                                                          Que depois podem usar o lucro para outras obras isso é lá com elas.

                                                          Sabes que o estatuto de utilidade publica/ipss/raio que o parta, serve para benefícios fiscais para tudo e um par de botas (imi,iuc,irc...).

                                                          Convém ter um colégio mamão, em modo ipss, é lucro duplo.
                                                          Se puder ser com contínuos dos contratos inserção, lucro triplo.
                                                          E com professores estagiários, lucro quadruplo.

                                                          Não é à toa que esta gente do bem agora é a malta da Economia Social e já se arregam com percentagens do PIB.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                            Não podes estar a falar a sério neste ponto a bold.
                                                            Até os verdadeiros colégios (os que vivem do seu negócio) geridos por "ordens" visam o lucro.
                                                            Que depois podem usar o lucro para outras obras isso é lá com elas.

                                                            Sabes que o estatuto de utilidade publica/ipss/raio que o parta, serve para benefícios fiscais para tudo e um par de botas (imi,iuc,irc...).

                                                            Convém ter um colégio mamão, em modo ipss, é lucro duplo.
                                                            Se puder ser com contínuos dos contratos inserção, lucro triplo.
                                                            E com professores estagiários, lucro quadruplo.

                                                            Não é à toa que esta gente do bem agora é a malta da Economia Social e já se arregam com percentagens do PIB.
                                                            Calma, também não é assim À bruta que se retira dinheiro de uma IPSS.
                                                            Agora, podes por exemplo, facilmente ter um ordenado do valor que te apetecer... Contratar serviços a quem te apetecer a pagar o que te apetecer...
                                                            Coissa que no estado também acontece, mas tem um escrutínio maior porque os dinheiros são públicos. Os das escolas apesar de ser públicos no momento em que entram ans contas das escolas deixam de o ser e podem fazer com eles o que quiserem.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                              Coimbra:

                                                              Colégio Bissaya Barreto
                                                              Colégio Apostólico da Imaculada Conceição
                                                              Colégio São Martinho
                                                              Colégio de São José
                                                              Colégio da Rainha Stª Isabel
                                                              Colégio de S. Teotónio

                                                              Não sei se me esqueci de algum
                                                              Todos esses colégios privados têm contrato de associação e são gratuitos para o utente?

                                                              Conheço pessoal de Coimbra com os filhos no Rainha Santa, por exemplo, e todos pagam mensalidade (e bem).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X