Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipermercados ao Domingo e feriados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    Quanto a este assunto vou deixar o meu pensamento:

    Acho que os Hipers devem estar fechados ao Domingo.

    Há pessoas que dão valor a estar com a familia, e devem poder ter acesso a isso, pelo menos uma vez por semana.


    Mas deixo aqui uma possível solução, até porque muitos afirmam que os empregados até nem se importam:

    Façam uma votação (secreta, obviamente, para evitar represálias) só com os empregados dos Hiper. Se eles concordarem, que abram os hipers ao Domingo, senão deixem ficar as coisas como estão.

    Quanto a quem não "pode" ir às compras aos outros dias da semana... Façam as compras online!
    Em que é que o facto de os hipers estarem abertos ao domingo impede isso?

    Comentário


      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
      Quanto a este assunto vou deixar o meu pensamento:

      Acho que os Hipers devem estar fechados ao Domingo.

      Há pessoas que dão valor a estar com a familia, e devem poder ter acesso a isso, pelo menos uma vez por semana.

      Mas deixo aqui uma possível solução, até porque muitos afirmam que os empregados até nem se importam:

      Façam uma votação (secreta, obviamente, para evitar represálias) só com os empregados dos Hiper. Se eles concordarem, que abram os hipers ao Domingo, senão deixem ficar as coisas como estão.

      Quanto a quem não "pode" ir às compras aos outros dias da semana... Façam as compras online!
      Exactamente, façam compras online, eles entrgam aos domingos.

      Comentário


        A favor.

        As pessoas não podem ir ao Continente de Matosinhos aos domingos, mas já podem passar domingos inteiros no NorteShopping... .

        Faz todo o sentido

        Comentário


          Hoje vi lá o papel e assinei.

          Claramente há aqui um problema de estereotipo, grande parte dos que estão contra porque "há e tal coitados dos trabalhadores que depois não têm tempo para estar com a família"

          epá, o que não falta são estudantes a trabalhar lá e que o dinheiro ao Domingo era uma grande ajuda, ou pessoas para quem o Domingo é uma treta e preferem trabalhar ao Domingo e ter um dia livre da semana ( eu sinceramente se pudesse, preferia ter folgas durante a semana..), pessoas simplesmente que moram sozinhas, enfim um sem numero de motivos porque se preferia trabalhar

          E vocês a bater na tecla dos pais e mães de família que depois não têm tempo para o aproveitar com os filhos e restante família, e vai-se a ver, até nem são assim tantos, e havendo quem queira fazer os Domingos (e acreditem que muitos não se importam) também não vão obrigar quem não queira a fazer... Os feriados então até se devem atropelar para ver quem faz, um bónus no ordenado dá sempre jeito e para muitos um feriado ou domingo são dias como outros quais queres.

          Agora se são contra, não o imponham a vossa vontade através de leis, mas sim como consumidores, não indo aos shoping's ( reparem dizem shopinhg, e não apenas o hiper) aos domingos, que se ninguém lá ir aquilo fecha mesmo aos Domingos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
            Hoje vi lá o papel e assinei.

            Claramente há aqui um problema de estereotipo, grande parte dos que estão contra porque "há e tal coitados dos trabalhadores que depois não têm tempo para estar com a família"

            epá, o que não falta são estudantes a trabalhar lá e que o dinheiro ao Domingo era uma grande ajuda, ou pessoas para quem o Domingo é uma treta e preferem trabalhar ao Domingo e ter um dia livre da semana ( eu sinceramente se pudesse, preferia ter folgas durante a semana..), pessoas simplesmente que moram sozinhas, enfim um sem numero de motivos porque se preferia trabalhar

            E vocês a bater na tecla dos pais e mães de família que depois não têm tempo para o aproveitar com os filhos e restante família, e vai-se a ver, até nem são assim tantos, e havendo quem queira fazer os Domingos (e acreditem que muitos não se importam) também não vão obrigar quem não queira a fazer... Os feriados então até se devem atropelar para ver quem faz, um bónus no ordenado dá sempre jeito e para muitos um feriado ou domingo são dias como outros quais queres.

            Agora se são contra, não o imponham a vossa vontade através de leis, mas sim como consumidores, não indo aos shoping's ( reparem dizem shopinhg, e não apenas o hiper) aos domingos, que se ninguém lá ir aquilo fecha mesmo aos Domingos.
            Quem é que disse que a regra geral é perguntar ao empregado se se importa de trabalhar ao fim-de-semana? A regra geral é: o horário é tal, as folgas são tais, se queres óptimo, se não queres há-de aparecer alguém que queira.

