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Panamera a 280km/h na a5 - fugiu
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostTal como disse, mas para quê mexer? Só se for para gastar dinheiro em placas.
Se actualmente os radares disparam dos 140 para cima, para além disso era preciso comissões para ver quais podiam ser as AE com limite superior, depois zonas de 100 /120/140, era uma confusão.
Depois supondo que subia para 140, era contra ordenação leve até aos 160/170? havia tolerância zero?
E o que se ganhava com isto tudo? Pouco.
A escolha dos 120 é porque se entende que essa é a velocidade segura, consideradas as capacidades da estrada, condutor e automóvel. Ora como sabemos os automóveis progrediram imenso nestes últimos 30 ou 40 anos (o meu primeiro contacto com o 911 foi num modelo de 1969, vê-lá tu ). Portanto, admitindo que a segurança das AE se manteve igual (o que até nem é verdade, mas pronto) e que as capacidades dos condutores se mantiveram idênticas, concluir que a velocidade máxima que permite circular em segurança num moderno Renault Clio é a mesma que para uma 4L de há 40 anos... É um bocadinho forçado, não é?
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPor essa ordem de ideias porquê 120? Porque não 100? Ou 80?
A escolha dos 120 é porque se entende que essa é a velocidade segura, consideradas as capacidades da estrada, condutor e automóvel. Ora como sabemos os automóveis progrediram imenso nestes últimos 30 ou 40 anos (o meu primeiro contacto com o 911 foi num modelo de 1969, vê-lá tu ). Portanto, admitindo que a segurança das AE se manteve igual (o que até nem é verdade, mas pronto) e que as capacidades dos condutores se mantiveram idênticas, concluir que a velocidade máxima que permite circular em segurança num moderno Renault Clio é a mesma que para uma 4L de há 40 anos... É um bocadinho forçado, não é?
Na finlândia há pilhas de radares e com multas a sério, não é cá multinhas de 120 euros..
Ok, temos tambem a autobahn e o recente limite de 150 km/h na itália.
Mas vamos lá ver, não há taaaanta coisa prioritária para tratar nas estradas em PT ? A mim o que me chateia é o preço dos combustiveis, as portagens, as estradas degradadas com a N125, a falta de controlo e subornos nas IPO, etc...
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPor essa ordem de ideias porquê 120? Porque não 100? Ou 80?
A escolha dos 120 é porque se entende que essa é a velocidade segura, consideradas as capacidades da estrada, condutor e automóvel. Ora como sabemos os automóveis progrediram imenso nestes últimos 30 ou 40 anos (o meu primeiro contacto com o 911 foi num modelo de 1969, vê-lá tu ). Portanto, admitindo que a segurança das AE se manteve igual (o que até nem é verdade, mas pronto) e que as capacidades dos condutores se mantiveram idênticas, concluir que a velocidade máxima que permite circular em segurança num moderno Renault Clio é a mesma que para uma 4L de há 40 anos... É um bocadinho forçado, não é?
A relação custo/benefício é que não sei se seria compensatória, só isso.
E como disse o Escape, isto deveria ser a última das prioridades, só que a malta ligasse as luzes e fizesse piscas já era fantástico
Por outro lado há 40 anos se calhar 120 foi demais para os carros que havia...
A questão é desengane-se que acha que passando para 130 que pode ir a 150 na boa como vai agora a 140, duvido que isso aconteça.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEntão porque é que em Espanha dá pena de prisão a partir dos 200 e tal km/h ou em frança os limites muito controlados e apenas de 130 km/h ?
Na finlândia há pilhas de radares e com multas a sério, não é cá multinhas de 120 euros..
https://i2.wp.com/canadamotoguide.co...1/IMG_2295.jpg
https://www.thinkinsure.ca/uploads/i...es-50-over.jpg
Sendo eu um bom português fui acima do limite, mas não arrisquei muito. 120/130 era o meu máximo. Em 1500km levei uma das prendas de 95 CAD, e vi bastantes carros polícia a passearem na Autoestrada a 100km/h a ver quem os ultrapassava.
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Originalmente Colocado por thrustset Ver PostAcho que o condutor foi inteligente, o carro é de empresa, só tem que pagar a multa visto não ser possível identificar o condutor, continua com a sua carta e todos ficam felizes.
