Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ministra da Educação no telejornal da RTP1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por André Ver Post
    Os concursos não são feitos pelo ME?

    A escola pode saber quantos professores pode ter para o ano lectivo seguinte e quantos horários para concurso antes do dia 15, não?

    É preciso é trabalhar a sério e ter sentido prático, coisa que neste país não é algo fácil. E, claro, um espírito de trabalho mais flexível, aberto, dinâmico...
    Mas precisa de informação: Quantos docentes tem. Quantas horários tem, Alguém tem de validar a documentação, recebê-la, processá-la... etc.

    Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
    Os hórarios já existe software bastante bom, é só saberem configurar, e sai horários...
    Se fosse assim tão fácil...

    São muitas variáveis...

    Alunos
    Vários anos
    professores
    Várias disciplinas
    redução de horário
    horários incompletos

    É que os alunos têm de ter as aulas seguidas... Tenta-se

    Comentário


      Originalmente Colocado por André Ver Post
      Se se organizassem bem, despachavam tudo até dia 15 de Julho.
      Tens uma mãe professora mas basta esta afirmação para perceber que falas do que não sabes...

      Comentário


        Mordor isso tudo podia ser feito em até dia 15, se houvesse melhor organização e menos burocracia.

        Agora claro que com tanta coisa inútil que têm de fazer, como atas intermináveis, projectos de recuperação para inrecuperáveis para inglês ver e serem postos nas prateleiras a ganhar pó, papéis intermináveis para tudo e mais alguma coisa...é óbvio que não.

        E um tom menos agressivo seria melhor, sim? Estamos aqui a trocar ideias e não num exercício de eu sei e tu não sabes.
        Editado pela última vez por Andre; 05 September 2007, 21:42.

        Comentário


          Originalmente Colocado por André Ver Post
          Os concursos não são feitos pelo ME?

          A escola pode saber quantos professores pode ter para o ano lectivo seguinte e quantos horários para concurso antes do dia 15, não?

          É preciso é trabalhar a sério e ter sentido prático, coisa que neste país não é algo fácil. E, claro, um espírito de trabalho mais flexível, aberto, dinâmico...
          Claro que não, os horários são feitos pelo conselho executivo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por André Ver Post
            Mordor isso tudo podia ser feito em até dia 15, se houvesse melhor organização e menos burocracia.
            Desculpa, mas até dia 15 é completamente impossível. Aliás, porque, caso não saibas, existem cursos cujas aulas acabam por volta dessa data. E há muito trabalho a fazer depois desse término.
            Para além disso, existem tarefas que só podem ser realizadas mesmo em Agosto, como a requisição dos horários, que só pode avançar depois de autorizada (ou não) a abertura das turmas e opções propostas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
              Quanto à pretensa hipocrisia dos professores, devolvo a acusação aos muitos (terei que dizer alguns?) traumatizados que por aqui andam.
              Ainda bem que a mãe do André é Prof. senão também ele seria um traumatizado, ou qualquer outra coisa que te apetecesse chamar em falta de melhores argumentos

              Comentário


                Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                Mas precisa de informação: Quantos docentes tem. Quantas horários tem, Alguém tem de validar a documentação, recebê-la, processá-la... etc.
                Mas isso altera-se até Agosto?

                Resposta: Não.

                E ninguém está a dizer que não é muito trabalho.

                Tenho a perfeita noção que é. Agora com melhor organização e menor burocracia conseguia fazer-se num tempo mais curto.

                E por isso é que se deve dar autonomia às escolas neste tipo de coisas.

                Isto incentiva as pessoas a trabalharem melhor. A sofrerem as consequências, positivas ou negativas, do seu trabalho e da sua organização. A sentirem-se parte da engrenagem.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                  Claro que não, os horários são feitos pelo conselho executivo.
                  Os concursos são feitos pelo ME sim.

                  A escola que comunique atempadamente ao ME os horários. Neste caso que se organize para o mais rapidamente possível para obter o que necessita de "entregar" ao ME. E com isso ganham todos.

