Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Programa SuperNanny da SIC - a controvérsia.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
    A educação sempre foi feita à basedo tabefe e sempre funcionou, so recentemente quando comecaram a colocar a canalha num pedestal é que começaram a haver pais com problemas deste genero...

    Agora imagina educar uama criança assim num país onde nem num fio de cabelo podes tocar, como é o meu caso..

    É verdade que há muitos pais que não sabem educar, não sabem manter aquela estreita barreira entre a brincadeira e o respeito, mas também é verdade que há crianças que pareçe têm o diabo no corpo (passo a expressão).

    Depois existem outros factores de influência que não devem ser menosprezados, uma alimentação desequilibrada com excesso de açúcares, excesso de horas no tablet, excesso de trabalho (escola + tpc) as crianças mesmo na primária são sobrecarregados com t.p.c.'s, irem para a cama tarde, etc...
    Todos estes factores influenciam negativamente no comportamento das crianças.

    Eu vêjo pela minha filha mais nova, quando começa com as birras e a malcomportado-se já sei que é do cançaso, uns Diazitos a dormir umas horas extra e é remédio santo.
    Editado pela última vez por oscarcc; 22 January 2018, 21:57.

    Comentário


      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
      Agora imagina educar uama criança assim num país onde nem num fio de cabelo podes tocar, como é o meu caso..

      É verdade que há muitos pais que não sabem educar, não sabem manter aquela estreita barreira entre a brincadeira e o respeito, mas também é verdade que há crianças que pareçe têm o diabo no corpo (passo a expressão).

      Depois existem outros factores de influência que não devem ser menosprezados, uma alimentação desequilibrada com excesso de açúcares, excesso de horas no tablet, excesso de trabalho (escola + tpc) as crianças mesmo na primária são sobrecarregados com t.p.c.'s, irem para a cama tarde, etc...
      Todos estes factores influenciam negativamente no comportamento das crianças.

      Eu vêjo pela minha filha mais nova, quando começa com as birras e a malcomportado-se já sei que é do cançaso, uns Diazitos a dormir umas horas extra e é remédio santo.
      Tu vês pela tua filha mais nova ou vês pelos dados científicos ? E olha que eu tendo a concordar contigo neste assunto, resta saber é se estamos correctos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
        Para quem lê, parece que os putos se criam a base da porrada....
        E depois é isto, diz-se qe uma palmada no rabo nunca fez mal a ninguém e alguém começa logo a dizer que é porrada....credo !

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Tu vês pela tua filha mais nova ou vês pelos dados científicos ? E olha que eu tendo a concordar contigo neste assunto, resta saber é se estamos correctos.
          Ve-jo pela minha filha. Não oriento a minha vida com base em dados científicos.

          O facto de ter criado 3 filhos e de manter-me informado, ver programas educativos, etc. são suficientes para percecionar estes pequenas coisas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            E depois é isto, diz-se qe uma palmada no rabo nunca fez mal a ninguém e alguém começa logo a dizer que é porrada....credo !
            Um tabefe não é uma palmada no rabo...

            Mesmo essa palmada no rabo só tem efeito se bem aplicada no momento, não é o típico pai que a criança está a 1h a fazer birra, sobre a ignorância dos pais, e do nada, toma lá 1-2 palmadas... Isso vale pouco mais que zero.

            E nem é preciso bater, a minha mãe (e da minha geração não sou o único) bastava abrir-me os olhos para me borrar todo... Os pais actuais não se dão ao respeito, não se fazem por dar ao respeito e muitos nem estão com as crianças tempo suficiente para algo que seja educação.
            Editado pela última vez por Carmaniaco90; 22 January 2018, 22:32.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Vi ontem. O que se fez à volta foi um exagerado drama a portuguesa. Tudo por causa do actual sistema político dominado por intelectuais, feministas, vaginistas e genericamente ditatores mascarados que tudo fiscalizam.

