Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Academia Militar - o tópico (ajuda precisa-se)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Desculpem o OT, mas de facto uma das prioridades das forças armadas deveria ser contrariar a imagem de não fazer nada.
    Já colaborei bastante com eles profissionalmente e gostei muito do rigor mas muito pouco do tempo de espera e protocolo para decidirem alguma coisa.
    No limite, falta vontade política.

    Comentário


      As Forças Armadas vivem da fama que elas próprias criaram desde há décadas.

      Pessoalmente, tenho a maior gratidão pelas Forças Armadas, mas sou o maior crítico das mesmas igualmente (umas vezes de forma construtiva, outras nem tanto).

      Antigamente, no tempo de um familiar meu infelizmente já falecido, as FA eram a única saída para quem, como ele, vivia numa aldeia do interior profundo onde haver oportunidades era uma miragem e onde a fome era uma realidade.

      Conforme me dizia esse familiar , “deram-me comida e roupa lavada, não podia querer mais”.

      Por muito mérito , esse familiar subiu todos os patamares, postos ou o que lhe queiram chamar, ficando ali no limiar do Oficial Superior. Isto na altura era um feito; hoje esta malta é pomposamente chamada de “selfmade man”.

      A minha gratidão pelas Forças Armadas deriva em boa parte da pessoa desse familiar , desde logo pelas ajudas que me deu a diversos níveis e que só foram possíveis devido à sua carreira , bem como os valores que me foram incutidos.

      Sobre os valores, é relativo. Dependem mais da pessoa, do que dos postos. Aqui vai já uma crítica: socialmente, conheço praças que são uns Senhores. E conheço oficiais que são autênticos vermes/sem princípios/socialmente inócuos. Mas sabem montar

      Acho que as FA/FSS têm inúmeras virtudes, mas têm um grave problema estrutural. Dois, aliás. O primeiro é a forma como a sociedade os vê. Veja-se os comentários por esse Facebook fora quando o tema é carga policial, só generalizações (algumas com razão, outras não). Mas o principal problema é que as FA mantêm-se ligadas a um tradicionalismo completamente exacerbado e estúpido.

      Eu tirei o curso na Clássica , portanto posso falar de tradicionalismo. O problema é que as FA levam isso a um extremo que eu acho ridículo e acho que corta toda a eficácia/eficiência das funções da maioria do pessoal. A filosofia é a de há 100 anos, a resistência à mudança é patente em vários aspetos. Basicamente é a política do “sempre foi assim, não se pode mudar”.

      E como já perceberam, não só nisto, eu não gosto de falar do que não sei. Conheço excelentes profissionais nas FA e conheço alguns que cá fora não passavam do período experimental. Da minha experiência , cá fora a exigência é maior perante falhas, o que acaba por ser compreensível e um dos fundamentos pelos quais muita gente ainda opta por carreiras militares / públicas : a estabilidade.

      Posto isto, posso dizer que já fiquei colocado em duas escolas de formação de oficiais. A minha vocação para essas carreiras e regimes é completamente nula, portanto os psicotécnicos valem o que valem. Claro que não tenho cunhas , fiz ambos os concursos por desafio pessoal e recusei ambos , e já sabia apriori que ia recusar.

      Não obstante , acompanho e estou dentro do assunto. Já estive até para avançar para candidaturas a oficial em regime de Contrato.

      Mas antes disso, têm de mudar muita coisa. E acima de tudo têm de perceber que, contrariamente a tempos de outrora, hoje em dia as escolas das FA não fazem favor nenhum a quem la concorre e faz disso carreira. Pelo contrário, o acesso ao Ensino Superior está democratizado e há la pessoal com muitas valências , já não estamos a lidar com analfabetos.

