Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão do Cidadão substitui BI - em Portugal Continental a partir de Julho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
    (...)
    E isso sim é roubo de identidade.
    (...)
    Já ficou claro que não sabes a diferença entre roubo de identidade e
    falsificação de documentos.

    Mas devias, porque tens muitos links nos posts anteriores onde te
    deverias ter informado sobre o que é roubo de identidade.

    Comentário


      Quando acabar o teu BI vais ter mesmo que fazer o cartão, por isso até lá, isto já pode tar mais evoluído

      Comentário


        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
        Quando acabar o teu BI vais ter mesmo que fazer o cartão, por isso até lá, isto já pode tar mais evoluído
        Espero que sim. Espero que acabem com a ideia "peregrina" de ter ali os
        5 números "escarrapachados".

        Seja como for... o passaporte pode substituir o BI (CdC). Quando o BI
        caducar, uso o passaporte para me identificar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Argumentos válidos?! Onde?!

          Em que medida é que um chip protege o roubo de identidade? Quando
          muito protege os dados que estão dentro do chip. E estes dados estão
          tão seguros quão segura estiver a senha de acesso (PIN).

          O chip só é útil para evitar a falsificação de documentos. Ou seja, é
          mais difícil forjar um CdC que um BI. E se um CdC válido for roubado
          é mais difícil de usar por outra pessoa, ao contrário de um BI roubado.

          Mas o chip não PROTEGE em nada o roubo de identidade (que é MUITO
          mais que roubo ou falsificação de documentos).
          Estás a chegar precisamente ao meu ponto de vista, ou então eu ao teu.

          Concordamos que é mais difícil forjar um CdC que um BI. Se um CdC válido for roubado, é mais difícil ser usado por outrem.

          Então explica em que situação pode ocorrer o roubo de identidade no CdC? Andar com os códigos na carteira? Realmente o sistema tem o defeito de ter mts códigos, mas nada é perfeito.
          O multibanco também é falível, graças aos parvos que tem o código da data de nascimento (o ladrão só tem de olhar para o B.I. e fazer as contas), ou o código num papel na carteira, etc.)

          Eu agora tenho os códigos guardados em casa, mas quando forem necessários logo se vê mas devo mudar todos para o mesmo do MB ou assim.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
            (...)
            Então explica em que situação pode ocorrer o roubo de identidade no CdC? Andar com os códigos na carteira?
            (...)
            Nada disso. Continuas sem saber o que é roubo de identidade. Lê para
            trás, sff.

            Resumindo:

            Para roubar uma identidade basta recolher informação SUFICIENTE para
            fazer uma fraude (ou cometer um crime).

            Não implica saber TUDO o que está no cartão (chip incluído).

            Exemplo:
            A fraude que se tem falado aí da lotaria espanhola. Quem responder com
            o nome, NIB, etc. já foi vítima de roubo de identidade, e nem foi
            necessário ter acesso ao BI (ou CdC).
            Com estes dados recolhidos já é possível executar outras fraudes ou
            burlas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Nada disso. Continuas sem saber o que é roubo de identidade. Lê para
              trás, sff.

              Resumindo:

              Para roubar uma identidade basta recolher informação SUFICIENTE para
              fazer uma fraude (ou cometer um crime).

              Não implica saber TUDO o que está no cartão (chip incluído).

              Exemplo:
              A fraude que se tem falado aí da lotaria espanhola. Quem responder com
              o nome, NIB, etc. já foi vítima de roubo de identidade, e nem foi
              necessário ter acesso ao BI (ou CdC).
              Com estes dados recolhidos já é possível executar outras fraudes ou
              burlas.
              Em que página do tópico está isso da lotaria espanhola?

              E actualmente tu não andas com o cartão de contribuinte,da segurança social e de saúde na carteira? Ou sempre que precisares de ir ao Hospital de urgência vais a casa 1º? Ou preferes pagar taxa por não ter cartão?

              Comentário


                o cartão do cidadão não substitui o cartão de eleitor? então porque é que no site do CC ainda se fala no cartão de eleitor?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Goiás Ver Post
                  o cartão do cidadão não substitui o cartão de eleitor? então porque é que no site do CC ainda se fala no cartão de eleitor?
                  Por enquanto ainda não. Daqui a não muito tempo (o Governo previa já estas eleições mas não sei se já vai ser) o cartão de eleitor vai ser eliminado, e para votar vai-se usar o BI/CdC.

