Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que chamamos "doutor" a médicos??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    E médicos pediatras que tratam os pais das crianças por "pai", e "mãe".
    - Pai, não preocupe, o seu filho não tem nada
    - Mãe, isto é natural.
    Faz-me um bocado de impressão. Têm ali o nome à mão, porquê isto?
    Têm o nome da criança à mão, não dos pais.

    Tornava qualquer conversa um diálogo de papagaio: Pai (do João), o seu filho não tem nada. Mãe (da Maria), isto é natural

    Já agora, não é exclusivo dos pediatras. Experimenta ir à consulta de qualquer especialidade com o teu filho e vais ser chamado de pai à mesma..
    Editado pela última vez por Andre; 12 September 2017, 19:37.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Munny Ver Post
      Será que é boa ideia tratar a sogra por "Excelentíssima Senhora"?
      tratas por mãe e vais ver que a vida melhora

      Comentário


        Esse tema é recorrente... Já nem sei que diga.
        Como disse o Doutor XlPower, a titulogia está claramente a entrar desuso. Muitas pessoas fazem questão de abdicar de títulos pq se sentem mal com isso.

        A mim não me incomoda nada e deixo seguir. Se alguém acha que me deve tratar por Sr. Dr. então, eu dou-lhe essa oportunidade. E porque não?
        Não se iludem: o mundo é fdp e a percepção que os outros tem de nós conta muito mais que a competência.

        P.S.: E agora já sei que vou levar no lombo forte e feio

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          P.S.: E agora já sei que vou levar no lombo forte e feio

          BEM PODRE !!!

          [(C) 2017 .pt teenagers]

          Comentário


            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Deviam fazer grandes almoçaradas juntos. No meu condomínio é tudo tu para cá e tu para lá, mesmo com doutorados pelo meio, e há quem pague logo o condomínio de um ano inteiro adiantado para nem se chatear.
            Faziam... faziam... até ameaças de pancada e advogados eram trazidos às reuniões.

            Eu, desde que as contas o permitam, pago logo 1/2 ano de condomínio, mas com 6 meses de atraso.

            Tanto eu como a patroa temos antecedentes de levarmos o golpe da empresa gestora. Agora não há cá adiantados para ninguém.

            O mesmo para a ordem profissional. Sei lá se amanhã não caiu redondo no chão

            Comentário


              Hoje alguém partilhou isto, bem antigo mas quiçá cada vez mais actual, no livro das fronhas:

              http://www.sabado.pt/bau/detalhe/Vox...universitarios

              Além da barrigada de riso, fiquei ainda intrigado com esta:

              Ao longo de 100 entrevistas, conclui-se que as aparências iludem e as ideias preconcebidas também: as miúdas de óculos não são mais cultas do que os rapazes de aspecto alternativo, e a cultura geral de futuros engenheiros ou médicos não é mais escassa do que a de potenciais advogados, linguistas ou psicólogos. No fundo, os conhecimentos são idênticos.
              Portanto, há a ideia pré-concebida que engenheiros e médicos são labregos, advogados e psicólogos são homens de suprema erudição. Tá serto!!!

              Comentário


                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                Eu estou inscrito na ordem desde o ano passado e tirei o curso há uns 10 anos. Obrigaram-me a isso. A legislação mudou no final de 2015 e os atos de engenharia que obrigam a que uma pessoa se inscrevesse na OE alargaram muito de âmbito.
                Engenharia Civil? Mais tarde ou mais cedo, provavelmente terei de fazer o mesmo exactamente por causa dos tais actos.
                No entanto continuo a achar que, isto na minha opinião, não deveria ser assim, não vejo vantagens em ter de se fazer isto tudo e ainda pagar quotas...

                Também foste obrigado a fazer o "Estágio"? Ou algo parecido?

                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Podes ter qualquer coisa escrita no cartao MB. Um amigo meu tinha uma alcunha.
                Não sabia, é sempre engraçado, mas deu para perceber o que eu queria dizer.
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Já se fazia no tempo dos cheques.

                É verdade, é uma falta de consideração pelo outro.
                Também não sabia, mas a ideia é a mesma.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                  Engenharia Civil? Mais tarde ou mais cedo, provavelmente terei de fazer o mesmo exactamente por causa dos tais actos.
                  No entanto continuo a achar que, isto na minha opinião, não deveria ser assim, não vejo vantagens em ter de se fazer isto tudo e ainda pagar quotas...

                  Também foste obrigado a fazer o "Estágio"? Ou algo parecido?


                  Não sabia, é sempre engraçado, mas deu para perceber o que eu queria dizer.

                  Também não sabia, mas a ideia é a mesma.
                  Não vês vantagens em ter uma profissão regulamentada?
                  Então desculpa que te diga mas a tua opinião é bastante pouco reflectida.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Esse tema é recorrente... Já nem sei que diga.
                    Como disse o Doutor XlPower, a titulogia está claramente a entrar desuso. Muitas pessoas fazem questão de abdicar de títulos pq se sentem mal com isso.