      Curiosamente, ou não, as FA queixam-se de falta de efetivo. Não é à toa

      Comentário


        ETC mas mesmo hoje e pelo que sei, nos cursos superiores nas FA nao pagas nada, nem sequer as propinas ao contrário das universidades publicas e privadas.
        Ou seja neste aspecto, para quem queira dar o litro, tem lá uma boa oportunidade.
        Já para não falar nas carreiras de piloto e afins, que lá se fazem grátis e cá fora são largas dezenas de milhares de euros.

        Depois, isso da falta de efectivos, eu de facto não percebo a panca em mandar embora praças ao fim de 6 anos.

        Não têm ordenados por aí além e pelo menos desempenham funções úteis como guarda de instalações, etc.

        Comentário


          Muito boa crítica ao "sistema", Etcetera.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            ETC mas mesmo hoje e pelo que sei, nos cursos superiores nas FA nao pagas nada, nem sequer as propinas ao contrário das universidades publicas e privadas.
            Ou seja neste aspecto, para quem queira dar o litro, tem lá uma boa oportunidade.
            Já para não falar nas carreiras de piloto e afins, que lá se fazem grátis e cá fora são largas dezenas de milhares de euros.

            Depois, isso da falta de efectivos, eu de facto não percebo a panca em mandar embora praças ao fim de 6 anos.

            Não têm ordenados por aí além e pelo menos desempenham funções úteis como guarda de instalações, etc.
            Mas hoje em dia já não se faz o curso de piloto e depois salta para a TAP. Há que cumprir x anos com contrato. Pode sair mas tem de indemnizar

            Comentário


              Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
              Mas hoje em dia já não se faz o curso de piloto e depois salta para a TAP. Há que cumprir x anos com contrato. Pode sair mas tem de indemnizar
              Pois eu sei e antes tambem não se podia, mas havia formas " fáceis " de contornar.
              De qualquer forma e tendo em conta que o curso é grátis, tambem era melhor que se saísse dali formado e se fosse logo para a TAP ( que nem sei se tal seria possivel devido às horas de voo necessárias, etc ) .

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Pois eu sei e antes tambem não se podia, mas havia formas " fáceis " de contornar.
                De qualquer forma e tendo em conta que o curso é grátis, tambem era melhor que se saísse dali formado e se fosse logo para a TAP ( que nem sei se tal seria possivel devido às horas de voo necessárias, etc ) .

                Obvio!! Dantes também não era assim por dá cá aquela palha.

                Comentário


                  Já ninguém com 2 dedos de testa vai para a FAP para tirar o curso de piloto.

                  Um curso de piloto torna-se por 50k, e com a falta de pilotos que havia pré covid, a TAP metia putos sem horas de voo.

                  Já há empréstimos para cursos de piloto com poucas garantias que os miúdos podem contrair ...

                  Quem vai para a FAP para piloto nos dias de hoje é pessoal que quer sentir a adrenalina de pilotar caças e dominar várias aeronaves.

                  É muito mais fácil tirar diretamente a formação em piloto pela via civil. Já nenhuma companhia os vai buscar as forças armadas nem lhes financia a saída.

                  Comentário


                    Da forma como falas parece que é fácil pagar os 50 ou 60 mil paus de licença de piloto comercial...

                    Depende sempre.....em tempos idos até a TAP chegou a oferecer formação de piloto !

                    Mas eu diria que as FA não é só caças, tambem tens aviões de carga, helicópteros, alguns inclusive com formação para salvar naufragos, etc.

                    Ok, falas em outras aeronaves, mas de qq forma se alguém sente vocação para a carreira militar, porque há-de empatar 50 ou 100 mil euros?

                    Comentário


                      Se fosse só pagar era fácil...há que estudar...e tudo demora o seu tempo principalmente se a licença for para tirar nos tempos livres fora de horario laboral normal...depois a questão dos voos após passar a componente toda de teoria.

                      Só para vos dar uma ideia...o Covid rebentou esta opção de uma maneira incrivel...a TAP tinha um curso a decorrer e simplesmente o cancelou...mandou o pessoal dar uma volta e alguns superconfiantes tinham-se despedido da entidade empregadora anterior.