              Este programa é um serviço público que merecia ser premiado. Sim porque, é formação gratuita de altíssimo valor social. A SIC deveria sim receber financiamento.
              Eu sou daqueles que não vê problema no programa, onde afinal de contas se chega ao fim e as crianças aparentemente estão melhores das birras e com sistemas de educação implementados.
              Da mesma maneira que gostava de ver o Cesar Millan, o educador de cães, para ver os truques e sugestões, gostava de ver esse mesmo tipo de truques em crianças.

              Pergunto-me também até o quanto as crianças ficam traumatizadas de igual modo nos programas da TVI, onde são incentivadas pelos pais, a dizer que cantam muito bem e vão ganhar, e depois, coitadinhas, ficam a chorar baba e ranho quando perdem.
              E o grupo de advogados preocupados pela liberdade de escolha das crianças... vamos também impor que se baptize só a partir dos 18 para cada um escolher livremente a sua religião?

              Comentário


                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                Ve-jo pela minha filha. Não oriento a minha vida com base em dados científicos.

                O facto de ter criado 3 filhos e de manter-me informado, ver programas educativos, etc. são suficientes para percecionar estes pequenas coisas.
                Então mas lá está, esses programas educativos tambem têm por base dados científicos.

                Estava-me a referir é que é melhor assim do que termos apenas 1 exemplo e achar que já sabemos tudo e sim sei que não é o teu caso somente é o que acontece com muita gente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  Um tabefe não é uma palmada no rabo...

                  Mesmo essa palmada no rabo só tem efeito se bem aplicada no momento, não é o típico pai que a criança está a 1h a fazer birra, sobre a ignorância dos pais, e do nada, toma lá 1-2 palmadas... Isso vale pouco mais que zero.

                  E nem é preciso bater, a minha mãe (e da minha geração não sou o único) bastava abrir-me os olhos para me borrar todo... Os pais actuais não se dão ao respeito, não se fazem por dar ao respeito e muitos nem estão com as crianças tempo suficiente para algo que seja educação.
                  Ok já estou a ver onde queres chegar.

                  Obviamente que uma palmada só tem efeito quando na altura certa.

                  Não significa que caso não se dê , a educação seja má, isto de educar não é nenhuma ciência exacta.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                    A educação sempre foi feita à basedo tabefe e sempre funcionou, so recentemente quando comecaram a colocar a canalha num pedestal é que começaram a haver pais com problemas deste genero...
                    Não é por a canalha em pedestais, é respeitar a canalha enquanto indivíduos.
                    Um homem bater numa mulher é violência doméstica, um pai bater num filho é educar!

                    Vi este último programa, as crianças eram os menos culpados disto tudo. A Mãe farta de trabalhar, chega a casa e ainda faz o jantar, dá banhos, etc. O Pai chega, não mexe uma rabo e ainda vem passar a mão na cabeça do menino.
                    A miúda mais velha é uma desgraçada que faz o trabalho que o Pai devia estar a fazer. em vez de estar a estudar e depois a relaxar/ouvir música/ler, etc.

                    E isto é o que mais há por essa casas afora.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                      Eu sou daqueles que não vê problema no programa, onde afinal de contas se chega ao fim e as crianças aparentemente estão melhores das birras e com sistemas de educação implementados.
                      Da mesma maneira que gostava de ver o Cesar Millan, o educador de cães, para ver os truques e sugestões, gostava de ver esse mesmo tipo de truques em crianças.

