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Trágico acidente com autocarro na Madeira
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Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostÉ óbvio que a seguradora, neste caso a Tranqulidade, vai fazer tudo o que conseguir para pagar o menos possível
Isto é um rombo jeitoso para qualquer empresa de seguros, são dezenas de milhões a sair e eles vão querer adiar e evitar ao máximo.
Mas acredito que se a investigação for bem feita, não é o facto de terem removido o autocarro que pode ser decisivo para o caso.
Dezenas de milhões? Lol...
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Pastis
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPor onde? Raio de teorias...
Quando escrevi esse texto era a pensar nos ocupantes falecidos: a seguradora, se puder argumentar que o veículo teve uma manutenção deficiente e se puser esquivar: esquiva.
Neste caso, ao remover o carro, podes danificar componentes e criar a dúvida se estavam já danificados ou se foram durante o acidente ou depois da remoção.
Mas se não é assim, tens uma boa oportunidade de explicar exactamente qual é o procedimento habitual em tribunal na vez de simplesmente contestar sem acrescentar nada.
É claro que estamos todos a expecular mas mesmo assim: se sabes, então partilha o q sabes.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostDezenas de milhões? Lol...
Eu não sou especialista em seguros, mas não há respnsabilidade civil de 50.000.000 de euros ao alcance de qualquer um que tenha um carro?
Imagino que para um autocarro de turismo deve haver seguros com valores maiores.
Foi apenas essa a minha lógica, não vejo qual é a piada da coisa.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostExagero, mas se fosse uma apólice normal com RC mínima obrigatória, acredito que ficasse à justa, ou até que não chegasse.
Poderá existir aqui concorrência de apólices? Ou seja o RC do seguro da viatura e um RC Exploração da empresa?
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostNas condições da apólice de transporte de passageiros da tranquilidade (por exemplo) vais à parte da exclusões e tens lá a exclusão devido deficiente manutenção.
Quando escrevi esse texto era a pensar nos ocupantes falecidos: a seguradora, se puder argumentar que o veículo teve uma manutenção deficiente e se puser esquivar: esquiva.
Neste caso, ao remover o carro, podes danificar componentes e criar a dúvida se estavam já danificados ou se foram durante o acidente ou depois da remoção.
Mas se não é assim, tens uma boa oportunidade de explicar exactamente qual é o procedimento habitual em tribunal na vez de simplesmente contestar sem acrescentar nada.
É claro que estamos todos a expecular mas mesmo assim: se sabes, então partilha o q sabes.Editado pela última vez por Ruie34; 19 April 2019, 09:29.
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Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostEu não sou especialista em seguros, mas não há respnsabilidade civil de 50.000.000 de euros ao alcance de qualquer um que tenha um carro?
Imagino que para um autocarro de turismo deve haver seguros com valores maiores.
Foi apenas essa a minha lógica, não vejo qual é a piada da coisa.
Estás a falar das duas maiores a operar em Portugal., não são companhias de vão de escada. E num processo em que já existem governos metidos...
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostA piada é que começas logo por referir que uma companhia vai fazer tudo para não pagar. É logo a típica manifestação de ignorância, depois falas num valor completamente desajustado, porque a tua tendência é em achar que as pessoas são assim tão valiosas monetariamente.
Estás a falar das duas maiores a operar em Portugal., não são companhias de vão de escada. E num processo em que já existem governos metidos...
Mas tu achaste piada apenas ao valor que eu mencionei, dezenas de milhões de euros.
Então assumo que os seguros que dizem responsabilidade civil 50 milhões de euros são uma piada e na prática não é nada disso, certo?
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostA piada é que começas logo por referir que uma companhia vai fazer tudo para não pagar. É logo a típica manifestação de ignorância,
em relação à esta parte, falo por exeperiência própria. Conheci vários casos em que as seguradoras fazem absolutamente de tudo para não pagar o que devem.
Presumi que em casos maiores o esforço ainda será maior para evitar pagar ou pagar o menos possível.
Mas provavelmente estou errado, se assim o dizes.
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Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostMas tu achaste piada apenas ao valor que eu mencionei, dezenas de milhões de euros.
Então assumo que os seguros que dizem responsabilidade civil 50 milhões de euros são uma piada e na prática não é nada disso, certo?
Para teres uma noção. Do conhecimento que tenho, a maior indemnização paga até hoje por um sinistro ronda os 18 milhões, e foi em ambiente industrial sem mortos.
