Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipermercados ao Domingo e feriados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Não me venham com tangas que conheço muita gente a trabalhar nos shoppes e aos domingos e feriados ganham a 200%. e chegam ao final trabalham as mesmas 40 horas que o resto dos 'normais'. Já agora, eu pego as 8, nunca saio antes das 7:30, 8:00, e se for preciso venho ao sabado de manhã, e não ganho mais por isso! A minha esposa é guia-interprete, nesta altura não tem sabados nem domingos nem feriados nem nada para descansar, chega a levantar-se as 5 da manhã e chegar a casa as 8 da noite, quando não passa a semana toda fora. é a vida! se queremos ter as coisas, temos que nos sujeitar e fazer sacrificios. para ela, férias no verão, NEM PENSAR!!

    edit: tenho 1 hora de almoço, portanto façam as contas as horas. talvez seja essa uma das razões que no norte se trabalha mais que no sul. aqui não ha medo do trabalho.
    Editado pela última vez por darkwings; 29 May 2007, 15:26.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
      mas alguém acredita que vão ser criados mais postos de emprego por abrirem no domingo o dia todo??

      eles vão é esticar o horário aos actuais trabalhadores e aí é que está a questão, não é o trabalhar ao domingo, é como se trabalha nos hipermercados e a sobrecarga de horários a que estão sujeitos já actualmente...
      ou acham que é a mesma coisa que trabahar numa discoteca?
      nem mais..
      há muita gente que não sabe mesmo o que é trabalhar feriados e domingos...
      eu tenho uma loja num centro comercial e, se decidissem fechar o comércio ao domingo, eu batia palmas....
      quem REALMENTE quer comprar arranja sempre tempo.

      ld

      Comentário


        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
        Não me venham com tangas que conheço muita gente a trabalhar nos shoppes e aos domingos e feriados ganham a 200%. e chegam ao final trabalham as mesmas 40 horas que o resto dos 'normais'. Já agora, eu pego as 8, nunca saio antes das 7:30, 8:00, e se for preciso venho ao sabado de manhã, e não ganho mais por isso! A minha esposa é guia-interprete, nesta altura não tem sabados nem domingos nem feriados nem nada para descansar, chega a levantar-se as 5 da manhã e chegar a casa as 8 da noite, quando não passa a semana toda fora. é a vida! se queremos ter as coisas, temos que nos sujeitar e fazer sacrificios. para ela, férias no verão, NEM PENSAR!!

        edit: tenho 1 hora de almoço, portanto façam as contas as horas. talvez seja essa uma das razões que no norte se trabalha mais que no sul. aqui não ha medo do trabalho.
        não é uma questão de medo ou não...
        ou então é como já alguém disse aí.já que a bóia e hospitais estão abertos todo o dia abre-se tudo!comércio de rua, c.c., até, porque não, tribunais, finanças...etc...e assim é que era justo..assim ninguém se ria....
        achas que é solução??

        ld

        Comentário


          Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
          nem mais..
          há muita gente que não sabe mesmo o que é trabalhar feriados e domingos...
          eu tenho uma loja num centro comercial e, se decidissem fechar o comércio ao domingo, eu batia palmas....
          quem REALMENTE quer comprar arranja sempre tempo.

          ld

          Imagino então que fechas a tua loja ao domingo e aos feriados?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
            mas alguém acredita que vão ser criados mais postos de emprego por abrirem no domingo o dia todo??

            eles vão é esticar o horário aos actuais trabalhadores e aí é que está a questão, não é o trabalhar ao domingo, é como se trabalha nos hipermercados e a sobrecarga de horários a que estão sujeitos já actualmente...
            ou acham que é a mesma coisa que trabahar numa discoteca?
            Os horários não podem ser esticados.
            Regem-se pela Lei do Trabalho e tanto os trabalhadores como os sindicatos podem processar a entidade patronal que não cumpre.

            Fora as inspecções.....

