Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que chamamos "doutor" a médicos??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Para mim, dottore só há um:

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      AS reuniões de condomínio deviam ser engraçadas: o Dr, o Eng, o Arq, o Prof, o José, o Manuel


      E eu que, noutro dia, fui ao meu banco tratar de um assunto e aproveitei para "refilar" pelo facto de terem posto "ENG" no cartão de débito sem eu ter solicitado e que acho aquilo altamente piroso. A senhora até levou tempo a perceber. Mas pronto, vou ter que gramar com a piroseira até à próxima renovação.

      Comentário


        #63
        Porque é assim...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
          E corretamente só podes usar o título de engenheiro se pertenceres à ordem.
          Caso contrário és licenciado/mestre/doutorado.
          Também é mais uma "treta". Se a pessoa fez o curso, só é Engenheiro se pagar umas quotas
          Para muito Engenheiro, a inscrição na ordem não vale de nada, só retira dinheiro do bolso, mas lá está já consegue ter o "Engº" atrás do nome num cartão MB Não tenho nada contra quem o faça, e quem precisa disso, mas não gosto dos moldes em que anda a situação, não vejo nada de benéfico, aliás até acho uma brincadeira(para não dizer outra coisa)...
          Editado pela última vez por soulrebel; 12 September 2017, 13:57.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
            Também é mais uma "treta". Se a pessoa fez o curso, só é Engenheiro se pagar umas quotas
            Para muito Engenheiro, a inscrição na ordem não vale de nada, só retira dinheiro do bolso, mas lá está já consegue ter o "Engº" atrás do nome num cartão MB
            Nos moldes em que anda a situação não vejo nada de benéfico, aliás até acho uma brincadeira(para não dizer outra coisa)
            Eu estou inscrito na ordem desde o ano passado e tirei o curso há uns 10 anos. Obrigaram-me a isso. A legislação mudou no final de 2015 e os atos de engenharia que obrigam a que uma pessoa se inscrevesse na OE alargaram muito de âmbito.

            Comentário


              #66
              Tenho ideia que isso é mais necessário para engenharia civil. A minha namorada é de outra engenharia e nem ela nem nenhum/a colega está inscrita na ordem.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Interessante. Mas se medic = paramedico, pergunto: o que é um paramedico em portugal?
                É um conceito que não está tipificado propriamente por cá. Pelo menos como nos EUA e outros.

                Tal como não existe a especialidade (médica) de emergência médica. Os médicos do INEM são maioritariamente Anestesiologistas e Internistas (Medicina Interna).

                Comentário


                  #68
                  Depois, outra coisa. Não percebo porque em Portugal teimamos em usar o título académico num contexto social. Não faz qualquer sentido.

                  Provavelmente deve-se ao facto de não nos tratarmos por senhor/senhora/menino/menina + apelido.

                  Outra terrível é a mania de usar o terrível você. E muita gente ainda acha que está a ser mais educada

                  País confuso Não existe o mínimo de formalidade instituída básica e normal na forma como nos devemos dirigir uns aos outros.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                    Em Portugal historicamente o título académico Dr. só era utilizado para os licenciados em Direito e Medicina, provavelmente porque foram durante várias centenas de anos os únicos cursos superiores/universitários. Não havia outros.
                    E a malta que se formava em Filosofia Natural, Cânones, Artes, Leis, Teologia? Não eram doutores?
                    Lá porque "historicamente" a malta de Direito/Medicina se trata por Dr., não quer dizer que seja um dado adquirido, ou que "os outros" não o sejam.

