Anúncio

Collapse
No announcement yet.

WI FI em casa: satisfeitos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
    Estou a pensar em mudar da NOS para a Vodafone aqui em casa. A qualidade da Wi-Fi é comparável? Não vou mexer com APs nem nada.
    Depende, vives numa vivenda ou andar? Eu pela experiência que tive com as 4 (incluindo a ex-CaboVisão, agora NOWO).

    Posso afirmar, que numa área de 140 metros quadrados, e o router colocado na entrada da casa, a Vodafone é superior, até ao router da MEO. Sou Meo, por causa da Maria, e para não dormir ao relento...

    Mas, se puder volto para a Vodafone, agora a minha empresa conseguiu fazer um acordo de parceria.

    Onde os funcionários, contratam serviços Vodafone, com desconto até 25% em relação ao que está tabelado.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por slblxs Ver Post
      Depende, vives numa vivenda ou andar? Eu pela experiência que tive com as 4 (incluindo a ex-CaboVisão, agora NOWO).

      Posso afirmar, que numa área de 140 metros quadrados, e o router colocado na entrada da casa, a Vodafone é superior, até ao router da MEO. Sou Meo, por causa da Maria, e para não dormir ao relento...

      Mas, se puder volto para a Vodafone, agora a minha empresa conseguiu fazer um acordo de parceria.

      Onde os funcionários, contratam serviços Vodafone, com desconto até 25% em relação ao que está tabelado.
      Apartamento. Há um mix de NOS e Vodafone à minha volta. Mas tenho a sensação que o sinal da Vodafone é mais forte

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
        Apartamento. Há um mix de NOS e Vodafone à minha volta. Mas tenho a sensação que o sinal da Vodafone é mais forte
        Parte para a Vodafone. Tens fibra ? Segundo o que vi, és de Gaia certo?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por slblxs Ver Post
          Parte para a Vodafone. Tens fibra ? Segundo o que vi, és de Gaia certo?
          Sim e sim

          Atualmente já tenho fibra, mas acho que a Vodafone é uma melhor aposta

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
            Sim e sim

            Atualmente já tenho fibra, mas acho que a Vodafone é uma melhor aposta

            Negoceia com eles um bom valor, e na minha opinião ficas bem servido. Agora estão com a promoção do HBO, em sinal aberto.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
              O que li tanto no forum da própria Vodafone (de clientes) como no Zwame eram n queixas de pessoal que não estava (agora em Março 2019) a conseguir ter um ONT sequer separado do router - que agora é tudo junto (Smart Router)

              https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equi...7W/td-p/324809

              Só para não andar com invenções e chatear-me já que o serviço tv e net de ambos é semelhante, mantive a NOS e refidelizei-me e mais 6euros pela UMA 4K + velocidade de net que implicou trocar o router que tinha da Zon ainda o "barbatana"

              Não uso routers da Asus mas li isso que indicas sim.
              Meteram-te o Hub 4.0? Que tal está isso? Já li queixas "fortes" sobre isso.
              Por exemplo na casa dos meus pais ainda lá está a meia lua, mas na versão v1 (para ai de 2010 ), que veio substituir essa torre hitron que tinhas.
              Relativamente à Vodafone eu sei aquilo que fiz na altura. Actualmente não sei se falando com eles não fazem o "jeito". Não faz sentido, para utilizadores avançados, ter ali mais um aparelho altamente limitado a fazer duplo NAT (o smart router nem faz uplink/bridge). Estou a chegar à altura de renegociar o contrato com eles, tenho de ter cuidado na negociação

              Comentário


                #67
                Agradeço as ajudas.

                Tenho desde ontem um Devolo Magic 2 Wi Fi Mesh em testes durante as próximas 2 semanas.
                Até agora, as medições estão melhores mas ainda é cedo para avaliar. Tenho de ver também a questão da estabilidade.

                Comentário


                  #68
                  Deixo aqui uns testes que fiz da cobertura wifi em casa. Com o router da vodafone não tenho cobertura num dos quartos, com umas ferramentas de medição que tenho lá meti e comprovou-se.
                  Tenho o router na sala e o AP no corredor. Dá ideia que o AP tem melhor comportamento que o router da vodafone, também tem haver com a posição...
                  RT Vodafone

                  Apenas AP

                  RT + AP

                  Isto em 2.4ghz

                  Isto o ideal era ter vários routers na mesma casa para um teste mais correcto.

