Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tróia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por Sphynx

    Como é que se paga entrada para uma praia?desculpem a ignorancia, mas tambem nunca la tive,mas segundo o meu conhecimento legal isso é altamente ilegal
    A zona foi concessionada no tempo da outra senhora, para a Torralta.

    Na altura (anos 60) não havia o mesmo conceito de domínio público marítimo e depois as pessoas 'esqueceram-se' de o considerar quando da venda desses terrenos da Torralta à Soltroia. O que se traduziu em inúmeras surpresas.

    Mas o que sa passou na Torralta (não sei se aplica o mesmo na Soltroia), foi que para aceder às praias, o pessoal que desembarcava no ferry tinha que atravessar o aldeamento. Isso deu uma confusão muito grande e com a ajuda do Bispo de Setúbal chegou-se a um compromisso. A Torralta fazia um passadiço em madeira, pela praia e podia fechar a passagem do aldeamento a estranhos. Foi aí que puseram uma cancela e segurança à entrada.

    No caso de Soltroia, deve ser mais complicado...

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por ragazzito

      Hoje houve um camião que foi dar um mergulhosito ao sado quando ia apanhar o barco para troia, a rampa de acesso cedeu e puff...As torres que foram abaixo continuam como estavam, com algum entulho, fora isso obras a todo o vapor so mesmo na zona da futura marina que ja estao alguns edificios bastante adiantados.
      [:0][:0][:0][:0][:0][:0][:0]

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por Peacelove

        passei lá ontem e já têm o "esqueleto" de um edificio onde vai ser a marina. Onde estavam as torres continuo a não ver nada...
        é uma pena destuirem aquela pequena praia em tróia, depois o pessoal só vai poder ir para sol tróia, onde tem de pagar a entrada...
        pois vai ser tudo destruido em prol da chamada civilização...vai ser hoteis e mais hoteis zonas que vao passar a ser pagas ou por convite, reserva natural destruida, hoteis , restaurantes parques de lazer, supermercados, já fala numa ponte a ligar a setubal quem sabe até uma autoestrada...[:I] só resta fazerem um aeroporto flutuante em frente [:I][:I]

        Penso que pode ser o fim daquela bonita e tranquila zona

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

          citação:Originalmente colocada por Sphynx

          Como é que se paga entrada para uma praia?desculpem a ignorancia, mas tambem nunca la tive,mas segundo o meu conhecimento legal isso é altamente ilegal
          A zona foi concessionada no tempo da outra senhora, para a Torralta.

          Na altura (anos 60) não havia o mesmo conceito de domínio público marítimo e depois as pessoas 'esqueceram-se' de o considerar quando da venda desses terrenos da Torralta à Soltroia. O que se traduziu em inúmeras surpresas.

          Mas o que sa passou na Torralta (não sei se aplica o mesmo na Soltroia), foi que para aceder às praias, o pessoal que desembarcava no ferry tinha que atravessar o aldeamento. Isso deu uma confusão muito grande e com a ajuda do Bispo de Setúbal chegou-se a um compromisso. A Torralta fazia um passadiço em madeira, pela praia e podia fechar a passagem do aldeamento a estranhos. Foi aí que puseram uma cancela e segurança à entrada.

          No caso de Soltroia, deve ser mais complicado...
          Eu perguntei, porque segundo a lei é impossivel em portugal fechar a passagem ou cobrar passagem para uma praia, é completamente ilegal

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por Sphynx

            Eu perguntei, porque segundo a lei é impossivel em portugal fechar a passagem ou cobrar passagem para uma praia, é completamente ilegal
            E fizeste bem em perguntar.

            Muitas vezes a História é escrita baseada em presunções e não em factos reais, e como sou um irrequieto, aproveito e vou ouvindo muita estória e depois a única coisa de jeito que posso fazer é contá-las de novo. ;)

            Mas voltando à tua questão, ainda hoje há uma incorrecta interpretação do domínio público marítimo. E as autoridades o que fazem? Fecham os olhos e vão tendo umas férias de luxo. Sim, porque fechar os olhos tem um preço. [8D]

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

              citação:Originalmente colocada por Sphynx

              Eu perguntei, porque segundo a lei é impossivel em portugal fechar a passagem ou cobrar passagem para uma praia, é completamente ilegal
              E fizeste bem em perguntar.

              Muitas vezes a História é escrita baseada em presunções e não em factos reais, e como sou um irrequieto, aproveito e vou ouvindo muita estória e depois a única coisa de jeito que posso fazer é contá-las de novo. ;)

              Mas voltando à tua questão, ainda hoje há uma incorrecta interpretação do domínio público marítimo. E as autoridades o que fazem? Fecham os olhos e vão tendo umas férias de luxo. Sim, porque fechar os olhos tem um preço. [8D]
              Tb tenho ideia que não existem praias privadas em Portuga (supostamente)

              Inclusivé à uns anos na zona de Porches, o hotel Vila Lara tb fechou o acesso a uma praia! Os moradores do aldeamento à volta revoltaram-se e os senhores foram obrigados a abrir uma passagem, (muito secreta) que só os moradores sabem, mas está lá!

