Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Tempo/Meteorologia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já não me lembro a última vez que aconteceu, esta madrugada acordei com o barulho da chuva...!
    Com os terrenos saturados a chuva que está prevista cair vai piorar bastante a situação nas zonas baixas.

    Comentário


      Lisboa está ao rubro hoje.

      Nesta cidade quando chove mais do que o normal, é o fim do mundo.

      Comentário




        Túnel de acesso à estação de comboio de Algés...

        Comentário


          A estação de Algés, tem de ser reformulada..

          Não vai poder continuar a operar nos mesmos moldes.

          Comentário


            Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
            Já não me lembro a última vez que aconteceu, esta madrugada acordei com o barulho da chuva...!
            Com os terrenos saturados a chuva que está prevista cair vai piorar bastante a situação nas zonas baixas.
            Pelo Ribatejo Sul alguns pequenos deslizamentos de terras, algumas estradas cortadas devido a inundação nalguns pontos e o autocarro para LX fez menos de 1/3 do caminho e voltou para trás. Centro escolar encerrado temporariamente por danos por água nas salas, provavelmente algerozes entupidos ou com escoamento insuficiente.

            Estive a acompanhar entre as 4h e as 6h, porque fiz alterações no escoamento de águas pluviais da casa, retirando alguma eficácia, e precisava de ver o comportamento do mesmo. O que choveu por aqui entre as 4h05 e as 4h20 foi muito acima do que é normal. E estávamos a cerca de 20 km em linha recta da zona mais complicada, pelo mapa do Windy.

            PS: Óptima semana para estar em casa com Covid 🤣

            Comentário


              Já tinha referido anteriormente: este outono está a ser bem duro em relação a estes episódios de chuvas ao estilo dilúvio. Em Outubro e Novembro o Norte foi super castigado, agora está mais para Centro/Sul.

              Fogo é uma pena que esteja a causar tantos estragos e sofrimento.
              Espero que isto melhore rapidamente para dar alguma paz aos coitados que vivem em zonas afectadas.

              Comentário


                O IPMA alterou de amarelo para laranja os avisos para vários distritos.

                Pelo radar do WC o Norte e Centro (principalmente Centro) vão sofrer um bocado.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                  Só no Norte e Centro:

                  image.png
                  Um dia, alguém vai ter a clareza de espírito para criar um plano nacional de barragens que irá permitir enviar água das barragens do norte do país para as do sul...
                  Editado pela última vez por Real; 13 December 2022, 10:32.

                  Comentário


                    Lá está ... as tais obras que não dão votos.

                    O problema não é só a assimetria na pluviosidade; é que o volume de armazenamento - por exemplo no Algarve - é muito baixo.
                    Logo chove menos e ainda por cima a capacidade de armazenar é inferior (em alguns casos muito inferior).

                    Algumas barragens são barragens que não chegam aos 50 hm3, enquanto no centro e norte há barragens com mais de 500 hm3.

                    Para quem tiver curiosidade:

                    ​​​​​​https://snirh.apambiente.pt/snirh/download/semanal.pdf

                    Nas páginas finais há uma lista com a volumetria de cada barragem, bem como a oscilação semanal.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Real Ver Post

                      Um dia, alguém vai ter a clareza de espírito para criar um plano nacional de barragens que ira permitir enviar água das barragens do norte do país para as do sul...
                      Infelizmente os que têm essa clareza de pensamento não riscam nada neste país.. Os espanhois já fizeram isso há anos.....que raio....quem nos quis independente.....

                      Comentário


                        Então e que dizem daquela ableca do vereador Angelo de Lisboa de dizer "se tiverem de vir trabalhar para Lisboa...não venham",....

                        ...deve julgar que todos têm o mesmo trabalho e patrão que ele !!!! Que abecla !!!!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Real Ver Post

                          Um dia, alguém vai ter a clareza de espírito para criar um plano nacional de barragens que ira permitir enviar água das barragens do norte do país para as do sul...
                          Não sei se sai mais barato / eficiente simplesmente optar pela dessalinização. Não sei mesmo, não me ataquem

                          Comentário


                          • SenhorVX
                            SenhorVX commented
                            Editing a comment
                            Eu também não sei, mas acho que a dessalinização é muito pouco eficiente energeticamente, e fazer pipeline é relativamente fácil. Mas lá está, não percebo nada disso!

                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                          Não sei se sai mais barato / eficiente simplesmente optar pela dessalinização. Não sei mesmo, não me ataquem
                          Claramente que não. A dessalinização trás também problemas e custos muito elevados: membranas, aumento do sal na água...enfim aquilo que se julgava que o oceano era infinito, hoje sabemos que não é. A dessalinização é uma solução diria eu de emergência, não de base.

                          O transvase de rios é só o preço de umas bombas e um pipeline....e pode ficar como infraestrutura para fututo.....é como os aquedutos.....que duram há séculos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                            Não sei se sai mais barato / eficiente simplesmente optar pela dessalinização. Não sei mesmo, não me ataquem
                            Pensa não só na questão do consumo humano, mas também no regadio e na produção de electricidade.

