Que tipo de pressão? Das Escolas de Condução, dos vendedores de automóveis, das gasolineiras?...
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Directiva comunitária 91/439/CE. Condução de motos até 125 cc com Carta b.
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostÉ óbvio que isso não passa de uma grande treta. Era 50cc no máximo e acabou.
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Originalmente Colocado por bento_uno Ver Postserá k é exatamente assim???? então quem tirou a carta de carro antes de 98, não conduz moto 4? se a memória não me falha, acho k na altura podia-se, mas havia limitação de peso! quem estiver informado k desvende a situação s.f.v.!
Os titulares de carta de condução válida para veículos da:
[...]
2 - Categoria B consideram-se também habilitados para a condução de:
a) Tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos
montados desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000 kg;
b) Máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores,
tractocarros e máquinas industriais ligeiras;
c) Ciclomotores de três rodas, triciclos e quadriciclos;
Fonte:http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Guia...r_Internet.pdf
Não fala em datas, logo todos os titulares de categoria b podem conduzir moto4.
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Originalmente Colocado por bento_uno Ver Postserá k é exatamente assim???? então quem tirou a carta de carro antes de 98, não conduz moto 4? se a memória não me falha, acho k na altura podia-se, mas havia limitação de peso! quem estiver informado k desvende a situação s.f.v.!
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Originalmente Colocado por Jung13 Ver PostToda a gente que tem B pode conduzir Moto 4. Em relação as 50 de duas rodas so quem tirou antes de 30 março de 98 é que pode conduzir, quem tirou a seguir fica a chuchar no dedo
O que mais confusão me faz é mesmo isto
Sera que quem "manda" nestas coisas das cartas tem alguma explicação para isto
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Eu tenho carta B e C.
A categoria B desde 1994... Quer dizer que posso conduzir uma 50cc?
onde é que isso está escrito? Já tenho uma carta das novas e lá só tenho averbadas as categorias B e C.
Se um GNR me mandar parar com uma 50cc levo multa ou não?
Por acaso o meu interesse era mesmo nas 125cc, passava a ir de "aspirador" para Lisboa (pela Vasco da Gama).
Mesmo que possa conduzir uma 50cc hoje, não posso passar a ponte...
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Originalmente Colocado por np39jd Ver PostEu tenho carta B e C.
A categoria B desde 1994... Quer dizer que posso conduzir uma 50cc?
onde é que isso está escrito? Já tenho uma carta das novas e lá só tenho averbadas as categorias B e C.
Se um GNR me mandar parar com uma 50cc levo multa ou não?
Por acaso o meu interesse era mesmo nas 125cc, passava a ir de "aspirador" para Lisboa (pela Vasco da Gama).
Mesmo que possa conduzir uma 50cc hoje, não posso passar a ponte...
Não faz sentido nenhum não se aplicar em Portugal...
Por cá, há IMENSA gente com uma 125cc, sem carta de moto!
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conduzir moto 125cc com carta b????
boas!! será que agora é possivel?? vejam isto!!
http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?...&o=3195&f=5785
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postboas!! será que agora é possivel?? vejam isto!!
http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?...&o=3195&f=5785
E que eu saiba essa Portaria não entrou em vigor em Portugal.
Portugal costuma ser teimoso nestas questões ao recusar aplicar leis que têm em vista harmonizar práticas na UE.
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Enquanto motociclista recém encartado, aplaudia se esta iniciativa viesse a ser implementada. No entanto também creio que também deveria ser necessário aumentar o número de lugares de estacionamento para motas.
É que sejamos francos, embora andar de mota não seja o mesmo que andar de carro, andar numa 125cc e quase o mesmo que andar numa numa bicicleta.
Concluindo, o pessoal que vai para os grandes centros urbanos passa-se a ir de mota, aqueles que vão de automóvel, porque por exemplo dividem a viagem com mais pessoas (colegas ou familiares), acabavam por gastar/poluir menos porque as bichas eram menores.
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Conduzir mota com carta de carro...
.. parece que já vais ser possível!
Automobilistas autorizados a conduzir motociclos com menos de 125cc
Há 29 mins
Os automobilistas com carta de condução para ligeiros vão poder conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc. A proposta do PCP foi apoiada na generalidade por todos os partidos, incluindo o PS que, mesmo assim, diz que fará alterações mas apenas na especialidade.
