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Caiu helicóptero do INEM em Valongo.

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    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    É o que faz andarem com helicópteros de treta, que precisam de fazer desvios para abastecimento.
    O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
    O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.

    Comentário


      Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
      Caro EscapeLivre, estás a dizer mentiras. O INEM Norte só tem 1 médico no quadro do INEM. OK? 1 Médico. Tudo o resto, VMER, CODU, HELI no norte é por recibos verdes.
      Logo, claramente não sabes do que falas como induzes o pessoal em erro.

      A quem quiser acreditar, acredite nas tuas teorias da conspiração. Quem quiser pode se encontrar pessoalmente comigo (envie pm) e mostro contrato e recibos de vencimento.
      Ó camarada eu não estou a duvidar. Só estou a dizer o que me disseram. Inclusive saiu até em noticia :

      "Têm duplo emprego, trabalhando em vários hospitais ou centros de saúde e no INEM chegam a ganhar cerca de 400 euros por um turno ao domingo, segundo a tabela salarial de prestação de serviços para um enfermeiro especialista à qual o CM teve acesso. A tabela prevê ainda que numa "semana-tipo" ganhem mais de 2200 euros. Trabalhando cinco dias úteis auferem 1447 euros. Apenas asseguram a comunicação de dados com as ambulâncias, já que o atendimento das chamadas de utentes é feita por operadores."

      Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/de...onario-no-inem

      https://www.cmjornal.pt/sociedade/de...onario-no-inem

      Ok, é o CM, mas a noticia foi obtida a partir de um Enfermeiro.

      Entretanto conheci o marido de uma enfermeira que se queria candidatar ao INEM e era 50 euros brutos por hora daí estar tentada ( não só por isso obvio )

      Agora, mesmo que sejam esses valores, volto a repetir o que já tinha dito antes : não me faria qualquer confusão porque certamente o merecem.

      Mas não estou a duvidar tambem do que estás a dizer já que dá para perceber que estás ligado ao meio.

      Comentário


        Originalmente Colocado por joann Ver Post
        Não estou não.

        Não me consigo é acomodar à mediocridade de funcionamento de entidades públicas e militares...

        Quando num país que se diz civilizado se demora 6 horas a encontrar os destroços de um helicóptero que caiu a menos de 30 minutos da segunda cidade desse país, algo falhou...
        Pois eu tambem estou com essa ideia, mas não quero acreditar que algo tenha falhado tão drasticamente......prefiro esperar pelas conclusões.....até para , para já, não ficar chocado.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
          São a mesma coisa, a Inaer foi adquirida pela Babcock há algum tempo.

          Há vários anos que é a Inaer a operar os helicópteros do INEM. Creio que os últimos concursos que ganharam já foi após a sua aquisição pelo grupo Babcock, tendo concorrido já com a nova designação.
          Como disse a aeronave que caiu era um A109S Grand, que é maior 20 cm e mais largo 40 cm, do que o que foi agora para o lugar dele. Além disso têm uma melhor aviónica e maior autonomia.

          Comentário


            Originalmente Colocado por joann
            Não estou não.

            Não me consigo é acomodar à mediocridade de funcionamento de entidades públicas e militares...

            Quando num país que se diz civilizado se demora 6 horas a encontrar os destroços de um helicóptero que caiu a menos de 30 minutos da segunda cidade desse país, algo falhou...


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Pois eu tambem estou com essa ideia, mas não quero acreditar que algo tenha falhado tão drasticamente......prefiro esperar pelas conclusões.....até para , para já, não ficar chocado.
            Especialmente quando se perde mais de uma hora a tentar contactar entidades que nunca deveriam ter sido contactadas em 1º lugar e não se segue os procedimentos escritos ...

            Comentário


              Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
              É o procedimento habitual do heli de macedo, sempre que vem ao porto, pára SEMPRE em baltar para abastecer, SEMPRE! Pois massarelos nao permite abastecer e a autonomia nao da para ir e voltar.
              TODOS os turnos sao trocados APENAS e SÓ em Macedo. Ponto. Todos!!!
              932 kms de autonomia não dão para ir e voltar?

              https://pt.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW109

              Mas que raio de voltas é que um heli dá para ir de Macedo de Cavaleiros até ao Porto? Muito trânsito na A4?

              Comentário


                Vamos lá ver é se não estamos a ser empurrados para teorias formadas por notícias com pressa de sair e a chamar o sencacionalismo / achismo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                  O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
                  O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.
                  Mais uma mentira. Esqueces que a autonomia muda com a temperatura, o material médico, o número de tripulantes.
                  Garanto te que precisa sempre de ir a baltar. Se tiver feito Macedo Porto.
                  Sempre.

