Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grandes Portugueses - a poll

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu não votei Salazar (votei D. Afonso Henriques) mas acho que está muito bem aí nesse Top 10, entre os muitos disparates que fez foi um político, estadista e economista como poucos em Portugal. Em comparação com a corja política PS/PSD que nos tem governado desde 74 é quinje a jero.

    Eu não percebo é o que é que faz aí o Cunhal. Já agora metiam aí o Soares para a anedota ficar completa.[)]

    Comentário


      #32
      Para mim, a maior diferença entre o Salazar e o Cunhal é que um chegou ao poder e o outro não..
      Nem quero imaginar o que seria do nosso país se tivessemos chegado à bela democracia popular [8]

      Comentário


        #33
        Votei no Aristides de Sousa Mendes.

        Já nem me lembrava o nome dele, mas sem duvida foi um portugues notavel no Seculo XX especialmente pelo actos que fez contra Salazar e salvando vidas ao Holacausto Nazi. Atitude que lhe custou ter sido castigado e ter ficado sem vencimento.


        http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Nephilim

          Votei no Aristides de Sousa Mendes.

          Já nem me lembrava o nome dele, mas sem duvida foi um portugues notavel no Seculo XX especialmente pelo actos que fez contra Salazar e salvando vidas ao Holacausto Nazi. Atitude que lhe custou ter sido castigado e ter ficado sem vencimento.


          http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm
          Pois...E morreu na miséria, sem ajuda de ninguém...
          Salvou milhares de judeus (enão só) residentes em França, passando-les vistos contra todas as ordens de Salazar.
          Para mim um dos grandes Portugueses de sempre!!

          Comentário


            #35
            Camões.... um poeta de excepção, e o amor que ele tinha à pátria... brutal, aliás... ele expressou o seu sentimento n'"Os Lusíadas"!!!

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Der Teufel

              Para mim seria entre o D.Joao II e o Marques de Pombal, dois grandes estadistas, cujas capacidades fariam falta ainda hoje.
              achas? é facil governar especialmente qdo se tem um poder absoluto e escravos:D:D

              não tem nada a ver com os dias de hoje;)

              Comentário


                #37
                Considero esta história dos "Grandes Portugueses" um concurso sem valor algum... pois não chegaram à final vultos realmente grandes (como Nuno Álvares Pereira, Afonso de Albuquerque ou Pedro Hispano, por exemplo) e colocam lá um tirano (Salazar) que com as suas vistas limitadas manteve Portugal numa atraso artificial de quase meio século e um tirano falhado (Cunhal) que se preciso fosse seguiria os exemplos do seu estimado Estaline!
                O único valor desta "poll" é proporcionar uma visão do estado de espírito actual dos Portugueses, pois a História já vez o seu julgamento e os vultos presentes na lista (com excepção de Salazar e Cunhal) foram grandes Portugueses que muito honraram a nossa Pátria.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Tó

                  Considero esta história dos "Grandes Portugueses" um concurso sem valor algum... pois não chegaram à final vultos realmente grandes (como Nuno Álvares Pereira, Afonso de Albuquerque ou Pedro Hispano, por exemplo) e colocam lá um tirano (Salazar) que com as suas vistas limitadas manteve Portugal numa atraso artificial de quase meio século e um tirano falhado (Cunhal) que se preciso fosse seguiria os exemplos do seu estimado Estaline!
                  O único valor desta "poll" é proporcionar uma visão do estado de espírito actual dos Portugueses, pois a História já vez o seu julgamento e os vultos presentes na lista (com excepção de Salazar e Cunhal) foram grandes Portugueses que muito honraram a nossa Pátria.
                  Concordo!!

                  Já agora, em quem votaste?

