Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico das tecnologias do antigamente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E bicicletas deste formato?


    Andei numa destas (era da minha irmã) até ter uma Orbita TF (sem travões de disco como a da foto)



    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
    Relativamente às TV (e não só), só sei que essas antiguinhas duravam bastante e por norma eram substituídas não por avaria mas por "velhice" e ainda iam servindo como televisão secundária durante mais uns tempos.

    As novas... Já passaram pelo menos umas 3 cá por casa e duram meia dúzia de anos se tanto.

    Hoje em dia já nada dura como antigamente.
    A primeira Philips que meti no "post" saiu da sala com a desculpa dos meus pais precisarem de TV no quarto.
    Ainda durou uns 20 e poucos anos.
    Editado pela última vez por ASOT; 30 January 2017, 06:03.

    Comentário


      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Os primeiros passos dos meus filhos foram filmados com uma coisa destas:

      E agora, qualquer telemóvel de 100 euros faz gravações de vídeo com muito mais qualidade...

      Queixa-te!!Lá em casa, a primeira foi esta bizarma:



      Pesava prai 2kg, cada bateria era um peso desgraçado. Usava cassetes VHS direto, e andar com aquilo, até doer as costas, dava um estilo do caraças a um puto de 14 anos. Isto em 1992. Mas é como dizes, qq telemóvel de 100€, em boas condições de iluminação cilindra esta brincadeira em termos de qualidade. Ainda funciona! Ligámos no outro dia em casa dos meus pais, e ainda funciona.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
        E bicicletas deste formato?


        Andei numa destas (era da minha irmã) até ter uma Orbita TF (sem travões de disco como a da foto)





        A primeira Philips que meti no "post" saiu da sala com a desculpa dos meus pais precisarem de TV no quarto.
        Ainda durou uns 20 e poucos anos.
        Tive isso tudo. A minha BMX era uma esmaltina:



        Tambem herdei a clássica da minha irma, era vermelha e dobrável, era assim:

        Comentário


          Apesar de não ter vivido na época auge do vinil, é uma "tecnologia" que me causa muita Nostalgia... Isto porque, em criança, passava o tempo em casa dos meus avós e, quando lá estava, adorava mexer e ouvir os discos do meu pai e da minha tia.

          Hábito esse que ainda tenho, hoje em dia:

          Comentário


            Também já tive uma bmx esmaltina com jantes de fibra de 5 raios e uma bicicleta flandria desdobrável.Sempre quis ter uma BMX HARO Sport para freestyle.De placas de video tive também uma Hercules S3 não sei se foi virge ou trio e sempre pensei que as matrox fossem bem superiores e profissionais
            Editado pela última vez por ; 30 January 2017, 12:56.

            Comentário


              Por aqui, aprendeu-se a andar de bicicleta num «maquinão» igual a este:

              https://www.foldingcyclist.com/Auto-...ding-bike.html

              A marca:
              Auto-mini, modelo Júnior.

              Comentário


                E alguns casios digitais tinham função data bank (banco de dados). Permitia armazenar uns fantásticos 20 contactos telefónicos, para ligar de uma cabine ou de um café com contador de impulsos.

                http://www.salvicasagrande.com.br/co...-eletricos-p84

                Antes dos telemóveis e fora das grandes cidades, onde não havia cabines telefónicas, muitas vezes os cafés eram a única opção para fazer uma chamada de urgência. Alguns tinham telefones que aceitavam moedas, mas a maioria era um telefone normal ligado a um contador de impulsos/duração. E depois o dono cobrava tipo 10 escudos o impulso.

                Comentário


                  Alguém se recorda de uma Calculadora que a Deco ofereceu há muitos muitos anos?

                  Era uma calculadora / tradutora. Salvo erro tinha muitas frases armazenadas e depois dava para ver as versões noutras línguas. Não me recordo se também dava para introduzir alguma palavra manualmente nem do resto das funções, mas ainda passei um bom tempo de volta daquilo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                    Alguém se recorda de uma Calculadora que a Deco ofereceu há muitos muitos anos?

                    Era uma calculadora / tradutora. Salvo erro tinha muitas frases armazenadas e depois dava para ver as versões noutras línguas. Não me recordo se também dava para introduzir alguma palavra manualmente nem do resto das funções, mas ainda passei um bom tempo de volta daquilo.
                    Tinha uma que foi oferta do Circulo de Leitores.

                    Além de calculadora e tradutor, eram também agenda e calendário.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Tinha uma que foi oferta do Circulo de Leitores.