                  Não compliquem o que pode ser simples

                  Perdemos muito tempo a complicar as coisas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por joao Ver Post
                    Ainda bem que a mãe do André é Prof. senão também ele seria um traumatizado, ou qualquer outra coisa que te apetecesse chamar em falta de melhores argumentos
                    Os teus argumentos, que tão bem explicitaste nesta intervenção, são melhores, tenho que reconhecer. Tu, pelo menos, não és nada traumatizado...

                    Quanto ao André, disse muito que é verdadeiro, embora por vezes exagere nalguns pormenores. Por isso, quando respondi, não respondi a nada que ele tivesse afirmado. Respondi a quem questionava o trabalho que se realizava nas escolas, insinuando que era inexistente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                      A ignorância é um posto.

                      O trabalho desenvolvido desde meados de Julho até inícios de Setembro prende-se com a preparação do novo ano lectivo. Ou pensarão que tal não carece de preparação?

                      Isso inclui (só exemplos, já que é difícil lembrar-me sequer de metade do trabalho): constituição de turmas; autorização para a formação de turmas, incluindo de currículos alternativos; planeamento e autorização das opções a oferecer pela escola, tanto nas opcionais como no respeitante a cursos tecnológicos, CEFs, EFAs e profissionais; criação das equipas responsáveis por alguns destes cursos; realização das exames de equivalência à frequência (escritos, práticos e orais); correcção de exames; preparação para exames (algo que já cheguei a fazer em Agosto); elaboração de horários; distribuição de níveis; requisição de horários (professores); avaliação do trabalho desenvolvido pelos vários projectos e serviços da escola no ano lectivo que finda (inclui bibliotecas, salas de estudo, apoios pedagógicos, clubes e restantes projectos); nomeação dos vários coordenadores (de directores de turma, departamento, grupo, entre outros); revisão do regulamento interno; revisão do projecto curricular de escola; escolha de manuais escolares; escolha e preparação das direcções de turma; balanço dos conteúdos leccionados e da avaliação, por turma, disciplina, departamento; etc

                      Uma boa parte deste trabalho é realizado em Julho, mas estende-se a Agosto e é reforçado em Setembro. E não é trabalho realizado pelas secretarias. O que é simples de perceber é a leviandade com que, nada percebendo dos meandros de uma instituição tão burocrática como é uma escola, imediatamente se afirma que nada se faz por lá. Ora que nome devo dar a este tipo de atitude?
                      Isso tudo em escolas primárias? Epá, as turmas e os horários devem ser coisas complicadas.

                      Comentário


                        Mordor, é assim.

                        Caso a minha mãe não fosse stôra, o que eu pensava valia zero. Isto ficou bem patente na atitude de muita gente.

                        E não foi só em relação a mim.

                        Foi em relação a todos os que se pronunciaram no tópico.

                        Se não concordas conosco, a tua opinião está errada porque estás comer o que a ministra diz, não sabes o que se passa, isto e aquilo.

                        E como é professora, pronto, já se aceita qualquer coisita.

                        Agora isto é um problema vosso. E não só.

                        Os professores, médicos, etc, ou percebem que não podem ser estupidamente defensivos e ganham um sentido de auto-crítica, ou não vão a lado nenhum.

                        Porque isto parece um jardim infantil: eu tenho razão, tu não tens, eu sei, tu não sabes.

                        Com tudo isto digo-vos que seria melhor que percebessem que vão ter de perder certas coisas e admitir que existem coisas oficiosamente que beneficiam um pouco todos e que raramente são admitidas, que toda a gente sabe que existem mas que ninguém ousa dizer...

                        ...porque só assim poderão negociar e exigir mais do ministério.

