Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfama, bairros históricos já não são o que eram...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tenho um familiar nessa situação. Paga uma renda de m€rda aos anos numa casa de m€rda, foi funcionario publico durante a vida toda. Durante a sua carreira lá amealhou uns tostões, comprou um apartamento, passado uns tempos vendeu ganhou uns trocos com a venda e começou sempre a investir com o lucro. Conclusão, agora é proprietario de varios imoveis que aluga a preços actuais mas ele continua a viver na sua casa alugada nos anos 60 a preços que penso que nunca foram actualizados, é certo que a casa é num bairro e todo o bairro está a cair de velho mas como é que o senhorio pode fazer obras com opurtunistas destes?

    Comentário


      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      não foi vendido porque não encontraram um comprador que aceitasse a compra com inquilino?

      a minha avó viveu num prédio também na zona da praça do chile em que o senhorio foi obrigado judicialmente a fazer obras. isto foi no inicio dos anos 90 e é obvio que com isso as rendas foram atualizadas para o valor do mercado na altura.
      A sua presença inviabiliza a recuperação total do imóvel, ocupa 1/6 de um imóvel, sendo essa a única fracção "independente"

      Com a sua presença o valor do imóvel é substancialmente inferior ao orçamento das obras necessárias.

      O resto do edifício já não possui água nem electricidade, por razões de segurança.

      Comentário


        Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
        Calma, a minha intenção não era atacar, era mesmo curiosidade. Como querias que o senhorio fizesse obras com essa renda? Eu também não faria. Tenta comprar agora, eu penso que tens sempre direito de preferência, senão o amis certo é serem despejados, pois o novo comprador jamais aceita essas rendas.
        A transmissão da propriedade não produz efeitos nos contratos.
        Se o antigo proprietário não conseguiu aumentar a renda, o novo também não vai conseguir. A única questão / problema é se não quis aumentar a renda.
        Se vender a casinha que me pagam 5€ de renda - quem a comprar não consegue fazer nada com aquilo, no fundo não está a comprar nada, só um problema.

        Comentário


          Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
          Não é mesmo possivel despejar estes individuos? Qual é a lei que nao permite o despejo nestes casos?
          Não. Vivo numa antiga ( precisava de umas obras, de uns 25k) -- se por acaso cai , fico sem sitio onde viver, tenho que procurar no mercado, mesmo tendo outra casa arrendada por 5€, nem essa circunstancia (da casa onde moro cair) faz com que consiga despeja a senhora.
          No caso de não ter dinheiro fico a morar debaixo da ponte, tendo uma casa registada no meu nome

          Mesmo que tentasse... ora 5euros, no fim do ano dá 60€. Uma carta registada com AR fica por 4€ (fotocopias 5c), uma carta fica logo mais disp. que um mes de renda .
          Tribunal ( taxas de justiça e afins) fica em mais de 10 anos de renda ( de prejuízo ) -- e a probabilidade é perder [ficando ainda mais caro].Se quiser aumentar a renda para 10€ gasto uns 500/1000.
          lol

          Se ficasse tudo certinho, se fosse meter 5 telhas ficava a perder $$.
          Editado pela última vez por jktfah; 11 April 2018, 16:31.

          Comentário


            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
            Não. Vivo numa antiga ( precisava de umas obras, de uns 25k) -- se por acaso cai , fico sem sitio onde viver, tenho que procurar no mercado, mesmo tendo outra casa arrendada por 5€, nem essa circunstancia (da casa onde moro cair) faz com que consiga despeja a senhora.
            No caso de não ter dinheiro fico a morar debaixo da ponte, tendo uma casa registada no meu nome
            Isto é surreal. Eu acho que algo tem de ser feito para estas situaçoes.

            Comentário


              Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
              Isto é surreal. Eu acho que algo tem de ser feito para estas situaçoes.
              Eu não deixava acontecer, mas o pai deixou...
              Muitos como o meu pai/avo fizeram m* e deixaram terrenos e propriedades oneradas aos filhos (porque não tratavam das coisas como deve ser- com advogados,etc--- o chico espertismo para fugir ao fisco, etc). Pessoas que estão sujeitas a perder terrenos / quintas, é o prato do dia.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Visitei alguns no UK recentemente e fiquei a pensar que temos tão bons ou melhores em PT, mas sub-aproveitados...
                Isso depende do estilo (arquitetura) dos castelos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                  Não. Vivo numa antiga ( precisava de umas obras, de uns 25k) -- se por acaso cai , fico sem sitio onde viver, tenho que procurar no mercado, mesmo tendo outra casa arrendada por 5€, nem essa circunstancia (da casa onde moro cair) faz com que consiga despeja a senhora.
                  No caso de não ter dinheiro fico a morar debaixo da ponte, tendo uma casa registada no meu nome

