Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O fim do automóvel como "objecto de posse"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Este fascínio, aparentemente moderno, pela modalidade da subscrição de serviços é ingénuo.

    Qualquer serviço de utilização constante é sempre mais caro se for alugado e não comprado.

    Mais, qualquer bem constitui capital. Capital esse que pode ser mobilizado/disponibilizado quando necessário.

    Uma vida onde o nosso rendimento flui directamente para dezenas de subscrições/alugueres é uma vida bem vulnerável se tivermos um problema. E para isso basta perder o emprego e o rendimento para alimentar as ditas subscrições.

    Portanto é tudo muito giro mas a posse de bens é um garante de estabilidade e capacidade de impacto e resistência a adversidades.
    Acho que não tens razão. Nem mesmo do ponto de vista meramente contabilístico.

    (Vamos lá a ver, o teu post eu já consigo comentar porque retrata o cenário geral posse/subscrição e não apenas os modelos urbanos do sharing, automatos e afins. Aí estou fora da discussão.)

    Penso que o automóvel é daqueles bens que deveria seguir generalizadamente um modelo de aluguer, a bem do consumidor. Ora vejamos:

    - Constitui capital? Meu caro, dás hoje 25k e amanhã se precisares de o mobilizar quanto te dão?

    - Deste 25k... se os tens e alugares estes ficam do teu lado. Se não os tens... estás a fazer um renting com intermediário (banco)... mas pior, tens o mono do teu lado, com todas as dores do envelhecimento, manutenção, etc e tal.

    - O modelo de aluguer deveria ser elástico de modo a poder acolher essas tais mudanças e/ou adversidades. Tiveste mais filhos? mudas de modelo. Mudaste de emprego para perto/longe? muda de carro. Deixaste de precisar? Entregas.

    - É completamente injusto dares uma batelada de dinheiro e passados 3 ou 4 anos se te rebentar o motor teres de ser tu a lidar com isso. Eles que lidem. O produto é deles, eles que se responsabilizem. idem com manutenções manhosas.

    - É completamente injusto passados 5 anos teres de ser tu a lidar com a desactualização do modelo: " Ahhhh.... mas isto é a gasolina! agora usa-se o gasóleo!!!" ; "ah... isto é rasteiro, agora só se vendem SUVs"; "Ah... o seu carro é cinza... só se usam brancos!". Aliás, o modo ou a diferença como uma marca te trata se estiverem a vender ou a re-comprar um produto que foram eles que produziram é quase cómico... da era da banha da cobra e do propagandista. É uma cena indigna dos tempos que vivemos.

    Se olharmos ao ciclo de vida do produto e ao peso deste no contexto doméstico familiar é um ferro autentico.

    Mesmo para quem tem o capital disponível, a compra de um automóvel é péssima. Mas no mundo real a maioria das pessoas até recorre ao crédito. Portanto na verdade une-se o pior dos dois mundos.

    O único real problema é que um renting é caro. E porquê??? Porque a marca já contabilizou tudo isto que eu enumerei... todas estas dores, todos estes riscos. Eles não são tolos, são empresas e o objectivo é simplesmente lucro, sejam carros ou venda de batatas.

    Comentário


      Bem... eu já estava preparado para dizer que estavas errado... não tivesse sido esse último parágrafo.


      Estás correcto.

      Comentário


        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
        Acho engraçade como alguém pode sequer equacionar que será benéfico financeiramente para o consumidor

        Ai ai sempre a tentar enganar... poderá eventualmente ser um nicho para alguns que queiram pagar bem por isso.. acho muito bem que paguem
        Cada caso é um caso, quanto custa ter um carro médio ?

        Por exemplo para alguém que tenha um Megane 1,5 dci ? Qual é o custo mensal ? Mesmo parado desvaloriza uns 300 euros/mês, mais seguros, IUC, manutenção, etc.

        Para alguém que ande pouco faz sentido pagar isto para ter o carro parado à porta ?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Bem... eu já estava preparado para dizer que estavas errado... não tivesse sido esse último parágrafo.


          Estás correcto.