                        Porque ao estarem contra tudo o que não seja uma benesse, perdem tudo e não ganham nada.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Isso tudo em escolas primárias? Epá, as turmas e os horários devem ser coisas complicadas.
                          Ora lê lá o que já se escreveu que é para perceberes, de uma vez, a ignorância que mostras ao continuares a falar das escolas primárias e o trabalho lá realizado. Venham depois defender a legitimidade de discutir actividades de que nada percebem (com pérolas destas).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                            Quem anda irritado aqui pelo tópico não sou eu, nem sequer lixado.

                            Posição? Referes-te ao escalão?

                            9º.

                            Mas, qual é o grupo?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                              Ora lê lá o que já se escreveu que é para perceberes, de uma vez, a ignorância que mostras ao continuares a falar das escolas primárias e o trabalho lá realizado. Venham depois defender a legitimidade de discutir actividades de que nada percebem (com pérolas destas).
                              E responder à pergunta?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                Muito trabalho em Agosto

                                Estou totalmente de acordo com o André... e ainda bem que a mãe dele é Prof. porque assim não o podem acusar de ser frustrado ou ter alguma coisa contra os professores.

                                Irra, que até irrita a hipocrisia dos professores (alguns).

                                Isso do trabalho em Agosto é muito relativo, mas para tua informação é em agosto que são feitos os horários e organização do ano lectivo, logo sinónimo de muito trabalho e responsabilidade.

                                Naturalmente que se forem a uma escola em agosto não encontrarão muitos professores pois estão de férias.

                                Agora, executivos e pessoal docente a eles ligados, andam às aranhas...

                                Sem hipocrisia.

                                Comentário


                                  André, nunca leste um comentário em que eu afirmasse não apreciar ver discutidos assuntos relacionados com a minha profissão. O que me torna agressivo (na tua opinião, talvez com alguma verdade) é a repetição "ad nauseum" das mesmas acusações que não são baseadas em mais nada do que traumas. Eu, nesta altura, ainda tenho criaturas que me abordam falando dos meus "três meses de férias" que, aliás, nunca tive (e não comecei a dar aulas ontem).
                                  Discutir o que fazemos, muito bem, mas com conhecimento que é algo que tenho o hábito de efectuar quando me pronuncio sobre alguma coisa. Hás-de admitir que é atitude pouco observada por este fórum.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                    Mas, qual é o grupo?
                                    Não sei o número, mas é Português-Francês.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                      Os concursos são feitos pelo ME sim.

                                      A escola que comunique atempadamente ao ME os horários. Neste caso que se organize para o mais rapidamente possível para obter o que necessita de "entregar" ao ME. E com isso ganham todos.

                                      Não compliquem o que pode ser simples

                                      Perdemos muito tempo a complicar as coisas.
                                      Quem falou em concursos? Tu falaste, sem a mais pequena margem para dúvidas, de "horários", quem faz as turmas e horários para alunos e professores é o conselho executivo, foi de horários que falaste e é assim que se processa.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        E responder à pergunta?
                                        Desculpa, mas tenho que perguntar se tens algum problema.

                                        Repito, porque a repetição por vezes ajuda o processamento de informação.

                                        Originalmente Colocado por Mordor
                                        Para quem ainda não percebeu (já têm algum tempo), isto já não funciona escolinha a escolinha.
                                        Uma escola "primária" (que, a propósito, também já não se designa dessa forma há muito tempo) está inserida num agrupamento de escolas que centraliza, entre muito mais, o funcionamento burocrático das mesmas.
                                        Originalmente Colocado por zerorpm
                                        Vai trabalhar para a sede de agrupamento...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          E responder à pergunta?
                                          Ele já te respondeu a isso anteriormente, não sei se não leste ou não quiseste ler, insistir no assunto é que não é sério.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                                            O governo Guterres fez um decreto-de-lei que permite que qualquer professor possa meter "artigos", ou seja, pode faltar até x vezes/mêss (e sem aviso prévio), dias esses descontados nos dias de férias, segundo o decreto, sem que haja qualquer penalização monetária.

                                            Na prática, os dias não são descontados porque o professor aproveita o não funcionamento ou o funcionamento reduzido das escolas em Agosto e com isso, mantém, na prática, o seu número de dias de férias.