                      Pergunto-me também até o quanto as crianças ficam traumatizadas de igual modo nos programas da TVI, onde são incentivadas pelos pais, a dizer que cantam muito bem e vão ganhar, e depois, coitadinhas, ficam a chorar baba e ranho quando perdem.
                      E o grupo de advogados preocupados pela liberdade de escolha das crianças... vamos também impor que se baptize só a partir dos 18 para cada um escolher livremente a sua religião?
                      É um pouco off-topic, mas sim. O baptismo e a catequese deviam ser proibidos.
                      Nenhuma criança devia ser exposta a religião por vontade dos pais. Quando a criança já não for criança e tiver plena consciência do que representa determinada religião (católica, protestante, judaica, etc.), então pode optar por seguir uma dessas religiões se assim o entender. Em circunstância alguma a religião deve ser forçada ou imposta pelos pais.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                        Não é por a canalha em pedestais, é respeitar a canalha enquanto indivíduos.
                        Um homem bater numa mulher é violência doméstica, um pai bater num filho é educar!

                        Vi este último programa, as crianças eram os menos culpados disto tudo. A Mãe farta de trabalhar, chega a casa e ainda faz o jantar, dá banhos, etc. O Pai chega, não mexe uma rabo e ainda vem passar a mão na cabeça do menino.
                        A miúda mais velha é uma desgraçada que faz o trabalho que o Pai devia estar a fazer. em vez de estar a estudar e depois a relaxar/ouvir música/ler, etc.

                        E isto é o que mais há por essa casas afora.
                        Os dois epísódios que passaram prendiam-se com:

                        - Mãe solteira/divorciada
                        - Pais que se fartam de trabalhar

                        Mais de metade das crianças em Portugal têm pais divorciados ou então pais que passam a vida a trabalhar.
                        Óbvio que as crianças vão ser mal comportadas. Não há milagres quando o lar é disfuncional ou quando os pais não têm tempo para os filhos e não é a tal palmada no rabo que vai resolver o que quer que seja.

                        Pessoalmente posso dar-me ao luxo de eu trabalhar e ter a minha mulher em casa a ser mãe a tempo inteiro. Foi a melhor coisa que fizémos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Para quem lê, parece que os putos se criam a base da porrada....
                          A isso chama-se respeito e saber as consequencias do atos. Eu não fui criado á base da porrada, mas levei porrada quando foi necessario (palmadas, colher de pau, regua de madeira).

                          Era raro levar, mas ao saber que existia essa possibilidade se faltasse ao respeito a alguem, ou fizesse ouvidos mocos depois do quinto aviso, foi suficiente para ser um puto educado qb.

                          Hoje os miudos abusam porque sabem que os pais nunca chegarão a esse ponto.

                          Algo que me faz confusão é ver os miudos a faltarem o respeito aos adultos e a falar com eles como se fossem amigos de escola. No meu tempo era meio caminho andado para levar nos cornos.
                          Editado pela última vez por Paulinhonanet; 23 January 2018, 08:27.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                            Os dois epísódios que passaram prendiam-se com:

                            - Mãe solteira/divorciada
                            - Pais que se fartam de trabalhar

                            Mais de metade das crianças em Portugal têm pais divorciados ou então pais que passam a vida a trabalhar.
                            Óbvio que as crianças vão ser mal comportadas. Não há milagres quando o lar é disfuncional ou quando os pais não têm tempo para os filhos e não é a tal palmada no rabo que vai resolver o que quer que seja.

                            Pessoalmente posso dar-me ao luxo de eu trabalhar e ter a minha mulher em casa a ser mãe a tempo inteiro. Foi a melhor coisa que fizémos.
                            A minha mãe era divorciada, trabalhava até tarde, crescemos num dos bairros com pior fama da Margem Sul e nem por isso ela deixava de nos disciplinar.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Para quem lê, parece que os putos se criam a base da porrada....
                              Na Internet, aqueles que mais percebem de parentalidade são os que não têm filhos.
                              São esses em particular que defendem "eu levei muita porrada dos meus pais quando era puto e nunca me fez mal nenhum".
                              Vai-se a ver e afinal não é bem assim.