          Mas esse último parágrafo encerra algumas subtilezas: nós compramos carros porque "eles" querem. O produtor é que decide e coloca esse produto mais barato/vantajoso nesse formato devido a tudo o que enumerei.

          Depois a subtileza é ler aqui pessoal com teorias da conspiração tipo " isso do renting e do sharing é o que 'eles' nos querem meter olhos a dentro".

          Como se uma pessoa hoje em dia não fosse vítima "deles" e não fizesse as escolhas condicionadas ao que nos proporcionam.

          Até a cor do carro que vamos comprar nos metem olhos a dentro. Chama-se "moda".

          Comentário


            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
            Cada caso é um caso, quanto custa ter um carro médio ?

            Por exemplo para alguém que tenha um Megane 1,5 dci ? Qual é o custo mensal ? Mesmo parado desvaloriza uns 300 euros/mês, mais seguros, IUC, manutenção, etc.

            Para alguém que ande pouco faz sentido pagar isto para ter o carro parado à porta ?
            Ande-se muito ou pouco, fazer a conta ao que custa ter um carro à porta é complexo. Tens demasiada incerteza, desde uma avaria a um valor de retoma completamente incerto.

            Um valor mensal acordado para um ano de uso é algo certo.

            E depois ainda se usa a incerteza da vida como argumento a favor da compra...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Mas esse último parágrafo encerra algumas subtilezas: nós compramos carros porque "eles" querem.
              (...)
              Isso já não sei… eu só sei que comprei carro porque sou estúpido.

              Já tinha dito a mim mesmo que era para andar com o 156 até parar, mas lá fui urso ao ponto de ir comprar carro novo.
              Ok… precisava de um carro que estivesse 100% disponível para levar o meu pai às consultas e tratamentos… e o 156 cada vez que precisava de uma peça ficava 1 mês à espera… Ainda assim, comprar carro novo é deitar dinheiro para o lixo…

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Isso já não sei… eu só sei que comprei carro porque sou estúpido.

                Já tinha dito a mim mesmo que era para andar com o 156 até parar, mas lá fui urso ao ponto de ir comprar carro novo.
                Ok… precisava de um carro que estivesse 100% disponível para levar o meu pai às consultas e tratamentos… e o 156 cada vez que precisava de uma peça ficava 1 mês à espera… Ainda assim, comprar carro novo é deitar dinheiro para o lixo…
                É a vida.

                Hoje também vou ser parvo. Lá vou comprar carro. [emoji23]

                Comentário


                  Por vezes não entendo certas linhas de argumentação, que defendem a opção A ou a opção B como sendo inegavelmente a melhor escolha, quando na realidade não há uma resposta genérica que se aplique a todos os cenários.

                  Nalguns cenários a posse continua a ser de longe a melhor escolha, e noutros cenários não. Estes cenários envolvem muitas variáveis: o estilo de vida, a frequência de utilização do automóvel, o capital disponível, os Kms anuais percorridos, a existência de transportes públicos, as perspetivas de futuro no que respeita a família, emprego, residência, enfim, uma miríade de fatores que se podem traduzir na frase "cada caso é um caso".

                  No meu caso particular, não tenho qualquer dúvida que a posse é a melhor solução.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Por vezes não entendo certas linhas de argumentação, que defendem a opção A ou a opção B como sendo inegavelmente a melhor escolha, quando na realidade não há uma resposta genérica que se aplique a todos os cenários.

                    Nalguns cenários a posse continua a ser de longe a melhor escolha, e noutros cenários não. Estes cenários envolvem muitas variáveis: o estilo de vida, a frequência de utilização do automóvel, o capital disponível, os Kms anuais percorridos, a existência de transportes públicos, as perspetivas de futuro no que respeita a família, emprego, residência, enfim, uma miríade de fatores que se podem traduzir na frase "cada caso é um caso".

                    No meu caso particular, não tenho qualquer dúvida que a posse é a melhor solução.
                    Sem dúvida.

                    Como disse lá para trás, em Maastricht seria parvo ter carro.

                    Em Portugal, no meu use case, seria parvo não ter.

                    Comentário


                      O renting é viável agora, mas esquecem-se que ao fim de 4 anos(ou menos) os carros são VENDIDOS.

