Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O fim do automóvel como "objecto de posse"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu tenho um carro de renting, há cerca de um ano e meio, e não podia estar mais satisfeito. Claro que financeiramente não terei grandes vantagens em relação à posse do carro, salvo o descanso que implica esta opção - a estabilidade no orçamento mensal, acabaram-se as preocupações com manutenção não programada /grandes avarias.... E de quatro em quatro anos lá tenho um novo modelo, com todas as vantagens em conforto e segurança que isso implica (caso fosse carro meu, nunca trocaria de carro de 4 em 4 anos...).

    No sistema "antigo" (posse) tenho a mota... mas confesso que não me importava nada que existisse tb renting para as motas, seria claramente um potencial cliente.

    Quanto a sistemas de utilização de um serviço de condução por tempo/km's, sem viatura específica, venham eles, assim que a oferta seja suficiente para que os inconvenientes (estar à espera/procura de um carro, ou seja, não ter sempre um carro imediatamente disponível à nossa porta) sejam mínimos serei tb cliente. Já agora, quando a condução autónoma for uma realidade e este tipo de serviços for universal, basta uma fracção dos carros actualmente existentes para que cada pessoa tenha sempre disponível um carro para qualquer deslocação. Isso sim, vai ser uma diferença muito grande na forma como encaramos o automóvel.

    Comentário


      duvido que fora das cidades o automovel venha a não ser necessario no futuro, a não ser que exista tipo uma frota carros autonomos sempre disponivel a ser chamado e relativamente barato...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
        O renting é viável agora, mas esquecem-se que ao fim de 4 anos(ou menos) os carros são VENDIDOS.

        Se toda a gente aderisse ao renting, ninguem comprava carros, o que seria desses carros quando já não servisse a ninguém? A mensalidade do renting poderia baixar, mas provavelmente todas as despesas de manutenção ficariam a cargo do detentor do renting.

        Um mero exemplo, qual seria o preço do aluguer de um segmento C com 15 anos vs o preço de um novo? A diferença teria de ser muito grande para compensar, e os preços das manutenções poderiam disparar face ao risco de avaria(tanto à periocidade como ao preço).

        Com opção de renting haveria mais carros porque quem tem carro continuaria a ter mas trocava muito, mas muito mais frequentemente, e quem compra os usados aderia ao renting e deixava de comprar. Quase que aposto que antes destes rentings aparecerem a idade média do parque automóvel em Portugal era mais elevada.

        Acho que é o pormenor que não deve ser esquecido.

        Tudo tem o seu lugar, mas como alguém referiu atrás, não é por aparecer uma modalidade nova que a velha vai desaparecer.

        O que gostava de ver era o governo a agarrar o monopolio das empresas de sharing da cidade(trotinetes, bicicletas e carros), ficando tudo elétrico, cria boas infrastruturas para acondicionar os carros particulares nas entradas da cidade e dentro da cidade apenas se fizesse uso desse serviço através de um passe mensal.
        Já há rentings de usados recentes por acaso


        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
        Comprei o meu Focus há mais de 10 anos.

        Dei 25k e ainda deve valer 5k.

        Se tivesse ido para o modelo de subscrição por, imaginemos, 300€ por mês (valor um pco baixo até) tinha pago em 10 anos 36k! Não me parece q tenha gasto 11k em manutenção e seguros e ainda resta o valor residual q referi.
        E juros de por exemplo 1/2, 2/3, 3/4 da compra ? Ou no caso de compra a pronto o sacríficio de poupar para tal ?

        E como já disseram, como é óbvio pagas o fator ter carro novo a cada 4 anos (ou de 3 em 3) e pagas o fator conforto de ter tudo incluído.

        Tem de ser (pelo menos para mim), mas é uma seca de todos os anos andar a negociar seguros e pedir cotações a várias seguradoras, ir levar o carro à revisão e ficar sem carro 1 ou 2 dias por ano, ir à IPO, ir pedir preços de pneus e perder uma manhã para os ir meter etc. etc.



        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        Tudo muito certo e chegas ao último parágrafo e acabas a contrariar a tua própria ideia chegando à conclusão óbvia: qualquer renting é caro. Sempre mais caro que a compra. Podemos dar as voltas que quisermos mas ninguém nos vai oferecer nada e se não entramos com o capital, vamos pagar mais por isso.