                      Além de calculadora e tradutor, eram também agenda e calendário.
                      Espera... Se calhar estou a fazer confusão e foi no Circulo de Leitores e não na Deco.

                      É provável que estejamos a falar da mesma.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                        Além do já referido minidisc e do betamax,outro sistema que não vingou
                        Ainda hoje uso o meu https://www.hifiengine.com/manual_library/sony/mds-jb920.shtml
                        ... tal como ainda uso https://www.hifiengine.com/manual_li.../drs-810.shtml

                        E a minha principal fonte para usufruir de música é o vinil.

                        Hoje voltaram, o vinil e agora a cassete, mas voltaram como moda e como moda, estão inflacionados e a maioria do pessoal não "sabe" ouvir.

                        Editado pela última vez por DarkVeill; 30 January 2017, 17:46.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          Queixa-te!!Lá em casa, a primeira foi esta bizarma:



                          Pesava prai 2kg, cada bateria era um peso desgraçado. Usava cassetes VHS direto, e andar com aquilo, até doer as costas, dava um estilo do caraças a um puto de 14 anos. Isto em 1992. Mas é como dizes, qq telemóvel de 100€, em boas condições de iluminação cilindra esta brincadeira em termos de qualidade. Ainda funciona! Ligámos no outro dia em casa dos meus pais, e ainda funciona.
                          La em casa foi uma Panasonic M10. Era mesmo pesadinha, mas dava uma certo estilo . Tantas e tantas horas de filmagens...
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            Essas cameras de filmar VHS é coisa que me é bastante familiar.

                            Já não me lembro das marcas mas o meu tio e o meu pai faziam reportagens em casamentos e só usavam bestas dessas... Nem me lembro quanto aquilo custava mas sei que era bem caro. Tenho ideia que custavam umas boas centenas de contos. Numa altura em que o ordenado mínimo acho que nem a 200€ chegava, é fazer as contas... Fazendo uma equivalência directa, hoje em dia, deviam custar qualquer coisa acima dos 4 dígitos.

                            Algumas já faziam uns pequenos tratamentos nos filmes, como fade-in, fade-out, sobrepor texto, etc, mas aquilo era uma aventura fazer tudo através do visor bem pequeno. A maioria das vezes para um trabalho mais profissional, quem fazia o tratamento final era uma outra pessoa com uns "aparelhos" dedicados, que nunca cheguei a perceber bem o que era. Sei que tinha uns VCR e umas "mesas" todas xpto.
                            Editado pela última vez por DoubleM101; 30 January 2017, 18:00.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              E bicicletas deste formato?


                              Andei numa destas (era da minha irmã) até ter uma Orbita TF (sem travões de disco como a da foto)

                              A primeira Philips que meti no "post" saiu da sala com a desculpa dos meus pais precisarem de TV no quarto.
                              Ainda durou uns 20 e poucos anos.
                              Tive parecida mas com caixa manual,nada de variação contínua.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                La em casa foi uma Panasonic M10. Era mesmo pesadinha, mas dava uma certo estilo . Tantas e tantas horas de filmagens...
                                Havia umas quantas que basicamente eram a mesma máquina. Era essa Panasonic, a phillips, havia a marantz, também...
                                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                Essas cameras de filmar VHS é coisa que me é bastante familiar.

                                Já não me lembro das marcas mas o meu tio e o meu pai faziam reportagens em casamentos e só usavam bestas dessas... Nem me lembro quanto aquilo custava mas sei que era bem caro. Tenho ideia que custavam umas boas centenas de contos. Numa altura em que o ordenado mínimo acho que nem a 200€ chegava, é fazer as contas... Fazendo uma equivalência directa, hoje em dia, deviam custar qualquer coisa acima dos 4 dígitos.