                  Comentário


                    #39
                    Fernando Pessoa! O poeta que exprimiu como ninguém as contradições e o ser Português [^]

                    Comentário


                      #40
                      eu vi o 2 "espetaculos" dos 100 melhores e claramente a maioria das classificações que são mais devido a popularidade que outra coisa.
                      como um actor dos morangos com açucar e a posição de alguns elementos ligados ao futebol e politica actual.

                      viva o rei. o original
                      o tuga mais tuga.
                      ele teve um sonho e pá frente é que é o caminho.

                      Comentário


                        #41
                        Maques de Pombal...

                        Comentário


                          #42
                          porra... mas tantos votos para D Afonso Henriques e ninguém escreveu nada sobre isso?

                          sinceramente acho que ele tem o mérito de ter começado este cantinho à beira-mar plantado, mas acho que mais por ambição pessoal do que outra coisa.

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                            porra... mas tantos votos para D Afonso Henriques e ninguém escreveu nada sobre isso?

                            sinceramente acho que ele tem o mérito de ter começado este cantinho à beira-mar plantado, mas acho que mais por ambição pessoal do que outra coisa.
                            Era um rebelde, que queria sair das saias da mãe e que gostava de a contrariar..o típico adolescente:D

                            Comentário


                              #44
                              Eu votei no Ricardo Araujo Pereira, mas ficou em 76º lugar.

                              Comentário


                                #45
                                citação:[i]Originalmente colocada por BrunoTRF
                                Já agora, em quem votaste?
                                Em El-Rei D. Afonso Henriques, "O Conquistador" ou "O Fundador"; porque sem a sua acção não passávamos de mais uma parte do Reino de Espanha, com recalcamentos históricos, como a Galiza ou a Catalunha.
                                Quando o Fundador deu início a isto, a Portugal, deu início a "um dos mais bem sucedidos sobreviventes da História", ao "impulsionador do intercâmbio entre continentes" e ao país europeu com os limites geográficos mais antigos e já com 1139 anos de existência (Conde Vímara Peres funda o 1º Condado de Portucale em 868).
                                Em suma D. Afonso Henriques porque é o "Pai da Pátria"!

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  citação:Originalmente colocada por Der Teufel

                                  Para mim seria entre o D.Joao II e o Marques de Pombal, dois grandes estadistas, cujas capacidades fariam falta ainda hoje.
                                  achas? é facil governar especialmente qdo se tem um poder absoluto e escravos:D:D

                                  não tem nada a ver com os dias de hoje;)
                                  um homem com a capacidade reformadora do Marques de Pombal faz falta em qql altura da historia

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por AFMGoon

                                    Eu votei no Ricardo Araujo Pereira, mas ficou em 76º lugar.
                                    lol?

                                    Comentário


                                      #48
                                      D. Afonso Henriques

                                      Comentário


                                        #49
                                        Votei em Afonso Henriques pois sem ele não havia Portugal, e poderiam vir a aparecer todas essas "personagens" que também estão a ser votadas, mas não seriam portugueses, pois foi o homem que andou feito doido a conquistar território, para poder haver um Portugal.[8D]

                                        Comentário


                                          #50
                                          Salazar foi um criminoso impune...

                                          Os políticos posteriores fizeram meras traquinices comparativamente aos crimes que pairam sobre a memória de Salazar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            os votos de Salazar sempre a subir e ninguém diz nada sobre o tirano ditador...Gostava de ouvir a opinião de todas as partes

                                            Comentário


                                              #52
                                              BrunoTRF, também houve quem se deslumbrasse com Hiltler, com Mussolini, com Franco, com Pinochet, com Estaline, com Mao...

                                              Por cá temos os que se deslumbraram e continuam deslumbrados com Salazar, coisas do confronto entre o «ego» e o «id»...

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por mário silva

                                                Para mim, a maior diferença entre o Salazar e o Cunhal é que um chegou ao poder e o outro não..
                                                Nem quero imaginar o que seria do nosso país se tivessemos chegado à bela democracia popular [8]
                                                A diferença éntre eles é fundamentalk: é a diferença entre essência e potência, entre acto perpetrado e acto provável mas não consumado...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Votei no D.Afonso Henriques.

