Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugueses vs o uso da Energia Nuclear

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    (...)

    Alguém disse que não há capacidade suficiente das energias renováveis
    para produzir energia. É mentira. Se for energia eólica não dá.
    Não dá ao ritmo dos jogos de interesses pessoais das empresas e governos nacionais, pq no resto da Europa dá:




    Según Greenpeace, la energía eólica marina generada por 50.000 turbinas podría proporcionar electricidad barata y limpia a todos los hogares europeos en 2020, y generar tres millones de empleos en toda Europa, lo que además eliminaría los problemas de dependencia energética de la UE. Por ello, no es de extrañar la apuesta decidida de algunos países. Dinamarca construía en 1991 el primer parque marino del mundo, compuesto por 11 aerogeneradores. Tras la puesta en marcha de varias instalaciones, el país danés inauguraba en 2002 el parque de Horns Rev. Ubicado a unos 15 km. de la costa de Blåvands Huk, en el Báltico, es el más grande del mundo con 80 aerogeneradores y una potencia de 160 MW. El Plan Energético Danés, Energi21, se ha marcado alcanzar para 2030 4.000 MW de energía eólica offshore, el 40% del consumo eléctrico de su población.
    En el resto de Europa destacan igualmente algunas iniciativas. Reino Unido autorizaba recientemente dos nuevos proyectos, London Array y Thanet, que se construirán en el delta del Támesis a 18 km. de la costa de Kent y Essex, con un total de 1.323 MW instalados. En Alemania se prevé la instalación de 60.000 MW antes de 2025 e Irlanda ha aprobado la construcción en el mar de Irlanda del que sería el mayor parque eólico del mundo, con una producción de 520 MW, equivalente al 10% de las necesidades energéticas del país.

    Fonte
    Mais informação:

    http://revista.consumer.es/web/es/20...medioambiente/



    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Mas se for energia solar, bastaria colocar paineis fotovoltaicos
    em todos os efidicios do país e teríamos mais do que energia suficiente.
    E isto com paineís fotovoltaicos que têm pouca eficiência,
    se for energia solar térmica, então basta uma área relativamente pequena.

    (...)
    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Paineis solares flexiveis



    http://www.powerfilmsolar.com/technology/index.htm

    Há tb um prototipo que usa folhas de aluminio e nanocristais que promete aumentar a produção de energia.
    Explorem bem o link pq há muito mais

    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Gerador compacto de alta eficiência gera energia a partir das marés



    Da redação
    20/06/2006

    Gerador de eletricidade a partir das ondas e marés

    Você sabe a diferença entre um motor elétrico e um gerador de eletricidade? Pois gire um motor ao contrário e você descobrirá que é apenas o sentido da rotação. Foi esse pequeno detalhe que permitiu que dois engenheiros ingleses criassem um novo gerador que poderá baratear a produção de eletricidade a partir de correntes de água, sejam ondas do mar, o movimento das marés ou até mesmo o fluxo constante das águas de um rio.

    Steve Turnock e Suleiman Abu-Sharkh, da Universidade de Southampton, Inglaterra, trabalhavam com motores elétricos para veículos subaquáticos. Foi quando eles perceberam que poderiam tirar vantagem da eficiência de seus motores para a aplicação inversa. Ao invés de usar eletricidade para empurrar seus veículos, eles poderiam aproveitar fluxos naturais de água para gerar eletricidade.

    É claro que já existe um sem-número de geradores desse tipo. Mas o que impressiona na nova turbina é a sua simplicidade. "Este é um projeto compacto, que eliminou a maioria das partes móveis encontradas nas turbinas marinhas convencionais. É uma novidade na geração de energia a partir das marés," disse Turnock.

    A maioria dos geradores movidos a água são essencialmente turbinas invertidas preparadas para funcionar submersas, com toda a sua complexidade técnica e os elevados custos de manutenção associados.

    Já o novo gerador tem pás projetadas para girarem com a mesma eficiência qualquer que seja o sentido de deslocamento da maré. E seu invólucro foi projetado em computador visando permitir uma passagem da água com o mínimo atrito possível.

    A simplicidade também permite que o equipamento seja inteiramente montado na fábrica, necessitando apenas ser mergulhado na água para começar a gerar eletricidade. Isso contrasta frontalmente com os elevados custos de instalação das turbinas tradicionais.