                  Mesmo que tentasse... ora 5euros, no fim do ano dá 60€. Uma carta registada com AR fica por 4€ (fotocopias 5c), uma carta fica logo mais disp. que um mes de renda .
                  Tribunal ( taxas de justiça e afins) fica em mais de 10 anos de renda ( de prejuízo ) -- e a probabilidade é perder [ficando ainda mais caro].Se quiser aumentar a renda para 10€ gasto uns 500/1000.
                  lol

                  Se ficasse tudo certinho, se fosse meter 5 telhas ficava a perder $$.
                  mas não existe algo na lei do arrendamento que diz que se tu ou descendentes não tiverem outra cas no concelho ou limítrofes podem despejar quem lá vive??
                  cumprindo algumas regras e indeminizações.....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Mas atenção que o direito de preferência é pela totalidade do valor do negócio, não há fraccionamento.

                    Vamos imaginar o exemplo de um prédio em propriedade plena (a propriedade não está dividida por apartamento) o inquilino para exercer o seu direito de preferência tem de ser pelo valor total do prédio, não pelo valor da sua fracção porque neste caso não existem fracções, em propriedade plena o negocio faz-se pela totalidade da propriedade.

                    Se o prédio referido estiver em propriedade horizontal, então o direito de preferência faz-se fracção a fracção, neste caso sim o direito de preferência consagrado na lei é pela fracção porque o negocio é também ele feito por fracção, ainda que se trate da venda de todas as fracções.

                    No caso da Caparica não estou certo do que se passa a nível de registo predial. Aquilo era para ser um empreendimento turístico que só não o chegou a ser porque as casas foram ocupadas aquando do 25 de Abril de 1974. Tudo o que decorra depois disso está influenciado por essa inicial ocupação ilegal. Portanto sei qual era a situação em 1975 mas não sei qual é a actual. Que não é uma situação comum, isso certamente não é.


                    No caso da costa de caparica foi-me confirmado hoje por um dos moradores que as casas foram "atribuídas" pelo CopCon depois do 25 de abril.

                    E as rendas são de 2 euros por moradia...

                    Sim, leram bem, 2 euros.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                      mas não existe algo na lei do arrendamento que diz que se tu ou descendentes não tiverem outra cas no concelho ou limítrofes podem despejar quem lá vive??
                      cumprindo algumas regras e indeminizações.....
                      Existe.

                      Mas não se aplica a contratos celebrados durante o RAU ou antes. Aplicam-se normas do RAU (art.107º por remissão dos arts. 26º e 27º do NRAU), na situação concreta que descrevi [idade superior a 65 anos e contrato celebrado antes / ou durante o RAU].

                      Referiste o (s) arts. 1101º e 1102º do CCV. Nesta situação aplicam-se os arts. do RAU, que obstam ao exercício do direito de denuncia nessa situação. O contrato também só pode transitar para o NRAU por vontade das partes.

                      Uma senhora daqui da rua tem vários imóveis arrendados, alguns neste regime/situação.

                      Uma vez essa senhora disse-me que "era burro" e que "não é assim" [tinha lhe dito que não pode fazer o que quer!]; relatou que falou com a inquilina (que têm mais de 65 anos, contrato anterior ao RAU) e "aumentou-lhe" verbalmente e unilateralmente a renda para 100€ (de uns 10€). A senhora resignada [ouvi uma discussão posteriormente], como que "aceitou"...

                      Não foi necessariamente a "vontade das partes", mas a outra senhora não anda a consultar advogados\legislação, sentiu-se na obrigação.

                      Se a senhora tivesse recebido uma carta com AR para actualização da renda\regime ( tudo conforme ) o mais provável era nem responder ( ou seja aceitava o que estivesse lá por ex. actualização para nrau com contrato com prazo )- e respondendo à comunicação provavelmente não ia alegar e fazer prova de nada (+65anos, rendimento inferior a XYZ) ( porque desconhece a lei e não ia a um adv)...

                      Na minha situação não sei... provavelmente mandava-me f* ou ia logo a correr atrás dum advogado , ou não (...).
                      Editado pela última vez por jktfah; 11 April 2018, 22:36.

                      Comentário


                        Obrigado a quem contribuiu com informações para esta minha situação.

