Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Salazar, bom ou mau?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
    O que estás a dizer é: Todus os números, como não encaixam nas teorias de esquerda quanto ao que realmente foi o Estado Novo, o melhor é esquecê-los e lembrar que o país era muito pobre e que passavam fome e eram reprimidos.

    Todas as ditaduras castram direitos, todas as ditaduras são mais restritivas, senão não eram ditaduras.

    Daí a diabolizarem a pessoa, daí a dizerem que, porque ele era um ditador, tinha que ser má pessoa, mau político, vai uma grande distância.
    Era uma jóia de moço
    http://expresso.sapo.pt/actualidade/...ao-bom=f599690

    Mais, a Ditadura, por muito que custe ouvir, foi boa para Portugal como país e muito temos a agradecer a quem sofreu na pele as dificuldades da ditadura, as repressões e as castrações da liberdade pessoal, em nome do bem colectivo e do futuro do país.

    Se isso é ser salazarista, paciência, coloquem o rótulo que quiserem, mas acho que atropelar a história como querem fazer está errado.

    (...)
    Para algo ser sido considerado bom, várias coisas têm que acontecer.
    1. Tem que se concordar com isso - Discutível
    2. A alternativa a essa premissa tem que ser má - Impossível de dizer "se não fosse a ditatura" isto tinha sucedido.


    Ora isto é pura demagogia, o que passou, passou, não temos que agradecer coisíssima nenhuma, pois não podes dizer que teria sido pior ou melhor caso não houvesse ditadura.

    Agradecer
    Editado pela última vez por PePa; 19 September 2017, 09:54.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Não sei como houve uma emigração em massa neste país nas décadas de 60/70. Neste país maravilhoso governado pelo Xoutor Oliveira Salazar? Onde estavam todos com a cabeça, tugas burros??

      Fugir à guerra era um dos principais motivadores de emigração. Por outro lado, a agricultura estava em declínio no panorama nacional e havia menos trabalho fora das zonas mais industrializadas, pelo que a emigração deu-se, predominantemente, mas não exclusivamente, das regiões mais carenciadas do país.


      E é sempre engraçado ver alguém que nasceu bem depois dessa época prestar o culto da personalidade ao Xor Doutor Oliveira...

      O que virá a seguir daí? Que o Holocausto não existiu? Afinal não estavas lá para ver!
      Números e factos, não tenho nenhuma simpatia especial pela pessoa, aliás, não tenho simpatia especial pela ditadura. Prefiro, de longe, os defeitos da democracia.
      Mas detesto ver falsidades a serem apregoadas aos 7 ventos e magoa-me ver a história ser reprimida e censurada, retorcida para servir outros extremistas moderados.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        Era uma jóia de moço
        http://expresso.sapo.pt/actualidade/...ao-bom=f599690


        Para algo ser sido considerado bom, várias coisas têm que acontecer.
        1. Tem que se concordar com isso - Discutível
        2. A alternativa a essa premissa tem que ser má - Impossível de dizer "se não fosse a ditatura" isto tinha sucedido.


        Ora isto é pura demagogia, o que passou, passou, não temos que agradecer coisíssima nenhuma, pois não podes dizer que teria sido pior ou melhor caso não houvesse ditadura.

        Agradecer
        570 pessoas.... um autentico holocausto...
        Assumidamente de esquerda, até tem um artigo intitulado de: "O meu Fidel"!!!


        Tem de concordar? Não. Os números mostram que foi bom. Não há aqui subjectividade, a matemática não é subjectiva. O crescimento do país foi o maior no tempo do estado novo. Nunca o país cresceu sequer perto em democracia.
        Podia ter sido melhor? tens o mesmo número de anos de democracia que tens de ditadura e, em termos económicos, o país está pior hoje que estava quando se deu o 25 de Abril.
        Podemos todos achar muito mal a forma como o direito á liberdade era reprimido nesse tempo, mas não podemos é negar o óbvio.

        Demagogia é pensar que a continuar o caminho da 1ª república que íamos chegar a algum lado. Tivemos, nada menos que 45 governos diferentes em 16 anos!!! 45!!!

