Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Temos, mas difere de pessoa para pessoa e o sistema é "cego" nesse aspecto...

    ... não queres exemplificar em termos gerais ?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      ... não queres exemplificar em termos gerais ?
      Olha, por exemplo, numa mesma instituição dois serviços distintos o melhor funcionário de um deles pode estar ao nível do pior do outro e ter bom enquanto o outro tem muito bom, ou, quiçá, excelente... Pode até dar-se o caso de terem entrado na mesma "fornada" e terem percursos semelhantes, e o pior (o que terá excelente) até ter sido encostado num serviço "menos exigente", por causa disso mesmo, e, depois, sairá beneficiado com a situação!

      A reclamação, do prejudicado óbvio neste caso, nunca pode assentar na comparação!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Continuo a achar que não, mas percebo esse raciocinio.

        Além disso eu nunca vou querer estar num sitio onde a única forma de lá chegar é o factor C....
        A menos que seja a unica maneira de poder continuar a pagar as contas .




        .

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Olha, por exemplo, numa mesma instituição dois serviços distintos o melhor funcionário de um deles pode estar ao nível do pior do outro e ter bom enquanto o outro tem muito bom, ou, quiçá, excelente... Pode até dar-se o caso de terem entrado na mesma "fornada" e terem percursos semelhantes, e o pior (o que terá excelente) até ter sido encostado num serviço "menos exigente", por causa disso mesmo, e, depois, sairá beneficiado com a situação!

          A reclamação, do prejudicado óbvio neste caso, nunca pode assentar na comparação!
          Certo.
          Nessa altura eu terei que ponderar se me compensa mudar para o mesmo serviço onde está esse colega, pois passarei eu de certeza a ser o muito bom pois serei melhor do que ele de certeza absoluta.....

          Linearmente a lógica será essa.

          Eu tenho um colega que entrou no serviço 3 dias depois de mim.
          Nos concursos ele ficou sempre atrás de mim.
          Ele actualmente tem responsabilidades superiores à minhas e é naturalmente mais bem pago eu.....

          Qual o motivo ?

          Simples. Ele está no interior onde há falta de pessoal.
          Eu estou no litoral onde não há falta de pessoal e quem exerce determinadas funções vai provavelmente estar nesses cargos pelos menos mais 10 anos.
          Ele vai ter sempre mais oportunidades do que eu.

          No caso dele havia lugares vagos, não houve candidatos a ocupar as vagas, logo avança .... o(s) proximo(s)....

          É injusto ? Na minha perspectiva não.
          Linearmente, quem estava á frente dele se quize-se tinha ocupado o lugar. Eu... por exemplo, teoricamente.....

          Agora eu não estou interessado em mudar a minha familia 160 kms...... portanto em vez de optar por provavelmente ser muito bom ou excelente.... continuarei a ser apenas bom ......

          Opções de vida .....Temos que as fazer e assumi-las sem qq problema.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            A menos que seja a unica maneira de poder continuar a pagar as contas .
            .
            Não, não!
            Para isso tens duas maneiras:
            - Gastar menos;
            - Antecipar o futuro e .... gastar menos.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Sem comentar as vossas opiniões, saliento, sobre este tema, que considero que Portugal retrocedeu mais de 81 anos...
              Isso é que é andar a fazer contas, hein???

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Não, não!
                Para isso tens duas maneiras:
                - Gastar menos;
                - Antecipar o futuro e .... gastar menos.
                Se fosse nomeado director das finanças podia dar-me a esse luxo.

                O resto de nós tem de fazer ginástica de alta competição para poder esticar o vencimento até ao final do mês...




                .

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                  Se fosse nomeado director das finanças podia dar-me a esse luxo.

                  O resto de nós tem de fazer ginástica de alta competição para poder esticar o vencimento até ao final do mês...

                  .
                  Não sei, depende de quanto ganha um director de finanças e do que tu gastas por mês ....

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                    Há pessoas competentes de facto...

                    Aquele que cobra mais impostos,

                    Aquele que marca mais golos,

                    Aquele entrega mais cartas...

                    Mas o facto é que a maioria das profissões não é quantificável, logo o mérito, a competência é pela cara da pessoa.

                    É claro que existiram casos de sucesso, mas o facto é que se tiveres as costas largas nunca irás ser chamado de incompetente.
                    Tu estás literalmente parado no tempo

                    O mundo vai muito além da função pública portuguesa...sabes

                    A maioria das tarefas, aliás, todas, são mais que quantificáveis.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                      Se fosse nomeado director das finanças podia dar-me a esse luxo.

