Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trágico acidente com autocarro na Madeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
    Reparaste que fizeste a pergunta e tu mesmo respondeste à pergunta?
    Por acaso não.....

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
      Essa estrada faz poucos anos estava num estado deplorável, é uma zona bastante estreita e depois do hotel apenas começa no sentido descendente pouco antes da curva, só que a curva é bastante fechada...e sem travões como é a hipótese... não há possibilidade...se não fosse nessa curva era na seguinte que é ainda mais fechada...e iria contra uma parede...

      Dado o transito da zona não sei como não há mais carros envolvidos...

      Acho que a questão cinto também teve relação no desfecho...

      Por mera curiosidade...a responsabilidade da colocação do cinto é única e exclusiva do passageiro ou existirá alguma lei que obriga ao motorista essa confirmação prévia antes de iniciar a viagem?
      Acho que o motorista/tour leader/guia terá apenas a obrigação de avisar os passageiros que devem ter o cinto colocado. Depois a responsabilidade passa para cada um dos passageiros.

      Comentário


        #63
        Um verdadeiro e real desastre, põe a um canto qualquer burburinho de combustíveis ou incêndios em catedrais...

        Não há nada que pague uma vida.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ricky5 Ver Post
          E a sucata da Vimeca também... Ainda hoje andei à chuva dentro de um autocarro e houve uma pessoa que ia ficando entalada a sair porque as portas não funcionaram como era suposto funcionarem (já nem apitam a fechar). Nem vou falar de bancos a abanar, ruidos e vibrações do motor e das rodas (tal o relaxamento da coisa) que nem os headphones absorvem...

          Sent from my BLN-L21 using Tapatalk
          Meu, vimeca tá tudo podre....parecem os ibizas reprogramados a mandar nuvens

          Comentário


            #65
            Autocarro é irizar, espanhol provavelmente.
            É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
            Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Autocarro é irizar, espanhol provavelmente.
              É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
              Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
              Qualquer autocarro, do chassis para cima tem pouca resistência estrutural. Não está dimensionado para aguentar uns quantos capotamentos como o que sofreu.

              Comentário


                #67
                E depois temos de olhar ao acidente em si, o local, etc. Não basta olhar ao veículo.

                Aliás há acidentes a que nenhum veículo resiste.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                  Qualquer autocarro, do chassis para cima tem pouca resistência estrutural. Não está dimensionado para aguentar uns quantos capotamentos como o que sofreu.
                  Por acaso estive a ler a regulamentação ontem à noite (ECE R66). Há vários formas de se construir uma carroçaria, não é linear.

                  O q me parece aqui é que capotou várias vezes e a regulamentação apenas concedera 1 capotamento.




                  Não consegui perceber se essa regulamentação é mesmo obrigatória ou apenas recomendação. Ou se está em vigor até neste caso em 2013...
                  Mas isso é trabalho dos investigadores se quiserem dar-se a esse trabalho.

                  Edit: Parece que é facultativo mesmo.
                  Editado pela última vez por ; 18 April 2019, 09:07.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                    Pelo que vejo é mesmo atrás. Tem a saida do hotel, uma reta, e depois uma espécie de cruzamento onde o autocarro se despistou...

                    https://www.google.pt/maps/place/Qui...-PT&authuser=0
                    Entendido. Não houve tempo de reagir depois de perceber a falha...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Autocarro é irizar, espanhol provavelmente.
                      É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
                      Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
                      O Reg66 é muito académico, não reflectindo de forma alguma um acidente como este.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post

                        Por mera curiosidade...a responsabilidade da colocação do cinto é única e exclusiva do passageiro ou existirá alguma lei que obriga ao motorista essa confirmação prévia antes de iniciar a viagem?

                        encontrei isto

                        Artigo 10.º
                        Informação da obrigação do uso do cinto de segurança

                        1 - Os passageiros de automóveis pesados de passageiros devem ser informados de que, quando se encontrem sentados e os veículos estejam em marcha, são obrigados a usar o cinto de segurança.
                        2 - A informação a que se refere o número anterior deve ser dada por um dos seguintes modos:
                        a) Pelo condutor;
                        b) Pelo revisor, guia ou pessoa nomeada chefe de grupo;
                        c) Por meios áudio-visuais;
                        d) Através da colocação nos assentos do pictograma constante do gráfico II anexo ao presente Regulamento.

