Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Academia Militar - o tópico (ajuda precisa-se)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Podem sair, mas se calhar um é promovido mais rapidamente na carreira. Lembro-me que havia uma antiga especialidade, SGE (Serviço-Geral do Exército) em que o posto de Coronel lhes estava vedado. Ou seja, um oficial "SGE" nunca chegava a Coronel, mesmo com muitos anos de carreira. Acho que era algo assim, espero não estar a cometer nenhuma incorrecção.
    Pois, e no caso dos enfermeiros das forças armadas, não eram esses que apesar da licenciatura, apeans ficavam sempre como sargentos?

    Comentário


      #92
      Pois, essa era outra luta antiga. Os enfermeiros eram sargentos e os médicos eram oficiais, apesar de ambos licenciados.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Pois, essa era outra luta antiga. Os enfermeiros eram sargentos e os médicos eram oficiais, apesar de ambos licenciados.
        Isso já está sanado..agora é tudo oficial...porém os enfermeiros não passam de coronel e os médicos lá chegam a major-general....mas durante a carreira são mais médicos e enfermeiros que propriamente militares...

        Comentário


          #94
          Tendo sido eu formado nesta casa, a ver se te consigo responder a algumas dúvidas. (sobre a parte académica já muita coisa mudou mas na parte generalista e militar não).

          Provas Físicas: até à uns tempo atrás o site ou o facebook (já não me recordo) até tinha planos de treino para os eventuais candidatos. Apesar das provas físicas para entrar não serem nada de mais para quem faz atividade física, garanto-te que nada se compara às provas que tens lá dentro. Basta referir que lá dentro quantas mais repetições dos exercícios avaliados fizeres, melhor notas tens.

          Sobre a PAM: Basicamente consiste numa "mini-recruta" em que aprendes o básico dos básicos.

          Sobre a parte de quereres Engenharia Mecânica: Atenção que quando te candidatas não escolhes Engenharia Mecânica, escolhes a área de Engenharias. Só ao fim do primeiro ano, é que consoante as notas é que escolhes uma das 3 vertentes existentes (Engenharia Militar = Engenharia Civil, Transmissões = Engenharia Eletrotecnica, Material = Engenharia Eletrotecnica ou Engenharia Mecânica).

          Nestas 3 áreas, imaginando que são 20 alunos que chegam ao fim do primeiro ano. Ao escolher as vagas para Material serão talvez umas 4 no máximo, depois se consegues ir para a parte Eletrótecnica ou Mecânica tem a haver com as notas e com as vagas que existem.

          Se tiveres mais dúvidas, eu vou tentando esclarecer e aproveito para esclarecer o resto do pessoal do fórum
          Editado pela última vez por Rawhide; 07 August 2020, 14:20.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Podem sair, mas se calhar um é promovido mais rapidamente na carreira. Lembro-me que havia uma antiga especialidade, SGE (Serviço-Geral do Exército) em que o posto de Coronel lhes estava vedado. Ou seja, um oficial "SGE" nunca chegava a Coronel, mesmo com muitos anos de carreira. Acho que era algo assim, espero não estar a cometer nenhuma incorrecção.
            É correto, e há mais especialidades em que isso acontece. Basicamente eram sargentos que frequentavam a Escola Politécnica Militar e passavam para a categoria de oficiais, mas já sabiam que no máximo só chegariam a Tenente-Coronel

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Curioso que alguns postos existem na FAP mas nao existem no exercito pelos vistos, como o caso do cabo adjunto e 2º furriel.
              Continuam a existir, os cabos adjuntos são em menor número, mas 2º furriel são aos pontapés (primeiro posto que têm quando é concluido o Curso Formação de Sargentos, neste caso para contratados)



              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Pois, e no caso dos enfermeiros das forças armadas, não eram esses que apesar da licenciatura, apeans ficavam sempre como sargentos?
              Sim é correto, mas desde a alguns anos atrás (acho que 4 cem certezas), têm a opção de frequentar formação, no caso do Exército na A.M, e passam para a categoria de oficiais no posto de Alferes.
              Editado pela última vez por Rawhide; 07 August 2020, 14:21.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                É correto, e há mais especialidades em que isso acontece. Basicamente eram sargentos que frequentavam a Escola Politécnica Militar e passavam para a categoria de oficiais, mas já sabiam que no máximo só chegariam a Tenente-Coronel
                Exacto, eram oriundos da carreira de sargentos. Já agora, concluíste mesmo a AM, ou seja, actualmente és oficial do QP?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Exacto, eram oriundos da carreira de sargentos. Já agora, concluíste mesmo a AM, ou seja, actualmente és oficial do QP?
                  É correto