                      Tirar licença de piloto para ir voar para o Casaquistão....o mercado está cheio.

                      EscapeLivre uma coisa é a vocação que tens aos 18 anos quando ingressas num curso de pilotagem militar outra são as condições de vida que chegas a um patamar da vida com familia, filhos, despesas adicionais ali na casa dos 30 anos e começas a ver o apelo e o paygrade da aviação civil...por um lado não tens um jato em que voas sozinho com armamento passas a conduzir um autocarro da airbus ou da boeing que levas pessoal do ponto A ao ponto B mas pagam-te bem mais do triplo...
                      Para alguns a vocação começa a dissipar-se...

                      Comentário


                        Ainda bem que na AM (ainda) não há a especialidade de piloto-aviador...assim o user que iniciou o tópico não precisa de se preocupar com carreira de piloto militar.

                        Bem na volta temos muitos generais no ativo e na reserva porque atualmente piloto-aviador são todos oficiais e chegam (quase) todos a general... ah não não pode ser porque a maior fatia são do exército, porque estes também alimentam (ainda) o generalato da GNR.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                          "O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I regressou hoje à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após realizar uma campanha científica de 9 semanas, no Arquipélago dos Açores, acrescentando cerca de 37 500 km2 sondados ao Mapeamento do Mar Português, no âmbito do programa SEAMAP 2030 e da cooperação com o Governo Regional dos Açores.


                          10 de agosto de 2020, 10:59



                          ​​A campanha científica consistiu no levantamento hidrográfico, com os sistemas sondadores multifeixe de bordo, de 10 montes submarinos com especial interesse para o estudo dos ecossistemas do mar profundo, num raio de 100 milhas náuticas (mais 185 km) do grupo central do Arquipélago dos Açores.

                          O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I atracou na Base Naval de Lisboa esta manhã, 10 de agosto, perfazendo 62 dias de missão e 970 horas de navegação, tendo percorrido 6 800 milhas náuticas (mais de 12 593 km).

                          ​O navio realizou, ainda, a manutenção de duas boias multiparamétricas, CSA81 – Faro Oceânica e CSA83 – Sines Oceânica, do Sistema Integrado de Monitorização Ambiental da Zona Económica Exclusiva de Portugal, dando apoio a uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico.
                          No âmbito do projeto CETUS, e da colaboração da Marinha Portuguesa com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), embarcaram quatro observadores de cetáceos, tendo sido avistados vários exemplares das espécies Balaenoptera borealis, Physeter macrocephalus e Grampus griseus.
                          ​​O NRP D. Carlos I é comandado pelo capitão-tenente Teotónio Pires Barroqueiro e tem uma guarnição de 34 militares. Para esta campanha científica embarcaram ainda um médico e dois mergulhadores da Marinha Portuguesa, e uma equipa da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, constituída por cinco militares especializados em Hidrografia, que realizou levantamentos hidrográficos costeiros e portuários nas ilhas da Graciosa e do Faial.




                          Modelo batimétrico de monte submarino localizado a 30 milhas náuticas a este da Ilha do Pico (mais imagens disponíveis na página da Marinha no Facebook (https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa​)."






                          Fonte: Marinha Portuguesa


                          PS.: Só para quem gostar de enjoar e andar dias seguidos aos saltos.

                          Comentário


                            Antes andar à superficie do que à subsuperficie...ainda bem que é por "voluntariado"...

                            Comentário


                              Eu entendo que tal noutros países a carreira militar deve ser uma opção interessante para alguns casos. Provavelmente para algumas pessoas com dificuldades económicas é até uma óptima opção para estudar. Nos EUA creio que é uma opção bastante normal para se conseguir um curso universitário e muitas vezes cidadania em troca de alguns anos de serviço.