            Já o disse antes, e repito: ganhar horas extra sobre um salário base de 400€ é um alívio do catano!

            Comentário


              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
              A boquinha regionalista pelos vistos até tem muito a ver! O PIB per capita aqui em cima é maior porque trabalhamos e produzimos! Não temos apenas serviços administrativos, temos indústria! E quer se queira quer não, é a industria, que vai fazer entrar dinheiro cá dentro, não é o comercio, ou os serviços. Mas isso são outras histórias. Uma pessoa para ter dinheiro e para conseguir alguma coisa na vida, tem de ter espírito de sacrifício e de trabalhar! Depois da-me vontade de rir aqueles inteligentes que querem ir pra fora, até vão, para espanha, frança, inglaterra, e voltam para cá com o rabinho entre as pernas porque descobriram que la sim, são explorados, trabalham o triplo do tempo, e depois fazem as contas ao final do mês e descobrem que mal têm para sobreviver. Mas também ha o caso daqueles que vão para fora, ja sabem que vão para trabalhar, poupam ao máximo e ate conseguem fazer algum pé de meia. Só que oportunidades dessas também as há cá.

              Procurem por exemplo em http://www.douroazul.pt ou entao em http://www.croisieurope.com/ São empresas que estão sempre a meter pessoal, e até se ganha bem. Nos franceses ronda os 1000€ mais gorjas, que costumam ser chorudas. Agora, lá trabalha-se. e andar uma semana inteira dentro de um barco, e a dar o litro, não é para qualquer um.
              PIB não é apenas «entrar dinheiro cá dentro», é gerá-lo. E quer queiras quer não, o sector secundário (indústria) não é nem mais nem menos importante que o terciário (comércio e serviços). Ambos são fundamentais.

              Acima de tudo, o que muitos de vocês gostam, é deste tipo de picardias.
              Editado pela última vez por RAD; 03 June 2007, 17:04.

              Comentário


                Sobre o comércio tradicional... vocês já tentaram devolver alguma coisa que não tenham gostado? É horrível... ao menos no Hiper devolvem logo o dinheiro porque só aí O CLIENTE TEM VERDADEIRAMENTE SEMPRE RAZÃO... é o que acontece quando há CONCORRÊNCIA (ao contrário das gasolineiras, da PT, da TMN, da EDP e da Sony).

                Todavia, e apesar de eu até gostar dos Hiper's, eu acho que nós portugueses já passamos tempo demais dentro deles... há muito mais na vida do que fazermos compras, vermos futebol e telenovelas, e infelizmente neste país só se faz alguma coisa de jeito se for "por decreto".

                Por isso, desculpa lá Eng. Paulo Azevedo, mas voto "não". Além do mais quem quiser ir às compras pode ir aos Intermarché, Modelo, Lidl, Plus, MiniPreço e Pingo Doce por esse país fora.

                Portanto... espera aí afinal há muita coisa aberta ao Domingo na mesma! Pfff!!! Então que abram os Hipers também! Retiro o meu Voto. Ai não dá? Erm... o que vale é que é apenas uma sondagem. BLEH!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PowerSlide
                  A APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) está a levar a cabo uma recolha de assinaturas para que seja alterada a lei que obriga algumas grandes superfícies a encerrar aos Domingos e feriados.

                  http://www.liberte-se.org/home.htm

                  Sempre foi um pouco difícil explicar a utilidade real desta medida. Ainda para mais quando há uma quantidade enorme de supermercados que pela sua dimensão continuam a poder abrir nesses períodos.

                  Será esta uma questão de liberdade de escolha das pessoas quanto ao local onde fazem as suas compras ?

                  APED quer lojas abertas sem restrições

                  Comentário



                    Governo pode repensar horários aos domingos e feriados




                    250 mil querem comércio aberto ao domingo


                    LEONOR MATIAS

                    Mais de 250 mil portugueses subscreveram a petição pela liberalização do comércio aos domingos à tarde e aos feriados, em resposta ao desafio lançado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

                    A direcção da APED é hoje recebida pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a quem irá entregar a petição, juntamente com as assinaturas recolhidas no âmbito da campanha "Liberte-se!". Luís Vieira e Silva, presidente da APED, em declarações ao DN, diz esperar que o assunto seja discutido na Comissão de Economia e Finanças.

                    Os representantes do grande comércio vão ainda apresentar as conclusões da petição ao Presidente da República, e ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Em Julho, Manuel Pinho, ministro a Economia, informou a APED que a liberalização dos horários "não está na agenda".

