Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Água Benta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Depende. Se acreditarem que a sua religiao é a única correcta, sim.
    Não foi isso que perguntei. Mas também é normal um católico achar que a sua religião é que está correcta... caso contrário não era católico.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Continuo a duvidar desses dados, mas já vi que acreditas. É uma questao que vao vale a pena aprofundar porque nao vamos chegar a lado nenhum sem os dados concretos.
      parto do principio que quem estudou a fundo os assuntos sabe do que fala

      embora também ache que é difícil encontrar dados seguros sobre aquelas épocas

      mas se eu pensar que era uma sociedade essencialmente agricola, população muito dispersa por aldeamentos, aonde as pessoas se deslocavam a pé e ir à missa podia demorar horas, se pensar que em muitas regiões do país, em especial no sul, as pessoas batizavam os filhos, faziam um funeral católico, mas nunca iam à missa não me custa acreditar
      aliás muitos batizavam os filhos e ao mesmo tempo eram muito anticlericais, bastante críticos da igreja

      os 3 dos 4 avós eram assim, batizaram os filhos, casaram pela igreja, mas nunca iam à missa, fora isso e o funeral católico não tinham a menor pratica religiosa

      Comentário


        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        acho que vou pensar nisso, agua benta e com o rotulo de Nossa Senhora de Fátima e do Papa Francisco a 20€, aquilo deve vender que nem pães quentes...
        Já aqui se discutiu muito, sobre as mais variadas formas de "ganhar" com produtos com o alto patrocínio divino.



        Aliás... o autor deste tópico deve andar bem atarefado com o negócio.

        Comentário


          Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
          O que queres dizer com o vermelho, que quem acredita é burro ou menos inteligente dos que não acreditam?
          Pergunta ao lll, ele é que já andou aqui a fazer isso... a distinguir o pessoal pela inteligência. E olha que não tens de andar muito para trás, basta uma página.



          ... coisa muito "cristã", deduzo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
            O que queres dizer com o vermelho, que quem acredita é burro ou menos inteligente dos que não acreditam?
            Uma pessoa religiosa vê o mundo muito através do filtro da religião. Isso nada terá a ver com mais ou menos inteligência.

            Comentário


              Atenção, o nome do vídeo não é de minha responsabilidade.



              Comentário


                Isto faz tão bem...

                Comentário


                  ... mais um pouco de humor. Sorry lll, mas cada um adopta a chatice que quer e ri-se do que quer.

                  ... e peço desculpa ao autor do tópico, mas o patrocinador destes produtos não parece ser assim tão... "easygoing".



                  Comentário


                    é uma velha técnica de demagogia, fazer uma caricatura e depois refutar a caricatura que se fez

                    desde que se compreenda que o espetáculo de um palhaço, ou cómico, como lhe queiram chamar não serve para uma argumentação racional, é apenas isso, um espetáculo de um palhaço

                    o problema é que há quem não seja capaz de ir além da argumentação apalhaçada

                    quanto aos supostos apodos de falta de inteligência, podes ler as gentilezas que o amalgamut dirigiu aqui
                    e podes reler os teus posts

                    uma caricatura é sempre cómica, mas não é uma fotografia, é apenas um esboço grosseiro, de forma a provocar o riso
                    normalmente as pessoas riem por variados motivos, muitas vezes para afastar algo que eles receiam

                    o que te receias na fé religiosa?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      é uma velha técnica de demagogia, fazer uma caricatura e depois refutar a caricatura que se fez

                      desde que se compreenda que o espetáculo de um palhaço, ou cómico, como lhe queiram chamar não serve para uma argumentação racional, é apenas isso, um espetáculo de um palhaço

                      o problema é que há quem não seja capaz de ir além da argumentação apalhaçada

                      quanto aos supostos apodos de falta de inteligência, podes ler as gentilezas que o amalgamut dirigiu aqui
                      e podes reler os teus posts

                      uma caricatura é sempre cómica, mas não é uma fotografia, é apenas um esboço grosseiro, de forma a provocar o riso
                      normalmente as pessoas riem por variados motivos, muitas vezes para afastar algo que eles receiam

                      o que te receias na fé religiosa?
                      Quando revelas não ter capacidade para aceitar critica e humor, coisas bem característica de quem se submete ao divino como tu... então compreende-se que andes aqui a apelidar os restantes como o fazes em todas as páginas... e que entres com essa da palhaçada.