                    A mim não me incomoda nada e deixo seguir. Se alguém acha que me deve tratar por Sr. Dr. então, eu dou-lhe essa oportunidade. E porque não?
                    Não se iludem: o mundo é fdp e a percepção que os outros tem de nós conta muito mais que a competência.

                    P.S.: E agora já sei que vou levar no lombo forte e feio
                    Lembra-me um conto que me contaram sobre um tal senhor Relvas, de seu nome Miguel... após toda a história que passou pela comunicação social, continua a ser tratado por Sr. Dr. pelo próximo.

                    Comentário


                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Não vês vantagens em ter uma profissão regulamentada?
                        Então desculpa que te diga mas a tua opinião é bastante pouco reflectida.
                        Depende do ponto de vista. Eu disse que nos moldes em que está, sim, não vejo vantagens, com as devidas alterações que alguém há-de saber até mais e melhor que eu onde e como fazer(a começar pelas admissões) é claro que se quer tudo regulamentado como deve ser.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                          Depende do ponto de vista. Eu disse que nos moldes em que está, sim, não vejo vantagens, com as devidas alterações que alguém há-de saber até mais e melhor que eu onde e como fazer(a começar pelas admissões) é claro que se quer tudo regulamentado como deve ser.
                          Devidas quê?
                          Tu nem sabes o que é uma ordem mas já achas que deve ser devidamente alterado o seu funcionamento...
                          E prova que não sabes nada é que passas essa responsabilidade de alteração para outros.
                          É a defenição de bitaite.

                          Comentário


                            Chama-se Doutor a um médico porque é um título civil ao qual ele tem direito. Assim como um Coronel tem direito ao título militar e que o tratem por Coronel "qualquer coisa"...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                              1. Expliquei-te a forma como as coisas se processam, se não concordas também não é comigo.

                              2. Mas tenho um sobrinho que pensa da mesma forma que tu, talvez seja da tua geração, vai ao Médico e trata-o por senhor isto, senhor aquilo...já lhe disse, se algum dia tiver de ir a tribunal, para tratar o juiz por sr. isto sr. aquilo para ver o resultado
                              1. Não gosto de bandalheira, mas que isso acontece eu sei bem.. tenho estudantes de mestrado e doutoramento por minha conta lol.

                              2. Olha que estás enganado.. não sou uma pessoa muito formal. Mas um juiz trato-o sempre por meritíssimo... não quero confusões com essa malta.. lol.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                Chama-se Doutor a um médico porque é um título civil ao qual ele tem direito.
                                tem?? nunca vi isso na lei, mas pode ser que esteja lá.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                  Chama-se Doutor a um médico porque é um título civil ao qual ele tem direito. Assim como um Coronel tem direito ao título militar e que o tratem por Coronel "qualquer coisa"...
                                  Alguém não ligado ao exército tem de tratar por Coronel, ou é só mais uma mania?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Alguém não ligado ao exército tem de tratar por Coronel, ou é só mais uma mania?
                                    Ninguém vai preso por não chamar, mas até no documento de identificação é Dr. Xxxxx ou Coronel xxxxx... por isso oficialmente essa pessoa tem o direito a esse trato.
                                    Assim como o João Luís, posso tratar por João ou luis e essa pessoa tem esse nome é o direito de ser tratado por ele, mas não vou preso por não tratar como ele quer.
                                    No final de contas é uma questão de educação/etiqueta, se a pessoa fizer questão que o tratem por Dr. não vejo onde esta o mal.
                                    Eu lido muito com os documentos de identificação das pessoas e sempre que vejo um título averbado nos mesmos, trato a pessoa por esse título.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Alguém não ligado ao exército tem de tratar por Coronel, ou é só mais uma mania?
                                      Boa questão. Dois cidadãos livres são iguais de direitos.

                                      Não falamos de relações hierárquicas de organizações.

                                      Comentário


                                        Nunca vi documentos com títulos "averbados"...

                                        Comentário


                                          Eu já vi imensos e tal como o nome é um direito consagrado na legislação Portuguesa, se está lá o Dr. ou Mestre ou Coronel esse é o nome dessa pessoa e tem direito a ser tratada por ele.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Devidas quê?
                                            Tu nem sabes o que é uma ordem mas já achas que deve ser devidamente alterado o seu funcionamento...
                                            E prova que não sabes nada é que passas essa responsabilidade de alteração para outros.
                                            É a defenição de bitaite.
                                            Também não tinha pedido opinião, mas está bem.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Nunca vi documentos com títulos "averbados"...
                                              Porque tens má vontade...

                                              Quanto custa o "averbamento"?

                                              Pede-se no IMT ou no IRN?

                                              O documento de identificação entende-se por "cartão multibanco" ou de "membro da Ordem"?



                                              Eu bem digo, o PREC está dentro do tuga.

                                              Comentário


                                                Às vezes fala-se do uso dos títulos como se fosse um provincianismo exclusivamente português.

                                                Essa nossa sensação deriva, talvez, do facto de sermos muito influenciados por uma cultura anglo-saxónica em que existe alguma informalidade no trato.

                                                Mas experimentem visitar um país germânico (Alemanha ou Áustria) e depressa vão perceber que somos uns amadores nisto dos títulos.