                    Com a petição, Vieira e Silva diz que se pretende defender, mais uma vez, "o fim das limitações legais ao horário de funcionamento das grandes superfícies nos domingos e feriados de tarde". E "propor a discussão em plenário de um assunto que reúne o acordo de muitos portugueses".

                    A meta da grande distribuição é alterar a actual lei, que está em vigor há 11 anos, e que impede as grandes superfícies comerciais de ficarem abertas aos domingos e feriados depois das 13 horas, com excepção dos meses de Novembro e Dezembro, que podem funcionar em horário alargado.

                    A APED sempre defendeu a mudança da lei, considerando que as "actuais limitações aos horários dos estabelecimentos comerciais distorcem a liberdade individual do consumidor, reduzem a concorrência e inibem a liberdade da iniciativa económica privada".

                    Para sustentar esta posição, a associação baseia-se num estudo da Universidade Católica, o qual revela que 66% dos inquiridos, num universo de três mil, é favorável à abertura das lojas ao domingo.

                    Nesta pretensão da liberalização dos horários comerciais, a APED tem o apoio da Deco. A associação de defesa do consumidor alega que o alargamento dos horários permite a aquisição de bens de uma forma mais calma e consciente, que se reflecte na qualidade e no preço.|
                    Em http://dn.sapo.pt/2007/09/25/economia/250_querem_comercio_aberto_domingo.html
                    Editado pela última vez por TURBO; 25 September 2007, 16:44. Razão: Técnicas

                    Comentário


                      Já trabalhei alguns anos aos domingos,sabados e feriados.
                      È bom?? O dinheiro vale o esforço? Nao, claro que nao... vai ajudar a economia?? Claro que nao. È claro que eles pagam a 200% e mais premios (no meu caso tinha 14 ordenados por ano) eles podem... isso nao é nada tendo em conta a "porcaria" dos ordenados base.
                      Entrava de noite e saia de noite... nem sabia se estava a chuver ou a fazer sol. So fala quem nunca passou por lá.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        Sobre o comércio tradicional... vocês já tentaram devolver alguma coisa que não tenham gostado? É horrível... ao menos no Hiper devolvem logo o dinheiro porque só aí O CLIENTE TEM VERDADEIRAMENTE SEMPRE RAZÃO... é o que acontece quando há CONCORRÊNCIA (ao contrário das gasolineiras, da PT, da TMN, da EDP e da Sony).

                        É natural que no comercio tradicional não se aceite devoluções. Os Hipers compram em quantidade ENORMES, enquanto que o CT compra em quantidades menores.

                        Logo ai, tens parte da resposta.


                        E o cliente tem razão em exigir que uma loja tenha de baixar o preço do material, só porque sua senhoria quer?

                        Um exemplo. A minha loja adquiriu recentemente 1200 metros de um mosaico a 4€. Temos ele a venda por 5,56€ COM IVA. Ora, isso dá 0,72€ centimos de "lucro" no metro. Sabes quanto temos de lucro nesse modelo?

                        0

                        Porque? Porque tenho de pagar despesas de transporte quer do material ter sido entregue a mim, quer despesas por ir entregar a casa do cliente.

                        E depois tenho clientes que querem que lhes venda o material a 5€ ou SEM IVA.

                        Eu sem IVA não trabalho, logo não vou retirar dinheiro de "lucro" só porque o Sr. Tobias ou o Sr. Xuxu querem 5 metros e não querem gastar uns centimos a mais.
                        Editado pela última vez por SunTze; 25 September 2007, 18:14.

                        Comentário


                          A abertura dos hipers ao domingo á tarde não vai criar um unico posto de trabalho.
                          Vai é obrigar os seus funcionarios a fazer muitas horas extraordinarias.

                          Pessoalmente sou a favor que as grandes superficies continuem com os actuais horarios.

                          Se queres ter mais horas de atendimento ao publico, abram as lojas durante a noite.

                          Comentário


                            Nunca percebi a panca tuga de ter tudo aberto todos os dias, olhem para os paises desenvolvidos do noite europa e vejam os horários por lá.....contra mim falo pq tb me daria jeito, mas preferia que estivesse fechado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Flyer Ver Post
                              Nunca percebi a panca tuga de ter tudo aberto todos os dias, olhem para os paises desenvolvidos do noite europa e vejam os horários por lá.....contra mim falo pq tb me daria jeito, mas preferia que estivesse fechado.
                              Basta ir aqui ao lado a Espanha.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                Concordo, como já referi antes!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Basta ir aqui ao lado a Espanha.