                      Se toda a gente aderisse ao renting, ninguem comprava carros, o que seria desses carros quando já não servisse a ninguém? A mensalidade do renting poderia baixar, mas provavelmente todas as despesas de manutenção ficariam a cargo do detentor do renting.

                      Um mero exemplo, qual seria o preço do aluguer de um segmento C com 15 anos vs o preço de um novo? A diferença teria de ser muito grande para compensar, e os preços das manutenções poderiam disparar face ao risco de avaria(tanto à periocidade como ao preço).

                      Com opção de renting haveria mais carros porque quem tem carro continuaria a ter mas trocava muito, mas muito mais frequentemente, e quem compra os usados aderia ao renting e deixava de comprar. Quase que aposto que antes destes rentings aparecerem a idade média do parque automóvel em Portugal era mais elevada.

                      Acho que é o pormenor que não deve ser esquecido.

                      Tudo tem o seu lugar, mas como alguém referiu atrás, não é por aparecer uma modalidade nova que a velha vai desaparecer.

                      O que gostava de ver era o governo a agarrar o monopolio das empresas de sharing da cidade(trotinetes, bicicletas e carros), ficando tudo elétrico, cria boas infrastruturas para acondicionar os carros particulares nas entradas da cidade e dentro da cidade apenas se fizesse uso desse serviço através de um passe mensal.

                      Comentário


                        Comprei o meu Focus há mais de 10 anos.

                        Dei 25k e ainda deve valer 5k.

                        Se tivesse ido para o modelo de subscrição por, imaginemos, 300€ por mês (valor um pco baixo até) tinha pago em 10 anos 36k! Não me parece q tenha gasto 11k em manutenção e seguros e ainda resta o valor residual q referi.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                          Comprei o meu Focus há mais de 10 anos.

                          Dei 25k e ainda deve valer 5k.

                          Se tivesse ido para o modelo de subscrição por, imaginemos, 300€ por mês (valor um pco baixo até) tinha pago em 10 anos 36k! Não me parece q tenha gasto 11k em manutenção e seguros e ainda resta o valor residual q referi.
                          LA está, cada caso é um caso. Esse carro, comigo, já teria cerca de 400k km nesses 10 anos. No modelo que ando a ver, aluguer low cost semanal, o custo mensal sai abaixo disso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Acho que não tens razão. Nem mesmo do ponto de vista meramente contabilístico.

                            (Vamos lá a ver, o teu post eu já consigo comentar porque retrata o cenário geral posse/subscrição e não apenas os modelos urbanos do sharing, automatos e afins. Aí estou fora da discussão.)

                            Penso que o automóvel é daqueles bens que deveria seguir generalizadamente um modelo de aluguer, a bem do consumidor. Ora vejamos:

                            - Constitui capital? Meu caro, dás hoje 25k e amanhã se precisares de o mobilizar quanto te dão?

                            - Deste 25k... se os tens e alugares estes ficam do teu lado. Se não os tens... estás a fazer um renting com intermediário (banco)... mas pior, tens o mono do teu lado, com todas as dores do envelhecimento, manutenção, etc e tal.

                            - O modelo de aluguer deveria ser elástico de modo a poder acolher essas tais mudanças e/ou adversidades. Tiveste mais filhos? mudas de modelo. Mudaste de emprego para perto/longe? muda de carro. Deixaste de precisar? Entregas.

                            - É completamente injusto dares uma batelada de dinheiro e passados 3 ou 4 anos se te rebentar o motor teres de ser tu a lidar com isso. Eles que lidem. O produto é deles, eles que se responsabilizem. idem com manutenções manhosas.

                            - É completamente injusto passados 5 anos teres de ser tu a lidar com a desactualização do modelo: " Ahhhh.... mas isto é a gasolina! agora usa-se o gasóleo!!!" ; "ah... isto é rasteiro, agora só se vendem SUVs"; "Ah... o seu carro é cinza... só se usam brancos!". Aliás, o modo ou a diferença como uma marca te trata se estiverem a vender ou a re-comprar um produto que foram eles que produziram é quase cómico... da era da banha da cobra e do propagandista. É uma cena indigna dos tempos que vivemos.