                      O resto de nós tem de fazer ginástica de alta competição para poder esticar o vencimento até ao final do mês...




                      .
                      Muitos só aguentam até dia 14/15 de cada mês.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                        Tu estás literalmente parado no tempo

                        O mundo vai muito além da função pública portuguesa...sabes

                        A maioria das tarefas, aliás, todas, são mais que quantificáveis.
                        Isso merece a resposta da praxe: depende.

                        As coisas não são assim tão preto e branco como pensas.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                          Muitos só aguentam até dia 14/15 de cada mês.
                          E durante o resto do mês, hibernam.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Não sei, depende de quanto ganha um director de finanças e do que tu gastas por mês ....
                            Essa nem é a questão, afinal o vencimento de funcionário publico (mesmo que se queira) não dá para gastar muito.

                            A questão é que para poupar e antecipar o futuro tem de se ter um vencimento que dê para o básico, alguma qualidade de vida, algum luxo e para poupar (ou prescindido do luxo poupar mais).

                            Actualmente não é isso que acontece e um vencimento liquido mal chega para se ter qualidade de vida.




                            .
                            Editado pela última vez por Nthor; 07 March 2007, 23:29.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                              E durante o resto do mês, hibernam.
                              Não muitos fazem uma única refeição por dia ou pouco mais, recorrem ao fiado/crédito, banco alimentar entre outros.

                              A realidade é dura.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                A maioria das tarefas, aliás, todas, são mais que quantificáveis.
                                Pois, quando comecei a trabalhar tb me deixei dessas ilusões, principalmente quando percebi como se tem classificações de excelente.

                                Esta juventude acredita piamente que o trabalho dá riqueza , quer dizer até dá, mas não a quem trabalha.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  Pois, quando comecei a trabalhar tb me deixei dessas ilusões, principalmente quando percebi como se tem classificações de excelente.

                                  Esta juventude acredita piamente que o trabalho dá riqueza , quer dizer até dá, mas não a quem trabalha.
                                  O que desejavam é ter a segurança da FP, mais as regalias sociais da FP e os (potenciais) bons ordenados da Privada.

                                  Se querem ter mais dinheiro, dêm o salto.

                                  O que é que vos impede?

                                  Agora, façam-me um favor. Não nivelem isto tudo ao nível das vossas ambições.

                                  Vocês é que estão prisioneiros na armadilha que criaram.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
                                    Isso é que é andar a fazer contas, hein???
                                    Retroceder os anos de Democracia e de Ditadura todos somados dá esse número...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Eu até que tenho pena do Governo que vai mexer na FP.

                                      Pobrecitos...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        Eu até que tenho pena do Governo que vai mexer na FP.

                                        Pobrecitos...
                                        Com a mais forte aliança de sempre entre executivo e empresários a recuperação económica do país é certa a curto prazo...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                          Retroceder os anos de Democracia e de Ditadura todos somados dá esse número...
                                          Eu sei - 1926.
                                          Antes de
                                          Edit: Gomes da Costa, PORRA.
                                          Mas como Portugal estava melhor nessa altura ou a Função Pública é que me escapa.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            O que desejavam é ter a segurança da FP, mais as regalias sociais da FP e os (potenciais) bons ordenados da Privada.
                                            Andas iludido isso não é nada assim nem de perto nem de longe.

                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Se querem ter mais dinheiro, dêm o salto.

                                            O que é que vos impede?
                                            E mudar do serviço publico para o privado é garantia de... "(potenciais) bons ordenados da Privada"?

                                            Isso é igual a nada, a maioria das empresas neste país nem a porra de um ordenado mínimo de 410€ paga.

                                            Um exemplo, antes das eleições o candidato José Sócrates era um potencial bom primeiro ministro (para que acredita em fadas madrinhas), depois de ser eleito foi o que se viu.

                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Agora, façam-me um favor. Não nivelem isto tudo ao nível das vossas ambições.
                                            Sim, nivelar por cima é mau, não dá para continuar a manter o nível de vida de certas pessoas em Portugal e isso incomoda muito.



                                            .

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Não muitos fazem uma única refeição por dia ou pouco mais, recorrem ao fiado/crédito, banco alimentar entre outros.

                                              A realidade é dura.
                                              Aqui na rua e mesmo em colegas de trabalho já se nota isso.

                                              Conheço um que só faz isso, uma refeição por dia e é de sandes feita em casa.



