Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que chamamos "doutor" a médicos??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Foi por causa destes solilóquios todos na minha família que eu ganhei uma certa aversão a títulos.
    São daquelas coisas como que se tem de aprender a viver. Dito isto, o caso do médicos é único, no meu tempo (anos 80) só os estudantes de medicina começavam socialmente a ser tratados por doutor logo no primeiro ano. Medicina era a loucura.

    Já aqui o disse, no meu tempo de estudante só um moço tinha mais prestigio e poder de atracão do que os que estudavam medicina, era o que estava na Academia da Força Aérea. Ficava tudo doido com aquele "officer and a gentleman" à portuguesa. O outro era da marinha, este era da FAP mas... Pilotava caças e isso é que interessava! Fenómeno que ainda se acentuou depois do "top gun". Pais e filhas ficavam em êxtase.

    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
    O falecido Prof. Doutor João Lobo Antunes tratava todos os doentes por filho ou filha.
    Só se fossem mais novos... Então cabe na cabeça de alguém tratar alguém da mesma idade dessa forma?

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    No meu prédio são todos corridos a "Vizinho(a)", nem nomes próprios usamos.
    No meu não é comum o uso dessa expressão, não é chique.
    Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 16:07.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.
      Um "presidente de um banco" assiste à assembleia de condóminos??

      Será o presidente do banco do jardim, parte comum do condomínio??

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Para mim, dottore só há um:

        Olha que ele é Dr., foi-lhe atribuído o grau, lol.

        Tenho um colega de trabalho, que corre toda a gente de TU, lol, até velhotes e gajos importantes.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por European Ver Post
          Um "presidente de um banco" assiste à assembleia de condóminos??

          Será o presidente do banco do jardim, parte comum do condomínio??


          Porque não?! É gente com vida familiar como as outras!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por European Ver Post
            Um "presidente de um banco" assiste à assembleia de condóminos??

            Será o presidente do banco do jardim, parte comum do condomínio??

            Não sei o porquê da tua surpresa. Ele faz parte da comissão de acompanhamento junto com uma advogada e uma médica. Aliás, naquele tipo de condomínio, se esse tipo de pessoas não fossem às reuniões, então ninguém lá ia, porque é tudo gente do mesmo género.
            Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 16:17.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Não sei o porquê da tua surpresa. Ele faz parte da comissão de acompanhamento junto com uma advogada e uma médica. Aliás, naquele tipo de condomínio, se esse tipo de pessoas não fossem às reuniões, então ninguém lá ia, porque é tudo gente do mesmo género.
              Que comissão de acompanhamento?

              O que entende por "tipo de pessoas"?

              Comentário


                #97
                Quando estou sem paciência trato algumas vezes, pais, irmão, mulher, por filho ou filha, sai-me. Já quando conduzo trato muita gente por filho da p.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por European Ver Post
                  Que comissão de acompanhamento?

                  O que entende por "tipo de pessoas"?
                  A comissão de acompanhamento acompanha (como o próprio nome indica ), os trabalhos da administração. São os representantes (sendo eles próprios condóminos) dos condóminos perante a empresa que administra o condomínio.

                  "Tipo de pessoas" refere-se a "perfil profissional". Ou estarás tu a pensar que presidentes de bancos nunca vivem em condomínios? Ou que, vivendo, não falam a ninguém lá dentro?
                  Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 16:35.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    São daquelas coisas como que se tem de aprender a viver. Dito isto, o caso do médicos é único, no meu tempo (anos 80) só os estudantes de medicina começavam socialmente a ser tratados por doutor logo no primeiro ano. Medicina era a loucura.

                    Já aqui o disse, no meu tempo de estudante só um moço tinha mais prestigio e poder de atracão do que os que estudavam medicina, era o que estava na Academia da Força Aérea. Ficava tudo doido com aquele "officer and a gentleman" à portuguesa. O outro era da marinha, este era da FAP mas... Pilotava caças e isso é que interessava! Fenómeno que ainda se acentuou depois do "top gun". Pais e filhas ficavam em êxtase.

                    Só se fossem mais novos... Então cabe na cabeça de alguém tratar alguém da mesma idade dessa forma?

                    No meu não é comum o uso dessa expressão, não é chique.
                    Aposto que também não fazem almoçaradas de condomínio em casa de um dos moradores.

                    Chique é tratar com distância e cada um comer em sua casa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Aposto que também não fazem almoçaradas de condomínio em casa de um dos moradores.

                      Chique é tratar com distância e cada um comer em sua casa.
                      É como dizes. A maioria são cagões até dizer chega. Mas depois há talvez 25% que, pelo contrário, são uma simpatia.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.
                        Fora de um contexto profissional ter-lhe-ia chamado Dr. Badameco, nem merecia outra coisa.