                            Se olharmos ao ciclo de vida do produto e ao peso deste no contexto doméstico familiar é um ferro autentico.

                            Mesmo para quem tem o capital disponível, a compra de um automóvel é péssima. Mas no mundo real a maioria das pessoas até recorre ao crédito. Portanto na verdade une-se o pior dos dois mundos.

                            O único real problema é que um renting é caro. E porquê??? Porque a marca já contabilizou tudo isto que eu enumerei... todas estas dores, todos estes riscos. Eles não são tolos, são empresas e o objectivo é simplesmente lucro, sejam carros ou venda de batatas.
                            Tudo muito certo e chegas ao último parágrafo e acabas a contrariar a tua própria ideia chegando à conclusão óbvia: qualquer renting é caro. Sempre mais caro que a compra. Podemos dar as voltas que quisermos mas ninguém nos vai oferecer nada e se não entramos com o capital, vamos pagar mais por isso.

                            Como tal, sim, num mundo onde passamos a alugar tudo o que usamos -e estou a falar de bens de média e longa duração- entramos num mundo onde gastamos mais e ficamos mais vulneráveis a circunstâncias adversas.

                            Mas continuem lá com a fé inabalável que nunca vão ter problemas, nunca vão ficar no desemprego e nunca vão ter uma diminuição do rendimento disponível para pagar todos essas subscrições e custos fixos.

                            Comentário


                              No renting há também que ter em conta que habitualmente falam-se em valores de rendas para cerca de 20 mil kms anuais mas há quem faça o dobro disso e isso encarece as ditas rendas.

                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              LA está, cada caso é um caso. Esse carro, comigo, já teria cerca de 400k km nesses 10 anos. No modelo que ando a ver, aluguer low cost semanal, o custo mensal sai abaixo disso.
                              Nesse regime não há limite de kms? Ou é bastante folgado?

                              Comentário


                                A subscricao de um carro só faz sentido quando se tornar mais barato do que comprar.

                                Coisas como aluguer/renting/leasing/ALD/etc continuam a ter um elemento de posse única naquele momento e custam sensivelmente o mesmo do que a compra normal.

                                Quando se fala em subscricao nao vejo como ter um carro parado á porta mas sim o pagamento de uma quantia mensal para poder usufruir de um servico que é partilhado por várias pessoas. A disponibilidade pode nao ser a mesma que se tem quando se possui um carro (o carro nao está imediatamente disponível, é preciso esperar que ele chegue até nós, nao podemos deixar bens pessoais dentro do carro, etc).

                                Estar a falar de rentings é nao entender o que se está a falar aqui.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Por vezes não entendo certas linhas de argumentação, que defendem a opção A ou a opção B como sendo inegavelmente a melhor escolha, quando na realidade não há uma resposta genérica que se aplique a todos os cenários.

                                  Nalguns cenários a posse continua a ser de longe a melhor escolha, e noutros cenários não. Estes cenários envolvem muitas variáveis: o estilo de vida, a frequência de utilização do automóvel, o capital disponível, os Kms anuais percorridos, a existência de transportes públicos, as perspetivas de futuro no que respeita a família, emprego, residência, enfim, uma miríade de fatores que se podem traduzir na frase "cada caso é um caso".

                                  No meu caso particular, não tenho qualquer dúvida que a posse é a melhor solução.

                                  Aqui é que está o cerne da questão, pelo menos temos OPÇÂO de ESCOLHA, coisa que antes não havia e eramos obrigados a ver e ouvir aquilo que nos impingiam. O aparecimento destas aplicações de tv, musica, carsharing, etc.. são um Win/Win, ganham as empresas com a fidelização dos clientes e ganhamos nós com a variedade de oferta, e claro, só vai a todas quem quer...

                                  Já agora, quem tiver ai guito a mais que crie uma subscrição de Motosharing que acho que ainda não existe e fazia falta para quem quizesse dar uma voltinhas de vez em quando sem ter a obrigatoriadade de comprar uma... eu subscrevia..
                                  Editado pela última vez por oscarcc; 05 March 2019, 11:37.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                    No renting há também que ter em conta que habitualmente falam-se em valores de rendas para cerca de 20 mil kms anuais mas há quem faça o dobro disso e isso encarece as ditas rendas.