                                  Mas os horarios do comercio dito tradicional em Espanha é um bocado diferente do nosso.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                    Mas os horarios do comercio dito tradicional em Espanha é um bocado diferente do nosso.
                                    Mas aos domingos e feriados as grandes superficies estão todas fechadas. O dia todo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Benny Ver Post
                                      Já trabalhei alguns anos aos domingos,sabados e feriados.
                                      È bom?? O dinheiro vale o esforço? Nao, claro que nao... vai ajudar a economia?? Claro que nao. È claro que eles pagam a 200% e mais premios (no meu caso tinha 14 ordenados por ano) eles podem... isso nao é nada tendo em conta a "porcaria" dos ordenados base.
                                      Entrava de noite e saia de noite... nem sabia se estava a chuver ou a fazer sol. So fala quem nunca passou por lá.
                                      Eu trabalho ao feriados e fins de semana é não me importo nada com isso e não e por causa disso que não tenho tempo de estar com a familia, até gosto mais de estar de folga a semana quando todos estão a trabalhar podesse ir a todo lado sem aquilo estar atulhado de "domingueiros", então no verão poder ir para a praia a semana é um luxo. E depois ainda consigo coisas como esta semana folgas 4ª 5º e 6º.
                                      O dinheiro que ganho a mais, cá para mim todo que vier a mais faz-me jeito e tanto me dá trabalhar 8 horas a semana ou 8 ao fim de semana, ainda trabalho menos ao fim de semana e ganho mais.
                                      Mas eu também não trabalho num hiper.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Mas aos domingos e feriados as grandes superficies estão todas fechadas. O dia todo.
                                        Mas o comercio tradicional está aberto até as nove ou dez da noite, o que dá mais opções ao consumidor.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                          Mas o comercio tradicional está aberto até as nove ou dez da noite, o que dá mais opções ao consumidor.
                                          A carga horaria é a mesma, só que o horario de funcionamento é diferente

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            A carga horaria é a mesma, só que o horario de funcionamento é diferente
                                            Mas como estão abertos até mais tarde os consumidores teem mais opções e não ficam tão dependentes do hiper, aqui queres ir fazer compras a noite depois do trabalho ou vais a um hiper ou shopping ou então não encontras nada aberto.

                                            Comentário


                                              Sou contra a abertura quer dos hiper, quer dos centros comerciais por várias razões, que por falta de tempo não irei agora enumerar...

                                              Comentário


                                                Sou totalmente de acordo com a abertura dos hipers aos Domingos e Feriados.

                                                A ideia de fecharem surgiu dos chamados "pequenos comerciantes" que se queixavam da concorrência desleal dos hipers, mas acontece que nestes anos em que esta medida tem estado em vigor, e pelo menos pelo que observo em Setúbal, chega aos Domingos e Feriados e fecham os hipers... e o comércio tradicional também, ou seja, fica-se sem grandes hipóteses de poder adquirir o que faz falta.

                                                Parece-me que os "pequenos" perdem mais tempo a queixar-se quando deviam canalizar os esforços para serem uma alternativa aos hipers, que se não conseguirem ser pelos preços, e acredito que não, então que seja pelo bom serviço ou qualidade e especificidade dos produtos comercializados.

                                                Comentário


                                                  Mais um episódio:

                                                  Seis hipermercados encerrados pela ASAE

                                                  Continente de Matosinhos foi encerrado ao final da tarde. Antes, ainda houve tempo para fazer algumas compras

                                                  São 19.30 horas e o parque de estacionamento do Continente, em Matosinhos, continua cheio. Há pessoas que se encaminham com carrinhos para a entrada do hipermercado. Surpresa está fechado. Ao final da tarde de ontem, o Continente de Matosinhos foi encerrado pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica). Na região da Grande Lisboa foram encerrados outros cinco hipermercados, das insígnias Continente, Jumbo e Feira Nova. Até à hora de fecho desta edição, apenas foi possível apurar que, além do Continente de Matosinhos, entre os estabelecimentos fechados estava o Jumbo de Almada. Todos arriscam uma multa que varia entre os 2500 e os 25 mil euros, por estarem de portas abertas durante a tarde de um feriado.

                                                  A legislação estipula que aos domingos e feriados os hipermercados têm de encerrar às 13 horas. Excepção tardes de domingo da época natalícia. Ontem, seis hipermercados foram encerrados, mas muitos outros, incluindo espaços das mesmas marcas dos que foram fechados, continuaram a trabalhar.

                                                  Aliás, existe uma petição - lançada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e que já tem mais de 250 mil assinaturas - em defesa da liberalização das compras aos domingos e aos feriados (ler caixa).

