Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caiu helicóptero do INEM em Valongo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Ouvi dizer que a aproximação à helipista de Baltar é realizada visualmente. Como fazem nestas situações à noite?
    Acendem luzes....https://www.nav.pt/docs/AIS/heliport...r.pdf?sfvrsn=8
    Editado pela última vez por kursk; 16 December 2018, 18:30.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
      Não seriam os primeiros.
      A garota da TVI só faltou entrevistar o morto

      Enviado do meu TA-1032 através do Tapatalk
      o ser humano tem curiosidade para estas coisas mas há que ter um bocado de noção e respeito..ainda há umas semanas estava uma ambulância no passeio a assistir uma pessoa,e como já seria de esperar estava tudo de volta a olhar...a mim também me deu a tentação e eu por acaso sempre fui pessoa de assistir, mas depois naquele momento não sei o que me deu e pensei "se fosse comigo tambem nao gostava que estivessem a fazer disto um espectaculo" e fui-me embora dali e não quis olhar por respeito à pessoa..e depois disso começei a pensar o quanto era ridiculo e estupido as pessoas estarem ali a assistir àquilo

      Comentário


        Sim falou-se em comunicações e surgiu esta dúvida que tenho há algum tempo, foi só por isso, porque sim até ver os bombeiros não foram chamados ao barulho.

        Sempre achei curioso porque o radio parece-me ser mais rápido e prático, mas pelos vistos depende da situação.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          O SIRESP? Está tudo fdd...
          O SIRESP costuma funcionar bem. O que se passou nos incêndios foi uma situação limite.

          Comentário


            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
            O SIRESP costuma funcionar bem. O que se passou nos incêndios foi uma situação limite.
            não amigo, o que se passou nos incêndios foi o destapar do véu..há muito que se falava na monumental ca"##$da que era o siresp, a malta anda mas é distraida...

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Sim falou-se em comunicações e surgiu esta dúvida que tenho há algum tempo, foi só por isso, porque sim até ver os bombeiros não foram chamados ao barulho.

              Sempre achei curioso porque o radio parece-me ser mais rápido e prático, mas pelos vistos depende da situação.
              Questões de cobertura à parte... O rádio é mais prático para difundir uma única mensagem a vários receptores. Embora isso até vá um pouco contra o protocolo.

              O telemóvel permite uma conversa mais demorada e parecida com o cara a cara.

              Comentário


                JMS soares a aparecer como não podia deixar de ser!

                https://24.sapo.pt/atualidade/artigo...ervico-do-inem

                porque no te calas JMS?!?!?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Questões de cobertura à parte... O rádio é mais prático para difundir uma única mensagem a vários receptores. Embora isso até vá um pouco contra o protocolo.

                  O telemóvel permite uma conversa mais demorada e parecida com o cara a cara.
                  Claro mas por exemplo em situações de incendio calculo que o rádio seja muito mais util para falar entre equipas nao? É muito mais rapido, carrega-se no botão e fala-se e no telemovel tem que se aguardar chamada.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Claro mas por exemplo em situações de incendio calculo que o rádio seja muito mais util para falar entre equipas nao? É muito mais rapido, carrega-se no botão e fala-se e no telemovel tem que se aguardar chamada.
                    N consegues manusear um telemóvel com todo o equipamento de protecção individual. No entanto, se precisares de discutir uma estratégia com alguém, o telemóvel torna-se mais prático.

                    Comentário


                      Sim pois claro, há que usar o que mais convem em cada momento. Pensei é que existisse regras muito apertadas nisso mas pelos vistos não e pelo que estou a perceber nem faria sentido.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        O SIRESP costuma funcionar bem. O que se passou nos incêndios foi uma situação limite.
                        Mas não foi para situações limite que o Siresp e a própria proteção civil foram criados?

                        Comentário


                          Fdx
                          Não posso ir a Paris que aquilo dos coletes tá fdd
                          Aqui na tugalândia se saio de casa, se for verão fico com o carro carbonizado numa estrada. Se for inverno caio num pedreira. Se turistar em Lisboa o eléctrico vira. Vão socorrer-me e o helicóptero vai com o crl... tá bonito.