                              Parece-me no perspectiva perfeitamente leiga, que Forças Armadas altamente profissionalizadas e especializadas são o caminho. Acho que seria interessante para qualquer pessoa, em troca de uns 10 anos de serviço militar, obter um curso superior e ainda ter uma remuneração garantida durante esse tempo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Eu entendo que tal noutros países a carreira militar deve ser uma opção interessante para alguns casos. Provavelmente para algumas pessoas com dificuldades económicas é até uma óptima opção para estudar. Nos EUA creio que é uma opção bastante normal para se conseguir um curso universitário e muitas vezes cidadania em troca de alguns anos de serviço.

                                Parece-me no perspectiva perfeitamente leiga, que Forças Armadas altamente profissionalizadas e especializadas são o caminho. Acho que seria interessante para qualquer pessoa, em troca de uns 10 anos de serviço militar, obter um curso superior e ainda ter uma remuneração garantida durante esse tempo.
                                10 anos é curto...agora está em 12 anos no mínimo para se poderem desvincular das Forças Armadas, quem entre para carreira.
                                Já ao nível de regime de contrato o tempo está nos 6 anos de contrato mais formação inicial (que são alguns meses...não sei precisar).
                                Nem todos reagem bem à questão da hierarquia, ou pelo menos pensam que não, esquecem-se é que foram putos e cumpriram as ordens dos pais...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  10 anos é curto...agora está em 12 anos no mínimo para se poderem desvincular das Forças Armadas, quem entre para carreira.
                                  Já ao nível de regime de contrato o tempo está nos 6 anos de contrato mais formação inicial (que são alguns meses...não sei precisar).
                                  Nem todos reagem bem à questão da hierarquia, ou pelo menos pensam que não, esquecem-se é que foram putos e cumpriram as ordens dos pais...
                                  Como disse sou um leigo, é uma questão de ver quanto se investe e depois estabelecer o tempo.
                                  Eu nunca irei perceber isso da hierarquia, todos nós temos hierarquias, aliás digo muitas vezes no trabalho que as empresas não são democracias, damos a nossa opinião e depois alguém decide o caminho, e é para seguir.
                                  Estive recentemente numa formação num dos "braços" da marinha, e confesso que fiquei chocado com salamaleques da louça xpto e com emblemas, entre outras coisas deste tipo. Eu estaria disposto a abdicar de tudo isso para ter melhores meios operacionais e melhores ordenados.

                                  No EUA as pessoas até ficam vinculadas poder ser chamadas já depois se sairem não é? Se bem me lembro sempre que os USA fazem conflitos e chamam essas pessoas há sempre uns quantos que não querem ir.
                                  E lá começam os tribunais a funcionar.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Se fosse só pagar era fácil...há que estudar...e tudo demora o seu tempo principalmente se a licença for para tirar nos tempos livres fora de horario laboral normal...depois a questão dos voos após passar a componente toda de teoria.

                                    Só para vos dar uma ideia...o Covid rebentou esta opção de uma maneira incrivel...a TAP tinha um curso a decorrer e simplesmente o cancelou...mandou o pessoal dar uma volta e alguns superconfiantes tinham-se despedido da entidade empregadora anterior.

                                    Tirar licença de piloto para ir voar para o Casaquistão....o mercado está cheio.

                                    EscapeLivre uma coisa é a vocação que tens aos 18 anos quando ingressas num curso de pilotagem militar outra são as condições de vida que chegas a um patamar da vida com familia, filhos, despesas adicionais ali na casa dos 30 anos e começas a ver o apelo e o paygrade da aviação civil...por um lado não tens um jato em que voas sozinho com armamento passas a conduzir um autocarro da airbus ou da boeing que levas pessoal do ponto A ao ponto B mas pagam-te bem mais do triplo...
                                    Para alguns a vocação começa a dissipar-se...
                                    Certo, claro que sim, mas sem vocação nenhuma pode ser bem mais complicado era isso que eu me referia.
                                    De qualquer forma aviação comercial é extremamente exigente. Não levas armamento mas levas vidas humanas, pressão de horários, etc etc.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      10 anos é curto...agora está em 12 anos no mínimo para se poderem desvincular das Forças Armadas, quem entre para carreira.
                                      Já ao nível de regime de contrato o tempo está nos 6 anos de contrato mais formação inicial (que são alguns meses...não sei precisar).
                                      Nem todos reagem bem à questão da hierarquia, ou pelo menos pensam que não, esquecem-se é que foram putos e cumpriram as ordens dos pais...
                                      Onde leste isso?
                                      Fui consultar isso há uns dias e não me pareceu ver esses valores