                      Aliás, tu, e fazes disso a tua norma, não comentas nem consegues refutar o alvo contextual e factual do humor e da critica... limitas-te a atacar e a personalizar quem o faz (quem critica e quem faz piada). Apenas e só isso... é o teu limite, entendo.

                      Eu não (me) receio.

                      Mas tenho a noção de tudo o que a religião representa e o impacto que teve e tem nas pessoas e no Mundo, na Sociedade... e isso não é muito positivo, muito pelo contrário. Apesar das tentativas, como as obras de caridade e afins... que mais não passa de marketing. Tu acreditas e confias... eu não.

                      Eu respeito que o faças... e se queres criticar, faz-lo, mas sem entrar pelo caminho que entraste lá mais para trás...

                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      não sabes, aqui disseste tudo
                      não me compete esclarecer a tua manifesta ignorância, até porque é notória uma má vontade que não torna recomendável conversar contigo sobre este assunto que manifestamente te deixa transtornado

                      de resto o céu que vês não é o Céu sobrenatural da religião, sky e heaven não são o mesmo
                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      outro que aparece sempre que estes assunto são falados, para destilar o seu rancor (até estava admirado este ainda não ter aparecido)

                      o problema é que eu sei que na origem desse rancor está o medo, se assim não fosse não seriam tão assertivos, não ficarias manifestamente tão transtornado, tão perturbado

                      vejam, vocês falam muito mais disto que eu ou outros cristãos, nestas coisas os ateus a quem este assunto deixa perturbados (há-os serenos) são muito mais proselitistas que os cristãos

                      de resto continuas sem entender
                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      para falar verdade há muito mais provas, mas para tema humorístico nota-se perfeitamente que ficas perturbado com ele, tens uma ideia de Deus infantilizada e derivada de um deus medonho, daí falares mais nele que qualquer dos crentes aqui do fórum
                      eu não me aflijo com isto, tu está a projetar em mim aquilo que sentes, eu alegro-me profundamente com isto, a ti é que o tema aflige daí a evidente perturbação, a agressividade, as tentativas de ridicularizar, porque o tema te aflige
                      e quanto mais falas, mais isso é evidente
                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      e de brinde um tratamento no psicólogo para os que ficam perturbados com a fé dos outros e não passam sem ridículas tentativas de fazer humor com a fé dos outros
                      ... e este é o teu limite, a tua postura (pouco cristã?), não sais deste registo.

                      Depois são os outros que são agressivos e perturbados.

                      Ora, indo ao inicio do tópico... vê-se CLARAMENTE quem ficou perturbado e agressivo. Foste tu, apenas e só porque achas que aquilo em que acreditas e professas está acima de qualquer critica e deve estar fora do alcance a outros que façam disso uma fonte ou alvo de piada e humor.

                      Olha, temos pena... eu não concordo e posso e tenho liberdade para criticar o que quero e fazer piadas e rir-me do que quero.

                      Não insultei ninguém, nem te mandei para o psicólogo (apesar de acreditares em seres invisíveis que comunicam e te ouvem por preces e orações, algo generalizado na religião, na sua grande maioria).

                      Eu opto pelo mais racional, no palpável e visível, lamento. Opto pelo que posso provar e fazer prova, ou que tenha sido alvo de prova e estudo.

                      Eu sei que essa coisa que professas lida mal com a diversidade, com a critica, com o humor, com a individualidade, com a liberdade intelectual e outras coisas similares, mas faz um esforço... a mim, tanto se me dá, se és ateu, se és cristão, muçulmano, judaico, etc.