                          Comentário


                            Qdo as unidades de socorro nem dos colegas tratam bem, está bom de ver o nível de proteção q a nossa comunidade goza.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              Mas não foi para situações limite que o Siresp e a própria proteção civil foram criados?
                              Não só, mas tambem. E aí falhou redondamente. Mas por deficiente desenho da solução e implementação. Quando tens subestações de retransmissao ligadas por cabos de cobre que derretem no incêndio... e também, temos que o reconhecer, por ignorância dos operacionais no terreno. Fizeram-se coisas naquele dia que foram de bradar aos céus, desde não definirem prioridades na rede para evitar sobrecarga, até mandarem desligar equipamentos locais quando puseram a estação móvel a trabalhar, pensando que estavam a fazer uma grande coisa!
                              Mas em situações como a de ontem a questão não se coloca. O “uptime” do SIRESP anda sempre muito acima dos 98%.

                              Mas independentemente disto tudo, há uma coisa que não pode ser verdade: o terem ligado para 3 CDOS e nenhum responder. É pá, é mesmo muito estranho. Os CDOS têm que ter pelo menos 2 operadores em simultâneo 24 horas por dia. O CDOS do Porto deve ter uns 5. Mais, tratando-se de uma problema com uma aeronave devia ter sido usada uma “linha” especial que existe entre os aeroportos/aeródromos nacionais e os CDOS. Nem sequer tinha que ir para a fila de espera.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                Não só, mas tambem. E aí falhou redondamente. Mas por deficiente desenho da solução e implementação. Quando tens subestações de retransmissao ligadas por cabos de cobre que derretem no incêndio... e também, temos que o reconhecer, por ignorância dos operacionais no terreno. Fizeram-se coisas naquele dia que foram de bradar aos céus, desde não definirem prioridades na rede para evitar sobrecarga, até mandarem desligar equipamentos locais quando puseram a estação móvel a trabalhar, pensando que estavam a fazer uma grande coisa!
                                Mas em situações como a de ontem a questão não se coloca. O “uptime” do SIRESP anda sempre muito acima dos 98%.

                                Mas independentemente disto tudo, há uma coisa que não pode ser verdade: o terem ligado para 3 CDOS e nenhum responder. É pá, é mesmo muito estranho. Os CDOS têm que ter pelo menos 2 operadores em simultâneo 24 horas por dia. O CDOS do Porto deve ter uns 5. Mais, tratando-se de uma problema com uma aeronave devia ter sido usada uma “linha” especial que existe entre os aeroportos/aeródromos nacionais e os CDOS. Nem sequer tinha que ir para a fila de espera.
                                Sabes o que me passou pela cabeça? Imagina que quem desenhou estes procedimentos na NAV foi consultar à internet os contactos dos CDOS... Os contactos públicos são os da área administrativa e não os da sala de operações.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Sabes o que me passou pela cabeça? Imagina que quem desenhou estes procedimentos na NAV foi consultar à internet os contactos dos CDOS... Os contactos públicos são os da área administrativa e não os da sala de operações.
                                  Sinceramente, não me espantava! Com o gosto que o tuga tem pela formação, rigor e treino, não me espanta muito que, na hora da aflição, nem sequer soubessem onde está o pdf com o checklist dos procedimentos de emergência...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Sabes o que me passou pela cabeça? Imagina que quem desenhou estes procedimentos na NAV foi consultar à internet os contactos dos CDOS... Os contactos públicos são os da área administrativa e não os da sala de operações.
                                    Quando a NAV liga, liga da sala de operações onde estão os controladores civis e os militares (vulgo ATCLisboa militar). As ligaçõs são directas para uma lista de entidades a contactar conforme protocolo.

                                    Comentário


                                      Temos um PM que é uma vergonha

                                      Para nao ver o seu nome falado nem se pronunciou, nem pesamos as familias nem nada

                                      Comentário


                                        Se pesássemos as famílias, certamente teriam perdido peso.
                                        Não será nada fácil lidar com uma situação destas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                          Quando a NAV liga, liga da sala de operações onde estão os controladores civis e os militares (vulgo ATCLisboa militar). As ligaçõs são directas para uma lista de entidades a contactar conforme protocolo.
                                          E ligam para onde? Essa é a questão que se coloca.