                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        No meu prédio são todos corridos a "Vizinho(a)", nem nomes próprios usamos.
                        Para mim o mais correcto, foi o que fiz quando morava num apartamento e é o que faço agora com os meus vizinhos do lado. Tenho um título que faço também questão de nunca usar, mesmo profissionalmente só assim me trata que quer, apesar de eu dizer muitas vezes para não o fazerem.

                        Comentário


                          A questão do tratamento por tu,você, doutor ou assim é complicado.
                          Fica uma confusão na cabeça.
                          Não ligo muito, só não gosto do tu por certas pessoas para não dar confianças.
                          Não gosto, mas fica cá para mim. Tenho um colega que se chateia mesmo com isso dos "tus".

                          Comentário


                            E médicos pediatras que tratam os pais das crianças por "pai", e "mãe".
                            - Pai, não preocupe, o seu filho não tem nada
                            - Mãe, isto é natural.
                            Faz-me um bocado de impressão. Têm ali o nome à mão, porquê isto?

                            Vizinho também não acho bem, tal como colega, patrão, camarada, compadre, comadre, etc...

                            O pessoal usa praticamente de tudo menos o correcto, Sr.

                            Comentário


                              Bem, ontem fiz isto um pouco à pressa; pensando bem o título adequado seria: "Porque chamamos Doutor a licenciados?" Será que ainda dá para mudar?

                              P.S.: nunca imaginei isto ter 100 respostas em tão pouco tempo

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                Fora de um contexto profissional ter-lhe-ia chamado Dr. Badameco, nem merecia outra coisa.
                                Em abstrato podes dizer isso. Mas na prática ninguém tem coragem para, cara a cara, tratar alguém verdadeiramente poderoso por Dr. Badameco. Eu pelo menos nunca assisti a tal coisa. No meio futebolístico sim, mas isso é uma exceção justificada pelas paixões clubísticas, no meio futebolístico tudo se perdoa.

                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                E médicos pediatras que tratam os pais das crianças por "pai", e "mãe".
                                - Pai, não preocupe, o seu filho não tem nada
                                - Mãe, isto é natural.
                                Faz-me um bocado de impressão. Têm ali o nome à mão, porquê isto?

                                Vizinho também não acho bem, tal como colega, patrão, camarada, compadre, comadre, etc...

                                O pessoal usa praticamente de tudo menos o correcto, Sr.
                                Na escola é a mesma coisa. É, admito, um bocado esquisito. Parece que um gajo deixa de ter valor por si próprio, passa a existir apenas em função dos filhos...
                                Editado pela última vez por Jbranco; 12 September 2017, 16:49.

                                Comentário


                                  Eu acho que a dúvida não se prende com chamar doutores a médicos mas sim chamar doutores a pessoas com altas caganças e manias com bacharelato em privadas e afins.

                                  Estamos em Portugal...

                                  Por exemplo, há "empreiteiros" que também gostam de ser chamados de Engenheiros
                                  Editado pela última vez por NaoInteressa; 12 September 2017, 16:55.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Em abstrato podes dizer isso. Mas na prática ninguém tem coragem para, cara a cara, tratar alguém verdadeiramente poderoso por Dr. Badameco. Eu pelo menos nunca assisti a tal coisa. No meio futebolístico sim, mas isso é uma exceção justificada pelas paixões clubísticas, no meio futebolístico tudo se perdoa.

                                    Na escola é a mesma coisa. É admito, um bocado esquisito. Parece que um gajo deixa de ter valor por si próprio, passa a existir apenas em função dos filhos...
                                    Hoje me dia acredito que tal já não me fosse possível, estou arredado da vida agitada que tinha há uns anos atrás. Acredita que há 10 anos atrás até poderia ser o Presidente da República, pelo que dizes a situação já tinha passado do bom senso, atirada a 1ª pedra eu não tinha pudor nenhum em atirar as seguintes, como é óbvio tive gravíssimos problemas por causa disso, mas ele não teria ido para casa sem ouvir aquilo que não queria.

                                    Na escola da minha filha era igual....no infantário então....havia lá pais que queria que os putos fossem directos da sala dos 4 anos para o último ano da faculdade....passava-me logo das ideias

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.
                                      E eu já assisti a uma pessoa ficar com a curiosidade em saber o porquê da outra pessoa ser "Dr.", perguntando-lhe o que estudou e o que fez, e essa pessoa que de Dr. só tem é Doutoramento em mania a desviar a conversa com um "Isso não interessa".

                                      Priceless.

                                      Comentário


                                        Duvido que haja uma única pessoa portuguesa que não tenha uma "história" relativa a títulos. Há sempre um

                                        Pela parte que me toca, sinceramente não ligo nada a isso.

