Não conhecem a instituição militar e muito menos o CEMA. Acham que era um 1TEN que vai dizer ao CEMA que não tem capacidade de sair para uma missão? Ficava sem carreira, logo agora que está nomeado para frequentar o Curso de Promoção a Oficial Superior.
Isso já é estar a fazer considerações sobre a estrutura e sobre o comandante do navio.
Bem, ao que se depreende, a segurança e a vida dos militares não estava em causa.
Mas ok, vamos supor que estava, e que por desgraça, havia um acidente e algum ou alguns deles morriam.
Quem seria responsável? Se calhar o oficial comandante do navio, caso não tenha reportado a situação de mau estado e não dado ordens para não largar.
Até podem estar cobertos de razão, agora, eu de tropa pouco percebo, mas tenho a ligeira noção de que cumprir ordens não é opcional...
Exactamente.
E é bom que isto não seja 1 topico nem de ódio aos militares nem de ódio à estrutura militar nem ao governo, de forma barata, pois claro.
Porque nem nos tempos de socrates nem da troika, as coisas no geral estiveram tão deploráveis, seja forças armadas, hospitais, SNS.
Evidente que muito disto não começou na geringonça e já vem de trás mas o Costa com estes anos todos ao comando, já tem cada vez mais responsabilidade.
Não entrou em funções há 6 meses...
Mas pronto isso é tema po outro tópico.
Uma filosofia à lá Obtuso:
Se a PSP/GNR receber um pedido de socorro e se recusar a sair porque as viaturas estão todas ocupadas e a unica disponivel tem problemas mecânicos ou de travões graves....como é? Não se vai socorrer quem está a ser atacado por ex?
Isto pode ser uma questão parva porque não é suposto acontecer num país de 1º mundo.
Porque nem nos tempos de socrates nem da troika, as coisas no geral estiveram tão deploráveis, seja forças armadas, hospitais, SNS.
Evidente que muito disto não começou na geringonça e já vem de trás mas o Costa com estes anos todos ao comando, já tem cada vez mais responsabilidade.
Não entrou em funções há 6 meses...
Mas pronto isso é tema po outro tópico.
Olha, lembrei-me do negócio dos Kamov feito pelo governo do Sócrates, sabes quem era o ministro da administração interna?
Cumprir ordens não é opcional nem é normal expôr o mau estado do navio em praça pública. Só memso numa república bananeira!
A deixar passar isto impune, qual será o futuro limite para se poder incumprir ordens? Motor avariado? AC avariado? Escotilhas sujas?
Eu diria que o que não será de todo normal é andar a navegar com um navio naquele estado de conservação.
Correr risco de vida por questões operacionais é inerente à função de militar. Fazê-lo por falta de manutenção fora de um período de guerra, é só estúpido.
Eu diria que o que não será de todo normal é andar a navegar com um navio naquele estado de conservação.
Correr risco de vida por questões operacionais é inerente à função de militar. Fazê-lo por falta de manutenção fora de um período de guerra, é só estúpido.
Tens razão. Mas incumprir ordens também não é normal, nem expôr o mau estado do navio. É um país miserável!
Tens razão. Mas incumprir ordens também não é normal, nem expôr o mau estado do navio. É um país miserável!
Incumprir ordens não é de todo normal, mas ainda bem que aqueles 13 elementos o fizeram. Assim destaparam mais um bocadinho da podridão.
Arriscar a vida por pessoas em perigo ou questões relacionadas com a guerra. Fazê-lo para manter o status quo de que está acima e do poder político é, mais uma vez, estúpido.
São situações que se vão agravar cada vez mais. Com a instituição militar a perder cada vez mais a capacidade de assegurar por meios próprios a reparação e manutenção dos seus equipamentos, e o a incompetência do estado na contratação destes serviços externos. E depois temos as cativações a o quadro de pessoal de topo completamente desajustado do país atual.
Incumprir ordens não é de todo normal, mas ainda bem que aqueles 13 elementos o fizeram. Assim destaparam mais um bocadinho da podridão.
Arriscar a vida por pessoas em perigo ou questões relacionadas com a guerra. Fazê-lo para manter o status quo de que está acima e do poder político é, mais uma vez, estúpido.
Acabarão certamente punidos. Para evitar precedentes.
Cumprir ordens não é opcional nem é normal expôr o mau estado do navio em praça pública. Só memso numa república bananeira!
A deixar passar isto impune, qual será o futuro limite para se poder incumprir ordens? Motor avariado? AC avariado? Escotilhas sujas?
Exactamente !
Agora, obviamente que também é mt mau o estado a que as coisas chegam.
Não é raro passarmos por instalações militares que qualquer um lá consegue entrar ( digamos ).
Vedações fracas, sem vigilância, etc.
Apenas mais 1 exemplo.
Eu diria que o que não será de todo normal é andar a navegar com um navio naquele estado de conservação.
Correr risco de vida por questões operacionais é inerente à função de militar. Fazê-lo por falta de manutenção fora de um período de guerra, é só estúpido.