    O protótipo apresentado pelos cientistas tem apenas 25 centímetros de diâmetro. A construção de um modelo maior, segundo eles, permitirá aumentar ainda mais a eficiência das pás do rotor. Eles esperam ter um gerador disponível comercialmente em cinco anos.

    @ http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010115060620
    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Uma tecnologia conhecida por "Hot Dry Rock Geothermal Energy"



    Tem feito furor e está a ser usada e testada para produzir energia eletrica dos Estados Unidos a Australia.

    E o principio é bastante simples, injectar agua a uma profundidade de mais de 5000 metros onde esta pode atingir temperaturas superiores a 200ºc (dependendo do tipo de geologia) e depois capturar essa agua aquecida pelo calor da terra para fazer mover turbinas.

    O potencial na Europa é enorme como se pode ver pelo mapa



    Países pioneiros nesta tecnologia como a França, a Alemanha, os EUA e a Australia estão á mais de um uma década a fazer testes e esperam instalar as primeiras centrais em 2007.

    Infelizmente os nossos eng afirmam que o nosso potencial se encontra maioritariamente no norte do país, local que pelo tipo de geologia implica perfurações a uma maior profundidade (mais caras) para se obter os mesmos resultado.

    Podem ver mais informação em:

    http://www.ees4.lanl.gov/hdr/

    http://www.soultz.net/fr_what_eng/main_what.htm

    http://www.eps-cunha-rivara.rcts.pt/...nte_e_seca.htm


    Contas feitas, arrefecer um bloco de granito de 1Km³ de 200ºc para 180ºc equivale a extrair 1,3 milhões de toneladas de petróleo para queimar durante vinte anos em cerca de 15000 centrais termicas.

    Só os peixes mortos seguem com a corrente.





    .

    Comentário


      ouvi hoje no radio clube portugues uma noticia sobre este assunto:
      então não é que portugal só explora 50% das suas capacidades hidricas?

      até 2010 a edp vai aumentar a capacidade produtiva das hidricas em 25%,
      2015 chegar aos 58%.

      e já agora sabiam que o alqueva ainda não não está produzir electricidade
      (neste momento simplesmente está ali,queito e pasmado,a inflacionar o valor dos terrenos na sua margem) pelo que percebi da noticia os 25% não contam com o alqueva.

      e está eim?! em 2007 este pais ainda não esgotou todas as posibilidades hidricas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
        Não dá ao ritmo dos jogos de interesses pessoais das empresas e governos nacionais, pq no resto da Europa dá:

        Mais informação:

        http://revista.consumer.es/web/es/20...medioambiente/





        Explorem bem o link pq há muito mais






        Só os peixes mortos seguem com a corrente.





        .
        Nthor neste tópico andas a colocar informação porreira

        Comentário


          Nthor, qual a temperatura da água no percurso de subida até à superfície?

          Comentário


            Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
            ouvi hoje no radio clube portugues uma noticia sobre este assunto:
            então não é que portugal só explora 50% das suas capacidades hidricas?

            até 2010 a edp vai aumentar a capacidade produtiva das hidricas em 25%,
            2015 chegar aos 58%.

            e já agora sabiam que o alqueva ainda não não está produzir electricidade
            (neste momento simplesmente está ali,queito e pasmado,a inflacionar o valor dos terrenos na sua margem) pelo que percebi da noticia os 25% não contam com o alqueva.

            e está eim?! em 2007 este pais ainda não esgotou todas as posibilidades hidricas.
            Sabia disso tudo. Ainda há pouco tempo estive no centro de controlo das hídricas que fica na Régua. E para além disso fui a 3 centros produtores.

            Sabias que as hídricas não vendem energia mas sim disponibilidade, ou seja, produzir 1MW ou 1000MW para eles é igual?

            E não esquecer que em anos de seca as hídricas produzem menos energia, e em anos de cheias não se podem abrir as goelas à força toda para não alagar os campos a jusante.

            A acrescentar a isto tudo temos sistemas na sua maioria com 30 anos ou mais, ou seja, não estamos a falar propriamente de tecnologia de ponta.

            Mais info:
            http://www.abae.pt/ecoreporter/pesquisa/A2FF.pdf

            Penso que apenas falta aí a central do Ribatejo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
              Nthor neste tópico andas a colocar informação porreira
              Obrigado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Este tópico até já deu para ver algo invulgar: o JR a elogiar a França
                É de facto invulgar.
                Não único mas..... invulgar.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                  Não dá ao ritmo dos jogos de interesses pessoais das empresas e governos nacionais, pq no resto da Europa dá:
                  Diz quem? A Greenpeace?...