                  Comentário


                    #99
                    OOOllha temos aqui um Oficial Subalterno creio eu , ainda nso vai dar na cabeça se dissermos alguma coisa errada hehehe

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      OOOllha temos aqui um Oficial Subalterno creio eu , ainda nso vai dar na cabeça se dissermos alguma coisa errada hehehe

                      Não, mais acima .

                      Para a malta mais velha, desde o fim do SMO, as forças armadas evoluiram em todos os aspetos e a sua aplicabilidade aumentou significativamente. É normal que hajam conceitos desatualizados.
                      Para a malta mais nova é uma realidade ainda algo longinqua, ainda que se utilizem as redes sociais para alcançar proximidade.

                      A postura é sempre educativa numa tentativa de informar corretamente as pessoas. Agora quando começam a dizer que os militares não fazem nada, a conversa muda de figura ehehe
                      Editado pela última vez por Rawhide; 07 August 2020, 16:57.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                        Não, mais acima .

                        Para a malta mais velha, desde o fim do SMO, as forças armadas evoluiram em todos os aspetos e a sua aplicabilidade aumentou significativamente. É normal que hajam conceitos desatualizados.
                        Para a malta mais nova é uma realidade ainda algo longinqua, ainda que se utilizem as redes sociais para alcançar proximidade.

                        A postura é sempre educativa numa tentativa de informar corretamente as pessoas. Agora quando começam a dizer que os militares não fazem nada, a conversa muda de figura ehehe
                        FAP???

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                          Não, mais acima .

                          Para a malta mais velha, desde o fim do SMO, as forças armadas evoluiram em todos os aspetos e a sua aplicabilidade aumentou significativamente. É normal que hajam conceitos desatualizados.
                          Para a malta mais nova é uma realidade ainda algo longinqua, ainda que se utilizem as redes sociais para alcançar proximidade.

                          A postura é sempre educativa numa tentativa de informar corretamente as pessoas. Agora quando começam a dizer que os militares não fazem nada, a conversa muda de figura ehehe
                          Ah, tão já és Capitão ou Major hehe.

                          Bom mas sabes que isto dos " militares não fazem nada " é apenas mais uma das generalizações infelizes.
                          Acontece que pode haver militares sem fazer " nada " ? Bom, talvez, assim como há disso em todas as profissões.
                          O ponto é que boa parte da malta tem uma visão muito redutora das FA porque muitos fizeram SMO no tempo em que já só era 4 meses e enfim, havia lá muita coisa que cruzes.
                          Agora as coisas mudam e hoje em dia pode já não ser bem assim

                          Como por ex a generalidade da FP, pode haver alguns a nao fazer nenhum mas não significa que sejam todos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Ah, tão já és Capitão ou Major hehe.

                            Bom mas sabes que isto dos " militares não fazem nada " é apenas mais uma das generalizações infelizes.
                            Acontece que pode haver militares sem fazer " nada " ? Bom, talvez, assim como há disso em todas as profissões.
                            O ponto é que boa parte da malta tem uma visão muito redutora das FA porque muitos fizeram SMO no tempo em que já só era 4 meses e enfim, havia lá muita coisa que cruzes.
                            Agora as coisas mudam e hoje em dia pode já não ser bem assim

                            Como por ex a generalidade da FP, pode haver alguns a nao fazer nenhum mas não significa que sejam todos.
                            Ate o RawHide que é militar deve concordar que há militares a não fazer nada de útil para a sociedade.

                            Eu tiro a Marinha e a FAP fora disto, mas a nível de exército, nunca conheci ninguém que fosse capaz de ter o mesmo nível salarial fora de lá... Portanto tenho parte das minhas conclusões feitas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                              Tendo sido eu formado nesta casa, a ver se te consigo responder a algumas dúvidas. (sobre a parte académica já muita coisa mudou mas na parte generalista e militar não).