                                                Um exemplo de um professor de Medicina aleatório retirado do google: Univ.Prof. Dr. med. Andreas Straube

                                                Na oralidade, creio que isto se resume a Professor Straube.

                                                Outro exemplo, um doente internado num destes países tem o título antes do seu nome na cama ou na porta do quarto.

                                                Por muito que se abuse, os títulos não são a razão do nosso atraso, como muitas vezes se quer fazer parecer.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                  Às vezes fala-se do uso dos títulos como se fosse um provincianismo exclusivamente português.

                                                  Essa nossa sensação deriva, talvez, do facto de sermos muito influenciados por uma cultura anglo-saxónica em que existe alguma informalidade no trato.

                                                  Mas experimentem visitar um país germânico (Alemanha ou Áustria) e depressa vão perceber que somos uns amadores nisto dos títulos.

                                                  Um exemplo de um professor de Medicina aleatório retirado do google: Univ.Prof. Dr. med. Andreas Straube

                                                  Na oralidade, creio que isto se resume a Professor Straube.

                                                  Outro exemplo, um doente internado num destes países tem o título antes do seu nome na cama ou na porta do quarto.

                                                  Por muito que se abuse, os títulos não são a razão do nosso atraso, como muitas vezes se quer fazer parecer.
                                                  OK.

                                                  Primeiro: não, não tens, de forma genérica claro, o teu "títalo" em parte alguma! E a forma mais comum é "Herr" seguido do teu apelido. Como deve ser, no meu entender...

                                                  Segundo: sim, não é exclusivo de Portugal, é um facto. Mas não é comum tanta "frescura", nem mesmo no cabeleireiro, no mercado ou na tasca.

                                                  Terceiro : tens toda a razão, fosse esse o problema do Portugal...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Munny Ver Post
                                                    Porque tens má vontade...

                                                    Quanto custa o "averbamento"?

                                                    Pede-se no IMT ou no IRN?

                                                    O documento de identificação entende-se por "cartão multibanco" ou de "membro da Ordem"?



                                                    Eu bem digo, o PREC está dentro do tuga.
                                                    Quando digo documento de identificação, falo em cartão de cidadão ou outro documento emitido por entidade pública onde conste fotografia e nome completo (se quiseres dou-te a definição de documento de identificação que consta na legislação Portuguesa)
                                                    Quanto ao "averbar"
                                                    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Averbação
                                                    Pior que ser limitado é rir-se das limitações
                                                    Averbar é um acto administrativo de adicionar ou alterar algo a um documento ou registo seja em que área for, se só ouviste falar disso na área automóvel tens de abrir os horizontes.
                                                    Neste caso o que está dentro do Tuga é achar-se esperto mas não saber as figuras que faz.
                                                    Editado pela última vez por JEDI; 14 September 2017, 00:36.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                      Quando digo documento de identificação, falo em cartão de cidadão ou outro documento emitido por entidade pública onde conste fotografia e nome completo (se quiseres dou-te a definição de documento de identificação que consta na legislação Portuguesa)
                                                      Quanto ao "averbar"
                                                      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Averbação
                                                      Pior que ser limitado é rir-se das limitações
                                                      Averbar é um acto administrativo de adicionar ou alterar algo a um documento ou registo seja em que área for, se só ouviste falar disso na área automóvel tens de abrir os horizontes.
                                                      Neste caso o que está dentro do Tuga é achar-se esperto mas não saber as figuras que faz.
                                                      Imaginação e jogo de cintura não te falta...

                                                      Portantes, não sei quem seja o tuga esperto.

                                                      Comentário


                                                        a mim já me trataram por "Exmo. Sr. Prof. Doutor [nome] [apelido]"... eram mais títulos que nomes.. lol.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                          Eu já vi imensos e tal como o nome é um direito consagrado na legislação Portuguesa, se está lá o Dr. ou Mestre ou Coronel esse é o nome dessa pessoa e tem direito a ser tratada por ele.
                                                          Mestre ou Meister ?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                            Chama-se Doutor a um médico porque é um título civil ao qual ele tem direito. Assim como um Coronel tem direito ao título militar e que o tratem por Coronel "qualquer coisa"...
                                                            Quem lhe institui esse direito?

                                                            Comentário


                                                              Nunca vou esquecer deste episódio: ainda antes de ir para a universidade, estava a tirar um curso profissional.

                                                              No estágio para terminar o curso estive numa empresa de reparações eletrónicas que trabalhava, entre outras companhias, com laboratórios de universidades.

                                                              Uma vez cheguei à FCT com o rapaz da empresa que ia fazer a reparação. Ele teve de atender uma chamada e eu fui avançando para o local onde ia buscar o equipamento. Assim que chego à sala vira-se o professor: senhor engenheiro, é este o equipamento avariado.

                                                              Eu calei-me e fui ao encontro da máquina para tirar as ligações e pôr o equipamento no carrinho.

                                                              Portanto em situações como esta não digo nada, naturalmente não me intitulo engenheiro ou dr ou doutor. Noto é que muitas vezes parte das outras pessoas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X