                  Com isto vão eliminar o recenseamento. O recenseamento torna-se automático assim que se tira o CdC pela 1ª vez. Passa a ser obrigatório (e não opcional como agora), o que têm o seu quê de questionável. Eu não concordo, pois o individuo é livre de estar incluido ou não no sistema de voto, e de contribuir ou não para a abstenção. Acho inclusivé que deve ser um direito democrático.
                  É também uma forma de o Governo incentivar os jovens ao voto.

                  Por outro, é uma forma fácil de excluir os mortos das listas, que contribuem para uma abstenção artificial. É o resultado de anos de burocracia e de arquivos separados (identidade, cartão eleitor, contribuinte, etc.) Tudo isso devia ser centralizado há muito tempo, mesmo antes de existir a informática. No caso do novo cartão, apesar de ser tudo-em-1, é uma ilusão pois os arquivos continuam a existir em separado, o que é uma enorme carga burocrática e financeira para o Estado. Mas o mal está feita e há que avançar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                    Por enquanto ainda não. Daqui a não muito tempo (o Governo previa já estas eleições mas não sei se já vai ser) o cartão de eleitor vai ser eliminado, e para votar vai-se usar o BI/CdC.

                    Com isto vão eliminar o recenseamento. O recenseamento torna-se automático assim que se tira o CdC pela 1ª vez. Passa a ser obrigatório (e não opcional como agora), o que têm o seu quê de questionável. Eu não concordo, pois o individuo é livre de estar incluido ou não no sistema de voto, e de contribuir ou não para a abstenção. Acho inclusivé que deve ser um direito democrático.
                    É também uma forma de o Governo incentivar os jovens ao voto.

                    Por outro, é uma forma fácil de excluir os mortos das listas, que contribuem para uma abstenção artificial. É o resultado de anos de burocracia e de arquivos separados (identidade, cartão eleitor, contribuinte, etc.) Tudo isso devia ser centralizado há muito tempo, mesmo antes de existir a informática. No caso do novo cartão, apesar de ser tudo-em-1, é uma ilusão pois os arquivos continuam a existir em separado, o que é uma enorme carga burocrática e financeira para o Estado. Mas o mal está feita e há que avançar.
                    todas as pessoas que tenham o CdC podem votar certo?

                    mas as crianças já podem tirar o CdC...

                    então?

                    Comentário


                      Só pode votar quem tem o Cdc e 18 anos ou mais, inclusivé. Não sei como vai ser feito o controlo na mesa de voto, se vai ser electrónico (leitura do chip e introdução do código) ou então a pessoa da mesa simplesmente verifica a data de nascimento.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                        Em que página do tópico está isso da lotaria espanhola?
                        Este pessoal vê futebol e novelas em lugar de procurar estar informado,
                        e depois dão palpites sobre coisas que não sabem.

                        Está nos jornais, noticiários e na página da PJ.
                        http://www.policiajudiciaria.pt/PortalWeb/page/{B0004464-B663-4BC8-8125-0422398C522B}

                        Já tinha colocado o link. Só prova que não leste nada do que coloquei
                        mais atrás. Tal como tinha dito.

                        Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                        E actualmente tu não andas com o cartão de contribuinte,da segurança social e de saúde na carteira? Ou sempre que precisares de ir ao Hospital de urgência vais a casa 1º? Ou preferes pagar taxa por não ter cartão?
                        1. É obrigatório andar com um documento de identificação.
                        a) Se for o BI, só andas com o número do BI.
                        b) Se for o passaporte, só andas com o número do passaporte.
                        c) Se for o CdC, andas com o do BI+Seg.Soc.+Eleitor+contribuinte+etc.

                        2. Antes do CdC, podias andar apenas com o BI. Os outros tinhas a OPÇÃO
                        de não andares com eles. Com o CdC és obrigado.

                        3. Não necessito de andar com o cartão de contribuinte. Sei o número
                        de cor. Do BI também.

                        4. Não preciso de andar com o cartão da segurança social para nada.

                        5. Não tenho cartão de utente do serviço nacional de saúde. Nem é
                        necessário. Dando o nome é suficiente. Ainda há duas semanas fui de
                        urgência ao hospital e bastou dar o nome (+morada e outras coisas).

                        6. Não estou isento de taxas. Não preciso do cartão de utente da saúde
                        para nada. Nunca precisei. Nunca tive.

                        7. Fui há uns meses fazer o pedido para votar noutra freguesia. Disseram-me
                        que já não faziam cartões de eleitor, que só o CdC. Disse que já não queria
                        mudar de freguesia. Em vez de ir a pé votar, vou de carro. Até sou capaz
                        de demorar menos tempo... há menos eleitores na freguesia onde estou
                        inscrito.