                                          A probabilidade de ligar para 3 CDOS é ninguém atender parece-me muito próxima de 0...

                                          Comentário


                                            Também acho estranho essa conversa das chamadas não atendidas. Mas em Portugal o que não faltam são pessoas a fazer julgamentos baseadas em notícias do CM. Algumas autoridades incluídas...

                                            Comentário


                                              eu li que eles bateram num cabo ou algo assim, como é que voavam tão baixo ?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                eu li que eles bateram num cabo ou algo assim, como é que voavam tão baixo ?
                                                Uma destas coisas:

                                                1) falha mecânica
                                                2) erro grosseiro de navegação (ajudado pelo mau tempo e falta de visibilidade).
                                                3) falta de combustível


                                                Não quero acreditar que a tripulação com um piloto tão experiente saísse do Porto com combustível para 30 ou 40 km apenas, isso seria totalmente incompreensível, portanto estou mais inclinado para as duas primeiras hipóteses.

                                                Comentário


                                                  por aqui, quando está nevoeiro, especialmente na subida para Baltar, fica mesmo cerrado de todo

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                    Temos um PM que é uma vergonha

                                                    Para nao ver o seu nome falado nem se pronunciou, nem pesamos as familias nem nada
                                                    Para quê ? afinal, não é nada com ele, nunca é nada com ele......

                                                    Comentário


                                                      Não raras vezes a experiência é má conselheira....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                        Temos um PM que é uma vergonha

                                                        Para nao ver o seu nome falado nem se pronunciou, nem pesamos as familias nem nada
                                                        Eu ontem vi e ouvi-o pronunciar-se, diretamente creio que da Turquia.
                                                        Editado pela última vez por Sansoni7; 17 December 2018, 08:43.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                          Uma destas coisas:

                                                          1) falha mecânica
                                                          2) erro grosseiro de navegação (ajudado pelo mau tempo e falta de visibilidade).
                                                          3) falta de combustível


                                                          Não quero acreditar que a tripulação com um piloto tão experiente saísse do Porto com combustível para 30 ou 40 km apenas, isso seria totalmente incompreensível, portanto estou mais inclinado para as duas primeiras hipóteses.
                                                          A não ser que algo de muito mau se tivesse passado na cabeça do piloto e co-piloto não teriam levantado voo com muito pouco combustível, ainda para mais com as condições meteorológicas que estavam em Baltar.

                                                          Falando nas condições meteorológicas, as mesmas podem explicar voarem baixo. Baltar (como já foi dito por outro utilizador) tem aproximação unicamente visual, é necessário ver o chão e o aeroporto. Baltar não tendo METAR vou-me auxiliar da do Porto que à hora do acidente estava bastante feia. Não ficava surpreendido se tivessem estado a voar baixo simplesmente para estarem abaixo do tecto de nuvens e conseguirem ver o chão/aeroporto para fazer a aproximação visual, e não por terem feito um erro/ter havido um problema.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                            eu li que eles bateram num cabo ou algo assim, como é que voavam tão baixo ?
                                                            aquilo fica num monte, ou seja quando passaram la ficaram mais baixo, foi falta de orientacao passarem por ali.

                                                            e parece que a antena nao estava iluminada.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                                                              Falando nas condições meteorológicas, as mesmas podem explicar voarem baixo. Baltar (como já foi dito por outro utilizador) tem aproximação unicamente visual, é necessário ver o chão e o aeroporto. Baltar não tendo METAR vou-me auxiliar da do Porto que à hora do acidente estava bastante feia. Não ficava surpreendido se tivessem estado a voar baixo simplesmente para estarem abaixo do tecto de nuvens e conseguirem ver o chão/aeroporto para fazer a aproximação visual, e não por terem feito um erro/ter havido um problema.

                                                              Mas mesmo assim não seria normal passarem a 20 ou 30 metros do topo de uma serra à noite, certo? Se não tiver sido falha mecânica, tem de haver aqui um erro da tripulação. O mais certo na minha opinião é alguma desorientação e acharem que estão num sítio quando na verdade estão em outro (muito comum em outros acidentes).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X