                              Eu levei a minha dose de porrada dos meus pais quando era criança, quando me portava mal. Isso só servia pra alimentar o meu sentimento de revolta.
                              Hoje que sou adulto e tenho filhos, sinto zero amor pelos meus pais.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                É um pouco off-topic, mas sim. O baptismo e a catequese deviam ser proibidos.
                                Nenhuma criança devia ser exposta a religião por vontade dos pais. Quando a criança já não for criança e tiver plena consciência do que representa determinada religião (católica, protestante, judaica, etc.), então pode optar por seguir uma dessas religiões se assim o entender. Em circunstância alguma a religião deve ser forçada ou imposta pelos pais.
                                Um pouco fundamentalista essa tua opinião. Nem tudo o que tu achas correcto, faz sentido na vida de muitas pessoas.
                                Conheço quem não baptize os filhos enquanto bebés, mas depois dão a conhecer aos filhos através da catequese (hoje há várias vertentes), do que é que se trata e os cachopos não vão contrariados e até se divertem.
                                Chegada a altura e após terem sido devidamente postos ao corrente do que se trata, logo decidem. Creio esta atitude ser carregada de bom senso, se os pais forem católicos e acreditarem, claro.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                  Um pouco fundamentalista essa tua opinião. Nem tudo o que tu achas correcto, faz sentido na vida de muitas pessoas.
                                  Conheço quem não baptize os filhos enquanto bebés, mas depois dão a conhecer aos filhos através da catequese (hoje há várias vertentes), do que é que se trata e os cachopos não vão contrariados e até se divertem.
                                  Chegada a altura e após terem sido devidamente postos ao corrente do que se trata, logo decidem. Creio esta atitude ser carregada de bom senso, se os pais forem católicos e acreditarem, claro.
                                  Na minha opinião, podem metê-los na catequese católica. Mas também têm de os meter na catequese judaica, na catequese mulçumana, na catequese budista, etc., para que comparem e escolham. Caso contrário estás simplesmente a enfiar as tuas preferências religiosas pelas goelas abaixo do teu filho.

                                  É isso e os pais que a 1ª fotografia tipo-passe da criança não é para o cartão de cidadão, mas sim para o cartão de sócio do Benfica, ainda a criança nem teve alta da maternidade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                    É um pouco off-topic, mas sim. O baptismo e a catequese deviam ser proibidos.
                                    Nenhuma criança devia ser exposta a religião por vontade dos pais. Quando a criança já não for criança e tiver plena consciência do que representa determinada religião (católica, protestante, judaica, etc.), então pode optar por seguir uma dessas religiões se assim o entender. Em circunstância alguma a religião deve ser forçada ou imposta pelos pais.
                                    E nome, deste nome aos teus filhos? Em circunstância alguma o nome deve ser forçado ou imposto pelos pais. Era chamar "criança 1", "criança 2" e por aí fora. Quantas crianças não vemos agora tristes porque os pais tiveram a infelicidade de lhes chamar nomes parvos?



                                    PS: Estou no gozo...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Na minha opinião, podem metê-los na catequese católica. Mas também têm de os meter na catequese judaica, na catequese mulçumana, na catequese budista, etc., para que comparem e escolham. Caso contrário estás simplesmente a enfiar as tuas preferências religiosas pelas goelas abaixo do teu filho.
                                      Não se trata de preferências religiosas e imposição. Trata-se de acreditar. Como pais têm esse direito. E, claro que a seu tempo hão-de tomar as suas decisões e aprofundar conhecimentos noutras matérias. Agora, proibir?!
                                      Conheço filhos de músicos que também aos 4 e 5 anos estão a levar com as preferências dos pais. Não condeno e a seu tempo tomarão as suas decisões.
                                      Há algo, que nós humanos temos: capacidade de decidir.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                        Não se trata de preferências religiosas e imposição. Trata-se de acreditar. Como pais têm esse direito. E, claro que a seu tempo hão-de tomar as suas decisões e aprofundar conhecimentos noutras matérias. Agora, proibir?!
                                        Conheço filhos de músicos que também aos 4 e 5 anos estão a levar com as preferências dos pais. Não condeno e a seu tempo tomarão as suas decisões.
                                        Há algo, que nós humanos temos: capacidade de decidir.
                                        O percurso de vida de um humano que acabou de atingir a maioridade é 90% influências ao longo do crescimento e 10% decisão independente.
                                        A religião é algo que em momento algum deve ser forçada. Pode-se explicar à criança o que é a religião e em que consiste, mas nunca forçar ou impor, através de baptismos ou catequeses.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                          O percurso de vida de um humano que acabou de atingir a maioridade é 90% influências ao longo do crescimento e 10% decisão independente.
                                          A religião é algo que em momento algum deve ser forçada. Pode-se explicar à criança o que é a religião e em que consiste, mas nunca forçar ou impor, através de baptismos ou catequeses.
                                          Os valores em que os pais acreditam, são inalienáveis, meu caro. Imposição e proibição é sugestão tua, apenas. Por mim, só lá vai quem quer e não condeno quem o faça.
                                          O teu ponto de vista é teu, não o podes é impor às pessoas sugerindo proibições.