            Comentário


              Originalmente Colocado por Mooch Ver Post
              Imagino então que fechas a tua loja ao domingo e aos feriados?
              não posso.
              os C.C. não permitem.
              mesmo que fosse permitido nunca o poderia fazer porque não estaria em pé de igualdade com todas as outras lojas do mesmo ramo.
              por isso teria que haver uma lei, igual para todos, ou então nunca iria resultar.
              porque eu sei que custa trabalhar ao domingo mas também não sou burro...
              isto é tudo uma questão de mercado.oferta.ninguém pode oferecer menos que os outros...ou é para todos (como deveria ser) ou não é para ninguém.
              no que depender de mim vou continuar a lutar para que tudo fique fechado ao domingo.
              todo o dia!

              ld

              Comentário


                Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                não é uma questão de medo ou não...
                ou então é como já alguém disse aí.já que a bóia e hospitais estão abertos todo o dia abre-se tudo!comércio de rua, c.c., até, porque não, tribunais, finanças...etc...e assim é que era justo..assim ninguém se ria....
                achas que é solução??

                ld
                e porque não? desde que trabalhem as mesmas 40h semanais, qual o problema? Alem de que há muito comercio de rua que está aberto ao domingo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                  e porque não? desde que trabalhem as mesmas 40h semanais, qual o problema? Alem de que há muito comercio de rua que está aberto ao domingo.
                  obviamente.
                  sem uma lei a regulamentar todas as situações, ninguém se pode dar ao luxo de andar aos pontapés a dinheiro.
                  só que quem lucra são os patrões...não são os empregados.
                  'ah mas eles ganham mais x e tal e tal'...
                  pergunta-lhes se não preferiam não ganhar esse x e estar em casa.ou a dar uma volta...é preciso cada um 'tentar' (pelo menos) colocar-se na pele de quem trabalha porque não tem solução.
                  os que trabalham ao domingo, por gosto, são tão poucos que só servem para fazer de excepção para confirmar a regra.

                  ld

                  Comentário


                    Deviam era tar abertos 24h por dia...

                    Quando às vezes um gajo tá em casa a fazer uma noitada e a fome ataca às 4 da manha.. e vamos à dispensa/frigorifico e n há nada pa comer é lixado.. :p

                    Comentário


                      Bimmer, tens sempre as famosas roullotes.

                      michaelreznor, e se perguntares aos outros 99% até preferiam nem trabalhar e ganhar o dinheirinho santo a mesma! mas a vida não é assim! E se fores as fabricas que laboram 24h por dia, e que não são nada poucas, as pessoas trabalham por turnos, sabes o que isso é? é esta semana estarem a trabalhar de dia de segunda a sexta, folgarem sabado e domingo, depois tarem a trabalhar de noite de terça a sabado domingo, e depois tarem a trabalhar a tarde, sabes o que é isso?? sei eu! Se eu gostava? não, não gostava, mas as contas tinham que ser pagas, e alguem tinha que fazer o trabalho.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Bimmer, tens sempre as famosas roullotes.

                        michaelreznor, e se perguntares aos outros 99% até preferiam nem trabalhar e ganhar o dinheirinho santo a mesma! mas a vida não é assim! E se fores as fabricas que laboram 24h por dia, e que não são nada poucas, as pessoas trabalham por turnos, sabes o que isso é? é esta semana estarem a trabalhar de dia de segunda a sexta, folgarem sabado e domingo, depois tarem a trabalhar de noite de terça a sabado domingo, e depois tarem a trabalhar a tarde, sabes o que é isso?? sei eu! Se eu gostava? não, não gostava, mas as contas tinham que ser pagas, e alguem tinha que fazer o trabalho.
                        mas eu percebo-te PERFEITAMENTE!
                        e tens razão no que dizes.
                        há muita coisa que se deveria mudar...não só no comércio....não só em portugal...
                        direitos iguais para todos!mas se isso não é possível, é justo que outros tenham que pagar por isso?
                        obviamente que se tudo ficasse aberto 24-7 haveria sempre gente para trabalhar!isso é lógico.mas será justo?
                        será que não podemos pôr de parte os nossos desejos e pensra mais nos outros?
                        eu vou a um shopping a um domingo?claro!!quem não vai?está aberto, por isso, porque não? e se estivesse fechado fazia-me diferença??nenhuma!!
                        e é aí onde eu quero chegar.
                        como já disse aqui tenho uma loja num shopping.agora o que cai vem-me para o bolso.mas nem sempre foi assim.por isso sei bem o que é trabalhar domingos e feriados..ainda por cima no comércio...em que se apanham clientes de todo o tipo...
                        a verdade é que mesmo me caíndo no bolso estou do lado dos trabalhadores.
                        porque já lá estive...e sei o que isso é.
                        ld
                        Editado pela última vez por michaelreznor; 29 May 2007, 16:29.