                  EDIT: meti o AP no mesmo local do Router VDF e aparenta ter menos cobertura


                  Por vezes podemos ter bons equipamentos mas se não tiverem bem posicionados, esquece não esperem milagres.
                  No meu caso em particular tive de deixar o router na sala que é o canto da casa, mas tenho noção que não é o melhor.
                  Ficheiros anexados
                  Editado pela última vez por fabiodobill20; 05 April 2019, 18:27.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    Meteram-te o Hub 4.0? Que tal está isso? Já li queixas "fortes" sobre isso.
                    Por exemplo na casa dos meus pais ainda lá está a meia lua, mas na versão v1 (para ai de 2010 ), que veio substituir essa torre hitron que tinhas.
                    Relativamente à Vodafone eu sei aquilo que fiz na altura. Actualmente não sei se falando com eles não fazem o "jeito". Não faz sentido, para utilizadores avançados, ter ali mais um aparelho altamente limitado a fazer duplo NAT (o smart router nem faz uplink/bridge). Estou a chegar à altura de renegociar o contrato com eles, tenho de ter cuidado na negociação
                    Sim. Colocaram esse. Mas está apenas como "modem" já que desliguei wifi, acesso remoto, dhcp, etc. e apenas bridge na porta 4 para um router meu.

                    Até ver, tem cerca de 2 semanas, está tudo ok, funciona sem quebras e na velocidade contratada.

                    Comentário


                      #70
                      WI FI em casa: satisfeitos?

                      Penso ter lido há dias aqui neste tópico (mas agora não encontro) que a Vodafone não permite ligação em modo bridge. É verdade? Ou seja, não posso desabilitar o Wi-Fi do router da Vodafone, ligar por cabo Ethernet o router ao meu router particular, e criar a rede Wi-Fi neste?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        Penso ter lido há dias aqui neste tópico (mas agora não encontro) que a Vodafone não permite ligação em modo bridge. É verdade? Ou seja, não posso desabilitar o Wi-Fi do router da Vodafone, ligar por cabo Ethernet o router ao meu router particular, e criar a rede Wi-Fi neste?
                        Não permite modo bridge o router da vodafone, no entanto se só queres bridge para usar o wifi do teu router o facto de não ter bridge não te impede.
                        Tens é de criar 2 gateways para isso funcionar.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                          Não permite modo bridge o router da vodafone, no entanto se só queres bridge para usar o wifi do teu router o facto de não ter bridge não te impede.
                          Tens é de criar 2 gateways para isso funcionar.
                          Troca-me isso por miúdos por favor, que eu percebo pouco de redes. O mod bridge afinal é o quê? Pensei que fosse precisamente aquilo que me permitiria fazer o que descrevi, mas já vi que estou enganado.
                          Obrigado!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Troca-me isso por miúdos por favor, que eu percebo pouco de redes. O mod bridge afinal é o quê? Pensei que fosse precisamente aquilo que me permitiria fazer o que descrevi, mas já vi que estou enganado.
                            Obrigado!
                            Mode bridge é uma ponte em que apenas encaminha os dados "nada" é processado pela gateway em que essa função está aplicada.
                            No teu caso se queres aumentar a cobertura de rede WIFI aconselho a comprares AP´s, em que ficas com 1 router da VDF (192.168.1.1) e assim que vais ligar ao AP todos os IP´s que geras são da responsabilidade do router da VDF. AP funciona como um mode bridge, em que basicamente existem para encaminhar os dados.

                            Agora se tu tens outro router com WIFI e queres manter os 2 routers, tens de fazer o seguinte. A gateway VDF 192.168.1.1 podes manter, mas o teu router tem de estar numa gama diferente, 192.168.2.1 por ex. Caso não o faças vais estar em conflito com o 1º router, e quando ligas os hosts não sabem quem é o servidor dhcp.
                            O problema disto é que ficas com 2 redes diferentes. Podes meter por ex. o router VDF apenas para iptv e voip e o teu router para pc´s.... O problema pode é depois ser abertura de portas, NAT´s.....enfim. Com 2 redes é mais lixo.

                            A verdade que seja dita o router de qualquer operadora para particulares é uma grande porcaria, e quem trabalha em redes sabe o quão limitados são. Eu como ainda não me apeteceu decifrar a questão do IPTV deixei andar...
                            Editado pela última vez por fabiodobill20; 06 April 2019, 17:04.

                            Comentário


                              #74
                              Há uns dias queixei-me aqui dos 30 Mbps em down por wi-fi e até disse que nem tinha cabos de rede há muitos anos. Pois era verdade!