        Como tal, sim, num mundo onde passamos a alugar tudo o que usamos -e estou a falar de bens de média e longa duração- entramos num mundo onde gastamos mais e ficamos mais vulneráveis a circunstâncias adversas.

        Mas continuem lá com a fé inabalável que nunca vão ter problemas, nunca vão ficar no desemprego e nunca vão ter uma diminuição do rendimento disponível para pagar todos essas subscrições e custos fixos.
        Pois, mas estás a assumir em manter um carro 8, 10, 12 anos etc. vs rentings.

        Como é óbvio num cenário de comprar novo e manter por exemplo 12 anos vais gastar muito menos que fazer 3 contratos de renting de 4 anos, mas ter carro novo de 4 em 4 anos tem de ter um custo. Sim é um luxo, mas paga-se...

        Podia estar aqui a discutir isto com n argumentos, mas é como diz o "eu", cada caso é um caso e pode haver casos em que o renting (sim mesmo a título particular) compensa.

        Apesar de até concordar que à partida a compra vai ser melhor negócio que o aluguer tal como concordo que a comparação custo total de 4 anos de rendas vs todos os custos de comprar e manter um carro 4 anos é "parva" porque ninguém com bom senso compra carros novos de 4 em 4 anos.


        E claro que ng dá nada a ng mas uma financeira consegue adquirir os carros a valores muito abaixo que um particular consegue, além de ela própria (no caso da Leaseplan por exemplo) os revender em usados fazendo também disso negócio.

        Portanto só por estes dois fatores tem uma margem que um particular não tem. Esta conversa dos descontos de frota aqui no fórum é muito gira mas o grosso dos particulares não tem acesso a isso, tal como a maioria das pessoas entrega os carros como retoma e não os vende a particular pelo que quer na compra quer na venda o cliente particular está logo a perder e não é pouco.

        Com o renting todos os fatores desaparecem da equação e também dá para "vender" o carro em caso de emergência, embora com uma bela penalização.

        Da mesma fora que se comprares um carro novo e tiveres de o vender ao fim de 2 anos levas tb com uma bela "penalização" na forma de uma retoma de se calhar uns 40/50% do valor em novo, e se fizeres muitos kms se calhar chega aos 60%...
        Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 March 2019, 15:42.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

          Pois, mas estás a assumir em manter um carro 8, 10, 12 anos etc. vs rentings.

          Como é óbvio num cenário de comprar novo e manter por exemplo 12 anos vais gastar muito menos que fazer 3 contratos de renting de 4 anos, mas ter carro novo de 4 em 4 anos tem de ter um custo. Sim é um luxo, mas paga-se...

          Podia estar aqui a discutir isto com n argumentos, mas é como diz o "eu", cada caso é um caso e pode haver casos em que o renting (sim mesmo a título particular) compensa.

          Apesar de até concordar que à partida a compra vai ser melhor negócio que o aluguer tal como concordo que a comparação custo total de 4 anos de rendas vs todos os custos de comprar e manter um carro 4 anos é "parva" porque ninguém com bom senso compra carros novos de 4 em 4 anos.


          E claro que ng dá nada a ng mas uma financeira consegue adquirir os carros a valores muito abaixo que um particular consegue, além de ela própria (no caso da Leaseplan por exemplo) os revender em usados fazendo também disso negócio.

          Portanto só por estes dois fatores tem uma margem que um particular não tem. Esta conversa dos descontos de frota aqui no fórum é muito gira mas o grosso dos particulares não tem acesso a isso, tal como a maioria das pessoas entrega os carros como retoma e não os vende a particular pelo que quer na compra quer na venda o cliente particular está logo a perder e não é pouco.

          Com o renting todos os fatores desaparecem da equação e também dá para "vender" o carro em caso de emergência, embora com uma bela penalização.

          Da mesma fora que se comprares um carro novo e tiveres de o vender ao fim de 2 anos levas tb com uma bela "penalização" na forma de uma retoma de se calhar uns 40/50% do valor em novo, e se fizeres muitos kms se calhar chega aos 60%...
          Se comprares novo e trocares a cada 4 anos, continua a ser mais barato.

          Se forem ver os valores residuais aos 4 anos, o valor de mercado em usado, mesmo à troca (e não a venda a particular), é superior.

          Comentário


            O fim do automóvel como "objecto de posse"

            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Se comprares novo e trocares a cada 4 anos, continua a ser mais barato.

