Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Directiva comunitária 91/439/CE. Condução de motos até 125 cc com Carta b.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por OTony Ver Post





    Não me importava nada

    Tão cara para tão poucos cavalos?

    Muito Racing, demasiado radical para uma moto tão lenta. Uma utilitária ou trail seria a minha escolha, bem melhor para o dia a dia.

    Em relação á notícia, já vem tarde....e não tem nada a ver com o PCP...aos anos que já existe isso noutros países da UE....

    Sou MUITO a favor desta medida!

    Então para quem vive em grandes centros urbanos....5* mesmo. Uma mobilidade e economia MUITO melhores!

    Comentário


      #92
      O meu irmão durante a semana que passou teve a oportunidade em andar com uma Malaguti Madnison e diz maravilhas daquilo.. consumos.. facilidade de condução e muito prático para a cidade!

      A ver como é que isto da carta vai funcionar para começar a fazer contas..

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
        O meu irmão durante a semana que passou teve a oportunidade em andar com uma Malaguti Madnison e diz maravilhas daquilo.. consumos.. facilidade de condução e muito prático para a cidade!

        A ver como é que isto da carta vai funcionar para começar a fazer contas..

        Nao te metas em marcas dessas, se nao queres entrar em despesas...

        Em motos nao fujo a Honda, Yamaha, Suzuki, kawasaki...por ai....

        Ha muito mais disponibilidade de pecas

        Que tipo de moto queres e quanto queres gastar....pode ser que se possa recomendar algo

        Nao tenho acentos nem sei do ponto de interrogacao, desculpa....

        Comentário


          #94
          Agora que foi aprovado alguém me pode tirar esta dúvida.

          (Os automobilistas com carta de condução para ligeiros vão poder conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc.)

          Pode-se conduzir esta: Yamaha YBR 125 custom?
          Editado pela última vez por JoaoGLapa; 23 May 2009, 00:02.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por JoãoGLapa Ver Post
            Agora que foi aprovado alguém me pode tirar esta dúvida.

            (Os automobilistas com carta de condução para ligeiros vão poder conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc.)

            Pode-se conduzir esta: Yamaha YBR 125 custom?
            Essa moto tem exactamente 124 cc de cilindrada e 10 cv de potência, portanto segundo a proposta... sim, daria.

            Mas:
            Para o efeito, os titulares de carta de condução de categoria B, teriam apenas que efectuar um pedido e sujeitarem-se a
            um exame de condução prático com um motociclo com as características referidas.
            Resta esperar pelos detalhes finais e o implementar da coisa.

            Comentário


              #96
              Lei das 125 venceu!
              Última hora: “Lei das 125" venceu! 22-05-2009

              Nova unanimidade histórica na Assembleia da República e parabéns aos Motociclistas
              A manhã desta sexta-feira, 22 de Maio de 2009, entra também para a história do Motociclismo em Portugal já que, tal como há uns anos com a “Lei dos Rails”, os motociclistas de Portugal conseguiram levar TODOS os deputados à razão, fazendo com que a “Lei das 125” tenha sido aprovada não por maioria mas sim por unanimidade na Assembleia da República.

              Esta lei fará com que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv sem necessitar de mais algum exame de condução. Ou seja, a carta de automóvel passa a servir também para estes pequenos, fáceis e citadinos motociclos.

              No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução. Só.


              As vantagens desta lei saltam aos olhos. Em primeiro, a mobilidade dentro das cidades. O aumento de qualidade de vida da população é evidente se os automóveis começarem a ficar em casa.

              Em segundo, uma lufada de ar fresco para o sector económico das duas rodas motorizadas. Por último, mas já a mais longo prazo, o factor de mais pessoas começarem a “ver a luz” e se juntarem à família dos motociclistas entusiastas e dinamizadores dos motoclubes.


              Acreditar quando se tem razão

              Recordemos que esta lei já está em vigor há vários anos em países da Europa que costumamos ver como exemplos. O responsável da mobilidade de Madrid afirmou recentemente num congresso onde estava António Manuel Francisco, responsável pelo Grupo de Acção Motociclista (GAM) “Eu quero Madrid a andar de moto!”. Entretanto Barcelona já anda. Como seria esta cidade mediterrânica se todas as motos fossem trocadas por automóveis?

              Por cá, a Federação de Motociclismo de Portugal e o GAM recolheram milhares de assinaturas há uns anos para que esta lei fosse debatida na AR. A petição contou com a colaboração do MC Porto, na sede, e com elementos nossos noutros locais. Também o MC Porto esteve presente na entrega da petição, em São Bento.

              Posteriormente, a 11 de Junho de 2006, na demonstração de protesto promovida pelo GAM entitulada “Somos Vítimas e Não Culpados”, o autor destas linhas subiu ao gabinete do Secretário de Estado Ascenso Simões, na companhia de mais dois representantes – José Amaro e António Manuel - dos 4000 motociclistas que enchiam o Terreiro do Paço.
              Fomos recebidos pelo chefe de gabinete que torceu o nariz à ideia da “Lei das 125”.