                  Comentário


                    Sabes os kg de cada tripulante? E o peso do material médico? E a temperatura? E o peso da doente para a viagem de ida?
                    Aceita que não dominas a área e estás apenas a fazer uma regra de 3 simples com a Wikipédia

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                      O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
                      O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.
                      Neste caso e em nenhum. Ainda para mais quando o diogocoelho diz é normal a paragem em Baltar para abastecer.

                      Comentário


                        A quem quiser encontro pessoal, mostro o registo do Google Maps via histórico do Maps a parar sempre em Baltar. É só enviar PM e depois de ver, vir aqui postar que afinal estavam errados.

                        Comentário


                          �� HOMENAGEM às 19hEm memória dos quatro profissionais que perderam a vida na sequência da queda do helicóptero em que seguiam, no sábado, em Valongo, o INEM associa-se à iniciativa lançada pelas equipas de emergência médica integradas nas Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que vão acionar as sirenes esta terça-feira, pelas 19 horas.
                          Convidamos todos os profissionais que se encontrem ao serviço de um meio de emergência do INEM ou dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, a associar-se a esta simbólica homenagem.
                          Convidamos também todos os cidadãos a juntarem-se a esta iniciativa, fazendo um minuto de silêncio às 19 horas.

                          Quando forem 19 horas, as viaturas que estiverem a aguardar chamada sairão para o exterior e acionarão as sirenes, com o som horn. O som estridente vai ser ouvido durante alguns segundos, seguindo-se um minuto de silêncio, sendo novamente acionadas as sirenes mais alguns segundos.
                          Os meios de socorro que às 19 horas estiveram envolvidos nalguma ocorrência vão ter como prioridade a prestação da emergência, estando, por isso, naturalmente excluídos desta iniciativa que pretende prestar uma singela homenagem de pesar aos profissionais que perderam a vida em missão:

                          Daniela Silva, Luis Vega, João Lima e Luís Rosindo.
                          https://www.facebook.com/InstitutoNa...rgenciaMedica/

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                            Sabes os kg de cada tripulante? E o peso do material médico? E a temperatura? E o peso da doente para a viagem de ida?
                            Aceita que não dominas a área e estás apenas a fazer uma regra de 3 simples com a Wikipédia
                            Digamos que tenho outras fontes e com muita experiência no ramo.

                            Além de mais, e sendo directo e realista, ninguém que eu conheço teria tentado ir aterra a Baltar nas condições observadas nessa noite (visto que não têm qualquer tipo de ajuda e a aproximação e aterragem, ter que ser em VFR), muito menos ido a voar a 1.500 pés naquela zona!
                            Editado pela última vez por PSerra; 18 December 2018, 16:53.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                              Digamos que tenho outras fontes e com muita experiência no ramo.

                              Além de mais, e sendo directo e realista, ninguém que eu conheço teria tentado ir aterra a Baltar nas condições observadas nessa noite (visto que não têm qualquer tipo de ajuda e a aproximação e aterragem, ter que ser em VFR), muito menos ido a voar a 1.500 pés naquela zona!
                              PSerra, não falei de aterrar naquelas condições, nunca falei disso.

                              Apenas falei que é norma aterrar em Baltar para abastecer.
                              Não vamos confundir as coisas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                Sabes os kg de cada tripulante? E o peso do material médico? E a temperatura? E o peso da doente para a viagem de ida?
                                Aceita que não dominas a área e estás apenas a fazer uma regra de 3 simples com a Wikipédia
                                São cerca de 200kms de distância, o que significa cerca de 400kms de voo.

                                Estás a querer dizer que as variáveis significam uma variação de +100% no aumento do consumo da aeronave, descendo dos teóricos +900kms de autonomia para menos de 450kms?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                  A quem quiser encontro pessoal, mostro o registo do Google Maps via histórico do Maps a parar sempre em Baltar. É só enviar PM e depois de ver, vir aqui postar que afinal estavam errados.
                                  Não somos nós que temos de provar que estamos errados. Quem toma as decisões, incluindo ir aterrar em Baltar, é que tem de provar que é a melhor decisão e justificar porquê.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    São cerca de 200kms de distância, o que significa cerca de 400kms de voo.