                    Comentário


                      #70
                      Eu interpreto, e utilizo, as coisas do seguinte modo: uma coisa é o grau académico, outra totalmente diferente é o título de tratamento, e eu não gosto de confundir as duas. Uma pessoa que seja doutorada tem o grau académico de doutor, mas isso não implica que tenha que ser tratado por doutor. É um grau académico e pronto, não tem que ser um pronome. Para mim as pessoas são "tu" para os amigos, e Sr. ou Sra. para aqueles com quem a relação é mais distante. E pronto. Nunca trato médico nenhum por Doutor ou Sr. Doutor. É sempre por Sr. A mesma coisa com advogados, engenheiros, etc. E isso já me trouxe várias vezes alguns olhares de soslaio, sobretudo na classe médica! É muito cool dizer-se que não se liga a nada disso e mais não sei o quê, mas depois quando aparece alguém a pôr isso em prática ficam todos incomodados. Sobretudo médicos e advogados.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post


                        E eu que, noutro dia, fui ao meu banco tratar de um assunto e aproveitei para "refilar" pelo facto de terem posto "ENG" no cartão de débito sem eu ter solicitado e que acho aquilo altamente piroso. A senhora até levou tempo a perceber. Mas pronto, vou ter que gramar com a piroseira até à próxima renovação.
                        Já recebi um cartão multibanco com Eng, e no mesmo dia fui à agência devolver e pedir um novo.
                        Avisei logo que não queria ser cobrado por aquilo.
                        Lá tentaram explicar que tinha sido o sistema e é normal e há quem peça e tal, mas disse que não queria. A verdade é que mandaram outro sem custos

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                          Também é mais uma "treta". Se a pessoa fez o curso, só é Engenheiro se pagar umas quotas
                          Para muito Engenheiro, a inscrição na ordem não vale de nada, só retira dinheiro do bolso, mas lá está já consegue ter o "Engº" atrás do nome num cartão MB Não tenho nada contra quem o faça, e quem precisa disso, mas não gosto dos moldes em que anda a situação, não vejo nada de benéfico, aliás até acho uma brincadeira(para não dizer outra coisa)...
                          Podes ter qualquer coisa escrita no cartao MB. Um amigo meu tinha uma alcunha.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                            E a malta que se formava em Filosofia Natural, Cânones, Artes, Leis, Teologia? Não eram doutores?
                            Lá porque "historicamente" a malta de Direito/Medicina se trata por Dr., não quer dizer que seja um dado adquirido, ou que "os outros" não o sejam.
                            A arte Médica inventou o termo por volta do século 13. Chegou a existir uma lei no Reino Unido que proibia as outras artes de utilizar o título de doutor, inclusive os de direito.

                            Em nenhum país anglo-saxónico o advogado ou juiz é tratado por doutor. Têm o título profissional (JD) (não confundir com título académico), tal como farmacêuticos p.ex. (PharmD), etc, mas não são, à semelhança destes, tratados por doutor.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              A muitos (não sei se é o caso dele) bastou a frequência universitária para ganharem o titulo académico. Vivemos num país pejado de aldrabões e cagões.

                              Habilitações Literárias
                              Licenciatura em Gestão de Empresas
                              https://www.parlamento.pt/DeputadoGP...a.aspx?BID=180


                              Deve ter feito umas cadeiras

                              Estudante de engenharia na Universidade de Coimbra, Jorge Coelho militou na extrema-esquerda antes e depois da revolução de 1974-1975. Após a Revolução de 25 de abril foi um dos militantes fundadores da União Democrática Popular.
                              https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Coelho

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                                mas lá está já consegue ter o "Engº" atrás do nome num cartão MB
                                Já se fazia no tempo dos cheques.