        Já agora: foram os militares que iniciaram a ditadura e foram os militares que acabaram com ela.

        Comentário


          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          Tinha prometido a mim mesmo não voltar a escrever neste tópico (não pelas posições do Spinnaker, não concordo com elas mas respeito-as, apesar de perceber á légua que ele não sabe do que fala) mas ler coisas como:
          "Mas, historicamente, a ditadura foi importantíssima para o país e tem muitos pontos positivos" só pode ser escrito e interpretado por quem não faz a mínima ideia do que foi a ditadura, e das profundas marcas e consequências que deixou nos nossos pais e avós.

          Ide ler, ide estudar. E estudar muito, e muitos anos, não basta googlar umas horitas, ou escrever pelos relatos dos avós, partindo do particular para o geral, para se poder discutir de forma séria e consistente a história politico-social (e suas implicações) do estado novo
          Sim, é isso.

          Comentário


            Originalmente Colocado por lll Ver Post
            alguns reparos, era um ditador, mas não fascista, era uma ditadura, mas não um totalitarismo e não era uma tirania
            a diabolização, o exagero, tem efeitos contrários aos pretendidos

            uma das coisas que me impressio é ver a evolução das expressões culturais (musicas, livros, filmes) durante a ditadura do estado novo
            tipicamente são mais alegres, mais vivas no inicio que no final
            fica a ideia que o povo vai ficando mais melancólico
            Sim , não era um regime fascista embora tivesse algumas semelhanças. A Mocidade Portuguesa é um bom exemplo disso.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
              Porque não classificas como uma tirania?
              Havia repressão e violência completamente injustificadas; por mim já é o suficiente para estar aí enquadrado.
              Exacto, mas acho que o user basicamente referiu que não era tão má como as outras de Franco e afins, não querendo dizer que não por si só muito negativa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                570 pessoas.... um autentico holocausto...
                Assumidamente de esquerda, até tem um artigo intitulado de: "O meu Fidel"!!!


                Tem de concordar? Não. Os números mostram que foi bom. Não há aqui subjectividade, a matemática não é subjectiva. O crescimento do país foi o maior no tempo do estado novo. Nunca o país cresceu sequer perto em democracia.
                Podia ter sido melhor? tens o mesmo número de anos de democracia que tens de ditadura e, em termos económicos, o país está pior hoje que estava quando se deu o 25 de Abril.
                Podemos todos achar muito mal a forma como o direito á liberdade era reprimido nesse tempo, mas não podemos é negar o óbvio.

                Demagogia é pensar que a continuar o caminho da 1ª república que íamos chegar a algum lado. Tivemos, nada menos que 45 governos diferentes em 16 anos!!! 45!!!

                Já agora: foram os militares que iniciaram a ditadura e foram os militares que acabaram com ela.
                Então tu dizes que o país está pior hoje do que à data do 25 de Abril ? Eu nem digo mais nada, não vás estudar não

                Então para ti o amealhar tudo deixando para trás as condições do povo é estar bem economicamente....

                Se eu em minha casa não gastar água nem luz nem comida também fico bem melhor economicamente...
                Editado pela última vez por EscapeLivre; 19 September 2017, 10:31.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                  570 pessoas.... um autentico holocausto...
                  Assumidamente de esquerda, até tem um artigo intitulado de: "O meu Fidel"!!!
                  Meu caro, é um exemplo, como é "pouca" gente já se justifica é isso?!


                  Tem de concordar? Não. Os números mostram que foi bom. Não há aqui subjectividade, a matemática não é subjectiva. O crescimento do país foi o maior no tempo do estado novo. Nunca o país cresceu sequer perto em democracia.
                  Podia ter sido melhor? tens o mesmo número de anos de democracia que tens de ditadura e, em termos económicos, o país está pior hoje que estava quando se deu o 25 de Abril.
                  Podemos todos achar muito mal a forma como o direito á liberdade era reprimido nesse tempo, mas não podemos é negar o óbvio.

                  Demagogia é pensar que a continuar o caminho da 1ª república que íamos chegar a algum lado. Tivemos, nada menos que 45 governos diferentes em 16 anos!!! 45!!!