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostDiria que sobe 1,5L/100Km. Desde que passei a usar o Google Maps cheguei á conclusao que circular a velocidades altas raramente é solucao.
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPor essa ordem de ideias porquê 120? Porque não 100? Ou 80?
A escolha dos 120 é porque se entende que essa é a velocidade segura, consideradas as capacidades da estrada, condutor e automóvel. Ora como sabemos os automóveis progrediram imenso nestes últimos 30 ou 40 anos (o meu primeiro contacto com o 911 foi num modelo de 1969, vê-lá tu ). Portanto, admitindo que a segurança das AE se manteve igual (o que até nem é verdade, mas pronto) e que as capacidades dos condutores se mantiveram idênticas, concluir que a velocidade máxima que permite circular em segurança num moderno Renault Clio é a mesma que para uma 4L de há 40 anos... É um bocadinho forçado, não é?
De resto concordo a 100% e ajo diariamente em conformidade... excepto quando dou pelos "caçadores"
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostTudo depende da extensão do trajecto... mas a 140 km/h nem é propriamente velocidade elevada, nem se ganha realmente muito.
No entanto as deslocacoes normais sao muito mais curtas, aí diferencas de 20Km/h na velocidade média raramente tem algum impacto.Editado pela última vez por Karma; 18 April 2018, 14:10.
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostPor isso é que eu disse raramente. E raramente o tempo que se ganha é também relevante, ou seja, sao poucas as pessoas que precisam efectivamente dos minutos que ganham. De Lisboa ao Porto sao 550Km, fazer a viagem a uma média de 120Km/h ou a uma média de 140Km/h significa uma poupanca de 40 minutos. Numa viagem de mais de 4 horas.
No entanto as deslocacoes normais sao muito mais curtas, aí diferencas de 20Km/h na velocidade média raramente tem algum impacto.
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Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
Chamar besta a uma pessoa que anda a 250kmh num carro que provavelmente para dessa velocidade em metade da distância que o carro do comum dos mortais para dos 120 ou 130kmh é realmente incrível
E não...eu não tenho um Panamera.
Seja como for, ficas a saber que nenhum carro para em metade a 250 km/h face a um automóvel normal que circule a 130 km/h. Nem sequer na mesma distância, quanto mais em metade.
Também poderia vir para aqui contar muitas histórias de viagens em tempo recorde, mas nunca o faria de uma forma em que apenas se demonstra falta de noção e respeito pelo próximo.
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostSão 300Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostDe Lisboa ao Porto são cerca de 310 ou 320km, dos quais uns 300 na A1. A 120km/h demoras 2h30, a 140km/h demoras 2h08 para fazer 300km. Isto sem contar com as vezes que por vezes se abranda porque alguém se mete à nossa frente, etc.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostWrong!! E tu que já vens do tempo "da outra senhora" sabes bem porque impuseram limites de velocidade em Portugal.
De resto eu próprio já referi uma outra razão da actualidade que de certa forma se relaciona com essa mais antiga, a redução das emissões poluentes.
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas vamos lá ver, não há taaaanta coisa prioritária para tratar nas estradas em PT ? A mim o que me chateia é o preço dos combustiveis, as portagens, as estradas degradadas com a N125, a falta de controlo e subornos nas IPO, etc...
edit: Pessoalmente até aceito pacificamente os atuais limites. O que não aceito é que com o limite de 120 alguém se sinta no direito de conduzir a velocidades radicalmente superiores a esse limite, e não o aceito apenas porque sinto que a minha segurança está a ser posta em causa.Editado pela última vez por Jbranco; 18 April 2018, 14:22.
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostQuantas pessoas vao com o tempo contado do Porto para Faro?
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostFoi por causa da crise petrolífera... Mas certamente não estarás a insinuar que eu tenho idade para já conduzir em 1970.
De resto eu próprio já referi uma outra razão da actualidade que de certa forma se relaciona com essa mais antiga, a redução de emissões poluentes.
Sim, houve até quem sugerisse passar o limite máximo em AE para 110 km/h... Obviamente que tal criatura se deslocava com batedores da GNR-DT e alheado da barbaridade que defendia.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostPorto/Faro não sei... Agora Santarém/Tavira, ou Mirandela, ou VN Famalicão, ou Guimarães... acontece-me frequentemente
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostO que acontece se chegares 20 minutos atrasado num desses trajectos? Tem graves repercussões a nível profissional ou pessoal?