                                                  As empresas argumentam que a abertura dos hipermercados nas tardes de Sexta-Feira Santa é um procedimento que se verifica há vários anos. José Manuel Costa, da agência de comunicação que representa o Continente, explicou que existe um acordo entre os operadores para a abertura na tarde de Sexta-Feira Santa, compensando com o encerramento durante todo o Domingo de Páscoa. De acordo com o mesmo interlocutor, o próprio Código do Trabalho garante esse carácter de excepção ao feriado de Sexta-Feira Santa, desde que os trabalhadores sejam depois compensados. As empresas têm apenas de comunicar esse facto às câmaras dos concelhos onde estão instalados os hipermercados.

                                                  Nesse contexto, José Manuel Costa considera mesmo que os encerramentos efectuados pela ASAE são "ilegais", à luz do Código de Trabalho.

                                                  A ASAE elaborará agora os autos, sendo que as multas deverão ser cobradas pelas autarquias. Em caso de reincidência, até seis vezes, o hipermercado pode ser obrigado a fechar portas durante um determinado período de tempo.

                                                  Comentário


                                                    Eu acho que deviam estar abertos

                                                    Comentário


                                                      a vida do tuga perde sentido sem shoppings e hipermercados nos quais se enfiar aos domingos....
                                                      é como que se lhes tirassem o oxigénio para respirar..
                                                      há muitos que preferem perder um braço a perder o prazer de passarem todo o domingo a fazer as compras que podem fazer noutro dia qualquer...

                                                      e o mais engraçado é que os que querem os hipermercados abertos,não trabalham, seguramente, em nenhum shopping/hipermercado ao domingo.
                                                      desconhecem por completo as leis que afectam os trabalhadores de shoppings.

                                                      chego à IGT, com 10 pessoas à minha frente, e espero 2h para ser atendido porque só está uma pessoa a atender, a colega dela bate a horinha e nunca mais ninguém a vê, a pausa para o café não pode esperar.......
                                                      vou ao tribunal 3x e a sentença é adiada porque 'falta papelada'...e depois o advogado diz com a maior lata do mundo que estiveram 2h,na sala, a falar de videojogos....etc......

                                                      mas não!!! palhaçada, palhaçada, é o Hiper estar fechado!! o que é isso??? onde estão os direitos de quem quer fazer compras??? que país este....


                                                      se houvesse preocupação em resolver coisas realmente importantes na sociedade, se se acabasse com o comodismo e se deixassem de paneleirices, fechava-se o comércio todo ao domingo, como deveria ser, e acabavam-se as discussões.

                                                      ld

                                                      Comentário


                                                        Deixem-se de desculpas sem fundamentos e abram o raio dos hiper ao domingo

                                                        Comentário




                                                          Parabens á ASAE pela coragem de fechar os hipers que estavam a funcionar ilegalmente.

                                                          Só é pena que as multas aplicadas seja pagas apenas com alguns minutos extra de funcionamento ilegal
                                                          Neste caso, o crime compensa e bem.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post


                                                            Parabens á ASAE pela coragem de fechar os hipers que estavam a funcionar ilegalmente.

                                                            Só é pena que as multas aplicadas seja pagas apenas com alguns minutos extra de funcionamento ilegal
                                                            Neste caso, o crime compensa e bem.
                                                            Eu acho bem que a ASAE tenha feito cumprir a Lei.

                                                            Mas continuo a achar esta Lei absurda. Já andei a ler argumentos pró e contra aqui neste tópico e continuo sem perceber porque raio os hiper's não hão-de abrir ao Domingo.

                                                            E eu sou daqueles que raramente vai ao hiper e que pouca diferença faz eles estarem abertos ao Domingo, pois eu prefiro passar os Domingos na rua.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                              Eu acho bem que a ASAE tenha feito cumprir a Lei.

                                                              Mas continuo a achar esta Lei absurda. Já andei a ler argumentos pró e contra aqui neste tópico e continuo sem perceber porque raio os hiper's não hão-de abrir ao Domingo.

                                                              E eu sou daqueles que raramente vai ao hiper e que pouca diferença faz eles estarem abertos ao Domingo, pois eu prefiro passar os Domingos na rua.


                                                              se não te faz diferença não penses que não faz a outros.

                                                              amanhã é Páscoa e a minha mãe vai ter que trabalhar das 9h-19h.

                                                              é lindo, não é????

                                                              há muita gente que fala sem saber o que é estar do outro lado.

                                                              ld

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X