Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Licença de 50cc

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
    Tenho uma dúvida ainda maior!

    Quando tirei a carta, tirei categoria B (carros) e motos inferiror a 25 KW (acho que era a categoria de 250 cc) e na altura disseram-em que passado 2 ou 4 anos (não tenho a certeza) que ficava automaticamente habilitado a conduzir cilindradas ilimitadas!

    Isto esta correcto ou não?

    Eu tenho categoria B, A1 e na A tenho a <25 KW < 0,16 Kw/kg.

    Carta de 21 /12 /1998
    O que diz no código de estrada é:

    Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 kw e com uma relação peso potência superior a 0.16 KW/Kg quem:

    -Esteja habilitado há pelo menos 2 anos a conduzir veiculos da categoria A descontando o tempo em que esteve proibido ou inibido de conduzir,

    ou

    -Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova pratica realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW.

    Portanto, segundo o código de estrada se tiveres a carta há mais de 2 anos podes conduzir cilindradas ilimitadas. Agora não sei se isso se processa automaticamente ou se é necessário pedir algum tipo de requerimento para actualizar a carta.

    Já agora, a data a partir da qual a categoria B deixou de habilitar os condutores para a condução de ciclomotores foi 30 de Março de 1998

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por PRAP; 28 May 2008, 17:06.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Tal como já foi dito, há uma data que faz a diferença, e penso que essa data está algures por Maio de 1998 ou 1999, sem a conseguir especificar.

      Quem obteve a carta anteriormente a essa data está habilitado para a condução de ciclomotores até 50cc, quem a obteve posteriormente já não está.

      Penso que o facto da tua carta já incluir as sub-categorias B e B1 é sinónimo de que já é posterior a essa data e não permite a condução de ciclomotores.

      No entanto, podes conduzir triciclos e quadriciclos. Uma moto4 não é mal pensado.

      De qualquer forma, para teres certeza absoluta, manda PM ao MetalKing porque ele sabe e ajuda-te de certeza.


      Boas pessoal eu tinha a mesma duvida em relação a equivalençia de carta b para ciclomotores até 50cc, então ontem fui a GNR, com a minha carta, e foi me dito que quem tirou carta de ligeiro até 31 de março de 1998, tem equivalencia aos referidos ciclomotores, e pode circular sem problema nemhum. tambem lhe falei de na carta não figurar nada nas imagens ciclomotores, mas disse que não tem problema nemhum, e que qd for renovar a carta ja é capaz de porem la a equivalencia.

      Cumps. a todos.
      Editado pela última vez por papao; 27 June 2008, 10:00.

      Comentário


        Originalmente Colocado por papao Ver Post
        Boas pessoal eu tinha a mesma duvida em relação a equivalençia de carta b para motociclos até 50cc, então ontem fui a GNR, com a minha carta, e foi me dito que quem tirou carta de ligeiro até 31 de março de 1998, tem equivalencia aos referidos motociclos, e pode circular sem problema nemhum.
        Se é até 500cc não são motociclos, mas ciclomotores.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Se é até 500cc não são motociclos, mas ciclomotores.
          Até 50 cm3 podem ser ciclomotores ou motociclos
          A diferença está nas velocidades máximas permitidas
          Enquanto que um ciclomotor pode andar a 40 km/h dentro das localidades e 45 km/h fora das localidades, um motociclo até 50 cm3 pode andar à mesma velocidade dentro das localidades (40 km/h), mas já pode andar a 60 km/h fora das localidades.
          Para além disso enquanto que os ciclomotores têm aquela matrícula amarela, os motociclos até 50 cm3 têm o mesmo tipo de matrícula que os motociclos de cilindrada superior (chapa branca).

          Cumprimentos

          Comentário


            Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
            Porque as moto 4 são veículos agrícolas...Leis feitas para contornar directivas dá nisso!

            Ainda bem para mim que tenho moto 4 hehehehe


            então, com carta categoria B, ou seja ligeiros, anterior a 03/98 posso conduzir moto 4 de qualquer cilindrada? gostava se tirar isto a claro, pq entre comprar um aspirador, ou moto 4 preferia a 2a hipotese... ja li mto sobre isto, mas nemhuma resposta é esclarecedora. obrigada

            Comentário


              Podes conduzir moto 4 com categoria B tenha sido anterior ou posterior a essa data.
              Ainda estive a ler o código de estrada para confirmar e as motos 4 não são consideradas veículos agrícolas mas sim quadriciclos. Elas podem até ser conduzidas com a categoria B1 que é um subtipo da categoria B que se pode tirar aos 16 anos.
              Portanto com a categoria B pode-se conduzir motos 4 com todo o tipo de cilindrada.
              E mesmo que fossem considerados veículos agrícolas (o que não acontece), a categoria B, mesmo depois dessa data permite a condução de "tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados, desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000 kg"