                  Já agora: foram os militares que iniciaram a ditadura e foram os militares que acabaram com ela.
                  Os números mostram o quê mesmo?
                  Mostram que Portugal cresceu muito quando toda a europa cresceu imenso? Que avaria extraordinária.

                  E mais uma vez, dizer, "não podemos negar o óbvio", esquecendo o "pormenor" da liberdade.
                  1. Não é assim tão óbvio ! Mostra-me números de crescimento relativo ao resto da Europa, mostra indicadores de qualidade de vida...
                  2. Dizer que o país estava melhor ou pior considerando apenas indicadores económicos, com total desrespeito pelos direitos fundamentais do homem não faz sentido.

                  Eu sei lá se era a 1ª república o caminho... só sei que não quero viver em nada que se assemelhe a ditadura, mesmo que isso seja melhor economicamente (discutível mas irrelevante)
                  Estou me a borrifar se a culpa foi do Zé ou dos militares, ou da Salazar, não tenho apego a ninguém, nem a cores políticas nem a rótulos.
                  Portanto, é uma discussão bacoca.

                  Não vou dar valor nem mérito a isso. Mérito é para quem respeita os cidadãos, aceita a democracia e desenvolve o país no âmbito económico, social, cultural etc.
                  Se só é bom numa das áreas da governação e terrível noutras, és mau governante, fim de discussão.
                  Editado pela última vez por PePa; 19 September 2017, 10:44.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Então tu dizes que o país está pior hoje do que à data do 25 de Abril ? Eu nem digo mais nada, não vás estudar não

                    Então para ti o amealhar tudo deixando para trás as condições do povo é estar bem economicamente....

                    Se eu em minha casa não gastar água nem luz nem comida também fico bem melhor economicamente...
                    Em termos económicos, está.


                    Se eu não gastar água e luz vou ganhar mais dinheiro ou vou ter mais dinheiro disponível? são coisas diferentes.
                    O crescimento do PIB não se faz amealhando. e o crescimento dos salários em função do PIB também não.

                    Pensa lá noutro paralelismo que esse não é adequado, se faz favor.
                    Editado pela última vez por Spinnaker; 19 September 2017, 10:49.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                      Lá está. A tua realidade é a de Lisboa, não podes afirmar que "não houve fome", quando a tua realidade ou o teu termo de comparação era e é o "centro" do país, que era e ainda é a mais(ou uma das) mais favorecida a todos os níveis.
                      Nem o governo permitiria isso ali. Mas bastava ir aos arredores...

                      Não sou desse tempo, felizmente. Mas houve mesmo muita miséria, tenho tias que saíram de casa para trabalhar em casas senhoriais talvez com 12 anos, outros rapazes com 16 anos em pedreiras, com a "tecnologia" que havia, muito antes dessa idade já eles eram quem tratava dos animais e os levava a pastar de madrugada com o tempo que estivesse antes da escola, essa que acabou no 4º ano para alguns, outros tiveram a grande sorte de chegar ao 6º ano, eram mais novos... não vou alongar obviamente, mas fome e miséria é o que mais havia.
                      Só para dar um exemplo de muitos outros possíveis: Por vezes tornava-se perigoso atravessar o Alentejo por causa dos assaltos em plena estrada nacional. Bloqueavam a estrada para assaltar os viajantes porque no Alentejo havia miséria e fome à séria.

                      E sim, é como dizes, as raparigas vinham novíssimas do interior trabalhar para casas burguesas nas cidades, muitas vezes simplesmente a troco de alimentação. Outras vezes havia pagamento em dinheiro mas era feito directamente à família.
                      Editado pela última vez por Jbranco; 19 September 2017, 10:43.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                        Meu caro, é um exemplo, como é "pouca" gente já se justifica é isso?!




                        Os números mostram o quê mesmo?
                        Mostram que Portugal cresceu muito quando toda a europa cresceu imenso? Que avaria extraordinária.

