Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Negligência médica - como fazer denuncia na Ordem dos Médicos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Cativações......

    O mais importante no SNS atualmente são os salários dos seus trabalhadores. OS utentes que aguentem!


    Vai em frente com a queixa. Tens uma associação que te pode orientar:

    http://visao.sapo.pt/actualidade/soc...-em-Portugal-1

    Na semana em que nasce a primeira associação de apoio a vítimas de negligência médica em Portugal, uma investigação da VISÃO que faz capa esta semana conta-lhe vários casos que têm estado fora dos holofotes mediáticos. Aqui, recordamos alguns que marcaram a opinião pública...

    RECORDE ALGUNS CASOS MARCARAM A OPINIÃO PÚBLICA NOS ÚLTIMOS ANOS

    Até ao Tribunal Europeu - O marido de Isabel Fernandes morreu 
em 1997, depois de uma operação, aparentemente simples, a pólipos nasais. 
Em Portugal, não só nunca lhe deram razão, como arrastaram o caso por quase 20 anos. Mas, em 2015, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado a pagar-lhe uma indemnização de 39 mil euros, criticando o tempo excessivo para analisar o caso.
    Cadeira de rodas - Entrou no British Hospital, em 2009, para uma operação ao tendão de Aquiles e ficou numa cadeira de rodas. Isabel Pestana recorreu à Justiça, mas a instituição foi sempre negando culpas. Até que, em 2016, o Supremo Tribunal de Justiça condenou o serviço privado ao pagamento de 95 mil euros de indemnização.
    Tumor de 1 quilo - Um dos casos mais falados em 2016 foi o da jovem de 19 anos a quem nunca terá sido detetado um tumor cerebral – apesar de, segundo a família, ter ido onze vezes à urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel. Três anos a pedir ajuda aos serviços de saúde não foram suficientes para alguém desconfiar dos desmaios e descontrolo urinário de Sara Moreira, que nunca terá sido submetida a uma TAC. Só a autópsia, em 2013, permitiria saber a verdade, descoberta tarde demais: um tumor cerebral superior a um quilo (1,670kg). Contactado pela VISÃO, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa esclareceu apenas que “existe uma ação da família no tribunal administrativo e fiscal de Penafiel para efeitos de indemnização”. Estando a decorrer um processo de inquérito no DIAP de Penafiel, o caso encontra-se em segredo de justiça.
    Amputada - Depois de esperar quatro anos por uma cirurgia às varizes, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, Anabela Borges, 38 anos, acabou com a perna esquerda parcialmente amputada, em 2012. Até este desfecho, Anabela foi operada cinco vezes depois de lhe ter sido cortada uma artéria em vez de uma veia. Contactado pela VISÃO, o hospital esclareceu que chegou “a acordo com a utente Anabela Borges, na sequência dos acontecimentos que conduziram à amputação de uma perna após uma cirurgia às varizes”. Recusando-se a revelar o valor, o Garcia de Orta adianta que indemnizou a doente afetada, “como forma de compensação pelos danos causados”. Mas o destino de Anabela acabaria trágico, por outros motivos. Morre, assassinada, em 2015.

    Comentário


      #32
      Agora juntem a esta desgraça de SNS todos os milhares de casos que correram bem. Porque não aparecem os agradecimentos?



      Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
        Agora juntem a esta desgraça de SNS todos os milhares de casos que correram bem. Porque não aparecem os agradecimentos?



        Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
        Porque cumpriram a sua obrigação. Fizeram aquilo para o qual são pagos, ou seja dar o seu melhor. Não é isso que todos devemos fazer na nossa profissão?

        Comentário


          #34
          Estes casos são dramáticos e merecem uma queixa e punição (caso se confirme negligência) exemplares.

          Mas também não se deve generalizar da forma como têm feito neste tópico. Eu e os meus familiares (infelizmente) já usámos o SNS em muitas ocasiões e de uma forma geral, fomos bem tratados.