            Se forem ver os valores residuais aos 4 anos, o valor de mercado em usado, mesmo à troca (e não a venda a particular), é superior.
            Vai depender de caso para caso, mas estás a incluir mesmo tudo nessas contas?

            E juros?

            Goste-se ou não de créditos é inegável que ter liquidez do nosso lado é uma grande vantagem além de que uma comparação justa tem de ser renting vs crédito a 100% pois num renting não entras com nada e estás a usufruir de um bem novo.

            Além do mais é preciso distinguir promos da Leaseplan vs ir ao site deles e escolher um carro “à toa”.


            Lembro-me de há uns anos ter feito as contas comparando umas promos de carrinhas do segmento C (e de uma Passat Variant 1.6 TDi também) com compra e o renting era mais vantajoso.

            Claro está que quem compra novo à partida mantém o carro pelo menos uns 8 anos e aí já acredito que a compra compense vs fazer 2 rentings de 4 anos.


            Eu gosto do “esquema” de comprar usado com 3/4/5 anos e vender com 7/8/9 anos.

            Em caso de azar pode-se prolongar a coisa até aos 10/11/12 anos.
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 March 2019, 16:20.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
              Vai depender de caso para caso, mas estás a incluir mesmo tudo nessas contas?

              E juros?

              Goste-se ou não de créditos é inegável que ter liquidez do nosso lado é uma grande vantagem além de que uma comparação justa tem de ser renting vs crédito a 100% pois num renting não entras com nada e estás a usufruir de um bem novo.

              Além do mais é preciso distinguir promos da Leaseplan vs ir ao site deles e escolher um carro “à toa”.


              Lembro-me de há uns anos ter feito as contas comparando umas promos de carrinhas do segmento C (e de uma Passat Variant 1.6 TDi também) com compra e o renting era mais vantajoso.

              Claro está que quem compra novo à partida mantém o carro pelo menos uns 8 anos e aí já acredito que a compra compense vs fazer 2 rentings de 4 anos.


              Eu gosto do “esquema” de comprar usado com 3/4/5 anos e vender com 7/8/9 anos.

              Em caso de azar pode-se prolongar a coisa até aos 10/11/12 anos.
              Estou a falar em termos gerais, obviamente que vais poder encontrar um ou outro exemplo onde o renting até nem custa muito mais e é muito competitivo.

              Mas basta ver mesmo veículos em promoções na leaseplan...

              Têm agora o Micra IG-T Acenta 90cv a 259€ mês, 48 meses, 40.000 kms (10k/ano). Isto dá em rendas 12432€.

              A Nissan vende o mesmo carro por 14.400 com retoma ou 17.150€ sem retoma + despesas. E isto são preços sem negociação em stand, portanto este veículo vai sair do stand muito provavelmente à volta dos 15.000 euros na pior das hipóteses, se não mesmo próximo dos 14k na maioria dos casos

              Alguém acredita que esse Micra só vai valer 1.500-3000€ daqui a 4 anos? O renting vai compensar por vir com o seguro DP incluído e manutenção para esses 4 anos, custos que dificilmente ultrapassarão algo como 2-3000€ nesse período?

              O pessoal fala muito mas a verdade é que o renting é bom mas quando é pago por outros. Assim é fácil ser bom, não nos sai do bolso
              Editado pela última vez por Andre; 06 March 2019, 17:11.

              Comentário


                Assumindo que o comprador tem os 14k para comprar o micra, de outro modo compra a crédito a pagar juros e se calhar ao fim já pagou mais 2/3k em cima... Mas esqueceu-se de fazer essas contas.


                PS - vê-se muito isso na compra de casa, "ah e tal paguei 350k por esta casa" esqueceu-se que está a pagar em 40 anos e no final largou outro tanto para o banco e para o estado.
                Editado pela última vez por Rasec; 06 March 2019, 17:34.

                Comentário


                  Sim como se tem visto os proprietários dos imóveis têm passado tempos difíceis Felizmente não tenho nenhum edifício na Av. da Liberdade!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Assumindo que o comprador tem os 14k para comprar o micra, de outro modo compra a crédito a pagar juros e se calhar ao fim já pagou mais 2/3k em cima... Mas esqueceu-se de fazer essas contas.


                    PS - vê-se muito isso na compra de casa, "ah e tal paguei 350k por esta casa" esqueceu-se que está a pagar em 40 anos e no final largou outro tanto para o banco e para o estado.
                    Por exemplo em rendas, já devo ter pago bem acima de 100K em 12 anos. Actualmente, com empréstimo devo estar a pagar menos 30-40% para o equivalente em arrendamento. Por outro lado, o renting provavelmente será uma forte alternativa para novo carro..

