Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Directiva comunitária 91/439/CE. Condução de motos até 125 cc com Carta b.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Foi aprovado?? Entao sempre entrou em vigor?? Vou ja tratar disso...

    Comentário


      Originalmente Colocado por ET1985 Ver Post
      Foi aprovado?? Entao sempre entrou em vigor?? Vou ja tratar disso...

      Ainda não é lei. A proposta foi aprovada em Assembleia, mais um mesito e já conta...

      Já tenho uma Sachs V5 à minha espera

      Comentário


        in motociclismo
        "Texto: Rogério Carmo
        22 Maio 2009



        A discussão do Projecto de Lei nº 635/X (4ª) (PCP) que estava agendada para hoje (veja todos os detalhes aqui), foi curta, proveitosa e... incompleta! Após a apresentação, feita pelo deputado Miguel Tiago do grupo parlamentar do PCP, os restantes partidos deram a sua opinião sendo que, com pequenas sugestões, todos foram unânimes em concordar que esta é uma medida muito importante para resolver o problema da mobilidade e o do aproveitamento de recursos.

        No entanto, a questão que mais contestação levantou foi a do exame. Exame que, segundo os autores do projecto-lei, servia sobretudo para descansar os mais preocupados com a eventualidade de um possível aumento da sinistralidade, e que seria feito da forma menos burocrática e mais económica possível!

        Opiniões divididas, mas não o suficiente para impedir que todas as bancadas sem excepção dissessem que concordavam com a futura lei! Pena que o adiantado da hora não tivesse dado tempo para a votação. A lei teria sido votada e os termos da sua aplicação prática seriam discutidos depois na especialidade.

        Entretanto, pelos corredores, falava-se numa solução que apenas obrigasse os jovens com idade inferior a 25 anos a fazerem o referido teste, e aqueles que já tiverem licença para condução de ciclomotores ficassem automaticamente isentos de prestar essa prova. Os exames deverão vir a ser feitos pelas escolas de condução, a um preço que não deverá exceder os 10% do valor de um salário mínimo, e que emitirão um documento que deverá ser entregue pelo utente no IMTT para que a sua licença de condução seja validada.

        Resta-nos portanto esperar que a votação seja feita, e que as partes envolvidas mantenham a sua palavra! "



        A ver vamos quanto tempo demora até ficar tudo tratado..

        Comentário


          Entretanto, as Escolas de Condução já começaram com os suores frios...

          O Parlamento vota sexta-feira um projecto do PCP para facilitar o acesso dos automobilistas às motos de cilindrada até 125 que mereceu acordo de todos os partidos, mas que as escolas de condução consideram "ridículo".

          O projecto visa permitir aos condutores com carta de ligeiros tirar a licença para guiar uma moto com cilindrada até 125 centímetros cúbicos sem necessidade de aulas, apenas com um exame de perícia pedido ao Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.

          O objectivo é aumentar as possibilidades de acesso aos motociclos, cuja carta de condução obriga hoje à frequência de aulas de condução, e contribuir para o aumento da fluidez do trânsito e da mobilidade.

          O deputado comunista Miguel Tiago disse à agência Lusa esperar "unanimidade" na aprovação, depois das opiniões manifestadas pelos outros partidos na discussão na generalidade.

          Admitiu aceitar alterações sugeridas, como "isentar algumas pessoas do exame, como quem já tenha carta para guiar motas de 50 centímetros cúbicos ou quem tenha mais de 25 anos".

          O presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) criticou o projecto, apontando razões de segurança e afirmando que sem aulas de condução as pessoas passam a poder ter carta de mota "sem formação, sem motivação e sensibilização para importantes questões de segurança, como os ventos laterais, entre outras".

          "Os veículos até 125 centímetros cúbicos são mais instáveis do que os de grande potência, estes alertas devem ser ainda mais rigorosos nestes casos", disse Eduardo Vieira Dias à Lusa, considerando "ridículo" o argumento de que fica muito caro tirar a carta de motociclos.

          "Se é assim, tirar a carta de pesados de passageiros também é caro... qualquer dia também deixa de ser preciso?", questionou, acusando os comunistas de serem "ignorantes em matéria de segurança rodoviária".

          "Numa altura em que se vê que o plano nacional para a segurança rodoviária não conseguiu reduzir o número de acidentes em duas rodas, vem agora o PCP com uma medida eleitoralista, que cede a pressões dos lóbis dos construtores de motociclos", disse também Eduardo Vieira Dias.