          Recentemente uma tia minha foi às urgências de um Hospital público com queixas de fadiga extrema e dificuldades respiratórias e o diagnóstico foi um problema cardíaco grave. Foi imediatamente internada e submetida a uma cirurgia para implantação de um pacemaker. No próprio dia!

          Portanto, não generalizemos...
          Editado pela última vez por eu; 27 October 2017, 19:49.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
            Agora juntem a esta desgraça de SNS todos os milhares de casos que correram bem. Porque não aparecem os agradecimentos?
            Porque fazer bem é precisamente a sua função. Não estão a fazer nada de extraordinário.

            Ninguém agradece a um engenheiro civil porque a ponte ainda não caiu.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Estes casos são dramáticos e merecem uma queixa e punição (caso se confirme negligência) exemplares.

              Mas também não se deve generalizar da forma como têm feito neste tópico. Eu e os meus familiares (infelizmente) já usámos o SNS em muitas ocasiões e de uma forma geral, fomos bem tratados.

              Recentemente uma tia minha foi às urgências de um Hospital público com queixas de fadiga extrema e dificuldades respiratórias e o diagnóstico foi um problema cardíaco grave. Foi imediatamente internada e submetida a uma cirurgia para implantação de um pacemaker. No próprio dia!

              Portanto, não generalizemos...
              Tu tás a generalizar também...
              para mim há mais médicos maus do que bons...então hoje em dia apesar de ser difícil entrar há muita gente que vai para medicina por todas as razões menos a de ter paixão à profissão e consideração pelas pessoas...não é qualquer um que devia ser médico tendo boas notas ou não

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                Tu tás a generalizar também...
                Eu não disse que são todos bons... deixei bem claro que os casos de negligência (que existem) devem ser denunciados e bem punidos

                vai para medicina por todas as razões menos a de ter paixão à profissão e consideração pelas pessoas...
                As razões são irrelevantes, desde que exerçam depois a profissão com competência...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                  Tu tás a generalizar também...
                  para mim há mais médicos maus do que bons...então hoje em dia apesar de ser difícil entrar há muita gente que vai para medicina por todas as razões menos a de ter paixão à profissão e consideração pelas pessoas...não é qualquer um que devia ser médico tendo boas notas ou não
                  Para se ser médico, enfermeiro, etc, é necessário ter perfil para o cargo.

                  Infelizmente cada vez temos mais os chamados médicos-contabilistas, que vão para a profissão por ser bem paga. E são insaciáveis. Basta atentar na quantidade que já foi apanhada a receber luvas ou em esquemas para lesar o SNS em conluio com as farmacêuticas. Fora os que o fazem e ainda não foram descobertos....

                  Comentário


                    #39
                    Eu costumo dizer que quanto mais conheço os médicos mais distância quero deles, e não me faltam exemplos de médicos de m&rda com quem já tive o azar de me cruzar.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                      Não quero de todo desanimar-te mas uma queixa de negligência médica em Portugal é uma coisa que fica no papel...

                      Fica a intenção, contudo. Fizeste bem em escrever no livro de reclamações.
                      Ainda que fique no papel, quero, e exijo que tudo isto seja investigado por quem de direito, de forma a poder resolver o assunto de uma vez por todas. Errar, todos erramos, e teria sido tudo tão mais simples, se a médica se limitasse a assumir que errou, pedir desculpa, e remediar a situação. Ao invés disso, mesmo quando alertada que ele não estava bem, gozou com a situação, e em tom arrogante, armou-se em superior e prepotente. Algo que não tolero. Isto não se trata de um simples erro de diagnóstico. Trata-se descuido, agir por dolo, de uma total incompetência por parte de uma "profissional" que não merece a profissão que representa.

                      Mesmo que isto não "passe do papel", pode ser que o caga** de ver os calos apertados, sirva de lição e não fazer isto a mais nenhum paciente. Porque é mesmo isso que eu quero. Que uma situação destas não se volte a repetir, seja com quem for.

                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Não é melhor contactares com um advogado?

                      Quer dizer, esse paciente, segundo percebi do teu relato, está vivo por sorte e não por competência do hospital.