              Cumprimentos

              Comentário


                Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                Podes conduzir moto 4 com categoria B tenha sido anterior ou posterior a essa data.
                Ainda estive a ler o código de estrada para confirmar e as motos 4 não são consideradas veículos agrícolas mas sim quadriciclos. Elas podem até ser conduzidas com a categoria B1 que é um subtipo da categoria B que se pode tirar aos 16 anos.
                Portanto com a categoria B pode-se conduzir motos 4 com todo o tipo de cilindrada.
                E mesmo que fossem considerados veículos agrícolas (o que não acontece), a categoria B, mesmo depois dessa data permite a condução de "tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados, desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000 kg"

                Cumprimentos


                ok obrigada, por acaso, ainda agora liguei com o meu agente de seguros, e ele confirmou-me exactamento o mesmo, ou seja com categoria b, pode se conduzir qualquer moto 4, ainda bem..... pa mim....
                abraço.

                Comentário


                  Com a carta da categoria B posso conduzir uma moto até 50cc?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DjbF Ver Post
                    Com a carta da categoria B posso conduzir uma moto até 50cc?

                    Lê o tópico

                    Comentário


                      Licença de Condução Ciclomotor

                      Boa noite.

                      Pretendo tirar a licença de condução de ciclomotor até 50cc, mas não sei o que é preciso estudar para a prova teórica. Tenho de estudar o livro todo de código como se fosse para a carta de ligeiros? O grau de dificuldade é o mesmo?

                      Obrigada.

                      Cumps

                      Comentário


                        Não sei como é agora, mas há uma data de anos quando eu tirei a licença passaram-me sem saber o que era o sinal de trânsito proibido (não é sentido proibido).

                        Não sei se o elevadíssimo grau de exigência se mantém...

                        Comentário


                          Licença de Ciclomotor

                          Boa noite.

                          Pretendo tirar a licença de ciclomotor, mas deparo-me com um problema prático para o qual não encontro solução. Disseram-me que no dia do exame tenho de levar o veículo para o Centro de Exames de Lisboa. Ora, obviamente, eu ainda não tenho licença, pelo que não posso levar a scotter. Não conheço ninguém que tenha licença ou carta de mota.
                          Normalmente como é que as pessoas fazem? Há alguma forma de alugar uma scotter no centro de exames, por exemplo? É pré-requisito ter amigos ou familiares com carta de mota?


                          Cumps

                          Comentário


                            Boas

                            A minha carta de condução B permite conduzir ciclomotores .... ( foi tirada salvo erro em 1995)

                            Cumps
                            Pedro

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JackDaniels Ver Post
                              Boas

                              A minha carta de condução B permite conduzir ciclomotores .... ( foi tirada salvo erro em 1995)

                              Cumps
                              Pedro

                              Obrigado pela resposta, mas a minha é mais recente e não dá para conduzir ciclomotores.

                              Agradeço que respondam ao que perguntei. Obrigado.

                              Comentário


                                Carta para Scooters 50cc

                                Pesquisei algumas coisas sobre este tema, mas como já eram tópicos um pouco antigos, queria confirmar...

                                Isto porque ouvi dizer que, actualmente era necessário tirar carta para motociclos até 50cc, com aulas teóricas e práticas.
                                No entanto, liguei para a escola onde tirei carta e disseram-me que não, que basta tirar a licença como antigamente.

                                Afinal alguém sabe como é de facto? A carta seria para a minha mulher, que não tem carta de condução.

                                Comentário


                                  eu em setembro tirei a licença e acho que ainda continua em vigor !

                                  Comentário


                                    Mas não tinhas carta de ligeiros antes?

                                    Comentário


                                      Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

                                      Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

                                      nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nyeby Ver Post
                                        Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

                                        Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

                                        nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.

                                        11 anos?


                                        Já não me lembro da data, mas sei que que tem carta B tirada até Maio, ou Junho (??) de 1998 pode conduzir 50cc...

                                        Comentário


                                          Correcto, mas a min ha á de setembro :p

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nyeby Ver Post
                                            Correcto, mas a min ha á de setembro :p
                                            Falhou por 6 mesitos.
                                            Para carta de moto sem limite (AP), como tens categoria B, tens de tirar o código especifico e fazer exame teórico com 10 questões, podendo errar em 1. Além disto, tens as aulas e exame prático

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                              Falhou por 6 mesitos.
                                              Para carta de moto sem limite (AP), como tens categoria B, tens de tirar o código especifico e fazer exame teórico com 10 questões, podendo errar em 1. Além disto, tens as aulas e exame prático
                                              Tenho ideia que já li algo sobre isso....eram umas perguntas meio.....esquesitas.....