              Por isso acho estranho essa praia se paga, ou acesso à mesma!

              Comentário


                #97
                A interpretação que tenho da lei é: é impossivel em portugal ter praias privadas, pois são dominio publico maritimo, contudo pode-se comprar todo o terreno a volta da praia fechando se com isso a passagem para a praia ,contudo na existencia de caminhos ou fazendo se provar a utilização da praia por acesso terrestre, o proprietario do terreno é OBRIGADO por lei a facultar um acesso publico à praia.
                Mesmo que na possibilidade remota da praia não ter acesso algum terrestre qualquer pessoa pode aceder a praia por mar sem qualquer custo inerente, pois a praia é sempre publica

                Comentário


                  #98
                  O que é o Domínio Público Marítimo, DPM ?

                  • O Domínio Público Marítimo, DPM, criado em 1864, é uma faixa de terreno que corresponde à linha de costa e juridicamente faz parte do Domínio Hídrico.
                  • (DL nº 468/ 71 de 5 de Nov, DL nº 46/ 94 de 22 de Fev)
                  • Nos terrenos do Domínio Público Marítimo deve ser evitada qualquer
                  acção que impeça:
                  • -a livre circulação e o
                  • -acesso às praias

                  Propriedade privada no DPM

                  São parcelas que ficam excluídas do DPM mas estarão sujeitas a
                  servidões de uso público, não podendo os proprietários impedir o
                  livre acesso à costa.
                  Se houver recuo das águas do mar esses terrenos a descoberto
                  passarão a ser Domínio Privado do Estado
                  Se houver avanço das águas do mar o DPM recua mas a propriedade
                  privada não.
                  Para que seja feita a comprovação da propriedade privada anterior a
                  1864 o interessado requer uma delimitação do DPM que é um
                  processo instruído pela Comissão do Domínio Público Marítimo. A
                  delimitação é homologada pelo Ministério da Defesa.
                  Os terrenos do DPM estão submetidos à propriedade pública do Estado.
                  Sempre que alguém consiga provar documentalmente estar na posse de qualquer parcela dominial antes de 1864 - data da criação do DPM - a propriedade particular será reconhecida pelo Estado.

                  http://seminarios.ist.utl.pt/04-05/d...%20maritimo%22

                  Comentário


                    #99
                    Pelos vistos pode existir propriedade privada junto à água. [8)]

                    O acesso é que nunca pode ser restringido.

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      O que é o Domínio Público Marítimo, DPM ?

                      • O Domínio Público Marítimo, DPM, criado em 1864, é uma faixa de terreno que corresponde à linha de costa e juridicamente faz parte do Domínio Hídrico.
                      • (DL nº 468/ 71 de 5 de Nov, DL nº 46/ 94 de 22 de Fev)
                      • Nos terrenos do Domínio Público Marítimo deve ser evitada qualquer
                      acção que impeça:
                      • -a livre circulação e o
                      • -acesso às praias

                      Propriedade privada no DPM

                      São parcelas que ficam excluídas do DPM mas estarão sujeitas a
                      servidões de uso público, não podendo os proprietários impedir o
                      livre acesso à costa.
                      Se houver recuo das águas do mar esses terrenos a descoberto
                      passarão a ser Domínio Privado do Estado
                      Se houver avanço das águas do mar o DPM recua mas a propriedade
                      privada não.
                      Para que seja feita a comprovação da propriedade privada anterior a
                      1864 o interessado requer uma delimitação do DPM que é um
                      processo instruído pela Comissão do Domínio Público Marítimo. A
                      delimitação é homologada pelo Ministério da Defesa.
                      Os terrenos do DPM estão submetidos à propriedade pública do Estado.
                      Sempre que alguém consiga provar documentalmente estar na posse de qualquer parcela dominial antes de 1864 - data da criação do DPM - a propriedade particular será reconhecida pelo Estado.

                      http://seminarios.ist.utl.pt/04-05/d...%20maritimo%22
                      Carlos, obrigado pela explicação técnica! De facto desconhecia esses factos mas tinha a ideia (certa) que não existiam praias privadas em Portugal.

                      Então e ao Sol Troia como se explica a cancela e o pagamento à entrada? Provavelmente a resposta será se quiser vá a pé, o pagamento é para o carro... não? Conheço o Sol Troia mas não faço lá praia, vou à Comporta, Pego ou Aberta Nova! Qualquer uma delas excelente!

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                        Pelos vistos pode existir propriedade privada junto à água. [8)]

                        O acesso é que nunca pode ser restringido.
                        O acesso que existia;).
                        Direito de passagem vulgar.
                        Se o que existia era pedonal.... continuam a ter que garantir o pedonal.
                        Não o que entretanto o privado fez.