                                            Isto é algo que qualquer professor sabe que existe. E quem não o admite, está a ser profundamente mentiroso, não há outra palavra a dizer...

                                            Obviamente não implica que todos usem esta tramoia, mas não são poucos os que o fazem.

                                            E por isso é que houve um aumento substancial das faltas pontuais após a medida.
                                            Meu Deus...
                                            Agora já dá pena!

                                            Desculpa mas, esses artigos existem desde a criação do estatuto no final da década de 90...

                                            Ou os professores não faltavam antes do Guterres?

                                            Mas, qual é o problema de descontar nas férias, mesmo que eventualmente não se esteja na escola?

                                            E qual o problema de um professor faltar por sua iniciativa?
                                            Não te esqueças que os artigos eram limitados a 12 e em certos casos dependentes de autorização do executivo.

                                            A única coisa em que concordo é em reduzir o número, eram 12 e agora são 5.

                                            6, acho que era o número correcto...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                              Desculpa, mas tenho que perguntar se tens algum problema.

                                              Repito, porque a repetição por vezes ajuda o processamento de informação.
                                              Continuo sem saber que funções são essas que são desempenhadas nas sedes de agrupamento.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                A minha opinião em relação a isso é que em Agosto a escola devia estar fechada e pronto.

                                                Que se organizassem e fizessem o que têm a fazer em Julho.

                                                Porque não gosto de coisas para inglês ver...está aberta, mas é como não estivesse.

                                                Uns tiram férias já em Julho e depois em Agosto fingem que vão à escola ou estão lá a olhar para o ar, ou vão lá 1h e depois vão-se embora. Não há ninguém para controlar porque a maioria está de férias, etc. Será justo? Não me parece...

                                                Ou está a funcionar, ou não está.

                                                Em Portugal temos que nos habituar a separar as coisas e deixar de trabalhar a brincar e brincar a trabalhar.

                                                E depois há tudo uma logística que não funciona. Já não há bar e depois o pessoal que trabalha (os burros de carga, porque na FP é sempre assim, há sempre os desgraçados que tudo fazem e os que fazem corpo presente...) que não têm o que comer! Inadmissível.

                                                Mas isso é a minha maneira de ver as coisas.

                                                E até digo mais.

                                                Se se organizassem bem, despachavam tudo até dia 15 de Julho.

                                                Até acho que o governo devia dar autonomia às escolas também neste aspecto: têm isto para fazer, distribuam-nas ao longo do tempo como quiserem. Se se despacharem mais cedo, usufruam da vossa...produtividade.

                                                Mas isto aqui é muito liberal para este país...
                                                Pois...
                                                Mas, é nesta altura que o ME mais se intromete na gerência das escolas, obrigando os executivos a fazerem a organização que este pretende...

                                                Isto sem conta com a vergonha de obrigar os professores em pleno Agosto...
                                                E ainda não acabou...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                  Desculpa mas, esses artigos existem desde a criação do estatuto no final da década de 90...
                                                  Quem é que estava a governar no final da década de 90?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Continuo sem saber que funções são essas que são desempenhadas nas sedes de agrupamento.
                                                    Já foi explicado e com algum pormenor. Se permanece insatisfeito, é dirigir-se a uma escola que o elucidarão melhor. Ao contrário do que muitos pensam (sobretudo os pais que nunca lá são vistos), é-se geralmente bem recebido numa escola.

                                                    PS - Aos restantes, até amanhã. Vou ser coadjuvante num exame de equivalência à frequência, logo de manhã, e já não devia andar pela net. Boa continuação da discussão.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                      Ou os professores não faltavam antes do Guterres?

                                                      Mas, qual é o problema de descontar nas férias, mesmo que eventualmente não se esteja na escola?

                                                      E qual o problema de um professor faltar por sua iniciativa?
                                                      Não te esqueças que os artigos eram limitados a 12 e em certos casos dependentes de autorização do executivo.

                                                      A única coisa em que concordo é em reduzir o número, eram 12 e agora são 5.