                        Tem sido uma confusão enorme na minha cabeça, e tem sido terrivel para a minha mãe, especialmente depois de se ter visto sem o meu pai tão recentemente

                        Comentário


                          Ao ter este tópico aprendi varias coisas
                          Que ser jovem hoje em dia em inicio de vida (sair de casa dos pais, etc) é mesmo fdd,tenho mesmo pena de não ter nascido há mais tempo para começar a vida no tempo das vacas gordas.
                          Agora percebo o porque de malta mais velha me chama maluco por querer comprar casa/apartamento, pudera, pagam uma ninharia de renda e não aceitam quando lhes digo que uma cidade como Leiria se queres ir viver para uma coisa decente pagas 400€/500€ de renda por mês.
                          Tenho que me resignar a pagar uma divida que não é minha e que vai sempre aumentar devido a cada vez mais casos de gente "carenciada" ou idosa.
                          Percebi também o porque de ter 2 trabalhos e não conseguir aumentar a minha qualidade de vida e ver gente com poucos rendimentos e a viver em bairros sociais conseguem férias, bons carros, jantares fora, etc.

                          Desabafo...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                            Existe.

                            Mas não se aplica a contratos celebrados durante o RAU ou antes. Aplicam-se normas do RAU (art.107º por remissão dos arts. 26º e 27º do NRAU), na situação concreta que descrevi [idade superior a 65 anos e contrato celebrado antes / ou durante o RAU]............................
                            ok, tinha ideia que apesar de haver um período transitório passava tudo para o regime NRAU cumprindo regras iguais.
                            e atualizar a renda segundo as regras também não dá? pode ser pouco, faseado e demorado mas já é qualquer coisa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por joann Ver Post


                              No caso da costa de caparica foi-me confirmado hoje por um dos moradores que as casas foram "atribuídas" pelo CopCon depois do 25 de abril.

                              E as rendas são de 2 euros por moradia...

                              Sim, leram bem, 2 euros.
                              isso tem algo a ver com habitação social/económica/custos controlados tipo o fundo fomento habitação que havia na época??

                              é que mesmo muitas dessas habitações viram as rendas aumentadas para valores (justos) atuais conforme o rendimento do agregado.
                              recentemente dei uma vista de olhos numas estatísticas do IHRU que ficou a gerir muitas dessas casas e bairros e apesar de ainda haver rendas de 5€ a media parece já estar em valores mais justos dentro do conceito de habitação com custos controlados.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                isso tem algo a ver com habitação social/económica/custos controlados tipo o fundo fomento habitação que havia na época??
                                Não era nada disso. Era um empreendimento turístico que estava terminado mais ainda não comercializado e que foi ilegalmente ocupado em 1975. O que acontece é que passados mais de 40 anos sobre esses acontecimentos (que não ocorreram apenas na Costa) muitas destas situações se tornaram cinzentas, difíceis de caracterizar.

                                edit: Presumo que sabes o que era e o que fazia o CopCon.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 12 April 2018, 10:10.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Não era nada disso. Era um empreendimento turístico que estava terminado mais ainda não comercializado e que foi ilegalmente ocupado em 1975. O que acontece é que passados mais de 40 anos sobre esses acontecimentos (que não ocorreram apenas na Costa) muitas destas situações se tornaram cinzentas, difíceis de caracterizar.

                                  edit: Presumo que sabes o que era e o que fazia o CopCon.
                                  ok,
                                  pensei que fosse um bairro de habitação social feito na altura e que simplesmente em vez de ser entregue a funcionários públicos do estado novo como era habitual teria sido entregue a funcionários dos novo governo.
                                  basicamente foi mais uma das expropriações da época?!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                    ok, tinha ideia que apesar de haver um período transitório passava tudo para o regime NRAU cumprindo regras iguais.
                                    e atualizar a renda segundo as regras também não dá? pode ser pouco, faseado e demorado mas já é qualquer coisa.
                                    Dá para (tentar) actualizar a renda sim.
                                    Pode-se é começar a perder muito dinheiro [tempo perdido, cartas, por vezes advogado, começar a fazer reparações, meter o fisco ao barulho, eventual litígio, compensações, etc] devido a um aumento de mais uns tostões (é o que se diz -- remexer na m*).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                                      Ao ter este tópico aprendi varias coisas
                                      Que ser jovem hoje em dia em inicio de vida (sair de casa dos pais, etc) é mesmo fdd,tenho mesmo pena de não ter nascido há mais tempo para começar a vida no tempo das vacas gordas.
                                      Agora percebo o porque de malta mais velha me chama maluco por querer comprar casa/apartamento, pudera, pagam uma ninharia de renda e não aceitam quando lhes digo que uma cidade como Leiria se queres ir viver para uma coisa decente pagas 400€/500€ de renda por mês.
                                      Tenho que me resignar a pagar uma divida que não é minha e que vai sempre aumentar devido a cada vez mais casos de gente "carenciada" ou idosa.
                                      Percebi também o porque de ter 2 trabalhos e não conseguir aumentar a minha qualidade de vida e ver gente com poucos rendimentos e a viver em bairros sociais conseguem férias, bons carros, jantares fora, etc.

                                      Desabafo...
                                      Independentemente de tudo o que referes, continuo a acreditar que o tempo em que vivemos é o que nos traz mais diversidade de opções e possibilidades em termos gerais.