                                    Nesse regime não há limite de kms? Ou é bastante folgado?
                                    Existe muita variedade, e "sempre" alguma sem limite de km e com oferta do 2o condutor.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      LA está, cada caso é um caso. Esse carro, comigo, já teria cerca de 400k km nesses 10 anos. No modelo que ando a ver, aluguer low cost semanal, o custo mensal sai abaixo disso.
                                      Esse custo de aluguer mais baixo só faz sentido se o carro for semelhante.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                        Esse custo de aluguer mais baixo só faz sentido se o carro for semelhante.
                                        Sim. Não vou vender a Megane para andar de Corsa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                          Cada caso é um caso, quanto custa ter um carro médio ?

                                          Por exemplo para alguém que tenha um Megane 1,5 dci ? Qual é o custo mensal ? Mesmo parado desvaloriza uns 300 euros/mês, mais seguros, IUC, manutenção, etc.

                                          Para alguém que ande pouco faz sentido pagar isto para ter o carro parado à porta ?
                                          O problema são sempre os impostos + seguro. Quanto ao desvalorizar depende de ene factores, alguns que se podem ajustar e assim tornar a desvalorização menos onerosa.

                                          Esta ideia iria mexer com tantos interesses que me parece inviável. Não é uma UBER que mexe com "meia dúzia" de táxis.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                            No renting há também que ter em conta que habitualmente falam-se em valores de rendas para cerca de 20 mil kms anuais mas há quem faça o dobro disso e isso encarece as ditas rendas.


                                            Nesse regime não há limite de kms? Ou é bastante folgado?
                                            Nada disso....o que vejo colegas meus fazerem é comprarem um segundo carro e quando o outro anda perto do limite saltam para o "possuído"

                                            Comentário


                                              A opção existir é benéfico para o consumidor pois fica com mais oferta.

                                              Contudo, é importante perceber que os serviços existem para quem tem dinheiro para os subscrever.

                                              Às vezes parece que as pessoas se esquecem que é exatamente a acumulação do dinheiro que permite mais liberdade e independência e se a pessoa assim o entender, a subscrição de serviços.

                                              O trabalhar e subscrever serviços com o intuito de facilitar a vida no curto prazo ( objetivo da criação dos serviços), descurando a acumulação de capital, é dar um tiro no pé a médio/ longo prazo.

                                              Porque digo isto?

                                              Porque não me parece que o rendimento das pessoas lhes permita subscrever tantos serviços quantos os que aparecem e como é óbvio, é necessário educar as pessoas, ensinar-lhes a fazer contas e muito importante, não se deixarem deslumbrar com uma aparente facilidade momentânea.

                                              Acredito que este tipo de serviços surge porque é identificada a vontade por parte do consumidor na existência dos serviços mas não me parece que exista sustentabilidade financeira no país para a existência dos mesmos.

                                              Por exemplo, lemos frequentemente aqui sobre rentings de carros de elevado valor em outros países. No nosso quem é que opta por tal? Uma minoria pois o rendimento da maioria das pessoas não permite tal coisa. Como são poucos a aderir, o serviço não baixa de preço.

                                              Simples.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                Comprei o meu Focus há mais de 10 anos.

                                                Dei 25k e ainda deve valer 5k.

                                                Se tivesse ido para o modelo de subscrição por, imaginemos, 300€ por mês (valor um pco baixo até) tinha pago em 10 anos 36k! Não me parece q tenha gasto 11k em manutenção e seguros e ainda resta o valor residual q referi.
                                                Lá estão as contas da contabilidade a falhar: ninguém te faria um renting desse carro a 10 anos por 300 euros. O valor do renting é, acima de tudo, ditado pelo valor residual... por isso é que as marcas premium conseguem valores de renting simpáticos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  A subscricao de um carro só faz sentido quando se tornar mais barato do que comprar.