                        Comentário


                          Rapaz, as coisas têm de ser feitas! esse mundo ideal que falas não existe!! nem pode existir! isso ja os comunistas idealizaram ha muito e olha os resultados. as coisas têm de ser feitas! Há prazos a cumprir, há materiais que têm de ser entregues! e ou ha quem as faça, ou então voltamos a idade da pedra!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                            Rapaz, as coisas têm de ser feitas! esse mundo ideal que falas não existe!! nem pode existir! isso ja os comunistas idealizaram ha muito e olha os resultados. as coisas têm de ser feitas! Há prazos a cumprir, há materiais que têm de ser entregues! e ou ha quem as faça, ou então voltamos a idade da pedra!
                            eu sei dark.
                            mas se fosse universalmente proibído trabalhar à noite, p.e., as empresas teriam que ter mais fábricas, mais empregados, haveria mais emprego, mais dinheiro, mais poder de compra, mais comércio...é um ciclo...irrealista??talvez...mas temos que começar por algum lado...e premitir-se que se abram os hipers ao domingo é, na minha opinião, um enorme passo atrás...

                            ld

                            Comentário


                              fogo, desculpa lá! mas qual a lógica de ter mais fábricas? Só para não trabalharem de noite?? Já viste a nivel de custos, o que isso comportaria? Já para não falar em impacto ambiental, em espaço ocupado, em, digamos, numero de pessoal a entrar e a sair ao mesmo tempo dessas mesmas fábricas? ja viste uma fabrica que empregue 1000 empregados por turno, tenha de repente 3000 empregados a entrar e a sair ao mesmo tempo!? em vez de teres uma fábrica, teres 3 a ocupar o triplo do espaço? Já para não falar naquelas que por razões técnicas simplesmente não podem parar, como é o caso das refinarias? Em que para começarem a laborar, ate atingirem os 100% passa-se quase uma semana?

                              Quanto aos shoppings tanto me faz como se me fez estarem abertos aos domingos. Não é a mim que me apanham la, só se for para comprar alguma coisa de ultima hora, senão dispenso bem a confusão.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                fogo, desculpa lá! mas qual a lógica de ter mais fábricas? Só para não trabalharem de noite?? Já viste a nivel de custos, o que isso comportaria? Já para não falar em impacto ambiental, em espaço ocupado, em, digamos, numero de pessoal a entrar e a sair ao mesmo tempo dessas mesmas fábricas? ja viste uma fabrica que empregue 1000 empregados por turno, tenha de repente 3000 empregados a entrar e a sair ao mesmo tempo!? em vez de teres uma fábrica, teres 3 a ocupar o triplo do espaço? Já para não falar naquelas que por razões técnicas simplesmente não podem parar, como é o caso das refinarias? Em que para começarem a laborar, ate atingirem os 100% passa-se quase uma semana?

                                Quanto aos shoppings tanto me faz como se me fez estarem abertos aos domingos. Não é a mim que me apanham la, só se for para comprar alguma coisa de ultima hora, senão dispenso bem a confusão.
                                a indústria é como a F1.
                                até podem descer os motores para 4 cilindros que eles adaptam-se e tornam-se o melhores na mesma.
                                é uma questão de trabalho e hábito.não há nada que não se faça.é preciso é haver regras e normas.e a indústria e o comércio adaptam-se.
                                é preciso é que as mentalidades se adaptem também...