                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                Tu estás literalmente parado no tempo

                                                O mundo vai muito além da função pública portuguesa...sabes

                                                A maioria das tarefas, aliás, todas, são mais que quantificáveis.
                                                Pega no quadro que anexei...

                                                E se esses números correspondessem ao número de decisões favoráveis obtidas em tribunal?

                                                Isto também é para o OMEGA.
                                                Editado pela última vez por zerorpm; 08 March 2007, 05:11.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ninguém vai acabar com a função pública. Ninguém vai privatizar a saúde ou a educação. Ninguém vai despedir injustificadamente.

                                                  Defender o actual sistema é indefensável. Não é possível ter uma função pública bem gerida, motivada, dinâmica e dedicada se existe um variado número de regras, protecções e regalias que torpedeiam completamente esses objectivos.

                                                  Todos nós sabemos que existem excelentes funcionários públicos, mas qualquer pessoa também sabe que nenhuma organização no seu todo funciona bem se não for o mérito, a dedicação e o esforço a decidir a escolha, a progressão e a manutenção de alguém nessa organização.

                                                  Dizer o contrário é que é um retrocesso civilizacional, um regresso às cortes da monarquia e a quem tinha direito de pertencer e frequentar essas cortes, distinguindo-se dos restantes cidadãos, o povo, com regras e regalias próprias. Mas afinal a função pública é alguma espécie de Nobreza e quem é funcionário público foi iluminado por algum anjo tornando-se um ser diferente dos restantes cidadãos ?

                                                  Como é que é possível alguém pensar que um sistema de emprego vitalício ou um sistema de progressão automática é bom e é um direito social ? Como é possível acreditarem na eficácia duma organização onde os despedimentos só acontecem em casos de gravidade excepcional, quase só em casos de vida ou de morte ? Quantos despedimentos conhecem pessoalmente na função pública ?

                                                  Eu sinceramente não vos entendo. Eu se fosse funcionário público ficaria contente em trabalhar numa organização onde o meu trabalho e dedicação me distinguisse dos colegas que não se entregam da mesma forma. Eu simplesmente não sei o que é trabalhar num ambiente assim, seria insuportável para mim, pois a única coisa que me ajuda no dia a dia é tentar ser melhor, fazer melhor o meu trabalho e tentar com isso ser alguém mais feliz, realizado e compensado pelo meu esforço em cada dia que passa. Defender o contrário seria a mesma coisa que um pai dizer ao filho, olha, agora vais entrar na escola, uma vez que entraste é indiferente o teu trabalho, estudo e dedicação. Acabarás sempre por ter boas notas e passares de ano, e mesmo que te portes mal ninguém te pode puxar as orelhas ou expulsar da sala de aulas.

                                                  Vocês estão a cair no mesmo erros dos sindicatos. Em vez de atacaram aquilo que é da mais elementar lógica, deveriam apoiar esse caminho e lutar sim para que ele seja bem feito e transparente, lutar por mecanismos que garantam de facto avaliações justas e transparentes por exemplo, lutar e denunciar as cunhas e compadrios. Deveriam ser os primeiros a exigir que o mérito se sobrepusesse aos automatismos.
                                                  Editado pela última vez por Liberal; 08 March 2007, 07:29.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                    Pois, quando comecei a trabalhar tb me deixei dessas ilusões, principalmente quando percebi como se tem classificações de excelente.

                                                    Esta juventude acredita piamente que o trabalho dá riqueza , quer dizer até dá, mas não a quem trabalha.
                                                    O mundo lá fora não tem nada a ver com a função pública, pelo que tirar daí verdades gerais...

                                                    E sim o trabalho dá riqueza.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Uma coisa eu posso garantir, as privatizações, na minha opinião, não são a solução para o compadrio, aliás, são um agravamento disso mesmo! Só as namoradas, amantes, amigos e amigas e familiares é que neste momento têm emprego...ainda por cima empregos de ganhar fortunas!

                                                      Quanto as estas medidas, acho que realmente este pobre pais está a retroceder a cada dia que passa, em vez de se dar mais qualidade de vida às pessoas, como noutros paises civilisados, tira-se e porquê? a bem da nação, ora pois!

                                                      Eu até sou dos que concordo com as mudanças na Administração publica, até concordo que é preciso uma mexida de fundo, mas isto meus amigos, já é palhaçada, já é bater de mais no ceguinho...no mesmo bode espiatório!