              Mas a hora e a razão chegaram.

              Se a “Lei dos Rails” surgiu (após o batalhar dos motoclubes e motociclistas no geral) do trabalho do deputado PSD Rodrigo Ribeiro, agora foi o deputado PCP Manuel Vidal a conseguir provar a melhoria para o povo português com esta decisão.
              No final da sessão, os responsáveis pelos motociclistas presentes reuniram-se com os deputados das diversas bancadas tendo recebido os parabéns pela persistência e forma de trabalhar.

              Estamos todos de parabéns!

              Segundo este blog se assim for, vai ser excelente...

              Será que é desta que vamos ver mais motas na rua?

              Eu deverei ser um deles se esta lei se confirmar!

              Um abraço, by Filas

              Comentário


                #97
                Ui! Pego já na casal boss da família!

                Comentário


                  #98
                  isso quer dizer então que, eu com carta há 6 anos e com 25 anos de idade, posso andar numa mota até 125cc sem problemas? à necessidade de mandar actualizar a carta?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por MiguelCDTI Ver Post
                    isso quer dizer então que, eu com carta há 6 anos e com 25 anos de idade, posso andar numa mota até 125cc sem problemas? à necessidade de mandar actualizar a carta?
                    Segundo a proposta apenas se teria de realizar um pequeno teste de perícia. Depois não sei se eles passariam um papel ou se isso seria incorporado no cartão da "carta" propriamente dito... Mas não creio que eles se deiam ao trabalho disso... deve ser só um papel adicional ou coisa do género.

                    Comentário


                      "No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução"

                      Acho que só é necessário para menores de 25 anos...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MiguelCDTI Ver Post
                        "No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução"

                        Acho que só é necessário para menores de 25 anos...
                        Edit: já vi que está ali no texto em cima. Mas de qualquer forma:

                        No link: http://www.motociclismo.pt/index2.ph..._pdf=1&id=1903
                        temos:
                        Para o efeito, os titulares de carta de condução de categoria B, teriam apenas que efectuar um pedido e sujeitarem-se a
                        um exame de condução prático com um motociclo com as características referidas.

                        Comentário


                          Hoje ouvi que isto ia ficar qualquer coisa deste tipo:

                          - menos de 25 anos têm que pedir para fazer um exame de aptidão prática;

                          - mais de 25 anos ficarão automaticamente aptos.

                          Agora se vai ser assim é que não sei..

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                            Nao te metas em marcas dessas, se nao queres entrar em despesas...

                            Em motos nao fujo a Honda, Yamaha, Suzuki, kawasaki...por ai....

                            Ha muito mais disponibilidade de pecas

                            Que tipo de moto queres e quanto queres gastar....pode ser que se possa recomendar algo

                            Nao tenho acentos nem sei do ponto de interrogacao, desculpa....

                            Tenho uma Yamaha YFM200 que já conta com 21 anos uma máquina dos diabos!

                            Isto ainda está numa fase de muito projecto, mas a querer serial algo ultra fiável, super-económico e barato.

                            Resumindo, ou algo na onda da Ybr125 ou uma maxi scooter.

                            Mas é um projecto ainda com tempo para ser realizado.

                            Comentário


                              Já podiam mas era ter feito essa alteração há mais tempo.
                              Assim escusava de ter gasto mais de 350 euros a tirar a categoria A1, que ao que parece vai ficar incluída a quem tirar a categoria B...
                              Para além de que antes tinha de se fazer exame teórico específico para a categoria A com 10 perguntas. E exame prático...

                              Cumprimentos
                              Editado pela última vez por PRAP; 23 May 2009, 22:26.

                              Comentário


                                E para quem nunca conduziu uma 125 na vida? Não deveria haver aulas ou coisa parecida?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Hoje ouvi que isto ia ficar qualquer coisa deste tipo:

                                  - menos de 25 anos têm que pedir para fazer um exame de aptidão prática;

                                  - mais de 25 anos ficarão automaticamente aptos.

                                  Agora se vai ser assim é que não sei..

                                  Também foi o que li....

                                  E espero que assim seja!

                                  Um abraço, by Filas

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                    o certo é que no mundo real, as motinhas matam muita gente, comparando com o número de carros que há a circular.


                                    Vítimas mortais (condutores) em 2006

                                    Veíc. ligeiro 275
                                    Veíc. pesado 15
                                    Velocípedes 35
                                    Ciclomotores 76
                                    Motociclos 113
                                    Outros 37
                                    Total 551
                                    bem o que vou dizer sobre isto é só mesmo por experiência própria e não por estatísticas aqui apresentadas.

                                    como já disse sou bombeiro (socorrista) e o que tenho apanhado nestes 12 anos nesta área ,acho que posso opinar

                                    apanho mais acidentes de carro do que de motas.
                                    apanho mais feridos graves e mortos em carros do que em motas.
                                    por norma um acidente de carro tem sempre na sua maioria pelo menos 3 vitimas,ao contrario dos que apanho em motas ,por norma só condutor.

