Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Profissões que perderam estatuto social

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
    Não me esqueço de una notícia, q foi bastante popular na universidade de Glasgow, (2003-2004?) de um professor universitário (algures no UK) que desistiu para ser canalizador… ganharia muito mais
    Um tipo do meu coro deixou de ser professor para se tornar agricultor.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
      Não me esqueço de una notícia, q foi bastante popular na universidade de Glasgow, (2003-2004?) de um professor universitário (algures no UK) que desistiu para ser canalizador… ganharia muito mais
      Sim não tenho muitas dúvidas, já ouvi falar da história e não tenho desconfianças que tenha sido fabricada.
      Os que cá estiveram, segundo eles ganhavam £25/hora, e eram empregados.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
        Mas podes ter a certeza. Nos dias de hoje a precariedade no ensino superior é tremenda, especialmente no privado, mas também no público. Atualmente, dar aulas no ensino superior, mesmo com contrato a tempo integral, pode significar ganhar pouco mais do que o ordenado mínimo. Mas isso não do conhecimento geral, ao contrário de outras áreas profissionais que se fazem ouvir.
        Isso no privado, certo?

        É que pelo menos no público as tabelas são... públicas.
        Um professor doutorado começa a carreira nos 3200 euros brutos mensais.

        O problema é entrar para a carreira. Termina-se o doutoramento e passa-se, depois disso, em média 10 a 20 anos em bolsas e contratos precários até se conseguir entrar para os quadros de uma universidade pública.

        Ou seja, nos primeiros 10 anos após terminar o doutoramento, o salário anda à volta de 1500 líquidos.

        E vocês dizem que esse valor não é mau, mas lembrem-se que são contratos precários. E na realidade é francamente mau para alguém que passou mais de 20 anos da sua vida só a estudar.
        Editado pela última vez por MVA; 16 October 2021, 23:02.

        Comentário


          #64
          Tive uns amigos que pagaram 25€ para um médico vir a casa, no dia seguinte precisei que um técnico viesse a minha casa ver o que se passava com o meu esquentador, levou 45€.. por momentos equacioenei chamar o médico para ver o que se passava com o esquentador.

          Comentário


            #65
            Os teus amigos pagaram 25 euros ao médico porque tinham seguro de saúde.

            A seguradora deve ter pago mais 70 euros extra ao médico.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
              Tive uns amigos que pagaram 25€ para um médico vir a casa, no dia seguinte precisei que um técnico viesse a minha casa ver o que se passava com o meu esquentador, levou 45€.. por momentos equacioenei chamar o médico para ver o que se passava com o esquentador.
              É a escassez de mão de obra especializada.

              Canalizadores, picheleiros, eletricistas, trolhas, serralheiros, torneiros mecânicos convencionais, entre outras, são profissões hoje em dia, altamente valorizadas €€€€.

              Criou-se o mito que qualquer pessoa, com um curso superior com ou sem saída, era o supra sumo da sociedade.

              Atenção, não estou contra os cursos superiores, nada disso, mas sinto que durante muitos anos, as profissões de trabalho especialidade foram sendo desvalorizadas e agora estamos a pagar a fatura.

              Comentário


                #67
                Diria que quase todas as profissões perderam estatuto social, talvez tirasse a medicina deste campo que há ainda muito o celeuma do sôtor, mas regra geral, tudo está mais normal com a democratização do ensino superior.

                Profissões que eu tendo, estupidamente (reconheço), a menosprezar é bancários e vendedores de seguros, e/ou telecomunicações. Pessoal que trabalha no setor público administrativo, tipo finanças e segurança social. O meu primeiro feeling é que são sempre inúteis que lá foram parar por cunha, no entanto, nem sempre o é.
                Enfermeiros e professores também já os vi com melhores olhos, as greves dos últimos anos fizeram com que descessem bastante na minha imagem da classe, no entanto, também percebo o lado deles. Uma boa parte deles não tem qualquer motivação qualquer para ser melhor que os restantes, não haver avaliações e um sistema de meritocracia faz com que estás classes sejam destruídas à imagem da sociedade.

                Cada vez dou mais valor a quem faz algo físico, tipo o pedreiro ou o carpinteiro/marceneiro.

                Se não tivesse estudado no ensino superior, gostaria de me ter atirado para o campo da carpintaria com madeiras nobres, acho que é uma área de nicho fantástico e com enorme procura.