                        8. No mesmo dia fui ao centro de saúde fazer o registo como utente do
                        serviço de saúde (médico de famílias e outras palhaçadas do género).
                        O homem estava incrédulo... achava impossível que eu nunca estivesse
                        estado inscrito no serviço nacional de saúde. Procurou, procurou, e
                        não encontrou... «Eu não lhe disse?». Disseram-me o mesmo: só CdC.

                        Olha a minha cara de preocupado...

                        Tenho seguro de saúde. Só vou ao médico quando estou de caixão à cova
                        (como há duas semanas), e isso normalmente significa urgência do hospital.
                        Nas urgências nunca precisei de cartões nenhuns (também era o que
                        faltava, negarem cuidados de saúde por questões administrativas). O seguro
                        paga consultas, medicamentos, etc. Para quê preocupar-me com esquemas
                        do governo que têm como objectivo dificultar o acesso a cuidados de
                        saúde (que todos somos obrigados a pagar... DUAS VEZES!!!).

                        Este país é uma vergonha.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                          Só pode votar quem tem o Cdc e 18 anos ou mais, inclusivé. Não sei como vai ser feito o controlo na mesa de voto, se vai ser electrónico (leitura do chip e introdução do código) ou então a pessoa da mesa simplesmente verifica a data de nascimento.
                          estou mesmo a ver cartões do cidadão com pin

                          só falta dar para fazer compras como porta-moeadas multibanco

                          epá... basta a pessoa levar o cartão, entregar na mesa e a pessoa que lá está é que o valida num possível leitor do chip, e então permie o voto..


                          assim sendo posso votar em qualquer escola primária onde coloquem as urnas e não apenas na zona da residência...

                          o que leva a um problema... na autárquicas... eu posso ir votar à freguesia ao lado não?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                            (...)
                            Com isto vão eliminar o recenseamento. O recenseamento torna-se automático assim que se tira o CdC pela 1ª vez. Passa a ser obrigatório (e não opcional como agora), o que têm o seu quê de questionável. Eu não concordo, pois o individuo é livre de estar incluido ou não no sistema de voto, e de contribuir ou não para a abstenção. Acho inclusivé que deve ser um direito democrático.
                            (...)
                            Ah! Aqui já estamos de pleno acordo!

                            É mais uma das muitas medidas totalitárias deste (des)"governo".
                            Querem eliminar a possibilidade de escolha das pessoas.
                            Liberdade? 25 de Abril? Que é isso?

                            Nada que já não se estivesse à espera, vindo de quem anda a conviver
                            muito com o sr. Hugo Chávez...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              estou mesmo a ver cartões do cidadão com pin

                              só falta dar para fazer compras como porta-moeadas multibanco

                              epá... basta a pessoa levar o cartão, entregar na mesa e a pessoa que lá está é que o valida num possível leitor do chip, e então permie o voto..


                              assim sendo posso votar em qualquer escola primária onde coloquem as urnas e não apenas na zona da residência...

                              o que leva a um problema... na autárquicas... eu posso ir votar à freguesia ao lado não?
                              Precisamente para não haver problemas de uso do cartão por outros, tens de ser tu a introduzir um código para validar. Isto pressundo que será assim.

                              Não porque continuaram a existir listas, porque não te esqueças que a maioria das pessoas ainda não têm CdC.

                              Comentário


                                Vendo as coisas de uma forma simples e objectiva, era preferível manter os cartões antigos? Não ter implementado o novo cartão?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                  Só pode votar quem tem o Cdc e 18 anos ou mais, inclusivé. Não sei como vai ser feito o controlo na mesa de voto, se vai ser electrónico (leitura do chip e introdução do código) ou então a pessoa da mesa simplesmente verifica a data de nascimento.
                                  Vai ser sempre possível votar com BI + cartão de eleitor.
                                  Os meus pais nunca irão ter o CdC.
                                  Já têm mais de 80 anos... e o BI VITALÍCIO!!!

                                  E eu vou andar de passaporte + cartão de eleitor, assim que o BI expire.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                    Precisamente para não haver problemas de uso do cartão por outros, tens de ser tu a introduzir um código para validar. Isto pressundo que será assim.

                                    Não porque continuaram a existir listas, porque não te esqueças que a maioria das pessoas ainda não têm CdC.
                                    antes alguem poderia usar o teu BI?

                                    não porque a foto é bem visivel e tinha o dedo lá chapado...