                                ld

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                  Deviam era tar abertos 24h por dia...

                                  Quando às vezes um gajo tá em casa a fazer uma noitada e a fome ataca às 4 da manha.. e vamos à dispensa/frigorifico e n há nada pa comer é lixado.. :p
                                  E tu devias lá trabalhar 7 dias por semana sem descanço...assim já não precisavas de sair de casa.

                                  Comentário


                                    E adaptam-se. Agora, as pessoas tb têm de se adaptar. ;) uma coisa é certa, não consegues ter a mesma produção, sem pelo menos triplicares o espaço. e o numero de máquinas. A melhor solução, passa invariavelmente pelo trabalho por turnos. Quer queiras quer não, por muitas voltas que dês a cabeça. E mete uma coisa na cabeça! Está uma parte da população a trabalhar para que a outra se divirta! E isso nao tem mal nenhum!
                                    Editado pela última vez por darkwings; 29 May 2007, 17:27.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                      E adaptam-se. Agora, as pessoas tb têm de se adaptar. ;) uma coisa é certa, não consegues ter a mesma produção, sem pelo menos triplicares o espaço. e o numero de máquinas. A melhor solução, passa invariavelmente pelo trabalho por turnos. Quer queiras quer não, por muitas voltas que dês a cabeça. E mete uma coisa na cabeça! Está uma parte da população a trabalhar para que a outra se divirta! E isso nao tem mal nenhum!
                                      não estou a dizer que não.
                                      nem posso
                                      mas como disse acho que tudo é um ciclo.
                                      e se houvesse mudanças nas regras haveriam mudanças em tudo o resto.
                                      se em fez de comprares uma máquina comprares 3 os preços de cada uma baixam...é assim que funciona..
                                      como disseste é irrealista.
                                      infelizmente.
                                      porque os trabalhadores e os seus direitos não são devidamente salvaguardados.

                                      quanto às pessoas se adaptarem é o que, na minha opinião, está em questão.
                                      os hipers já estiveram abertos ao domingo.
                                      agora só estão de manhã.
                                      e ninguém morreu por isso.
                                      se fecharem de vez aos domingos e feriados alguém se vai mandar de uma ponte abaixo?nunca.
                                      as pessoas habituam-se
                                      por isso que não percebo esta campanha para pôr tudo aberto ao domingo, mas pronto
                                      ld

                                      Comentário


                                        Pois, mas as regras têm de se adaptar as realidades existentes. Os direitos dos trabalhadores estão salvaguardados, e as leis estão bem feitas, agora, muitas vezes, a lei não é aplicada. e ves muitas pessoas a trabalharem em condições precárias, vejo muitas vezes os motoristas de turismo, por vezes quase com 24h em cima do pelo e sempre a conduzir. e com isso, não concordo, nada! tal como estou sempre com o coraçao nas mãos pois a minha esposa está sempre nesses autocarros, e ainda por cima a maior parte das vezes no douro, em um dia o motorista desmaia de cansaço e ha uma desgraça. Mas tb ves muitos chicos-espertos que querem é aproveitar-se. ainda ha bem pouco tempo houve um gajo que queria vir praqui trabalhar mas por fora que era pra continuar a ganhar o subsidio de desemprego que todos nós estamos a pagar-lhe. e como ele, muitos! Agora, não podemos ter medo de trabalhar, desde que as coisas sejam feitas como deve ser

                                        Comentário


                                          Mas já repararam que esta história dos hiper é tudo uma treta pegada?

                                          Que não pode porque prejudica os trabalhadores, dizem os sindicatos. Conclusão. Fecha-se Domingo à tarde e despedem-de uns gajos. Brilhante.

                                          Que não pode porque prejudica o comércio tradicional, dizem as associações do sector. Conclusão. Fecha-se Domingo à tarde e o comércio tradicional continua a afundar-se. Fantástico.

                                          Vamos acabar com essa farsa. Os tempos mudaram, não precisamos que nos digam a que horas nos devemos levantar e deitar.