                                      Comentário


                                        Bem, deixem-me fazer um desabafo...
                                        Tenho tentado encontrar informação sobre a AM tanto aqui como em outros sítios e de cada vez que peço a alguém informações sobre o tema do enquadramento sou completamente ignorado, em todos os sítios que andei a procurar!
                                        Deve ser um assunto daqueles...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Da forma como falas parece que é fácil pagar os 50 ou 60 mil paus de licença de piloto comercial...

                                          Depende sempre.....em tempos idos até a TAP chegou a oferecer formação de piloto !

                                          Mas eu diria que as FA não é só caças, tambem tens aviões de carga, helicópteros, alguns inclusive com formação para salvar naufragos, etc.

                                          Ok, falas em outras aeronaves, mas de qq forma se alguém sente vocação para a carreira militar, porque há-de empatar 50 ou 100 mil euros?
                                          E é... Os miúdos conseguem empréstimos e depois pagam quando exercerem. Já há alguns bancos que permitem essa modalidade.

                                          Conheço 3 tipos na FAP a fazer carreira de piloto que estão bem arrependidos de lá terem entrado.

                                          É como o midnight black diz. A vida de piloto na aviação civil tem muita qualidade e paga muito bem.

                                          O covid veio estragar tudo!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Certo, claro que sim, mas sem vocação nenhuma pode ser bem mais complicado era isso que eu me referia.
                                            De qualquer forma aviação comercial é extremamente exigente. Não levas armamento mas levas vidas humanas, pressão de horários, etc etc.
                                            É um exigente relativo. Qlq um com dinheiro tira o brevet. Se passares na nortavia vais ver um monte de putos mimados que não conseguiram nem medicina nem uma engenharia XPTO na universidade a estudar porque os pais querem à força que sejam alguém na vida, nas eles preferem os charros.

                                            Qlq pessoa que trabalhe tem pressão de horários e olha que o horário de um piloto não é de todo mau

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                              E é... Os miúdos conseguem empréstimos e depois pagam quando exercerem. Já há alguns bancos que permitem essa modalidade.

                                              Conheço 3 tipos na FAP a fazer carreira de piloto que estão bem arrependidos de lá terem entrado.

                                              É como o midnight black diz. A vida de piloto na aviação civil tem muita qualidade e paga muito bem.

                                              O covid veio estragar tudo!
                                              Aviação civil paga bem sim.
                                              Não digam é que é uma vida fácil porque não é.
                                              É uma pressão constante.
                                              Em diversos aspectos.
                                              E quanto a isso dos empréstimos, não solicitam fiador?
                                              É toma lá 50 mil paus e já está?
                                              As letras pequeninas não dizem nada de importante?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                É um exigente relativo. Qlq um com dinheiro tira o brevet. Se passares na nortavia vais ver um monte de putos mimados que não conseguiram nem medicina nem uma engenharia XPTO na universidade a estudar porque os pais querem à força que sejam alguém na vida, nas eles preferem os charros.