                                                      Trabalho num serviço publico/privado e até nem me importo de trabalhar as 40 horas semanais e ganhar mais uns trocos ao fim do mês. O problemas é que todos os dias se ouve falar em mais medidas. Mais medidas para prejudicar o mesmo, mais medidas para tirar alguma coisa aos trabalhadores, sempre aos mesmos...ora isto não dá propriamente motivação para trabalhar, isto não contribui em nada para a qualidade de vida no trabalho, até porque ao contrário do que muitos pensam não ganhamos melhor que o privado! Aliás, ganho menos que todos os meus amigos do privado, e muitos com menos (muito menos) qualificações!

                                                      Falemos agora das avaliações! Ridiculo, no minimo...o que vai mudar? nada! Quem tem as costas questes fica, quem não tem, por melhor que trabalhe vai e os outros, aqueles que cumprem e vão passando despercebidos ficam, mas têm avaliações medianas que nunca lhes permitirão subir na vida!!

                                                      É isto...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
                                                        Eu sei - 1926.
                                                        Antes de
                                                        Edit: Gomes da Costa, PORRA.
                                                        Mas como Portugal estava melhor nessa altura ou a Função Pública é que me escapa.
                                                        Retroceder quer dizer, apenas, isso mesmo! Nem melhor nem pior, quero dizer, mas de regresso à "estaca zero", sobretudo se considerarmos que Portugal evoluiu de modo significativo a partir daí, sendo certo que em matéria de direitos profissionais e sociais isso é uma realidade...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Falam, falam, falam, mas no fundo gostam da situação actual.

                                                          Não vos vejo nada indignados com o facto de na FP, desde sempre, não ter havido distinção entre bons e maus funcionários. De todos progredirem, sem excepção.

                                                          Lá está é muuuuuuitooooooo difícil avaliar os funcionários taditos!!! Que crime leza pátria!!! Isso vai pôr-nos uns contra os outros, o que é desejo do grande capital, manter-nos desunidos...

                                                          Simplesmente nem vos incomoda que o vizinho do lado não faça nada ou faça menos ou esteja de baixa a toda a hora e progrida como vocês.

                                                          Até chateia, mas ele é forçado a isso, é do sistema. O sistema dá-vos tão pouco que o pessoal se vê obrigado a isso (e a estupidez deste raciocínio precriano não é assim tão incomum infelizmente).

                                                          Acham normal todos chegarem ao topo da carreira. É simplesmente normal. É um direito.

                                                          Acham normal progredirem automaticamente (sim já se sabe existem provas dificilimas!!!)

                                                          Tão dificeis que todos progredem automaticamente :D

                                                          Acham normal terem um vinculo definitivo porque sim. No fundo até acham que no privado também devia acontecer mas a porra da história não o permitiu e o raio do muro caiu.
                                                          No fundo a FP é a última resistente desses tempos. Há que protegê-la.

                                                          Basicamente ninguém vos vê preocupados com o que realmente preocupa ou devia preocupar qualquer pessoa que trabalhe.

                                                          Mas continuem que estão a ir no caminho certo.

                                                          E entretanto não aproveitem esta oportunidade aceitando a mudança inevitável e exigindo simultaneamente uma despolitização das chefias, e a avaliação para todos, para todos.
                                                          Podem ter a certeza que se os sincatos e vocês mudassem de vida, se percebessem que o sistemazinho socialista não é exequível no mundo actual, bastava-vos aceitar este tipo de mudanças exigindo avaliação para todos, chefias e não chefias.

                                                          O cidadão comum ia apoiar-vos.


                                                          Mas não. Eu sei que não o vão fazer. Querem tudo e vão ter nada. Inflexibilidade até ao fim. O vosso discurso é tão velho e tão retrógrado que ninguém vos ouve já.

                                                          Já ninguém tem pachorra a verdade é essa.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                            Falam, falam, falam, mas no fundo gostam da situação actual.

                                                            Não vos vejo nada indignados com o facto de na FP, desde sempre, não ter havido distinção entre bons e maus funcionários. De todos progredirem, sem excepção.

                                                            Lá está é muuuuuuitooooooo difícil avaliar os funcionários taditos!!! Que crime leza pátria!!! Isso vai pôr-nos uns contra os outros, o que é desejo do grande capital, manter-nos desunidos...

                                                            Simplesmente nem vos incomoda que o vizinho do lado não faça nada ou faça menos ou esteja de baixa a toda a hora e progrida como vocês.