                              Provas Físicas: até à uns tempo atrás o site ou o facebook (já não me recordo) até tinha planos de treino para os eventuais candidatos. Apesar das provas físicas para entrar não serem nada de mais para quem faz atividade física, garanto-te que nada se compara às provas que tens lá dentro. Basta referir que lá dentro quantas mais repetições dos exercícios avaliados fizeres, melhor notas tens.

                              Sobre a PAM: Basicamente consiste numa "mini-recruta" em que aprendes o básico dos básicos.

                              Sobre a parte de quereres Engenharia Mecânica: Atenção que quando te candidatas não escolhes Engenharia Mecânica, escolhes a área de Engenharias. Só ao fim do primeiro ano, é que consoante as notas é que escolhes uma das 3 vertentes existentes (Engenharia Militar = Engenharia Civil, Transmissões = Engenharia Eletrotecnica, Material = Engenharia Eletrotecnica ou Engenharia Mecânica).

                              Nestas 3 áreas, imaginando que são 20 alunos que chegam ao fim do primeiro ano. Ao escolher as vagas para Material serão talvez umas 4 no máximo, depois se consegues ir para a parte Eletrótecnica ou Mecânica tem a haver com as notas e com as vagas que existem.

                              Se tiveres mais dúvidas, eu vou tentando esclarecer e aproveito para esclarecer o resto do pessoal do fórum
                              Podes crer que tenho! Vou perguntar algumas agora sobre o estudo em si, e ok como dizes se calhar algumas coisas já mudaram mas pronto faço as perguntas na mesma.
                              Antes de mais... ouvi falar em algo designado de enquadramento.
                              É possível dizer o que fizeste nessas alturas? (tanto como aluno que foi enquadrado como aluno que foi enquadrador)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                FAP???
                                Peço desculpa mas não percebi

                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Ah, tão já és Capitão ou Major hehe.

                                Bom mas sabes que isto dos " militares não fazem nada " é apenas mais uma das generalizações infelizes.
                                Acontece que pode haver militares sem fazer " nada " ? Bom, talvez, assim como há disso em todas as profissões.
                                O ponto é que boa parte da malta tem uma visão muito redutora das FA porque muitos fizeram SMO no tempo em que já só era 4 meses e enfim, havia lá muita coisa que cruzes.
                                Agora as coisas mudam e hoje em dia pode já não ser bem assim

                                Como por ex a generalidade da FP, pode haver alguns a nao fazer nenhum mas não significa que sejam todos.
                                É correto Sobre o teu comentário, subscrevo inteiramente.


                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                Ate o RawHide que é militar deve concordar que há militares a não fazer nada de útil para a sociedade.

                                Eu tiro a Marinha e a FAP fora disto, mas a nível de exército, nunca conheci ninguém que fosse capaz de ter o mesmo nível salarial fora de lá... Portanto tenho parte das minhas conclusões feitas.
                                Como disse o @EscapeLivre há gente que faz muito e outros que não fazem nada, bem como bons e maus profissionais em todas as Instituições, não são só os militares. É transversal a toda a sociedade.

                                Eu da FAP e da Marinha não tenho conhecimento de causa, mas garantidamente que quem permanece nas fileiras não é só pelos €€€ que recebemos
                                Editado pela última vez por Rawhide; 07 August 2020, 22:34.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                                  Peço desculpa mas não percebi



                                  É correto Sobre o teu comentário, subscrevo inteiramente.




                                  Como disse o @EscapeLivre há gente que faz muito e outros que não fazem nada, bem como bons e maus profissionais em todas as Instituições, não são só os militares. É transversal a toda a sociedade.

                                  Eu da FAP e da Marinha não tenho conhecimento de causa, mas garantidamente que quem permanece nas fileiras não é só pelos €€€ que recebemos
                                  Sendo tu da FAP, não vais de vez em quando comer um peixinho aos Açores de transporte aéreo "fretado"?

                                  É que sei de histórias que é prática...

                                  Comentário


                                    Acho que isso da Academia Militar é preciso ter vocação para a coisa, a minha cunhada também está a fazer carreia militar na marinha mas entrou logo para a escola de oficiais entretanto foi subindo agora penso que já é capitão-tenente se não estou em erro mas é uma pessoa muito focada nessa vida

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                      Sendo tu da FAP, não vais de vez em quando comer um peixinho aos Açores de transporte aéreo "fretado"?