                                          Eu não quero.

                                          Comentário


                                            Os horários não podem ser esticados.
                                            Regem-se pela Lei do Trabalho e tanto os trabalhadores como os sindicatos podem processar a entidade patronal que não cumpre.

                                            Fora as inspecções.....
                                            isso é teoria, a práctica é bastante diferente, experiância própria!

                                            aliás começo a não perceber porque por exemplo a Assembleia da República não abre aos fim-de-semana

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                              aliás começo a não perceber porque por exemplo a Assembleia da República não abre aos fim-de-semana
                                              Demagogia!!

                                              Comentário


                                                Claro, mais uma vez exageras... Sendo ironia ou gozo. Falas sempre em uma pessoa trablhar 7dias...

                                                Uma pessoa que quer que uma loja esteja aberta 24/7/365 não quer que as pessoas trabalhem 24/7/365.... Por isso é que há leis de trabnalho, com limites semanais!

                                                Agora se há quem não cumpre? Claro que há, em todos os sectores. Isso sim é que devia ser fiscalizado e regularizado. Mas nada tem a ver com a abertura ou não de hipers ao domingo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                                  E tu devias lá trabalhar 7 dias por semana sem descanço...assim já não precisavas de sair de casa.
                                                  Que eu saiba há leis para regulamentar quantas horas trabalhas por semana...
                                                  n é por os hipers estarem abertos mais tempo que as pessoas que la estao vao trabalhar mais do que devem...
                                                  no maximo eles iriam era ter de criar mais postos de trabalho para cobrir os novos horarios.. e n vejo onde está o mal disso.
                                                  Editado pela última vez por Bimmer; 30 May 2007, 17:00.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Claro, mais uma vez exageras... Sendo ironia ou gozo. Falas sempre em uma pessoa trablhar 7dias...

                                                    Uma pessoa que quer que uma loja esteja aberta 24/7/365 não quer que as pessoas trabalhem 24/7/365.... Por isso é que há leis de trabnalho, com limites semanais!

                                                    Agora se há quem não cumpre? Claro que há, em todos os sectores. Isso sim é que devia ser fiscalizado e regularizado. Mas nada tem a ver com a abertura ou não de hipers ao domingo.
                                                    Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                                    Que eu saiba há leis para regulamentar quantas horas trabalhas por semana...
                                                    n é por os hipers estarem abertos mais tempo que as pessoas que la estao vao trabalhar mais do que devem...
                                                    no maximo eles iriam era ter de criar mais postos de trabalho para cobrir os novos horarios.. e n vejo onde está o mal disso.
                                                    Claro que estou a ironizar e sei que quando se assina um contracto nesses sitios já se sabe ao que vai, aliás, sabe-nos muito bem o "Pans" estar aberto na A5 para os cafézinhos.

                                                    Evidentemente que existem leis que regulamentam, mas também sabemos e conhecemos os casos das grandes superficies. Por exemplo, depois de fecharem, as pessoas que acabam esse turno não pegam nas coisas e vão para casa, têm uma série de tarefas a realizar e concerteza esse tempo a mais não está contabilizado, muito menos no salário.

                                                    Também sabemos que existem aqueles "palhaços" que chegam a esses sítios 5 minutos antes do fecho e querem lá passar uma hora a fazer compras. Eu chamo a isso, falta de respeito.

                                                    Ainda no outro dia o Zizo falava dos horários das superficies comerciais na Belgica em que falava em horários impensáveis para as pessoas que votaram sim nesta pool.

                                                    Comentário


                                                      Vocês gostam do pão fresquinho de manhã?

                                                      Gostam, não gostam?