Os automobilistas que tenham a carta de condução para ligeiros vão poder também conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc, uma proposta do PCP que mereceu a concordância de todos os partidos na generalidade.
No Parlamento, o deputado comunista e motard Miguel Tiago explicou que desta forma o automobilista poderá «conduzir uma scooter ou um motociclo sem ter de passar por todo um novo processo de passar pelas escolas de condução com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa».
A maioria socialista acabou por apoiar o projecto do PCP, com a deputada Isabel Jorge a pedir apenas aos comunistas que aceitem algumas alterações na especialidade que contribuam «para uma melhoria significativa na área da mobilidade».
«Em centros urbanos essencialmente onde a conflitualidade de ocupar vias e espaços é cada vez mais sentida e conflituosa», acrescentou esta parlamentar socialista.
In: TSF online
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Originalmente Colocado por Duratorq Ver Postatenção que segundo o que ouvi é preciso fazer um exame de condução na mesma.
Ai penso que deverá funcionar como as actuais licenças de 50cc.
Basta marcares o exame de condução junto do IMTT que és chamado a prestar provas com custos bastante inferiores ao preço de um carta de condução.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostPois, mas, de facto, não parece haver vontade de resolver o excesso de tráfego automóvel dentro das cidades... Faz-se, apenas, apelo ao uso dos transportes públicos, em alguns casos a constituírem uma oferta miserável em termos de horários, número, conforto, preço, etc!...
O resto da geografia é simplesmente, arredada de ter infra-estruturas capazes de suportar uma oferta pública ou privada de transporte públicos bem como uma politica pública com objectivos a médio prazo!
Quanto ao tema em questão, acredito que a economia de uso, mobilidade, ambiental na questão das emissões da utilização de motorizadas/motociclos, em áreas saturadas em termos de automóveis e pessoas é francamente positiva.
Observar a quantidade de maxi scooter entre outras a circularem na vias da capital é um mero exemplo.
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Originalmente Colocado por gonexplorer Ver PostA minha questão é esta:
Um gajo que como eu nunca conduziu uma moto, mas que esteja interessado nessa cena, chega a esse exame e não sabe o que há-de fazer, porque nunca mexeu numa moto na vida e, mais do que certo, chumba.
Como é que uma pessoa se poderá preparar para isso?
No entanto se a tua experiência for igual à minha ( = 0 ), o melhor é mesmo ter aulas apenas de condução, por exemplo numa escola.
Principalmente se estivermos a falar não de uma Scooter mas com mudanças "pedais"
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostOptimista PeLeve!, diria a esmagadora maioria, salvo raras excepções resultantes de investimento feito nos grandes centros populacionais.
O resto da geografia é simplesmente, arredada de ter infra-estruturas capazes de suportar uma oferta pública ou privada de transporte públicos bem como uma politica pública com objectivos a médio prazo!
Quanto ao tema em questão, acredito que a economia de uso, mobilidade, ambiental na questão das emissões da utilização de motorizadas/motociclos, em áreas saturadas em termos de automóveis e pessoas é francamente positiva.
Observar a quantidade de maxi scooter entre outras a circularem na vias da capital é um mero exemplo.
Só recordar o tempo que demorava a fazer Amadora-Praia de São Julião no Verão de TP, até fico com medo...
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Originalmente Colocado por gonexplorer Ver PostA minha questão é esta:
Um gajo que como eu nunca conduziu uma moto, mas que esteja interessado nessa cena, chega a esse exame e não sabe o que há-de fazer, porque nunca mexeu numa moto na vida e, mais do que certo, chumba.
Como é que uma pessoa se poderá preparar para isso?
No dia do exame lá estava eu a fazer piscas com as mãos e tudo!
Mas, por exemplo, estava lá uma rapariga a tirar a licença de 50cc por uma escola de condução.
Cheguei a perguntar o preço numa escola de condução e pediram-me 250€ pela licença de 50cc. Desta forma custou-me cerca de 25€.
Relativamente às 125 podes sempre optar por ir para uma escola de condução ganhar prática e depois ir a exame ou, se achares que tens prática suficiente, inscrever-te directamente.
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