                    Comentário


                      Eu continuo a dizer que cada caso é um caso e não há respostas definitivas.

                      Dificilmente o renting fica mais barato que a posse, mas há casos em que a diferença de custo mensal é tão baixa (*) que se calhar vale a pena para algumas pessoas, nem que seja para evitar as dores de cabeça da venda/retoma do carro após x anos e a indefinição do valor da retoma.

                      Presumo que estamos a falar apenas de compras particulares, pois ao nível de empresas a discussão é outra, dado que o renting tem outras vantagens. E de vez em quando aparecem promoções fabulosas, como por exemplo esta que está atualmente em vigor na Audi: Audi A4 Avant 2.0 TDI 150cv S-Tronic por 355€/mês.


                      (*) Em alguns modelos que as empresas de renting conseguem a preços muitos especiais.
                      Editado pela última vez por eu; 06 March 2019, 18:53.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        Estou a falar em termos gerais, obviamente que vais poder encontrar um ou outro exemplo onde o renting até nem custa muito mais e é muito competitivo.

                        Mas basta ver mesmo veículos em promoções na leaseplan...

                        Têm agora o Micra IG-T Acenta 90cv a 259€ mês, 48 meses, 40.000 kms (10k/ano). Isto dá em rendas 12432€.

                        A Nissan vende o mesmo carro por 14.400 com retoma ou 17.150€ sem retoma + despesas. E isto são preços sem negociação em stand, portanto este veículo vai sair do stand muito provavelmente à volta dos 15.000 euros na pior das hipóteses, se não mesmo próximo dos 14k na maioria dos casos

                        Alguém acredita que esse Micra só vai valer 1.500-3000€ daqui a 4 anos? O renting vai compensar por vir com o seguro DP incluído e manutenção para esses 4 anos, custos que dificilmente ultrapassarão algo como 2-3000€ nesse período?

                        O pessoal fala muito mas a verdade é que o renting é bom mas quando é pago por outros. Assim é fácil ser bom, não nos sai do bolso
                        Ok nesse exemplo nem é preciso pensar muito e claramente é um mau negócio, além de que com 40k km um carro "está novo". Mais, sendo carro citadino para fazer poucos kms de qlq forma são carros que se aguentam mais anos pois acumulam poucos kms.

                        Mas pega na típica carrinha do segmento C diesel e pega em valores de renda de "€300 baixos". Lembro-me de Golfs e Astra carrinhas a €320/330 a 3 anos com tudo incluído e com 20 e até 25k km ao ano (no caso da Astra).

                        Neste caso mesmo assumindo uma compra a pronto (s/ juros portanto) ao fim de 3 anos e 75k km apenas a desvalorização por si só seria superior ao custo do renting, e isto sem somar IUC, pneus, revisões e seguro (nem as chatisses de ser proprietário e tratar destas coisas todas).


                        Eu até concordo ctg (lembrando-me de um post que fizeste aí há uns anos?) que no muito longo prazo fazer rentings ad eternum acaba por ser financeiramente "pesado" e pior negócio que comprar novo e trocar a cada 8 anos (por exemplo), mas em situações muito especificas da vida e graças a alguma promoção pode fazer o seu sentido.

                        É apenas isto que quero transmitir.


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Eu continuo a dizer que cada caso é um caso e não há respostas definitivas.

                        Dificilmente o renting fica mais barato que a posse, mas há casos em que a diferença de custo mensal é tão baixa (*) que se calhar vale a pena para algumas pessoas, nem que seja para evitar as dores de cabeça da venda/retoma do carro após x anos e a indefinição do valor da retoma.

                        Presumo que estamos a falar apenas de compras particulares, pois ao nível de empresas a discussão é outra, dado que o renting tem outras vantagens. E de vez em quando aparecem promoções fabulosas, como por exemplo esta que está atualmente em vigor na Audi: Audi A4 Avant 2.0 TDI 150cv S-Tronic por 355€/mês.


                        (*) Em alguns modelos que as empresas de renting conseguem a preços muitos especiais.
                        Exato, cada caso é um caso e o André foi buscar um exemplo mau apenas "to make a point"...

                        Onde está essa promo ? Isso é bom demais
                        Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 March 2019, 20:28.