                                        Tanto admito que me tratem por tu, você, senhor, como por Grande Líder Engenheiro Arquitecto Doutor Astronauta.

                                        Comentário


                                          Mas por raio alguém se sente inferiorizado por ser tratado por tu? Dar confiança... Só mesmo mesquinhez. Se alguém me trata por tu, devolvo com o tu e quebra-se logo ali o gelo, dizem que depois do tu, vem o filho da p. mas até agora, népias.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Os americanos até dividem as classe Dr. Phd e Dr. MD.
                                            Sim mas eles chamam Dr a quem tem efectivamente um Doutoramento.

                                            Cá como já sabemos é diferente, pois nunca ouvi ninguém chamar Mestre, Bacharel ou Licenciado

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                              Mas por raio alguém se sente inferiorizado por ser tratado por tu? Dar confiança... Só mesmo mesquinhez. Se alguém me trata por tu, devolvo com o tu e quebra-se logo ali o gelo, dizem que depois do tu, vem o filho da p. mas até agora, népias.
                                              Não é isso. De inferiorizar. Falo de pessoas meias chatas, então se evitar o tu evita-se aturar.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Sim mas eles chamam Dr a quem tem efectivamente um Doutoramento.

                                                Cá como já sabemos é diferente, pois nunca ouvi ninguém chamar Mestre, Bacharel ou Licenciado
                                                Mas nas listas aparece sempre atrás o titulo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                  Não é isso. De inferiorizar. Falo de pessoas meias chatas, então se evitar o tu evita-se aturar.
                                                  Será que é boa ideia tratar a sogra por "Excelentíssima Senhora"?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Munny Ver Post
                                                    Será que é boa ideia tratar a sogra por "Excelentíssima Senhora"?
                                                    Sim, corta logo muita coisa. Fica formal...

                                                    Comentário


                                                      A mim faz-me confusão o simples facto de alguém chamar alguém pelo seu grau academico/militar... Independentemente de ser médico, engenheiro, general, ...

                                                      Mais confusão ainda me faz alguém exigir ser tratado dessa forma...

                                                      Dá a sensação que essa pessoa acha que é de algum modo superior às outras...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Define "não ter nada que fazer". Eu já assisti a, num ambiente de condomínio, um ilustre médico exigir ao vizinho (economista e presidente de um banco) o tratamento por por "Doutor" seguido do apelido. Ah pois é! Chama-lhe pint€lhos, chama-lhe.
                                                        Tenho parecido para a troca:

                                                        Juiz do supremo aposentado; Prof. Doutor Médico e Administrador de um Centro Hospitalar e Universitário; Economista com MBA da família Soares dos Santos; Presidente do ramo nacional de uma empresa da indústria farmacêutica; Ex mulher de outra figura proeminente do panorama político e empresarial português, formada em letras, e que sempre foi dona de casa...

                                                        Agora vamos jogar ao cluedo e tentar adivinhar o mais pedante, quem devia mais meses em atraso, o que mais avarento, etc...

                                                        Comentário


                                                          Mas eu nem acho que seja " mau " tratar as pessoas pelos títulos caso os possuam claro.

                                                          Mas quando digo isto, é apenas numa forma de manter uma certa distância , uma certa hierarquia, porque quando se trata alguém superior, nem que seja por você em vez de tu , acaba por haver um menor à vontade.

                                                          É claro que isto é relativo, mas o esquema de alguns trabalhos em que querem ser todos uma família, praticamente sem hierarquias e afins não me cativa minimamente.

                                                          É isso e open spaces com chefes e directores e afins sem gabinete próprio.....mas pronto isso já é outra cantiga.

                                                          Comentário


                                                            Não tem mal...
                                                            Tem coisas que é mesmo tradição. Por ex. o Dr. manel, se calhar tem muitos "manueis" e fica logo reconhecido assim, como se fosse uma alcunha, etc.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                              Tenho parecido para a troca:

                                                              Juiz do supremo aposentado; Prof. Doutor Médico e Administrador de um Centro Hospitalar e Universitário; Economista com MBA da família Soares dos Santos; Presidente do ramo nacional de uma empresa da indústria farmacêutica; Ex mulher de outra figura proeminente do panorama político e empresarial português, formada em letras, e que sempre foi dona de casa...

                                                              Agora vamos jogar ao cluedo e tentar adivinhar o mais pedante, quem devia mais meses em atraso, o que mais avarento, etc...
                                                              Deviam fazer grandes almoçaradas juntos. No meu condomínio é tudo tu para cá e tu para lá, mesmo com doutorados pelo meio, e há quem pague logo o condomínio de um ano inteiro adiantado para nem se chatear.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X