                                    que culpa tenho eu que os idi0t@s que fizeram o CdC tenham retirado o "autenticante" do dedo e OBREGUEM A QUE A FOTO SEJA SEM ÓCULOS E NÃO SE PODE MOSTRAR OS DENTES...

                                    aidna por cima a foto fica quase imperceptível... foto em miniatura e holográfica como se não estivesse lá...

                                    epá... simplex o c()&%$&$

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Vai ser sempre possível votar com BI + cartão de eleitor.
                                      Os meus pais nunca irão ter o CdC.
                                      Já têm mais de 80 anos... e o BI VITALÍCIO!!!

                                      E eu vou andar de passaporte + cartão de eleitor, assim que o BI expire.
                                      não és cidadão Português ?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                        Vendo as coisas de uma forma simples e objectiva, era preferível manter os cartões antigos? Não ter implementado o novo cartão?
                                        Eu nunca disse isso que não se deveria implementar o CdC.
                                        Acho é que o CdC não deveria substituir os outros cartões.
                                        Ou, substituindo, NUNCA deveria ter os outros números IMPRESSOS no CdC.

                                        É só isto que eu digo.
                                        Acho o CdC (chip) uma boa ideia. Tem é um erro CRASSO! Os números
                                        ali todos "escarrapachados". E outro problema adicional do PIN para os
                                        casos dos idosos e pessoas com pouca instrução. É uma burla à espera de
                                        acontecer. E vai acontecer!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                          antes alguem poderia usar o teu BI?

                                          não porque a foto é bem visivel e tinha o dedo lá chapado...
                                          (...)
                                          O BI é canja para falsificar.
                                          O CdC é difícil de falsificar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Vai ser sempre possível votar com BI + cartão de eleitor.
                                            Os meus pais nunca irão ter o CdC.
                                            Já têm mais de 80 anos... e o BI VITALÍCIO!!!

                                            E eu vou andar de passaporte + cartão de eleitor, assim que o BI expire.
                                            Os vitalícios têm 7 anos (acho) para ser renovados a partir de 2002 (acho tb). Qualquer coisa parecida.

                                            Portanto quer queiras, quer não...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                              não és cidadão Português ?
                                              Sou. Mas quando o meu BI expirar não vou "renovar" para o CdC.
                                              O passaporte substitui qualquer documento de identificação. Tem tanto
                                              valor como um BI ou CdC.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                O BI é canja para falsificar.
                                                O CdC é difícil de falsificar.
                                                então para que o pin?

                                                pensei que fosse obrigatório o BI para cidadãos de nacionalidade portuguesa

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                  antes alguem poderia usar o teu BI?

                                                  não porque a foto é bem visivel e tinha o dedo lá chapado...
                                                  Pois mas se tu perderes ou se te roubarem a carteira facilmente trocam a tua foto por uma de um homem de idade similar à tua. E passam a ter a identidade do mobil...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                                    Os vitalícios têm 7 anos (acho) para ser renovados a partir de 2002 (acho tb). Qualquer coisa parecida.

                                                    Portanto quer queiras, quer não...
                                                    Enquanto for válido tira-se o passaporte. Depois renova-se o passaporte.
                                                    Quero ver quem é que não aceita o passaporte como documento de
                                                    identificação... seria o mesmo que dizer que o Estado não reconhece
                                                    a validade de um documento de identificação emitido pelo próprio Estado
                                                    (passaporte).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                      então para que o pin?

                                                      pensei que fosse obrigatório o BI para cidadãos de nacionalidade portuguesa
                                                      Como é que te obrigam? Prendem-te e levam-te à loja do cidadão?

                                                      Em último caso, faço melhor: mudo de nacionalidade. E se houver assim
                                                      muitas coisas obrigatórias (falta de liberdade), ainda pode ser que tenha
                                                      fundamento para um pedido de asilo político.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Enquanto for válido tira-se o passaporte. Depois renova-se o passaporte.
                                                        Quero ver quem é que não aceita o passaporte como documento de
                                                        identificação... seria o mesmo que dizer que o Estado não reconhece
                                                        a validade de um documento de identificação emitido pelo próprio Estado
                                                        (passaporte).
                                                        Eu refirore-me ao CdC para votar, não é possível votar com o passaporte. Assim que o teu BI caducar vais deixar de votar. O que pelas tuas palavras não parece ser a tua prioridade.

