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Trágico acidente com autocarro na Madeira
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Originalmente Colocado por SEMILHA Ver PostEssa estrada faz poucos anos estava num estado deplorável, é uma zona bastante estreita e depois do hotel apenas começa no sentido descendente pouco antes da curva, só que a curva é bastante fechada...e sem travões como é a hipótese... não há possibilidade...se não fosse nessa curva era na seguinte que é ainda mais fechada...e iria contra uma parede...
Dado o transito da zona não sei como não há mais carros envolvidos...
Acho que a questão cinto também teve relação no desfecho...
Por mera curiosidade...a responsabilidade da colocação do cinto é única e exclusiva do passageiro ou existirá alguma lei que obriga ao motorista essa confirmação prévia antes de iniciar a viagem?
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Originalmente Colocado por Ricky5 Ver PostE a sucata da Vimeca também... Ainda hoje andei à chuva dentro de um autocarro e houve uma pessoa que ia ficando entalada a sair porque as portas não funcionaram como era suposto funcionarem (já nem apitam a fechar). Nem vou falar de bancos a abanar, ruidos e vibrações do motor e das rodas (tal o relaxamento da coisa) que nem os headphones absorvem...
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Pastis
Autocarro é irizar, espanhol provavelmente.
É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostAutocarro é irizar, espanhol provavelmente.
É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
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Pastis
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostQualquer autocarro, do chassis para cima tem pouca resistência estrutural. Não está dimensionado para aguentar uns quantos capotamentos como o que sofreu.
O q me parece aqui é que capotou várias vezes e a regulamentação apenas concedera 1 capotamento.
Não consegui perceber se essa regulamentação é mesmo obrigatória ou apenas recomendação. Ou se está em vigor até neste caso em 2013...
Mas isso é trabalho dos investigadores se quiserem dar-se a esse trabalho.
Edit: Parece que é facultativo mesmo.
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Originalmente Colocado por darkwings Ver PostPelo que vejo é mesmo atrás. Tem a saida do hotel, uma reta, e depois uma espécie de cruzamento onde o autocarro se despistou...
https://www.google.pt/maps/place/Qui...-PT&authuser=0
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Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
Por mera curiosidade...a responsabilidade da colocação do cinto é única e exclusiva do passageiro ou existirá alguma lei que obriga ao motorista essa confirmação prévia antes de iniciar a viagem?
encontrei isto
Artigo 10.º
Informação da obrigação do uso do cinto de segurança
1 - Os passageiros de automóveis pesados de passageiros devem ser informados de que, quando se encontrem sentados e os veículos estejam em marcha, são obrigados a usar o cinto de segurança.
2 - A informação a que se refere o número anterior deve ser dada por um dos seguintes modos:
a) Pelo condutor;
b) Pelo revisor, guia ou pessoa nomeada chefe de grupo;
c) Por meios áudio-visuais;
d) Através da colocação nos assentos do pictograma constante do gráfico II anexo ao presente Regulamento.
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Pelos relatos e pelo que se consegue ver nas imagens cctv que circulam por aí, a teoria de falha de travões faz sentido.
O motorista ao aperceber-se do problema terá tentado usar os muros/casas do lado direito para abrandar o veículo sem sucesso e ao aproximar-se da curva terá tentado bater do lado esquerdo, o veiculo tombou para a direita mas a inércia fê-lo continuar a rebolar, caindo da ravina até ser travado pela casa.
Devem ter sido momentos absolutamente angustiantes para o motorista e passageiros ao aperceberem-se do que estava a acontecer...
A confirmar-se esta teoria gostava de saber se ele tentou o travão de mão.
Outra teoria (espero que não..) é se houve confusão nos pedais...
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Pastis
Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostO Reg66 é muito académico, não reflectindo de forma alguma um acidente como este.
É uma questão de matérias, tipos de união e geometria...
No final é uma questão económica apenas q está nas mãos dos fabricantes.
Ainda assim, não é tema novo este.