                      Parece é que TU te assustaste e perturbaste com a ideia de alguém ser livre de amarras divinas... e se estar a "marimbar" para o divino, para tudo o que é religioso. Habitua-te, os tempos mudaram... já não se queimam pessoas por serem diferentes e por não professarem o mesmo que tu.

                      Se queres ou se optares pela critica ao ateísmo, se fizeres humor ou piadas acerca do ateísmo... faz, até me posso rir e achar piada. Não me incomoda nada... nada!

                      És livre para o fazer, ou não fazer.

                      Mas não aches que isso que professas está acima da minha liberdade de opinar, rir sobre, pensar, escrever sobre... fazer critica e fazer humor (gostes ou não).

                      Não te vou dizer para não seres Inácio, não se aplica, mas não sejas Inquisição. Isso é "démodé"!

                      Comentário


                        ... a rir:

                        Comentário


                          ... não, produtos como água benta engarrafada, com patrocínio disto, não:



                          Comentário


                            tanta energia por uma coisa que achas que não existe, muito interessante

                            essa do Inácio é um cadito ao lado, a inquisição era mais com os dominicanos, não com os jesuítas (mas quem criticava a suposta ignorância dos cristão era o amalgamut, por isso tudo ok)
                            de qualquer modo para quem gosta de fazer humor a ridicularizar os outros aceitas muito mal alguma critica, ficas muito abespinhado
                            quem usa o humor para ridicularizar os outros tem de ter mais poder de encaixe a uma critica do que aquele que mostras

                            e acho que tens realmente uma ideia de Deus infantilizada, tosca, mas nem todos podemos ser filósofos ou teólogos e não me parece que todas as opiniões sobre nós tenham de ser lisonjeiras
                            as respostas tiradas do contexto são outra forma de humor? ou apenas mais uma forma de demagogia?

                            quanto a lidar mal com a diversidade isso não é exclusivo da religião, quando o ateísmo foi a posição oficial do estado, nos países comunistas, lidou muitíssimo mal com a diversidade religiosa, o ateu Pol Pot deixou qualquer inquisidor a anos luz de distancia em termos barbárie

                            regra geral o poder, em particular o poder absoluto, lida mal com a diversidade
                            esteja esse poder nas mãos de religiosos ou ateus
                            Editado pela última vez por lll; 27 March 2017, 18:45.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                              tanta energia por uma coisa que achas que não existe, muito interessante

                              essa do Inácio é um cadito ao lado, a inquisição era mais com os dominicanos, não com os jesuítas (mas quem criticava a suposta ignorância dos cristão era o amalgamut, por isso tudo ok)
                              de qualquer modo para quem gosta de fazer humor a ridicularizar os outros aceitas muito mal alguma critica, ficas muito abespinhado
                              quem usa o humor para ridicularizar os outros tem de ter mais poder de encaixe a uma critica do que aquele que mostras

                              e acho que tens realmente uma ideia de Deus infantilizada, tosca, mas nem todos podemos ser filósofos ou teólogos e não me parece que todas as opiniões sobre nós tenham de ser lisonjeiras
                              as respostas tiradas do contexto são outra forma de humor? ou apenas mais uma forma de demagogia?

                              quanto a lidar mal com a diversidade isso não é exclusivo da religião, quando o ateísmo foi a posição oficial do estado, nos países comunistas, lidou muitíssimo mal com a diversidade
                              regra geral o poder, em particular o poder absoluto, lida mal com a diversidade
                              esteja esse poder nas mãos de religiosos ou ateus
                              TU é que aqui ridicularizas e apelidas outros (além de outras coisas como já citei tuas). Eu rio-me da Religião, como conceito... e de tudo o que rodeia tal "estória" e invenção humana.

                              O teu mal é não teres percebido isso, mas lá está... só te preocupas em lançar coisas como as que citei atrás...

                              ...