                  É que caso não tenhas lido com atenção, a soma de toda a energia eólica instalada na Europa não cobre sequer o consumo máximo real português.

                  Também é engraçado dizerem que os problemas de dependência energética europeus estarão resolvidos em 2020, quando segundo o Comité Internacional de Mudanças Climáticas estão previstos apenas 30.000 MW de capacidade instalada em 2030 a nível mundial. Mas pelos vistos a Alemanha terá por si só dobrado este valor 5 anos antes...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Nthor, qual a temperatura da água no percurso de subida até à superfície?
                    Podes ver mais informação nos links do post, principalmente:

                    http://www.soultz.net/fr_what_eng/main_what.htm

                    http://www.eps-cunha-rivara.rcts.pt/...nte_e_seca.htm

                    http://www.ees4.lanl.gov/hdr/

                    Tb podes procurar mais informação em:

                    http://hotrock.anu.edu.au/

                    http://library.lanl.gov/cgi-bin/getfile?00416616.pdf

                    Não é só a temperatura da agua é tb a pressão a que sai do interior da terra que importa.



                    .

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                      Obrigado.
                      Pena as fontes...

                      Comentário


                        Além de que há uma coisa que ainda ninguém falou.

                        Todo o pessoal quer o TGV, ora...isso consume montes de electricidade.

                        Vai agravar consideravelmente o nosso défice de produção caso ainda não tenham pensado nisso.

                        Mas pronto. Depois quando a bomba da realidade cair, chorem como sempre :P

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                          Diz quem? A Greenpeace?...

                          É que caso não tenhas lido com atenção, a soma de toda a energia eólica instalada na Europa não cobre sequer o consumo máximo real português.

                          Também é engraçado dizerem que os problemas de dependência energética europeus estarão resolvidos em 2020, quando segundo o Comité Internacional de Mudanças Climáticas estão previstos apenas 30.000 MW de capacidade instalada em 2030 a nível mundial. Mas pelos vistos a Alemanha terá por si só dobrado este valor 5 anos antes...
                          Concordo contigo em muitos aspecto menos num, estas a fazer contas com as limitações da actual tecnologia.

                          Há muito mais alternativas do que e só uma ou varias centrais nucleares, alternativas que não prejudicam o nosso futuro.



                          .

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                            Pena as fontes...
                            Pois dá trabalho procurar pelos nomes dos cientistas referidos nas noticias...



                            .

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                              ...

                              Todo o pessoal quer o TGV, ora...isso consume montes de electricidade.

                              ...
                              Um avião deve gastar mais energia, não ?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                Concordo contigo em muitos aspecto menos num, estas a fazer contas com as limitações da actual tecnologia.

                                Há muito mais alternativas do que e só uma ou varias centrais nucleares, alternativas que não prejudicam o nosso futuro.



                                .
                                Estou a falar do que está previsto e planeado até esta data, não de propaganda ambientalista irreal. 60 mil MW alemães não cabe na cabeça de ninguém. E não estou à espera de nenhum breakthrough revolucionário na energia eólica, ninguém está.

                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                Pois dá trabalho procurar pelos nomes dos cientistas referidos nas noticias...



                                .
                                Era mesmo sobre o Greenpeace.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  ...

                                  Não é só a temperatura da agua é tb a pressão a que sai do interior da terra que importa.

                                  .
                                  Pois, mas há aqui 2 problemas. A energia necessária para bombar a água (ou outro líquido...) no circuito. Depois temos a dissipação do calor da água no caminho de regresso.

                                  Estas perdas não sei como são compensadas.

                                  Apesar de achar esta idéia muito interessante.

                                  Mas faz-me lembrar a história dos painés solares. Há muitos anos, era eu um puto, um amigo meu a caminha da escola a convencer-me que os painés aqueciam a água, mesmo com o tempo nublado e frio de Inverno.
                                  E esta conversa tinha a ver com um painel que estava instalado para demonstração numa estação de serviço ao pé de minha casa. E realmente eu fui lá, abri a torneira e saíu água quente. Fiquei siderado.
                                  Como era possível num dia tão frio e nublado, a água sair tão quente?

                                  Um tempos mais tarde, o meu pai que teve de estudar termodinâmica e essas porras, lá me esclareceu.