                      Eu sei que os médicos actualmente enfrentam constantemente pessoas que são " médicos via google " e portanto é normal que facilmente recusem " conselhos " mas o que relatas é de todo incrível.

                      Oiço falar muitas vezes nestes casos de negligência mas muitos dos casos naturalmente são inevitáveis e não há negligência mas as pessoas ficam com ideia errada ( não estou a dizer que é este o caso ).

                      De uma forma ou de outra, o que noto, é que muitas vezes não vai o médico falar com familiares, com calma, e explicar a situação. As pessoas estão em alturas de stress e ou lhes explicam bem como está o familiar ou gera-se uma confusão inevitável.
                      Irei tentar outras vias além do advogado mas, se tiver que ser, assim será.
                      Concordo com o que disseste. Muitas das situações, tratam-se de erro, e talvez não negligência. Se a médica em questão, por exemplo, quando a alertei para p estado do meu familiar, se tivesse dignado a voltar a examiná-lo como deve ser, e pedisse desculpas por se ter errado no diagnóstico, por mim, tudo bem. Nunca faria queixa de uma situação dessas. Porque entendo que errar é humano e de certo que nenhum médico está livre de errar. O problema, é que a situação em causa, ultrapassa e muito aquilo que se pode chamar de "erro".

                      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                      Experimenta também contactar o Correio da Manhã por telefone. É um pasquim, mas talvez por isso mesmo sirva para alguma coisa.
                      Não é que não dê vontade de uma pessoa fazer isso, mas sinceramente não creio que seja a melhor forma de resolver estes problemas.

                      Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                      "(...) porque acabo por passar por uma situação que nunca pensei vivenciar num país desenvolvido, como Portugal (...)"

                      País desenvolvido? Portugal?

                      Nós vivemos na Republica das Bananas!
                      Concordo inteiramente contigo quanto ao facto de vivermos na republica das bananas, mas Portugal é um país desenvolvido. Já estive na realidade de outros países, e considero o meu país desenvolvido. Tem é situações que não são dignas, nem aceitáveis de um país desenvolvido. Esse é que é o verdadeiro problema, e por isso é que acredito que a reclamação é, acima de tudo, um ato de cidadania.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                        Agora juntem a esta desgraça de SNS todos os milhares de casos que correram bem. Porque não aparecem os agradecimentos?



                        Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
                        Temos excelentes médicos. Disso eu não duvido. Mas existem outros tantos, que não merecem a profissão que representam. Dentro dos excelentes médicos, estes ainda podem errar. Seja porque estão cansados e exaustos pelas longas horas de trabalho, porque trabalham em condições desumanas e porque têm centenas de utentes ao seu cuidado, ou porque, são humanos e, como tal, têm os seus próprios problemas e podem não fazer o julgamento clínico audaz. Consigo entender sem qualquer problema tudo isso. Aliás, se a médica tivesse tido outra atitude, se se dignasse a examinar novamente o meu familiar, e admitisse que tinha errado, certamente que nós nem estariamos a ter esta conversa, porque nunca eu tinha a capacidade de apresentar queixa a quem quer que fosse nessa circunstancia.

                        No entanto, não consigo perdoar quem se quer meter num alto do pedestal, "endeusando-se, e que daí resulte atos dolosos, resultando danos morais e à integridade física dos pacientes. Isso eu não tolero, ainda para mais quando toca aos meus.

                        Portanto, e respondendo à questão inicial, quando sou bem atendido no SNS ou fora deste, por um médico, serralheiro ou carpinteiro, de certo é que levam e ouvem o meu obrigado.