                                Algumas já faziam uns pequenos tratamentos nos filmes, como fade-in, fade-out, sobrepor texto, etc, mas aquilo era uma aventura fazer tudo através do visor bem pequeno. A maioria das vezes para um trabalho mais profissional, quem fazia o tratamento final era uma outra pessoa com uns "aparelhos" dedicados, que nunca cheguei a perceber bem o que era. Sei que tinha uns VCR e umas "mesas" todas xpto.
                                A dos meus pais custaram na altura, salvo erro perto de 200 contos. Isto em 1992. Os efeitos que tinham era o fade in e out, data e hora e pouco mais. Ah! Permitia substituir o som original por música. Os anos 90 acho que foram um Boom em termos de democratização da tecnologia. Sei que em 1991 tínhamos uma TV a preto e branco, um rádio e pouco mais, e em 1992 veio a TV a cores, videogravador, hifi com CD, câmara de vídeo, etc.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                  Além do já referido minidisc e do betamax,outro sistema que não vingou
                                  essas eram as cassetes dos mini gravadores?
                                  tenho arrumado no sótão um duplo deck de cassetes da marca technics

                                  Comentário


                                    O meu pai tinha uma câmara q gravava filmes para depois projetar filmes em bobines, tinha tb o respetivo projetor.
                                    Tínhamos tb projetor de slides.
                                    Tudo isto em finais de 70 princípios de 80, e q ainda se encontra guardado.

                                    Mas algo q me lembro relativo aos spectrum ( q nunca tive nenhum) e tv-brinca (era assim q chamávamos à consola d cartuchos onde jogávamos space invaders, era o facto de os meus pais insistirem q ligar os computadores e consolas à TV estragava a TV q era uma Toshiba igual a esta:

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                      Tínhamos tb projetor de slides.
                                      Grandes noites passadas em família a ver slides

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                        Espera... Se calhar estou a fazer confusão e foi no Circulo de Leitores e não na Deco.

                                        É provável que estejamos a falar da mesma.
                                        Lembro-me que tinha visor de 2 linhas de texto, mais uma linha de símbolos no topo.

                                        Diverti-me a meter lá a lista telefónica (outra raridade) que a minha mãe guardava lá em casa, mesmo antes de nós próprios termos telefone.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Lembro-me que tinha visor de 2 linhas de texto, mais uma linha de símbolos no topo.

                                          Diverti-me a meter lá a lista telefónica (outra raridade) que a minha mãe guardava lá em casa, mesmo antes de nós próprios termos telefone.
                                          Acho que era isso tudo... E salvo erro também convertia moedas não?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                            Acho que era isso tudo... E salvo erro também convertia moedas não?
                                            Sim também!

                                            Comentário


                                              ...........

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                essas eram as cassetes dos mini gravadores?
                                                tenho arrumado no sótão um duplo deck de cassetes da marca technics
                                                Não.As cassetes dos mini gravadores são bem mais pequenas.Estás a falar daqueles que eram usados para gravar entrevistas,por ex.?
                                                Este DAT foi um formato que nunca vingou.

                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    Os teclados com os botões grandes e cúbicos.. Já tenho saudades, davam um jeitaço para escrever depressa, hoje em dia já mal se vê.

                                                    Comentário





                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                        E bicicletas deste formato?


                                                        Andei numa destas (era da minha irmã) até ter uma Orbita TF (sem travões de disco como a da foto)




                                                        Tive igualzinha (também sem travões de disco), mas em vez do banco o resto ser em preto era em azul!
                                                        Era do meu irmão, quando veio para mim já não tinha pára lamas e o guiador estava inclinado para a frente! Ficava com uma imagem muito mais radical.

                                                        Comentário


                                                          Lembro-me de alguns relógios "smartwatches" do antigamente:

                                                          - Um relógio que vibrava quando recebíamos uma chamada ou sms no telemóvel. Não havia cá ligação por Bluetooth e emparelhamentos.
                                                          Aquilo "apanhava" a radiação do sinal do telemóvel (tal como antes das televisões/rádios faziam interferências quando tinham um telemóvel perto)

                                                          - Um relógio que tinha como principal target os invisuais, e que basicamente "falava" as horas. Mas como tinha um alarme que punha um galo a cantar, também fazia sucesso na escola e no meio das aulas


                                                          E antes de aparecer o gameboy e os tetris "da feira", havia umas coisinhas destas:

                                                          Comentário


                                                            E quem é que nunca se imaginou um Fitiparvo, perdão, Fitipaldi, numa coisa destas:

                                                            Comentário


                                                              Tantas memórias boas neste tópico... comecei com o ZX Spectrum e praticamente tudo o que foi referido a partir daí foi experenciado por mim (até me vem uma lágrima aos olhos ).

                                                              E ainda vi a película azul em frente à televisão da minha bisavó, sempre achei que não fazia sentido nenhum.

                                                              Uma memória que tenho extremamente bem gravada na minha cabeça é o dia em que o meu pai trouxe para casa a primeira televisão com telecomando!!! Até esse dia, era eu o telecomando... ah que maravilha...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X