                              Ontem cheguei a casa e não tinha placa de rede... 30 minutos antes tudo funcionava bem, 30 minutos depois e havia uma anomalia no hardware...

                              Hacker? Ignoro!

                              Andei à busca de um cabo de rede mas realmente não consegui encontrar nada cá por casa! Lá fui comprar um de 4 metros à loja da esquina... 4,5€

                              Lá me consegui ligar à net e reinstalar a placa e 3 novos drivers que a Microsoft dizia estarem update! Obrigado Intel... se a gente fosse a confiar na Microsoft ainda hoje estaria sem wi-fi...

                              Bem! Vem isto a propósito de hoje ter o cabo de rede ligado e ver uns agradáveis 216 Mbps em down, 20 em up e 10ms de latência.

                              Não conheço os dados actuais em wi-fi... mas enquanto estiver a menos de 4 metros do router da NOS não tiro o cabo!


                              Nunca tive net tão rápida... melhor que isto só um Rover!

                              Comentário


                                #75
                                Ora, pegando neste tópico, coloco umas questões:

                                1) o meu portátil está ligado por cabo de rede ao router MEO Fiber Gateway, e nos ultimos dias tenho tido problemas ao fazer upload de ficheiros no portal da empresa para a qual trabalho. Mais nenhum colega se queixa, e aparentemente o problema é meu. Após desligar o router, e andar para aqui ás voltas, lembrei-me de desligar o cabo de rede e me ligar por wifi e, para minha surpresa, o problema desapareceu! No entanto, ao navegar noutros sites, ligado por cabo de rede, não tenho tido problemas. O que poderá causar isto? A minha placa de rede? Outra hipóteses?

                                2) devido a este problema, tenho estado ligado por wifi, mas só consigo velocidades de down/up na casa dos 40/50Mb, isto a 4/5m do router e sem qualquer barreira entre este e o pc. De referir que o meu portátil não tem placa gigabit (acho que é isto) e não consigo passar dos 90 e muitos Mb, mesmo por cabo de rede. Hoje, em casa dos meus sogros, também com fibra MEO, e com um router dos mais baratinhos TP-Link, ligado por wifi consigo os mesmos 90 e muitos Mb, tanto em down como em up, que consigo em casa (e aqui) ligado por cabo de rede. Ok que estou a 1m do router, mas acho que não é só isso.

                                3) assim pergunto aos entendidos; se colocar um router como deve ser em casa, provavelmente conseguirei as mesmas velocidades? É que assim, borrifava-me para o cabo de rede, e ligava-me apenas por wifi, com a mesma velocidade. Se sim, que router bonzinho me aconselham, com preços comedidos, diria até 50€ sensivelmente?

                                EDIT: já agora, posso apenas ligar o novo router, através de cabo de rede, ao Fiber Gateway, para que funcione bem?
                                Editado pela última vez por Vanquish; 19 April 2019, 20:37.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Ora, pegando neste tópico, coloco umas questões:

                                  1) o meu portátil está ligado por cabo de rede ao router MEO Fiber Gateway, e nos ultimos dias tenho tido problemas ao fazer upload de ficheiros no portal da empresa para a qual trabalho. Mais nenhum colega se queixa, e aparentemente o problema é meu. Após desligar o router, e andar para aqui ás voltas, lembrei-me de desligar o cabo de rede e me ligar por wifi e, para minha surpresa, o problema desapareceu! No entanto, ao navegar noutros sites, ligado por cabo de rede, não tenho tido problemas. O que poderá causar isto? A minha placa de rede? Outra hipóteses?

                                  2) devido a este problema, tenho estado ligado por wifi, mas só consigo velocidades de down/up na casa dos 40/50Mb, isto a 4/5m do router e sem qualquer barreira entre este e o pc. De referir que o meu portátil não tem placa gigabit (acho que é isto) e não consigo passar dos 90 e muitos Mb, mesmo por cabo de rede. Hoje, em casa dos meus sogros, também com fibra MEO, e com um router dos mais baratinhos TP-Link, ligado por wifi consigo os mesmos 90 e muitos Mb, tanto em down como em up, que consigo em casa (e aqui) ligado por cabo de rede. Ok que estou a 1m do router, mas acho que não é só isso.

                                  3) assim pergunto aos entendidos; se colocar um router como deve ser em casa, provavelmente conseguirei as mesmas velocidades? É que assim, borrifava-me para o cabo de rede, e ligava-me apenas por wifi, com a mesma velocidade. Se sim, que router bonzinho me aconselham, com preços comedidos, diria até 50€ sensivelmente?