                Comentário


                  #68
                  Sou da mesma opinião!
                  Os professores estão a pagar as favas que os velhos fizeram e por cima estão a ser enterrados pelos sindicatos! Já muitos c@gam para as greves de fds prolongado, só destrói ainda mais a imagem.
                  Tentem agora arranjar alguém para fazer obras em casa! São bem pagos e ainda vão fazer a obra se quiserem.
                  Trabalham as 8 horas diárias e chegam a casa de cabeça limpa sem os típicos stresses dos trabalhos "premium"
                  Por acaso carpinteiro é uma profissão lindíssima, meti-me a partir dos 40 a fazer guitarras elétricas entre outras coisas e estou a adorar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                    E a larga maioria sem curso de professor.

                    Nos anos 70 e 80 tiravas um curso superior qualquer e ias para professor.

                    Tantos professores de matemática que hoje têm 65 anos de idade e que tiraram na altura um bacharelato em engenharia e subiram em três tempos ao topo da carreira, onde hoje ganham 3300 euros mensais, enquanto que um individuo com mestrado em ensino de matemática, com 20 anos de experiência, ganha metade disso.
                    Mas tu vens assim dizer as verdades dessa maneira.

                    As pessoas não estão preparadas para isso !!

                    Comentário


                      #70
                      A minha profissão nuca teve qualquer estatuto social, segurança, sempre somos lembrados como aqueles que não tiveram capacidade para ir para a PSP e ficaram como seguranças mas de há uns anos para cá já nem respeito quanto mais estatuto

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                        Sou da mesma opinião!
                        Os professores estão a pagar as favas que os velhos fizeram e por cima estão a ser enterrados pelos sindicatos! Já muitos c@gam para as greves de fds prolongado, só destrói ainda mais a imagem.
                        Tentem agora arranjar alguém para fazer obras em casa! São bem pagos e ainda vão fazer a obra se quiserem.
                        Trabalham as 8 horas diárias e chegam a casa de cabeça limpa sem os típicos stresses dos trabalhos "premium"
                        Por acaso carpinteiro é uma profissão lindíssima, meti-me a partir dos 40 a fazer guitarras elétricas entre outras coisas e estou a adorar.
                        Carpinteiro é fixe mas a chatisse são os dedos [emoji51]
                        Editado pela última vez por Quark; 17 October 2021, 13:03.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                          Sim não tenho muitas dúvidas, já ouvi falar da história e não tenho desconfianças que tenha sido fabricada.
                          Os que cá estiveram, segundo eles ganhavam £25/hora, e eram empregados.
                          Não, não foi fabricada. Havia recortes do jornal afixados em várias partes

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                            Carpinteiro é fixe a chatisse são os dedos [emoji51]
                            Sim, não podemos de maneira nenhuma negligenciar as máquinas.
                            As proteções já dão uma grande ajuda.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                              Isso no privado, certo?

                              É que pelo menos no público as tabelas são... públicas.
                              Um professor doutorado começa a carreira nos 3200 euros brutos mensais.

                              O problema é entrar para a carreira. Termina-se o doutoramento e passa-se, depois disso, em média 10 a 20 anos em bolsas e contratos precários até se conseguir entrar para os quadros de uma universidade pública.

                              Ou seja, nos primeiros 10 anos após terminar o doutoramento, o salário anda à volta de 1500 líquidos.

                              E vocês dizem que esse valor não é mau, mas lembrem-se que são contratos precários. E na realidade é francamente mau para alguém que passou mais de 20 anos da sua vida só a estudar.
                              Acabas por me dar razão. Atenção que não começa nos valor que referiste: https://www.spn.pt/Artigo/ensino-superior-vencimentos

                              Além disso, no público também existem muitos a tempo parcial.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                ".

                                Empresário. Nunca melhorou nem piorou, manteve sempre um estatuto "especial".
                                Por acaso acho que não. É mais complexo, mas genericamente perdeu estatuto.
                                Pré 25 de abril, um empresário estava num nível social 150 patamares acima do povo, poucos micro empresários existiam e maioria era pobre.
                                Hoje em dia, qualquer pessoa pode ser empresário, uns têm sucesso, outros não, uns crescem outros perdem impérios.... É difícil qualificar, mas não estão nos 150 patamares acima como antigamente.

                                Comentário


                                  #76
                                  O estatuto social é de facto muito importante neste país.