                        Mas é isso tudo que postaste.

                        Comentário


                          Não sei se ria ou se chore com este vídeo, é que tenho um amigo
                          que tem lá um apartamento e era dos poucos lugares do país onde
                          conseguia aliar sossego e bem estar com a paisagem envolvente.
                          Temo que isso se perca tudo como é o mais provável mas de certa
                          forma inevitável, tal eram já os largos anos em que este pequeno
                          paraíso se encontrava ao abandono. O Algarve é que estava na moda
                          e quando eu dizia que tinha estado a passar uns dias em Tróia até
                          havia quem se risse. Essa da ponte é uma ideia mesmo triste e de
                          quem nem merece, nem sabe aproveitar o espaço [|)]

                          Comentário


                            Lembro-me de ir para Troia no fim dos anos 80 e só da 1ª vez que lá fui é que ainda estava fechada a cancela com um segurança a controlar o acesso. Nos anos seguintes cancela estava aberta sem ninguém a controlar.

                            Comentário


                              Em SolTroia pode-se entrar sem pagar a pé. Acontece o mesmo em muitas outras praias por este país.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por swede

                                Em SolTroia pode-se entrar sem pagar a pé. Acontece o mesmo em muitas outras praias por este país.
                                o problema é não haver sitios para estacionar por perto. Se uma pessoa quer ir "á la pata",farta-se de andar e tem de estacionar na berma da estrada..Eu por acaso entro lá à borliu,porque a minha cota trabalha lá e tem cartão de acesso[8D]

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por JDEM
                                  Conheço o Sol Troia mas não faço lá praia, vou à Comporta, Pego ou Aberta Nova! Qualquer uma delas excelente!
                                  Conheço todas[^][^][^][^]
                                  eu costumo ir à praia da raposa, é logo a seguir a pinheiro da cruz,quando se vem do carvalhal. Praia sossegada com montes de espaço. Maravilha.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Peacelove

                                    citação:Originalmente colocada por JDEM
                                    Conheço o Sol Troia mas não faço lá praia, vou à Comporta, Pego ou Aberta Nova! Qualquer uma delas excelente!
                                    Conheço todas[^][^][^][^]
                                    eu costumo ir à praia da raposa, é logo a seguir a pinheiro da cruz,quando se vem do carvalhal. Praia sossegada com montes de espaço. Maravilha.
                                    A Aberta Nova ou praia Dourada (acho que tb tem este nome) é fabulosa! Em especial aos fins de semana de Agosto que se torna impossível a Comporta (onde tenho casa)

                                    Comentário


                                      Ferry Setúbal -> Tróia

                                      Ainda funciona este ferry?

                                      Onde posso consultar (na Internet) horários e preços?

                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        Ainda funcionam.
                                        Em relação a horários é que não sei.

                                        Acabam às 03:00 e começam as 05:00 acho eu.

                                        De dia é sempre a aviar, não esperas mais de 20 min.

                                        Internet é grupo para a Transado.

                                        Comentário


                                          o google é nosso amigo,

                                          http://www.portodesetubal.pt/pt_fluvial.htm



                                          MCunha

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                            o google é nosso amigo,



                                            Comentário


                                              Obrigado!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                                o google é nosso amigo,

                                                http://www.portodesetubal.pt/pt_fluvial.htm



                                                MCunha

                                                Essa do Bart ta um must

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dacapata Ver Post
                                                  Obrigado!

                                                  de nada, e desculpa a brincadeirinha do Bart

                                                  MCunha

                                                  Comentário


                                                    Tendo em consideração que o tema do tópico

                                                    isto é em Portugal??

                                                    É reposição, vou perguntar aqui neste tópico se já alguém sabe quais são as áreas do " Resort do Xoné Man " que serão vedadas ao publico ?

                                                    Comentário


                                                      Como está Tróia?

                                                      Boas pessoal. Penso ser este o local certo para fazer esta pergunta, se estiver errado Srs. Moderadores façam o favor de a colocar no sítio correcto.

                                                      Quanto à pergunta é o título do tópico. Como está a zona de Tróia em relação às obras, etc? Estou a pensar ir dar um passeio até essa zona, pelo Ferry, e possivelmente ir à praia. Mas não queria ir meter-me no meio de obras e confusão.


                                                      Desde já obrigado ao pessoal que me responder,
                                                      Cumps.

                                                      Comentário


                                                        Perguntas bem, ontem fui a Setúbal, olhei para lá mas nem reparei...

                                                        Comentário


                                                          aquilo ainda esta um estaleiro. axo que nem vale a pena por enquanto.

                                                          Comentário


                                                            Se está como estava há pouco menos de um ano, foge daquilo.

                                                            Comentário


                                                              Estive lá a semana passada...

                                                              Para chegar à praia é necessário contornar parte das obras e andar pelo meio dos prédios...

                                                              Não minha opinião não vale pena ir lá... neste momento... então se for num sábado... a malta está a trabalhar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X