                        Comentário


                          Completamente dentro do tópico e do post inicial, em dezembro assisti a uma apresentação de um dos gajos da Lyft, Raj Kapoor.
                          A visão deles é muito boa e interessante: os carros pessoais estão parados mais de 95% do tempo. O custo do espaço para parqueamento é brutal nas cidades grandes e não chega para todos, sendo estimada a necessidade actual de 3 vagas por cada carro.
                          Com o desenvolvimento dos carros eléctricos e completamente autónomos, deixa de haver business case (sorry o anglicismo parolo) para se ter carro pessoal. Usas quando e onde precisas, e como os carros eléctricos tem cerca de 100 partes móveis contra > 4000 nos de CI, podem estar sempre a circular com baixo custo de manutenção, o que reduz drasticamente a necessidade de espaço.

                          O impacto na indústria automóvel é brutal, bem como nas cidades, que podem passar a serem planeadas para pessoas e não para os carros.

                          Esqueçam os leasing, renting, ALD... O modelo futuro será mesmo não ter carro e pagar pela utilização individual, numa espécie de táxi 3.0.

                          Ainda levam muitos anos até lá chegarmos, mas a mudança é exponencial a partir de certo ponto.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                            Completamente dentro do tópico e do post inicial, em dezembro assisti a uma apresentação de um dos gajos da Lyft, Raj Kapoor.
                            A visão deles é muito boa e interessante: os carros pessoais estão parados mais de 95% do tempo. O custo do espaço para parqueamento é brutal nas cidades grandes e não chega para todos, sendo estimada a necessidade actual de 3 vagas por cada carro.
                            Com o desenvolvimento dos carros eléctricos e completamente autónomos, deixa de haver business case (sorry o anglicismo parolo) para se ter carro pessoal. Usas quando e onde precisas, e como os carros eléctricos tem cerca de 100 partes móveis contra > 4000 nos de CI, podem estar sempre a circular com baixo custo de manutenção, o que reduz drasticamente a necessidade de espaço.

                            O impacto na indústria automóvel é brutal, bem como nas cidades, que podem passar a serem planeadas para pessoas e não para os carros.

                            Esqueçam os leasing, renting, ALD... O modelo futuro será mesmo não ter carro e pagar pela utilização individual, numa espécie de táxi 3.0.

                            Ainda levam muitos anos até lá chegarmos, mas a mudança é exponencial a partir de certo ponto.
                            Os gajos da lyft estão a vender o seu ipo.

                            Podemos falar em teoria claro, qdo os modelos autónomos estiveram em condicoes daqui a 50 anos ou mais (ou nunca).

                            Falar agora dessa possibilidade é como um político q pretende ser eleito em Outubro dizer q vai acabar com as propinas... mas só daqui a 10 anos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                              Completamente dentro do tópico e do post inicial, em dezembro assisti a uma apresentação de um dos gajos da Lyft, Raj Kapoor.
                              A visão deles é muito boa e interessante: os carros pessoais estão parados mais de 95% do tempo. O custo do espaço para parqueamento é brutal nas cidades grandes e não chega para todos, sendo estimada a necessidade actual de 3 vagas por cada carro.
                              Com o desenvolvimento dos carros eléctricos e completamente autónomos, deixa de haver business case (sorry o anglicismo parolo) para se ter carro pessoal. Usas quando e onde precisas, e como os carros eléctricos tem cerca de 100 partes móveis contra > 4000 nos de CI, podem estar sempre a circular com baixo custo de manutenção, o que reduz drasticamente a necessidade de espaço.

                              O impacto na indústria automóvel é brutal, bem como nas cidades, que podem passar a serem planeadas para pessoas e não para os carros.

                              Esqueçam os leasing, renting, ALD... O modelo futuro será mesmo não ter carro e pagar pela utilização individual, numa espécie de táxi 3.0.

                              Ainda levam muitos anos até lá chegarmos, mas a mudança é exponencial a partir de certo ponto.
                              Mais uma vez, áreas densamente povoadas (cidades). Olho para a minha vida pessoal e profissional e não vejo esse modelo aplicado. Já o ser obrigado a dei car a viatura particular na entrada da cidade e recorrer a TP/viatura partilhada, para entrar. Parece-me mais plausível.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Mais uma vez, áreas densamente povoadas (cidades). Olho para a minha vida pessoal e profissional e não vejo esse modelo aplicado. Já o ser obrigado a dei car a viatura particular na entrada da cidade e recorrer a TP/viatura partilhada, para entrar. Parece-me mais plausível.
                                Como em tudo, não existe o "one fits all". Se servirem bem as áreas densamente povoadas já estão a substituir a grande maioria dos carros para um modelo de subscrição. Haverá sempre quem queira ter carro próprio ou não consiga usufruir, mas ao reduzir a escala de produção, os preços também sobem e cada vez mais vida artigo de luxo...