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostMas o problema das nacionais é mesmo a falta de zonas de 90. Especialmente a norte do Tejo. No IC2, por exemplo, sinais de 50, localidades "fictícias", etc. são inúmeras. Por exemplo, entre Leiria e Coimbra, deves ter mais zonas de 50 que de tudo o resto. É um enjoo.
Já a sul do tejo adoro
Mesmo ali nas beiras há boas EN's, até porque algumas foram transformadas em IP e IC
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim é verdade.
Já a sul do tejo adoro
Mesmo ali nas beiras há boas EN's, até porque algumas foram transformadas em IP e IC
Mas pronto... sou o maluquinho que sai da zona de Santarém para ir a Albufeira fazer um trabalho, e com"sorte" ainda vai almoçar a casa...
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Originalmente Colocado por thrustset Ver Post(...)
Chamar besta a uma pessoa que anda a 250kmh num carro que provavelmente para dessa velocidade em metade da distância que o carro do comum dos mortais para dos 120 ou 130kmh é realmente incrível
E não...eu não tenho um Panamera.
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Originalmente Colocado por Real Ver PostComo preferiam?
Manter a situação como está atualmente ao nível de velocidades máximas em AE e respectivo controlo ou, alterar o limite para os 140, mas fazer um controlo com tolerância zero?
Eu preferia a segunda situação.
Até 150km/h mínimo 60€.
De 150km/h até 180km/h mínimo 500€.
De 180km/h até 210km/h mínimo 2000€.
De 210km/h até 240km/h mínimo 8000€.
Acima de 240km/h mínimo 32000€ + excesso km/h x 250€ (241km/h = 32250€; 242=32500€; 250=34500€; etc).
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Originalmente Colocado por Real Ver PostComo preferiam?
Manter a situação como está atualmente ao nível de velocidades máximas em AE e respectivo controlo ou, alterar o limite para os 140, mas fazer um controlo com tolerância zero?
Eu preferia a segunda situação.
Hipótese de reclassificação da viatura ao longo dos anos, de acordo com IPO rigorosas e não a aquilo que existe actualmente. Ajustando assim os limites permitidos a essa viatura em questão.
Aumentar os limites máximos para os 160 km/h (ou mais até dependendo da situação) em zonas com 3 vias de rodagem em cada faixa, e/ou em zonas com baixa intensidade de tráfego.
Obviamente que isto é muito diferente do "brincar" à prevenção rodoviária que fazemos atualmente. Em que o famigerado Fiat 600 é considerado mais apto a andar a 120 km/h que o segmento C comercial do séc XXI.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostCriar sistema de classificação de viaturas, de acordo com os dados de homologação, que permita ajustar os limites em função das características da viatura. Criar limites de velocidade dinâmicos de acordo com o tipo de traçado, características construtivas da via, condições meteorológicas e de tráfego a cada momento.
Hipótese de reclassificação da viatura ao longo dos anos, de acordo com IPO rigorosas e não a aquilo que existe actualmente. Ajustando assim os limites permitidos a essa viatura em questão.
Aumentar os limites máximos para os 160 km/h (ou mais até dependendo da situação) em zonas com 3 vias de rodagem em cada faixa, e/ou em zonas com baixa intensidade de tráfego.
Obviamente que isto é muito diferente do "brincar" à prevenção rodoviária que fazemos atualmente. Em que o famigerado Fiat 600 é considerado mais apto a andar a 120 km/h que o segmento C comercial do séc XXI.
Relação custo/benefício muito pequena
E classificar os condutores?
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostE classificar os condutores?
Radares não dão para utilizar dessa forma, que só iriam fazer com que fossem enviadas cartas à ANSR a dizer "Sr. Presidente da ANSR, não fui eu a conduzir quando o carro foi apanhado pelo radar a 180km/h, que eu só posso conduzir a 100km/h. Na altura estava a conduzir o meu irmão/primo/amigo/vizinho que tem autorização para conduzir a 200km/h. Agradecia que a multa fossa cancelada."
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