                                                      Pois, para que isso aconteça há muita gente que começa a trabalhar às 3 da matina. Não vale a pena?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                        Não me venham com tangas que conheço muita gente a trabalhar nos shoppes e aos domingos e feriados ganham a 200%. e chegam ao final trabalham as mesmas 40 horas que o resto dos 'normais'. Já agora, eu pego as 8, nunca saio antes das 7:30, 8:00, e se for preciso venho ao sabado de manhã, e não ganho mais por isso! A minha esposa é guia-interprete, nesta altura não tem sabados nem domingos nem feriados nem nada para descansar, chega a levantar-se as 5 da manhã e chegar a casa as 8 da noite, quando não passa a semana toda fora. é a vida! se queremos ter as coisas, temos que nos sujeitar e fazer sacrificios. para ela, férias no verão, NEM PENSAR!!

                                                        edit: tenho 1 hora de almoço, portanto façam as contas as horas. talvez seja essa uma das razões que no norte se trabalha mais que no sul. aqui não ha medo do trabalho.
                                                        Pudera, é uma imposição legal. Mas olha que 200% em 3 domingos por mês, quando a base são os 403€ do SMN, está longe de ser uma maravilha.

                                                        Já cá faltava a boquinha regionalista que alguns dos nossos amigos do norte gostam muito de mandar (ainda por cima, completamente off-topic). O PIB per capita na AMP é maior do que na AML porque as indústrias são diferentes, duh!
                                                        Editado pela última vez por RAD; 30 May 2007, 19:25.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                          Vocês gostam do pão fresquinho de manhã?

                                                          Gostam, não gostam?

                                                          Pois, para que isso aconteça há muita gente que começa a trabalhar às 3 da matina. Não vale a pena?
                                                          Carlos, para mim os padeiros podem dormir até às 7 da manhã e depois então fazerem o pão...sempre gostei de pão torrado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                            Pudera, é uma imposição legal. Mas olha que 200% em 3 domingos por mês, quando a base são os 403€ do SMN, está longe de ser uma maravilha.

                                                            Já cá faltava a boquinha regionalista que alguns dos nossos amigos do norte gostam muito de mandar (ainda por cima, completamente off-topic). O PIB per capita na AMP é maior do que na AML porque as indústrias são diferentes, duh!
                                                            A boquinha regionalista pelos vistos até tem muito a ver! O PIB per capita aqui em cima é maior porque trabalhamos e produzimos! Não temos apenas serviços administrativos, temos indústria! E quer se queira quer não, é a industria, que vai fazer entrar dinheiro cá dentro, não é o comercio, ou os serviços. Mas isso são outras histórias. Uma pessoa para ter dinheiro e para conseguir alguma coisa na vida, tem de ter espírito de sacrifício e de trabalhar! Depois da-me vontade de rir aqueles inteligentes que querem ir pra fora, até vão, para espanha, frança, inglaterra, e voltam para cá com o rabinho entre as pernas porque descobriram que la sim, são explorados, trabalham o triplo do tempo, e depois fazem as contas ao final do mês e descobrem que mal têm para sobreviver. Mas também ha o caso daqueles que vão para fora, ja sabem que vão para trabalhar, poupam ao máximo e ate conseguem fazer algum pé de meia. Só que oportunidades dessas também as há cá.

                                                            Procurem por exemplo em http://www.douroazul.pt ou entao em http://www.croisieurope.com/ São empresas que estão sempre a meter pessoal, e até se ganha bem. Nos franceses ronda os 1000€ mais gorjas, que costumam ser chorudas. Agora, lá trabalha-se. e andar uma semana inteira dentro de um barco, e a dar o litro, não é para qualquer um.

                                                            Comentário


                                                              Quanto a este assunto vou deixar o meu pensamento:

                                                              Acho que os Hipers devem estar fechados ao Domingo.

                                                              Há pessoas que dão valor a estar com a familia, e devem poder ter acesso a isso, pelo menos uma vez por semana.

                                                              Mas deixo aqui uma possível solução, até porque muitos afirmam que os empregados até nem se importam:

                                                              Façam uma votação (secreta, obviamente, para evitar represálias) só com os empregados dos Hiper. Se eles concordarem, que abram os hipers ao Domingo, senão deixem ficar as coisas como estão.

                                                              Quanto a quem não "pode" ir às compras aos outros dias da semana... Façam as compras online!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X