                                                      6, acho que era o número correcto...
                                                      Obviamente que os professores faltavam antes do Guterres. Apenas a medida potenciou e aumentou as faltas pontuais e por isso é que agora foi-se reduzir o limite.

                                                      Obviamente que um professor pode faltar por sua iniciativa. Agora que sofra as consequências disso.

                                                      Porque é uma aldrabice, para não dizer outra coisa, andar supostamente a descontar nos dias de férias coisa que NUNCA acontece.

                                                      Sabes tenho um terrível defeito neste país que é avaliar as coisas pelos seus resultados práticos, pelo que efectivamente produzem e não pelo que teoricamente deveria acontecer.

                                                      E essa medida produziu e continua a produzir uma forma aldrabada de se poder faltar.

                                                      Mas isto é algo que qualquer pessoa com bom senso e o mínimo de despreendimento pensa, não exclusivamente para um professor, mas para qualquer outro trabalhador.

                                                      E o que é incrível é ainda haver lata para defender coisas destas.

                                                      E depois querem respeito pela profissão. Fica difícil.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                        Mas isso altera-se até Agosto?

                                                        Resposta: Não.

                                                        E ninguém está a dizer que não é muito trabalho.

                                                        Tenho a perfeita noção que é. Agora com melhor organização e menor burocracia conseguia fazer-se num tempo mais curto.

                                                        E por isso é que se deve dar autonomia às escolas neste tipo de coisas.

                                                        Isto incentiva as pessoas a trabalharem melhor. A sofrerem as consequências, positivas ou negativas, do seu trabalho e da sua organização. A sentirem-se parte da engrenagem.

                                                        Porque é que os concursos de professores só foram feitos em Agosto?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                          Quem é que estava a governar no final da década de 90?
                                                          Peço desculpa.

                                                          Década de 80, tempo do cavaco...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                            Obviamente que os professores faltavam antes do Guterres. Apenas a medida potenciou e aumentou as faltas pontuais e por isso é que agora foi-se reduzir o limite.

                                                            Obviamente que um professor pode faltar por sua iniciativa. Agora que sofra as consequências disso.

                                                            Porque é uma aldrabice, para não dizer outra coisa, andar supostamente a descontar nos dias de férias coisa que NUNCA acontece.

                                                            Sabes tenho um terrível defeito neste país que é avaliar as coisas pelos seus resultados práticos, pelo que efectivamente produzem e não pelo que teoricamente deveria acontecer.

                                                            E essa medida produziu e continua a produzir uma forma aldrabada de se poder faltar.

                                                            Mas isto é algo que qualquer pessoa com bom senso e o mínimo de despreendimento pensa, não exclusivamente para um professor, mas para qualquer outro trabalhador.

                                                            E o que é incrível é ainda haver lata para defender coisas destas.

                                                            E depois querem respeito pela profissão. Fica difícil.

                                                            Eu compreendo aquilo que estás a querer dizer, mas estás a exagerar.

                                                            Todas as pessoas têm direito a faltar para tratar de assuntos pessoais, o que se pode discordar é serem muitos ou poucos...


                                                            Aliás, ainda não falaste dos professores com baixa...
                                                            O que querias dizer?


                                                            Para finalizar, parece-me que és defensor do regime democrático chávez na Venezuela...
                                                            Acertei?
                                                            Editado pela última vez por mjm; 05 September 2007, 22:45.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                              Peço desculpa.

                                                              Década de 80, tempo do cavaco...
                                                              Uma coisa é estar no estatuto.

                                                              Outra é o decreto-lei que o efectiva, até parece que não sabes isso.

                                                              O existe regulamentação ou nada feito.

                                                              Aliás, se reparares, muitas das medidas que agora estão a ser tomadas estavam previstas (na lei base e outros documentos) já no tempo do Cavaco. Não tinham é sido aplicadas.

                                                              Os rosinhas podem dizer, se quiserem, que a culpa é toda dele

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X