                                  EDIT: já agora, posso apenas ligar o novo router, através de cabo de rede, ao Fiber Gateway, para que funcione bem?
                                  Não conheço o equipamento da Meo mas posso assumir que tens a fibra num equipamento (ONT) e o router/gateway noutro? Podes ligar um router novo ao antigo mas apenas se o colocares em modo gateway. Depreendo que não sejas muito entendido na matéria pelo que teres duplo NAT seria um problema, se o teu router não suportar modo gateway/router.

                                  Outra alternativa, se não usares o telefone e confirmando-se a separação do ONT do Router actual, é comprares um router Asus com firmware Merlin que cria automaticamente as Vlan para IPTV e Internet permitindo-te eliminar completamente o router da equação.. Sempre é melhor que os routers do operador e terás mais velocidade/estabilidade.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                    Não conheço o equipamento da Meo mas posso assumir que tens a fibra num equipamento (ONT) e o router/gateway noutro? Podes ligar um router novo ao antigo mas apenas se o colocares em modo gateway. Depreendo que não sejas muito entendido na matéria pelo que teres duplo NAT seria um problema, se o teu router não suportar modo gateway/router.

                                    Outra alternativa, se não usares o telefone e confirmando-se a separação do ONT do Router actual, é comprares um router Asus com firmware Merlin que cria automaticamente as Vlan para IPTV e Internet permitindo-te eliminar completamente o router da equação.. Sempre é melhor que os routers do operador e terás mais velocidade/estabilidade.
                                    O equipamento é este:

                                    https://pplware.sapo.pt/tutoriais/ro...5-coisas-pode/

                                    O ONT está integrado.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      O equipamento é este:https://pplware.sapo.pt/tutoriais/ro...5-coisas-pode/O ONT está integrado.
                                      Então estás tramado e agarrado a isso. Já estava na altura dos ISP meterem firmwares de jeito nos equipamentos deles. Isto está a ficar muito limitativo, especialmente com duplo NAT

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                        Então estás tramado e agarrado a isso. Já estava na altura dos ISP meterem firmwares de jeito nos equipamentos deles. Isto está a ficar muito limitativo, especialmente com duplo NAT
                                        Quer então dizer que ligar simplesmente um outro modem a este não resulta?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Quer então dizer que ligar simplesmente um outro modem a este não resulta?
                                          Esse router da Meo em termos de WiFi não costuma desiludir.

                                          O ponto negativo é o firmware dele não permitir grandes alterações nele, mas felizmente têm modo Bridge que permite ligar qualquer router nele na porta 4.

                                          A box da Meo têm que estar ligada diretamente Meo Fiber Gateway.

                                          https://pplware.sapo.pt/tutoriais/ro...egundo-router/

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                            Esse router da Meo em termos de WiFi não costuma desiludir.

                                            O ponto negativo é o firmware dele não permitir grandes alterações nele, mas felizmente têm modo Bridge que permite ligar qualquer router nele na porta 4.

                                            A box da Meo têm que estar ligada diretamente Meo Fiber Gateway.

                                            https://pplware.sapo.pt/tutoriais/ro...egundo-router/
                                            Pois, mas o que é certo é que consigo melhores velocidades com este TP-Link básico que está aqui junto de mim...

                                            Então dá, porreiro!

                                            E o que é que aconselhas, dentro de valores comedidos, diria 50€.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Quer então dizer que ligar simplesmente um outro modem a este não resulta?
                                              Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                              Esse router da Meo em termos de WiFi não costuma desiludir.

                                              O ponto negativo é o firmware dele não permitir grandes alterações nele, mas felizmente têm modo Bridge que permite ligar qualquer router nele na porta 4.

                                              A box da Meo têm que estar ligada diretamente Meo Fiber Gateway.

                                              https://pplware.sapo.pt/tutoriais/ro...egundo-router/
                                              Se suporta bridge estás safo.


                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Pois, mas o que é certo é que consigo melhores velocidades com este TP-Link básico que está aqui junto de mim...

                                              Então dá, porreiro!

                                              E o que é que aconselhas, dentro de valores comedidos, diria 50€.
                                              Duplica o orçamento e compra algo da Asus ou TP link. Algo que tenha AC e MIMO.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                Se a casa for grande e/ou zonas com muitos obstáculos e muita saturação da rede não há muita volta a dar do que uma rede "mesh".