          Em resposta, o deputado comunista considera natural que "as escolas de condução, como entendem a formação como um negócio, manifestem as maiores reservas" e contrapõe que é preciso "facilitar o acesso e confiar que pessoas que já têm carta de ligeiros já têm uma certa maturidade".

          "Não estamos a falar de miúdos, não se pretende que qualquer indivíduo possa pôr-se a guiar uma moto", disse, frisando que o princípio de facilitar o acesso à carta de motos já está previsto numa directiva comunitária aplicada em praticamente toda a União Europeia.

          O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, Manuel João Ramos, disse à Lusa que a medida "faz todo o sentido" do ponto de vista da mobilidade, referindo que, embora possa significar um aumento de motos a circular, os automobilistas estarão mais atentos e habituados a circular com elas.

          Quanto às preocupações de segurança da ANIECA, Manuel João Ramos declarou que é preciso "salvaguardar a formação específica para andar em duas rodas, mas os problemas não virão daí, porque o acesso vai ser alargado a pessoas que já conhecem o meio rodoviário".

          Manuel João Ramos destacou ainda a necessidade de as câmaras municipais tomarem medidas "na gestão do tráfego de mais motos e do seu estacionamento".
          in Publico.pt

          Comentário


            O senhor levanta questões importantes.

            A mim cheira-me que os acidentes com motociclos vão disparar em flecha.

            Comentário


              Quando tirei a carta de motociclos, nunca, mas nunca foram abordados os ventos laterais...

              Nem aspectos tão ou umais importantes, mas enfim...

              Todos temos consciência que o ensino da condução é uma desgraça, não prepara minimamente os condutores para as situações que vão enfrentar no dia a dia

              E agora vem a anieca criticar esta lei, sim pois...

              Os motivos deles sei eu quais são

              Esta medida só peca por vir tarde...já há muitos anos que assim é noutros paises, e com bons resultados


              Cump.

              Comentário


                Já era de esperar..isto é uma grande mama para muita gente. Azar.

                Finalmente parece que estamos a evoluir. Para quê complicar o que é simples? É uma moto pequena, aprende-se andar e está feito.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  O senhor levanta questões importantes.

                  A mim cheira-me que os acidentes com motociclos vão disparar em flecha.
                  Cheira-te? Começa a ler o tópico do inicio e vê os resultados em praticamente todos os países da União. Talvez o cheiro mude...

                  Comentário


                    Coitadas dos ciclistas que sem qualquer formação saltam para cima de uma bicicleta, sujeitando-se ao mais diversos riscos de acidentes..

                    É uma forma de ver as coisas, mas penso que até aos 125cc é de bom senso que seja permitida a sua condução ao portadores da Carta B, código feito e tudo..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                      Quando tirei a carta de motociclos, nunca, mas nunca foram abordados os ventos laterais...

                      Nem aspectos tão ou umais importantes, mas enfim...

                      Todos temos consciência que o ensino da condução é uma desgraça, não prepara minimamente os condutores para as situações que vão enfrentar no dia a dia

                      E agora vem a anieca criticar esta lei, sim pois...

                      Os motivos deles sei eu quais são

                      Esta medida só peca por vir tarde...já há muitos anos que assim é noutros paises, e com bons resultados


                      Cump.
                      Concordo a 100%.
                      Quando tirei a carta AP há 12 anos o que aprendi foi o básico para passar no exame. O resto aprendi-o no dia a dia do trânsito com alguns "sustos" pelo meio.

                      No entanto, pelo que me apercebo, no código actualmente todos esses assuntos são abordados mas quando se passa à práctica, muitos são esquecidos pelos instrutores.

                      Tenho um amigo meu, por exemplo, que tirou agora AP, e que após o exame no 1º dia que andou em Via rápida (portanto a mais de 90Km/h) quando me encontrou disse-me: "Epá, isto a 100Km/h, o vento é lixado!" ao que lhe perguntei "Então mas... nas aulas nunca foste para a AE?"... "Não, nunca. A velocidade máxima que dei foi 50"

                      Enfim.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                        Cheira-te? Começa a ler o tópico do inicio e vê os resultados em praticamente todos os países da União. Talvez o cheiro mude...


                        Então depois falamos

                        Portugal não está propriamente ao nível de grande parte dos países dessa grande união...

                        a começar em civismo na estrada, em cumprimento e conhecimento de regras de transito..enfim.