                                  Isso, junto com a primeira resposta a este tópico, é a razão de "nós" tanto querermos e lutarmos por uma nova ditadura. Eventualmente vamos mesmo ter o que desejamos. Vai ser maravilhoso!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                    Sim, não podemos de maneira nenhuma negligenciar as máquinas.
                                    As proteções já dão uma grande ajuda.
                                    Acredito que as máquinas hoje em dia são mais seguras. Conheço é um que é relativamente jovem mas que uma mão já era[emoji51]

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      O estatuto social é de facto muito importante neste país.

                                      Isso, junto com a primeira resposta a este tópico, é a razão de "nós" tanto querermos e lutarmos por uma nova ditadura. Eventualmente vamos mesmo ter o que desejamos. Vai ser maravilhoso!!
                                      Ja a temos... Chama-se geringonça e o ditador chama-se António Costa. So quem anda a dormir é que ainda não viu isso...
                                      Nao há liberdade de expressão, nao há comunicacao social isenta, não há separacao de poderes (judicial/politico)... sao totalitários, alteram as leis conforme lhes dá jeito, falta alguma coisa para preencher os pressupostos de uma ditadura?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                        Acredito que as máquinas hoje em dia são mais seguras. Conheço é um que é relativamente jovem mas que uma mão já era[emoji51]
                                        São mais seguras mas ainda muito perigosas, ainda por cima muitos operadores tiram as proteções numa de (proteções é para maricoes).

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          Enfermeiros.
                                          Ninguém quer saber deles. Preferem os médicos, mesmo que péssimos, a um enfermeiro excelente.
                                          O facto de um enfermeiro com 20 anos de serviço receber menos que um médico no IAC...

                                          Este comentário devia ser emoldurado! Que falta de noção!

                                          Os Enfermeiros fazem a sua função. Os Médicos fazem a sua função/trabalho. São trabalhos/funções distintas.

                                          Mesmo assim um Enfermeiro com 20 anos de serviço, ganha mais que um Médico Interno, por isso a Bastonária dos Enfermeiros gozou publicamente com os M. Internos, curiosamente o Bastonário dos Médicos desvalorizou e disse o correto, para existir SNS é preciso Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares, Médicos, ..., todos são precisos e cada um desempenha a sua função.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                            Ja a temos... Chama-se geringonça e o ditador chama-se António Costa. So quem anda a dormir é que ainda não viu isso...
                                            Nao há liberdade de expressão, nao há comunicacao social isenta, não há separacao de poderes (judicial/politico)... sao totalitários, alteram as leis conforme lhes dá jeito, falta alguma coisa para preencher os pressupostos de uma ditadura?
                                            LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL LLLLLLL
                                            Não há liberdade de expressão, mas escreves coisas dessas e ainda não te abateram/silenciaram, como fariam nos tempos aureos da liberdade de expressão neste país, no tempo em que se podia fazer tudo à vontade.
                                            deve ser falta de efectivos

                                            A geringonça faz tanta comichão que o teu amado great leader fez uma nos açores. é mesmo a única geringonça em vigor neste momento. A outra acabou nas eleições, como é sobejamente conhecido.
                                            Eu sei que não acreditas, mas a realidade é mesmo essa.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              Os teus amigos pagaram 25 euros ao médico porque tinham seguro de saúde.

                                              A seguradora deve ter pago mais 70 euros extra ao médico.
                                              Obviamente...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL LLLLLLL
                                                Não há liberdade de expressão, mas escreves coisas dessas e ainda não te abateram/silenciaram, como fariam nos tempos aureos da liberdade de expressão neste país, no tempo em que se podia fazer tudo à vontade.
                                                deve ser falta de efectivos