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Originalmente Colocado por Ricky5 Ver PostE a sucata da Vimeca também... Ainda hoje andei à chuva dentro de um autocarro e houve uma pessoa que ia ficando entalada a sair porque as portas não funcionaram como era suposto funcionarem (já nem apitam a fechar). Nem vou falar de bancos a abanar, ruidos e vibrações do motor e das rodas (tal o relaxamento da coisa) que nem os headphones absorvem...
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois mas....travão de mão nos pesados é travão mecânico ou tambem é accionado pelo compressor de ar ?
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Pois , é que se houve falha no sistema de ar....e se o travão de mão era a ar.. credo !
De qualquer forma sempre me interroguei ( até porque já não é a primeira vez que um autocarro fica sem travões ) se eles não conseguem reduzir, para tentar travar com o motor.
Não existe mudanças ultra baixas? Mas de qualquer forma são sempre dezenas de toneladas para tentar segurar
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois mas....travão de mão nos pesados é travão mecânico ou tambem é accionado pelo compressor de ar ?
- o de parque (mão) que era uma maçaneta no tablier
- o de pé normal que é a ar
- uma haste na coluna de direção que julgo ser um mecanismo elétrico
- o "botão" no chão junto ao pedal de embraiagem que é o apelidado travão de montanha pois trava a rotação do motor em vez de massacrar e aquecer os discos
presumo que o de o de parque não seja pneumático, pois o pesado estacionado e desligado vai perdendo o ar e com isso o travão iria deixar de funcionar.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostAutocarro é irizar, espanhol provavelmente.
É estranho que fique nestes estado todos esmagado.
Estamos a falar dum dos mais prestigiados fabricantes no mundo.
Tentar ver melhor nas fotos.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNo meu tempo de condutor de pesados (década de 80) alguns era pelo compressor de ar. Mas funcionava às avessas, era preciso pressão de ar para os destravar. Mas já lá vão tantos anos...
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Originalmente Colocado por darkwings Ver PostTambém tenho essa ideia. Que sem a pressão aquilo ficava bloqueado. Lembro-me de uma vez no autocarro escolar, termos ficado apeados porque o sistema pneumatico tinha avariado, e o autocarro simplesmente parou. Agora, não sei se é em todos assim. Mas tem lógica que seja.
Mas claro que também havia outros com outros sistemas. No caso que descrevo estou-me a referir apenas aos que tinham travão de parque pneumático, nesse em concreto sem pressão de ar não se andava.Editado pela última vez por Jbranco; 18 April 2019, 10:17.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostÉ isso mesmo. Por vezes, após uma paragem longa, por exemplo ao início do dia, tínhamos de ficar ali uns minutos a acelerar antes de destravar.
Mas claro que também havia outros com outros sistemas. No caso que descrevo estou-me a referir apenas aos que tinham travão de parque pneumático, nesse em concreto sem pressão de ar não se andava.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostÉ isso mesmo. Por vezes, após uma paragem longa, por exemplo ao início do dia, tínhamos de ficar ali uns minutos a acelerar antes de destravar, sem pressão não se andava.
ele até tinha um pau à medida para entalar o acelerador na rotação desejada enquanto aproveitava para ajeitar outras coisas como por exemplo cortinas, limpar cinzeiros e bolsas, etc...
claro que pedia sempre para ser eu a substituir o pau
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois , é que se houve falha no sistema de ar....e se o travão de mão era a ar.. credo !
De qualquer forma sempre me interroguei ( até porque já não é a primeira vez que um autocarro fica sem travões ) se eles não conseguem reduzir, para tentar travar com o motor.
Não existe mudanças ultra baixas? Mas de qualquer forma são sempre dezenas de toneladas para tentar segurar
O travão de mão não sei se está ligado aos outros dois sistemas.
Hoje em dia grande parte das camionetes têm caixas automáticas o que dificulta reduções mas mesmo assim é muito difícil fazerem diferença numa situação destas.
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Originalmente Colocado por mpereira Ver Posthttps://www.dn.pt/pais/interior/moto...nteudo_fechado
Julgo que o modelo em causa seja algum dos que estão no fim da galeria de imagens:
https://www.sam.pt/galeria.html
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