                            Vale o que vale, mas li um "entendido" a dizer que seria algo para custar - salvo erro - na casa dos 1000 - 2000 M EUR.

                            Claro que tudo dependerá o plano escolhido, opções técnicas e escala do mesmo. E muitas estas pessoas escrevem artigos que são defesas encapotadas de lobbies, etc.
                            E poderia existir derrapagem no valor.

                            Mas de qualquer forma é comparar com o que gasta - por ano - na RTP, algo na casa dos 200 - 250 M EUR.
                            O que foi desviado na Parque Escolar; o que se enterrou na TAP 😤
                            São opções políticas e do eleitorado que os elege ...

                            E depois temos políticos que estiveram a apoiar o governo 2015-2019, como a Catarina, que tem tiradas como a da evaporação nas barragens. E como ela, o BE deve estar cheio destes iluminados.
                            Editado pela última vez por DMA; 13 December 2022, 10:48.

                            Comentário


                              Segundo parece, ontem foi o dia com a temperatura mínima mais alta de sempre em dezembro...

                              Comentário


                                Bate certo com o que tinha visto no Domingo nas previsões do Meteo Blue. Davam mínimas de 16-17ºC para a madrugada.

                                Aqui na zona litoral entre Matosinhos e Esposende o ar estava muito estranho. Quente e muito saturado, até tive uma reacção de estranheza ao sair de casa.

                                Por exemplo, a minha garagem está cheia de condensação nas paredes e teto.

                                PS: estive a ver os valores do IPMA para Lisboa para 12 de Dezembro ... mínima de 17,6ºC e máxima de 19,9ºC
                                Editado pela última vez por DMA; 13 December 2022, 11:22.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                  Não sei se sai mais barato / eficiente simplesmente optar pela dessalinização. Não sei mesmo, não me ataquem
                                  Pergunta ao Marcelo

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                    Que abecla !!!!
                                    A forma correta é Abécula.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por guisas Ver Post

                                      Infelizmente os que têm essa clareza de pensamento não riscam nada neste país.. Os espanhois já fizeram isso há anos.....que raio....quem nos quis independente.....
                                      Não foi por acaso que no séc. XVI houve cada vez mais quem dissesse entre dentes "morra Portugal, quero é ser espanhol".
                                      Hoje em dia isso não é possível: eles recusam-se terminantemente a integrar isto. E eu fazia o mesmo se lá vivesse.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post

                                        Não foi por acaso que no séc. XVI houve cada vez mais quem dissesse entre dentes "morra Portugal, quero é ser espanhol".
                                        Hoje em dia isso não é possível: eles recusam-se terminantemente a integrar isto. E eu fazia o mesmo se lá vivesse.
                                        Hoje querem ser russos mas sem ir para lá...

                                        Comentário


                                          Condutor de carro soterrado na Amadora fala em "grande susto" | Watch (msn.com)

                                          Um exemplo da loucura na AML. Neste caso, se a pessoa estivesse mesmo em perigo de vida, podia ter corrido bem mal, tendo em conta a qualidade do "salvamento" que a vítima relata.

                                          Comentário


                                            algum site com previsões +- fiáveis para a ultima semana do ano para Lisboa/Porto ?
                                            (claro que é difícil prever com tanta antecedência, mas mesmo assim, precisava de ter 1 ideia)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                              algum site com previsões +- fiáveis para a ultima semana do ano para Lisboa/Porto ?
                                              (claro que é difícil prever com tanta antecedência, mas mesmo assim, precisava de ter 1 ideia)
                                              Não me parece que consigas algo minimamente fiável. Até porque a atmosfera anda muito instável.

                                              Comentário


                                                Tanta gente na rua sem necessidade de o fazer. Mete nojo!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GreenArcher Ver Post
                                                  Ironia das ironias...

                                                  Nunca cheguei tão depressa a Lisboa como hoje...


                                                  De manhã, tive de ir à Estefânia, e foi sempre a andar, não tive qualquer constrangimento, á excepção de não poder ir pela Avenida da República.

                                                  Comentário


                                                    Citação retirada de outro fórum:

                                                    Lisboa, Geofísico (IPMA) bateu o recorde máximo de precipitação em 24h: 132,6 mm

                                                    Comentário


                                                      Isto agoira podia abrandar um pouquinho, que os solos já não aguentam mais água.

                                                      Comentário


                                                        Aparentemente, a Barragem do Maranhão passou dos 26% aos ~100% em pouco mais de 24h.

                                                        Não sei como estará Montargil, que é mais pequena e estava a 44%.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Aparentemente, a Barragem do Maranhão passou dos 26% aos ~100% em pouco mais de 24h.

                                                          Não sei como estará Montargil, que é mais pequena e estava a 44%.
                                                          Os caudais que vêm de Espanha são brutais.

                                                          Existe a possibilidade do Alqueva encher!

                                                          Edit. Maranhão já descarrega!
                                                          https://www.radioportalegre.pt/index...zenamento.html

                                                          Comentário


                                                            Fratel também já descarrega.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X