                                                            Até chateia, mas ele é forçado a isso, é do sistema. O sistema dá-vos tão pouco que o pessoal se vê obrigado a isso (e a estupidez deste raciocínio precriano não é assim tão incomum infelizmente).

                                                            Acham normal todos chegarem ao topo da carreira. É simplesmente normal. É um direito.

                                                            Acham normal progredirem automaticamente (sim já se sabe existem provas dificilimas!!!)

                                                            Tão dificeis que todos progredem automaticamente :D

                                                            Acham normal terem um vinculo definitivo porque sim. No fundo até acham que no privado também devia acontecer mas a porra da história não o permitiu e o raio do muro caiu.
                                                            No fundo a FP é a última resistente desses tempos. Há que protegê-la.

                                                            Basicamente ninguém vos vê preocupados com o que realmente preocupa ou devia preocupar qualquer pessoa que trabalhe.

                                                            Mas continuem que estão a ir no caminho certo.

                                                            E entretanto não aproveitem esta oportunidade aceitando a mudança inevitável e exigindo simultaneamente uma despolitização das chefias, e a avaliação para todos, para todos.
                                                            Podem ter a certeza que se os sincatos e vocês mudassem de vida, se percebessem que o sistemazinho socialista não é exequível no mundo actual, bastava-vos aceitar este tipo de mudanças exigindo avaliação para todos, chefias e não chefias.

                                                            O cidadão comum ia apoiar-vos.


                                                            Mas não. Eu sei que não o vão fazer. Querem tudo e vão ter nada. Inflexibilidade até ao fim. O vosso discurso é tão velho e tão retrógrado que ninguém vos ouve já.

                                                            Já ninguém tem pachorra a verdade é essa.


                                                            Acho que não vives neste mundo!!

                                                            Primeiro, as progressões estão congeladas.
                                                            Segundo, quem trabalha não se importa com a mudança, porque não precisa de ter medo.
                                                            Terceiro, nem toda a gente chega ao topo da carreira!
                                                            Quarto, as avaliações são bem vindas!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Eu, como funcionário publico não estou resistente à mudança, desde que essa mudança seja ponderada, equilibrada, minimamente justa socialmente e laboralmente e não tenha como objectivo imediato o lucro facil e a qualquer preço, como tenho visto na privada.

                                                              O hospital onde trabalho e o serviço onde estou inserido tem profissionais da FP (quadro) e profissionais da privada (CTI) a desempenhar basicamente os mesmos papeis e funçoes. Os da privada, geralmente mais recentes na profissão e logo, menos produtivos (não estou a dizer esforçados ou empenhados, atenção) pq as tarefas tem grande componente tecnica, que só se adquire com a pratica, recebem o vencimento base mais um incentivo de 20% a 30% sobre o salario base, isto para um horario de 40 horas semanais. Trocando por miudos, quem acaba de entrar no serviço pela privada vai ganhar mais que eu, com 11 anos de função publica, sendo que fazem apenas mais 5 horas por semana a mais que eu. Politica de incentivos, dizem voces....Trabalho por objectivos, dizem outros.

                                                              O certo, pasme-se é que eles todos são avaliados mensalmente e se não atingirem 75% de avaliação (itens como assiduidade, empenho,...) perdem automaticamente o incentivo para o mes seguinte. Mas, nunca aconteceu nenhum deles ter uma avaliação abaixo de 75%, apesar de alguns, coitados, andarem aos papéis... ONDE ESTÁ A DIFERENÇA PARA A FUNÇÃO PUBLICA, PERGUNTO EU?
                                                              Para alem disso são avaliados por uma economista...é isto a privada? Um profissional ser avaliado no seu desempenho de profissional saude, por uma economista? Enão que começem os tecnicos de contas a avaliar arquitectos e os engenheiros quimicos a avaliar professores...

                                                              Para alem disso, eu, funcionario publico, desempenho no hospital funções como a emergencia intrahospitalar e avaliações risco clinico, disponibilizando o meu tempo sem ganhar um tostão a mais, em prole do funcionamento e evolução da instituição onde me encontro. Mas eu é que leso o estado, o FP é que deita abaixo a economia da saúde, claro... A privada é o futuro, com profissionais a ganharem cerca de mais 300 euros que eu por mês e que andam atrás de mim para lhes fazer o trabalho, que não conseguem desempenhar convenientemente, porque, como entraram pela privada, nem lhes foi possibilitado um periodo de integração, onde pudessem aprender com algum orientador...não que isso dá mta despesa à firma...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X