                        Comentário


                          #42
                          Há bons e maus profissionais em todas as áreas, o que faz falta em Portugal é uma avaliação a este tipo de profissões (principalmente as da FP) de forma a poder ser feita uma triagem dos mesmos.
                          ISTO É O QUE DEFENDE O JIMBO, MAS CAEM-LHE EM CIMA

                          Lido com um diretor da produção de um hospital da zona do Minho, e me diz que o contacto com parte dos médicos, principalmente os mais velhos que se acham médicos, gestores, e diretores de logística ao mesmo tempo é muitíssima complicada. Note-se que isto não tem tanta tendência a acontecer com os médicos internos, pois estes são explorados pelos mais velho, perdendo completamente a vida pessoal para a dar à causa. A estes, que quando vocês vão ao hospital dizem que não querem ser atendidos por eles, eu dou imenso respeito e credibilidade, apesar da experiência ser menor, a cultura é outra.

                          Comentário


                            #43
                            Acredito que um bom médico, aquele que além de toda a competência técnica e cientifica, ainda o é por vocação, tem vergonha e deve doer-lhe a alma ao ver determinadas barbaridades por parte de colegas. Disto também não tenho dúvidas.

                            Só que o corporativismo inerente à classe, faz com que fechem-se em copas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              Apresenta a tua «reclamação» diretamente na DGS:

                              https://www.dgs.pt/formulario-notifica.aspx
                              Sansoni, Obrigado pela ajuda. Desconhecia essa plataforma. Não é só para notificação interna?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por luisslb1994 Ver Post
                                Acredito que um bom médico, aquele que além de toda a competência técnica e cientifica, ainda o é por vocação, tem vergonha e deve doer-lhe a alma ao ver determinadas barbaridades por parte de colegas. Disto também não tenho dúvidas.

                                Só que o corporativismo inerente à classe, faz com que fechem-se em copas.
                                Acredita que com a nova geração de médicos isto irá mudar, não digo a 100%, mas não tenho qualquer dúvida que uma grande parte destes, serão melhores que os antigos, a todos os níveis

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                  Acredita que com a nova geração de médicos isto irá mudar, não digo a 100%, mas não tenho qualquer dúvida que uma grande parte destes, serão melhores que os antigos, a todos os níveis
                                  O problema dos antigos resume-se em 2 pontos:

                                  1) Egos demasiado grandes.

                                  2) Demasiados anos de rédea solta, sem qualquer controle = vícios.

                                  P.S. E alguns tão mauzinhos do ponto de vista técnico. Nem aí se safavam.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                                    O problema dos antigos resume-se em 2 pontos:

                                    1) Egos demasiado grandes.

                                    2) Demasiados anos de rédea solta, sem qualquer controle = vícios.

                                    P.S. E alguns tão mauzinhos do ponto de vista técnico. Nem aí se safavam.
                                    100% objectivo, sem nada a acrescentar...

                                    e atenção, eu dou imenso prestígio à profissão, tenho parte da família nisso, mas que considero estar do lado bom dos médicos.
                                    Ainda no outro dia o meu primo me disse que gostava de ser avaliado, ele trabalhava há 40h seguidas enquanto que o Sr doutor estava a comer leitão que tinha levado para a urgência.

                                    É muito complicado, e quando as gestões são públicas, ainda mais complicado fica...
                                    Vejo os dois aqui, por exemplo, no hospital de Braga, ppp, os responsáveis pela produção tentam, como é lógico, oprimizar o processo ao máximo, reduzir tempos de urgência, ocupar os médicos quando lá estão, estudar o número de médicos necessários nas horas de maior afluência prevista, etc etc
                                    Esta parte está certa, no entanto também já ouvi dizer pelo lado dos médicos, que, com o intuito de diminuir custos e com isso aumentar também a "produtividade" do hospital, retiraram não sei quantos utensílios necessários à x acto médico (não posso afirmar a 100% se foi exatamente isto, mas a ideia está lá).

                                    É muito complicado todo este processo da gestão hospital, da parte da engenharia e gestão precisa de haver parte humana, e da parte dos médicos bom senso, que é muito difícil encontrar nas gerações mais antigas

                                    Comentário


                                      #48
                                      Estão todos a cascar no SNS mas eu conheço casos de negligência nos privados.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                                        Estão todos a cascar no SNS mas eu conheço casos de negligência nos privados.
                                        Os médicos são os mesmos. Por muito que se queixem, estão sempre com um pé nos dois sítios.