                        E mais uma vez, dizer, "não podemos negar o óbvio", esquecendo o "pormenor" da liberdade.
                        1. Não é assim tão óbvio ! Mostra-me números de crescimento relativo ao resto da Europa, mostra indicadores de qualidade de vida...
                        2. Dizer que o país estava melhor ou pior considerando apenas indicadores económicos, com total desrespeito pelos direitos fundamentais do homem não faz sentido.

                        Eu sei lá se era a 1ª república o caminho... só sei que não quero viver em nada que se assemelhe a ditadura, mesmo que isso seja melhor economicamente (discutível mas irrelevante)
                        Estou me a borrifar se a culpa foi do Zé ou dos militares, ou da Salazar, não tenho apego a ninguém, nem a cores políticas nem a rótulos.
                        Portanto, é uma discussão bacoca.

                        Não vou dar valor nem mérito a isso. Mérito é para quem respeita os cidadãos, aceita a democracia e desenvolve o país no âmbito económico, social, cultural etc.
                        Os níveis de literacia são indicadores económicos ou de qualidade de vida?
                        O salário médio em função do PIB é um indicador económico do país, mas também é um indicador de qualidade de vida, certo?
                        Direitos Fundamentais? O único direito que era castrado era o de conspirar contra o estado! Não te podias expressar publicamente quanto a política. De resto onde estão esses desrespeitos todos aos direitos fundamentais mesmo?

                        E, que eu saiba, não vives em nenhuma ditadura nem ninguém aqui disse que era melhor vivermos numa ditadura.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                          Podia ter sido melhor? tens o mesmo número de anos de democracia que tens de ditadura e, em termos económicos, o país está pior hoje que estava quando se deu o 25 de Abril.
                          De que serve ter dados económicos fantásticos se a maioria da população vive na miséria? Portanto um país está tão bem ou tão mal consoante a qualidade de vida proporcionada à sua população e não tenho a menor dúvida que a actual é melhor. E não tenho a menor dúvida porque essa qualidade de vida não é apenas um pouco melhor, a esmagadora maioria da população vive hoje incomparavelmente melhor do que durante a ditadura.

                          Comentário


                            Aqui o Spinnaker parece o GPLduradouro nos tópicas da Coreia do Norte. Tanto um como o outro defendem que as populações vivem melhor sobre regimes anti-democráticos, e ignoram completamente quaisquer dados negativos para esses regimes. Impressionante.

                            É claro que em 50 anos de ditadura Portugal melhorou bastante, pois vinha de uma situação miserável quando em comparação com o resto da Europa.
                            Eramos tão miseráveis que meia dúzia de indústrias pesadas fizeram o país disparar no crescimento. Mas a maior parte da população não deixou de viver miseravelmente quando comparado com o resto da europa. A revolução não foi tão boa como podia ser, porque houve um processo de destruição do sector produtivo por parte dos comunistas.
                            Mas com a evolução que tivemos nos anos 80 e 90, hoje somos um país completamente diferente, não sei como é possível pôr isto em causa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Aqui o Spinnaker parece o GPLduradouro nos tópicas da Coreia do Norte. Tanto um como o outro defendem que as populações vivem melhor sobre regimes anti-democráticos, e ignoram completamente quaisquer dados negativos para esses regimes. Impressionante.

                              É claro que em 50 anos de ditadura Portugal melhorou bastante, pois vinha de uma situação miserável quando em comparação com o resto da Europa.
                              Eramos tão miseráveis que meia dúzia de indústrias pesadas fizeram o país disparar no crescimento. Mas a maior parte da população não deixou de viver miseravelmente quando comparado com o resto da europa. A revolução não foi tão boa como podia ser, porque houve um processo de destruição do sector produtivo por parte dos comunistas.
                              Mas com a evolução que tivemos nos anos 80 e 90, hoje somos um país completamente diferente, não sei como é possível pôr isto em causa.
                              50 anos de ditadura mas de 33 a 74 vão 41 anos de estado novo, não foram 50.