                                      É que sei de histórias que é prática...

                                      Não sou da FAP sou do EXE. Sobre as regras do Transporte Aéreo Militar, não faço ideia como sejam.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                        Acho que isso da Academia Militar é preciso ter vocação para a coisa, a minha cunhada também está a fazer carreia militar na marinha mas entrou logo para a escola de oficiais entretanto foi subindo agora penso que já é capitão-tenente se não estou em erro mas é uma pessoa muito focada nessa vida
                                        Epah então o teu irmão anda sempre a toque de caixa! Sempre na linha.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Epah então o teu irmão anda sempre a toque de caixa! Sempre na linha.
                                          O meu irmão não ela é minha cunhada mas irmã da minha mulher, pois olha nem a propósito separam-se agora mas ele também tem a mesma patente que ela

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                            O meu irmão não ela é minha cunhada mas irmã da minha mulher, pois olha nem a propósito separam-se agora mas ele também tem a mesma patente que ela
                                            Acontece...colocações...missões...diligências...ho ras a fio....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Na AM seguem-se (muitas) ordens, mas um dia enquanto oficial dão-se mais do que se recebem!

                                              E quanto mais se subir na escala...
                                              É isso que eu não entendo, mas pode ser problema meu.

                                              Tenho ligação familiar às FA/FSS.

                                              Não entendo como pode alguém almejar e achar que o topo da carreira é “dar ordens”. Sim, porque nas FA dão-se ordens. Nas más empresas também , mas o que me espanta é que nestas últimas se o patrão grita é porque é um fdp, nas FA verifico o conformismo do “faz parte. um dia vou ser eu”.

                                              Liderar (e não chefiar) um comando territorial, percebo a ambição. Agora dar ordens, não percebo.

                                              Mas infelizmente é isso que resume uma boa parte das FA pelo menos em Portugal: a maioria das classes são meros executantes com pouca ou nenhuma criatividade/liberdade/possibilidade de pensar out of the box.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                É isso que eu não entendo, mas pode ser problema meu.

                                                Tenho ligação familiar às FA/FSS.

                                                Não entendo como pode alguém almejar e achar que o topo da carreira é “dar ordens”. Sim, porque nas FA dão-se ordens. Nas más empresas também , mas o que me espanta é que nestas últimas se o patrão grita é porque é um fdp, nas FA verifico o conformismo do “faz parte. um dia vou ser eu”.

                                                Liderar (e não chefiar) um comando territorial, percebo a ambição. Agora dar ordens, não percebo.

                                                Mas infelizmente é isso que resume uma boa parte das FA pelo menos em Portugal: a maioria das classes são meros executantes com pouca ou nenhuma criatividade/liberdade/possibilidade de pensar out of the box.
                                                Então mas não é um pouco suposto ser isso?

                                                Ou seja nas FA o objectivo é tambem treinar os militares para um eventual cenário de guerra, ou seja ao longo da carreira tem que se saber receber ordens directas sem questionar porque numa situação de guerra em si não se pode passar a vida a questionar o que nos dizem.

                                                No entanto eu até tenho ideia que qualquer militar pode ter algum espaço para novas ideias e afins, basta enviá-las a quem de direito e de forma oficial. Se são tidas em conta ou não, é outra questão.

                                                Mas neste campo só alguém entendido em gestão das FA é que poderia ter uma opinião mais correcta.


                                                Outra coisa: nunca percebi muito bem porque se critica tanto os comandos ou mesmo os paraquedistas....são tropas especiais e cada uma tem a sua função e forma de ser e actuar...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                  Agora dar ordens, não percebo.

                                                  Mas infelizmente é isso que resume uma boa parte das FA pelo menos em Portugal: a maioria das classes são meros executantes com pouca ou nenhuma criatividade/liberdade/possibilidade de pensar out of the box.
                                                  Tal e qual. Sempre ouvi dizer só vai p as FA quem nao quer fazer nenhum.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                    É isso que eu não entendo, mas pode ser problema meu.

                                                    Tenho ligação familiar às FA/FSS.

                                                    Não entendo como pode alguém almejar e achar que o topo da carreira é “dar ordens”. Sim, porque nas FA dão-se ordens. Nas más empresas também , mas o que me espanta é que nestas últimas se o patrão grita é porque é um fdp, nas FA verifico o conformismo do “faz parte. um dia vou ser eu”.