                                                A geringonça faz tanta comichão que o teu amado great leader fez uma nos açores. é mesmo a única geringonça em vigor neste momento. A outra acabou nas eleições, como é sobejamente conhecido.
                                                Eu sei que não acreditas, mas a realidade é mesmo essa.
                                                Liberdade de expressao? Deves andar mesmo a dormir... Quem é que quer leis para regular "fake news" e censurar o que não importa ao regime esquerdalho? Quem é que financia os mentigrafos desta vida? Mas para a malta de esquerda, não vale a pena argumentar, as vossas palas não vos permitem ver mais nada se não as vossas falsas e hipocritas noções de correcão. É o epitome do olhem para o que eu digo mas não olhem para o que eu faço... Conheco artolas do BE que se dizem activistas por tudo e mais alguma coisa, um deles vai a manifs contra os maus tratos a animais e em casa tem os gatos e cães dele a passar fome, isso é o retrato de um esquerdalho. Que raça do c******, se o Hitler em vez de gazear Judeus tem gazeado a malta de esquerda, este mundo era um lugar tão melhor. [emoji4]
                                                Editado pela última vez por JEDI; 18 October 2021, 12:15.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                  Liberdade de expressao? Deves andar mesmo a dormir... Quem é que quer leis para regular "fake news" e censurar o que não importa ao regime esquerdalho? Quem é que financia os mentigrafos desta vida? Mas para a malta de esquerda, não vale a pena argumentar, as vossas palas não vos permitem ver mais nada se não as vossas falsas e hipocritas noções de correcão. É o epitome do olhem para o que eu digo mas não olhem para o que eu faço... Conheco artolas do BE que se dizem activistas por tudo e mais alguma coisa, um deles vai a manifs contra os maus tratos a animais e em casa tem os gatos e cães dele a passar fome, isso é o retrato de um esquerdalho. Que raça do c******, se o Hitler em vez de gazear Judeus tem gazeado a malta de esquerda, este mundo era um lugar tão melhor. [emoji4]
                                                  Eu não sou esquerdalho e acho que deveriam regular para impedir a avalanche de "fake news" de hoje em dia, é uma epidemia.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    ...
                                                    Mesmo assim um Enfermeiro com 20 anos de serviço, ganha mais que um Médico Interno,....
                                                    Podes colocar valores?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                                      Eu não sou esquerdalho e acho que deveriam regular para impedir a avalanche de "fake news" de hoje em dia, é uma epidemia.
                                                      So que das fake news é um passinho pra "regular" a informação que lhes apraz...
                                                      Acho que as pessoas sao inteligentes o suficiente pra decidir em que acreditar ou não, não é o governo que tem de decidir o que lemos ou vemos... Daqui a pouco isto é a Coreia do Norte e o nosso Great Great lider Costa a comandar.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                        So que das fake news é um passinho pra "regular" a informação que lhes apraz...
                                                        Acho que as pessoas sao inteligentes o suficiente pra decidir em que acreditar ou não, não é o governo que tem de decidir o que lemos ou vemos... Daqui a pouco isto é a Coreia do Norte e o nosso Great Great lider Costa a comandar.
                                                        Estamos a falar de regular fake nwes, não de regular a informação a informação que lhes apraz...
                                                        E não, as pessoas não são inteligentes para decidir em que acreditar, tivemos/temos o exemplo da covid19 que nos mostrou o quanto as pessoas são parvas e manipuláveis, incluindo malta letrada.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                          Liberdade de expressao? Deves andar mesmo a dormir... Quem é que quer leis para regular "fake news" e censurar o que não importa ao regime esquerdalho? Quem é que financia os mentigrafos desta vida? Mas para a malta de esquerda, não vale a pena argumentar, as vossas palas não vos permitem ver mais nada se não as vossas falsas e hipocritas noções de correcão. É o epitome do olhem para o que eu digo mas não olhem para o que eu faço... Conheco artolas do BE que se dizem activistas por tudo e mais alguma coisa, um deles vai a manifs contra os maus tratos a animais e em casa tem os gatos e cães dele a passar fome, isso é o retrato de um esquerdalho. Que raça do c******, se o Hitler em vez de gazear Judeus tem gazeado a malta de esquerda, este mundo era um lugar tão melhor. [emoji4]
                                                          ah agora sou de esquerda
                                                          A bem da liberdade de expressão, mete aí o meu boletim de voto. Não ias afirmar uma coisa dessas sem certezas, ou ias?

                                                          Pega na caçadeira do amigo do teu great leader e faz-te à estrada. Resolve o problema. Sem medos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                            ah agora sou de esquerda
                                                            A bem da liberdade de expressão, mete aí o meu boletim de voto. Não ias afirmar uma coisa dessas sem certezas, ou ias?

                                                            Pega na caçadeira do amigo do teu great leader e faz-te à estrada. Resolve o problema. Sem medos.
                                                            Ao menos ainda nao tem terroristas alistados no partido como o BE e os seus guerreiros das FP25... Mas isso é tranquilo e aceitavel.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLL LLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

                                                              Genial!!

                                                              Opah, pega lá na caçadeira man! Liberta-te!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X