                                    Estás a querer dizer que as variáveis significam uma variação de +100% no aumento do consumo da aeronave, descendo dos teóricos +900kms de autonomia para menos de 450kms?
                                    Estou a dizer que o peso de cada pessoa é contado ao Kg, o material médico também, e que o Heli para por norma em Baltar para a astecer.
                                    Mais claro que isto não posso ser.
                                    Acredita que existe todo um mundo de especificidades e particularidades que só sabes quando vives naquilo.
                                    Não tenha mais a acrescentar, apenas penso ser importante evitar que se generalizam informações menos corretas.
                                    Quanto a acreditar ou não no que digo, não sou bom em demagogia, e se alguém tiver mesmo interesse no assunto, PM e falamos melhor.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Não somos nós que temos de provar que estamos errados. Quem toma as decisões, incluindo ir aterrar em Baltar, é que tem de provar que é a melhor decisão e justificar porquê.
                                      Apenas te disse que te mostro os voos a parar por norma em Baltar. Tu vens, vês e depois vens aqui ao tópico e dizes que comprovaste que o Heli abastece por norma em Baltar sempre que faz um transporte ao Porto.
                                      Repito que nunca falei em aterrar naquele caso, naquelas condições.
                                      Disse que por norma, quase quase sempre, abastece em Baltar.
                                      A facilidade com que misturam coisas..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                        Como disse a aeronave que caiu era um A109S Grand, que é maior 20 cm e mais largo 40 cm, do que o que foi agora para o lugar dele. Além disso têm uma melhor aviónica e maior autonomia.

                                        Referia-me à Inaer/Babcock. Entre as duas variantes dos helicópteros existem diferenças.

                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                        O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
                                        O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.
                                        Isto é a autonomia "de catálogo", na configuração com depósitos auxiliares e sem reservas.

                                        Nos helicópteros, muito mais do que nos aviões, é preciso conjugar combustível e payload. Um AW109S, com full fuel (incluíndo os depósitos auxiliares) mais a célula sanitária e todo o material médico já deve ficar próximo do seu peso máximo à descolagem. Com tripulação, equipa médica e paciente ficará consideravelmente acima.

                                        Penso que o INEM exige para os helicópteros ligeiros uma autonomia de 200nm, e a autonomia real neste caso não deveria andar muito longe disso.

                                        Lembrar que eles sairam de Macedo de Cavaleiros, foram buscar o doente a Bragança (salvo erro) e aterraram em Massarelos. Muito por alto, serão umas 120nm considerando rotas directas, que duvido que tenham feito dado o relevo da zona. Voltar a Macedo de Cavaleiros seriam mais umas 80nm.

                                        Não faço ideia se eles saíram com o máximo de combustível possível, mas mesmo que o tenham feito parece-me muito possível que a paragem para reabastecimento fosse inevitável.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                          Referia-me à Inaer/Babcock. Entre as duas variantes dos helicópteros existem diferenças.



                                          Isto é a autonomia "de catálogo", na configuração com depósitos auxiliares e sem reservas.

                                          Nos helicópteros, muito mais do que nos aviões, é preciso conjugar combustível e payload. Um AW109S, com full fuel (incluíndo os depósitos auxiliares) mais a célula sanitária e todo o material médico já deve ficar próximo do seu peso máximo à descolagem. Com tripulação, equipa médica e paciente ficará consideravelmente acima.

                                          Penso que o INEM exige para os helicópteros ligeiros uma autonomia de 200nm, e a autonomia real neste caso não deveria andar muito longe disso.

                                          Lembrar que eles sairam de Macedo de Cavaleiros, foram buscar o doente a Bragança (salvo erro) e aterraram em Massarelos. Muito por alto, serão umas 120nm considerando rotas directas, que duvido que tenham feito dado o relevo da zona. Voltar a Macedo de Cavaleiros seriam mais umas 80nm.

                                          Não faço ideia se eles saíram com o máximo de combustível possível, mas mesmo que o tenham feito parece-me muito possível que a paragem para reabastecimento fosse inevitável.
                                          E não esquecer que há peso máximo para aterrar em Massarelos, assim como nós heliportos dos hospitais. Pode o Hélio não sair de Macedo com peso máximo por limite do próprio heliporto
                                          Há tanta variável...
                                          Btw até há 1mes era o 109E e atualizaram para o S que aumentou a autonomia e a célula sanitária permitindo mais espaço para o doente