                                    na sua maioria dos acidentes de mota que apanho são menores de idade ou os recém chegados ao mundo dos adultos, por norma são na maior parte as 50 e 125.
                                    por norma estes quase a maioria deles estão ilegais (carta,seguros,ect)

                                    claro que também apanho de motas maiores cilindradas ,essas por norma é quase a sua maioria menos grave por incrível que pareça, claro que volta não volta lá ando a apanhar peças durante uns bons metros

                                    mas boa parte dos acidentes de mota são causados pelo desrespeito das regras , outra parte é causada pelos outros que circulam, e uma muito pequena parte tem culpa a estrada (estado do pavimento,sinalização,ect)

                                    agora se me disserem que o nosso povo conduz mal qualquer um dos veículos ,acredito basta se andar na estrada no dia a dia para se ver as bostas que andam a circular.

                                    e vou dar mais um exemplo ,por norma (quando digo por norma falo na minha área onde apanho isto)
                                    uma boa parte de acidentes que acontecem são causados por condutores de transportes públicos (autocarros,taxi) estas duas classes sofrem de um problema grave cerebal
                                    eu em serviço a caminho de uma paragem (não ia devagar como é óbvio) espetei-me contra um taxista que se cagou bem para viatura em emergência ,
                                    ( ia a chegar a um cruzamento bastante visível com os sinais luminosos e sonoros ligados) ele olha para a viatura vê, mas mesmo assim teve de passar há minha frente pois não podia esperar um bocado)

                                    antes de falarem eu não podia mesmo esperar pois cada minuto perdido menos é provável a reanimação. andam por aqui médicos podem comprovar.

                                    escusado será dizer que lhe lixei a carroça e a minha viatura,alem de uma colega minha deus uns beijos as paredes da ambulância (ia na parte de traz)...
                                    por causa disso teve de arrancar outra viatura para o local onde a gente ia e mais uma para o nosso local , a vitima de paragem passou de vitima de paragem ,para (morto)

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ColtSeavers Ver Post
                                      E para quem nunca conduziu uma 125 na vida? Não deveria haver aulas ou coisa parecida?
                                      Dás uns treinos no quintal.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                        Dás uns treinos no quintal.
                                        É É...

                                        É como andar de bicicleta, aprende-se a cair e nunca mais se esquece...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ColtSeavers Ver Post
                                          E para quem nunca conduziu uma 125 na vida? Não deveria haver aulas ou coisa parecida?

                                          a questão é essa
                                          quem nunca andou vai ter algumas dificuldades, principalmente se for para motas de mudanças manuais

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Sem dúvida, não é preciso andar muitos kilometros para fora dos centros urbanos e os transportes são uma miséria.

                                            Só recordar o tempo que demorava a fazer Amadora-Praia de São Julião no Verão de TP, até fico com medo...
                                            Uma total!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Porque os senhores políticos parecem não estar interessados em resolver esta questão que, entre outros aspectos e analisando os dados dos outros países, tudo leva a crer que se salvariam vidas humanas com a aplicação dessa directiva, mas essas, perante outras "opiniões", valem o que valem...
                                              Entre outras vantagens já provadas por testes efectuados por orgãos com alguma responsabilidade na área a mobilidade, economia de uso são disso alguns exemplos!, totalmente interligadas no seu todo da acção proposta agora cá no burgo.

                                              Comentário


                                                Há sempre a hipotese de se comprarem umas aulas de condução
                                                Um amigo meu comprou agora uma piaggio mp3 é muito a frente aquilo e pode ser conduzida com carta de carro

                                                Comentário


                                                  Ora, isso era como as licenças da Câmara para se conduzir as 50cc. Acham mesmo que a maior parte ia lá fazer um oito com uma motorizada? Eram passadas como um favor ao amigo do amigo e siga, nem era preciso pagar, era só dar uma foto tipo passe. Muitos tinham a licença até antes de ter subido para cima duma 50 sequer.

                                                  Comentário


                                                    Sempre saiu algo de jeito da votação?

                                                    Comentário


                                                      este é um assunto q me interessava! ouvi qualquer coisa a uns dias nas noticias, mas nao sei mais nada!
                                                      se eu com a minha carta de conduçao poder conduzir ate 125....encosto o carro defenitivamente e compro uma scooter 125, pois vivo e trabalho na cidade de lisboa!

                                                      Comentário


                                                        Interessante...

                                                        É uma hipótese a considerar, tenho é de ver preços e consumos...

                                                        Comentário


                                                          parece-me que vai haver muita gente a conduzir motos 125cc com potência acima do permitido por lei.

                                                          tipo Mito e RS 125...

                                                          'oh xô guarda, isto não anda nada. é uma 125....os documentos?? deixei-os em casa.'

                                                          hehhehehehe


                                                          ld

                                                          Comentário


                                                            De certeza que vai haver alguma legislação sobre a potência máxima permitida...


                                                            Cump.

                                                            Comentário


                                                              Esta lei sempre vai a avante?

                                                              125cc já uma cilindrada adequada para delocar-se em sítios urbanos. E para quem tem só a carta B é uma boa solução.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X