                        Comentário


                          #72
                          Pelos relatos e pelo que se consegue ver nas imagens cctv que circulam por aí, a teoria de falha de travões faz sentido.

                          O motorista ao aperceber-se do problema terá tentado usar os muros/casas do lado direito para abrandar o veículo sem sucesso e ao aproximar-se da curva terá tentado bater do lado esquerdo, o veiculo tombou para a direita mas a inércia fê-lo continuar a rebolar, caindo da ravina até ser travado pela casa.

                          Devem ter sido momentos absolutamente angustiantes para o motorista e passageiros ao aperceberem-se do que estava a acontecer...

                          A confirmar-se esta teoria gostava de saber se ele tentou o travão de mão.

                          Outra teoria (espero que não..) é se houve confusão nos pedais...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            O Reg66 é muito académico, não reflectindo de forma alguma um acidente como este.
                            Mas independentemente disso, não é ciência aerospacial.
                            É uma questão de matérias, tipos de união e geometria...
                            No final é uma questão económica apenas q está nas mãos dos fabricantes.
                            Ainda assim, não é tema novo este.

                            Comentário


                              #74
                              Pois mas....travão de mão nos pesados é travão mecânico ou tambem é accionado pelo compressor de ar ?

                              Comentário


                                #75
                                Vamos ver o resultado das investigações. Até agora, são apenas suposições. Estou bastante curioso para saber o que aconteceu, principalmente para evitar que se repita. A minha mulher anda em bichos identicos todos os dias, e em estradas semelhantes (Douro) Deixa sempre um certo receio.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Ricky5 Ver Post
                                  E a sucata da Vimeca também... Ainda hoje andei à chuva dentro de um autocarro e houve uma pessoa que ia ficando entalada a sair porque as portas não funcionaram como era suposto funcionarem (já nem apitam a fechar). Nem vou falar de bancos a abanar, ruidos e vibrações do motor e das rodas (tal o relaxamento da coisa) que nem os headphones absorvem...

                                  Sent from my BLN-L21 using Tapatalk
                                  Já me aconteceu o mesmo num autocarro dos TST, que também são na sua maioria uma bela trampa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Pois mas....travão de mão nos pesados é travão mecânico ou tambem é accionado pelo compressor de ar ?
                                    No meu tempo de condutor de pesados (década de 80) alguns era pelo compressor de ar. Mas funcionava às avessas, era preciso pressão de ar para os destravar. Mas já lá vão tantos anos...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Pois , é que se houve falha no sistema de ar....e se o travão de mão era a ar.. credo !

                                      De qualquer forma sempre me interroguei ( até porque já não é a primeira vez que um autocarro fica sem travões ) se eles não conseguem reduzir, para tentar travar com o motor.

                                      Não existe mudanças ultra baixas? Mas de qualquer forma são sempre dezenas de toneladas para tentar segurar

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Pois mas....travão de mão nos pesados é travão mecânico ou tambem é accionado pelo compressor de ar ?
                                        o meu velhote foi quase toda a vida laboral motorista de autocarros de turismo até se reformar, lembro-me que os ultimo e mais modernos que conduziu tinha 4 travões diferentes:
                                        - o de parque (mão) que era uma maçaneta no tablier
                                        - o de pé normal que é a ar
                                        - uma haste na coluna de direção que julgo ser um mecanismo elétrico
                                        - o "botão" no chão junto ao pedal de embraiagem que é o apelidado travão de montanha pois trava a rotação do motor em vez de massacrar e aquecer os discos

                                        presumo que o de o de parque não seja pneumático, pois o pesado estacionado e desligado vai perdendo o ar e com isso o travão iria deixar de funcionar.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Não sei se tem alguma coisa a ver, mas isso do " bloquear as rotações " não é aquele chamado " retardador " ?

                                          Algo que reduz a passagem de óleo para o motor para ajudar a travar com o mesmo.