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                            Apenas te disse que te mostro os voos a parar por norma em Baltar. Tu vens, vês e depois vens aqui ao tópico e dizes que comprovaste que o Heli abastece por norma em Baltar sempre que faz um transporte ao Porto.
                                            Repito que nunca falei em aterrar naquele caso, naquelas condições.
                                            Disse que por norma, quase quase sempre, abastece em Baltar.
                                            A facilidade com que misturam coisas..
                                            se é norma fazer isso, porquê que o piloto decidiu andar a 400 e tal metros? ou no fim disto tudo vamos chegar a conclusao que foi sorte não ter acontecido isto mais cedo?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              se é norma fazer isso, porquê que o piloto decidiu andar a 400 e tal metros? ou no fim disto tudo vamos chegar a conclusao que foi sorte não ter acontecido isto mais cedo?
                                              É norma aterrar em Baltar para abastecer. Sobre alturas, metereologia, decisões e tudo mais não faço a mais pequena ideia. Falo apenas do que sei e com certeza. Do resto não sei...

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                                                Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                                É o procedimento habitual do heli de macedo, sempre que vem ao porto, pára SEMPRE em baltar para abastecer, SEMPRE! Pois massarelos nao permite abastecer e a autonomia nao da para ir e voltar.
                                                TODOS os turnos sao trocados APENAS e SÓ em Macedo. Ponto. Todos!!!
                                                Exacto, por isso mesmo referi que achei aquilo uma especulação sem sentido.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                  Pois, mas foi isso do achismo que falhou, visto que precisaram de quase 6 horas (!!!) para achar os destroços.

                                                  E toda a gente falhou, NAV, GNR, FA, Protecção Civil ( ), Bombeiros, tudo falhou... só tu é que achas isso normal, mas lá está cada um reage conforme os padrões de qualidade com os quais se governa e trabalha no dia-a-dia
                                                  Aleluia alguém com tão mau feitio como eu!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                    Exacto, por isso mesmo referi que achei aquilo uma especulação sem sentido.
                                                    No fundo, sem querermos, todos nos somos comentadores de bancadas e autores e perpetuadores de fake news... Faz parte do ser humano especular.
                                                    E eu entendo isso e eu proprio as vezes o faço, lamentavelmente.
                                                    Apenas quis deixar claro algumas verdades, que podem ou nao acreditar, mas senti essa obrigação.

                                                    Obrigado!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Estúpidos? Porquê? Está barato??
                                                      Está barato? Andam a dá-la!
                                                      E levam aos quilos!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                        “É muita falha. E isso significa que o Estado falhou”, diz Marcelo

                                                        E???

                                                        Um pateta ineficiente que não serve para nada....
                                                        Se aponta o dedo é porque aponta, se fica calado é porque fica calado...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                          O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
                                                          O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.
                                                          SE... tivesse saído cheio de Macedo!
                                                          Ou seja, não se sabe esse dado, todas as notícias indicam que ele ia abastecer em Baltar, mas para ti, "o abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.".

                                                          Espetáculo!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                            Digamos que tenho outras fontes e com muita experiência no ramo.

                                                            Além de mais, e sendo directo e realista, ninguém que eu conheço teria tentado ir aterra a Baltar nas condições observadas nessa noite (visto que não têm qualquer tipo de ajuda e a aproximação e aterragem, ter que ser em VFR), muito menos ido a voar a 1.500 pés naquela zona!
                                                            Até porque o peso de carga parece ser cerca de 1.300kg, sendo cerca de 600 para combustível. O maximum range de +900kms será de cerca de 2300kg, incluindo combustível e piloto, aumentando o peso em 30%, mesmo com condições atmosféricas menos atractivas, não acredito que o consumo mais do que duplique.

                                                            Até porque também parece ser possível a instalação de tanques extra para aumentar a autonomia, o que faz todo o sentido numa aeronave de emergência/socorro.

                                                            Não estou a imaginar terem de andar a fazer paragens técnicas a meio de um salvamento porque a autonomia é curta...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                                              Estou a dizer que o peso de cada pessoa é contado ao Kg, o material médico também, e que o Heli para por norma em Baltar para a astecer.
                                                              Mais claro que isto não posso ser.
                                                              Acredita que existe todo um mundo de especificidades e particularidades que só sabes quando vives naquilo.
                                                              Não tenha mais a acrescentar, apenas penso ser importante evitar que se generalizam informações menos corretas.
                                                              Quanto a acreditar ou não no que digo, não sou bom em demagogia, e se alguém tiver mesmo interesse no assunto, PM e falamos melhor.
                                                              Porque é que aterra em Baltar para abastecer? A gasolina é mais barata?

                                                              É limitado na autonomia? É normal ter uma aeronave de emergência demasiado limitada na autonomia que nem consegue regressar à base após um serviço?

                                                              Comentário

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