                                              Em relação á carta sem limitação de 25kw, só a tive este ano Finalmente mudei a carta que tinha desde 6/1997

                                              A polícia já me tinha avisado em Portugal, porque a Fazer não estava limitada nos papéis ( e pela morada desactualizada) A Hornet e a primeira Bandit estavam, a Nx4 nem chegava ao limite

                                              E aqui em Tenerife já me deram um toque também. Mandaram parar, quase me multaram por ter o pneu careca á frente, e perguntaram se a moto estava limitada

                                              Finalmente estou "legal"....já devia estar há 10 anos...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nyeby Ver Post
                                                Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

                                                Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

                                                nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.
                                                E quanto é que te pediram para tirares a cat A?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                  Tenho ideia que já li algo sobre isso....eram umas perguntas meio.....esquesitas.....

                                                  Em relação á carta sem limitação de 25kw, só a tive este ano Finalmente mudei a carta que tinha desde 6/1997

                                                  A polícia já me tinha avisado em Portugal, porque a Fazer não estava limitada nos papéis ( e pela morada desactualizada) A Hornet e a primeira Bandit estavam, a Nx4 nem chegava ao limite

                                                  E aqui em Tenerife já me deram um toque também. Mandaram parar, quase me multaram por ter o pneu careca á frente, e perguntaram se a moto estava limitada

                                                  Finalmente estou "legal"....já devia estar há 10 anos...
                                                  Por acaso tenho me descuidado com isso, na minha carta ainda só tenho os tais 25kw apesar de já ter feito o tempo necessário para ter a carta AP (ilimitada de tudo).
                                                  Conduzo regularmente duas motos, uma 450cc que passa do limite mas não consta nada no livrete por ser um modelo de 85. A 750cc é que já tem o valor em KW no livrete.

                                                  Agora tenho de ter o trabalho de requisitar e pagar por algo que já devia ser meu por direito. É simples esse processo?

                                                  Comentário


                                                    Olhando para este tema de discussão, lembro-me de um teste que a AutoFoco fez à poucas semanas (para aí umas duas) a uma nova versão da Piaggio MP3 (250 cc), em que a maior largura da via dianteira, de onde advêm umas quantas implicações legais (que agora não me lembro), permite que quem não tem carta de moto, conduza esta.

                                                    Não fosse agora não ser a melhor altura e aqui estava uma opção para a qual olharia seriamente. Pela mobilidade e segurança que tem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                                      Por acaso tenho me descuidado com isso, na minha carta ainda só tenho os tais 25kw apesar de já ter feito o tempo necessário para ter a carta AP (ilimitada de tudo).
                                                      Conduzo regularmente duas motos, uma 450cc que passa do limite mas não consta nada no livrete por ser um modelo de 85. A 750cc é que já tem o valor em KW no livrete.

                                                      Agora tenho de ter o trabalho de requisitar e pagar por algo que já devia ser meu por direito. É simples esse processo?
                                                      Em principio, será simples, vais à dgv ou à loja do cidadão (?).
                                                      Como disseste, isso nem deveria ser necessário, pois basta ver a data da carta e juntar os tais 2 anos. Mas já se sabe como são alguns senhores da autoridade...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                                        Em principio, será simples, vais à dgv ou à loja do cidadão (?).
                                                        Como disseste, isso nem deveria ser necessário, pois basta ver a data da carta e juntar os tais 2 anos. Mas já se sabe como são alguns senhores da autoridade...
                                                        Agora já não é na DGV e já agora, se alguém souber o contacto/nome da nova entidade responsável por estes assuntos gostaria que partilhasse essa informação. Também preciso de saber o que fazer para poder conduzir motas até 50cc.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nyeby Ver Post
                                                          Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

                                                          Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

                                                          nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.
                                                          Depois coloca o impresso. Já agora, quanto custa essa carta? Para a carta de 125cc pediram-me 400€.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por FPedro Ver Post
                                                            Depois coloca o impresso. Já agora, quanto custa essa carta? Para a carta de 125cc pediram-me 400€.
                                                            A minha de 125 cc (A1) custou 350 euros.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                              A minha de 125 cc (A1) custou 350 euros.
                                                              A minha (AL) também custou isso (atestado médico incluído). Achei caro, e até arranjava mais barato, mas ficava fora de mão.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X