                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                Outra terrível é a mania de usar o terrível você. E muita gente ainda acha que está a ser mais educada
                                É verdade, é uma falta de consideração pelo outro.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 15:05.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Eu interpreto, e utilizo, as coisas do seguinte modo: uma coisa é o grau académico, outra totalmente diferente é o título de tratamento, e eu não gosto de confundir as duas. Uma pessoa que seja doutorada tem o grau académico de doutor, mas isso não implica que tenha que ser tratado por doutor. É um grau académico e pronto, não tem que ser um pronome. Para mim as pessoas são "tu" para os amigos, e Sr. ou Sra. para aqueles com quem a relação é mais distante. E pronto. Nunca trato médico nenhum por Doutor ou Sr. Doutor. É sempre por Sr. A mesma coisa com advogados, engenheiros, etc. E isso já me trouxe várias vezes alguns olhares de soslaio, sobretudo na classe médica! É muito cool dizer-se que não se liga a nada disso e mais não sei o quê, mas depois quando aparece alguém a pôr isso em prática ficam todos incomodados. Sobretudo médicos e advogados.
                                  Por muita razão que tenhas (que não acho que tenhas) tens noção que é cultural e socialmente desadequado, como tu próprio já comprovaste.

                                  O bom senso ensinou-me a evitar esse tipo de comportamento, que pode ser encarado como uma provocação desnecessária.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    O meu administrador de condomínio é Sr. Doutor... pelo menos para a funcionária administrativa!
                                    Ei lá, parece que tenho vizinhos do meu predio, e nem sei

                                    Comentário


                                      #78
                                      E virando um pouco o bico ao prego, quando temos médicos que nos tratam por "tu" e outros por "você"?

                                      Isto aconteceu-me, mesmo não tendo histórico nenhum com qualquer dos médicos...

                                      Curiosidade: o que me tratou por "tu" era bem mais novo que o que me tratou por "você". Eu tratei os dois por "Doutor".

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                        Por muita razão que tenhas (que não acho que tenhas) tens noção que é cultural e socialmente desadequado, como tu próprio já comprovaste.

                                        O bom senso ensinou-me a evitar esse tipo de comportamento, que pode ser encarado como uma provocação desnecessária.
                                        É uma provocaçãozinha, eu sei e tenho boa consciência disso!
                                        Como é obvio eu também uso de bom senso. Se por exemplo estiver perante terceiros (em tribunal, por exemplo) e tiver que me referir a um advogado digo "o Sr. Dr. fulano de tal".

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          E virando um pouco o bico ao prego, quando temos médicos que nos tratam por "tu" e outros por "você"?

                                          Isto aconteceu-me, mesmo não tendo histórico nenhum com qualquer dos médicos...

                                          Curiosidade: o que me tratou por "tu" era bem mais novo que o que me tratou por "você". Eu tratei os dois por "Doutor".
                                          Isso para mim é simples. Se o médico me trata por tu eu trato-o por tu. Por acaso isso nunca me aconteceu, mas já aconteceu com a minha mulher e o médico levou mesmo com o "tu". Ele primeiro ficou surpreendido mas depois lá se aguentou à bronca, demonstrando um bom poder de encaixe.

                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          É uma provocaçãozinha, eu sei e tenho boa consciência disso!
                                          Como é obvio eu também uso de bom senso. Se por exemplo estiver perante terceiros (em tribunal, por exemplo) e tiver que me referir a um advogado digo "o Sr. Dr. fulano de tal".
                                          Eu já não me meto em trabalhos. Uso o Dr, Eng, o que quiserem. Se não conheço a pessoa, ou se conheço e sei que não tem estudos superiores uso sempre o Sr.

                                          Não trato ninguém por "você".
                                          Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 15:32.

                                          Comentário


                                            #81
                                            uma vez tive um professor cujo apelido era doutor e tinha um doutoramento em matemática.

                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Isso para mim é simples. Se o médico me trata por tu eu trato-o por tu. Por acaso isso nunca me aconteceu, mas já aconteceu com a minha mulher e o médico levou mesmo com o "tu". o médico primeiro ficou surpreendido mas depois lá se aguentou à bronca, demonstrando um bom poder de encaixe.


                                            a não ser que sejam conhecidos/amigos ou seja um pediatra a falar com uma criança acho uma falta de decoro um médico tratar um paciente por "tu".

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                              Tenho ideia que isso é mais necessário para engenharia civil. A minha namorada é de outra engenharia e nem ela nem nenhum/a colega está inscrita na ordem.
                                              O DL que define o que são atos de engenharia: http://www.ordemengenheiros.pt/fotos...01522julho.pdf

                                              Comentário


                                                #83
                                                Como diria ou outro... pint€lhos.