                              Não mistures coisas... é que regimes totalitários e afins, por norma são responsabilizados pelo que fazem... e ainda há poucos anos, vários ditadores pagaram pelo que fizeram.

                              Já as atrocidades relatadas na tal colectânea de livros e outras feitas em nome do tal ser divino e invisível...

                              Já reparaste que vou continuar a rir-me e a achar piada a isto? Religião...

                              Não é de ti, é da Religião, como pode ser do Toni Carreira, da música pimba, do tuning, das novelas...

                              Reafirmo que não te apelidei "disto ou daquilo" e não tenho nada que te dizer acerca do que fazes ou do que deves gostar ou seguir.

                              Faz o mesmo, por favor.

                              Sou ateu... e já li coisas e já vi comédia acerca desse tema... e não fiquei com comichão, nem incomodado, nem perturbado. Também me ri e continuo a rir.

                              Ultrapassa lá isso...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                ...

                                Não mistures coisas... é que regimes totalitários e afins, por norma são responsabilizados pelo que fazem... e ainda há poucos anos, vários ditadores pagaram pelo que fizeram.

                                ...
                                uns são responsabilizados, outros ainda são venerados como heróis nacionais
                                existiram regimes cristãos muito benignos e outros nem tanto, mas não me lembro de nenhum regime oficialmente ateu que não fosse ditatorial e não perseguisse os dissidentes

                                isto não faz dos ateus e do ateísmo uns intolerantes

                                é errada a ideia de que por terem existido perseguições de um regime de determinada "cor" faz com que todos os dessa "cor" passem a enfermar dessa característica

                                os teus vídeos sobre religião fizeram lembrar este sobre o futebol (mas o humorista deste é melhor):

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                  uns são responsabilizados, outros ainda são venerados como heróis nacionais
                                  existiram regimes cristãos muito benignos e outros nem tanto, mas não me lembro de nenhum regime oficialmente ateu que não fosse ditatorial e não perseguisse os dissidentes

                                  isto não faz dos ateus e do ateísmo uns intolerantes

                                  é errada a ideia de que por terem existido perseguições de um regime de determinada "cor" faz com que todos os dessa "cor" passem a enfermar dessa característica

                                  os teus vídeos sobre religião fizeram lembrar este sobre o futebol (mas o humorista deste é melhor):


                                  Futebol é outro tema excelente para humor.



                                  Não vou discutir mais Religião/Humor contigo, entende... não é pessoal, mas é para evitar outras coisas.

                                  ... nunca foi pessoal e se o entendeste assim, entendeste mal, se eu o dei a entender, desculpa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                    Não foi isso que perguntei. Mas também é normal um católico achar que a sua religião é que está correcta... caso contrário não era católico.