                                                  Coisas como aluguer/renting/leasing/ALD/etc continuam a ter um elemento de posse única naquele momento e custam sensivelmente o mesmo do que a compra normal.

                                                  Quando se fala em subscricao nao vejo como ter um carro parado á porta mas sim o pagamento de uma quantia mensal para poder usufruir de um servico que é partilhado por várias pessoas. A disponibilidade pode nao ser a mesma que se tem quando se possui um carro (o carro nao está imediatamente disponível, é preciso esperar que ele chegue até nós, nao podemos deixar bens pessoais dentro do carro, etc).

                                                  Estar a falar de rentings é nao entender o que se está a falar aqui
                                                  .
                                                  Pensava que o tópico podia ser abrangente no sentido da evolução do conceito que temos hoje maioritariamente (compra).

                                                  Repara, eu vejo com bons olhos o sharing numa urbe, mas no vasto território nacional (falando de Pt) é irreal.

                                                  No entanto isto não implica que veja com maus olhos a posse pura contra modelos derivados dos rentings, puros ou hibridos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    Pensava que o tópico podia ser abrangente no sentido da evolução do conceito que temos hoje maioritariamente (compra).

                                                    Repara, eu vejo com bons olhos o sharing numa urbe, mas no vasto território nacional (falando de Pt) é irreal.

                                                    No entanto isto não implica que veja com maus olhos a posse pura contra modelos derivados dos rentings, puros ou hibridos.
                                                    O renting automóvel nao deixa de ser a posse de um bem em todos os sentidos.

                                                    Comentário


                                                      O fim do automóvel como "objecto de posse"

                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      Lá estão as contas da contabilidade a falhar: ninguém te faria um renting desse carro a 10 anos por 300 euros. O valor do renting é, acima de tudo, ditado pelo valor residual... por isso é que as marcas premium conseguem valores de renting simpáticos.
                                                      Não percebi o teu post. Os 300 é mto ou pouco?

                                                      Foi um valor no “ar” q arranjei. Não me lembro de ver rentings de valor inferior, embora nunca tenho procurado. Só vi publicidade.

                                                      Comentário


                                                        Sim, são temas um pouco distintos.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

                                                          - É completamente injusto passados 5 anos teres de ser tu a lidar com a desactualização do modelo: " Ahhhh.... mas isto é a gasolina! agora usa-se o gasóleo!!!" ; "ah... isto é rasteiro, agora só se vendem SUVs"; "Ah... o seu carro é cinza... só se usam brancos!". Aliás, o modo ou a diferença como uma marca te trata se estiverem a vender ou a re-comprar um produto que foram eles que produziram é quase cómico... da era da banha da cobra e do propagandista. É uma cena indigna dos tempos que vivemos.


                                                          Uma cena indigna ?? LOL.

                                                          Esse parágrafo só coincide com quem é mesmo muito fraco de espírito e se preocupa demasiado com o que os outros pensam. Não estou dizer que é o teu caso.

                                                          EDITAR : ok acho que te referias à injustiça do mercado em retomas por ex, e não aquilo que referi.

                                                          Mas temos de lidar com oscilações do mercado, já sabemos que irão sempre existir.
                                                          Editado pela última vez por EscapeLivre; 05 March 2019, 13:22.

                                                          Comentário


                                                            Ultimamente tenho visto no facebook publicidade a renting de carros usados. Geralmente vw.
                                                            No meu caso, como geralmente compro semi-novo e para manter 6/7 anos, a compra compensa. Mas confesso que os rentings dos carros que me enchem mais o olho já estão a ficar a valores mais interessantes.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                              Comprei o meu Focus há mais de 10 anos.

                                                              Dei 25k e ainda deve valer 5k.

                                                              Se tivesse ido para o modelo de subscrição por, imaginemos, 300€ por mês (valor um pco baixo até) tinha pago em 10 anos 36k! Não me parece q tenha gasto 11k em manutenção e seguros e ainda resta o valor residual q referi.
                                                              A questão é que neste momento, em renting, já irias no 3º ou 4º carro, sendo que poderias andar com carros sempre com menos de quatro anos. Isso também tem um custo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X