                                          Comentário


                                            Cada vez mais me convenço que, excepto situações patológicas, o mau comportamento dos filhos é o reflexo da educação dada pelos adultos que se encontram em redor.

                                            Quanto à religião. Tenho uma parte da família que é católica devota, e não se conformam com a liberdade de escolha que quero proporcionar aos meus filhos. De vez em quando levam um aviso mais ríspido para pararem com as influências. parece quase coisa de seita ... Sou ateu e a minha mulher agnóstica.
                                            Editado pela última vez por Ruie34; 23 January 2018, 08:58.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Cada vez mais me convenço que, excepto situações patológicas, o mau comportamento dos filhos é o reflexo da educação dada pelos adultos que se encontram em redor.

                                              Quanto à religião. Tenho uma parte da família que é católica devota, e não se conformam com a liberdade de escolha que quero proporcionar aos meus filhos. De vez em quando levam um aviso mais ríspido para pararem com as influências. parece quase coisa de seita ... Sou ateu e a minha mulher agnóstica.
                                              Do adultos e das crianças. Eles vêm um puto aos berros com o pai ou a mãe, e estes não reagem, vão pensar que também podem fazer (depois corre-lhes mal)...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                A minha mãe era divorciada, trabalhava até tarde, crescemos num dos bairros com pior fama da Margem Sul e nem por isso ela deixava de nos disciplinar.
                                                O ter jeito para educar/disciplinar nada tem a ver com dinheiro ou classe social se quisermos. Tem mesmo a ver com cada pessoa.

                                                Aliás todos nós tivémos professores na escola em que alguns davam um grito mais alto e calava-se tudo e outros era a mesma coisa mas não metiam respeito nenhum.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                  Na Internet, aqueles que mais percebem de parentalidade são os que não têm filhos.
                                                  São esses em particular que defendem "eu levei muita porrada dos meus pais quando era puto e nunca me fez mal nenhum".
                                                  Vai-se a ver e afinal não é bem assim.

                                                  Eu levei a minha dose de porrada dos meus pais quando era criança, quando me portava mal. Isso só servia pra alimentar o meu sentimento de revolta.
                                                  Hoje que sou adulto e tenho filhos, sinto zero amor pelos meus pais.
                                                  Certamente não se pode generalizar, há casos e casos né.

                                                  Já agora muitas vezes quem diz palmada diz tambem dar 1 grito mais autoritário para impor respeito. A questão centra-se mais em pais que não sabem impor respeito.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Na minha opinião, podem metê-los na catequese católica. Mas também têm de os meter na catequese judaica, na catequese mulçumana, na catequese budista, etc., para que comparem e escolham. Caso contrário estás simplesmente a enfiar as tuas preferências religiosas pelas goelas abaixo do teu filho.
                                                    Sim, e nada de aprender português desde pequeninos. Também devem ser expostos ao inglês, francês, alemão, chinês (cada vez mais importante), italiano e por aí fora. Mas não é preciso ser fundamentalista: dialectos regionais são desnecessários.