                                    Calma lá, sou católico mas não sou parvo. Esta coisa da religião é tramada se as pessoas tiverem palas nos olhos.
                                    Se acredito em Deus? Sim. Se sigo o que os padres dizem? NÃO, porque eles desde os primórdios da evangelização nunca foram coerentes e sempre viveram na base de ameaças dos castigos celestiais, seguiram um caminho de imposição de medo e tirar partido disso, tentam fazer lavagens cerebrais de forma a arranjarem uma carneirada que os siga e venere.
                                    As pessoas hoje até podem não ter os olhos mais abertos, mas têm mais com que se entreter e onde gastar o tempo, até acho bem que o façam, embora pudessem fazer mais análise interior sobre o seu comportamento na sociedade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                      Calma lá, sou católico mas não sou parvo. Esta coisa da religião é tramada se as pessoas tiverem palas nos olhos.
                                      Se acredito em Deus? Sim. Se sigo o que os padres dizem? NÃO, porque eles desde os primórdios da evangelização nunca foram coerentes e sempre viveram na base de ameaças dos castigos celestiais, seguiram um caminho de imposição de medo e tirar partido disso, tentam fazer lavagens cerebrais de forma a arranjarem uma carneirada que os siga e venere.
                                      As pessoas hoje até podem não ter os olhos mais abertos, mas têm mais com que se entreter e onde gastar o tempo, até acho bem que o façam, embora pudessem fazer mais análise interior sobre o seu comportamento na sociedade.
                                      Revejo-me em tudo o que disseste!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                        Calma lá, sou católico mas não sou parvo. Esta coisa da religião é tramada se as pessoas tiverem palas nos olhos.
                                        Se acredito em Deus? Sim. Se sigo o que os padres dizem? NÃO, porque eles desde os primórdios da evangelização nunca foram coerentes e sempre viveram na base de ameaças dos castigos celestiais, seguiram um caminho de imposição de medo e tirar partido disso, tentam fazer lavagens cerebrais de forma a arranjarem uma carneirada que os siga e venere.
                                        As pessoas hoje até podem não ter os olhos mais abertos, mas têm mais com que se entreter e onde gastar o tempo, até acho bem que o façam, embora pudessem fazer mais análise interior sobre o seu comportamento na sociedade.
                                        Então caro amigo, lamento desiludir mas não és católico, és uma pessoa que acredita em deus/religioso mas que não segue a religião católica.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Uma pessoa religiosa vê o mundo muito através do filtro da religião. Isso nada terá a ver com mais ou menos inteligência.
                                          de acordo, mas fiquei com a sensação que não era essa a ideia que queria passar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                            Então caro amigo, lamento desiludir mas não és católico, és uma pessoa que acredita em deus/religioso mas que não segue a religião católica.

                                            Há pessoal que ainda não se apercebeu de que são duas coisas completamente distintas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                              tanta energia por uma coisa que achas que não existe, muito interessante

                                              essa do Inácio é um cadito ao lado, a inquisição era mais com os dominicanos, não com os jesuítas (mas quem criticava a suposta ignorância dos cristão era o amalgamut, por isso tudo ok)
                                              de qualquer modo para quem gosta de fazer humor a ridicularizar os outros aceitas muito mal alguma critica, ficas muito abespinhado
                                              quem usa o humor para ridicularizar os outros tem de ter mais poder de encaixe a uma critica do que aquele que mostras

                                              e acho que tens realmente uma ideia de Deus infantilizada, tosca, mas nem todos podemos ser filósofos ou teólogos e não me parece que todas as opiniões sobre nós tenham de ser lisonjeiras
                                              as respostas tiradas do contexto são outra forma de humor? ou apenas mais uma forma de demagogia?

                                              quanto a lidar mal com a diversidade isso não é exclusivo da religião, quando o ateísmo foi a posição oficial do estado, nos países comunistas, lidou muitíssimo mal com a diversidade religiosa, o ateu Pol Pot deixou qualquer inquisidor a anos luz de distancia em termos barbárie

                                              regra geral o poder, em particular o poder absoluto, lida mal com a diversidade
                                              esteja esse poder nas mãos de religiosos ou ateus
                                              Muito gostas de invocar meu nome.. Não o faças em vão, ou faço cair sobre ti a minha ira!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                quanto aos supostos apodos de falta de inteligência, podes ler as gentilezas que o amalgamut dirigiu aqui
                                                e podes reler os teus posts
                                                À beira do que tens escrito, até temos sido bem fofinhos.

                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    E se fosse uma app?
                                                    Nos dias de hoje muita gente pagaria nem que fosse 50cts para ter proteção virtual divina....