                                Quanto aos 50 anos até lá chegarmos, a Lyft já tinha carros 100% autónomos a circular em Las Vegas em dezembro, não sei se chegaram a outras cidades. A evolução e adopção do mercado segue uma curva quase exponencial. Eu apostava mais em 10~15 anos.

                                Comentário


                                  Na sequência deste tópico, a Lyft vai-se estrear em bolsa daqui a minutos.

                                  Que eu saiba é a primeira firma desde tipo de serviços que vai cotar em bolsa.

                                  O preço da IPO foi 72$. A expectativa do mercado é que valoriza nos primeiros dias. Já o futuro é altamente incerto. Nesse valor ela tem 24 mil milhões de $ de capitalização bolsista.

                                  Para mim o bom desta ipo é que, tratando-se de cotada, as contas vão ter q ser divulgados e aí é que se vai ver que tipo de lucro - ou prejuízo - é que empresas deste tipo vão ter. Para já são conhecidas por terem enormes necessidades de capital com prejuízos recorrentes.

                                  A Uber é do mesmo tipo desta Lyft embora tenha uma presença muito mais abrangente em termos de serviços.

                                  Comentário


                                    Este tópico fez-me lembrar o drama da "farramenta":

                                    Comentário


                                      Mal posso esperar por usar o marcedes do meu vizinho para dar umas belas passeatas ao fim de semana e ja agora espero que ele tenha o deposito cheio

                                      Comentário


                                        Ah! Então, aqui há uns 25 anos, foram os gajos da cooperativa que me levaram o carro que tinha estacionado à porta de casa. E eu a pensar que tinham sido os ladrões... Provavelmente deixaram-me os 50$00 algures e não os vi...

                                        Comentário


                                          Só vejo um problema neste modelo! É ir pegar num carro, que um marmelo qualquer utilizou horas/minutos antes para ir às amigas esvaziar o saco, e aseguir ir meter os meus filhos no banco de trás!

                                          Comentário


                                            O sistema já existe. Chama-se Drive Now...

                                            Só não tentem "Drive Now" o meu carro porque eu ainda sou tipo Texas de há 200 anos e, portanto, nem pensem tocar no meu cavalo!


                                            Também já há montes de Ubers e TVDE (ao princípio ainda me interroguei... mas porque raio a Televisão Alemã mandou para cá 3 carros? Ao 5º carro eu comecei a achar estranho e fui indagar o que era a televisão dos deutschland... )

                                            Comentário


                                              https://observador.pt/2019/05/01/car...co-de-doencas/

                                              Comentário


                                                Já aqui alguém falou das manchas de iogurte nos bancos traseiros que podem aparecer nos carros?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                  Já aqui alguém falou das manchas de iogurte nos bancos traseiros que podem aparecer nos carros?
                                                  E de chocolate! [emoji849][emoji16]

                                                  Comentário


                                                    E qual a diferença para os transported públicos?

                                                    https://www.standard.co.uk/news/tran...-a3540051.html

                                                    Comentário


                                                      Economicamente não é ventajoso ter um carro do leaseplan , sempre fica mais em conta comprar um.

                                                      Comentário


                                                        Vou começar a andar de taxi, estão sempre limpinhos e com um cheiro agradável

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                                          Economicamente não é ventajoso ter um carro do leaseplan , sempre fica mais em conta comprar um.
                                                          Mas alguém pensa que as empresas a financiar o uso de automóveis para perderem dinheiro ?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Vou começar a andar de taxi, estão sempre limpinhos e com um cheiro agradável
                                                            Apanha um que cheire a tabaco. Pode ser que ele fume o suficiente para matar a bicharada.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                                              Economicamente não é ventajoso ter um carro do leaseplan , sempre fica mais em conta comprar um.
                                                              Economicamente não é vantajoso ter filhos (por exemplo), não é por isso que as pessoas não os têm... A vida não é só economia ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X