                                                No entanto os preços são altos.
                                                Em relação às marcas já depende muito dos gostos e funcionalidades. A DLink tem boa reputação, não li sobre aquele equipamento em concreto, mas diria que é uma boa opção.
                                                Os principais obstáculos são espelhos, paredes de azulejos/mosaicos vidrados, etc.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                  Se suporta bridge estás safo.

                                                  Duplica o orçamento e compra algo da Asus ou TP link. Algo que tenha AC e MIMO.
                                                  Será que é preciso duplicar o orçamento?

                                                  Este, por exemplo, não cumprirá?

                                                  https://www.amazon.es/TP-Link-Archer...gateway&sr=8-2

                                                  Ou algum destes, dentro desses preços:

                                                  https://www.amazon.es/s?k=router+mim...bnav_search_go

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    TP-Link, cuidado com alguns produtos/modelos que alguns deles têm firmwares completamente "bugados"/"marados"...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Boas pessoal, desculpem desenterrar isto, mas tenho uma duvida que gostava que me esclarecem e o @vash mencionou isso.

                                                      Eu tenho o router da meo no sotão, 1 Acess Point Asus na cozinha e outro Acess Point Asus num anexo lá fora, tudo ligado por cabo de rede (RTAC1200 já agora). No entanto a Internet está constantemente a falhar e às vezes nem me consigo conectar. Por isso vou investir num sistema mesh, num BOM sistema mesh, talvez os da Netgear Orbit RK50. A questão é, como seria a configuração e se iria funcionar. Ou seja, o router da meo iria manter-se ? Eu poderia conectar as 2 ou 3 torres do mesh por cabo de rede ? Qual seria a melhor configuração no meu caso ?

                                                      Obrigado pela ajuda pessoal, desde já!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por FoXes Ver Post
                                                        Boas pessoal, desculpem desenterrar isto, mas tenho uma duvida que gostava que me esclarecem e o @vash mencionou isso.

                                                        Eu tenho o router da meo no sotão, 1 Acess Point Asus na cozinha e outro Acess Point Asus num anexo lá fora, tudo ligado por cabo de rede (RTAC1200 já agora). No entanto a Internet está constantemente a falhar e às vezes nem me consigo conectar. Por isso vou investir num sistema mesh, num BOM sistema mesh, talvez os da Netgear Orbit RK50. A questão é, como seria a configuração e se iria funcionar. Ou seja, o router da meo iria manter-se ? Eu poderia conectar as 2 ou 3 torres do mesh por cabo de rede ? Qual seria a melhor configuração no meu caso ?

                                                        Obrigado pela ajuda pessoal, desde já!
                                                        Boas,
                                                        A ideia do mesh é não ter cabos entre o ponto central (junto ao router da meo) e os outros.
                                                        O router meo continua a trabalhar mas com o wifi desligado. Ligas um router mesh por cabo ao meo e o resto so precisa de energia.

                                                        Vê os routers mesh Nokia Beacon 3, são dos melhores (se não fores os melhores) do mercado.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                          Boas,
                                                          A ideia do mesh é não ter cabos entre o ponto central (junto ao router da meo) e os outros.
                                                          O router meo continua a trabalhar mas com o wifi desligado. Ligas um router mesh por cabo ao meo e o resto so precisa de energia.

                                                          Vê os routers mesh Nokia Beacon 3, são dos melhores (se não fores os melhores) do mercado.
                                                          Obrigado pela resposta!
                                                          so mais uma questão, esse router mesh ligado por cabo ao router meo pode ficar ligado longe do router meo ? DIgo isto porque onde está o router meo não preciso de net, e assim ganhava logo noutro sítio que me interessa

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por FoXes Ver Post
                                                            Obrigado pela resposta!
                                                            so mais uma questão, esse router mesh ligado por cabo ao router meo pode ficar ligado longe do router meo ? DIgo isto porque onde está o router meo não preciso de net, e assim ganhava logo noutro sítio que me interessa
                                                            Sim, podes ter 100m de cabo pelo meio.
                                                            Se já tens os cabos passados, podes ligá-los também por cabo, mas não é necessário.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                              Sim, podes ter 100m de cabo pelo meio.
                                                              Se já tens os cabos passados, podes ligá-los também por cabo, mas não é necessário.
                                                              Isso é perfeito!
                                                              eu gostaria por cabo porque uma das torres está a uns 25 metros de distância e não sei se captará bem o sinal mas depois logo vejo se dá ou não

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X