                                                        Aconselho-te também a consultares algum tipo de ajuda, pois tens alguma paranóia com a segurança de tudo o que rodeia. Talvez uma incursão em países onde nem sequer os teus direitos básicos (comer, água) são respeitados, quando mais os direitos de privacidade, liberdade, dos teus dados. Países da África sub-sariana, Ásia-pobre, América do sul-pobre ,etc. Enquanto nós aqui em Portugal achamos que o Estado intervém demais em tudo, se calhar lá as pessoas não se importavam de ser um SNS (mesmo com filas de espera, pois se calhar eles nâo têm nenhum), algum tipo de Estado de direito, de telhado por cima de nós. Por mais podre que seja em todos os lados, é melhor do que não ter nada.
                                                        Não compreendo porque pessoas como tu continuam a viver em Portugal. Se é tudo tão mau.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                                          (...)
                                                          Aconselho-te também a consultares algum tipo de ajuda, pois tens alguma paranóia com a segurança de tudo o que rodeia. Talvez uma incursão em países onde nem sequer os teus direitos básicos (comer, água) são respeitados, quando mais os direitos de privacidade, liberdade, dos teus dados. Países da África sub-sariana, Ásia-pobre, América do sul-pobre ,etc. Enquanto nós aqui em Portugal achamos que o Estado intervém demais em tudo, se calhar lá as pessoas não se importavam de ser um SNS (mesmo com filas de espera, pois se calhar eles nâo têm nenhum), algum tipo de Estado de direito, de telhado por cima de nós. Por mais podre que seja em todos os lados, é melhor do que não ter nada.
                                                          Não compreendo porque pessoas como tu continuam a viver em Portugal. Se é tudo tão mau.
                                                          Não, não tenho nenhuma paranóia com a segurança. Não estou é para
                                                          "aderir" a um sistema criado por idiotas, e com o objectivo de reduzir a
                                                          liberdade das pessoas. Hoje é o CdC e o chip nas matrículas. Qualquer
                                                          dia são chips nos bébés. E depois andamos todos a ser controlados que
                                                          nem gado.

                                                          Tu é que deverias andar mais informado, e mais atento. Ser menos crédulo
                                                          nos políticos, e mais prudente.

                                                          Há muitas maneiras de ser escravo. Não é só pela ausência de direitos
                                                          básicos. O modo mais genial de escravatura é fazer as pessoas pensar
                                                          que são livres.

                                                          Se viste o MATRIX, e pensaste que era um filme de ficção científica, sem
                                                          qualquer mensagem política, aconselho a rever. Desta vez mais atento
                                                          aos diálogos. E já agora, um outro filme anterior ao MATRIX: DARK CITY.

                                                          Vivo em Portugal porque foi cá que construí a minha vida. Aos 40 anos
                                                          de idade, só vou recomeçar se a isso me vir forçado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                                            Eu refirore-me ao CdC para votar, não é possível votar com o passaporte. Assim que o teu BI caducar vais deixar de votar. O que pelas tuas palavras não parece ser a tua prioridade.

                                                            Aconselho-te também a consultares algum tipo de ajuda, pois tens alguma paranóia com a segurança de tudo o que rodeia. Talvez uma incursão em países onde nem sequer os teus direitos básicos (comer, água) são respeitados, quando mais os direitos de privacidade, liberdade, dos teus dados. Países da África sub-sariana, Ásia-pobre, América do sul-pobre ,etc. Enquanto nós aqui em Portugal achamos que o Estado intervém demais em tudo, se calhar lá as pessoas não se importavam de ser um SNS (mesmo com filas de espera, pois se calhar eles nâo têm nenhum), algum tipo de Estado de direito, de telhado por cima de nós. Por mais podre que seja em todos os lados, é melhor do que não ter nada.
                                                            Não compreendo porque pessoas como tu continuam a viver em Portugal. Se é tudo tão mau.
                                                            Meu caro:

                                                            "People willing to trade their freedom for temporary security deserve neither and will lose both"

                                                            Acho que não é preciso dizer muito mais...

                                                            "V"

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                              Meu caro:

                                                              "People willing to trade their freedom for temporary security deserve neither and will lose both"

                                                              Acho que não é preciso dizer muito mais...

                                                              "V"
                                                              Aproveito para deixar mais algumas reflexões:

                                                              LISCONT:
                                                              Houve concurso público?

                                                              Magalhães:
                                                              Houve concurso público?

                                                              Cartão do Cidadão:
                                                              Houve concurso público?

                                                              Chips nas matrículas:
                                                              Vai haver concurso público? (até já criaram uma entidade...)

                                                              Quais foram as empresas "beneficiadas"?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X