                                                    Comentário


                                                      Os meus pais não tinham o hábito de bater nos filhos... Eu também nunca bati nos meus... Sim, é possível educar filhos sem ser com recurso à pancada.

                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Já agora muitas vezes quem diz palmada diz tambem dar 1 grito mais autoritário para impor respeito.
                                                      Não é a mesma coisa.

                                                      edit: Uma vez chateei tanto o meu avô que, em pleno restaurante, ele deu um murro na mesa. Na mesa, não no neto!
                                                      Editado pela última vez por Jbranco; 23 January 2018, 09:29.

                                                      Comentário


                                                        Sim não é a mesma coisa, mas é como se diz, uma palmada no rabo em situações específicas não fez mal a ninguem embora quem não as tenha levado não significa que tenha tido má educação.

                                                        Não é uma ciência exacta.

                                                        Cada adulto a educar é diferente e cada cirança tambem é diferente e não há formulas mágicas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                          Na Internet, aqueles que mais percebem de parentalidade são os que não têm filhos.
                                                          São esses em particular que defendem "eu levei muita porrada dos meus pais quando era puto e nunca me fez mal nenhum".
                                                          Vai-se a ver e afinal não é bem assim.

                                                          Eu levei a minha dose de porrada dos meus pais quando era criança, quando me portava mal. Isso só servia pra alimentar o meu sentimento de revolta.
                                                          Hoje que sou adulto e tenho filhos, sinto zero amor pelos meus pais.
                                                          Eu levei alguns "sacode o pó" da minha mãe e avó, e duas palmadas a sério do meu pai, e nenhuma delas foi mal dada ou me fez pensar dessa forma... (nem sei como lhe chamar).
                                                          Levei algumas reguadas da minha professora primária e todas elas merecidas também.

                                                          Os meus pais são uns dos pilares da minha vida, assim como a minha mulher e a minha filha.

                                                          Esse teoria da revolta a mim não me convence, a não ser que seja um lar disfuncional e que a porrada seja o lema.
                                                          Autoridade, respeito e amor para mim são os fundamentos de qualquer lar.
                                                          Até uma determinada idade os pais têm que ser isso mesmo, pais, e não os amiguinhos.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                            Eu levei alguns "sacode o pó" da minha mãe e avó, e duas palmadas a sério do meu pai, e nenhuma delas foi mal dada ou me fez pensar dessa forma... (nem sei como lhe chamar).
                                                            Levei algumas reguadas da minha professora primária e todas elas merecidas também.

                                                            Os meus pais são uns dos pilares da minha vida, assim como a minha mulher e a minha filha.

                                                            Esse teoria da revolta a mim não me convence, a não ser que seja um lar disfuncional e que a porrada seja o lema.
                                                            Autoridade, respeito e amor para mim são os fundamentos de qualquer lar.
                                                            Até uma determinada idade os pais têm que ser isso mesmo, pais, e não os amiguinhos.
                                                            Agora tocaste no ponto mais importante.
                                                            A minha mãe até aos meus 17 anos dizia sempre "eu não sou vossa amiga, sou vossa mãe".

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                              Na minha opinião, podem metê-los na catequese católica. Mas também têm de os meter na catequese judaica, na catequese mulçumana, na catequese budista, etc., para que comparem e escolham. Caso contrário estás simplesmente a enfiar as tuas preferências religiosas pelas goelas abaixo do teu filho.

                                                              É isso e os pais que a 1ª fotografia tipo-passe da criança não é para o cartão de cidadão, mas sim para o cartão de sócio do Benfica, ainda a criança nem teve alta da maternidade.
                                                              Mas que drama.. ainda se lhe tivessem feito uma tatuagem,mas agora meter o filho sócio de um clube ou baptizado? Isso são coisas sem importância,inofensivas e revertiveis

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X