                                        Era o que faltava sair do guarda-chuva da Administração Pública.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                          Tu tás a generalizar também...
                                          para mim há mais médicos maus do que bons...então hoje em dia apesar de ser difícil entrar há muita gente que vai para medicina por todas as razões menos a de ter paixão à profissão e consideração pelas pessoas...não é qualquer um que devia ser médico tendo boas notas ou não
                                          Não em jeito de gozo, mas tenho mesmo de te dizer isto miúda, tu tens problemas sérios, revelas uma falta de auto-estima enorme, falta de noção, falta de quase tudo que alguém com a tua idade deve ter (92"). Noto também que tiveste falta de uma presença masculina durante a tua infância/adolescência.
                                          no entanto só noto isto, não sei exatamente o que te deva dizer para te aconselhar, mas precisas de bons conselhos...

                                          Comentário


                                            #51
                                            O autor do tópico parece me coerente na sua exposição e com substrato!

                                            Estes últimos postos não passam de conversas de café entre sábios!



                                            Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                              O autor do tópico parece me coerente na sua exposição e com substrato!

                                              Estes últimos postos não passam de conversas de café entre sábios!



                                              Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
                                              Mesmo sendo responsável por ter produzido alguns desses posts, sim, tens toda a razão

                                              Comentário


                                                #53
                                                O autor do tópico tem um discurso organizado e sabe fazer a distinção entre erro médico e negligência médica.

                                                Agora é mais uma questão de prova.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Estes casos são dramáticos e merecem uma queixa e punição (caso se confirme negligência) exemplares.

                                                  Mas também não se deve generalizar da forma como têm feito neste tópico. Eu e os meus familiares (infelizmente) já usámos o SNS em muitas ocasiões e de uma forma geral, fomos bem tratados.

                                                  Recentemente uma tia minha foi às urgências de um Hospital público com queixas de fadiga extrema e dificuldades respiratórias e o diagnóstico foi um problema cardíaco grave. Foi imediatamente internada e submetida a uma cirurgia para implantação de um pacemaker. No próprio dia!

                                                  Portanto, não generalizemos...
                                                  Generalizar nunca é bom e todos nós até já podemos ter assistido a casos de falta de profissionalismo nos hospitais e afins mas certamente também já todos presenciámos exemplos de simpatia e profissionalismo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                    Tu tás a generalizar também...
                                                    para mim há mais médicos maus do que bons...então hoje em dia apesar de ser difícil entrar há muita gente que vai para medicina por todas as razões menos a de ter paixão à profissão e consideração pelas pessoas...não é qualquer um que devia ser médico tendo boas notas ou não
                                                    Como é que para ti há mais médicos maus que bons ? Baseias-te em quê para fazer essa pseudo-estatística made in facebook ?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                      Para se ser médico, enfermeiro, etc, é necessário ter perfil para o cargo.

                                                      Infelizmente cada vez temos mais os chamados médicos-contabilistas, que vão para a profissão por ser bem paga. E são insaciáveis. Basta atentar na quantidade que já foi apanhada a receber luvas ou em esquemas para lesar o SNS em conluio com as farmacêuticas. Fora os que o fazem e ainda não foram descobertos....
                                                      A área da saúde mexe sempre com muito dinheiro. Daí até se chegar à corrupção, vai um passo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Como é que para ti há mais médicos maus que bons ? Baseias-te em quê para fazer essa pseudo-estatística made in facebook ?
                                                        Simplesmente sei..não preciso de recorrer à estatística

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                          Simplesmente sei..não preciso de recorrer à estatística
                                                          Palmas para ti

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                            Simplesmente sei..não preciso de recorrer à estatística
                                                            Simplesmente não sabes um c*rno

                                                            Em relação ao tópico » livro de reclamações, ERS, OM (e-mail, carta registada, etc). Com ou sem erro/negligência se há a percepção de dolo deve-se expôr.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                              Simplesmente sei..não preciso de recorrer à estatística
                                                              Ai não precisas, opá épico

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X