                        O cheiro nunca vai mudar. Um amigo meu tinha uma 125 e caiu 3 vezes antes de se fartar daquilo e quase se matar a ele e à namorada na 2ª circular. Depois disso comprou um carro. E ele não andava depressa. Bem pelo contrário.

                        E não me venham com a conversa se ele tinha jeito ou não...por acaso não era o Rossi mas a maior parte das pessoas que andam de mota não o são.

                        Andar de mota é perigoso. Ponto final. Andar de mota em hora de ponta é ainda mais perigoso. Desde andar a velocidades muito superiores por entre a via esquerda e central duma via rápida, só porque querem chegar ao trabalho mais cedo, ou irem pela berma onde pode surgir algo que eles não estejam à espera, etc.

                        Por mim é óptimo que passem a andar mais de mota, que é da maneira que desimpedem as estradas em hora de ponta...MAS...cuidado que ter um veículo nas mãos exige muita responsabilidade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                          De certeza que vai haver alguma legislação sobre a potência máxima permitida...


                          Cump.
                          como já há agora

                          por isso falei na 'falta de documentos'

                          ld

                          Comentário


                            Preto no branco, está aprovado ou não?

                            Que motas/scooters interessantes é que se compram nesta faixa de cilindrada?

                            Cumps

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                              Preto no branco, está aprovado ou não?

                              Que motas/scooters interessantes é que se compram nesta faixa de cilindrada?

                              Cumps


                              Yamaha YZF R125

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                Preto no branco, está aprovado ou não?

                                Que motas/scooters interessantes é que se compram nesta faixa de cilindrada?

                                Cumps

                                uma vespa/ vespone

                                melhor aínda se for classica


                                cumprimentos

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por OTony Ver Post


                                  Yamaha YZF R125
                                  Nem mais! Dentro das 125cc também seria a minha escolha.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                    Nem mais! Dentro das 125cc também seria a minha escolha.
                                    Tens bom gosto

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                      Preto no branco, está aprovado ou não?

                                      Que motas/scooters interessantes é que se compram nesta faixa de cilindrada?

                                      Cumps
                                      Discute-se esta 6ª feira no parlamento a aprovação da Lei.

                                      Faixa dos 125cc, Yamaha, Honda, Vespa para as ditas maxi-scooter.

                                      Na faixa dos 250 cc as maxi-scooter Yamaha, são deveras interessantes, mas é subjectivo na questão de preferência do potencial utilizador.

                                      Comentário


                                        (...)

                                        Em resposta, o deputado comunista considera natural que "as escolas de condução, como entendem a formação como um negócio, manifestem as maiores reservas" e contrapõe que é preciso "facilitar o acesso e confiar que pessoas que já têm carta de ligeiros já têm uma certa maturidade".

                                        (...)
                                        Do artigo colocado acima pelo membro LelodasTshirts.

                                        Comentário


                                          Há alguma Ducatti nesta faixa?? isso é que era razão para me fazer comprar uma

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por OTony Ver Post


                                            Yamaha YZF R125
                                            Tem bom aspecto mas é muito racing para o motor que tem, parece um Ferrari com um motor de um Fiat Uno 1100.

                                            E o som também costuma desiludir face ao aspecto.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              uma vespa/ vespone

                                              melhor aínda se for classica


                                              cumprimentos
                                              Isso é que era!

                                              Abraço

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                Há alguma Ducatti nesta faixa?? isso é que era razão para me fazer comprar uma
                                                Mais depressa sai um Lamborghini Murcielago 1.6 TDI

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post


                                                  Então depois falamos

                                                  Portugal não está propriamente ao nível de grande parte dos países dessa grande união...

                                                  a começar em civismo na estrada, em cumprimento e conhecimento de regras de transito..enfim.

                                                  O cheiro nunca vai mudar. Um amigo meu tinha uma 125 e caiu 3 vezes antes de se fartar daquilo e quase se matar a ele e à namorada na 2ª circular. Depois disso comprou um carro. E ele não andava depressa. Bem pelo contrário.

                                                  E não me venham com a conversa se ele tinha jeito ou não...por acaso não era o Rossi mas a maior parte das pessoas que andam de mota não o são.

                                                  Andar de mota é perigoso. Ponto final. Andar de mota em hora de ponta é ainda mais perigoso. Desde andar a velocidades muito superiores por entre a via esquerda e central duma via rápida, só porque querem chegar ao trabalho mais cedo, ou irem pela berma onde pode surgir algo que eles não estejam à espera, etc.