                                          Li isso no EuroTruck simulator, se calhar posso estar a dizer um disparate.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Autocarro é irizar, espanhol provavelmente.
                                            É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
                                            Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
                                            Irizar é espanhola. Mas se é Irizar, dá-me ideia de ser o anterior ao PB, portanto com mais de 5 anos. E desses, a empresa tem alguns.
                                            Tentar ver melhor nas fotos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Mas um bus fica sem travoes assim? Não terá sido sabotado?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                No meu tempo de condutor de pesados (década de 80) alguns era pelo compressor de ar. Mas funcionava às avessas, era preciso pressão de ar para os destravar. Mas já lá vão tantos anos...
                                                Também tenho essa ideia. Que sem a pressão aquilo ficava bloqueado. Lembro-me de uma vez no autocarro escolar, termos ficado apeados porque o sistema pneumatico tinha avariado, e o autocarro simplesmente parou. Agora, não sei se é em todos assim. Mas tem lógica que seja.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Já me aconteceu o mesmo num autocarro dos TST, que também são na sua maioria uma bela trampa.
                                                  Às vezes vejo alguns autocarros da TST e da Barraqueiro e fico com a ideia de que são ainda "os restos que a Vimeca/LT já não quis aproveitar"...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    Também tenho essa ideia. Que sem a pressão aquilo ficava bloqueado. Lembro-me de uma vez no autocarro escolar, termos ficado apeados porque o sistema pneumatico tinha avariado, e o autocarro simplesmente parou. Agora, não sei se é em todos assim. Mas tem lógica que seja.
                                                    É isso mesmo. Por vezes, após uma paragem longa, por exemplo ao início do dia, tínhamos de ficar ali uns minutos a acelerar antes de destravar.

                                                    Mas claro que também havia outros com outros sistemas. No caso que descrevo estou-me a referir apenas aos que tinham travão de parque pneumático, nesse em concreto sem pressão de ar não se andava.
                                                    Editado pela última vez por Jbranco; 18 April 2019, 10:17.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      É isso mesmo. Por vezes, após uma paragem longa, por exemplo ao início do dia, tínhamos de ficar ali uns minutos a acelerar antes de destravar.

                                                      Mas claro que também havia outros com outros sistemas. No caso que descrevo estou-me a referir apenas aos que tinham travão de parque pneumático, nesse em concreto sem pressão de ar não se andava.
                                                      E ainda é assim, agora, em andamento, se aquilo avariar, o travão de mão acciona-se ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        E ainda é assim, agora, em andamento, se aquilo avariar, o travão de mão acciona-se ?
                                                        Sim, nesse tempo sem ar o autocarro travava. Para evitar surpresas havia uns manómetros para monitorizar em permanência a pressão nos circuitos.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          É isso mesmo. Por vezes, após uma paragem longa, por exemplo ao início do dia, tínhamos de ficar ali uns minutos a acelerar antes de destravar, sem pressão não se andava.
                                                          quando era puto e acompanhava o meu pai em certos serviços ocasionais em que depois tinha de ficar umas horas parqueado à espera, lá ia eu para o cockpit brincar e adorava ouvir o som do ar sair quando travava. depois claro que levava a rebocada e o velhote tinha de ligar o autocarro bastante tempo antes para voltar a ganhar ar
                                                          ele até tinha um pau à medida para entalar o acelerador na rotação desejada enquanto aproveitava para ajeitar outras coisas como por exemplo cortinas, limpar cinzeiros e bolsas, etc...
                                                          claro que pedia sempre para ser eu a substituir o pau

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Pois , é que se houve falha no sistema de ar....e se o travão de mão era a ar.. credo !

                                                            De qualquer forma sempre me interroguei ( até porque já não é a primeira vez que um autocarro fica sem travões ) se eles não conseguem reduzir, para tentar travar com o motor.

                                                            Não existe mudanças ultra baixas? Mas de qualquer forma são sempre dezenas de toneladas para tentar segurar
                                                            Não sou perito mas habitualmente o sistema de travagem normal tem 2 depósitos de ar independentes, se um falhar tem o outro.. A confirmar-se avaria, depende do que correu mal...
                                                            O travão de mão não sei se está ligado aos outros dois sistemas.

                                                            Hoje em dia grande parte das camionetes têm caixas automáticas o que dificulta reduções mas mesmo assim é muito difícil fazerem diferença numa situação destas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                              https://www.dn.pt/pais/interior/moto...nteudo_fechado

                                                              Julgo que o modelo em causa seja algum dos que estão no fim da galeria de imagens:

                                                              https://www.sam.pt/galeria.html
                                                              Penso que o que teve o acidente é este Marcopolo. O carroçador é brasileiro. Pela foto, matriculado em 2006.Screenshot_2019-04-18-12-22-31.jpg

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X