                                                Estas discussões são só para quem não tem mais nada que fazer.

                                                Pior só a malta que fica ofendida se for tratado por tu, mas no estrangeiro (Brasil) e noutras línguas (espanhol, p.ex) já não há problema.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                  Como diria ou outro... pint€lhos.

                                                  Estas discussões são só para quem não tem mais nada que fazer.

                                                  Pior só a malta que fica ofendida se for tratado por tu, mas no estrangeiro (Brasil) e noutras línguas (espanhol, p.ex) já não há problema.
                                                  Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Isso para mim é simples. Se o médico me trata por tu eu trato-o por tu. Por acaso isso nunca me aconteceu, mas já aconteceu com a minha mulher e o médico levou mesmo com o "tu". Ele primeiro ficou surpreendido mas depois lá se aguentou à bronca, demonstrando um bom poder de encaixe.

                                                    Eu já não me meto em trabalhos. Uso o Dr, Eng, o que quiserem. Se não conheço a pessoa, ou se conheço e sei que não tem estudos superiores uso sempre o Sr.

                                                    Não trato ninguém por "você".
                                                    Eu por "você" também tão trato ninguém. Uma vez quando era puto, certamente por influência de alguém na escola ou de ter ouvido na rua, deu-me para tratar uma velha tia minha por "você" e ela logo ali em frente a toda a gente deu-me a descasca: Menino, o menino trata-me por "Vossemecê" ou "Senhora"! "Você", jamais! (as palavras foram quase literalmente estas).
                                                    Foi por causa destes solilóquios todos na minha família que eu ganhei uma certa aversão a títulos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                      Eu por "você" também tão trato ninguém. Uma vez quando era puto, certamente por influência de alguém na escola ou de ter ouvido na rua, deu-me para tratar uma velha tia minha por "você" e ela logo ali em frente a toda a gente deu-me a descasca: Menino, o menino trata-me por "Vossemecê" ou "Senhora"! "Você", jamais! (as palavras foram quase literalmente estas).
                                                      Foi por causa destes solilóquios todos na minha família que eu ganhei uma certa aversão a títulos.
                                                      E porque não vossa mercê?

                                                      Sempre ia à origem da palavra.

                                                      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/co...ossemece/14478

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Isso para mim é simples. Se o médico me trata por tu eu trato-o por tu. Por acaso isso nunca me aconteceu, mas já aconteceu com a minha mulher e o médico levou mesmo com o "tu". Ele primeiro ficou surpreendido mas depois lá se aguentou à bronca, demonstrando um bom poder de encaixe.

                                                        Eu já não me meto em trabalhos. Uso o Dr, Eng, o que quiserem. Se não conheço a pessoa, ou se conheço e sei que não tem estudos superiores uso sempre o Sr.

                                                        Não trato ninguém por "você".
                                                        O falecido Prof. Doutor João Lobo Antunes tratava todos os doentes por filho ou filha.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.
                                                          No meu prédio são todos corridos a "Vizinho(a)", nem nomes próprios usamos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                            E porque não vossa mercê?

                                                            Sempre ia à origem da palavra.

                                                            https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/co...ossemece/14478
                                                            Não juro que ela não tenha dito mesmo "Vossa Mercê"! Já lá vão certamente mais de 40 anos!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                              Não juro que ela não tenha dito mesmo "Vossa Mercê"! Já lá vão certamente mais de 40 anos!
                                                              O mais provável é que tenha sido vossemecê, vai em linha com este excerto.

                                                              "Você também não é actualização semântica, porque você é forma de tratamento usada, geralmente, para pessoas de categoria mais baixa ou igual; e vossemecê é forma de tratamento que se usava, e ainda o povo usa, como título de deferência, estima, gratidão, amizade, etc."

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X