                                                  Por mim é óptimo que passem a andar mais de mota, que é da maneira que desimpedem as estradas em hora de ponta...MAS...cuidado que ter um veículo nas mãos exige muita responsabilidade.

                                                  Há MUITA gente de moto a arriscar, mas também à carros a arriscar, autocarros a arriscar, pessoas a pé a arriscar..
                                                  A pessoa, se não andar a inventar, não corre assim tanto risco

                                                  Os veículos até 125 centímetros cúbicos são mais instáveis do que os de grande potência, estes alertas devem ser ainda mais rigorosos nestes casos",


                                                  E os Panda são mais instaveis que os Porsche E daí????

                                                  Comentário


                                                    Finalmente já se vê luz ao fundo do túnel.

                                                    A mobilidade nas cidades está cada vez mais condicionada, apesar de muitas pessoas acharem que não, mas basta passar umas horas a circular pelas principais vias das nossas maiores cidades para reparar que são cada vez mais os problemas de circulação aliados ao estacionamento abusivo e à falta de civismo por parte de alguns automobilistas.

                                                    Independentemente das razões para as situações que indico, importa reter algumas coisas:

                                                    1º Com esta aprovação ira aumentar o leque de escolhas para que os condutores possam escolher de que forma se querem deslocar para as grandes cidades;

                                                    2º É claro que existirá sempre um grande afluxo de viaturas nas cidades, pois como seriam feitas abastecimentos, transportes de matérias, etc. etc.

                                                    3º Com a redução do número de carros a entrar nas cidades a qualidade de quem ali vive e trabalha aumentará significativamente;

                                                    4º A adopção de novos meios de mobilidade (independentemente dos gostos de cada um, porque quem nunca gostou de motas, essa mudança seria muito radical) por pessoas que sempre consideraram deslocar-se de mota, não só trará melhor rentabilidade no tempo de deslocações mas também de economia;

                                                    5º Outros aspectos que numa reflexão séria sobre o assunto possam trazer.

                                                    Desculpem o texto longo mas quero ainda adiantar o seguinte:

                                                    Concordo com esta possibilidade que é dada aos automobilistas e desde que seja sempre a mesma condicionada à prestação de pelo menos uma prova de perícia ou conhecimentos básicos sobre o funcionamento destes veículos, pois só assim estão garantidas as condições de segurança na circulação da via, não só para quem conduz estes veículos de duas rodas como quem com eles circula na via.

                                                    A adopção desta forma de mobilidade só será possível com uma mudança de mentalidades, dos governantes e de todos os utilizadores das vias.

                                                    Não sou do PCP, tenho carta de condução de carro e mota há mais de 15 anos, conduzo um carro em Lisboa e por condições monetárias nunca tive a possibilidade de ter um veiculo de duas rodas…mas enquanto houver vida há esperança.

                                                    Comentário


                                                      Eu acho que se a lei que for aprovada não permitir a condução de veículos até 125cc sem qualquer exame, o número de veículos de 2 rodas não irá aumentar por aí além...

                                                      Um abraço, by Filas

                                                      Comentário


                                                        deve ser mais importante para o estado q as pessoas continuem a investir em automoveis novos para passarem maio parte do tempo parados em horas de transito a queimar combustivel pago preço de ouro!

                                                        sao os interesseses ...perdao....os incentivos do estado Portugues! (so mesmo aqui nesta terrinha)

                                                        Comentário


                                                          Independentemente do que o Estado possa ou não fazer, penso que a maior mudança (depois da aprovação pelo Estado) deve ser feita por quem pode adquirir o veículo e de andar correctamente na via e de todos os outros em respeitar a opção do mesmo, convivendo harmoniozamente na via.

                                                          Parece filosofia mas será um dos principais caminhos a seguir para a redução dos problemas de mobilidade nas grandes cidades.

                                                          Comentário


                                                            Esta seria sem dúvida uma alternativa interessante para o dia-a-dia!


                                                            Pode vir uma Yamaha WR125R ou uma XT125R para a mesa do canto SFF????

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                              Há MUITA gente de moto a arriscar, mas também à carros a arriscar, autocarros a arriscar, pessoas a pé a arriscar..
                                                              A pessoa, se não andar a inventar, não corre assim tanto risco


                                                              A questão, é que se andares a inventar de mota, o teu corpo sofre directamente caso as coisas corram mal. Caso estejas num carro, tens a chapa a proteger.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X