                              Não foi posto em causa.
                              Editado pela última vez por Spinnaker; 19 September 2017, 11:17.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post

                                Não foi posto em causa.
                                Não foi posto em causa? Era capaz de jurar que disseste lá atrás que em termos económicos estamos pior hoje que no 25 de Abril.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                  Liberdade é liberdade. Pode pensar e defender o que quiser, desde que não tenha actos que ponham em causa a liberdade de outros, pode ser nazi ou comuna, tanto faz.

                                  Agora se querem liberdade, é assim, senão for assim, é censura.
                                  Esta linha de pensamento mostra bem a noção que os mais jovens têm da política... alguém disse aí para trás para não se limitarem a googlar e a olhar para os números mas antes reflectirem nas coisas de forma inteligente.

                                  Nazismo com liberdade dos outros são coisas impossíveis de conjugar! Com argumentação assim fica extremamente difícil discutir o que quer que seja. Tem que haver o mínimo de seriedade. Há limites para o razoável. Não terá sido por acaso que o nazismo e fascismo foram proibidos pela Constituição. E muito bem!

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                    Os níveis de literacia são indicadores económicos ou de qualidade de vida?
                                    O salário médio em função do PIB é um indicador económico do país, mas também é um indicador de qualidade de vida, certo?
                                    Direitos Fundamentais? O único direito que era castrado era o de conspirar contra o estado! Não te podias expressar publicamente quanto a política. De resto onde estão esses desrespeitos todos aos direitos fundamentais mesmo?
                                    Esses indicadores têm que ser relativizados e analisados face à Europa, é fácil perceber isto.
                                    É como dizer que o CEO da Rover era muita bom porque a marca evoluiu muito de 1960 a 2000, claro que evoluiu, toda a indústria evoluiu.

                                    Vivias num clima de repressão, havia presos políticos, não menosprezes isso.

                                    E, que eu saiba, não vives em nenhuma ditadura nem ninguém aqui disse que era melhor vivermos numa ditadura.
                                    Dizes que economicamente estamos melhor, que foi um período bom, então pronto, já estás a começar a perceber e a reduzir a importância dos indicadores económicos (isolados) a isso mesmo, indicadores, pouco dizem sobre a real capacidade financeira das famílias, sobre o seu nível e qualidade de vida.

                                    Dizes que os números mostram que foi bom. Discutível, mas irrelevante, se não é melhor para ninguém viver em ditadura.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Canastro Ver Post
                                      Esta linha de pensamento mostra bem a noção que os mais jovens têm da política... alguém disse aí para trás para não se limitarem a googlar e a olhar para os números mas antes reflectirem nas coisas de forma inteligente.

                                      Nazismo com liberdade dos outros são coisas impossíveis de conjugar! Com argumentação assim fica extremamente difícil discutir o que quer que seja. Tem que haver o mínimo de seriedade. Há limites para o razoável. Não terá sido por acaso que o nazismo e fascismo foram proibidos pela Constituição. E muito bem!

                                      Cumprimentos
                                      Só é pena o comunismo também não o ter sido, porque foi historicamente responsável por tão grandes (no mínimo) desrespeitos pela condição humana que o fascismo, ou, até mesmo, o nazismo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                        Só é pena o comunismo também não o ter sido, porque foi historicamente responsável por tão grandes (no mínimo) desrespeitos pela condição humana que o fascismo, ou, até mesmo, o nazismo.
                                        O comunismo nem sequer existe; não passa de uma filosofia (utópica)!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                          Esses indicadores têm que ser relativizados e analisados face à Europa, é fácil perceber isto.
                                          É como dizer que o CEO da Rover era muita bom porque a marca evoluiu muito de 1960 a 2000, claro que evoluiu, toda a indústria evoluiu.

                                          Vivias num clima de repressão, havia presos políticos, não menosprezes isso.

                                          Dizes que economicamente estamos melhor, que foi um período bom, então pronto, já estás a começar a perceber e a reduzir a importância dos indicadores económicos (isolados) a isso mesmo, indicadores, pouco dizem sobre a real capacidade financeira das famílias, sobre o seu nível e qualidade de vida.