É possível chegar aos 50 milhões, mas dificilmente através de vítimas humanas. É mais provável se durante a noite alguém se despistar, embater numa viatura contendo alguma substância inflamável e danifique severamente alguns elementos da ponte 25 de Abril, por exemplo.Editado pela última vez por Ruie34; 19 April 2019, 09:50.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostAchei piada a toda a demonstração de ignorância. Esses 50 milhões são difíceis de atingir num acidente destes. Diria que nem 20% disto. Obviamente que se no autocarro fosse a equipa do Barcelona, 50 milhões era para meninos.
Para teres uma noção. Do conhecimento que tenho, a maior indemnização paga até hoje por um sinistro ronda os 18 milhões, e foi em ambiente industrial sem mortos
Qual demonstração de ignorância? Quanto às seguradoras esquivarem-se nos mínimos detalhes para evitar pagar? Penso que isso é do conhecimento público, é quase uma questão de cultura geral.
Quanto ao valor pago, quantos acidentes de autocarro já houve em Portugal com 30 mortos? Não estou a ver nenhum nas últimas décadas, a não ser o da ponte de Entre os Rios, que foi um caso à parte, bem mais complexo que um simples acidente.
Se já viste 18 milhões... metes mais 2 em cima e já são dezenas de milhões. Nada de muito ignorante, portanto.
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Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostQual demonstração de ignorância? Quanto às seguradoras esquivarem-se nos mínimos detalhes para evitar pagar? Penso que isso é do conhecimento público, é quase uma questão de cultura geral.
Quanto ao valor pago, quantos acidentes de autocarro já houve em Portugal com 30 mortos? Não estou a ver nenhum nas últimas décadas, a não ser o da ponte de Entre os Rios, que foi um caso à parte, bem mais complexo que um simples acidente.
Se já viste 18 milhões... metes mais 2 em cima e já são dezenas de milhões. Nada de muito ignorante, portanto.
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Originalmente Colocado por Charger144 Ver PostO que eu não percebo é o motivo pelo qual não se leva a sério o uso do cinto em autocarros de turismo.
Sendo estatisticamente muito mais perigoso do que outros meios de transporte, é onde mais se facilita.
tenho a certeza que caso os ocupantes levassem cinto não haveria sequer uma mão cheia de mortos. A maior parte dos mortos neste tipo de acidente é projetada pelas janelas e tem traumatismos graves, ou o autocarro cai por cima deles, o que ainda é pior.
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Li numa notícia que há marcas de travagem. Isso afasta completamente a tese de falha nos travões.
Quase de certeza que o motor do autocarro desalvorou, isso q juntar a caixa automática, começou a acelerar sozinho e não foi possível parar... Li também relatos que indicam o ganho de velocidade, se a estrada era a descer e havia marcas de travagem tinha de haver alguma força a empurrar o bicho de mais de 10 ton
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostExagero, mas se fosse uma apólice normal com RC mínima obrigatória, acredito que ficasse à justa, ou até que não chegasse.
O dano morte é bem menos "dispendioso" do que as incapacidades e está fixado em portaria.
Trabalho numa companhia de seguros, num departamento que lida com casos menos "amigáveis" e nesta situação o que me preocuparia seria a existência de sinistrados com lesões prolongadas no tempo, esses são os casos que escalam rapidamente o quantum indemnizatório e nesse caso os 7 milhões de capital RC seriam claramente insuficientes
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostPor acaso nunca percebi porque é que os cintos de segurança não são obrigatórios nos autocarros de turismo e viagem.
segundo este decreto parece ser obrigatório.
https://dre.pt/home/-/dre/58815310/d...dreId=58815308
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostPor acaso nunca percebi porque é que os cintos de segurança não são obrigatórios nos autocarros de turismo e viagem.
Na rede expressos todos os assentos têm o pictograma da obrigação e num painel eletrónico do lado do condutor.
Quantos usam? Eu é mais uns 2 ou 3 no máximo.
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19 de dezembro 2019
Madeira. Motorista de autocarro turístico que sofreu acidente acusado de 29 crimes de homicídio.
https://sol.sapo.pt/artigo/680706/ma...s-de-homicidio
Ainda me custa acreditar na carnificina que foi este acidente..
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Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post19 de dezembro 2019
Madeira. Motorista de autocarro turístico que sofreu acidente acusado de 29 crimes de homicídio.
https://sol.sapo.pt/artigo/680706/ma...s-de-homicidio
Ainda me custa acreditar na carnificina que foi este acidente..
Ainda vão buscar que no momento que tombou excedia o limite de velocidade em meio km/h ....
O motorista tem boa reputação entre os seus pares...com a idade que tem...e um julgamento que se irá arrastar... está certamente "condenado" para a vida....
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Estava sóbrio mas podia perfeitamente ir distraído a olhar para o telemóvel, ainda outro dia foi filmado um motorista de um expresso a ver um filme enquanto conduzia...
https://www.cmjornal.pt/portugal/det...eja-as-imagens
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