                                                  A minha opinião é que ele é "O" Português.

                                                  Lutou contra tudo e contra todos para o Condado Portucalense não ser apenas mais uma província de Castela/Espanha, e fundar um país, a que deu o nome de Portugal.

                                                  Existem aí outros grandes nomes, obviamente, mas na eleição do "Grande Português", faz sentido que a escolha recaia sobre alguém que fez algo por Portugal. Por exemplo, Fernando Pessoa é um poeta genial, mas genial mesmo. Mas em termos de promoção e elevação de Portugal, Luís Vaz de Camões parece ser um nome muito mais propositado.

                                                  O Infante D.Henrique, por ser o homem que nos deu os Descobrimentos, única ponta de ambição e coragem que este país teve em toda a sua história (à excepção da já mencionada fundação, por D.Afonso Henriques), seria outra opção válida.

                                                  Depois, Salazar e Cunhal são bandeiras políticas. Demasiado polémicas para serem número um.

                                                  D.João II foi um rei de transição, importantíssimo para Portugal. Mas outros reis e líderes houve, que tiveram igual ou maior importância (vide D.João I).

                                                  Vasco da Gama um grande navegador. Justifica-se a presença nos 10 primeiros, mas seria impensável que fosse o numero um.

                                                  Marquês de Pombal foi um visionário, um homem muito à frente do seu tempo. Mas também foi uma figura polémica e teve algumas acções menos dignas.

                                                  Aristides de Sousa Mendes é o que está a mais. Teve um grande gesto na 2ªGuerra Mundial...como tantos outros grandes gestos que houve por toda a história de Portugal. Não se percebe como chegou aos 10 primeiros.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Votei em D. João II, o principe perfeito.

                                                    O rei que deu dimensão mundial a Portugal. Com este rei Portugal foi rei dos mares e senhor do mundo.
                                                    Foi pena que a seguir veio o seu cunhado, fraco, beato e refem das filhas dos reis de Espanha. Cometeu o maior crime português, expulsou os judeus para agradar à sogra. Foi o princípio do fim.



                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu não voto, porque acho que a votação dos maiores portugueses de sempre é uma completa "injustiça" (e na minha opinião, ESTUPIDEZ....

                                                      E de certeza que há gente minimamente inteligente que percebe aquilo que estou a dizer...E mais não digo, Over and Out.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                        Votei no Aristides de Sousa Mendes.

                                                        Já nem me lembrava o nome dele, mas sem duvida foi um portugues notavel no Seculo XX especialmente pelo actos que fez contra Salazar e salvando vidas ao Holacausto Nazi. Atitude que lhe custou ter sido castigado e ter ficado sem vencimento.


                                                        http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm
                                                        Pois...E morreu na miséria, sem ajuda de ninguém...
                                                        Salvou milhares de judeus (enão só) residentes em França, passando-les vistos contra todas as ordens de Salazar.
                                                        Para mim um dos grandes Portugueses de sempre!!
                                                        Talvez não tenha morrido assim tanto na miseria, como devem saber o Salazar durante a 2ª Guerra sempre fez jogo duplo e assim conseguiu que Portugal mantive-se uma posição neutra e logo a guerra nunca chegou cá. Salazar nunca poderia concordar com a atitude de Aristides Sousa Mendes porque poderia por em causa todo o seu esforço e atirar Portugal para a guerra, a atitude de Sousa Mendes é louvavel mas foi de certo modo irresponsavel porque poderia ter custado muito caro a Portugal.
                                                        Aristides de Sousa Mendes foi afastado do seu cargo mas o seu salario de diplomata foi sempre pago pelo estado até ao fim da sua vida o que prova que por razões politicas Salazar não tinha outra alternativa senão afastar o embaixador, mas continuou a pagar-lhe o salario como reconhecimento dos seus actos, por isso não acredito que alguém com um salario de embaixador fosse morrer na miseria e afinal Salazar não era assim tão monstruoso e frio como muito por aí pintam.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por Tuareg

                                                          BrunoTRF, também houve quem se deslumbrasse com Hiltler, com Mussolini, com Franco, com Pinochet, com Estaline, com Mao...