Então estás a chamar estúpidos à hierarquia daqueles militares, inclusive ao comandante do navio....
Num país miserável com orçamentos militares miseráveis e mal controlados ou tens 10 coronéis e 10 soldados armados com fisgas, ou 1 coronel e 10 soldados bem equipados. São opções.
Nada mais errado. Já fiz muitas reparações a navegar, algumas com o navio aos saltos (a minha área é electrónica). Já vi fazer muitas reparações na máquina e nos geradores a navegar.
Agora quando se pede material/sobressalentes e não são fornecidos não há nada a fazer.
Outra coisa: há vários tipos de manutenção, 1° escalão (efectuada pelo pessoal de bordo), 2° escalão e 3° escalão (efectuada em estaleiro, normalmente no Arsenal do Alfeite). Se em 1° e 2° escalão vai-se tentando fazer reparações com o pouco que se tem, em 3° escalão não se faz o que é necessário.
Basicamente o problema é simples: não há dinheiro para as manutenções.
Outro grave problema é a falta de pessoal. Abriu recentemente concurso interno para Sargentos electrotécnicos e maquinistas navais, não houve candidaturas. Abriu concurso para civis, não houve candidatos. Quem é que quer navegar muito, fazer serviços atrás de serviços e ser mal pago. É como se diz por aqui, ganha-se mais na caixa do Continente e sem chatices.
Errada é a tua resposta. Existem vários tipos Sim de manutenção, mas as fugas que se fala no relatório é só para quem nada entende de mecânica, a maioria daquilo é resolvido com pouco material de substituição, se fosse 1 empresa privada as equipas de manutenção eram todas despedidas. Claro que numa Fábrica, todos os minutos que a linha de produção estiver inoperacional são contabilizados, na marinha estão anos inoperacionais e ninguém quer saber!
Tens razão. Mas incumprir ordens também não é normal, nem expôr o mau estado do navio. É um país miserável!
De certa forma as circunstâncias a isso os obrigaram, pois é a principal defesa deles: em tão más condições de conservação o navio se encontra, que dali pode resultar um grave acidente com o respectivo perigo às suas vidas.
Ora, plenamente conscientes da enorme condenação a que seriam sujeitos, naturalmente que o seu instinto de defesa é apresentar o seu lado da história e as miseráveis e perigosas condições em que se encontravam.
Se são profissionais, e sublinho «se», deverão saber muito bem os deveres a que iriam estar sujeitos quando optaram por uma Carreira Militar!
E por ser militar, os deveres também incluem saltar para dentro de um poço e terminar com a própria vida, só porque a hierarquia acha que "não é uma missão impossível" ?
E o que nos diz que, aqueles militares não cumpriram sempre com os seus deveres até ao dia em que, já não deu mesmo para mais ?
Seria necessário o navio eventualmente ter uma avaria catastrófica em alto-mar e poder haver feridos graves ou mortes ?
É que, uma coisa é o risco de vida inerente a combater um inimigo numa guerra / conflito armado.
Outra é arriscar a vida continua e repetidamente, quando o material do qual a vida deles depende já não dá para mais, pois encontra-se em condições lastimáveis.
Sobre os "deveres", a hierarquia também tem o dever de lhes fornecer material minimamente em condições, e c4gou para isso.
Concluindo o que eu leio disto, é que é mais um pequeno espelho desta choldra, mas na versão militar: " Não há dinheiro para manutenções de equipamento, mas continuem a arriscar as vossas vidas e bico calado. "
Editado pela última vez por BoraLaMarina; 24 March 2023, 16:10.
Errada é a tua resposta. Existem vários tipos Sim de manutenção, mas as fugas que se fala no relatório é só para quem nada entende de mecânica, a maioria daquilo é resolvido com pouco material de substituição, se fosse 1 empresa privada as equipas de manutenção eram todas despedidas. Claro que numa Fábrica, todos os minutos que a linha de produção estiver inoperacional são contabilizados, na marinha estão anos inoperacionais e ninguém quer saber!
Eu "falo" com conhecimento de causa, não dou palpites.
Tu pelos cometários és parte do problema e devias ser despedido tal como todos da manutenção, ou então o que dizes é só para convencer idiotas, julgas que mais ninguém entende de Engenharia e conhece a marinha! Acontecia o mesmo na CP, funcionários que nada faziam, que não reparavam nada, tinham sempre desculpas para tudo.
Tinha sido magnífico, ir escoltar o navio russo, avariar e ser rebocado por eles....
Alguém ainda acha que os 13 fizeram mal?
Eu acho que se continua a confundir o estado deplorável em que se encontra a maior parte das coisas públicas do país com o disciplina militar e o cumprir ordens.
Até eu, que não sou militar, se deixar de trabalhar em condições em que acho que não está garantida a segurança com todos os F e R, morre gente com toda a certeza.
Quanto à qualidade da manutenção, como em todos os quadros mais diferenciados do estado, é sempre muito simples - you pay peanuts, you get monkeys...
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