                                      Não nos podemos esquecer somos hoje mais exigentes do que há umas décadas atrás e isso traz também muita pressão económica.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                        ok,
                                        pensei que fosse um bairro de habitação social feito na altura e que simplesmente em vez de ser entregue a funcionários públicos do estado novo como era habitual teria sido entregue a funcionários dos novo governo.
                                        basicamente foi mais uma das expropriações da época?!
                                        Basicamente foi isso.

                                        E agora o novo proprietário quer recuperar o seu bem

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                                          Ao ter este tópico aprendi varias coisas
                                          Que ser jovem hoje em dia em inicio de vida (sair de casa dos pais, etc) é mesmo fdd,tenho mesmo pena de não ter nascido há mais tempo para começar a vida no tempo das vacas gordas.
                                          Agora percebo o porque de malta mais velha me chama maluco por querer comprar casa/apartamento, pudera, pagam uma ninharia de renda e não aceitam quando lhes digo que uma cidade como Leiria se queres ir viver para uma coisa decente pagas 400€/500€ de renda por mês.
                                          Tenho que me resignar a pagar uma divida que não é minha e que vai sempre aumentar devido a cada vez mais casos de gente "carenciada" ou idosa.
                                          Percebi também o porque de ter 2 trabalhos e não conseguir aumentar a minha qualidade de vida e ver gente com poucos rendimentos e a viver em bairros sociais conseguem férias, bons carros, jantares fora, etc.

                                          Desabafo...
                                          Esses valores até são acessíveis... Nunca vila com 1/10 da dimensão, e ainda menos empresas, esse é o valor normal de renda por algo decente.

                                          Comentário


                                            Inquilinos da Fidelidade querem comprar prédios onde vivem

                                            https://www.sapo.pt/noticias/economia/inquilinos-da-fidelidade-querem-comprar_5ad3264bd42a780a171ea369

                                            Os proprietários estão a começar a mexer-se para aproveitar a onda da bolha imobiliária

                                            Espero é que estes inquilinos tenham feito propostas decentes e ajustadas porque o direito de preferência não quer dizer preço de saldo...

                                            Comentário


                                              Pois, como se processa o direito de preferência? Se existe uma oferta de alguém por 500 mil, o morador tem de cobrir?

                                              Comentário


                                                Sim... o morador pode pagar o mesmo e ter assim o direito de preferência.

                                                O mesmo se passa com as Câmaras Municipais onde existe o direito de preferência, para que não se façam escrituras muito abaixo do valor real de transacção.

                                                Comentário


                                                  Ui, então os moradores estão tramados.

                                                  Comentário


                                                    Não... só têm de acompanhar o real valor de mercado. Têm sempre a preferência!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Não... só têm de acompanhar o real valor de mercado. Têm sempre a preferência!
                                                      Estão tramados...[emoji23]

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Não... só têm de acompanhar o real valor de mercado. Têm sempre a preferência!
                                                        O real valor de mercado é aquilo que normalmente os inquilinos têm dificuldade em entender ou em querer entender.

                                                        Daí estas confusões todas com despejos de casas e apartamentos em sítios onde se deveria pagar 400€ ou 500€ por mês e os inquilinos pagam 30€ ou 40€...

                                                        E podes ter a certeza que nunca passou pela cabeça desses inquilinos a compra de qualquer bem imobiliário

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Estão tramados...[emoji23]
                                                          se a fidelidade já tiver compradores dispostos a pagar valores estapafúrdios, sim , estão tramados

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Pois, como se processa o direito de preferência? Se existe uma oferta de alguém por 500 mil, o morador tem de cobrir?
                                                            Supõe que vais vender um imóvel por 100.000€ a A.

                                                            Sucede que B, inquilino, tem direito de preferência.

                                                            Nesta situação tens que informar B [carta registada] dos elementos essenciais do negócio que vais celebrar com A. B aceita ou não.

                                                            A) falta de comunicação - 416º ccv ( accão de preferência);
                                                            B) Simulação - negócio ferido de nulidade;

                                                            Etc?
                                                            Editado pela última vez por jktfah; 15 April 2018, 23:38.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                              Supõe que vais vender um imóvel por 100.000€ a A.

                                                              Sucede que B, inquilino, tem direito de preferência.

                                                              Nesta situação tens que informar B [carta registada] dos elementos essenciais do negócio que vais celebrar com A. B aceita ou não.

                                                              A) falta de comunicação - 416º ccv ( accão de preferência);
                                                              B) Simulação - negócio ferido de nulidade;

                                                              Etc?
                                                              Daí eu dizer que muitos inquilinos vão ter uma surpresa ao pensar que o direito de preferência lhes dá um valor de saldo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X