                                                    Liderar (e não chefiar) um comando territorial, percebo a ambição. Agora dar ordens, não percebo.

                                                    Mas infelizmente é isso que resume uma boa parte das FA pelo menos em Portugal: a maioria das classes são meros executantes com pouca ou nenhuma criatividade/liberdade/possibilidade de pensar out of the box.
                                                    É óbvio que é muito mais do que isso, mas foi só em resposta jocosa a alguém que lá mais para trás estava muito preocupado em só receber ordens.

                                                    Comentário


                                                      Qual o problema de receber ordens??
                                                      Todos nós recebemos ordens (e damos) quanto mais não seja. ordens dissimuladas...da mulher por exemplo e se não se portam bem não vão lá durante uns 3 dias
                                                      E não digam que não recebem ordens!! Que eu não acredito!

                                                      E nas FA ordens são ordens para cumprir. Não são sugestões
                                                      Editado pela última vez por Snake1; 10 August 2020, 13:43.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                        Qual o problema de receber ordens??
                                                        Todos nós recebemos ordens (e damos) quanto mais não seja. ordens dissimuladas...da mulher por exemplo e se não se portam bem não vão lá durante uns 3 dias
                                                        E não digam que não recebem ordens!! Que eu não acredito!

                                                        E nas FA ordens são ordens para cumprir. Não são sugestões
                                                        Alguém" ordenou que era mandatório usar máscaras, que a partir das 22h os postos de combustíveis só podem vender combustiveis...são também ordens...e a malta cumpre cegamente.

                                                        Outros recebem ordens de governos de cor politica diferente da sua e têm de cumprir.

                                                        A autoridade financeira ordena-nos que devemos submeter o IRS sob pena de coima e nós como cidadãos obedientes colocamos...que temos de pagar o IUC e o IMI...

                                                        Resumindo...o gajo civil que não tem anda a ver com a tropa também cumpre ordens...mesmo sem ter a verdadeira noção da coisa.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                          Qual o problema de receber ordens??
                                                          Todos nós recebemos ordens (e damos) quanto mais não seja. ordens dissimuladas...da mulher por exemplo e se não se portam bem não vão lá durante uns 3 dias
                                                          E não digam que não recebem ordens!! Que eu não acredito!

                                                          E nas FA ordens são ordens para cumprir. Não são sugestões
                                                          Por acaso não recebo ordens da minha maria não. Nem vice versa.
                                                          Era o que mais faltava.

                                                          Já no trabalho, ordens são ordens e tenho mais é que as cumprir.

                                                          E sempre me fez especie aquela malta que sempre que recebe uma ordem põe-se logo a lamentar.
                                                          E se alguém lhes dá um ligeiro puxão de orelhas ficam logo todos ofendidos.
                                                          Crianças autênticas...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                            Alguém" ordenou que era mandatório usar máscaras, que a partir das 22h os postos de combustíveis só podem vender combustiveis...são também ordens...e a malta cumpre cegamente.

                                                            Outros recebem ordens de governos de cor politica diferente da sua e têm de cumprir.

                                                            A autoridade financeira ordena-nos que devemos submeter o IRS sob pena de coima e nós como cidadãos obedientes colocamos...que temos de pagar o IUC e o IMI...

                                                            Resumindo...o gajo civil que não tem anda a ver com a tropa também cumpre ordens...mesmo sem ter a verdadeira noção da coisa.
                                                            Pois mas o problema é esse : não terem bem a noção das coisas.
                                                            E depois ligam para um qualquer operador de telecomunicações a reclamar de peito cheio em frente a uma canalha qualquer e sentem-se os reis da batata doce...lol

                                                            Mas tambem sabemos bem qual é o problema de alguma dessa malta: nunca tiveram ninguém em casa a dar ordens.....faziam disparates e nunca sofriam consequências...e isso molda muito algumas pessoas, para o lado desleixado e mimado.

                                                            Comentário


                                                              Desculpem o OT, mas de facto uma das prioridades das forças armadas deveria ser contrariar a imagem de não fazer nada.
                                                              Já colaborei bastante com eles profissionalmente e gostei muito do rigor mas muito pouco do tempo de espera e protocolo para decidirem alguma coisa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X