                                                Qlq pessoa que trabalhe tem pressão de horários e olha que o horário de um piloto não é de todo mau
                                                Não, não é qualquer um que tira brevet muito menos de piloto comercial.
                                                Não podes sequer comparar o stress que os pilotos têm com a generalidade das outras profissões.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                                  Bem, deixem-me fazer um desabafo...
                                                  Tenho tentado encontrar informação sobre a AM tanto aqui como em outros sítios e de cada vez que peço a alguém informações sobre o tema do enquadramento sou completamente ignorado, em todos os sítios que andei a procurar!
                                                  Deve ser um assunto daqueles...
                                                  Esquece lá o enquadramento... não é nenhum bicho papão...queres saber do enquadramento...faz os testes, ingressa na PAM, logo terás uma ideia do enquadramento.

                                                  Se arrancas de pé atrás nunca lá chegas.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    Esquece lá o enquadramento... não é nenhum bicho papão...queres saber do enquadramento...faz os testes, ingressa na PAM, logo terás uma ideia do enquadramento.

                                                    Se arrancas de pé atrás nunca lá chegas.
                                                    Hm...

                                                    É pior certamente do que a praxe que eu tive na Fac.

                                                    Mas lá está outro paradoxo: a malta critica e generaliza as praxes da Faculdade como não servirem para nada; mas as praxes das FA 1000x piores já é "normal e faz parte".

                                                    Vamos novamente bater na mesma tecla do post que fiz ontem ali em cima.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                      Hm...

                                                      É pior certamente do que a praxe que eu tive na Fac.

                                                      Mas lá está outro paradoxo: a malta critica e generaliza as praxes da Faculdade como não servirem para nada; mas as praxes das FA 1000x piores já é "normal e faz parte".

                                                      Vamos novamente bater na mesma tecla do post que fiz ontem ali em cima.
                                                      Não sabia que as FA tambem tinham essas praxes nas academias.
                                                      Pensava que era somente no colégio militar dos putos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Não sabia que as FA tambem tinham essas praxes nas academias.
                                                        Pensava que era somente no colégio militar dos putos.
                                                        Pelo menos a Academia Militar tem praxes, que são sobretudo físicas.

                                                        Não digo que não se faça , mas também não convém estar a iludir quem vai para lá e acha que apenas ter aulas e dar umas corridas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                          Pelo menos a Academia Militar tem praxes, que são sobretudo físicas.

                                                          Não digo que não se faça , mas também não convém estar a iludir quem vai para lá e acha que apenas ter aulas e dar umas corridas.
                                                          Pois acredito.
                                                          Fuck praxes ja agora, haja paciencia hehe.

                                                          Mas uma duvida que tenho: após a recruta, ao longo dos anos na AM, faz-se constantemente provas fisicas? É com umas horas/semana?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Pois acredito.
                                                            Fuck praxes ja agora, haja paciencia hehe.

                                                            Mas uma duvida que tenho: após a recruta, ao longo dos anos na AM, faz-se constantemente provas fisicas? É com umas horas/semana?
                                                            Não sei, a ideia que tenho é que é tipo a educação física que tínhamos no secundário

                                                            Mas com notas, deves ter cadeiras autónomas para alguns desportos (ex. atletismo, equitação, etc).

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              Não sabia que as FA tambem tinham essas praxes nas academias.
                                                              Pensava que era somente no colégio militar dos putos.
                                                              Da pouca informação que tenho disponível, sim existem e parece que são piores que as das universidades civis.
                                                              Parece que o tema é taboo (falei disso lá em cima...), e que portanto são poucos os que efetivamente dizem algo concreto sobre o que lhes aconteceu.

                                                              Ainda assim, há uns anos atrás um sujeito chamado João Albuquerque, alguém que fez o curso de medicina na AM teve a coragem de falar sobre isso (e sobre outras coisas que achava que estavam mal na AM e também no Colégio Militar, ele andou lá também visto que é filho de um General).
                                                              Chegou a ir à televisão falar sobre isso - deixo aqui o link do Canal dele no yt onde tem as entrevistas que ele deu - https://www.youtube.com/user/jpmag/videos.
                                                              Além disso, escreveu um livro, "Paredes Vermelhas", onde conta melhor essas coisas. Ando a ver se encontro o livro, gostava de o ler.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X