                                                          Por cá temos os que se deslumbraram e continuam deslumbrados com Salazar, coisas do confronto entre o «ego» e o «id»...
                                                          Então para os queriam que alguém escreve-se algo sobre Salazar.
                                                          Em primeiro lugar Salazar não tem comparação com esses ditadores referidos porque era mais esperto que eles todos juntos e porque Salazar nunca foi um "saguinario" como esses porque se assim fosse pessoas como Cunhal ou Mario Soares teriam tido um fim bem diferente.

                                                          Se querem mesmo saber eu votei nele porque acho que era um homem extramente inteligente e acima de tudo honesto tudo que fez fe-lo para o bem da nação.
                                                          Tomou conta de um Portugal a beira de uma guerra civil onde se trocava de governo todas as semanas e ao fim de 15 anos conseguiu essa coisa fantastica de por a função publica a dar lucro e quando morreu Portugal era um pais rico, com uma moeda forte que tinha todas as condições para hoje estar muito mais desenvolvido. Em comparação com Espanha o Portugal de Salazar estava anos luz a frente da Espanha de Franco e em 30 anos Portugal só teem andado para tras e os Epanhois é aquilo que se ve.


                                                          Agora o "estado novo" não era um regime perfeito mas a democracia em que vivemos também está muito longe de o ser.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                                            citação:Originalmente colocada por Tuareg

                                                            BrunoTRF, também houve quem se deslumbrasse com Hiltler, com Mussolini, com Franco, com Pinochet, com Estaline, com Mao...

                                                            Por cá temos os que se deslumbraram e continuam deslumbrados com Salazar, coisas do confronto entre o «ego» e o «id»...
                                                            Então para os queriam que alguém escreve-se algo sobre Salazar.
                                                            Em primeiro lugar Salazar não tem comparação com esses ditadores referidos porque era mais esperto que eles todos juntos e porque Salazar nunca foi um "saguinario" como esses porque se assim fosse pessoas como Cunhal ou Mario Soares teriam tido um fim bem diferente.

                                                            Se querem mesmo saber eu votei nele porque acho que era um homem extramente inteligente e acima de tudo honesto tudo que fez fe-lo para o bem da nação.
                                                            Tomou conta de um Portugal a beira de uma guerra civil onde se trocava de governo todas as semanas e ao fim de 15 anos conseguiu essa coisa fantastica de por a função publica a dar lucro e quando morreu Portugal era um pais rico, com uma moeda forte que tinha todas as condições para hoje estar muito mais desenvolvido. Em comparação com Espanha o Portugal de Salazar estava anos luz a frente da Espanha de Franco e em 30 anos Portugal só teem andado para tras e os Epanhois é aquilo que se ve.


                                                            Agora o "estado novo" não era um regime perfeito mas a democracia em que vivemos também está muito longe de o ser.
                                                            X2 - muito bem dito.

                                                            Votei no D. Afonso Henriques.
                                                            Salazar seria a minha 2ª opção

                                                            Hoje em dia era necessário outro Salazar. Era preciso governar com mão de ferro para ultrapassar muitas injustiças.
                                                            Não digo com isto que quero um ditador. Mas por vezes acho que era melhor um ditador (como Salazar, NÃO COMO SADDAM por exemplo) do que viver com toda a podridão dos dias de hoje.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              É esse o espírito!!!

                                                              O que era bom era vivermos acagaçados e sem podermos fazer nada, esquecer a Europa, ser rejeitado pelo mundo inteiro!![8][8]

                                                              Há países onde podem desfrutar de tudo isso. Estão ao preço de uma viagem de avião[8)]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X