                                  O painel solar tem acopolado um acumulador elétrico. Brilhante....

                                  Comentário


                                    Depois do reactor nuclear de Lisboa

                                    Venham de lá as centrais geotérmicas dos açores

                                    http://www.cm-ribeiragrande.pt/Defau...=Artigo&ID=121


                                    Onde ficam as TC nisto???
                                    Sei lá mas as coisas alimentam-se a si próprias.


                                    Por falar nisto.
                                    deu-me a fome de um cozido das furnas.
                                    Até logo

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      Pois, mas há aqui 2 problemas. A energia necessária para bombar a água (ou outro líquido...) no circuito. Depois temos a dissipação do calor da água no caminho de regresso.

                                      Estas perdas não sei como são compensadas.

                                      Apesar de achar esta idéia muito interessante.
                                      A energia para o bombear do liquido pode ser fornecida pelo sistem.

                                      A agua evapora aos 100º eles falam de valores de perto dos 200º, mesmo que retorne á superfície a 170º a pressão daí resultante deve ser suficiente para mover um gerador


                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      (...)O painel solar tem acopolado um acumulador elétrico. Brilhante....
                                      Não será acumulador térmico?

                                      Uma qql liga metálica que retenha calor?

                                      Tinha ideia que sim.




                                      .

                                      Comentário


                                        Tem uma resistência eléctrica para aquecer a água quando não há sol.

                                        Mesmo assim, compensa instalar paineis solares térmicos.
                                        Em poucos anos está pago o investimento, e além disso
                                        é energia limpa, não sai dinheiro do país para a comprar, é só vantagens,
                                        tanto para a pessoa que instala como para o país no seu conjunto.
                                        Aliás, já é ou vai ser obrigatório por lei em todos os edificios novos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Um avião deve gastar mais energia, não ?
                                          Não sei.

                                          Mas sei que não há países sem ele que não tenham nuclear, vá se lá saber porquê...

                                          E uma linha de TGV consome repito MONTES de electricidade.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                                            Não sei.

                                            Mas sei que não há países sem ele que não tenham nuclear, vá se lá saber porquê...

                                            E uma linha de TGV consome repito MONTES de electricidade.
                                            Uma linha de TGV sem combóios a circular, consome tanta electricidade como uma linha de média tensão da REN com o mesmo percurso, ou seja, pouco.

                                            Eu agora não tenho cá o meu paipédia (ele trabalhou no projecto do Intercity 125 em Manchester), mas o consumo de energia por passageiro transportado é muito mais favorável aos transportes terrestres que aéreos.

                                            Quanto ao consumo do TGV, li em qualquer lado que é 'apenas' 2.2 x superior ao do Alfa Pendular. Nas sua potências máximas, sendo o TGV (a potência nominal é de 8.8 megawatts)naturalmente mais potente que o Alfa.

                                            Quanto ao nuclear, que venha. Modo mais 'limpo' e eficiente de produzir energia, não há. Há que sermos objectivos e não caucionarmos o nosso futuro com politiquisses baratas.

                                            Penso no entanto que o Nuclear vai ser um assunto que qualquer Governo, este em especial ( o tal PS profundo), terá muita dificuldade em gerir perante a opinião pública.

                                            Se a co-incineração foi o que foi, se uma barragen em Foz-Côa ficou por finalizar por as gravuras não saberem nadar, colocando em desespero milhares de pessoas que dependiam, não de eletricidade, mas sim da água, este País terá muita, mas muita dificuldade em avançar com o que for.

                                            A nossa pobreza de espírito como Povo, é assustadora.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Uma linha de TGV sem combóios a circular, consome tanta electricidade como uma linha de média tensão da REN com o mesmo percurso, ou seja, pouco.

                                              Eu agora não tenho cá o meu paipédia (ele trabalhou no projecto do Intercity 125 em Manchester), mas o consumo de energia por passageiro transportado é muito mais favorável aos transportes terrestres que aéreos.

                                              Quanto ao consumo do TGV, li em qualquer lado que é 'apenas' 2.2 x superior ao do Alfa Pendular. Nas sua potências máximas, sendo o TGV (a potência nominal é de 8.8 megawatts)naturalmente mais potente que o Alfa.

                                              Quanto ao nuclear, que venha. Modo mais 'limpo' e eficiente de produzir energia, não há. Há que sermos objectivos e não caucionarmos o nosso futuro com politiquisses baratas.