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                                      Calma lá, sou católico mas não sou parvo. Esta coisa da religião é tramada se as pessoas tiverem palas nos olhos.
                                                      Se acredito em Deus? Sim. Se sigo o que os padres dizem? NÃO, porque eles desde os primórdios da evangelização nunca foram coerentes e sempre viveram na base de ameaças dos castigos celestiais, seguiram um caminho de imposição de medo e tirar partido disso, tentam fazer lavagens cerebrais de forma a arranjarem uma carneirada que os siga e venere.
                                                      As pessoas hoje até podem não ter os olhos mais abertos, mas têm mais com que se entreter e onde gastar o tempo, até acho bem que o façam, embora pudessem fazer mais análise interior sobre o seu comportamento na sociedade.
                                                      Andas um bocado deslocado, no que à igreja Católica diz respeito. Quando foi a última vez que foste à missa? 1952?
                                                      É que neste momento não conheço nenhum padre (e conheço bastantes...) que faça tais considerações nas suas homilias...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                        Andas um bocado deslocado, no que à igreja Católica diz respeito. Quando foi a última vez que foste à missa? 1952?
                                                        É que neste momento não conheço nenhum padre (e conheço bastantes...) que faça tais considerações nas suas homilias...
                                                        Pois eu conheço e nem sou católico é só vou a missas em eventos sociais. No ultimo caso só não abandonei a igreja por respeito ao evento e pessoa que me convidou. Numa situação normal, virava costas.

                                                        Comentário


                                                          Não vou a missas, mas mando muita gente à "missa".

                                                          Conta?

                                                          O pessoal que lá costuma ir pode esclarecer uma, de muitas dúvidas, resultantes de outros tantos "mistérios" relatados naquela colectânea de livros..?

                                                          O tal ser invisível e divino fez Adão do pó (poeira, para não confundirem com outra coisa)... depois, para não gastar mais... pó, fez Eva de uma costela de Adão, correcto?

                                                          Os dois não tinham tv... só uma serpente muito faladora... e lá procriaram dois filhos:

                                                          Caim e Abel. Sabe-se que Caim matou Abel, possesso de ciúmes... e que mais tarde partiu para Nod, Node... (ou Noddy?), levando já uma esposa.

                                                          Uma esposa??? Foram feitas mais "fornadas" não mencionadas e deixadas à imaginação alheia?

                                                          De onde apareceu essa esposa, ou ela é fruto daquilo a que muitos explicam como "caminhos insondáveis do tal ser invisível e divino"? Imagino que dê jeito...
                                                          Editado pela última vez por DarkVeill; 29 March 2017, 17:50.

                                                          Comentário


                                                            A outra mulher era na verdade uma irmã. É por isso que se diz que somos todos irmãos.😎

                                                            Comentário


                                                              tudo isso é uma linguagem simbólica

                                                              a Biblia tem muitos livros, vários estilos literários

                                                              e essas partes são simbólicas, não pretendem ser relatos científicos, mas sim ter um valor religioso e moral
                                                              e durante muitos anos assim foram entendidas, basta ler Santo Agostinho que entre outras coisas diz sobre a criação (no seu livro "confissões") que Deus terá criado as leis físicas do mundo e deixado que ele evoluísse segundo essas leis

                                                              depois do surgimento do protestantismo é que surgiu uma deriva "literalista"
                                                              basta ver que o Copérnico, clérigo católico polaco, formulou a teoria heliocêntrica sem problemas, Galileu que viveu depois do surgimento do protestantismo já teve problemas (apesar de muitos cardeais serem favoráveis às suas ideias)

                                                              por exemplo, o talmud (coletânea judaica de comentários sobre o antigo testamento) sobre a criação de eva diz:

                                                              Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas.
                                                              A mulher foi feita da costela do homem,
                                                              não dos pés para ser pisada,
                                                              nem da cabeça para ser superior,
                                                              mas sim do lado para ser igual,
                                                              debaixo do braço, para ser protegida
                                                              e do lado do coração para ser amada.
                                                              a Bíblia não é nem pretende ser um livro sobre ciência, mas sobre a relação entre o Homem e Deus, religião deriva daí, relação
                                                              o que essa passagem pretende explicitar é qual deve ser a relação entre o homem e a mulher, ambos partilham a mesmo natureza (houve historicamente quem o negasse e pretendesse reduzir a mulher a uma condição subhumana), devem amar-se e têm intrinsecamente a mesma dignidade

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X