                                          Dizes que os números mostram que foi bom. Discutível, mas irrelevante, se não é melhor para ninguém viver em ditadura.
                                          Quando os ordenados são os mais elevados de todos os tempos face ao PIB do país indica que tens mais poder de compra que alguma vez tiveste. Isto é um indicador de nível de vida individual.
                                          Na província tinhas desníveis mais elevados de pobreza, é um facto, a falta de saneamento, de luz eléctrica, de água potável, são problemas.

                                          Ainda hoje, segundo a OMS, tens 5,8% das populações em zonas rurais na Europa sem água potável!
                                          são mais de 140 Milhões de pessoas na Europa sem acesso a água potável.
                                          E 8,2% sem saneamento básico!

                                          Estamos a falar na Europa, não estamos a falar em África.

                                          Em Portugal, a taxa de cobertura da rede de saneamento era de 80% em 2009. portanto 20% da população ainda não tinha saneamento básico em 2009.

                                          Portugal foi mesmo condenado em tribunal Europeu por isso e por outras incomformidades:
                                          "For example, almost 50% of water supply zones do not comply as regards total coliforms, while 20% of the zones do not comply with the faecal coliforms parameter."

                                          in: http://europa.eu/rapid/press-release....htm?locale=en

                                          Ainda hoje estamos longe da Europa central a nível de indicadores estatísticos de qualidade de vida.
                                          Claro que estamos mais perto, quando a Europa central já está toda na casa dos 90 e muitos%, é natural que nos aproximemos.

                                          Mas temos de ver as coisas à època e não com a realidade de hoje e, de novo, os indices económicos e de qualidade de vida são extremamente positivos para os anos da ditadura, principalmente para os últimos 15 anos da mesma.

                                          O resto da Europa teve uma guerra e teve milhares de milhões de Dolares a entrar os seus cofres para reconstrução. Teve juros bonificados, teve dívidas perdoadas e tinha bases anteriores bem mais elevadas que Portugal, principalmente a mais que importante educação, com taxas de analfabetismo pura e simplesmente incomparáveis. Em 1911 estávamos tão atrás do resto da Europa que não sei se 100 anos atrás não é dizer pouco!

                                          Comentário


                                            Apenas não se podia conspirar contra o governo........... É idêntico ao nazismo, apenas não se podia ser judeu, de resto era maravilhoso.

                                            Comentário


                                              Vou-me retirar deste tópico.

                                              Infelizmente vou com a sensação de que se continua a discutir se deviamos estar numa ditadura ou não em vez de se discutir se historicamente a ditadura foi positiva ou negativa na evolução política, social e económica do país.

                                              Ao fim de 10 páginas de tópico, sinto que estou a ser atacado por considerar que o Estado novo foi um mal necessário e que, dentro de todas as condicionantes que trás uma ditadura, foi extremamente positivo para o país e para chegarmos onde chegámos hoje.

                                              Agradeço a quem defendeu as suas ideias com fundamento, sentido crítico e sem demagogia.

                                              Lamento, também, a forma pouco democrática como se discute um tema histórico tão interessante.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                Vou-me retirar deste tópico.

                                                Infelizmente vou com a sensação de que se continua a discutir se deviamos estar numa ditadura ou não em vez de se discutir se historicamente a ditadura foi positiva ou negativa na evolução política, social e económica do país.

                                                Ao fim de 10 páginas de tópico, sinto que estou a ser atacado por considerar que o Estado novo foi um mal necessário e que, dentro de todas as condicionantes que trás uma ditadura, foi extremamente positivo para o país e para chegarmos onde chegámos hoje.

                                                Agradeço a quem defendeu as suas ideias com fundamento, sentido crítico e sem demagogia.

                                                Lamento, também, a forma pouco democrática como se discute um tema histórico tão interessante.
                                                43 anos de lavagem de esquerda. Não há nada a fazer

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Canastro Ver Post
                                                  O comunismo nem sequer existe; não passa de uma filosofia (utópica)!
                                                  Vi o teu nick e não resisti...

                                                  Toma é teu:

                                                  Dei Cabo do Canastro

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    Em termos económicos, está.