                                              Penso no entanto que o Nuclear vai ser um assunto que qualquer Governo, este em especial ( o tal PS profundo), terá muita dificuldade em gerir perante a opinião pública.

                                              Se a co-incineração foi o que foi, se uma barragen em Foz-Côa ficou por finalizar por as gravuras não saberem nadar, colocando em desespero milhares de pessoas que dependiam, não de eletricidade, mas sim da água, este País terá muita, mas muita dificuldade em avançar com o que for.

                                              A nossa pobreza de espírito como Povo, é assustadora.
                                              Tás no teu direito de me achar pobre de espírito, nem sequer me ofende isso,
                                              mas nunca me responderam aqui de forma séria quanto custa e como se tratam os residuos...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                mas nunca me responderam aqui de forma séria quanto custa e como se tratam os residuos...
                                                Já sim.
                                                Coloquei-te um link com o custo na Finlândia e outro com o custo em França.
                                                Está contabilizado.
                                                Tens é que ler a tralha toda.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                  Concordo contigo em muitos aspecto menos num, estas a fazer contas com as limitações da actual tecnologia.

                                                  Há muito mais alternativas do que e só uma ou varias centrais nucleares, alternativas que não prejudicam o nosso futuro.



                                                  .
                                                  Nthor ninguem aqui que eu tenha reparado é contra as renovaveis.
                                                  mas cenarios como os que apresentas-te estamos a falar de 2020 2030 .
                                                  e são preicos numero astronomicos .
                                                  50 000 aerogeradores maritimos viste bem o tamanho do numero!
                                                  e muita dessa tecnologia esta em fase de prototipo.

                                                  o que eu defendo é um investimento de forma a que o nuclear seja energoia de transição gradual para as renovaveis, e com efeitos sobre o CO2 imediatos

                                                  ALem disso todos falamos do hidrogenio nos carros e camiões, so para produzir essa quantidade de hidrogenio dvera ter não 50 mil mas mais de 150 mil ha vontade .
                                                  viste bem 150 mil aerogeradores .
                                                  150 mil

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                    Tás no teu direito de me achar pobre de espírito, nem sequer me ofende isso,
                                                    mas nunca me responderam aqui de forma séria quanto custa e como se tratam os residuos...
                                                    Não é para te ofender, nem sequer era para ti em especial, mas faz como quiseres.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      o que eu defendo é um investimento de forma a que o nuclear seja energoia de transição gradual para as renovaveis, e com efeitos sobre o CO2 imediatos
                                                      Porque é que as pessoas não entendem? É tão simples, não é?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Porque é que as pessoas não entendem? É tão simples, não é?

                                                        o que eu não percebo é quenado se invocam os paises do norte da europa como exemplo de bonsa salaripos regalias e o cacete, e esqeucem-se que eles abusam do nuclear tem petroleo no mar do norte etc etc etc.
                                                        mas quando esses mesmos paises são invocados aqui ja não servem!

                                                        ja agora sabiam que a suiça essa sumidade ambiental social e o caraças é depois da frança e espanha o terceiro pais mais depdente do nuclear?

                                                        Alem disso o ROI do nuclear comparado com o ROI das eolicas e fotovoltaicas é o dia ao pé da noite

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                          ...

                                                          Alem disso o ROI do nuclear comparado com o ROI das eolicas e fotovoltaicas é o dia ao pé da noite
                                                          Tens que explicar que ROI é o Retorno do Investimento.

                                                          Mas aqui em Portugal, quando o Estado está presente em grandes projectos, directa ou indirectamente, o ROI está garantido logo à partida.

                                                          É ver quem é que está no negócio dos aero-geradores. Assim também eu.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            Tens que explicar que ROI é o Retorno do Investimento.

                                                            Mas aqui em Portugal, quando o Estado está presente em grandes projectos, directa ou indirectamente, o ROI está garantido logo à partida.

                                                            É ver quem é que está no negócio dos aero-geradores. Assim também eu.
                                                            eu não explico nada, façam o trabalho de casa.


                                                            Ja sabem que discutir politica e economia no autohoje é preciso trazer a lição bem estudada

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                              o que eu defendo é um investimento de forma a que o nuclear seja energoia de transição gradual para as renovaveis, e com efeitos sobre o CO2 imediatos
                                                              Ok tou convencido venha o nuclear.




                                                              .

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X