                                                    Se eu não gastar água e luz vou ganhar mais dinheiro ou vou ter mais dinheiro disponível? são coisas diferentes.
                                                    O crescimento do PIB não se faz amealhando. e o crescimento dos salários em função do PIB também não.

                                                    Pensa lá noutro paralelismo que esse não é adequado, se faz favor.
                                                    Mais uma vez não percebeste minimamente o que eu quis dizer nem sequer qual era o esquema do estado novo, mas tass bem

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      De que serve ter dados económicos fantásticos se a maioria da população vive na miséria? Portanto um país está tão bem ou tão mal consoante a qualidade de vida proporcionada à sua população e não tenho a menor dúvida que a actual é melhor. E não tenho a menor dúvida porque essa qualidade de vida não é apenas um pouco melhor, a esmagadora maioria da população vive hoje incomparavelmente melhor do que durante a ditadura.
                                                      Ora nem mais.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                        Os níveis de literacia são indicadores económicos ou de qualidade de vida?
                                                        O salário médio em função do PIB é um indicador económico do país, mas também é um indicador de qualidade de vida, certo?
                                                        Direitos Fundamentais? O único direito que era castrado era o de conspirar contra o estado! Não te podias expressar publicamente quanto a política. De resto onde estão esses desrespeitos todos aos direitos fundamentais mesmo?

                                                        E, que eu saiba, não vives em nenhuma ditadura nem ninguém aqui disse que era melhor vivermos numa ditadura.
                                                        Não é bem assim. Bastava teres livros em casa acerca do comunismo e se houvesse uma denuncia estavas bem tramado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Aqui o Spinnaker parece o GPLduradouro nos tópicas da Coreia do Norte. Tanto um como o outro defendem que as populações vivem melhor sobre regimes anti-democráticos, e ignoram completamente quaisquer dados negativos para esses regimes. Impressionante.

                                                          É claro que em 50 anos de ditadura Portugal melhorou bastante, pois vinha de uma situação miserável quando em comparação com o resto da Europa.
                                                          Eramos tão miseráveis que meia dúzia de indústrias pesadas fizeram o país disparar no crescimento. Mas a maior parte da população não deixou de viver miseravelmente quando comparado com o resto da europa. A revolução não foi tão boa como podia ser, porque houve um processo de destruição do sector produtivo por parte dos comunistas.
                                                          Mas com a evolução que tivemos nos anos 80 e 90, hoje somos um país completamente diferente, não sei como é possível pôr isto em causa.
                                                          Exactamente. Podíamos ter feito mais a partir do 25 de abril, mas mesmo assim fez-se muito !

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                            Vou-me retirar deste tópico.

                                                            Infelizmente vou com a sensação de que se continua a discutir se deviamos estar numa ditadura ou não em vez de se discutir se historicamente a ditadura foi positiva ou negativa na evolução política, social e económica do país.

                                                            Ao fim de 10 páginas de tópico, sinto que estou a ser atacado por considerar que o Estado novo foi um mal necessário e que, dentro de todas as condicionantes que trás uma ditadura, foi extremamente positivo para o país e para chegarmos onde chegámos hoje.

                                                            Agradeço a quem defendeu as suas ideias com fundamento, sentido crítico e sem demagogia.

                                                            Lamento, também, a forma pouco democrática como se discute um tema histórico tão interessante.
                                                            Ai é curioso essa atitude.

                                                            Porque 1º mesmo os que têm opinião muito negativa acerca do Estado Novo são os primeiros a dizer que o mesmo não era 100 % coisas más. Assim como a democracia não é 100 % coisas boas.

                                                            O que eu pelo menos te tentei dizer é que as tuas opiniões são muito pouco fundamentadas, não é só em números nem google que se fazem opiniões sensatas.

                                                            É que isto de 1926 a 1974 é um tema difícil de se assimilar a 100 %, aconteceram muitas coisas e analisar a ditadura em 1970 não é o mesmo que em 1935.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                                              43 anos de lavagem de esquerda. Não há nada a fazer
                                                              Por acaso vês aqui alguém a defender o comunismo, as FP25 , o BE ou essas filosofias todas de esquerda ?

                                                              Qualquer extremo é mau !

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X